• Nenhum resultado encontrado

Estudo de Caso: Aplicação da Ferramenta Kaizen na Gestão de Contentores / Case Study: Kaizen Tool Application in Content Management

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Estudo de Caso: Aplicação da Ferramenta Kaizen na Gestão de Contentores / Case Study: Kaizen Tool Application in Content Management"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Estudo de Caso: Aplicação da Ferramenta Kaizen na Gestão de Contentores

Case Study: Kaizen Tool Application in Content Management

DOI:10.34117/bjdv5n11-106

Recebimento dos originais: 27/10/2019 Aceitação para publicação: 11/11/2019

Diogo Borges Rezende

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Estácio de Sá Instituição: Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Endereço: Luís Carlos de Almeida, 113, Granja dos Cavaleiros, Macaé - RJ, CEP 27930-050. E-mail: diogorezende17@hotmail.com

Diomar Campos de Souza Vitorino

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Estácio de Sá Instituição: Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Endereço: Luís Carlos de Almeida, 113, Granja dos Cavaleiros, Macaé - RJ, CEP 27930-050. E-mail: diomarcamposde.souza@haliburton.com

Cristiane de Jesus Aguiar

Doutora em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Instituição: Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Endereço: Luís Carlos de Almeida, 113, Granja dos Cavaleiros, Macaé - RJ, CEP 27930-050. E-mail: cristianeja_2@hotmail.com

Andreia Boechat Delatorre

Doutora em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Instituição: Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Endereço: Luís Carlos de Almeida, 113, Granja dos Cavaleiros, Macaé - RJ, CEP 27930-050. E-mail: andreiadelatorre@hotmail.com

João José de Assis Rangel

Doutor em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Instituição: Universidade Candido Mendes (UCAM-CAMPOS)

Endereço: Av. Anita Peçanha, 100, Parque São Caetano, Campos dos Goytacazes-RJ. E-mail: joao@ucam-campos.br

RESUMO

O presente trabalho analisou as contribuições de um evento kaizen com duração de 5 dias no setor de gerenciamento de Contentores, a fim de utilizar os recursos de forma eficaz e eliminar desperdícios com alugueis de contentores. As práticas adotadas foram descritas durante o evento kaizen em uma multinacional do ramo de óleo e gás. Os resultados encontrados permitiram a discussão dos impactos em três dimensões norteadoras do negócio, o custo, a qualidade e a entrega. As principais melhorias evidenciadas foram relacionadas a redução de custo e uso eficiente de recursos. A disseminação da cultura de melhoria contínua é potencializada durante o evento. Por fim, a investigação reforça que a utilização do kaizen como elemento formador de força competitiva traz resultados positivos para a organização.

(2)

Palavras-chave: Melhoria Contínua, Qualidade, Redução de custos, Produtividade.

ABSTRACT

This paper analyzed the contributions of a 5-day kaizen event in the Container management industry to effectively utilize resources and eliminate waste from container rentals. The practices adopted were described during the kaizen event in a multinational oil and gas company. The results found allowed the discussion of impacts in three guiding dimensions of the business, cost, quality and delivery. The main improvements evidenced were related to cost reduction and efficient use of resources. The dissemination of the culture of continuous improvement is enhanced during the event. Finally, the research reinforces that the use of kaizen as an element of competitive force brings positive results for the organization.

Keywords: Continuous Improvement, Quality, Cost Reduction, Productivity.

1. INTRODUÇÃO

Na busca por manter a competitividade, muitas empresas adotam estratégias voltadas para melhoria de produtos e processos, visando eliminar desperdícios das organizações. O uso combinado dessas técnicas e métodos é central no modelo de gestão lean. Pettersen (2009) e Cakmakci (2009) destacaram as seguintes práticas lean: just in time (heijunka, kanban, takt); jidoka (andon, poka-yoke, inspeção 100%); redução de recursos (setup rápido, redução de lotes e inventários); estratégias de melhoria (kaizen e círculos de melhoria).

A filosofia lean prega a necessidade da busca de melhoria contínua e eliminação de desperdício no gerenciamento de processos com o objetivo de aumentar eficiência produtiva. Dentre as práticas lean, o kaizen representa a busca por melhoramento contínuo nas empresas (GLOVER et al., 2011) e são aplicados tanto na manufatura, quanto em operações de serviços. Um evento kaizen faz uso de equipe interfuncional, envolvendo a alta gerência, focada em projeto de melhoria de uma área de trabalho.

Os esforços direcionados para objetivos específicos da organização vão além de expectativas em avanços técnicos. Existem investigações explorando fatores críticos de sucesso e benefícios para a organização associados com eventos kaizen, bem como, pesquisas acadêmicas que relatam diferentes métodos e técnicas em casos de kaizen para a implementação efetiva de ações de melhoria. Porém, existem oportunidades de avanço para pesquisas que relacionam os eventos kaizen com os objetivos de desempenho das operações, ou seja, os critérios competitivos da organização.

Este trabalho analisou a aplicação de um evento kaizen em um setor de gerenciamento de contentores. Por meio da descrição das práticas adotadas durante o kaizen em uma empresa brasileira que reconhece o evento como elemento formador de força competitiva, eliminando assim desperdícios presentes no gerenciamento

(3)

2. ESTUDO DE CASO

2.1 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Este trabalho utilizou a metodologia de estudo de caso de propósito exploratório, referente ao desenvolvimento das atividades ligadas ao processo de padronização, realizando análises com o tempo e o custo de um sistema Gestão de Contentores. Os dados coletados foram de fontes primárias, obtidos de uma empresa do ramo de Óleo e Gás, antes de ser desenvolvida o Kaizen e posteriormente, o acompanhamento após a implementação do projeto. Com estes dados buscou-se então, evidenciar as mudanças dos processos de produção acarretados pela implementação de técnicas de melhorias contínuas nos processos da empresa.

2.2 A EMPRESA

A empresa estudada trabalha com serviços para campos petrolíferos prestando serviços de engenharia e construção. A corporação emprega mais de 60.000 pessoas, em aproximadamente 80 países. Sua visão é ser a companhia de serviço preferida para o desenvolvimento de óleo global e ativos de gás, com uma missão de criar valor sustentável, oferecendo excelentes produtos, serviços e soluções de ativos digitais que ajudam clientes a ter sucesso por: maximizar a produção, percebendo reservas de ambientes difíceis e Melhorar a eficiência operacional.

2.3 COLETA DE DADOS

Mesmo a empresa buscando a inovação de tecnologias avançadas no seu processo produtivo, foi identificado uma necessidade de melhoria no setor de Gerenciamento no fornecimento de Contentores, observado pelo alto custo com aluguel externo e recursos sobressalentes dentro da própria companhia, o que justifica a importância da implantação de novas ferramentas e métodos de trabalho capazes de simplificarem o processo, diminuindo assim o desperdício de recursos.

Por se tratar de contentores específicos para cada cliente, o que varia de acordo com o material a ser transportado e sonda a ser enviada, foi verificado que os diversos setores da empresa não se comunicavam no gestão de alugueis de contentores, resultando em gastos desnecessários com alugueis diários.

Portanto, foi realizado um levantamento de quantos Contentores próprios a companhia possuía, o que foi contabilizado em 497. Posteriormente, foi realizado um levantamento de quantos alugados em Dezembro de 2018, que foi contabilizado 580. A Figura 01 demonstra os cinco fornecedores, assim como a quantidade de contentores que a empresa estava alugando com cada um deles, podendo

(4)

assim concluir que o fornecedor quatro aparece com a maior parcela, contabilizando 287 equipamentos, representando 49% da totalidade.

Figura 01 – Demonstrativo de Contentores Alugados – Fonte: Elaborado pelos autores (Dez. 2018)

Após o demonstrativo de contentores alugados por fornecedor, foi analisado a quantidade de contentores por cada setor, como forma de apresentar ao supervisor a realidade de sua demanda, como representado na figura 02. Essa totalidade, representa 580 contentores, onde o setor de SPERRY, aparece com a maior quantidade, totalizando 103 equipamentos.

Figura 02 – Quantidade de Alugados por Setor – Fonte: Elaborado pelo Autor (Dez. 2018)

2.4 ANÁLISE DOS DADOS

Com esses dados coletados, pode-se ter uma noção de como têm um caminho a percorrer para padronização dos nossos processos. Mesmo assim, realizar um levantamento apenas em um determinado mês do ano não seria o correto para avaliar e estudar uma solução adequada para solucionar o problema. Haja vista que pode-se ter variações nas tendências. Sendo assim, foi realizado

FORNECE DOR 1 11% (61) FORNECE DOR 2 12% (72) FORNECE DOR 3 14% (79) FORNECE DOR 4 49% (287) FORNECE DOR 5 14% (81)

(5)

um levantamento de coleta de dados mensais durante todo o ano de 2018, com demonstrativo de valores gastos com Contentores alugados, conforme informado na Figura 03:

Figura 03 – Aluguel anual de Contentores – Fonte: Elaborado pelo Autor (Dez. 2018)

Como mostra a Figura 3, pode-se observar que houve um aumento significativo ao longo de todo ano de 2018, sendo Novembro e Dezembro os meses de maior custo. Pode-se assim chegar a conclusão, que durante o ano de 2018, o gasto com locação foi de R$ 9,208,335.28, sendo um valor bem significativo para uma empresa que possuí recursos internos próprios.

Após a análise do evento relatado pelo funcionário do setor de Teste e o levantamento dos dados relacionados aos nossos contentores alugados, reunimos os responsáveis para discutirmos a melhor solução para que a nossa companhia possa continuar crescendo com Qualidade, porém com menor custo e reponsabilidade individual. Sendo assim, baseado na ferramenta do sistema Toyota de Produção, foi proposta a implementação de um Kaizen para se buscar melhoria e padronização em nosso processo de gerenciamento para contentores.

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Durante uma semana, foi realizado o kaisen para avaliação e estudo dos recursos de contentores pertencentes a empresa. O primeiro dia iniciou com uma introdução do evento e em seguida uma apresentação teórica da filosofia Kaizen; no período da tarde, foi realizado uma caminhada na área operacional com o propósito de verificar os contentores que se encontravam estacionários, sem

(6)

utilização. E no final do dia, foi discutido as coletas de dados relacionados ao aluguel de contentores externo. No segundo dia foi discutido o estado atual de cada setor, onde foi levantado os valores de aluguel externo, o tipo de contentor e a necessidade de cada setor. Após o almoço foi realizado uma tempestade de ideias, com a participação de todos, tendo cada um a oportunidade de expor sua opinião e ponto de vista, finalizando assim com a elaboração do plano de ações. No terceiro dia e na parte da manhã do quarto dia, foi reservado a implementação de ações propostas, bem como seria a criação do Pool de contentores, encerrando assim o quarto dia com a apresentação das ideias a se desenvolver. No quinto e último dia, foi realizado a verificação dos resultados, e em seguida o encerramento com a apresentação da proposta para os gestores. O quadro 1 é detalhado a agenda do evento:

Quadro 01 – Agenda do evento Kaizen

Fonte: Elaborado pelos Autores

Ao final do evento Kaizen, foi proposto a criação de um projeto denominado Pool de contentores, que significa Conjunto de Contentores, setor de Logística que ficaria responsável pela Gestão de todos os contentores próprios da companhia, onde a partir de sua criação, uma equipe seria designada para esse controle. No evento foi definido que os Contentores gerenciados pelo Pool, seriam aqueles que é de uso comum a todos, onde todo o seguimento de contentores padronizados, terá sua demanda dentro do Pool. A Figura 04 mostra a proposta de criação do Pool de contentores de uma forma resumida, através de um fluxo:

Hora Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira 08:00 - 09:00 Introdução

09:00 - 10:00 10:00 - 11:00 11:00 - 12:00

12:00 - 13:00 Almoço Almoço Almoço Almoço Almoço

13:00 - 14:00 Brainstorming 14:00 - 15:00 15:00 - 16:00 16:00 - 17:00 Encerramento Implementação de ações propostas Apresentação das ideias a se desenvolver Verificação dos resultados Apresentação para gestores Apresentação teórica do termo Kaizen Caminhada dos desperdícios Apresentação das coletas de dados Entendendo o estado atual Elaboração do plano de ações Implementação de ações propostas Implementação de ações propostas

(7)

Figura 4 – Conceito do Pool de Contentores – Fonte: Elaborado pelos Autores (Dez. 2018)

Durante o evento, foi elaborado um plano de ação inicial na qual os responsáveis foram designados para cada melhoria sugerida. Outro ponto é a licitação de um fornecedor que englobe todos os tipos de serviços (teste/manutenção/certificação), para que evitemos retrabalho, movimentação e transporte; Criação de um time de 07 funcionários responsáveis pela gestão do Pool de Contentores, sendo 02 funcionários terceirizados para realizarem a manutenção e pintura de equipamentos, proporcionando assim agilidade nas manutenções, assim como contará com administradores e inspetores da certificadora, contribuindo na rapidez para a certificação de contentores. A Figura 05 demonstra a atribuição de cada funcionário:

(8)

Figura 05 – Fluxograma de Funcionários do Pool – Fonte: Empresa H.S.A (Dez. 2018)

Durante o Kaizen, também foi definido os Contentores que farão parte do Pool; assim como a quantidade que cada departamento entregará para a nova gestão; os tipos e tamanhos; Indicação do time responsável por gerenciar tais equipamentos; local para armazenamento, com um Layout apropriado; e fluxograma de trabalho, que são os procedimentos.

Se bem aplicado e planejado, muitos serão os benefícios da Implementação do Pool: i) melhor gerenciamento da Frota; ii) centralização de cobrança; iii) redução do número de fornecedores externos (de cinco para apenas dois); iv) redução do número de unidades em stand-by; v) garantia de maior disponibilidade de equipamentos; vi) redução de custo com mau uso; vii) diminuição de frota em manutenção; viii) fornecimento de informações quanto a armazenagem, otimizando assim o espaço; ix) suporte técnico especializado e padronização do processo de solicitação e locação de Contentores, minimizando indisposições com os mesmos; x)Minimização de dificuldades em embarques; xi) redução de custo com manutenção de contentores e lingadas desnecessárias; xii) melhor controle de aluguel externo, sendo necessário somente quando não tiver da frota própria disponível; xiii) maior facilidade de controle detalhando as unidades In use e Stand By da empresa como um todo e xiv) otimização do tempo nas solicitações.

Todos os benefícios apresentados são significativos para a implementação do nosso projeto. Porém a redução de gastos com aluguéis externo seria o foco principal, visto que se busca uma redução significativa pela implantação do sistema de rateio e otimização de recursos. Sendo assim, em 2018 o gasto com locação de equipamentos foi de R$ 9,208,335.28, conforme demonstrado na

(9)

figura 09. Realizando um comparativo dos três meses de 2018, com o mesmo período de 2019, pode-se obpode-servar uma redução significativa na quantidade de aluguéis externos, como resultado da otimização de contentores próprios da companhia. A Figura 06 demonstra esse comparativo, onde percebe-se uma diminuição signifcativa também no valor pago aos fornecedores externos, sendo março, o mês com maior redução da quantidade alugadas, contabilizando 112 equipamentos a menos em comparação ao mesmo período de 2018.

Figura 06 – Comparativo Custo x Quantidade – Fonte: Elaborado pelo Autor (Jun. 2019)

O mês de Março também apresenta uma economia de R$ 193,553.79, contabilizando o percentual de 38% de redução de custos, sendo o mês com maior redução, se comparado aos meses de fevereiro e abril. A Figura 07 apresenta esse comparativo:

Figura 07 – Comparativo de Redução de Custos – Fonte: Elaborado pelo Autor (Jun. 2019)

2018 FEV 2019 FEV 2018 MAR 2019 MAR 2018 ABR 2019 ABR VALOR 548621,0700 489686,0900 511765,1900 318211,4000 1008773,240 930905,2000 QUANTIDADE 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral

1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 1900ral 200000,000 400000,000 600000,000 800000,000 1000000,000 1200000,000

Comparativo Custo x Quantidade 2018/2019

548621,07000 511765,19000 1008773,24000 489686,09000 318211,4000 930905,2000 11% 38% 8% 0% 5% 10% 15% 20% 25% 30% 35% 40% 200000,000 400000,000 600000,000 800000,000 1000000,000 1200000,000

Fevereiro Março Abril

Comparativo de Redução de Custo 2018/ 2019

(10)

A partir da Figura 07, é possível também identificar os resultados obtidos com a padronização, como fase de teste para implementação no segundo semestre do ano vigente, comparando assim, os resultados dos processos anteriores à aplicação do kaizen, com os obtidos posteriormente, avaliando os benefícios alcançados com a aplicação da ferramenta, em particular a redução de custos, que somado os três meses de 2019 equivalem a R$ 330,356,81. Com uma projeção de otimização de recursos em até 10%, pode-se ter uma redução de R$ 920,833,53 ao final do ano de 2019, podendo reverter essa economia em investimentos de tecnologia para o desenvolvimento de novos projetos.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Empresa estudada já possuía a necessidade de ter contentores, porém de forma não padronizada, onde após o estudo, teve-se um aumento muito significativo nos seus resultados, como diminuição de custos, mão-de-obra e tempo de produção, melhorando enfim, os prazos de entrega e posterior satisfação de todos envolvidos.

Após a aplicação da ferramenta e a visível mudança dela sobre o setor de Gerenciamento, foi possível demonstrar a importância e eficiência dessa metodologia para um melhor funcionamento das áreas onde é aplicada.

Os fundamentos da filofia lean se deram pela conscientização de que qualquer aspecto profissional ou pessoal pode ser melhorado, a eliminação dos desperdícios pela melhoria contínua e análise dos critérios dos processos, o aumento da produtividade e da eficácia dos resultados por meio de estudos e mudanças que trazem ganhos ao médio e curto prazo, dentre outras. Essa busca pela melhoria contínua tem como objetivo alcançar uma vantagem competitiva promovendo a criatividade, a integração, e o bem-estar de seus colaboradores e da organização.

REFERÊNCIAS

CAKMAKCI, M. Process improvement: performance analysis of the setup time reduction - SMED in the automobile industry. The International Journal of Advanced Manufacturing Technology, v. 41, n. 1–2, p. 168–179, 2009.

DA CAS, F. et al. Implicações da redução de setup na produtividade da indústria farmacêutica. Revista GEINTEC, v. 5, n. 1, p. 1764–1779, mar. 2015.

GLOVER, W. J. et al. Critical success factors for the sustainability of Kaizen event human resource outcomes: An empirical study. International Journal of Production Economics, v. 132, n. 2, p. 197– 213, 2011.

PETTERSEN, J. Defining lean production: Some conceptual and practical issues. TQM Journal, v. 21, n. 2, p. 127–142, 2009.

Imagem

Figura 02 – Quantidade de Alugados por Setor – Fonte: Elaborado pelo Autor (Dez. 2018)
Figura 03 – Aluguel anual de Contentores – Fonte: Elaborado pelo Autor (Dez. 2018)
Figura 4 – Conceito do Pool de Contentores – Fonte: Elaborado pelos Autores (Dez. 2018)
Figura 05 – Fluxograma de Funcionários do Pool – Fonte: Empresa H.S.A (Dez. 2018)
+2

Referências

Documentos relacionados

The data gathered in recent years suggest that this machinery operates through a syringe-like mechanism, in which the shuttling receptor PEX5 - the “plunger” - pushes

Este trabalho teve como objectivo estudar a aplicação industrial de um conjunto de resíduos da indústria da celulose (lamas primárias e biológicas, dregs e grits) no processo

Pierro (2018) aponta que com o “advento do Big Data, o barateamento da coleta e do armazenamento de quantidades gigantescas de informações, deram aos algoritmos a

Destaque o ponto para o qual você quer navegar (o primeiro ou o último ponto da rota no trajeto); depois, pressione ENTER.. O mapa aparece mostrando a

O Sistema Constitucional Tributário Brasileiro como hoje o conhecemos tem data de nascimento contemporânea à vigência da Constituição da República de 1988,

2. Aperte os parafusos prisioneiros para prender o dissipador de calor da placa de vídeo ao computador. Siga os procedimentos descritos em Após trabalhar na parte interna do

Resultados computacionais atestam que o algoritmo simulated annealing aplicado a problemas da programação da produção industrial, consegue encontrar soluções

pela I.N INSS/DC nº 99, de 5 de dezembro de 2003 , a empresa ou equiparada à empresa deverá preencher o formulário PPP, conforme Anexo XV, de forma individualizada