• Nenhum resultado encontrado

Relações de sociabilidade, entre adolescentes, em contexto escolar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relações de sociabilidade, entre adolescentes, em contexto escolar"

Copied!
96
0
0

Texto

(1)ANEXO 1.

(2) EBP 1 INSTRUÇÕES A partir daqui encontrará uma série de afirmações sobre sentimentos que as pessoas podem experimentar em qualquer etapa da sua vida. Por favor, ao ler cada frase veja, se, NESTA ETAPA DA SUA VIDA, se sente assim. Responda de forma espontânea e sincera. Não é necessário que pense demasiado acerca de cada frase. De forma simples e rápida, veja se, nestes momentos da sua vida, se sente ou não da mesma maneira. Aparecerão frases parecidas com a que apresentamos como EXEMPLO. “Sinto-me encantado com a vida”. Se nesta etapa da sua vida não se sente assim em nenhuma ocasião, terá que colocar uma cruz num dos quadrados que estão debaixo do rectângulo onde diz NUNCA OU QUASE NUNCA; se algumas vezes se sentiu encantado com a vida, colocará uma cruz debaixo do rectângulo ALGUMAS VEZES; se isso acontecer mais frequentemente, colocará uma cruz debaixo de BASTANTES VEZES; se acontecer mesmo com muita frequência colocará uma cruz em QUASE SEMPRE; se praticamente se sentir dessa forma em quase todos os momentos, porá uma cruz debaixo do rectângulo SEMPRE. Suponhamos que vai responder que nunca se sente encantado com a vida... Caso isso aconteça, colocará uma cruz debaixo do quadrado que diz NUNCA. Coloque uma cruz no quadrado que melhor se ajusta ao seu caso, depois de ler cada uma das frases que aparecerão na página seguinte. POR FAVOR NÃO DEIXE DE RESPONDER A NENHUMA PERGUNTA. OBRIGADO!.

(3) Idade: _____ Sexo: _____ Ano de Escolaridade: _____. EBP Inquérito 1 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36.. Costumo ver o lado favorável das coisas. Gosto de transmitir felicidade aos outros. Sinto-me bem comigo mesmo/a. Tudo me parece interessante. Gosto de me divertir. Sinto-me alegre. Procuro momentos de lazer e de descanso. Tenho sorte na vida. Estou encantado/a com a vida. Abriram - se muitas portas na minha vida. Sinto-me optimista. Sinto-me capaz de realizar o meu trabalho. Acredito que sou saudável. Durmo bem e de forma tranquila. Sinto-me útil e importante para os outros. Acredito que me aconteceram coisas agradáveis. Creio que como estudante consegui o que queria. Acredito que valho tanto como qualquer outra pessoa. Acredito que posso superar os meus erros e fragilidades. Acredito que a minha família gosta de mim. Sinto-me “em forma”. Tenho muita vontade de viver. Enfrento os meus estudos e as minhas tarefas com agrado. Gosto do que faço. Tenho prazer em comer. Gosto de sair e de ver pessoas. Concentro-me com facilidade no que estou a fazer. Acredito que, geralmente, tenho bom humor. Sinto que tudo me está a correr bem. Tenho confiança em mim mesmo/a. Vivo com uma certa tranquilidade e bem-estar. Posso dizer que tenho sorte. Tenho uma vida tranquila. Tenho o necessário para viver. A vida foi-me favorável. Acredito que tenho uma vida segura, sem. Nunca ou quase nunca. Algumas vezes. Bastantes vezes. Quase sempre. Sempre.

(4) grandes riscos. 37. Acredito que tenho o necessário para viver comodamente. 38. As condições em que vivo são cómodas. 39. A minha situação é relativamente próspera. 40. Estou tranquilo/a relativamente ao meu futuro económico..

(5) EBP 2 INSTRUÇÕES As seguintes frases descrevem possíveis condições e efeitos que como pessoas podemos experimentar no nosso trabalho, seja o trabalho específico de casa ou o trabalho fora da mesma. Por favor, ao ler cada frase veja se, no seu trabalho, se sentiu alguma vez assim. Responda de forma espontânea e sincera. Não é necessário que pense demasiado acerca de cada frase. De forma simples e rápida veja se o que diz em cada frase acontece ou não consigo. Depois de ler cada frase, marque, com uma cruz, o quadrado correspondente à resposta que melhor reflecte as condições, efeitos e sentimentos que experimenta no seu trabalho. Aparecerão frases parecidas com a que apresentamos como EXEMPLO “ Andar na escola faz-me feliz”. Se não se sente assim em nenhuma ocasião, terá que colocar uma cruz no quadrado que diz NUNCA; se em alguma ocasião se sente dessa maneira, ponha uma cruz debaixo de RARAS VEZES; se se sente com frequência assim, ponha uma cruz debaixo de ALGUMAS VEZES; se com frequência se sente assim, coloque uma cruz debaixo de COM FREQUÊNCIA; se o que é afirmado na frase acontece habitualmente, ponha uma cruz debaixo do quadrado QUASE SEMPRE. Suponhamos que vai responder que se sente com frequência feliz no seu trabalho. Por isso terá que pôr uma cruz no quadrado debaixo do COM FREQUÊNCIA. Marque uma cruz no quadrado que melhor se ajusta ao seu caso, depois de ler cada uma das frases que aparecem na página seguinte. POR FAVOR NÃO DEIXE DE RESPONDER A NENHUMA PERGUNTA. OBRIGADO.

(6) Idade: _____ Sexo: _____ Ano de Escolaridade: _____. EBP Inquérito 2 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.. O meu trabalho é criativo, variado, estimulante. O meu trabalho dá sentido à minha vida. O meu trabalho exige que aprenda coisas novas. O meu trabalho é interessante. O meu trabalho é monótono, rotineiro, aborrecido. No meu trabalho encontrei apoio e afecto. O meu trabalho proporcionou-me independência. Sou discriminado/a no meu trabalho. O meu trabalho é o mais importante para mim. Divirto-me com o meu trabalho.. Nunca. Raras vezes. Algumas vezes. Com frequência. Quase sempre.

(7) ANEXO 2.

(8) Idade:_____ Sexo:_____ Ano de escolaridade:_____ Todas as pessoas têm uma ideia de como são. A seguir estão expostos diversos atributos, capazes de descreverem como uma pessoa é. Leia atentamente cada questão e responda, verdadeira, espontânea e rapidamente, a cada uma delas. Ao dar a resposta, considere, sobretudo, a sua maneira de ser habitual, e não o seu estado de espírito do momento. Coloque uma cruz (X), no quadro que pensa que mais se adequa às suas características.. Itens 1. Os meus colegas de turma troçam de mim. 2. Sou uma pessoa feliz. 3. Tenho dificuldades em fazer amizades. 4. Estou triste muitas vezes. 5. Sou uma pessoa esperta. 6. Sou uma pessoa tímida. 7. Fico nervoso/a quando o professor me faz perguntas. 8. A minha aparência física desagrada-me. 9. Sou um chefe nas brincadeiras e nos desportos. 10. Fico preocupado/a quando tenho testes na escola. 11. Sou impopular. 12. Porto-me bem na escola. 13. Quando qualquer coisa me corre mal, a culpa é geralmente minha. 14. Crio problemas à minha família. 15. Sou forte. 16. Sou um membro importante da minha família. 17. Desisto facilmente. 18. Faço bem os meus trabalhos escolares. 19. Faço muitas coisas más. 20. Porto-me mal em casa. 21. Sou lento/a a terminar os trabalhos escolares. 22. Sou um membro importante da minha turma. 23. Sou nervoso/a. 24. Sou capaz de dar uma boa impressão perante a turma. 25. Na escola, estou distraído/a a pensar noutras coisas. 26. Os meus amigos gostam das minhas ideias. 27. Meto-me frequentemente em sarilhos. 28. Tenho sorte. 29. Preocupo-me muito. 30. Os meus pais esperam demasiado de mim.. Sim. Não.

(9) Sim. Itens. Não. 31. Gosto de ser como sou. 32. Sinto-me posto/a de parte. 33. Tenho o cabelo bonito. 34. Na escola, ofereço-me várias vezes como voluntário/a. 35. Gostava de ser diferente daquilo que sou. 36. Odeio a escola. 37. Sou dos últimos/as a ser escolhido/a nas brincadeiras e nos desportos. 38. Muitas vezes, sou antipático/a com as outras pessoas. 39. Os meus colegas da escola acham que tenho boas ideias. 40. Sou infeliz. 41. Tenho muitos amigos. 42. Sou alegre. 43. Sou estúpido/a em relação a muitas coisas. 44. Sou bonito/a. 45. Meto-me em muitas brigas. 46. Sou popular entre os rapazes. 47. As pessoas embirram comigo. 48. A minha família está desapontada comigo. 49. Tenho uma cara agradável. 50. Quando for maior, vou ser uma pessoa importante. 51. Nas brincadeiras e nos desportos, observo em vez de participar. 52. Esqueço o que aprendo. 53. Dou-me bem com os outros. 54. Sou popular entre as raparigas. 55. Gosto de ler. 56. Tenho medo muitas vezes. 57. Sou diferente das outras pessoas. 58. Penso em coisas más. 59. Choro facilmente. 60. Sou uma boa pessoa.. Data: _____/_____/_____.

(10) ANEXO 3 Sociograma Em todas as respostas, não deves mencionar mais de três nomes e estes devem ser colocados por ordem de preferência, ou seja, o nome do preferido, deverá surgir em primeiro lugar; em segundo lugar, surgirá o segundo escolhido e, em terceiro lugar, a última escolha. 1. Que elemento ou elementos, do grupo/turma, escolherias para estudar? 2. Que elemento ou elementos, do grupo/turma, julgas que te escolheria (m) para estudar? 3. Que elemento ou elementos, do grupo/turma, escolherias para uma saída? 4. Que elemento ou elementos, do grupo/turma, julgas que te escolheria (m) para uma saída? 5. Que elemento ou elementos, do grupo/turma, escolherias para desabafar? 6. Que elemento ou elementos, do grupo/turma, julgas que te escolheria (m) para desabafar?.

(11) ANEXO 4 Ex.mo Senhor Director Da Escola Secundária de Rocha Peixoto. No âmbito do Mestrado em Ciências da Educação – Área de Especialização em Educação Especial, eu, Célia Carlota Rodrigues Marques da Cunha Ribeiro, venho, por este meio, solicitar a V. Ex.ª autorização para que, todas as turmas de décimo e de décimo segundo anos (ensino regular) da vossa escola, preencham as escalas que junto anexo. Cumpre-me, ainda, informar V. Ex.ª que estas escalas têm como finalidade proceder à recolha de informações sobre as relações de sociabilidade entre pares, em contexto escolar, e que os dados obtidos serão anónimos e confidenciais, sendo apenas utilizados para os fins previstos neste trabalho de investigação.. Grata pela atenção dispensada. Póvoa de Varzim, 25 de Janeiro de 2010 _______________________________________________________________ (Célia Carlota Rodrigues Pereira Marques Ribeiro).

(12) ANEXO 5 Ex. Mo Senhor/a Encarregado de Educação. No âmbito do Mestrado em Ciências da Educação – Área de Especialização em Educação Especial, eu, Célia Carlota Rodrigues Marques da Cunha Ribeiro, professora desta escola, venho, por este meio, solicitar a V. Ex.ª a devida autorização, para que o seu educando preencha umas escalas. Cumpre-me, ainda, informar V. Ex.ª que estas escalas têm como finalidade proceder à recolha de informações sobre as relações de sociabilidade entre pares, em contexto escolar, e que os dados obtidos serão anónimos e confidenciais, sendo apenas utilizados para os fins previstos neste trabalho de investigação. Grata pela atenção dispensada. Póvoa de Varzim, 25 de Janeiro de 2010 _______________________________________________________________ (Célia Carlota Rodrigues Pereira Marques Ribeiro) ______________________________________________________________. Tomei conhecimento em _____/_____/_____ Autorizo : Sim. □. Não. □. O Encarregado de Educação:________________________________________ Ano:____. Turma:____.

(13) ANEXO 6 Itens. Contagem. Percentagem. Número Total de Alunos. 122. 100%. Masculino. 42. 34,43%. Feminino. 80. 65,57%. 15 Anos. 28. 22.95%. 16 Anos. 17. 13,93%. 17 Anos. 42. 34,43%. 18 Anos. 14. 11,48%. 19 Anos. 15. 12,30%. 20 Anos. 5. 4,10%. 22 Anos. 1. 0,82%. Sexo. Idade. Média. 16,9 Anos. Moda. 17 Anos. Mediana. 17 Anos. Desvio Padrão. 1,5. Tabela 1 – Apresentação Detalhada da Amostra de Conveniência Género. Faixa Etária. 90 40. 80 70 30. Count. Count. 60 50 40. 20. 30 10. 20 10. Masculino. Feminino. 15 anos 17 anos 19 anos 22 anos 16 anos 18 anos 20 anos.

(14) ANEXO 7 Inquérito 1 1. Costumo ver o lado favorável das coisas.. 2. Gosto de transmitir felicidade aos outros..

(15) 3. Sinto-me bem comigo mesmo(a).. 4. Tudo me parece interessante..

(16) 5. Gosto de me divertir.. 6. Sinto-me alegre..

(17) 7. Procuro momentos de lazer e de descanso.. 8. Tenho sorte na vida..

(18) 9. Estou encantado(a) com a vida.. 10. Abriram-se muitas portas na minha vida..

(19) 11. Sinto-me optimista.. 12. Sinto-me capaz de realizar o meu trabalho..

(20) 13. Acredito que sou saudável.. 14. Durmo bem e de forma tranquila..

(21) 15. Sinto-me útil e importante para os outros.. 16. Acredito que me acontecerão coisas agradáveis..

(22) 17. Creio como estudante que consegui o que queria.. 18. Acredito que valho tanto como qualquer pessoa..

(23) 19. Acredito que posso superar os meus erros e fragilidades.. 20. Acredito que a minha família gosta de mim..

(24) 21. Sinto-me “em forma”.. 22. Tenho muita vontade de viver..

(25) 23. Enfrento os meus estudos e as minhas tarefas com agrado.. 24. Gosto do que faço..

(26) 25. Tenho prazer a comer.. 26. Gosto de sair e de ver pessoas..

(27) 27. Concentro-me com facilidade no que estou a fazer.. 28. Acredito que, geralmente, tenho bom humor..

(28) 29. Sinto que tudo me está a correr bem.. 30. Tenho confiança em mim mesmo(a)..

(29) 31. Vivo com uma certa tranquilidade e bem-estar.. 32. Posso dizer que tenho sorte..

(30) 33. Tenho uma vida tranquila.. 34. Tenho o necessário para viver..

(31) 35. A vida foi-me favorável.. 36. Acredito que tenho uma vida segura, sem grandes riscos..

(32) 37. Acredito que tenho o necessário para viver comodamente.. 38. As condições em que vivo são cómodas..

(33) 39. A minha situação é relativamente próspera.. 40. Estou tranquilo(a) relativamente ao meu futuro económico..

(34) Inquérito 2 1. O meu trabalho é criativo.. 2. O meu trabalho dá sentido à minha vida..

(35) 3. O meu trabalho exige que aprenda coisas novas.. 4. O meu trabalho é interessante..

(36) 5. O meu trabalho é monótono, rotineiro e aborrecido.. 6. No meu trabalho encontrei apoio e afecto..

(37) 7. O meu trabalho proporcionou-me independência.. 8. Sou descriminado(a) no meu trabalho..

(38) 9. O meu trabalho é o mais importante para mim.. 10. Divirto-me com o meu trabalho..

(39) ANEXO 8 1. Os meus colegas de turma troçam de mim.. 2. Sou uma pessoa feliz..

(40) 3. Tenho dificuldade em fazer amizades.. 4. Estou triste muitas vezes..

(41) 5. Sou uma pessoa esperta.. 6. Sou uma pessoa tímida..

(42) 7. Fico nervoso/a quando o professor me faz perguntas.. 8. A minha aparência física desagrada-me..

(43) 9. Sou um chefe nas brincadeiras e nos desportos.. 10.Fico preocupado/a quando tenho testes na escola..

(44) 11.Sou impopular.. 12.Porto-me bem na escola..

(45) 13. Quando qualquer coisa me corre mal, a culpa é geralmente minha.. 14.Crio problemas à minha família..

(46) 15.Sou forte.. 16.Sou um membro importante na minha família..

(47) 17. Desisto facilmente.. 18.Faço bem os meus trabalhos escolares..

(48) 19.Faço muitas coisas más.. 20.Porto-me mal em casa..

(49) 21.Sou lento/a a terminar os trabalhos escolares.. 22.Sou um membro importante da minha turma..

(50) 23.Sou nervoso/a.. 24.Sou capaz de dar uma boa impressão perante a turma..

(51) 25.Na escola estou distraído/a a pensar noutras coisas.. 26.Os meus colegas gostam das minhas ideias..

(52) 27.Meto-me frequentemente em sarilhos.. 28.Tenho sorte..

(53) 29.Preocupo-me muito.. 30.Os meus pais esperam demasiado de mim..

(54) 31.Gosto muito de ser como sou.. 32.Sinto-me posto/a de parte..

(55) 33.Tenho o cabelo bonito.. 34.Na escola, ofereço-me muitas vezes como voluntário/a..

(56) 35.Gostava de ser diferente daquilo que sou.. 36.Odeio a escola..

(57) 37.Sou dos últimos/as a ser escolhido/a nas brincadeiras e desportos.. 38.Muitas vezes, sou antipático/a com as outras pessoas..

(58) 39.Os meus colegas da escola acham que tenho boas ideias.. 40.Sou infeliz..

(59) 41.Tenho muitos amigos.. 42.Sou alegre..

(60) 43.Sou estúpido/a em relação a muitas coisas.. 44.Sou bonito/a..

(61) 45.Meto-me em muitas brigas.. 46.Sou popular entre os rapazes..

(62) 47.As pessoas embirram comigo.. 48.A minha família está desapontada comigo..

(63) 49.Tenho uma cara agradável.. 50.Quando for maior, vou ser uma pessoa importante..

(64) 51.Nas brincadeiras e nos desportos, observo em vez de participar.. 52.Esqueço o que aprendo..

(65) 53.Dou-me bem com os outros.. 54.Sou popular entre as raparigas..

(66) 55.Gosto de ler.. 56.Tenho medo muitas vezes..

(67) 57.Sou diferente das outras pessoas.. 58.Penso em coisas más..

(68) 59.Choro facilmente.. 60.Sou uma boa pessoa..

(69) ANEXO 9 Turma: A Itens. Contagem. Percentagem. Número Total de Alunos. 27. 100%. Masculino. 13. 48,15%. Feminino. 14. 58,85%. 15 Anos. 17. 62,96%. 16 Anos. 7. 25,93%. 17 Anos. 3. 11.11%. Sexo. Idade. Média. 15,5 Anos. Moda. 15 Anos. Mediana. 16 Anos. Desvio Padrão Tabela 2 – Apresentação Geral da Turma A. Faixa Etária. 18. 18. 16. 16. 14. 14. 12. 12. Count. Count. Género. 10. 10. 8. 8. 6. 6. 4. 4. 2. 2. Masculino. Feminino. Se xo. 15 anos. 16 anos. Idade. 17 anos.

(70) Análise Sociométrica.

(71)

(72)

(73) Turma: B Itens. Contagem. Percentagem. Número Total de Alunos. 19. 100%. Masculino. 14. 73,68%. Feminino. 5. 26,32%. 15 Anos. 6. 31,58%. 16 Anos. 5. 26,32%. 17 Anos. 7. 36,84%. 18 Anos. 1. 5,26%. Sexo. Idade. Média. 16,2 Anos. Moda. 17 Anos. Mediana. 16,5 Anos. Desvio Padrão Tabela 3 – Apresentação Detalhada da Turma B. Género. Faixa Etária. 14 6. 12. Count. Count. 10 8. 4. 6 2. 4 2. 0 Masculino. Feminino. Se xo. 15 anos. 16 anos. 17 anos. Idade. 18 anos.

(74) Análise Sociométrica.

(75)

(76)

(77) Turma: C Itens. Contagem. Percentagem. Número Total de Alunos. 17. 100%. Masculino. 8. 47,06%. Feminino. 9. 52,94%. 15 Anos. 5. 29,41%. 16 Anos. 5. 29,41%. 17 Anos. 5. 29,41%. 18 Anos. 1. 5,88%. 20 Anos. 1. 5,88%. Sexo. Idade. Média. 16.4 Anos. Moda. 15, 16 e 17 Anos. Mediana. 17 Anos. Desvio Padrão Tabela 4 – Apresentação Detalhada da Turma C. Género. Faixa Etária. 6 8. 4. Count. Count. 6. 4. 2 2. 0 Masculino. Feminino. Se xo. 15 anos 16 anos 17 anos 18 anos 20 anos. Idade.

(78) Análise Sociométrica.

(79)

(80)

(81) Turma: D Itens. Contagem. Percentagem. Número Total de Alunos. 6. 100%. Masculino. 6. 100%. Feminino. 0. 0%. 17 Anos. 1. 16,67%. 18 Anos. 1. 16,67%. 19 Anos. 2. 33,33%. 20 Anos. 2. 33,33%. Sexo. Idade. Média. 18,8 Anos. Moda. 19 e 20 Anos. Mediana. 18,5 Anos. Desvio Padrão Tabela 5 – Apresentação Detalhada da Turma D. Género. Faixa Etária. 4 6. Count. Count. 4 2. 2. 0. 0 Masculino. Se xo. 17 anos. 18 anos. 19 anos. Idade. 20 anos.

(82) Análise Sociométrica.

(83)

(84)

(85) Turma: E Itens. Contagem. Percentagem. Número Total de Alunos. 19. 100%. Masculino. 1. 5,26%. Feminino. 18. 94,74%. 17 Anos. 8. 42,11%. 18 Anos. 3. 15,78%. 19 Anos. 8. 42,11%. Sexo. Idade. Média. 18 Anos. Moda. 17 e 19 Anos. Mediana. 18 Anos. Desvio Padrão Tabela 6 – Apresentação Detalhada da Turma E. Género. Faixa Etária. 16. 8. 14 12. 6. Count. Count. 10 8. 4. 6 4. 2. 2. Masculino. Feminino. Se xo. 17 anos. 18 anos. Idade. 19 anos.

(86) Análise Sociométrica.

(87)

(88)

(89) Turma: F Itens. Contagem. Percentagem. Número Total de Alunos. 19. 100%. Masculino. 0. 0%. Feminino. 19. 100%. 17 Anos. 12. 63,16%. 18 Anos. 4. 21,05%. 19 Anos. 2. 10,53%. 22 Anos. 1. 5,26%. Sexo. Idade. Média. 17,7 Anos. Moda. 17 Anos. Mediana. 18,5 Anos. Desvio Padrão Tabela 7 – Apresentação Detalhada da Turma F. Género. Faixa Etária. 12 18 16. 10. 14 8. Count. Count. 12 10. 6. 8 4. 6 4. 2 2. Feminino. Se xo. 17 anos. 18 anos. 19 anos. Idade. 22 anos.

(90) Análise Sociométrica.

(91)

(92)

(93) Turma: G Itens. Contagem. Percentagem. Número Total de Alunos. 17. 100%. Masculino. 0. 0%. Feminino. 17. 100%. 17 Anos. 6. 35,29%. 18 Anos. 4. 23,53%. 19 Anos. 5. 29,41%. 20 Anos. 2. 11,77%. Sexo. Idade. Média. 18,2 Anos. Moda. 17 Anos. Mediana. 18,5 Anos. Desvio Padrão Tabela 8 – Apresentação Detalhada da Turma G. Género. Faixa Etária. 6. 16 14 12. Count. Count. 4. 10 8 6. 2. 4 2 0. Feminino. Se xo. 17 anos. 18 anos. 19 anos. Idade. 20 anos.

(94) Análise Sociométrica.

(95)

(96)

(97)

Imagem

Tabela 1  –  Apresentação Detalhada da Amostra de Conveniência
Tabela 2  –  Apresentação Geral da Turma A
Tabela 3  –  Apresentação Detalhada da Turma B
Tabela 4  –  Apresentação Detalhada da Turma C
+5

Referências

Documentos relacionados

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Entrando para a segunda me- tade do encontro com outra di- nâmica, a equipa de Eugénio Bartolomeu mostrou-se mais consistente nas saídas para o contra-ataque, fazendo alguns golos

Implementar um plano de intervenção com vistas à redução da incidência da Diabetes mellitus descompensada na Unidade Básica de Saúde Vilas Reunidas tem uma grande

Nota: Se o idioma de áudio / legendas / menu do disco seleccionado não estiver disponível no DVD, será utilizado o idioma predefi nido do disco. Controlo parental Permite impedir

Observou-se, também, que determinados laboratórios, tais como: Laboratório de Catálise e Óleo e Química, Laboratório de Espectrometria Analítica e Laboratório de Química

Ao longo das seguintes seções, foi-se igualmente estudado sobre o desenvolvimento de aplicativos móveis para smartphones, e os diferentes sistemas operacionais,

As inevitáveis comparações no Congresso da prosperidade dos jornais brasileiros com a situação de decadência da imprensa americana foram reforçadas pela grande maioria

CANCER  INCIDENCE  IN  THE  MINAS  GERAIS  STATE  WITH  EMPHASIS  IN  THE  REGION  OF  POÇOS  DE  CALDAS  PLATEAU Berenice Navarro Antoniazzi