• Nenhum resultado encontrado

MPE-Manual Fnota Fiscal Eletronica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MPE-Manual Fnota Fiscal Eletronica"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

F

F

A

A

T

T

U

U

R

R

A

A

M

M

E

E

N

N

T

T

O

O

E

E

E

E

X

X

P

P

E

E

D

D

I

I

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

N

(2)

Í

Í

N

N

D

D

I

I

C

C

E

E

INTRODUÇÃO ... 3

MODELO OPERACIONAL ... 3

1.0 CONFIGURAÇÕES SISTEMA EVEREST ... 4

1.1 EXECUTÁVEL E COMANDOS ... 4

1.2 CONFIGURAÇÕES OPERAÇÕES FISCAIS ... 4

1.3 CONFIGURAÇÕES FAE ... 4

1.4 GERAÇÃO DO ARQUIVO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA (FAE/SAÍDAS/NF-E MERCADORIAS/EXPORTAR) ... 6

2.0 SOFTWARE EMISSOR DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA ... 7

2.1 REQUISITOS PARA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE ... 7

2.2 DOWNLOAD DO SOFTWARE EMISSOR DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA ... 7

2.3 ACESSO AO SISTEMA EMISSOR DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA ... 9

2.4 CADASTRO EMITENTES ... 10

2.5 CERTIFICADO DIGITAL ... 11

2.6 FLUXO BÁSICO DE STATUS NF-E ... 13

2.7 IMPORTAR ARQUIVOS ... 20

(3)

I

I

N

N

T

T

R

R

O

O

D

D

U

U

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) apresenta como objetivo a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico para a substituição da sistemática atual de emissão do documento fiscal em papel que atualmente acoberta as operações com mercadorias entre empresas (modelos 1 e 1-A), reduzindo custos, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco.

O conceito adotado trata a Nota Fiscal Eletrônica como um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação serviços, ocorrida entre as partes, e cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emissor (garantia de autoria e de integridade) e pela recepção, pela Fazenda, do documento eletrônico, antes da ocorrência da circulação ou saída da mercadoria.

Para a implantação do processo “Nota Fiscal Eletrônica”, utilizando como origem o documento digital gerado pelos registros do Sistema Everest, serão necessárias algumas configurações, apresentadas no decorrer deste material.

Modelo Operacional

De maneira simplificada, a empresa emissora de NF-e gerará um arquivo eletrônico contendo as informações fiscais da operação comercial, o qual deverá ser assinado digitalmente, de maneira a garantir a integridade dos dados e a autoria do emissor. Este arquivo eletrônico, que corresponderá à Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), será então transmitido pela Internet para a Secretaria da Fazenda de jurisdição do contribuinte que fará uma pré-validação do arquivo e devolverá um protocolo de recebimento (Autorização de Uso), sem o qual não poderá haver o trânsito da mercadoria.

Para acompanhar o trânsito da mercadoria será impressa uma representação gráfica simplificada da Nota Fiscal Eletrônica, intitulado DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), em papel comum, em única via, que conterá impressa, em destaque, a chave de acesso para consulta da NF-e na Internet e um código de barras que facilitará a captura e a confirmação de informações da NF-e pelas unidades fiscais.

O DANFE não é uma nota fiscal, nem substitui uma nota fiscal, servindo apenas como instrumento auxiliar para consulta da NF-e, pois contém a chave de acesso da NF-e, que permite ao detentor desse documento confirmar a efetiva existência da NF-e através do Ambiente Nacional (RFB) ou site da SEFAZ na Internet.

O contribuinte destinatário, não emissor de NF-e, poderá escriturar os dados contidos no DANFE para a escrituração da NF-e, sendo que sua validade ficará vinculada à efetiva existência da NF-e nos arquivos das administrações tributárias envolvidas no processo, comprovada através da emissão da Autorização de Uso.

(4)

1

1

.

.

0

0

C

C

O

O

N

N

F

F

I

I

G

G

U

U

R

R

A

A

Ç

Ç

Õ

Õ

E

E

S

S

S

S

I

I

S

S

T

T

E

E

M

M

A

A

E

E

V

V

E

E

R

R

E

E

S

S

T

T

1

1

.

.

1

1

EX

E

XEECCUUTTÁÁVVEELLEECCOOMMAANNDDOOSS

Para geração dos parâmetros, gerados pelo Sistema Everest, e que serão utilizados no processo Nota Fiscal Eletrônica, a Empresa Licenciada deverá apresentar versão igual ou superior a 2.7C. Além do executável, o técnico deverá rodar comandos para relacionar os municípios registrados no sistema com seu respectivo IBGE. Este parâmetro é utilizado no software gerador de nota fiscal eletrônica. Os comandos a serem executados, encontram-se disponíveis com o suporte técnico da ACOM Sistemas (suporte@acomsistemas.com.br).

1

1

.

.

2

2

CO

C

ONNFFIIGGUURRAAÇÇÕÕEESS

OP

O

PEERRAAÇÇÕÕEESS

FI

F

ISSCCAAIISS

A primeira configuração necessária a ser realizada, no Sistema Everest, é checar as operações fiscais, para quais serão habilitadas a função geração NF-e.

1

1

.

.

3

3

CO

C

ONNFFIIGGUURRAAÇÇÕÕEESS

F

F

A

A

E

E

Outra configuração necessária é a configuração do módulo FAE para parametrização do processo da geração dos arquivos de envio e retorno das Notas Fiscais Eletrônicas, como: as procedures que

(5)

N.F- Eletrônica – Mercadorias

Procedure - Exportação: Procedure processada para a geração do arquivo de exportação das notas fiscais eletrônicas para a Receita.

- Importação: Procedure processada para a importação do arquivo de retorno das Notas Fiscais Eletrônicas da Receita.

Diretório -Exportação: Diretório onde serão armazenados os arquivos de remessa das notas fiscais para a Receita.

- Importação: Diretório onde serão armazenados os arquivos de retorno das notas fiscais da Receita.

Tipo de Arquivo Tipo de Arquivo gerado para a importação e exportação das notas fiscais eletrônicas. Versão do Software na Receita Versão do Software utilizado para a exportação e importação das notas fiscais

(6)

1

1

.

.

4

4

GE

G

ERRAAÇÇÃÃOO DDOO

AR

A

RQQUUIIVVOO DDEE

NO

N

OTTAA

FI

F

ISSCCAALL

EL

E

LEETTRRÔÔNNIICCAA

(

(

FA

F

AEE

/

/

SA

S

AÍÍDDAASS

/

/

N

N

F

F

-E

-

E

M

ME

ERRCCAADDOORRIIAASS

/

/

EX

E

XPPOORRTTAARR

)

)

No Sistema Everest é gerado o arquivo de remessa das notas fiscais que serão importadas pelo software emissor de nota fiscal eletrônica.

A partir de filtros específicos, selecionar as notas fiscais que serão importados pelo software emissor de nota fiscal eletrônica. O sistema irá gerar um arquivo “TXT”, que deverá ser armazenado no diretório informado nas configurações FAE (FAE/Cadastro/Configurações FAE/Nota Fiscal Eletrônica). Após a geração do arquivo, o sistema apresentará a mensagem: “Nota(s) geradas com sucesso!.”

(7)

2

2

.

.

0

0

S

S

O

O

F

F

T

T

W

W

A

A

R

R

E

E

E

E

M

M

I

I

S

S

S

S

O

O

R

R

D

D

E

E

N

N

O

O

T

T

A

A

F

F

I

I

S

S

C

C

A

A

L

L

E

E

L

L

E

E

T

T

R

R

Ô

Ô

N

N

I

I

C

C

A

A

Software Emissor NF-e é um programa que permite a emissão de Notas Fiscais eletrônicas (NF-e) para a correspondente Secretaria de Fazenda Estadual (SEFAZ). O Software compreende a geração do arquivo da Nota Fiscal eletrônica, meios para realizar a assinatura com o Certificado Digital que o contribuinte possuir e a sua transmissão para a SEFAZ relacionada. Também permite o gerenciamento das NF-e's e o cancelamento das mesmas, a impressão do Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica (DANF-e) para a circulação das mercadorias e outras funcionalidades acessórias para facilitar a criação da NF-e, tais como os cadastros de clientes, produtos e transportadoras.

2

2

.

.

1

1

RE

R

EQQUUIISSIITTOOSSPPAARRAA

UT

U

TIILLIIZZAAÇÇÃÃOODDOO

SO

S

OFFTTWWAARREE

- Possuir certificado Digital no padrão ICP-Brasil - tipos A1 ou A3; - Acesso à internet

- Possuir a versão adequada de JAVA instalado (instruções no link abaixo)

- Solicitar seu credenciamento prévio junto à SEFAZ/SP. A solicitação de credenciamento é feita neste mesmo site, na opção “Credenciamento”, que deverá ser feito conforme as seguintes instruções:

- Ao acessar o sistema, informe o “usuário” e “senha” utilizados para acessar os serviços disponíveis no Posto Fiscal Eletrônico (PFE);

- Escolha o estabelecimento que está sendo credenciado para emitir NF-e; - Informe os contatos das pessoas da empresa que trabalham com a NF-e;

- Preencha as informações solicitadas na tela e clique em “Processar”. Após estes passos, o estabelecimento já está autorizado a enviar NF-e no ambiente de testes / homologação da SEFAZ/SP por meio do “Emissor de NF-e – versão de testes” ou por meio de aplicativo próprio. Para emitir NF-e com validade jurídica em substituição às notas fiscais em papel Modelo 1 ou 1-A, o estabelecimento deverá solicitar seu credenciamento, nesse mesmo site, para emitir NF-e em produção. Neste caso, deverá utilizar o "Emissor de NF-e com validade jurídica", a ser disponibilizado em breve pela SEFAZ/SP, ou aplicativo próprio.

2

2

.

.

2

2

DO

D

OWWNNLLOOAADDDDOO

SO

S

OFFTTWWAARREEEEMMIISSSSOORRDDEE

NO

N

OTTAA

FI

F

ISSCCAALL

EL

E

LEETTRRÔÔNNIICCAA

Para instalação do programa:

a) Acessar o site: http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br/

Ao entrar na página para o download da aplicação, será verificado se o computador está com a versão Java adequada para a instalação. Caso não haja a versão Java adequada, a página retornará uma mensagem informativa.

Caso a versão Java instalada esteja correta, a página retornará a mensagem informativa: Clique no

link abaixo para instalar/executar o aplicativo Emissor de NF-e.

(8)

O aplicativo iniciará o download e ao final do download, instalará e executará o Software. Se a mensagem de Warning-Secutiry for presented (The application's digital signature cannot be

verified. Do you want to run the application?), clicar em Run.

Download do aplicativo:

Se a mensagem for apresentada, clicar em Run:

Após o final do download, o aplicativo será aberto automaticamente. Será criado o ícone do Software Emissor NF-e na área de trabalho, e o usuário já estará apto a utilizar o aplicativo.

Também será criado o diretório database na raiz do disco (Caso do Windows com configuração padrão, C:\database. Caso do Linux, na raiz, \database\). Este diretório conterá os dados do Software e NÃO poderá ser apagado ou modificado. Caso apagado, o Software gerará um novo diretório database, mas os dados anteriores serão perdidos.

(9)

Detalhamento das Etapas do Modelo Operacional

O processo de emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) será constituído das seguintes etapas:

• Etapa 1 - Habilitação do contribuinte como emissor de NF-e;

• Etapa 2 - Emissão e Transmissão da NF-e;

• Etapa 3 - Consulta da NF-e;

2

2

.

.

3

3

AC

A

CEESSSSOOAAOO

SI

S

ISSTTEEMMAA

EM

E

MIISSSSOORRDDEE

NO

N

OTTAA

FI

F

ISSCCAALL

EL

E

LEETTRRÔÔNNIICCAA

1) O usuário deverá clicar no símbolo da Nota Fiscal Eletrônica.

2) O sistema apresentará uma mensagem de atualização automática do sistema. Caso o usuário esteja conectado

na Internet, poderá clicar em “OK”. Se não estiver conectado na Internet, deverá clicar em “Cancel”.

(10)

2

2

.

.

4

4

CA

C

ADDAASSTTRROOEEMMIITTEENNTTEESS

O usuário do Software Emissor NF-e deve ser um emitente de Notas Fiscais modelos 1 ou 1A e devidamente cadastrado e autorizado na SEFAZ correspondente a realizar a emissão de NF-e's. A opção de Emitente é o primeiro passo para a utilização do aplicativo, pois é nele que é cadastrado o emitente da Nota Fiscal eletrônica. Os dados cadastrados do emitente são utilizados na geração da Nota Fiscal eletrônica e identificam a empresa.

Para habilitar as funcionalidades da Nota Fiscal eletrônica, um emitente deverá ser cadastrado e devidamente iniciado.

Para Inclusão de um Novo Emitente

a) Acessar a tela de cadastro de emitente através do Menu Emitente -> Selecionar Emitente ou através da tela inicial na abertura do aplicativo;

b) Na tela de cadastro de emitente, acessar a opção Incluir.

c) Na tela de Inclusão de emitente, preencher corretamente os “campos do emitente”. Após o preenchimento dos campos corretamente, selecionar a opção Incluir.

(11)

2

2

.

.

5

5

CE

C

ERRTTIIFFIICCAADDOO

DI

D

IGGIITTAALL

O certificado digital utilizado na Nota Fiscal Eletrônica deverá ser adquirido junto à Autoridade Certificadora credenciada pela Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, devendo conter o CNPJ do estabelecimento ou de sua matriz.

Não é necessário enviar a chave Pública do certificado Digital para a SEFAZ/SP. Basta que

elas estejam válidas no momento da conexão e verificação da assinatura digital.

Não é necessário um certificado digital distinto para cada estabelecimento da empresa. Nos

termos do Artigo 5°, III, item b da Portaria CAT 104/2007: a NF-e deverá ser assinada pelo emitente, com assinatura digital, certificada por entidade credenciada pela Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, contendo o CNPJ do emitente ou da

(12)
(13)

2

2

.

.

6

6

FL

F

LUUXXOO

B

ÁSSIICCOODDEE

ST

S

TAATTUUSS

N

N

F

F

-E

-

E

Durante a emissão de uma Nota Fiscal eletrônica, esta passa por diversas situações até ser autorizada pela Secretaria de Fazenda Estadual. Em resumo a NF-e assume as seguintes situações até a sua autorização:

Em Digitação

A NF-e que acaba de ser criada e ainda não completamente finalizada com os dados. Pode ser editada a qualquer hora e ainda não apresenta validade.

Validada

Apenas após a inserção de todas as informações necessárias da NF-e e a realização da operação de Validação a NF-e ficará Validada. Nesta situação, a NF-e encontra-se corretamente preenchida com relação à estrutura de dados. Caso a NF-e seja editada, esta deverá passar novamente pelo processo de validação.

(14)

IMPORTANTE: O processo de validação da estrutura das informações NÃO garante a consistência tributária dos dados.

Assinada

É a situação ao qual a NF-e está após ser assinada digitalmente com o Certificado Digital do contribuinte emissor. Ainda é possível a edição desta NF-e, mas esta voltará para a situação "Em Digitação", perdendo a assinatura e sendo necessário realizar novamente os processos de Validação e Assinatura. Ainda não apresenta validade.

Em Processamento na SEFAZ

Após a transmissão da NF-e para a SEFAZ correspondente, a NF-e ganhará a situação "Em processamento na SEFAZ". Neste estágio, a NF-e estará na fila para ser processada na SEFAZ, tendo o usuário que aguardar até que a SEFAZ recepcione e autorize à respectiva NF-e. Durante este momento, o Software fará a busca das autorizações das NF-e's enviadas, informando quando a NF-e for autorizada. Como a NF-e ainda está em processamento, ainda não apresenta validade.

Autorizada

É o estágio na qual a NF-e foi recepcionada e autorizada pela SEFAZ, podendo o contribuinte realizar a impressão do DANF-e e a circulação da mercadoria. A NF-e já apresenta validade jurídica, mas os dados nela contidos são de responsabilidade do contribuinte emissor.

Outras situações para a NF-e

Além das situações da NF-e até ser autorizada pela SEFAZ, a NF-e poderá encontrar-se em outros estágios diferentes do ciclo básico da autorização. São eles:

Cancelada

Após ser autorizada pela SEFAZ, o contribuinte poderá solicitar o cancelamento da NF-e, caso haja necessidade. Neste caso, o contribuinte deverá também justificar o pedido de cancelamento. Depois de enviada a solicitação de cancelamento, e esta sendo homologada pela SEFAZ, a NF-e mudará de situação para Cancelada, não sendo possível mais a sua utilização ou a impressão do respectivo DANF-e. IMPORTANTE: A exclusão da NF-e pelo sistema

(15)

Neste caso, não será permitida a impressão do DANF-e. Também não é possível o cancelamento de NF-e denegada.

Rejeitada

Após o envio e processamento da NF-e na SEFAZ, a nota poderá ser rejeitada caso haja alguma pendência ou problema com a NF-e.

Neste caso, o sistema da SEFAZ não autorizará a NF-e, disponibilizando o motivo da rejeição. Na busca pelas autorizações na SEFAZ, caso Software encontre algum problema de rejeição, a respectiva NF-e com problemas ficará com a situação igual a rejeitada. Neste caso, após verificar a pendência ocorrida, o usuário poderá novamente editar a NF-e (a voltará para a situação Em Digitação) para realizar a correção e, após a validação e a assinatura, retransmitir para a SEFAZ.

Com problemas na transmissão/Em pendência de retorno

Caso especial de NF-e. Ocorre quando houve algum problema com a transmissão da NF-e para a SEFAZ (ou seja, não é conhecido se a NF-e foi enviada com sucesso para a SEFAZ) ou quando houve algum problema com a busca pelo retorno de autorizações da SEFAZ. Nestes casos, o usuário, através da opção de Consulta Situação na SEFAZ, deverá realizar a busca das autorizações destas NF-e's na SEFAZ. Caso a NF-e encontre-se autorizada na SEFAZ, o Software irá automaticamente mudar a situação da NF-e para Autorizada.

Existem dois tipos de NF-e:

1. Normal: é o tipo padrão de NF-e, enviado quando não existem problemas com a conexão

entre o Software contribuinte e a SEFAZ.

2. Em contingência: tipo que deve ser emitida apenas em casos de problemas de comunicação

entre o Software contribuinte e a SEFAZ. Recomenda-se a utilização somente em último caso. A NF-e em contingência implica na impressão do DANF-e em formulário de segurança.

2.6.1 Emissão e Transmissão da NF-e

Esta etapa descreve o processo de emissão e transmissão de uma Nota Fiscal Eletrônica, pelo contribuinte emissor, para a Secretaria de Fazenda, que após sua autorização de uso, transmitirá o documento eletrônico para a Secretaria da Receita Federal e Sefaz de destino, no caso de operações interestaduais, permitindo assim o trânsito da mercadoria.

Nesta etapa, o contribuinte deverá, após dispor dos dados da operação comercial, preencher os campos do arquivo da Nota Fiscal Eletrônica.

De posse do arquivo de NF-e, e após efetuar validações quanto ao correto preenchimento de seus campos, o contribuinte deverá proceder a assinatura digital do arquivo, através do padrão ICP-Brasil.

(16)

Este arquivo, já com a assinatura digital, deverá ser transmitido, pela Internet, para a Secretaria da Fazenda, previamente a ocorrência do fato gerador, ou seja, antes da saída da mercadoria de seu estabelecimento.

A transmissão de dados utilizará protocolo de segurança e/ou criptografia, visando a proteção e sigilo da informação.

A Secretaria da Fazenda, ao receber a NF-e pela Internet, realizará automaticamente uma validação de recepção, momento no qual serão avaliados eletronicamente os seguintes aspectos:

• emissor autorizado;

• assinatura digital do emitente;

• Integridade (hash code);

• formato dos campos do arquivo (esquema XML);

• regularidade fiscal do emitente;

• não existência da NF-e na base de dados da Secretaria da Fazenda (duplicidade);

Se não for detectado nenhum problema na etapa da validação de recepção, a NF-e será recebida e armazenada pela SEFAZ que, simultaneamente, retornará com um protocolo de transação com status "Autorização de Uso" e disponibilizará a NF-e, para consulta pela Internet, pelas partes envolvidas (emitente e destinatário) e aos terceiros legitimamente interessados (aqueles que dispuserem da chave de acesso da NF-e).

Somente após o contribuinte emissor receber o protocolo de transação com o status "Autorização de Uso" é que poderá haver a saída da mercadoria de seu estabelecimento, podendo ainda ser feita a transmissão da NF-e autorizada, por qualquer meio, inclusive correio eletrônico, ao destinatário. Para facilitar o controle, o trânsito da mercadoria com uma NF-e autorizada, deverá ser feito acompanhado de um documento auxiliar, impresso em papel comum, intitulado DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica).

O DANFE não é uma nota fiscal, nem substitui uma nota fiscal, servindo apenas como instrumento auxiliar para consulta da NF-e por conter impresso a chave de acesso da NF-e, permitindo assim que a validade da operação e da NF-e seja confirmada, pelo detentor deste documento auxiliar, através do site da SEFAZ na Internet. Apesar disto, no primeiro momento de implantação do projeto, o contribuinte destinatário, não emissor de NF-e, poderá escriturar este documento, sendo que sua validade fica vinculada a efetiva existência da NF-e nos arquivos das administrações tributárias

(17)

SEFAZ, que a partir deste momento poderá proceder a homologação do lançamento da NF-e, conforme legislação em vigor.

Se houver algum problema já na validação de recepção, poderão ocorrer três situações distintas: interrupção da comunicação, sem um protocolo de transação em resposta da SEFAZ; resposta da SEFAZ com protocolo de transação com status "Rejeição" e resposta da SEFAZ com protocolo de transação com status "Não Autorização de Uso".

A primeira hipótese, de interrupção da comunicação, sem um protocolo de transação em resposta da SEFAZ, ocorrerá quando, por algum problema de ordem técnica na comunicação de dados, não for possível a recepção do arquivo pela SEFAZ. Neste caso, o contribuinte deverá proceder a um novo envio da NF-e para a SEFAZ.

Já a segunda hipótese, corresponde a situação de rejeição da NF-e, devido a problemas, detectados pela SEFAZ, na validação de recepção, como: assinatura digital inválida, não preenchimento ou preenchimento inválido do número da NF-e, existência da NF-e na base de dados da SEFAZ, etc. Neste caso, o arquivo de NF-e, que foi rejeitado pela SEFAZ, não será armazenado na base de consultas da SEFAZ, podendo o contribuinte corrigir o problema e enviar novamente o arquivo para a SEFAZ.

O protocolo de transação, com status "Rejeição", conterá, além da identificação do status, a identificação do motivo da rejeição da NF-e.

A última hipótese corresponde a situação onde a NF-e não teve seu uso autorizado pela SEFAZ. Este caso ocorrerá quando houver qualquer problemas com a regularidade fiscal do emissor ou destinatário.

Na hipótese da não autorização de uso, a NF-e é armazenada para consulta na base de dados da SEFAZ com este status, não podendo este mesmo número de NF-e ser utilizado novamente pelo contribuinte emissor. Da mesma forma, o contribuinte emissor não poderá realizar a saída da mercadoria acobertada por uma NF-e cuja status seja "Não Autorizado Uso".

(18)

Consulta da NF-e

A existência de uma NF-e e sua validade poderão ser verificadas através de uma consulta no site da Secretaria de Fazenda da Unidade da Federação de origem do emitente da NF-e ou através do Portal Nacional da NF-e, a partir da informação da chave de acesso da NF-e.

A chave de acesso da NF-e , que consta impressa no DANFE, é composta pelas seguintes informações: código da UF do emitente da NF-e, ano e mês de emissão, CNPJ do emissor; modelo do documento fiscal, série, número da NF-e e código numérico que compões a chave de acesso.

O código de acesso é uma seqüência de 10 posições numéricas, geradas pelo emissor da NF-e, no momento de sua emissão e que tem como objetivo tornar menos previsível a construção da chave de acesso da NF-e.

(19)
(20)

2

2

.

.

7

7

IM

I

MPPOORRTTAARRAARRQQUUIIVVOOSS

Para a emissão da nota fiscal eletrônica será necessário digitá-la no software de emissão de notas fiscais eletrônicas ou importar os dados de uma nota fiscal no formato txt ou xml. A importação refere-se ao arquivo gerado pelo sistema Everest, apresentado no tópico:1.4 deste material.

No sistema gerador de notas fiscais eletrônicas, o procedimento a ser seguido para a importação: Importar Arquivos (Sistemas/Importar Arquivos):

Clicar no botão “Localizar” e buscar o arquivo de notas gerado pelo Sistema Everest a fim de importar todos os registros para o sistema emissor de notas fiscais eletrônicas. O Sistema irá carregar no grid da tela todos os registros apresentados no arquivo.

(21)

S

S

TTAATTUUSSDDOO

R

R

EEGGIISSTTRROOAAPPÓÓSSAAIIMMPPOORRTTAAÇÇÃÃOO

:

:

EEMMDDIIGGIITTAAÇÇÃÃOO

.

.

2

2

.

.

8

8

GE

G

ERREENNCCIIAAMMEENNTTOODDEE

NO

N

OTTAA

FI

F

ISSCCAALL

-

-

N

N

F

F

-E

-

E

(

(

VA

V

ALLIIDDAARR

IN

I

NFFOORRMMAAÇÇÕÕEESSDDAA

NO

N

OTTAA

FI

F

ISSCCAALL

)

)

Validar Informações da Nota Fiscal: o usuário deverá validar as informações da Nota Fiscal e, se necessário, corrigir os erros apontados pelo sistema. Esta validação é realizada a partir do processo: Gerenciamento de Nota Fiscal-NF-e (Notas Fiscais/Gerenciar Notas).

(22)

Filtro de Pesquisa de NF-e:

Período Preenchimento com uma data inicial e final; A pesquisa retornará todas as NF-e's cuja data de emissão esteja compreendida no intervalo de tempo informado.

Tipo de NF-e Seleção de qual o tipo de NF-e:"Normal", "Contingência" ou "Todos".A pesquisa retornará todas as NF-e's cujo tipo é igual ao selecionado. Caso informe "Todos", a pesquisa retornará incluirá "Normal" e em "Contingência".

Situação da NF-e Seleção entre uma das 9 situações da NF-e no Software Emissor NF-e ou "Todas": "Em Digitação", "Validada", "Assinada", "Em processamento na SEFAZ", "Autorizada", "Denegada", "Cancelada", "Rejeitada", "Com problemas na transmissão/com pendência".

A pesquisa retornará todas as NF-e's cuja situação é igual a informada no filtro. Caso deseje retornar todas as situações, informar "Todas".

Série Preenchimento com a série de até 3 dígitos.A pesquisa retornará todas as NF-e's da série informada.

Número Preenchimento com os número inicial e final de até 9 dígitos.A pesquisa retornará todas as NF-e's compreendidas entre os números informados.

CNPJ/CPF do Destinatário Preenchimento de até 14 dígitos.A pesquisa retornará todas as NF-e's cujo CPF ou CNPJ do destinatário inicie com o número digitado.

UF Destinatário Seleção da UF do destinatário.A pesquisa retornará todas as NF-e's cuja UF destinatário seja igual ao informado. Selecionar a opção "Todos" para considerar todas as UFs.

(23)

Observações:

Os campos do filtro de pesquisa somam-se na busca: caso seja preenchido o campo Período e o campo Série, a busca utilizará os dois campos para realizar a pesquisa; caso seja preenchido o campo Período, o campo Série e o campo Número, a busca utilizará os três campos para realizar a pesquisa e assim por diante com TODOS os campos do filtro. Caso não sejam preenchidos dados nos campos do filtro, a pesquisa retornará TODAS as NF-e's cadastradas do emitente atual

Resultados da pesquisa: Após a pesquisa, as NF-e's encontradas são apresentadas em uma lista,

conforme imagem abaixo. Caso seja clicado o título da coluna, a listagem será ordenada em ordem crescente de acordo com a coluna. Caso seja clicada novamente, será ordenada em ordem inversa.

Operações pelo Gerenciamento:

Com a listagem das NF-e's apresentadas, as seguintes operações são possíveis:

a) Validar: Realiza o processo de validação das NF-e's EM DIGITAÇÃO selecionadas. Caso não seja possível a validação, uma mensagem será gerada. A validação estrutural da NF-e.Esta validação verificará se a NF-e tem todos os seus campos obrigatórios preenchidos e se o formato dos mesmos estão em acordo com a estrutura definida.No processo de validação, caso a verificação ocorra com sucesso, o Software irá salvar a nota automaticamente.

IMPORTANTE: A VALIDAÇÃO DA NF-e NÃO ABRANGE A CONSISTÊNCIA DOS DADOS INFORMADOS, SENDO ESTES DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO EMITENTE.

Pré-condição:

Um emitente deverá estar previamente iniciado. -Deve(m) ser selecionado(s) NF-e('s) em situação igual a "Em Digitação" ou uma NF-e em criação que ainda não foi salva. Existem duas formas para a realização da validação:

Pela tela de Inclusão/Edição da NF-e:

1. Na tela de inclusão ou edição de NF-e, acessar a opção Validar.

2. Caso não haja pendências no preenchimento da nota, esta passará para a situação

"Validada". O Software gerará a Chave de Acesso da NF-e, que será o identificador da NF-e nas consultas no site da SEFAZ. Caso haja pendências, o Software informará quais foram os problemas encontrados.

Caso haja pendências, o Softwar irá informar os dados faltantes:

Pela tela de Gerenciamento de NF-e's:

(24)

2. Realizar a pesquisa pela(s) nota(s) com situação "Em Digitação" que será(ão) validada(s) 3. Selecionar a(s) nota(s) a ser(em) validadas e clicar em Validar

4. Caso não haja pendências no preenchimento da(s) nota(s), esta(s) passará(ão) para a situação "Validada". O Software gerará a Chave de Acesso da NF-e de cada uma, que será o identificador da NF-e nas consultas no site da SEFAZ. Caso haja pendências, o Software alertará quais NF-e's não foram possíveis de validação. Para maiores detalhes, realizar o detalhamento da NF-e com pendência e verificá-la.

5. Validação com sucesso pelo gerenciamento:

S

S

TTAATTUUSSDDOO

R

R

EEGGIISSTTRROOAAPPÓÓSSAAVVAALLIIDDAAÇÇÃÃOO

:

:

VVAALLIIDDAADDAA

.

.

Obs.: Caso a validação apresente erros no registro (nota), apresentará situação: Em Digitação, até que o mesmo seja ajustado. Para este ajuste o usuário deverá clicar no botão “Detalhar” e ajustar os parâmetros que necessitam de manutenção. Detalhar e Editar: Apresenta o detalhamento das informações da NF-e selecionada. Apenas UMA NF-e deve ser selecionada para que esta opção torne-se disponível.

• OBSERVAÇÃO: SOMENTE NOTAS DE SITUAÇÃO EM DIGITAÇÃO, VALIDADA, ASSINADA (SENDO O TIPO NORMAL OU SENDO DO TIPO ASSINADA SEM O DANFE IMPRESSO) OU REJEITADA PODERÃO SER EDITADAS. NAS DEMAIS SITUAÇÕES, NÃO É PERMITIDA A EDIÇÃO, SOMENTE O DETALHAMENTO.

(25)

c) Assinar: Realiza o processo de assinatura das NF-e's VALIDADAS selecionadas. Caso não seja possível a assinatura, uma mensagem será gerada.

Assinando uma Nota Fiscal eletrônica (NF-e)

A assinatura é parte integrante do processo de emissão, garantindo a integridade e autoria da Nota Fiscal eletrônica. Para realizar a assinatura é necessário possuir um Certificado Digital ICP-Brasil válido, contendo o CNPJ do emissor.

Pré-condição:

-Um emitente deverá estar previamente iniciado.

-Deve(m) ser selecionado(s) NF-e('s) em situação igual a "Validada"

-Deve-se possuir um Certificado Digital ICP-Brasil válido para o Projeto Nota Fiscal eletrônica Existem duas formas para a realização da assinatura:

Pela tela de Detalhamento/Edição da NF-e:

1. Na tela de detalhamento/edição de NF-e, acessar a opção Assinar

2. Na janela de seleção de Certificado Digital, escolher o Arquivo (para Certificado tipo A1), informando a senha, ou Repositório (para Certificado tipo A3)

3. Após a seleção, clicar em Selecionar.

4. Caso não haja problemas com o certificado, a nota será assinada, ficando com a situação igual a "Assinada" e pronta para ser transmitida para a SEFAZ correspondente.

Pela tela de Gerenciamento de NF-e's:

1. Acessar o menu: Notas Fiscais -> Gerenciar Notas

2. Realizar a pesquisa pela(s) nota(s) com situação "Validada" que será(ão) assinada(s) 3. Selecionar a(s) nota(s) a ser(em) assinada(s) e clicar em Assinar

4. Na janela de seleção de Certificado Digital, escolher o Arquivo (para Certificado tipo A1), informando a senha, ou Repositório (para Certificado tipo A3)

5. Após a seleção, clicar em Selecionar.

Caso não haja problemas com o certificado, a nota será assinada, ficando com a situação igual a "Assinada" e pronta para ser transmitida para a SEFAZ correspondente.

S

S

TTAATTUUSSDDOO

R

R

EEGGIISSTTRROOAAPPÓÓSSAAVVAALLIIDDAAÇÇÃÃOO

:

:

AASSSSIINNAADDOO

.

.

O Sistema irá habilitar o botão “Transmitir” para os registros que apresentarem status “Assinado”.

d) Transferir: Realiza o processo de transmissão das NF-e's ASSINADAS selecionadas. Caso não seja

possível a transmissão, uma mensagem será gerada. A transmissão da NF-e é o processo de envio do documento eletrônico para a SEFAZ correspondente. Após esta transmissão da NF-e entrará em uma fila de processamento na SEFAZ, e esta enviará para o Software Emissor um recibo de , sendo parte integrante do processo de emissão de notas, garantindo a integridade e autoria da Nota Fiscal eletrônica. Para realizar a assinatura é necessário possuir um Certificado Digital ICP-Brasil válido, contendo o CNPJ do emissor.

(26)

-Um emitente deverá estar previamente iniciado.

-Deve(m) ser selecionado(s) NF-e('s) em situação igual a "Assinada" Existem duas formas para a realização da transmissão:

Pela tela de Detalhamento/Edição da NF-e:

1. Na tela de detalhamento/edição de NF-e, acessar a opção Transmitir

2. Na janela de seleção de Certificado Digital, escolher o Arquivo (para Certificado tipo A1), informando a senha, ou Repositório (para Certificado tipo A3)

3. Após a seleção, clicar em Selecionar.

4. O software Emissor NF-e irá realizar a transmissão, exibindo ao final se a NF-e foi enviada para a SEFAZ com sucesso. Caso a NF-e foi recepcionada com sucesso pela SEFAZ, a situação da nota passará a "Em processamento na SEFAZ" e o processo de busca pelo retorno será executado.

Pela tela de Gerenciamento de NF-e's:

1. Acessar o menu: Notas Fiscais -> Gerenciar Notas

2. Realizar a pesquisa pela(s) nota(s) com situação "Assinada" que será(ão) assinada(s) 3. Selecionar a(s) nota(s) a ser(em) assinada(s) e clicar em Transmitir

4. Na janela de seleção de Certificado Digital, escolher o Arquivo (para Certificado tipo A1), informando a senha, ou Repositório (para Certificado tipo A3)

5. Após a seleção, clicar em Selecionar.

6. O software Emissor NF-e irá realizar a transmissão, exibindo ao final se a NF-e foi enviada para a SEFAZ com sucesso. Caso a NF-e foi recepcionada com sucesso pela SEFAZ, a situação da nota passará a "Em processamento na SEFAZ" e o processo de busca pelo retorno será executado.

S

S

TTAATTUUSSDDOO

R

R

EEGGIISSTTRROOAAPPÓÓSSAAVVAALLIIDDAAÇÇÃÃOO

:

:

EEMMPPRROOCCEESSSSAAMMEENNTTOONNAASSEEFFAAZZ

.

.

O Sistema irá habilitar o botão “Consulta Situação na SEFAZ” para os registros que apresentarem status “Em processamento na SEFAZ”. Os registros enviados para SEFAZ apresentação as situações abaixo:

a) Em processamento

b) Autorizado: autoriza a impressão da DANFE. c) Denegado:processo inválido.

(27)

1. A partir de uma NF-e do tipo "Normal" e com situação igual a "Autorizada"

2. A partir de uma NF-e do tipo "Contingência" com situação igual a "Assinada" ou "Autorizada"

3. A partir de uma NF-e do Tipo “Contingência” e com situação= “Assinada”

Lembrando que um DANF-e a ser impresso a partir de uma NF-e em Contingência SEMPRE precisará ser realizado em Formulário de Segurança.

Pré-condição:

-Um emitente deverá estar previamente iniciado.

-Deve(m) ser selecionado(s) NF-e('s) do tipo "Normal" em situação igual a "Autorizada" ou do tipo "Contingência" em situação igual a "Assinada" ou "Autorizada"

Existem duas formas para a realização da impressão do DANF-e:

1 ) Pela tela de Detalhamento/Edição da NF-e:

1. Na tela de detalhamento/edição de NF-e, acessar a opção Imprimir DANFE 2. Na tela de seleção das opções de DANF-e, preencher conforme o desejado:

1. Formato de Impressão: "Frente" ou "Frente e Verso" - Opção para gerar o modelo

para impressão apenas utilizando a frente do papel ou gerar o modelo para impressão utilizando a frente e o verso do papel (IMPORTANTE: o Software Emissor gera APENAS o modelo a ser impresso. A impressão frente ou frente e verso é de responsabilidade do usuário, configurando ou acertando corretamente o papel e a impressora).

2. Com Formulário Pré-Impresso - Caso esteja selecionado com a opção "Sim", o

Software gerará um modelo a ser impresso apenas com os dados da NF-e, sendo que o usuário tem a responsabilidade de acertar o papel já com o modelo de DANF-e a ser utilizado.

3. Após a seleção, clicar em Visualizar.

4. O software Emissor NF-e irá gerar o modelo de DANF-e conforme os dados da NF-e e a seleção das opções de DANF-e. O modelo também poderá ser salvo em formato PDF.

(28)

2 ) Pela tela de Gerenciamento de NF-e's:

1. Acessar o menu: Notas Fiscais -> Gerenciar Notas

2. Realizar a pesquisa pela(s) nota(s) do tipo "Normal" em situação igual a "Autorizada" ou do tipo "Contingência" em situação igual a "Assinada" ou "Autorizada"

3. Selecionar a(s) nota(s) a ser(em) assinada(s) e clicar em Imprimir DANFE 4. Após a seleção das opções de DANF-e, clicar em Visualizar

5. O software Emissor NF-e irá gerar o modelo de DANF-e conforme os dados da(s) NF-e('s) e a seleção das opções de DANF-e. O modelo também poderá ser salvo em formato PDF.

6. O Software marcará que o DANFE da(s) NF-e('s) foi(ram) impresso(s).

f) Consulta Situação na SEFAZ:Realizar a consulta da situação da NF-e ASSINADA ou AUTORIZADA na SEFAZ correspondente, atualizando para a nova situação caso necessário.

g) Exportar:O processo de exportação permite a geração em um ou mais arquivos dos dados contidos no Software Emissor NF-e, para transferência para outro software ou para outro sistema de informação.

(29)

Exportação em TXT

A exportação em TXT das NF-e's sempre gera UM arquivo contendo os registros selecionados.

Pré-condição

Um emitente deverá estar previamente iniciado.

Exportação em TXT: Notas Fiscais eletrônicas

Qualquer NF-e pode ser exportados para TXT, mas perderá a assinatura, a autorização, o cancelamento ou a denegação, caso existirem. Ao importar, todas serão colocadas em situação "Em Digitação"

Existem duas formas:

a)Pelo gerenciamento de Notas

1. Acessar o menu: Notas Fiscais -> Gerenciar Notas

2. Realizar a pesquisa pela(s) NF-e(s) cadastrada(s) que será(ão) exportada(s); 3. Selecionar a(s) NF-e(s) a ser(em) exportadas(s);

4. Selecionar a opção Exportar...

5. Selecionar o tipo de arquivo a ser gerado como "Arquivo TXT"

6. Na tela de exportação de arquivos, escolher o local e o arquivo, digitando ou clicando no botão Localizar e selecionando o local e arquivo.

7. Clicar em Exportar

8. Ao final, será apresentado o resultado da exportação no quadro Dados do Processamento b) Pela tela de detalhe da NF-e

1. Na tela de detalhamento da NF-e (Cuidado: A tela de edição ou inclusão de NF-e não permitem a exportação) Selecionar a opção Exportar...

2. Selecionar o tipo de arquivo a ser gerado como "Arquivo TXT"

3. Na tela de exportação de arquivos, escolher o local e o arquivo, digitando ou clicando no botão Localizar e selecionando o local e arquivo.

4. Clicar em Exportar

5. Ao final, será apresentado o resultado da exportação no quadro Dados do Processamento

Pré-condição

-Um emitente deverá estar previamente iniciado.

Exportação em XML: Notas Fiscais eletrônicas: APENAS NF-e's em situação assinada, autorizada,

denegada ou cancelada poderão ser exportadas. Qualquer outra situação será impedida de exportar em XML. Caso existam cancelamentos dentre as NF-e's exportadas, poderão ser gerados mais arquivos XML do que o número de NF-e's selecionadas. Exemplo: caso sejam exportadas para XML duas NF-e's, uma assinada e outra cancelada, serão gerados três arquivos XML.

(30)

1 ) Pelo gerenciamento de Notas

1. Acessar o menu: Notas Fiscais -> Gerenciar Notas

2. Realizar a pesquisa pela(s) NF-e(s) cadastrada(s) assinada(s), autorizada(s), denegada(s) ou cancelada(s) que será(ão) exportada(s);

3. Selecionar a(s) NF-e(s) a ser(em) exportadas(s); 4. Selecionar a opção Exportar...

5. Selecionar o tipo de arquivo a ser gerado como "Arquivo XML"

6. Na tela de exportação de arquivos, escolher o diretório onde serão gerados os arquivos, digitando ou clicando no botão Localizar e selecionando o diretório. 7. Clicar em Exportar

8. Ao final, será apresentado o resultado da exportação no quadro Dados do

Processamento

2 ) Pela tela de detalhe da NF-e

a. Na tela e detalhamento da NF-e (Cuidado: A tela de edição ou inclusão de NF-e não permitem a exportação) Selecionar a opção Exportar...

b. Selecionar o tipo de arquivo a ser gerado como "Arquivo XML"

c. Na tela de exportação de arquivos, escolher o diretório onde serão gerados os arquivos, digitando ou clicando no botão Localizar e selecionando o diretório. d. Clicar em Exportar

e. Ao final, será apresentado o resultado da exportação no quadro Dados do

Processamento

h) Cancelar: Após a autorização de uma NF-e, esta poderá ser cancelada a partir da operação de Cancelamento de NF-e. Apenas NF-e's autorizadas podem ser canceladas. IMPORTANTE: a exclusão de Nota Fiscal eletrônica pela opção Excluir não realiza o cancelamento da NF-e. Após ter sido recebida pela SEFAZ, uma NF-e poderá ser objeto de cancelamento por pedido do emitente.

Somente poderá ser cancelada uma NF-e que tenha sido previamente autorizado o seu uso pelo Fisco (protocolo "Autorização de Uso") e que não tenha ainda ocorrido o fato gerador, ou seja a saída da mercadoria do estabelecimento.

Além disso, uma NF-e somente poderá ser cancelada durante um determinado período de tempo, estabelecido pela legislação, após sua emissão e recepção pela SEFAZ.

Para o cancelamento de uma NF-e, o emissor deverá comunicar-se com a SEFAZ, enviando uma mensagem no formato XML (extensible markup language), com assinatura digital, solicitando o

(31)

Pré-condição:

-Um emitente deverá estar previamente iniciado. -Deve(m) ser selecionado(s) NF-e('s) em situação igual a "Autorizada". Existem duas formas para a realização do cancelamento:

1 ) Pela tela de Detalhamento/Edição da NF-e:

1. Na tela de detalhamento/edição de NF-e, acessar a opção Cancelar NF- Escrever a Justificativa para o Cancelamento (mínimo de 15 caracteres)

2. Na janela de seleção de Certificado Digital, escolher o Arquivo (para Certificado tipo A1), informando a senha, ou Repositório (para Certificado tipo A3)

3. Após a seleção, clicar em Selecionar.

4. O software Emissor NF-e irá realizar a transmissão da solicitação de Cancelamento da NF-e para a SEFAZ correspondente, exibindo ao final se a NF-e foi cancelada com sucesso. Caso a NF-e foi cancelada a situação da nota passará para "Cancelada".

2 ) Pela tela de Gerenciamento de NF-e's:

1. Acessar o menu: Notas Fiscais -> Gerenciar Notas

2. Realizar a pesquisa pela(s) nota(s) com situação "Autorizada" que será(ão) cancelada(s) 3. Selecionar a(s) nota(s) a ser(em) assinada(s) e clicar em Cancelar NF-e

4. Escrever a Justificativa para o Cancelamento (mínimo de 15 caracteres)

5. Na janela de seleção de Certificado Digital, escolher o Arquivo (para Certificado tipo A1), informando a senha, ou Repositório (para Certificado tipo A3)

6. Após a seleção, clicar em Selecionar.

7. O software Emissor NF-e irá realizar a transmissão da solicitação de Cancelamento da NF-e para a SEFAZ correspondente, exibindo ao final se a(s) NF-e('s) foi(ram) cancelada(s) com sucesso. Caso a(s) NF-e('s) foi(ram) cancelada(s) a situação da(s) nota(s) passará(ão) para "Cancelada".

h) Excluir: A opção de exclusão de NF-e do Software Emissor NF-e. Esta ação apaga a NF-e do software, não sendo possível a sua recuperação posteriormente.

IMPORTANTE: A EXCLUSÃO DE UMA NF-e AUTORIZADA, CANCELADA OU DENEGADA NO SOFTWARE NÃO REMOVE A RESPECTIVA NF-e DA BASE DE DADOS DA SEFAZ.

IMPORTANTE: NÃO É PERMITIDO A EXLUSÃO DE NF-e:

• COM A SITUAÇÃO IGUAL A "EM PROCESSAMENTO NA SEFAZ"

• COM A SITUAÇÃO IGUAL A "ASSINADA", TIPO "CONTINGÊNCIA" E DANF-e IMPRESSO

Pré-condição:

-Um emitente deverá estar previamente iniciado. Existem duas formas para a realização da validação:

(32)

1. Na tela de inclusão ou edição de NF-e, acessar a opção Excluir

2. Caso a NF-e satisfaça as condições para a exclusão, a nota será removida do sistema, não podendo mais ser recuperada.

2 ) Pela tela de Gerenciamento de NF-e's:

1. Acessar o menu: Notas Fiscais -> Gerenciar Notas 2. Realizar a pesquisa pela(s) nota(s) a ser(em) removida(s) 3. Selecionar a(s) nota(s) a ser(em) excluída(s) e clicar em Excluir

4. Caso a(s) NF-e('s) satisfaça(m) as condições para a exclusão, a(s) nota(s) será(ão) removida(s) do sistema, não podendo mais ser(em) recuperada(s).

Referências

Documentos relacionados

Quando as carnes in natura (bovina, suína, frango, peixe e outros) e seus produtos cárneos, que são utilizados na alimentação humana, iniciam o processo

Os dados sobre apreensão de animais silvestres vivos nos Municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Manuel Urbano, Marechal Thaumaturgo,

16 Há três tempos distintos de rotação que podemos considerar: (i) tempo de rotação do capital circulante: o tempo necessário para que o capital circulante realize um ciclo

Το αν αυτό είναι αποτέλεσμα περσικής χοντροκεφαλιάς και της έπαρσης του Μιθραδάτη, που επεχείρησε να το πράξει με ένα γεωγραφικό εμπόδιο (γέφυρα σε φαράγγι) πίσω

 Pode ter de garantir a guarda e vigilância da escola nas folgas, férias e/ou impedimentos dos assistentes operacionais António Joaquim Martins e José Manuel

português recebeu de outras línguas foram assimiladas pacificamente. 1) “Os estudos de natureza estatística vêm mostrando, já há algum tempo, que há grande

Anais do 2º Seminário de Estudos da Informação - 1o Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação/Região Sudeste: A

Quando ensaio de acordo com 5.3 (ensaio de força dinâmica e integridade), um dispositivo de ancoragem não pode soltar a massa rígida de ensaio, e esta não pode tocar no