• Nenhum resultado encontrado

António Rocha Presidente da Câmara Municipal de Belmonte

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "António Rocha Presidente da Câmara Municipal de Belmonte"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)
(2)

António Rocha

Presidente da Câmara Municipal de Belmonte

Caros amigos,

Chegámos a um novo ano e renovamos as nossas

energias. Estas datas servem para festejarmos a

alegria da família e dos amigos, e também para

olharmos para as nossas vidas, fazer balanços, e

projetar novos desafios.

Temos de nos reinventar constantemente, ter a

ousadia de tentar coisas novas e assumir novas

metas. É com esse sentido que a Câmara Municipal

de Belmonte vai enfrentar o ano de 2020. Num

tempo de contenções financeiras, teremos de ser

originais e não perder a ambição de continuar a

desenvolver o Concelho - encontrando soluções,

financiamentos, investidores, parcerias,

projetan-do novas ideias e assuminprojetan-do firmes

compromis-sos.

É um desafio que me responsabiliza como Presidente

de Câmara, mas é um desafio coletivo de

to-dos, dos eleitos na Assembleia Municipal, nos

diferentes órgãos das freguesias, é um desafio

dos empresários, dirigentes associativos, de cada

cidadão. A Câmara Municipal de Belmonte estará

na linha da frente com todos, num trabalho

dinâmico e empenhado. É preciso apoiar as nossas

famílias, estar ao lado dos mais carenciados,

incentivar o nosso tecido empresarial, dinamizar

o setor cultural. Estou certo de que este novo ano

será um tempo de alegrias para todos. Feliz e

Próspero Ano de 2020! 

(3)

Belmonte Cultura | EDITORIAL 03

Damos início a um Novo

Ano. Uma renovada

espe-rança nas nossas vidas e

um novo ciclo para a

nos-sa terra. A Câmara

Muni-cipal continua a preparar

trabalho para garantir

uma maior qualidade de

vida no concelho de

Bel-monte. Temos uma série

de iniciativas preparadas

para o primeiro trimestre

deste ano. O que é que

mais gosta?

Temos um pouco de tudo. Repare.   Depois da merecida homenagem a Samuel Shwartz, do sucesso da Festa das Luzes que ilumi-nou Belmonte na última semana do ano, em plena celebração do «Hanukkah», arrancamos em janeiro com o assinalar do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, como palestras, uma exposição fotográfica e a exibição de filmes. Ainda para despedir do ano 2019, vamos entregar os prémios dos concursos locais, das montras, dos

bolos, dos presépios, das fotografias do Ma-deiro… os vencedores não ficaram esquecidos. Terão o seu reconhecimento. E já agora, quer ser reconhecido em toda a região? Por todo o país? Então, a cara do próximo cartaz do Belmonte Medieval pode bem ser a sua. Basta participar no casting - não há limites de idade.

Fevereiro será o tradicional mês da folia. Os bailes animados, os desfiles de Carnaval das escolas, com a participação das crianças do pré - escolar e 1.º Ciclo, o enterro do entrudo no Colmeal da Torre. Mas há mais. Temos o popular Mercado Belmontino, pleno de tradições, gastronomia, produtos agrícolas e artesanato local. E temos o glamour do Baile de Finalistas para os mais jovens. A não perder.

Mas não se fica por aqui a alegria. Em março vamos ter música, muita música, para descobrir novos talentos. Um desafio aos músicos que têm uma oportunidade de brilhar. Teremos ainda os festejos do Dia da Mulher, o assinalar do Dia do Teatro e o Dia da Árvore. E festejamos o trime-stre com a VII Prova de Vinhos Caseiros que é já um sucesso no concelho e empolga os nossos produtores.

Nada disto faz sentido sem a sua presença, a sua participação e envolvimento. Apelamos assim a que saiam de casa e participem na vida coletiva de Belmonte, um concelho em ação que tem muito que oferecer.

(4)

Janeiro

DESTAQUE DO MÊS

Casting - Cartaz Belmonte Medieval 2020

(5)
(6)

06 Belmonte Cultura | JANEIRO

Entrega de Prémios

dos Concursos 2019

Casting - Cartaz

Belmonte Medieval

2020

26 DE JANEIRO, 15:00h

Auditório Museu Judaico • Belmonte

18 E 19 DE JANEIRO, 14:00h Castelo de Belmonte

ORGANIZAÇÃO: CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE ORGANIZAÇÃO: CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE E EMPDS -

EMPRESA MUNICIPAL DE BELMONTE

Belmonte Medieval 2020 está à tua espera! Não percas a oportunidade e participa numa sessão fotográfica cheia de história para que tenhas a oportunidade de ser a próxima cara do cartaz do Belmonte Medieval 2020.

Inscrições: cultura@cm-belmonte.pt

Convidamos todos os participantes dos diversos con-cursos a marcarem presença na entrega dos prémios. A tarde conta ainda com um momento musical por parte da Escola de Música de Belmonte.

Serão premiados os seguintes concursos: • Concurso de Montras

• Concurso de Flores • Concurso de Bolos Caseiros • Concurso Belmonte Medieval • Concurso dos Presépios • Concurso dos Madeiros

• Concurso de Melhor Fotografia de Madeiro a Arder • Sorteio do “Natal rima com Comércio Tradicional”

(7)

Belmonte Cultura | JANEIRO 07

100 Anos passados

a caminho do futuro

por Carlos Afonso

Fazendo uma análise da evolução da sociedade e per-correndo várias décadas, desde os anos 20 do século XX até aos dias de hoje, conclui-se que grandes trans-formações se operaram em Portugal e em particular em Belmonte e é sobre este que quero falar-vos. Indo às catacumbas da memória recuo 100 anos, década de 20 do século XX.

Nesta década, mais concretamente em 1925, chega a luz eléctrica a Belmonte, algo muito significativo. Um luxo para a época que não estava acessível à grande esmagadora maioria das localidades portuguesas, pois Belmonte há quase cem anos que tem luz eléctrica na via pública (pelo menos na malha urbana mais antiga). Foi uma evolução muito significativa. Outro importante acontecimento dessa década foi a obra de Samuel Schwarz, que deu a conhecer ao mun-do a Comunidade Judaica de Belmonte e a particularidade de manter a sua religião em segredo. Até então, era desconhecida a comunidade e o seu secretismo em Portugal e no Mundo.

Nas décadas de 30 e 40 a vila pouco teve de rele-vante. Vivia-se a penumbra de um regime fascista. Passava-se muita fome, facto comum e transversal ao Portugal desses anos.

Mesmo assim foi rebaixada a rua principal entre a Câmara e a Tulha. Construiu-se a Casa do Povo e re-cuperou-se o Castelo que estava em ruínas. No fundo,

não foram obras que tivessem impacto na vida das pessoas.

A década de 50 foi de grande progresso. Chega em 1952 a água canalizada, vinda por gravidade de Aldeia de Souto para o depósito junto à Igreja Nova. Este bem precioso foi uma revolução a muitos níveis, mas em particular na saúde pública. A população passou a ter água todos os dias e mais perto, pois foram colocados quatro fontanários em sítios estratégicos de forma a servir toda a popu-lação. Também se dão os primeiros passos ao nível do saneamento básico.

Outro grande acontecimento da década de 50 foi a criação e abertura do Colégio, no ano 1957, que ao nível da educação foi de uma importância in-comensurável para a vila e para a região. Aqui apa-rece a mão, o corpo e a alma de Manuel Marques. A década de 60 foi pioneira ao nível do urbanismo. As ruas são alargadas e calcetadas, é reformulada a rede eléctrica e são feitas outras obras que mudaram a face de Belmonte. O saneamento foi alargado bem como a rede de água que agora chegava a muito mais habitações apesar de uma grande parte da população ainda se abastecer nos fontanários. Já no final da década de 60, 1969 é o ano mágico ao nível da industrialização. É fundada a primeira fábrica de confecções (CESBEL) que funcionou como embrião para todas as outras fábricas que o Concelho de Belmonte teve em todo o século XX. Mais uma vez Manuel Marques marca a diferença com a sua visão muito à frente. Foi uma década que teve grandes repercussões no Belmonte de hoje,

(8)

08 Belmonte Cultura | JANEIRO

assim como toda a década seguinte.

Os anos 70 foram a década de todos os sonhos. Em 1974 o paradigma das relações humanas mudou radicalmente, a liberdade chegou e Abril abriu todas as portas aos sonhos. Foi um crescer de fábricas por todo o lado, o que acabou por marcar esta década pela industrialização, e no caso belmontense, de um florescimento da mono-indústria das confecções. Surgem pela primeira vez na vila os loteamentos mu-nicipais (sendo o Bairro do Olival Grande o primeiro) com preços controlados e regras bem definidas. Os lotes eram destinados apenas a pessoas de menores recursos, o que permitiu trabalhadores operários construir a sua casa.

Abril semeou sonhos e esperanças. As pessoas pas-saram ter mais acesso à saúde, a educação democrati-zou-se, os direitos sociais foram uma realidade. A década de 80 foi de estagnação tanto ao nível local como nacional.

Os anos noventa foram um virar de página. Houve a definição de uma estratégia de futuro orientada para uma aposta no desenvolvimento baseado no sector terciário - o turismo. Era necessário dar a volta e apostar em actividades diversificadas até porque já se perspectivava o desmoronar da confecção e a mono-indústria não dava garantias de futuro. A con-fecção que ficou foi a que foi capaz de competir com a sua qualidade a nível mundial.

Mudança de milénio e de década, século XXI e início de década. Nesta primeira década do segundo milé-nio o desenvolvimento pautou-se pela consolidação da rede museológica e a integração de Belmonte na

rede das Aldeias Históricas. A juntar a isto, a par-ticularidade da Comunidade Judaica que começou a atrair cada vez mais turistas. Nesta primeira década deram-se grandes passos para Belmonte ser a vila turística que hoje é no panorama nacional. A segunda década que agora termina foi o afirmar desta sua vertente turística com a construção do Mu-seu dos Descobrimentos e as reformulações do MuMu-seu Judaico e do Ecomuseu do Zêzere.

Uma nova década vai começar e 2020 está já aí. Novos desafios. Novas vontades. É preciso juntar forças para que os próximos dez anos sejam uma porta aberta para o futuro. Certamente o desejo daqueles que gostam do progresso fará com que se unam as mãos necessárias para o conseguir. Só assim se poderá afirmar Belmonte como uma terra de futuro. Para isso será necessário aprender com os erros do passado e assim fazer melhor. Não podemos continu-ar a dizer mal por dizer, criticcontinu-ar sim… sempre! Com o objectivo de que se faça melhor, porque o concelho assim o exige e merece.

Este texto é uma parceria entre a BELMONTE CULTURA e o JORNAL DE BELMONTE

(9)

Belmonte Cultura | JANEIRO 09

Dia Internacional em

Memória das Vítimas

do Holocausto

Fantasia Lusitana

Sessão Escolas

‘O Fotógrafo de Mauthausen’

‘Einsatzgruppen

-Os comandos da morte’

27 DE JANEIRO

26 DE JANEIRO, 16:00h

Auditório Museu Judaico • Belmonte Longa-metragem

João Canijo | Portugal | 2010 | 66’

29 DE JANEIRO

Sala Biblioteca Escolar Longa-metragem

Mar Targarona | Espanha | 2019 | 100’

Documentário

Michaël Prazan | França | 2009 | 50’

ORGANIZAÇÃO: CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE E EMPDS - EMPRESA MUNICIPAL DE BELMONTE Este é um dia de lembrança das vítimas provocadas

pelo genocídio da Alemanha nazi sobre

os judeus, ciganos, homossexuais, deficientes físi-cos e mentais, opositores do regime

nazista, entre muitos outros, ocorrido durante a II Guerra Mundial.

A propaganda imaginada e imaginária do sala-zarismo, durante a II Grande Guerra, pregava a proeza de uma neutralidade devida ao génio de Salazar. Segundo essa propaganda, que

proclamava a ausência da guerra no meio da guerra, mesmo com o fluxo de refugiados que chegava a Lisboa, Portugal era um paraíso de paz e tranquilidade, “um oásis de paz” totalmente alheio a uma guerra que só dizia respeito aos outros. A propaganda, elevada a extremos nas crónicas do Jornal Português, aju-dou a criar uma espécie de inconsciência protetora que seria cómica se não fosse trágica.

(10)
(11)

Belmonte Cultura | JANEIRO 11

Biblioteca

Municipal

de

Belmonte

JANEIRO

Autora do Mês

INÊS RAMOS ROCHA

Chá Literário

24 DE JANEIRO

Hora do Conto

INSECTOS EM MISSÃO ESPACIAL

por MARÍLIA ASCENSO

1º CICLO

(12)

Fevereiro

DESTAQUE DO MÊS

Mercado Belmontino 2020

(13)
(14)

14 Belmonte Cultura | FEVEREIRO

ORGANIZAÇÃO: COMISSÃO DE FINALISTAS 2019/20

Baile de Finalistas

2019/20

15 DE FEVEREIRO, 21:00h Pavilhão Multiusos• Belmonte

Venha apoiar os finalistas do Agrupamento Pedro Álvares Cabral no Baile de Gala que marca o fim de uma importante etapa.

O encontro será no Pavilhão Multiusos de Belmonte numa noite que será certamente inesquecível! A todos, desejamos que o futuro seja repleto de sucessos!

(15)

Belmonte Cultura | FEVEREIRO 15

ORGANIZAÇÃO: CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE E

ESCOLAS DO CONCELHO ORGANIZAÇÃO: EMPDS - EMPRESA MUNICIPAL DE BELMON-TE E CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE

Desfile de Carnaval

das Crianças

Mercado

Belmontino 2020

21 DE FEVEREIRO, 10:00h

Rua Pedro Álvares Cabral • Belmonte

22 E 23 DE FEVEREIRO Pavilhão Multiusos • Belmonte

A 21 de fevereiro realiza-se o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas do Concelho do Belmonte, onde participam alunos do pré - esco-lar e 1.º Ciclo. Esta iniciativa enche de

alegria e cor a rua, sendo também uma prova da imaginação e criatividade da comunidade escolar.

O Mercado Belmontino pretende ser um espaço de promoção e divulgação de tradições e sabores da nossa gastronomia, produtos agrícolas locais e regionais e artesanato local.

Este certame quer ser o motor impulsionador das atividades agro-alimentares do Concelho de Belmonte, fomentando a marca “Belmonte”.

(16)

16 Belmonte Cultura | FEVEREIRO

ORGANIZAÇÃO: CCDR COLMEAL DA TORRE

Enterro do Entrudo

25 DE FEVEREIRO, 21:00h

Colmeal da Torre

A terça-feira de Carnaval é já marcada pelo Enter-ro do Entrudo no Colmeal da Torre.

Na habitual procissão há vários momentos sarcásticos, como um padre a “fingir” e que tem como figura principal um boneco realizado com palha, o Entrudo, que é levado numa

padiola pelas ruas da Terra. No fim da procissão o boneco é queimado no Largo da Igreja.

(17)

Belmonte Cultura | FEVEREIRO 17

Biblioteca

Municipal

de

Belmonte

FEVEREIRO

Autor do Mês

PEDRO GARCIA ROSADO

Hora do Conto

SAPO NO INVERNO

por MAX VELTHUIJS

PRÉ-ESCOLAR

(18)

Março

DESTAQUE DO MÊS

À Descoberta de Novos Talentos

(19)
(20)

20 Belmonte Cultura | MARÇO

ORGANIZAÇÃO: CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE

CONCURSO DE BANDAS

À Descoberta de

Novos Talentos

06 A 08 DE MARÇO

Auditório da Santa Casa • Belmonte

À semelhança de anos transatos a quinta edição do concurso “À Descoberta de Novos Talentos” receberá novos projetos musicais que sem dúvida vão dar que falar futuramente.

A banda vencedora, além de receber um prémio monetário irá atuar nas Festas do Concelho, no próximo mês de abril.

Os The Sleepwalker’s, vencedores da 4ª edição do Concurso de Bandas À Descoberta de Novos Talentos de Belmonte de 2018, são uma banda lisboeta que toca “bom rock’n’roll feito de cowboys, personalidade, música e energia.”

Três rapazes, uma rapariga, mais duas guitarras com mais um baixo a dividir pelos ritmos frenéticos de uma bateria é a matemática dos vários temas que compõem e que têm carregado um pouco por todo a país desde 2017. Hugo Gomes, Inês Gomes, Guil-herme Raposo e Francisco “Chico” Medeiros garantem que têm oferecido

good vibes que lembram os sessentas

e setentas, Indie Contemporâneo e Pop-Rock, alinhamento que pudemos confirmar na sua excelente apre-sentação nas Festas do Concelho do ano passado, onde abriram o concerto dos The Gift no dia 26 de abril.

(21)

Belmonte Cultura | MARÇO 21

ORGANIZAÇÃO: CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE E EMPDS - EMPRESA MUNICIPAL DE BELMONTE ORGANIZAÇÃO: CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE

BTL 2020

Comemoração do

Dia Internacional da

Mulher

11 A 15 DE MARÇO

FIL • Parque das Nações • Lisboa

08 DE MARÇO

Em mais uma edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realiza na FIL de 11 a 15 de março, Belmonte estará presente com stand próprio para apresentar todas as suas potenciali-dades. Passe por lá, não deixe de nos fazer uma visita.

(22)

22 Belmonte Cultura | MARÇO

ORGANIZAÇÃO: CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE ORGANIZAÇÃO: COMISSÃO DE FESTAS

Festa de S. José

Dia Mundial da

Árvore

19 DE MARÇO

Carvalhal Formoso

21 DE MARÇO Belmonte

No Dia do Pai, celebra-se no Carvalhal Formoso a tradicional Festa de S. José.

(23)

Belmonte Cultura | MARÇO 23

ORGANIZAÇÃO: CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE ORGANIZAÇÃO: EMPDS - EMPRESA MUNICIPAL DE BELMON-TE E CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE

Dia do Teatro

VII Prova de Vinhos

Caseiros

27 DE MARÇO

29 DE MARÇO, 14:30h Estação de Belmonte

A data foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro. Neste dia vamos apresentar peças de teatro para o público escolar e público em geral.

Programa em: www.cm-belmonte.pt

Não percam a oportunidade de participar neste concurso, porque mais que um concurso, é um convívio de produtores de vinho caseiro do nosso concelho.

O público em geral está convidado a vir provar e votar no seu vinho favorito.

(24)
(25)

Belmonte Cultura | MARÇO 25

Biblioteca

Municipal

de

Belmonte

MARÇO

Autora do Mês

INÊS PEDROSA

Chá Literário

13 DE MARÇO

Hora do Conto

INSECTOS EM MISSÃO ESPACIAL

por MARÍLIA ASCENSO

ALUNOS COM MEDIDAS ADICIONAIS DE SUPORTE À APRENDIZAGEM E À INCLUSÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO ÁLVARES CABRAL

18 DE MARÇO

O RAPAZ DA BICICLETA DE VENTO E OUTRAS ANDANÇAS

por JOÃO MANUEL RIBEIRO

1º CICLO

(26)

Belmonte

Culinária

apresenta a receita de...

Maria José Proença

Bolo de Nozes com Creme de Ovos

INGREDIENTES

Para o bolo:

• 150g + 50g de miolo de noz • 100g de amido de milho maisena • 100g de farinha

• 1 colher de chá de fermento em pó • 2 colheres de sopa de canela em pó • 250g de vaqueiro (à temperatura ambiente) • 250g de açúcar moreno macio

• 5 ovos tamanho XL Para o creme de ovos: • 250g de açúcar • 2,5dl de água

• 2 tiras de casca de limão • 8 gemas de ovos

• 1 colher de amido de milho

PREPARAÇÃO

• Ligue o forno para os 170ºC. Deite 150 g de nozes no robot de cozinha, junte as farinhas, o fermento, a canela e triture muito bem. • Bata a Vaqueiro na batedeira com o açúcar até obter um creme. Separe as gemas das claras e vá adicionando as gemas uma a uma, parando para raspar a pasta que ficar agarrada às paredes da batedeira. Bata as claras em castelo bem firme.

• Junte alternadamente a mistura de nozes e farinha e as claras em castelo mexendo deli-cadamente, sem bater.

• Divida a massa por 2 formas redondas pre-viamente untadas e polvilhadas com farinhas. • Leve ao forno na posição central durante cerca de 25 minutos. Ao mesmo tempo pre-pare o creme de ovos.

• Leve o açúcar ao lume com a água e as tiras de casca de limão. Deixe ferver suavemente durante 10 minutos. Entretanto separe as gemas das claras.

• Coe as gemas juntamente com o amido de milho Maizena através de um coador de rede e reserve.

• Retire a calda de açúcar do lume, elimine as cascas de limão e deixe arrefecer um pouco. • Junte-a em fio às gemas mexendo sempre. • Deite a mistura de novo no tacho e leve a engrossar um pouco sobre lume muito brando mexendo sempre. Mude para uma tigela e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando. • Barre um dos bolos com creme de ovos e sobreponha o outro bolo. Cubra toda a superfície com o restante creme de ovos e decore com as restantes nozes.

(27)

Belmonte Cultura | CONTATOS 27

SERVIÇOS MUNICIPAIS CÂMARA MUNICIPAL DE BELMONTE

T. 275 910 010 geral@cm-belmonte.pt

www.cm-belmonte.pt

EMPDS - EMPRESA MUNICIPAL DE BELMONTE T. 275 088 698 empds.belmonte@gmail.com ESPAÇO DO CIDADÃO LOJA DO CIDADÃO T. 275 088 727 edc.belmonte@ama.pt CONTATOS ÚTEIS JUNTAS DE FREGUESIA Caria...275 476 124 Inguías...275 913 158 Maçainhas...275 912 922 UFBCT...275 913 058 CENTRO DE SAÚDE Centro de Saúde...275 910 030 FARMÁCIAS Belmonte...275 911 141 Caria...275 476 212 ENSINO

AE Pedro Álvares Cabral.275 910 000 C. Escolar de Belmonte....275 913 888 J. Infância Girassol...275 471 729 S. Marcos...275 476 671 O Amiguinho...275 913 684 INFO TURISMO Posto de Turismo...275 911 488 Beltour...968 820 459 MEIOS DE COMUNICAÇÃO Jornal de Belmonte...275 913 129 Rádio Caria...275 476 200 LARES Santa Casa...275 911 656 CAS de Maçainhas...275 911 587 CA Paroquial...275 471 726 R. Social de Caria...967 542 404 Centro SPICM C. Torre...275 911 203 Quinta do Rio...965 217 439 Nª Srª da Esperança...964 194 197 RESTAURANTES BELMONTE Beirão...275 911 583 Brasão...965 283 179 Casa do Castelo...275 181 675 Churrasqueira O Galo...275 911 007 Descobrimentos...275 184 023 Farol da Esperança...275 911 170 Fio de Azeite...275 913 005 Grelha...275 913 194 Manjar dos Deuses...275 911 022

BELM. GARE

A Vinha...275 912 847 Millenio...275 911 257 GAIA

A Bica...275 434 210 Casa Costa Petiscos...275 434 119 Quinta da Bica...275 431 434 CARIA Bebiana...275 476 259 Cangas...275 476 280 Carrocel...275 476 079 Mira Serra...275 476 205 ÍNGUIAS Bernardo...275 912 299 MAÇAÍNHAS A23...927 729 022 Emergência 112 Bombeiros 275 910 090 GNR 275 910 020 Piquete 961 445 070

JULGADO DE PAZ DE BELMONTE

T. 275 912 274 • 275 912 276 correio.belmonte@julgadodepaz.mj.pt BIBLIOTECA MUNICIPAL DE BELMONTE T. 275 083 496 biblioteca.belmonte@sapo.pt BIBLIOTECA CANTADEIRAS DE CARIA T. 275 471 037 biblioteca.caria@gmail.com CPCJ-COMISSÃO DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS T. 275 910 014 cpcjbelmonte@cm-belmonte.pt

GAE - GABINETE DE APOIO AO EMIGRANTE T. 275 913 054 belmonte.gae@gmail.com GIP-GABINETE DE INSERÇÃO PROFISSIONAL T. 275 911 511 • gip.belmonte@ cm-belmonte.pt GAVVD-GABINETE DE APOIO A VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA T. 275 335 427 Linha 24h (963 603 300) apoiovitimacoolabora@gmail.com

(28)

Referências

Documentos relacionados

O Projeto de Melhoria da Escola, elaborado pela Equipa de Autoavaliação para o quadriénio 2013-2017, visa reforçar e consolidar as práticas de melhoria, a definição de

Dessa maneira, buscou-se revisar a literatura relacionando os sistemas hexágono externo, hexágono interno e cone morse com a microinfi ltração bacteriana e a perda óssea ao redor

O link para acesso à prova será encaminhado para o e-mail cadastrado do candidato no dia da realização da prova, em torno de 15 minutos antes.. ENDEREÇO

O SEM - Serviço Educativo Municipal para escolas públicas do Concelho é um projeto transversal de vários serviços da Câmara Municipal do Barreiro, bem como, da participação

Marcação por voz: Alguns telemóveis permitem fazer chamadas através de comandos de voz, ou seja, dizendo o nome da pessoa para quem se quer ligar (desde que

CAMINHÃO CARGO 2632/ 2932/ 4432/ 4532/ 5032 ELETRÔNICO 02/06.. PICK-UP / JEEP

Este valor é próximo à distância entre átomos de carbono numa ligação peptídica , sendo então ideal para estudar estruturas de proteínas.. Paula Kuser Falcão

Residências Médicas em Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Graduação em Medicina pela