• Nenhum resultado encontrado

CATÁLOGO DE PRODUTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CATÁLOGO DE PRODUTOS"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)
(2)

O Programa Portal Único de Comércio Exterior é uma iniciativa do Governo Federal, com objetivo de reduzir a burocracia e os custos, com a reformulação dos processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro.

PORTAL ÚNICO

Integração dos Intervenientes Redesenho do Processo Tecnologia da Informação

(3)

PORTAL ÚNICO

Integração

Cooperação entre os intervenientes de governo e do setor privado para o planejamento e desenvolvimento do Programa Portal Único.

Tecnologia da Informação

Modernização dos recursos tecnológicos, para gerenciar os processos e fluxos informacionais. Entrada de dados de forma unificada – Conceito Single Window (Portal Único).

Redesenho dos Processos

Redesenho dos processos que tinham como base uma estrutura desenvolvida na década de 1990, com a introdução do Siscomex.

Mudança Cultural

Mudança na cultura de todos os envolvidos no comércio exterior brasileiro.

(4)

PORTAL ÚNICO

O Portal Único funciona como interface única entre governos e operadores privados, concentrando em um único ponto as exigências e os serviços dos diversos órgãos intervenientes.

Simplificação

Exportação: de 13 dias para 8 dias. Importação: de 17 dias para 10 dias

Redução de Prazos

Exportação: U$ 2.215 Importação: U$ 2.275

Redução de Custos

Os intervenientes privados nas operações de comércio exterior terão conhecimento de todos os requisitos que deverão cumprir para concluir suas operações.

Transparência

A legislação de comércio exterior poderá ser acessada mediante o Portal e toda regra que incida sobre operações de comércio exterior será implementada.

Previsibilidade

Single Window

Abordagem

Redução de 0,8% por dia

(5)

Decreto 8.229 Programa Portal Único de Comércio Exterior Anexação Eletrônica de Documentos Ambiente de Validação para o Setor Privado Implementação dos Modais Rodoviário e Marítimo Site do Portal Visão Integrada Eliminação do Papel (99%) Novo Processo de Exportação e Declaração Única de Exportação (DU-E) Jun/2017 Dez/2016 Mai/2016 Nov/2014

Abri/2014 Set/2014 Mar/2017

(6)

Drawback Suspensão

Início da adesão dos demais órgãos do governo para inclusão

de todas as operações Novo Processo de Exportação Implantação Completa DUIMP Out/2018 Dez/2017 Set/2017 Dez/2017 Novo Processo de Importações Início da Implantação Primeira entrega da DUIMP

(7)

DUIMP

A Declaração Única de Importação – DUIMP é o documento balizador do novo processo de importação, que irá substituir as atuais DI/DSI, e reúne todas as informações de natureza comercial, técnica, aduaneira, administrativa, financeira, tributária e fiscal inerentes ao controle das importações.

A princípio, apenas as empresas certificadas no Programa OEA (Operador Econômico Autorizado) podem registrar.

A previsão para que as empresas não certificadas pelo OEA possam registrar a DUIMP é final de 2019.

(8)

DUIMP

Importador OEA C2 ou Pleno Via marítima

Carga ainda não presenciada Importação para consumo

Recolhimento integral

Sem acordos diferentes do Mercosul, Antidumping, CIDE ou Ex-tarifário

Sem necessidade de licenciamento Sem necessidade de trânsito aduaneiro

Operações

(9)

DUIMP

Ao acessar o Pucomex, são apresentadas as opções de módulos que podem ser escolhidos pelo usuário. Para realizar o registro da DUIMP, deve-se acessar o módulo Importação.

(10)

DUIMP

Em seguida, o sistema mostra o menu com as diversas funcionalidades relacionadas a uma operação de importação.

(11)

DUIMP

Importação

DUIMP

1.Elaborar Duimp 2.Recuperar Duimp 3.Cons. Diag. Duimp 4.Consultar Duimp Carga e Trânsito 1.Rec. de Carga 2.Unit/Des. Carga Visão Integrada 1.Info. Gerais 2.Oper. Andamento 3.Consultar LI 4.Consulta DI 5.Cons. Det. DI Anex. Documentos 1.Anex Documento 2.Cons. Documento 3.Cons. Dossiê 4.Testar Serviço Pag. Centralizado 1.ICMS – Sol. Pag/Exoneração 2.Contas Bancárias Autorizadas

Classificação Fiscal de Mercadorias

(12)
(13)

Catálogo de Produtos

Definição e Objetivo

Definição

O Catálogo de Produtos é a nova forma de gestão dos produtos importados, individualizado por empresa, para pré-preenchimento dos atributos dos produtos.

Objetivo

“O Catálogo de produto tem como finalidade auxiliar o preenchimento das Duimp, utilizando um banco de

dados dos produtos e dos operadores estrangeiros presentes nas operações do importador. Esse banco de dados será gerido pelo próprio importador, atualizando-o com novos produtos ou novas informações dos produtos já cadastrados.” Fonte: Manuais – Duimp-final

(14)

Catálogo de Produtos

Beneficios

1. Padronização das informações do produto para todas as operações do importador, independentemente do seu representante legal ou do destinatário.

2. Reutilização das informações previamente cadastradas. 3. Eliminação de erros no preenchimento da DUIMP.

4. Prover maior facilidade e segurança na classificação fiscal.

5. Aumentar a qualidade da descrição dos produtos, com a padronização, organizada em atributos, e disponibilização de documentos (imagens e fotos), que auxiliem o tratamento administrativo, a fiscalização e a análise de riscos

(15)

Catálogo de Produtos

Cadastro no CP

O Catálogo de Produtos é um módulo do Portal Único no qual o importador poderá preencher as informações pertinentes às características do produto, utilizando, inclusive, estrutura própria de Webservice12 do Portal Único.

Upload

As informações sobre os produtos e operadores estrangeiros podem ser importadas de arquivos JSON, tanto pela interface Web quanto via upload de arquivo.

Produto por Produto

O registro das informações dos produtos podem ser realizados diretamente na aba de “Item” da DUIMP ou por meio do módulo “Catálogo de Produtos”.

(16)

Catálogo de Produtos

Inclusão de Item - DUIMP

Item - Aba destinada à inclusão dos produtos na DUIMP por meio do Catálogo de Produtos

do importador, seja por meio da escolha de um produto já cadastrado no catálogo ou pela inclusão de um novo item no catálogo de produtos do importador.

(17)

Catálogo de Produtos

Ao clicar no botão “adicionar item” o sistema abrirá a tela para busca ou inclusão de um produto no catálogo de produtos do importador.

Clicar no botão incluir e preencher o catálogo de produto.

Clicar no botão consultar e recuperar a lista de produtos já cadastrados no catálogo de produtos.

(18)

Catálogo de Produtos

Após a seleção do produto desejado, o sistema alimentará a DUIMP com os dados já cadastrados.

(19)

Catálogo de Produtos

Como incluir um item por meio do Catálogo de Produtos?

(20)

Catálogo de Produtos

Dados Básicos

O Catálogo de Produtos é composto basicamente por 4 módulos, tais como: Dados Básicos, Atributos, Anexos (Documentos Técnicos) e Histórico.

(21)
(22)

Catálogo de Produtos

Atributos

Código NCM: 3926.90.90 Descrição TEC: Outras

Padronização e simplificação das informações, trazendo agilidade e facilidade ao processo de importação.

(23)
(24)

Catálogo de Produtos

Operador Estrangeiro

Cadastro do Operador Estrangeiro onde deve incluir o Fabricante/Produtor para posteriormente vincular ao Cadastro de Produto.

(25)

Catálogo de Produtos

Número Sequencial (DUIMP) - Código do Produto (SKU) – Descrição do Produto – CNPJ – NCM - NALADI – Código GPC – GPC-Brick – UNSPSC

Dados Básicos

Fabricante/Produtor – País de Origem – Valor – Pesos Bruto e Líquido – Unidade de Medida – Mercadoria Perigosa – Tipo de Embalagem

Dados Adicionais

NVE (Nível - Atributo - Especificações) – Licença de Importação (Tipo de Tratamento - Finalidade - Destaque - País) – Dumping (Tipo de Medida - Base Legal - Medida Aplicada - País - Vigência)

Atributos

Anexar os documentos técnicos com todas as informaçoes sobre o produto

Documentos Técnicos

CNPJ -TIN Trade Identification Number -Nome/Razão Social do Operador Estrangeiro – Endereço

Operador Estrangeiro

Campos Obrigatórios

Informações que compõem o Catálogo de Produtos

Alíquotas (I.I.- IPI - PIS - COFINS - ICMS) – Ex-tarifário – Soluções de Consulta

Tributos

(26)

Referências

Documentos relacionados

fatores que afetam a extensão das soluções sólidas (s.s.) raio atômico / iônico. raios iguais ou próximos permitem que as soluções sólidas sejam bastante extensas ou

O led marcado ‘TH’ está meio-aceso o tempo inteiro para mostrar o ponto de limiar de disparo que é ajustado pelo controle threshold, e qualquer sinal que ultrapasse este nível inicia

Estrutura: Aço carbono ou aço inoxidável Grelhas: Em ferro fundido ou perfil soldado Regime: Baixa pressão ou alta pressão..

Consolidar-se como uma empresa presente com nossos produtos em todos estados do Brasil com sustentabilidade, qualidade e respeito ao cliente.

HALLS CEREJA HALLS CREAMY MORANGO HALLS EUCALIPTO HALLS EXTRA FORTE HALLS MARACUJA TROPICAL HALLS MELANCIA HALLS MENTA HALLS MENTA PRATA HALLS MORANGO HALLS UVA VERDE HALLS XS

As análises através do ensaio de dureza e do estudo da interação superficial demonstraram que a inclusão de partículas de cobalto e PVP promoveu a melhor

Com engate para mangueira giratório e oscilante, ideal para piscinas de alvenaria de médio e grande porte. Aspirador 8

Pedras diamantadas com alto poder de corte e abrasão, para acabamento em dissilicato de lítio (LiSi2), zircônia e demais materiais cerâmicos.. DT11 DT12 6,5x13 5x13 4,5x13 6x8