• Nenhum resultado encontrado

Trilha para o Mundial

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Trilha para o Mundial"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

28 Julho/agosto de 2011

esporte

ia

te

É

grande a expectativa da equi-pe do Iate para o Mundial de Patinação Artística 2011. Pela primeira vez, o campeonato será rea-lizado no Brasil, de 14 a 27 de novem-bro. Para elevar ainda mais os ânimos dos nossos atletas, será na capital fe-deral. Até lá, importantes competições estão no calendário dos patinadores. Entre 30 de abril e 7 de maio, na AABB de São Paulo, foi realizado o Campeonato Brasileiro e Torneio Na-cional de Patinação Artística. O even-to entrou para a história do esporte como o maior já registrado em terri-tório nacional e o maior em número de atletas. Nada menos que 44 clubes de cinco estados e do Distrito Federal, 351 atletas e mais de 1.300 apresenta-ções foram contabilizados.

Os atletas do Iate formavam a maior delegação, e os resultados foram os

patInação

Trilha para o Mundial

mais expressivos dos últimos anos. No Torneio Nacional, 29 medalhas foram conquistadas, sendo oito de ouro, quatro de prata, sete de bronze, cinco de 4º lugar e cinco de 5º lugar. No Brasileiro, oito medalhas ficaram com os Iatistas: duas de ouro, duas de prata e quatro de bronze.

“Vários fatores levaram a delegação do Iate a obter esses ótimos resul-tados. Dentre eles, podemos ressal-tar o apoio do Clube, a qualidade do trabalho desenvolvido pela técnica Bruna Santos, a dedicação das atle-tas e o clima de harmonia, amizade e solidariedade que temos dentro da Escolinha de Patinação”, enfa-tiza a vice-diretora de Patinação, Laura Aviani.

Vale ressaltar que as duas compe-tições são realizadas simultanea-mente, porém distintas. O Torneio

Nacional é a disputa que antecede o Brasileiro e não é seletiva para cam-peonatos internacionais. O Brasileiro seleciona os melhores para competir no Sul-Americano e Mundial de Pati-nação Artística. Apesar da diferença, os dois são importantes no calendá-rio da patinação e muito disputados. Para o Mundial, Bruna Santos acre-dita que não só os praticantes esta-rão sensibilizados. “A oportunidade que nos estão dando de presenciar a maior competição do esporte mo-tiva não só os patinadores que têm chances reais da conquista da vaga como também aqueles que estão envolvidos com o esporte, como os pais, alunos da escolinha e professo-res”, ressalta. “A convocação para o Sul-Americano foi o primeiro passo para que possamos representar bem o Iate no Mundial”, finaliza a técnica do Iate.

(2)

Dhara Reis

Não dá pra saber o que é maior: o talento ou a sim-patia dessa jovem atleta. Logo cedo, Dhara descobriu a paixão pelos patins. Tinha apenas quatro anos quando começou a fazer aulas. Ago-ra, nove anos depois, une os treinos de patinação às aulas de balé, inglês e à escola. A rotina é intensa, mas consegue se sair muito bem, com o apoio incondicional da mãe. Entre as conquistas, está a de campeã brasiliense, a prata na Copa Interamericana e o 4º lugar no Campeonato Brasileiro. O maior sonho é participar de um Mundial e batalha por isso. Foi a única atleta da cida-de em sua categoria a conseguir a vaga no Sul-Americano.

Henrique Pamplona

A patinação sempre fez parte da vida do atleta. Aos oito anos começou a prati-car. Hoje, aos 21, é patina-dor profissional, estudante de Gestão de Sistema da Informação, professor de patinação nos colégios Cor Jesu e Galois, onde instrui 60 alunos de 5 a 17 anos, e ainda se arrisca como modelo. Mas a prioridade mesmo é a dedicação ao esporte, que lhe rendeu até agora quatro medalhas de ouro no Cam-peonato Brasileiro, categoria dupla. A técnica apurada de Henrique, que já treinou com quase todos os técnicos do Brasil, será uma vantagem a mais para lutar por uma me-dalha no Mundial.

Marcela Mendonça

Após ver um show de pa-tinação no Iate, aos cinco anos, Marcela Mendonça se apaixonou pela modali-dade. Hoje, aos 21 anos, é uma das atletas mais expe-rientes da equipe e dona do

Fome de medalhas

no Campeonato BrasILeIro, CInCo atLetas do Iate suBIram ao pódIo e foram ConvoCados para fazer parte da seLeção BrasILeIra no suL-amerICano de patInação, que será reaLIzado em santa Cruz do suL, rs, de 16 a 22 de juLho. o Bom desempenho poderá garantIr a partICIpação no mundIaL. Conheça quem são eLes:

título de bicampeã do Torneio Nacional e campeã brasi-leira de duplas. Difícil mesmo é conciliar a vida de atleta e universitária. Cronometra o tempo para cursar a faculdade de pedagogia, treinar de três a quatro horas por dia e dar a devida atenção à alimentação e ao preparo físico, “pois faz parte da vida de atleta, que vai além do patins no pé”. A expectativa é de boa colocação no Sul-Americano e cam-peonatos regionais e de bastante treino para chegar com tudo ao Mundial.

Marta Ziller

Quando começou a pati-nar, aos seis anos, Marta não poderia imaginar o que estava por vir: título de campeã brasileira em diversas categorias até oito anos, campeã brasileira na classe internacional mini-infantil, medalha de prata na Copa Interamericana, entre outros. Hoje, aos 11 anos, treina de três a quatro horas por dia e leva o esporte muito a sério. Pratica no Iate desde 2009 e “de lá para cá, melhorou muito o de-sempenho nas competições e os resultados”. Como a ca-tegoria da atleta não participa do Mundial está focada no Sul-Americano. Será a primeira atuação em competição fora do Brasil, e promete dar o melhor de si.

Tathiana Resende

Este é um ano importante para Tathiana Resende. A atleta concluiu a faculdade de Educação Física e pode-rá participar, pela primeira vez, do Mundial de Patina-ção Artística. Tatha, como é conhecida, começou a patinar há 15 anos e ago-ra, aos 23 anos, formada, dedica-se integralmente ao esporte. Além de ser patina-dora profissional, é técnica da pré-equipe de patinação do Iate. As chances de subir ao pódio no Sul-Americano são grandes, assim como a expectativa de classificação para o Mundial.

(3)

30 Julho/agosto de 2011

esporte

ia

te

atletIsMo

A

legria e prática esportiva foram os ingredientes da Marotinha Infantil 2011, realizada em 14 de maio, no campo de futebol society. O evento bus-ca incentivar os pequenos sócios no mundo do esporte e, principalmente, no da corrida.

A cada etapa cresce o número de competidores. Dessa vez, 115 crianças participaram e até os pais se arriscaram na competição. “O evento sempre supera nossas expec-tativas porque, a cada prova, crianças que nunca parti-ciparam vêm e adoram o evento. Aquelas que sempre estão presentes, nas várias edições que já existiram, se animam, e estimulam outras crianças a participarem”, enfatiza a vice-diretora de Atletismo, Vilma Del Lama. Todos os pequenos sócios que correram ganharam me-dalhas. Ao final, foi realizada uma bateria para os pais.

Segundo Vilma, a iniciativa mostrou que eles também gostam da competição e foi uma oportunidade para mos-trarem aos filhos como competem. “Foi ótimo!”, excla-mou a Diretora.

Não só benefícios físicos resultam da prática esportiva desde cedo. Ela possibilita o desenvolvimento da crian-ça com maior senso de união, ensina a partilhar, lutar e lidar com perdas e possíveis derrotas. Também é uma grande aliada na vida social do praticante. Além disso, ter disciplina é mais uma grande vantagem dos adeptos dos esportes.

A Marotinha é direcionada ao público infantil. A prova terá continuidade nos próximos anos e sempre com ino-vações para que, acima de tudo, as crianças tenham pra-zer em vir ao Clube para fapra-zer atividades físicas.

(4)

Em 5 de junho, após a realização da Festa Junina do Iate, nosso corredores ainda tive-ram disposição para participar da 8ª Volta ao Lago Caixa em parceria com a equipe Quero-Quero. A competição é uma das mais tradicionais provas de revezamento de Bra-sília. O percurso de 100 km passava pelas dependências do Iate. Das 250 equipes, qua-tro eram da nossa instituição, sendo duas com oito atletas, um sexteto e um quarteto. Confira o desempenho dos grupos:

Sexteto – 7h29 – 2º lugar da categoria Quarteto – 6h50 – 5º lugar na categoria e melhor tempo entre as equipes do Iate Octeto (experientes) – 8h04 – 7º lugar entre 100 equipes da categoria

Octeto (novatos) – 9h11

Iatistas disputam

8ª Volta ao Lago Caixa

A segurança e a tranquilidade

não tem preço.

Mas não é preciso gastar muito

Mas não é preciso gastar muito

para ter a proteção do

SEGURVIAJE MAPFRE. Com ele

você conta com nossa

assistência emergencial 24hs,

em qualquer lugar do mundo,

além das coberturas de seguro

para você e sua bagagem.

para você e sua bagagem.

esporte

ia

(5)

32 Julho/agosto de 2011

esporte

ia

te

natação

O

temporal que caiu em 9 de abril impediu a continui-dade da Copa Comodoro Masters de Natação, mas não tirou o ânimo dos competidores. A com-petição foi finalizada em 21 de maio, nas piscinas semiolímpicas, com a presença de 300 atletas na faixa de 20 a 65 anos.

A prova é a primeira etapa do Circui-to da Associação Brasiliense Masters de Natação (Abramn). “A Copa Co-modoro já fixou raízes e virou tradi-ção no mundo aquático de Brasília pela hospitalidade como recebemos os atletas masters da cidade. É uma autêntica festa da natação candan-ga”, ressalta o diretor de Esportes In-dividuais, Antônio Augusto Pinheiro. Após a realização de mais três etapas,

festa nas piscinas do Iate

previstas para o segundo semestre, os campeões locais serão definidos. O evento tem bom histórico quando o assunto é homologação de melho-res tempos. Durante a Copa, 21 re-cordes regionais foram quebrados. Entre os Iatistas, Miriam Celidonio ficou com o melhor tempo nos 100m peito e 400m livre. O professor Fá-bio Costa conquistou o melhor índi-ce técnico masculino na competição. Nosso Clube ficou com a medalha de prata entre 19 equipes.

“Este ano, o Iate apresentou grande evolução técnica e ficamos em se-gundo lugar, o que merece grande destaque. Isso é fruto do incentivo que oferecemos aos nossos atletas

masters. Apesar da prioridade que

temos com nossas categorias de base, sempre damos especial aten-ção àqueles atletas mais velhos, mas que ainda continuam competindo”, destaca Antônio Augusto. “Esporte é saúde e esses atletas são exemplos para os mais novos”, emenda. A Copa Comodoro de Natação foi encerrada em clima de festa, com partidas de Polo Aquático, som de DJ, chope e churrasquinho. “Por ser no Iate, a competição já é tratada de forma especial pelos atletas devido à infraestrutura, local e a tradicional e calorosa receptividade do Clube”, re-vela a presidente da Abramn, Hela-ne Quezado de Magalhães. Na opor-tunidade, a Associação lançou um broche para comemorar os 18 anos completados em 2011.

(6)

A equipe do Iate coleciona vi-tórias. De 13 a 15 de maio, na piscina olímpica da AABB, foi realizado o Torneio Centro-Oeste de Clubes. Os Iatistas mantiveram a hegemonia e conquistaram os princi-pais títulos. Nosso Clube foi campeão no Geral, Juvenil e Júnior e vice-campeão no Sênior. Entre os destaque in-dividuais, Christopher Rocha obteve o melhor índice técni-co da categoria júnior e Yago Oliveira foi o mais eficiente da categoria juvenil.

O Campeonato Brasiliense de Inverno levou, mais uma vez,

os Iatistas ao topo do pódio. A competição foi realizada em 21 e 22 de maio, na piscina da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). A nadadora Marina Nascimento superou o recorde da competição nos 50m costas. Luana Obino conquistou o

melhor índice técnico no feminino e Gustavo Nas-cimento, no masculino. Em 11 e 12 de junho, a nadadora Marina Nasci-mento quebrou o recorde da prova 200m costas do Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação de Inverno, realizado em Fortaleza, Ceará. Marina também foi a grande cam-peã dos 100m costas. Ou-tros destaques de Brasília foram Luana Obino, prata nos 100m livre e bronze nos 100m borboleta, e Ícaro Ludgero, segundo lugar nos 200m medley e bronze nos 400m medley. No total, os nadadores da cidade voltaram com seis medalhas na bagagem, um recorde nacional, e a 12ª posição na classificação final.

Potência Iatista

esporte

ia

Referências

Documentos relacionados

(B) Relação entre a matéria seca de raízes e da parte aérea de mudas de Pfaffia glomerata, submetidas a diferentes tratamentos de adubação aos 60 dias de cultivo.... Verifica-se que

A alta aparece sobre diversos produtos, com destaque para as proteínas e itens básicos, o que reforça a hipótese de aumento do consumo via alteração de comportamento oriundo

10 BRASIL MANOEL NAZARÉ

A inscrição do imóvel rural após este prazo implica na perda do direito de manter atividades agropecuárias em áreas rurais consolidadas em APP e Reserva Legal, obrigando

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Dia 04 – Santiago do Chile / Puerto Montt / Puerto Varas (Tour Panorâmico em Puerto  Montt)  Café da manhã.. Em hora previamente informada transfer para  o  Aeroporto de Santiago

No período de 1989 á 2006 o Grupo Espeleológico de Marabá e a Fundação Casa da Cultura de Marabá descobriram e documentaram mais de 1000 cavidades geológicas naturais

Em nossa série, três reintervenções foram realizadas em dois pacientes; em um deles, após a terceira colocação de CIA, a técnica cirúrgica foi melhorada e atenção especial