• Nenhum resultado encontrado

LABORATÓRIO DE GESTÃO DE PROJETOS: O LABORATÓRIO ITINERANTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LABORATÓRIO DE GESTÃO DE PROJETOS: O LABORATÓRIO ITINERANTE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

LABORATÓRIO DE GESTÃO DE PROJETOS: O LABORATÓRIO ITINERANTE Autores : Gabriel do NASCIMENTO¹, Guilherme Augusto HÄSER¹, Éliton PIRES², Ionara Monteiro MARTINS³ e Rosana Possamai DELA³

Identificação autores: (Bolsista edital interno 038/2014¹; Orientador Campus Santa Rosa do Sul²; Colaboradora IFC-Campus Santa Rosa do Sul³).

Introdução

O desenvolvimento de projetos de extensão é uma atividade indispensável na vida acadêmica dos alunos, pois permite ao estudante conhecer, testar, aplicar e ressignificar os conhecimentos, além de colaborar com ações que contribuam para o desenvolvimento regional. Com esta finalidade, criou-se o Laboratório de Gestão de Projetos (L-PROGEX), que tem como objetivos: assessorar a Coordenação Geral de Extensão – CGEX, no estímulo, promoção, criação, acompanhamento e supervisão dos projetos de extensão executados no IFC - campus Santa Rosa do Sul.

Com foco na criação de novos projetos, o “Laboratório de Gestão de Projetos” chega ao seu segundo ano de execução, buscando incentivar os acadêmicos a utilizarem sua criatividade, seus conhecimentos a favor de sua própria formação profissional e também de contribuir para desenvolvimento de arranjos produtivos locais.

Tendo em vista este objetivo, o projeto vem trazendo resultados significativos, entre eles, destaca-se a ideia de revitalização e personalização do antigo ônibus do campus, para transformar em uma sala de aula móvel, pois devido a aquisição do novo ônibus, o antigo ficou ocioso sendo que sua manutenção também necessitaria de investimento financeiro.

Então para aproveitar este meio de transporte, a proposta consistiu na transformação do ônibus em uma sala de aula móvel, contendo toda a estrutura para realização de palestras, aulas, cursos, exposições e a própria divulgação do IFC – Campus Santa Rosa do Sul.

Com o ônibus modificado em sala de aula móvel, o IFC Campus Santa Rosa do Sul terá a oportunidade de aumentar, ainda mais o seu desenvolvimento em pesquisa, ensino e extensão, disseminando conhecimento para as comunidades da região e capacitando profissionais e produtores rurais.

Apresentam-se ao longo deste artigo os métodos utilizados para a execução deste projeto no que tange o alcance de seus objetivos e especialmente no desenvolvimento da proposta de transformação do ônibus.

(2)

Material e Métodos

O projeto Laboratório de Gestão de Projetos (L-PROGEX) foi contemplado pelo Edital 038/2014 – IFC campus Santa Rosa do Sul de apoio a projetos de ensino, pesquisa e extensão, o qual financiou três acadêmicos bolsistas do curso de Engenharia Agronômica do próprio IFC – campus Santa Rosa do Sul para que pudessem acompanhar e aperfeiçoar os processos de gestão e supervisão dos projetos e ainda apoiar a Coordenação Geral de Extensão na criação de novas propostas que visem aprimorar e facilitar o desenvolvimento de projetos de extensão com a comunidade pelos professores e alunos.

Entretanto, para alcançar estes objetivos, concentrou-se grande esforço por parte da equipe do projeto para desenvolvimento de propostas que pudessem dar destino correto para o antigo ônibus do campus, (figura 1). Neste sentido pensou-se em utilizá-lo como laboratório itinerante para auxiliar na execução de ações extensionistas em todas as comunidades. A partir da definição do propósito para o veículo, iniciaram-se as primeiras discussões e primeiros rascunhos que ao longo do primeiro semestre de 2015 se transformaram no projeto que estará sendo apresentado nos resultados e discussões.

Figura 1: Ônibus do Instituto em evento de extensão:

Fonte: Éliton Pires, 2014

Segue abaixo uma síntese dos métodos utilizados em ordem cronológica para a apresentação das ideias em forma de desenho 3D e as discriminações dos objetos e equipamentos necessários:

1. Escolha do programa “Sketchup” para desenho em 3D;

2. Estudo para utilização do mesmo através de vídeo aulas no “you tube” e prática

experimental no próprio programa;

3. Realização de reuniões para o levantamento dos equipamentos e das estruturas que

fariam parte da sala de aula móvel do ônibus, para o início do desenho interno do ônibus;

4. Elaboração do projeto;

5. Descrição completa dos materiais utilizados; 6. Pesquisa a empresas de personalização de ônibus; 7. Solicitação de orçamentos;

(3)

8. Busca de Recursos para o financiamento. Resultados e discussão

Durante o primeiro semestre o foco de nosso trabalho no “Laboratório de Gestão de Projetos”, foi a criação do projeto do ônibus IFC - Mais Perto de você, trabalhando as iniciativas com estudos, propostas e reuniões, sendo que todas estas ações deveriam ser bem organizadas.

Na primeira proposta elaborada buscou-se o conforto dos alunos, e também dos professores, pensando no aproveitamento do espaço interno do veículo. Desta forma sugeriu-se mesas de recolhimento, de forma a sugeriu-serem encolhidas quando não tivessugeriu-sem em uso. Assim ficaram especificados os seguintes materiais, (conforme quadro 1) .

Quadro 1: Principais estruturas do Laboratório Itinerante

(4)

Após algumas reuniões alterou-se novamente o projeto, substituindo as mesas de encolhimento, por mesas fixas, pois identificamos a inviabilidade das mesas de encolhimento, porque a garantia de vida útil dessas mesas, não é prolongada, devido a movimentação intensa, e para colocar cadeiras móveis, deveria haver um local para guardá-las, onde o ônibus não oferecia este espaço. Observando então a facilidade de mesas e cadeiras fixas quanto a mão de obra de abrir e fechar das mesas e guardar as cadeiras, optou-se por este modelo, que poderiam ser utilizadas também só por um aluno, proporcionando um espaço maior. Finalizamos então, substituindo as cadeiras por apenas um banco, tendo capacidade para até duas pessoas.

Focando na questão da acessibilidade no ônibus sala de aula móvel para as pessoas portadoras de deficiência ou necessidades específicas, adicionou-se no projeto pisos de sinalização tátil, como piso tátil de alerta e direcional (Figura 1), e também elevador para cadeirantes (figura 2), assim como sinalização conforme. Essas adaptações foram realizadas pensando em proporcionar a pessoa com deficiência visual e a pessoa com deficiência física, a possibilidade de terem acesso ao conhecimento, contribuindo para sua vida como cidadão.

A proposta final pode ser visualizada, conforme (figuras 3,4 e 5). Figura 1: Vista Superior, detalhando os pisos táteis

Fonte: Elaborada pelo autor

Figura 2: Vista do elevador para cadeirantes

(5)

Figura 3: Vista Externa

Fonte: Guilherme Augusto Häser Fonte: Elaborada pelo autor

Figura 4: Vista interna dos fundos Figura 5: Vista interna da frente do ônibus

Fonte: Elaborada pelo autor

O projeto está finalizado, com um pré-orçamento de aproximadamente R$ 300.000, 00. No momento ainda busca-se outros orçamentos e posterior arrecadação de recursos para financiar a personalização do veículo itinerante.

Conclusão

A experiência oportunizada pelo projeto estimulou a criatividade, a inovação e o surgimento de um trabalho que deve ser de grande valia ao ambiente Institucional e as demandas sociais da região. Além disto o trabalho acrescentou em conhecimentos diferenciados para a equipe de projeto, pois com o uso do programa “Scketchup” o aluno poderá realizar diversos outros projetos.

Referências

Documentos relacionados

Antes de ingressar na sociedade em 2014, trabalhou na “Raposo Subtil e Associados - Sociedade de Advogados, R.L.”, entre 2013 e 2014, e na “Nuno Cerejeira Namora, Pedro

A pesquisa tem como objetivo geral compreender se o ajuste, pelos órgãos do governo federal, em especial a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e

O homem moderno não se comunica mais com o louco: de uma parte há o homem da razão, que delega a loucura ao médico e que autoriza apenas a relação com

A fim de saber se os usuários consideravam a iluminação do ambiente adequada às tarefas que estes têm que desenvolver, a resposta foi a seguinte: para 50% dos externos e também 50%

dos profissionais da saúde. Prescrição e dispensação de medicamentos psicoativos nos instrumentos normativos da regulação sanitária brasileira: implicações para o

É nessa perspectiva que segue a proposta desse trabalho com o objetivo de contribuir para o protagonismo dos familiares no desenvolvimento de estratégias de inclusão social de

Neste contexto, ao analisar os processos de Educação Continuada em Saúde, importa observar que o serviço, o trabalho, a assistência, a educação e a qualidade (como reflexo do

O canabidiol é um composto presente na planta Cannabis sativa, que promove diversos benefícios à saúde humana, como por exemplo sobre as doenças neurológicas como epilepsia,