• Nenhum resultado encontrado

Vítor Quinta Maio 2014 Todo o Israel será salvo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vítor Quinta Maio 2014 Todo o Israel será salvo"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Maio 2014

Todo o Israel será salvo

Já em anterior estudo tocámos ao de leve neste tópico. Porém, aqui vamos procurar desenvolver e aprofundar ainda mais o sentido do ensinamento de Paulo quando diz:

“e assim todo o Israel será salvo”.

Estas palavras poderão parecer controversas sabendo nós que YHWH rejeitará os/as que rejeitam os Seus mandamentos (a Sua Vontade/Lei/Torá) e os/as que rejeitam também o testemunho/sacrifício do Cordeiro que O Pai enviou, através do Qual o ser humano se pode reconciliar com Ele, uma vez que O Justo Juiz não faz distinção de pessoas, mas que busca em todos os povos, nações e línguas, aqueles que O querem amar e servir em integridade de coração/mente. Por isso mesmo, tenhamos por certo que uns herdarão a vida (eterna) e outros estão destinados à morte (eterna, a destruição). Pedro reconheceu a distinção de YHWH para com os justos, em:

Actos 10:34-35 – “E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo”.

Fazer o que é justo aos olhos do Eterno é guardarmos nos nossos corações/mentes os preceitos de vida eterna de YHWH, a Sua Lei/Torá, tal como nos é dado por exemplo de vida os pais de João, o Baptista, em Lucas 1:5-6.

(2)

No passado, como ramos rebeldes, fomos cortados da boa oliveira como nos é referido em Romanos 11:24, mas pelo nosso arrependimento e regresso aos santos caminhos, recebemos a graça do Altíssimo para sermos de novo enxertados nessa árvore de vida eterna, pela nossa conversão a Yeshua e aceitação, por fé e obediência, dos preceitos de vida do Pai, a Sua Lei/Torá, que no final nos dará eterna recompensa – Salmo 19:7-11.

Não há outro caminho senão o caminho que Ele aponta. E essa fidelidade e amor a YHWH e à Sua Palavra (Yeshua) são agora manifestos em nós e na maneira como passámos a viver, quando abraçámos, com confiança, as Suas promessas. Toda a nossa vida sofreu uma profunda transformação interior. Passámos a viver em santidade (Hebreus 12:14) e esperança de redenção por Seu Filho Yeshua

HaMashiach. Passámos a dizer como Paulo disse: “agora é O Messias que vive em mim” – Gálatas 2:20. Se estivermos firmados nesta Rocha, nada nem ninguém nos

poderá abalar.

A verdadeira essência desta boa oliveira (o povo remido pelo sangue de Yeshua) tem a ver com a condição de nos termos deixado transformar pelo Espírito do Altíssimo, para nos tornarmos Seus filhos, crentes genuínos Naquele que tudo pode fazer nas nossas vidas. Este foi sempre o caminho desde o princípio do mundo, até mesmo para aqueles que viveram antes da primeira vinda de Yeshua na condição de servo sofredor. Os de então olhavam para a frente, para Aquele que havia de vir (Deuteronómio 18:18), ao passo que nós, hoje, olhamos para Aquele que já veio e se entregou por nós. Mas o centro da salvação de todos foi sempre O Filho, Adonai Yeshua.

Baseados nas palavras de Paulo que temos vindo a estudar em Romanos 11, olhemos então para as promessas de YHWH que foram dadas a Israel, porque são elas que levaram Paulo a falar da boa oliveira. Esta boa oliveira que Paulo aponta em Romanos 11 (também retirada das palavras de Jeremias 11:16-17), constitui-se, também, como as duas varas da Casa de Jacob/Israel que se separaram há cerca de 2.700 anos e que voltarão a ser uma só vara (uma só nação) na Mão de Yeshua, O Rei vindouro, quando Ele vier para reinar sobre todas as nações da Terra – Ezequiel 37:15-22…para nunca mais voltarem a estar separadas.

É de notar o que nos diz o verso 19:

Ezequiel 37:19 – “Tu lhes dirás: Assim diz Adonai Elohim: Eis que eu tomarei a vara de José que esteve na mão de Efraim, e a das tribos de Israel, suas companheiras, e as ajuntarei à vara de Judá, e farei delas uma só vara, e elas se farão uma só na minha mão”.

Lembremos que muitos da Casa de Efraim/Israel, os do Reino do Norte (Samaria), aquando da rebelião de Jeroboão, abandonaram esta casa rebelde e, largando os seus haveres nas terras do Norte (Samaria) voltaram para Jerusalém juntando-se a Judá, pelo que, todas as 12 tribos de Israel estiveram representadas no Reino do Sul…com Judá, o filho mais velho da parábola do filho pródigo de que Yeshua nos falou. O filho mais velho (Judá) foi aquele que nunca abandonou a casa do Pai e a Sua Lei/Torá.

(3)

Para que esta oliveira venha a ser novamente uma árvore formosa, tal como O Eterno a plantou e cuidou, necessário se torna que sejam de novo enxertados nela muitos dos ramos que foram antes cortados. Ora, esta nova enxertia só se pode dar quando os ramos a enxertar voltam para os caminhos santos de YHWH (a Sua Lei/Torá) e aceitam o sacrifício do Filho, o Seu “testemunho”, como nos é dito em Isaías 8:16, 20. Para que esta operação de enxertia se complete é necessário que, primeiramente, se realize e complete então aquilo que Paulo refere como um “mistério” (“sod” – nível de interpretação mais profundo) no verso 25:

Romanos 11:25 – “Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios [os “goyim” das nações; os das 10 tribos do Norte que se haviam tornado gentios] haja entrado”. Confirmemos então as palavras de Paulo nos nossos dias:

1. Não é verdade que ainda hoje permanece o endurecimento sobre Judá em que a grande maioria dos Judeus religiosos não reconhece Yeshua, O Messias que veio há cerca de há 2.000 anos, como Salvador para resgatar e reconciliar Israel com O seu Elohim? Sim, a maioria de Judá ainda hoje espera a vinda do Seu Messias, não reconhecendo ainda Aquele que veio há cerca de 2.000 anos como “O servo sofredor”. Só O reconhecerão quando Ele voltar em glória, desta vez como Rei, e lhes mostrar as feridas nas Suas mãos, as feridas com que foi ferido em casa dos Seus amigos (Zacarias 13:6). Na realidade, só O reconhecerão quando Ele vier com todo o poder e grande glória. Então, estes descrentes chorarão e prantearão amargamente como quem chora pelo filho primogénito – Ezequiel 12:10-14. Só então o véu será tirado dos seus olhos. 2. Não é verdade que os que se tornaram “gentios”, i.e. os descendentes da Casa

de Efraim/Israel, os do Reino do Norte, que foram expulsos da sua terra pelos Assírios em 722-721 a.C., têm estado a voltar para os caminhos de vida de YHWH, a Sua Lei/Torá, desde a primeira vinda de Yeshua? Sim, é verdade! Estes “gentios” deixaram de o ser a partir do momento em que aceitaram Yeshua como Salvador e se deixaram enxertar na boa oliveira que é a Israel de YHWH (os fiéis, o povo santo), passando a viver de acordo com os preceitos de vida do Altíssimo Elohim, a Sua Lei/Torá. Na Sua primeira vinda, Ele veio para cumprir a missão que estava profetizada em Isaías 49:5-6 e Salmo 40:7-11. 3. E a plenitude do regresso desses “gentios” já se completou ou ainda está em

curso nos nossos dias? Não é verdade que muitos há, hoje, que se estão a entregar a Yeshua e a aceitar a Lei/Torá do Pai? Sim, é verdade. E assim estão entrando no aprisco do Altíssimo… até que se complete essa “plenitude”. Estes “gentios” eram toda a Casa de Efraim/Israel, o mesmo povo rebelde que está a ser chamado de volta aos caminhos santos, os mesmos que estavam e estão ainda espalhados pelo mundo, aqueles acerca de quem Yeshua disse: “Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mateus 10:25), a mesma missão que Ele deu aos Seus discípulos em Mateus 10:6.

(4)

4. Porém, nem todos os que são chamados de volta se arrependem. Estes estão incapazes de ouvir o chamamento do Altíssimo, pelo que serão condenados, como disse Yeshua em Marcos 16:15-16. Porém, aos que se arrependem e voltam para casa do Pai, quais filhos pródigos, a esses O Pai os receberá de braços abertos. A estes juntar-se-ão ainda outros que não eram daquele aprisco, i.e. das 12 tribos de Jacob: Isaías 49:5-6; João 10:16, e que, mesmo não sendo da descendência genética das 10 tribos “perdidas” da Casa de Israel, também a estes se hão-de juntar…pois também estes foram enxertados na boa oliveira que é a Israel de YHWH.

5. À plenitude das gentes da Casa de Israel que antes de aceitarem Yeshua como Salvador eram gentios…mas que o deixaram de ser após estarem em Yeshua HaMashiach, também se junta a plenitude dos tempos, pois YHWH deu um tempo específico para que o Seu plano seja integralmente cumprido e todos os remidos pelo sangue de Yeshua possam entrar no aprisco, no redil das Suas ovelhas. O profeta fala-nos deste tempo de resgate e de retorno para a casa do Pai: Oseias 6:1-2 – “Vinde, e tornemos a YHWH, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. Depois de dois dias [2.000 anos que separam as duas vindas de Yeshua] nos dará a vida; ao terceiro dia [já no

reino milenar de Yeshua, O Rei] nos ressuscitará [Ezequiel 37:12-14], e

viveremos diante dele”.

6. Recordemos que há Um Só Elohim, Criador e Salvador, e um só povo salvo, a Israel de YHWH. Por isso, tal como no passado (lembremos Ruth e tantos outros que nos passado se deixaram enxertar em Israel), também hoje este povo humilde e entregue ao Seu Criador se está a completar. Embora os remidos venham a formar uma multidão que nenhum homem poderá contar, esta multidão tem crescido ao poucos, sendo, em cada época, acrescentado mais um pouco de salvos, o tal remanescente que vimos falando nestes estudos da epístola aos Romanos.

7. Afirmamos que há Um Só Elohim (YHWH) e um só povo salvo por Yeshua, a Israel de YHWH. Esta é uma afirmação categórica, pois a “nova Jerusalém” que descerá dos céus ataviada como Esposa para O seu Marido (Yeshua) está representada por uma cidade santa, celestial, que só tem 12 portas, e em cada uma das portas o nome de cada uma das 12 tribos de Jacob/Israel – Apocalipse 21:12. Por isso não nos deixemos enganar por aqueles que ensinam que todos se salvam. Estes são obreiros da mentira.

Quando compreendemos tudo isto, ficamos com o conhecimento pleno da questão da plenitude da entrada dos “gentios” (i.e., o retorno, “teshuva”), aqueles que se hão-de salvar. Estes que antes eram chamados de gentios passaram a ser chamados filhos do Altíssimo e não mais gentios, porque tendo aceitado Yeshua como Salvador já hoje estão enxertados na boa oliveira de Romanos 11.

Acerca destes, no reino milenar vindouro, quando as duas Casas de Jacob/Israel voltarem a estar reunidas, então se cumprirá a grande profecia que se encontra em:

(5)

Isaías 54:1, 7-8 – “Canta alegremente, ó estéril, que não deste à luz [a Casa de Efraim/Israel]; rompe em cântico, e exclama com alegria, tu que não tiveste dores de parto; porque mais são os filhos da mulher solitária [Efraim/Israel], do que os filhos da casada [Casa de Judá], diz YHWH… Por um breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias te recolherei; com um pouco de ira escondi a minha face de ti por um momento; mas com benignidade eterna me compadecerei de ti, diz YHWH, o teu Redentor”.

Todas estas maravilhosas promessas se combinam para que O Rei Yeshua resgate as 12 tribos de Israel… quando se tiver completado a entrada dos que antes eram chamados de “gentios”. Aqueles que antes estavam sem esperança e sem Deus no mundo, como nos diz Paulo, já chegaram perto da Divindade pelo sangue de Yeshua – Efésios 2:12-22.

Tudo o que acima apontamos são peças que encaixam perfeitamente no plano do Elohim Eterno… o resgate da Israel de YHWH, a nação santa, o povo adquirido. A Sua boca o disse! Ele vem falando connosco através dos Seus servos. Escutemo-Lo, pois estas promessas apontam para o retorno das 10 tribos “perdidas” da Casa de Efraim. Cumprir-se-á então outra profecia, a que está em:

Zacarias 8:22-23 – “Assim virão muitos povos e poderosas nações, a buscar em Jerusalém a YHWH dos Exércitos, e a suplicar o favor de YHWH. Assim diz YHWH dos Exércitos: Naquele dia sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla das vestes de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco”.

Sim, estes 10 homens que pegarão nos tzitzit (as franjas do tallit, ou xaile de oração) de um Judeu, é uma referência às 10 tribos “perdidas” da Casa de Efraim/Israel que ainda andam espalhados pelo mundo, mas que irão regressar com choro de alegria à terra dos seus antepassados de onde foram expulsos devido à sua rebeldia e idolatria perante YHWH. Estes são os filhos da mulher solitária. Este virá a ser o maior êxodo que a humanidade já conheceu, quando os descendentes da Casa de Efraim/Israel regressarem à terra que foi prometida aos patriarcas de Israel. Yeshua enviará os Seus anjos para os recolher dos quatro cantos da Terra. E assim, como Paulo disse: “todo o Israel será salvo”, referindo-se à profecia de:

Isaías 45:17 – “Porém Israel é salvo por YHWH, com uma eterna salvação; por isso não sereis envergonhados nem confundidos em toda a eternidade”.

Coisas maravilhosas nos são anunciadas para estes dias vindouros pela pena dos profetas do Altíssimo. E são muitos os que nos falam de um novo período milenar, à beira do qual nos encontramos, período esse em que reinará a paz, a harmonia, a justiça do Altíssimo (a Sua Lei/Torá como regra de vida para os povos), a abundância, tanto de pão como de conhecimento do Altíssimo. Esse período milenar será governado pelo Príncipe da Paz, Aquele que nos foi anunciado em Isaías 9:6-7.

(6)

Sabemos que antes que esses dias de maravilha venham, o mundo e a terra de Israel e Jerusalém passarão por tão grande tribulação como nunca antes houve nem voltará a haver. E, como disse Yeshua, se esses dias não fossem abreviados nenhuma carne se salvaria… mas esses dias serão abreviados por amor dos escolhidos, como Ele disse também. Então, nos dias da aflição, perante os seus inimigos, quando já tiverem sofrido bastante e não virem mais recursos ao seu alcance, a nação de Israel voltar-se-á para YHWH, invocando O Seu Santo Nome e a Sua ajuda. Quando os seus recursos humanos se esgotarem, então, com rogos, buscarão o socorro do Altíssimo e Ele os ouvirá para os livrar com Mão forte: Isaías 59:19-21; Zacarias 13:8-9.

Lembremos também as palavras que estão em:

Joel 2:32 – “E há-de ser que todo aquele que invocar o nome de YHWH será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse YHWH, e entre os sobreviventes, aqueles que YHWH chamar”. Sim, nos dias gloriosos do regresso do Rei Yeshua, os da Casa de Efraim/Israel virão também com os filhos de Judá que andam igualmente espalhados pelo mundo. E então cumprir-se-á integralmente a profecia de Ezequiel 37:15-28. Então, não haverá mais duas casas, dois povos, duas varas, mas uma só vara na Mão de Yeshua, O Rei. Não mais voltarão a estar separados.

As 12 tribos de Jacob/Israel virão a ser uma imensa realidade na “terra prometida” aos patriarcas. Este território, desde o grande Rio Eufrates, ao Rio do Egipto e até ao Mar Mediterrâneo (Génesis 15:18) parecerá pequeno para albergar tantos filhos de Jacob/Israel…e assim, quando a plenitude dos gentios houver entrado, então: “todo o Israel será salvo” – Romanos 11:25-26. Esta é a vontade do Altíssimo que nos é manifestada na Sua Palavra.

Sempre, e em todas as circunstâncias, não sejamos como os que denigrem a vontade do Altíssimo quando depreciam e até desprezam os nossos irmãos de Judá, em particular aqueles de Judá que vivem pela mesma esperança de resgate que nós temos também.

Orar pela paz de Jerusalém é o mesmo que pedirmos: “Ora vem Adonai Yeshua, Príncipe da Paz”, pois só Ele poderá trazer a paz que todos dizem buscar.

Isaías 60:1-2 – “Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória de YHWH [“shekinah”, divina presença] vai nascendo sobre ti; porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti YHWH virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti”.

Promessas maravilhosas que o mundo testemunhará em breve. Não duvidemos!

Então, as transgressões de Efraim/Israel e as de Judá serão apagadas e YHWH voltará a reconciliar-se com o Seu povo, até com aqueles a quem O Eterno antes chamou de: “Lo-Ami” (“Não Meu povo”). A esses voltará a chamá-los de “Ami” (“Meu povo”):

(7)

Zacarias 13:8-9 – “E acontecerá em toda a terra [de Israel], diz YHWH, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela. E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo [“Ami”]; e ela dirá: YHWH é o meu Deus”.

Bem-aventurados aqueles cuja transgressão (da Lei/Torá) é perdoada, como nos é dito em Salmo 32:1. Sim, este remanescente arrependido, eleito e fiel alcançará a misericórdia do Altíssimo Elohim. Isto é a prova da fidelidade do Todo-Poderoso à promessa feita aos pais e ao concerto que com eles celebrou. Isto se fará por amor do Seu Nome e não por mérito nosso. Então a boa oliveira florescerá e dará o seu bom fruto, de geração em geração.

Assim, após estas explicações podemos entender melhor as palavras de Paulo que ele nos dá em:

Romanos 1:16-17 – “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego [do gentio]. Porque nele [no evangelho] se descobre a justiça de Deus [a Sua Lei/Torá – Salmo 111:3] de fé em fé, como está escrito: Mas o justo [Lucas 1:5-6] viverá da fé [fidelidade à Torá]”.

Sim, o evangelho de Yeshua HaMashiach eram as “boas novas” da Lei/Torá, como acerca Dele nos é ensinado em Salmo 40:7-11. Sim, Ele veio trazer de novo essas “boas novas” acerca da salvação, para os que caminham por fé/fidelidade e obediência aos preceitos do Pai, primeiramente do judeu que já tinha essas “boas novas”, como do grego (forma de se referir aos gentios, os de Efraim que se haviam desviado da Lei/Torá). Sim, o justo viverá pela sua fidelidade aos preceitos de vida da Lei/Torá de YHWH, como nos é dito também em Habacuque 2:4.

Reparemos agora no que Paulo nos diz em:

Romanos 11:30-32 – “Porque assim como vós [Casa de Efraim/Israel] também antigamente fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia [“Ruama”] pela desobediência deles [Casa de Judá], assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada. Porque Deus encerrou a todos [às 12 tribos de Jacob/Israel] debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia”.

Estas passagens podem ser melhor compreendidas quando as cruzamos com o que YHWH impôs ao profeta Oseias (ler o capítulo 1 de Oseias), fazendo-o casar com uma mulher de prostituições (esta mulher era a Casa de Efraim/Israel, o Reino do Norte) e a cujos filhos lhes deu nomes de rejeição para depois lhes dizer que os voltaria a recolher juntamente com os filhos de Judá – versos 10 e 11. Quem compreende a mente do Altíssimo?

(8)

Sim, foi através da rebeldia das duas casas de Jacob que o mundo inteiro veio a conhecer a YHWH e outros puderam ser chamados também. Muitos dos que não faziam parte do concerto, puderam chegar-se ao Altíssimo através do sacrifício do Filho e assim serem enxertados neste povo santo cuja raiz é Yeshua. É essencial que compreendamos este propósito do Alto e Sublime, para que não rejeitemos a Vontade de YHWH que Ele expressou na Sua Lei/Torá e nas palavras dos Seus profetas, conforme Yeshua disse de forma categórica em Mateus 5:17-18 “não vim destruir a Lei ou os profetas!”

Quando no Sermão do Monte Yeshua pronuncia estas palavras: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mateus 5:7), Ele estava a referir-se a quem? Estava a referir-se à Casa de Efraim/Israel que antes tinham sido referidos em Oseias 1 como “Lo-Ruama” (“Sem misericórdia”). Sim, a Casa de Efraim/Israel alcançará misericórdia (“Ruama”) quando Ele vier.

Agora que já compreendemos o que Paulo nos quis transmitir em Romanos 11, estamos em melhor condição para aceitarmos o remate das suas palavras (citando Salmo 92:5), em:

Romanos 11:33-36 – “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque quem compreendeu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém”.

(Continua) AlleluYAH

Vem ó Espírito de YHWH, vem já hoje abrir o nosso entendimento à força da Tua Palavra/Verdade.

Referências

Documentos relacionados

Já Fedalto (2006), em sua pesquisa de mestrado, buscou compreender algumas facetas da relação entre o professor de Matemática e o conhecimento de sua disciplina em situações

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O município de São João da Barra, na região Norte do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, passa atualmente por um processo de apropriação do seu espaço por um ator que, seja pelo

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de