• Nenhum resultado encontrado

(À LUZ DAS SAGRADAS ESCRITURAS)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "(À LUZ DAS SAGRADAS ESCRITURAS)"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

(À LUZ DAS SAGRADAS ESCRITURAS)

Vítor Quinta Fevereiro 2014

Depois dos grandes e extraordinários acontecimentos ocorridos há cerca de 2.000 anos centrados na pessoa de Yeshua, HaMashiach, nomeadamente a sua morte e ressurreição, estamos hoje em condições de poder compreender o que Paulo nos quis dizer quando escreveu:

a) nem todos os que são de Israel são Israelitas” (Romanos 9:6) e, também, b) “todo o Israel será salvo” (Romanos 11:26),

pois, segundo a Palavra do Altíssimo, podemos identificar três classes de pessoas: 1. O primeiro grupo é formado por todos aqueles que, através de todos os tempos,

e ao longo das suas vidas, se tornaram justos e que, por isso mesmo, formam o corpo do Messias (mesmo os seres humanos que viveram antes da Sua primeira vinda). Estes são a Israel de YHWH, a Esposa do Cordeiro. Todos eles fazem parte de um corpo de chamados, eleitos e fiéis, que farão parte da primeira ressurreição que ocorrerá na segunda vinda de Yeshua, O Rei Eterno. Este corpo de eleitos estará, a partir daí, sempre com O Esposo – 1.Coríntios 15:50-57; 1.Tessalonicenses 4:18; 2.Tessalonicenses 2:1; Colossenses 3:4.

(2)

Sobre estes a segunda morte não terá poder, como nos é dito em: Apocalipse 2:11. Na realidade, os que forem ressuscitados na vinda gloriosa do Rei Yeshua poderão gritar as palavras de 1.Coríntios 15:55: “Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?”. Esta não é mais do que uma citação das palavras de YHWH através do Seu profeta quando falava para a Casa de Efraim/Israel, o Reino do Norte, em Oseias 13:14 – “Eu [YHWH] os

remirei da mão do inferno [da sepultura, conforme a Ezequiel 37:12-14], e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua perdição?” (Salmo 71:20-21).

Então, aquilo que permaneceu um mistério por tempos imemoriais até à ressurreição de Yeshua, deixou de o ser após a Sua morte, ressurreição e ascensão aos céus. Por isso, é através dos escritos dos apóstolos, que este mistério nos foi revelado para reforço da fé de todos os um dia esperam vir a ser participantes da glória de Yeshua, como Paulo escreveu aos seus irmãos do Reino do Norte (os descendentes de Efraim/Israel) que residiam em Roma: Romanos 16:25-27 – “Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto, mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé; ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém”. Este mistério é igualmente referido por Paulo noutros escritos seus: 1.Coríntios 2:5-8; 15:51; Efésios 1:6-12.

Paulo relata que o mistério da morte e ressurreição de Yeshua não era conhecido nos séculos passados, mas que então lhe foi revelado para compreensão e reforço da esperança entre os gentios (entre os filhos de Efraim/Israel que se encontravam disperses entre as nações): Efésios 2:11-22 e 3:1-9. Os versos 5 e 9 dizem-nos: “O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas… E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em YHWH, que tudo criou por meio de Yeshua HaMashiach [Jesus Cristo]”. Ao lermos o verso 10 compreendemos que este mistério até esteve oculto aos anjos e outros poderes celestiais, segundo a soberana vontade do Pai: “Para que

agora, pela igreja [a congregação dos fiéis], a multiforme sabedoria de

Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus”.

Estas palavras são confirmadas depois por Paulo em Colossenses 1:26-27 – “O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios [as 10 tribos dispersas do Reino do Norte], que é Cristo em vós, esperança da glória”. O propósito do Elohim Eterno é simplesmente maravilhoso! Sim, Ele tem um tempo para tudo. Ler também Colossenses 2:2-3.

(3)

Nas suas cartas, Paulo está a escrever aos descendentes das 10 tribos dispersas do Reino do Norte que foram espalhadas entre as nações pagãs pelos Assírios no ano de 722 a.C., para lhes fazer notório o Evangelho de Yeshua. Mesmo quando Yeshua esteve entre nós, Ele mesmo também falou às multidões através de parábolas quando se referia a coisas sublimes que estavam guardadas/ocultas desde a fundação do mundo. Exemplo:

Mateus 13:34-35 – “Tudo isto disse Jesus, por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas; para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo”. Sim, pela vontade soberana de YHWH este tão grande mistério esteve oculto desde a fundação do mundo. Porém, aos Seus discípulos Yeshua revelou o significado das suas palavras e das parábolas que falava às multidões, o que nos é confirmado em:

Lucas 24:44-48 – “E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, e em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas”.

Até que YHWH se manifestasse na carne, na pessoa de Yeshua, e O Filho cumprisse a missão para a qual foi chamado pelo Pai, todo este mistério esteve oculto aos homens e aos poderes celestiais: 1.Timóteo 3:16 – “E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória”.

Por isso, todo o Israel de YHWH (todos os santos) será salvo:

Apocalipse 20:4-6 – “E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos”.

Há referência a esta promessa no Tanach (o erradamente chamado Antigo Testamento)? Claro que sim. Leia-se Isaías 61:6 – “Porém vós sereis chamados sacerdotes de YHWH, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis a riqueza dos gentios, e na sua glória vos gloriareis”.

(4)

Lembremos ainda o que Paulo nos diz em:

Gálatas 3:27-29 – “Porque todos quantos fostes baptizados em Cristo já

vos revestistes de Cristo [Isaías 61:10]. Nisto não há judeu nem grego; não

há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa”. Daí que todos os que são de Yeshua são descendência de Abraão e herdeiros conforme à promessa.

Adonai Yeshua também nos disse em Mateus 28:19: “Ide portanto, e fazei

talmidim [discípulos] de todas as nações, realizando-lhes a “mikvah”

[baptismo] em Meu Nome [Actos 2:38]. Ensinando-os a guardar todas as

coisas que eu vos tenho mandado [a Lei/Torá que Dele falava]; e eis que eu

estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”. Mas Yeshua (A Palavra de YHWH feita carne) não disse somente isto a respeito da ressurreição dos mortos na Sua vinda. Eis o que Ele também disse em: Lucas 20:34-36 – “E, respondendo Jesus, disse-lhes: Os filhos deste mundo casam-se, e dão-se em casamento; mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão-de casar, nem ser dados em casamento; porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição”. Yeshua era Aquele que haveria de vir, que veio e a Quem devemos ouvir: Deuteronómio 18:15, 18. Por isso João nos diz, com confiança e cheio do Espírito Santo:

1.João 3:1-2 – “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fossemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos”. Nestas santas palavras reside a nossa esperança. Isto mesmo já nos era dito pelo salmista no:

Salmo 17:15 – “Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça [na Tua Lei/Torá]; eu me satisfarei da tua semelhança quando acordar [quando ressuscitar]”. O mesmo teor e pensamento nos é dado em Romanos 8:29;

1.Coríntios 15:40-54; Filipenses 3:20-21; 2.Pedro 1:4; Mateus 5:8; João 17:24; 1.Coríntios 13:12; 2.Coríntios 5:4, 6-8.

Sim, tudo isto virá a suceder quando O Rei Yeshua vier para levar consigo a Sua Esposa – os chamados, eleitos e fiéis, a Israel de YHWH.

Os tempos do fim serão terríveis. Todos os que dizem seguir a Yeshua serão provados, tal como aconteceu a todos os fiéis do passado. Daniel 7:21-22, 27 também nos diz: “Eu olhava, e eis que este chifre fazia guerra contra os santos, e prevaleceu contra eles.

(5)

Até que veio o ancião de dias, e fez justiça aos santos do Altíssimo; e chegou o tempo em que os santos possuíram o reino… E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão”.

O anjo enviado por Yeshua, aponta em Apocalipse 11:12 – “E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram”. Esta é a ordem divina que comandará a primeira ressurreição dos mortos e a transformação dos vivos fiéis, na segunda vinda de Yeshua, como Rei eterno… o chamado “arrebatamento” dos fiéis, aqueles que serão transformados num abrir e fechar de olhos que ocorrerá na vinda gloriosa do Rei, momento em que serão tornados iguais aos anjos, ante o toque da última trombeta – a sétima, como ensina Paulo – 1.Coríntios 15:51-55. O mesmo Paulo também revela a sua fé ao dizer:

Romanos 8:16-18 – “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada”. Sim, a glória que em nós há-de ser revelada (1.Coríntios 15:40-49) será a glória do Filho (verso 49 – “E, assim como trouxemos a imagem do terreno [o primeiro Adão], assim traremos também a imagem do celestial [Daquele que desceu dos céus]”, O Primogénito entre muitos irmãos que se hão-de salvar…na Sua

vinda gloriosa, confirmando a promessa de Filipenses 3:21. Este mesmo entendimento nos é dado por Yeshua em Mateus 25:34.

O profeta Daniel também nos diz em:

Daniel 12:1-3 – “E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Os que

forem sábios [os que vivem pela Torá – Deuteronómio 4:5-6], pois,

resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça [a Lei/Torá], como as estrelas [como os anjos celestiais] sempre e eternamente”. É claro que o profeta poderia estar a referir-se a dois momentos diferentes no tempo: a primeira ressurreição, e a segunda ressurreição que antecederá o Julgamento Final em que muitos serão julgados aptos para o reino eterno mas muitos mais serão relegados para o fogo da destruição.

(6)

Porém, não podemos esquecer que a Esposa do Cordeiro (aquela que estará presente nas Bodas que serão celebradas após a vinda do Esposo) será constituída pelos eleitos e fiéis à Palavra do Todo-Poderoso e que, como Yeshua afirmou, serão iguais aos anjos que não podem mais morrer por serem filhos da ressurreição. Estes são os que irão ao encontro do Esposo na Sua vinda gloriosa.

Referindo-se ao momento, após a primeira ressurreição, quando Yeshua vier para tomar posse do Seu trono em Sião e dali reinar sobre todas as nações da Terra com os Seus remidos como reis e sacerdotes (Apocalipse 1:6; 5:10), lemos também em Judas 14 – “E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos”. Estes são os que foram achados dignos de fazer parte da primeira ressurreição, como membros da Esposa do Cordeiro, a Israel de YHWH e que nesta passagem são referidos como “seus santos”.

Falando da fé dos santos do Altíssimo em todos os tempos, e do sofrimento que lhes foi infligido pelos seus perseguidores, o autor da Carta aos Hebreus, termina o capítulo 11 falando do galardão da primeira ressurreição nos versos 39 e 40: “E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados”. Todos os santos e fiéis do passado, tal como nós, buscamos uma pátria celestial (Hebreus 11:13-16). Temos assim segurança que a primeira ressurreição envolverá todos os remidos pelo sangue de Yeshua e todos os que foram fiéis desde o princípio da Criação (e.g. Abel, Enoque, Noé, etc.). Todos eles serão ressuscitados, em conjunto, de uma só vez, na vinda gloriosa do Rei Yeshua.

Por ultimo, inseridos no grupo dos que se salvam, os justos, também designados por Esposa do Cordeiro, estarão todos os homens e mulheres de todos os povos, tribos, nações e línguas, que entregaram as suas vidas ao Eterno YHWH através de Yeshua HaMashiach e se tornaram novas criaturas em Yeshua, passando assim a estar enxertados na “boa oliveira” que é a Israel de YHWH cuja raiz é Yeshua – Apocalipse 7:9-10. Estudar também atentamente o que Paulo nos ensina em Romanos 11 e Gálatas 3:27-29.

Certamente todos desejaríamos fazer parte dos eleitos e fiéis, o primeiro grupo, e que, chegados “àquele dia” ouvíssemos da boca do Eterno Yeshua as seguintes palavras: “Vinde benditos de Meu Pai. Possuí por herança o reino dos céus que vos está preparado desde a fundação do mundo”. Sim. Estas são as palavras que desejaremos ouvir. Mas o que é que estamos a fazer hoje para que venhamos a ser merecedores de as ouvir? Cada um que responda por si mesmo.

(7)

Também o fiel servo Job teve palavras de confiança inabalável quando disse em Job 19:25-27: “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo

ainda em minha carne1 verei a Deus, vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus

olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior”.

2. Podemos ainda identificar outro grupo de pessoas, que são a descendência das 12 tribos de Israel os quais serão recolhidos dos quatro cantos da Terra e trazidos para a terra prometida aos patriarcas, quando Yeshua, como Rei eterno, reinar desde Sião. É neste reino milenar terreno que se cumprirá a profecia de Jeremias 31:31-34; Hebreus 8:10 e 10:16, quando Yeshua gravar a santa e eterna Lei/Torá nos corações dos filhos de Israel que forem habitar na Terra Prometida – este é o “novo concerto” entre YHWH e os homens e também a promessa referida em Ezequiel 37:12-14 – “Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor YHWH: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. E sabereis que eu sou YHWH, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu. E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, YHWH, disse isto, e o fiz, diz YHWH”.

Que podemos concluir destas palavras proféticas, pronunciadas pelo Todo-Poderoso, senão que o castigo dado à Casa de Efraim/Israel será levantado e YHWH não mais terá em conta os seus pecados passados? Assim o entendemos ao lermos também o que nos é dito em Jeremias 31:34c – “porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados” (Hebreus 10:17) e também no que nos diz o profeta: Oseias 6:1-2. Como já apontámos, YHWH espalhou a Casa de Efraim/Israel entre os povos pela mão dos Assírios em 722 a.C., desenraizando-a da sua terra (Samaria), mas, ao mesmo tempo, fez-lhes promessas grandiosas. Sim, O Altíssimo abrirá as suas sepulturas e os fará vir à terra que prometeu aos patriarcas. Por isso a promessa do Eterno não se ficará somente pelos que estarão vivos e espalhados entre as nações quando Ele vier para reinar. A promessa de YHWH vai muito mais longe: Ele diz que abrirá os sepulcros do Seu povo e o fará vir à Terra Prometida aos pais, com os quais fez uma aliança eterna. Ele o fará por amor do Seu Nome e das promessas que deu aos patriarcas.

Leia-se com atenção a visão profética do vale cheio de ossos sequíssimos de Ezequiel 37:1-14 que representavam a Casa de Israel (as 10 tribos “perdidas” do Reino do Norte), e a promessa do Todo-Poderoso em como Ele os fará voltar à vida...e Ele é Poderoso para o fazer, pois a YHWH nada é imposível – Lucas 1:37.

1

Outra tradução melhor: “eu, sem carne” (in Bíblia de Estudo Almeida); “fora de minha carne verei a

(8)

Na realidade, a Casa de Efraim/Israel que havia sido cortada como povo de YHWH (Lo-Ami = “não Meu povo”) e espalhada entre as nações e da qual não teria misericórdia (Lo-Ruama = “não terei misericórdia”), já está a voltar, aos poucos, para O seu Elohim, desde há 2.000 anos, sempre que algum dos seus membros aceita Yeshua como seu Salvador e aceita viver de acordo com os mandamentos do Todo-Poderoso, a Sua Lei/Torá eterna. Parece-nos algo maravilhoso e milagroso que só O Elohim da Vida poderia operar.

Também o profeta assegura na força da sua fé e na presença do Espírito do Eterno: Isaías 26:19 – “Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos”. Quando ocorrerá a entrega deste tão grande galardão? A resposta encontramo-la nas paencontramo-lavras de outro profeta do Altíssimo: Oseias 6:2 – “Depois de dois dias [2.000 anos] nos dará a vida; ao terceiro dia [na Sua vinda gloriosa, quando vier para tomar posse do reino milenar] nos ressuscitará, e viveremos diante dele”. Estas são promessas que o tempo não apagou!

3. Depois, por fim, há uma terceira categoria de pessoas que embora possam ser descendência genética de Jacob/Israel se tornaram ímpios, e porque descreram das promessas feitas aos pais pelo Eterno, e não se arrependeram da sua condição de rebeldia, não aceitando Yeshua como O Salvador, O Ungido de Elohim…serão condenados.

O mesmo Yeshua deu instruções aos Seus discípulos e disse-lhes que fossem por todo o mundo e pregassem o evangelho a toda a criatura, acrescentando: “quem crer e for batisado será salvo, mas quem não crer será condenado”. A dureza do coração, i.e. da mente de muitos, constitui uma barreira intransponível…para sua desgraça, pois rejeitam O Senhor da Vida.

Estes não quiseram “ouvir a voz do Eterno” para se arrependerem dos seus caminhos desviados da Vontade do Altíssimo. E porque não houve neles arrependimentos, serão consumidos/destruídos, tal como todos os restantes ímpios da Terra. Lembremos as palavras de Judas 5 – “Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egipto, destruiu depois os que não creram”. Por isso mesmo, ainda que estes possam ser parte da descendência genética de Jacob/Israel…não são Israelitas.

Israelitas verdadeiros (um só povo salvo) são os que fazem parte do Concerto que YHWH celebrou com Abraão fundado na Sua Lei/Torá e na fé e Testemunho de Yeshua. Porém, os outros, não deixaram que os seus corações/mentes fossem tocados e transformados pela Palavra da Vida. Por isso eles se tornaram em vasos de desonra destinados a serem destruídos no fogo… porque rejeitaram O Senhor da Vida e o Seu sacrifício.

(9)

Sim, YHWH quer que todos os homens se salvem e juntamente venham ao conhecimento da Verdade, i.e. ao conhecimento e prática da Sua Lei/Torá. Porém, a larga maioria não se deixa tocar pelas Suas palavras de livramento. Satanás tomou conta dos seus corações/mentes, obscurecendo-lhes o entendimento. Estes escolheram caminhar no caminho que conduz à morte. Então, o seu destino final será a morte eterna.

AlleluYAH

Vem abrir o nosso entendimento à força da Tua Palavra/Verdade.

Referências

Documentos relacionados

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

No capítulo 1 são clarificados conceitos-chave essenciais à contextualização do estudo efectuado, destacando autores como Conceição Lopes, John Thompson, Mcluhan, Sara Pereira e

Densidade de ruído na saída do integrador como função da frequência para uma cadeia de aquisição de dados baseada num conversor A/D com um integrador digital (exemplo).. O nível

I - limite de crédito: até o valor suficiente para liquidação do saldo devedor das operações de que trata este artigo, apurado na forma dos incisos I, II e III do caput deste

As questões das decisões tomadas pelo doente gravitam, pois, à volta do seu consentimento com prévia informação e esclarecimento o que, se é determinante para

O petróleo existe na Terra há milhões de anos e, sob diferentes formas físicas, tem sido utilizado em diferentes aplicações desde que o homem existe. Pela sua importância, este

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e