• Nenhum resultado encontrado

Informações do Relatório. Não desenvolvido. Atividade - EVENTO DO CURSINHO. Ministério da Educação Relatório de Atividades 2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informações do Relatório. Não desenvolvido. Atividade - EVENTO DO CURSINHO. Ministério da Educação Relatório de Atividades 2019"

Copied!
60
0
0

Texto

(1)

Informações do Relatório

IES:

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO

Grupo:

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BOT Curso específico PT UNESP 56905

Tutor:

RAFAEL HENRIQUE NOBREGA

Ano:

2019

Somatório da carga horária das atividades:

1460

Não desenvolvido

Atividade - EVENTO DO CURSINHO

Avaliação:

Não desenvolvido

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

O PET CBB pretendia realizar, em parceria com o Cursinho do IB também chamado de Atena, que é um projeto de extensão da Unesp, um evento de orientação profissional com os alunos do cursinho, tanto no período matutino quanto no noturno. O evento tinha o objetivo de informar e orientar esses alunos na escolha profissional e auxiliar nas dificuldades relacionadas ao período do vestibular. Inicialmente, prevíamos realizar a atividade em conjunto com os graduandos e docentes do Departamento de Psicologia da UNESP de Bauru. No entanto,durante as reuniões com o PETUCA chegou-se a ideia de expandir essa atividade e engloba-la com uma feira de profissões, que teria o objetivo de apresentar um pouco mais sobre cursos oferecidos pela Unesp e outras instituições além da orientação profissional, oferecendo algo mais completo e que ajudasse os estudantes nessa fase de escolher um curso e prestar os vestibulares. Assim, seria uma feira de profissões com orientação profissional e o público seria estudantes de escolas públicas e cursinhos populares da Unesp. Mas também aberto a outros públicos que demonstrassem

interesse. Porém a agenda dos PETs da Unesp de Botucatu acabou tornando-se um problema, já que os calendários diferem em cada graduação. Ademais, por falta de experiência com eventos desse perfil foram encontradas outras dificuldades como transporte para os alunos de escola pública, local e etc. Por fim, a data para a realização da feira ficou para depois das inscrições dos principais vestibulares do Estado de São Paulo como a Vunesp, Fuvest e o Enem, não tendo mais sentido realizar a feira naquele momento. Então os PETs que participam do PETUCA decidiram em comum acordo cancelar essa atividade e dar foco as relações interpessoais dentro do grupo para juntos resolver os problemas que impossibilitam a realização de eventos maiores por um grupo muito diverso como esse. E o PET CBB resolveu voltar com a atividade de orientação profissional em parceria com o cursinho Atena para o ano que vem.

(2)

20 04/03/2019 31/05/2019

Descrição/Justificativa:

O evento tem como objetivo auxiliar os alunos de uma escola pública na escolha de uma profissão e discutir as dificuldades que enfrentam durante o período do vestibular. Seguindo a linha de orientação que os palestrantes usam, o evento vem com o intuito de amenizar a agonia e a ansiedade que os alunos possam estar passando.

Objetivos:

Em parceria com o projeto de extensão Cursinho do Instituto de Biociências da UNESP - Botucatu, o grupo PET-CBB organiza palestras sobre orientação profissional com os alunos do cursinho. Estas palestras são

ministradas por profissionais da área da psicologia da UNESP - Bauru. Os palestrantes também abordam questões relacionadas ao futuro profissional e as dificuldades do período do vestibular. Baseado nos resultados dos eventos anteriores, esse tipo de evento se mostra necessário, pois muitos alunos ainda possuem dúvidas quanto a escolha profissional, tanto por incerteza, por pressão familiar de escolher alguma profissão, ou por desinformação sobre os cursos.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Estudantes da área de psicologia da UNESP-Bauru são convidados para ministrar palestras para os alunos do cursinho. Como o cursinho possui turmas no diurno e no noturno, as atividades serão realizadas em dois períodos diferentes. Durante a parte da manhã, o evento acontecerá nas salas do cursinho no campus de Rubião Jr. na UNESP-Botucatu. Já na noturno, o evento será na escola EMEF Rafael de Moura Campos, localizada na região central da cidade de Botucatu. As palestras utilizam integralmente o horário das aulas do cursinho, que consiste em 4 aulas de 50 minutos e um breve intervalo.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Espera-se que os alunos ganhem mais confiança para a escolha do curso, ou que possam refletir sobre a escolha previamente feita. Além disso, esta atividade tem como objetivo diminuir a ansiedade e angustia que os alunos possam estar passando neste momento.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Ao final da atividade, será entregue para cada participante, até mesmo para os palestrantes, uma ficha para avaliação, na qual poderão ser feitas sugestões ou reclamações. As fichas serão recolhidas e os resultados compilados para análise pelo grupo PET-CBB.

Plenamente desenvolvido

Atividade - LEITURA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM

PORTUGUÊS E EM LÍNGUA INGLESA

Avaliação:

(3)

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

Desenvolvimento da atividade: Neste ano, a atividade foi realizada ao longo do ano para o projeto alimentação, conforme os petianos desenvolviam as intervenções práticas do projeto. O tema da leitura dos artigos foi definido de acordo com o tema do PET Discute: ¿Privatizações¿. No planejamento do segundo semestre, que ocorreu no dia 04 de agosto, os petianos se dividiram em grupos de três pessoas e cada trio ficou responsável por escolher um artigo que contemplasse alguma dessas quatro subdivisões: a favor das privatizações, a favor das privatizações de universidades, contra privatizações, contra privatizações das universidades. Os artigos escolhidos foram

compartilhados com todo o grupo no dia 06 de outubro, para que os petianos estivessem aptos a discutir sobre o tema durante o PET Discute e também para crescimento pessoal, já que é um tema de grande importância diante do cenário atual do país. Quanto à leitura para o projeto alimentação, o objetivo foi preparar os integrantes do grupo para aplicar com qualidade cada uma das atividades práticas para os pais participantes. Resultados: De modo geral, ambas as leituras contribuíram tanto para o crescimento pessoal dos petianos quanto para garantir uma preparação para desenvolver, da melhor maneira, o evento e o projeto. As leituras para as atividades do projeto alimentação habilitaram os integrantes na elaboração e aplicação de cada intervenção, já que o conhecimento requerido para desenvolver o projeto não fazia parte do conteúdo que os estudantes recebem em uma graduação de ciências biológicas. Já no caso de PET Discute, o evento não ocorreu, porém a discussão realizada, com base nos artigos científicos, na reunião do dia 06 de outubro, enriqueceu a visão dos petianos a respeito das privatizações e estimulou o senso crítico quanto ao assunto.

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

20 02/09/2019 09/12/2019

Descrição/Justificativa:

Esta atividade visa promover a leitura de assuntos que não estão no currículo da graduação ou que são de interesse do próprio Petiano. Um assunto é escolhido, geralmente a partir do tema do evento anual PET Discute, o que promoverá maior embasamento para discussão/entendimento do evento.

Objetivos:

Aprimorar e aprofundar a linguagem científica e a língua estrangeira, e discutir o tema escolhido e os assuntos que o cerca, levando os petianos a adquirirem conhecimento e senso crítico.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

O grupo se divide em duplas ou trios, e os integrantes do PET escolhem os artigos a serem lidos, de acordo com os temas previamente estabelecidos pelo grupo. Durante um encontro mensal realizado aos domingos com duração de 4 horas, cada dupla ou trio apresenta o artigo e suas impressões para os demais integrantes, ocorrendo então uma discussão sobre o assunto.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Estimular uma graduação com uma maior consciência social e crítica e com base nos três pilares da Universidade: ensino, pesquisa e extensão; aumentando o aprendizado ativo no meio acadêmico.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

(4)

Atividade - SEMINÁRIOS PET

Avaliação:

Plenamente desenvolvido

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

Desenvolvimento da atividade: Os seminários ocorreram nos dois semestres deste ano, tendo sido realizados em quintas-feiras no período de 12h30 às 13h40. No total foram realizados 11 seminários no ano, um para cada petiano. As datas dos seminários foram definidas no planejamento anual de atividades, no começo do ano. Os temas dos seminários são livres, tendo o petiano a opção de escolher um tema que tenha afinidade ou interesse para desenvolver.É responsabilidade do petiano buscar, pesquisar e organizar as informações e a apresentação, bem como divulgar o seminário, podendo ser auxiliado pelo grupo caso necessário. A atividade consiste na apresentação oral e posterior discussão do tema abordado, com a duração total de no máximo 1 hora e 10 minutos. Os ouvintes recebem um formulário de feedback durante a apresentação, respondendo perguntas que nos ajudam a aprimorar a atividade. Ao final da apresentação, o grupo se reúne para avaliação e crítica construtiva do seminarista e da

apresentação como um todo. Os seminários têm o objetivo de aprimoramento das habilidades de oratória, didática e organização e síntese de informações. O formato da atividade permite que os petianos desenvolvam de forma mais espontânea essas habilidades, contando com a ajuda do grupo através de feedbacks e sugestões. Resultados: A atividade dos seminários é uma das atividades do grupo com maior adesão. Através do feedback preenchido pelos ouvintes, ficou claro que o maior atrativo do evento a comunidade são os temas escolhidos pelos petianos.

Portanto, o grupo procura sempre abordar temas atuais, importantes, que não sejam normalmente discutidos no âmbito local da universidade e que geram muita discussão entre os ouvintes. A grande adesão da comunidade pelos seminários é muito benéfico ao grupo, já que é divulgamos nossas outras atividades e eventos, aumentando a visibilidade do grupo dentro da universidade. O benefício é ainda maior quando consideramos que quase todos os ouvintes responderam que participaram de outros eventos do grupo. Além do benefício para a divulgação do grupo, os seminários vêm contribuindo muito para o aperfeiçoamento pessoal dos petianos, evidenciado pelos relatos e pela visível evolução e melhoramento dos membros.

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

400 25/02/2019 31/12/2019

Descrição/Justificativa:

Os seminários do grupo PET-CBB consistem em apresentações orais e individuais com tempo máximo de 60 minutos realizados por todos Petianos durante o primeiro e o segundo semestre do ano letivo. Os temas dos seminários são definidos pelo membro que o apresentará, sendo que pode ser relacionado ao seu curso de graduação ou não.

Objetivos:

O objetivo dos seminários é de aperfeiçoar a habilidade de comunicação oral do Petiano através de apresentações de temas de seu interesse, seja relacionado ao seu curso de graduação ou não.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

O tema de cada seminário é definido pelo Petiano que irá apresentá-lo. Deste modo, o aluno fica responsável por montar a apresentação e fazer a divulgação do seminário, com ajuda dos demais membros do grupo, caso necessite. Todos os seminários são apresentados às quintas-feiras, das 12h30 à 13h40. A apresentação do tema conta com o auxílio de recursos de mídia, caso o Petiano preferir, e ao final há um espaço de tempo para discussão com o público presente. Em sessão particular, o Petiano apresentador recebe comentários (¿feedback¿) sobre seu

(5)

seminário, como postura, slides e outros quesitos que visam melhorar seu desempenho em um futuro seminário. Esse ¿feedback¿ é dado por todos os membros do PET que assistiram ao seminário.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Espera-se alcançar com os seminários uma maior visibilidade dentro da universidade, para despertar o interesse da comunidade acadêmica em conhecer e participar de outras atividades executadas pelo grupo. Além disso,

objetiva-se trazer temas extracurriculares interessantes e proporcionar um espaço de discussão.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Dois tipos de avaliação são realizadas. A primeira é interna, realizada pelos membros do grupo, onde critérios como tema abordado, oratória e postura, tempo, coerência, divulgação e profundidade, são levados em

consideração para avaliar a atuação do petiano. Ocorrerá também uma avaliação externa por meio de um feedback, formulado com questões simples e objetivas, que serão entregues aos participantes do evento. Desse modo, o seminarista consegue analisar a sua apresentação.

Atividade - RECEPÇÃO UNIFICADA 2019

Avaliação:

Plenamente desenvolvido

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

A convite da comissão de Recepção Unificada do campus de Botucatu, o PET Ciências Biológicas participou da feira de apresentação de projetos de extensão ao ingressantes do ano de 2019. Onde durante uma tarde foi montado um estande no local da recepção para conversar com os alunos a fim de divulgar as funções realizadas pelo PET, divulgar os eventos e o processo seletivo ao que se interessarem em participar. Resultados: A participação na feira de projetos é muito importante para ajudar na divulgação dos grupos para os futuros alunos que irão integrar a universidade.

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

8 04/02/2019 21/02/2019

Descrição/Justificativa:

A atividade em questão faz parte das atividades introdutórias aos primeiranistas promovidas por discentes em parceria com o Instituto de Biociências. Neste espaço, ocorre a apresentação do grupo PET-CBB assim como seus objetivos e atividades dentro da UNESP. Também é informado aos interessados como e quando o processo seletivo de ingresso no grupo PET-CBB.

Objetivos:

A atividade tem como objetivo a apresentação do grupo PET-CBB aos ingressantes e promover discussão das atividades exercidas pelo grupo (objetivos, parcerias e rotina petiana). Além disso, é um espaço de grande importância para a aproximação dos ingressantes ao grupo PET.

(6)

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A atividade conta com a apresentação oral, seguida da apresentação na forma de stands. No segundo momento, é realizada uma discussão informal com os alunos interessados em participar do grupo.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

É esperado que os ingressantes possam conhecer os petianos membros e seja despertado o interesse pelas atividades desempenhadas pelo grupo, favorecendo o ingresso de novos membros. Também espera-se que esta atividade permita uma ampla e eficaz divulgação das atividades do PET-CBB, facilitando a aproximação dos primeiranistas com o grupo PET. O espaço vem sendo utilizado nos últimos anos como uma ponte entre petianos e ingressantes.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Será avaliado o número de calouros que frequentam os eventos do PET-CBB e também o número de calouros que participam do processo seletivo que ocorre no segundo semestre.

Atividade - PETUCA

Avaliação:

Plenamente desenvolvido

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

Em 2019, os grupos PET de Botucatu (PET Ciências Biológicas, PET Veterinária, PET Engenharia Agronômica e PET Engenharia Florestal) realizaram as reuniões do PETUCA (grupos PET da UNESP de Botucatu) com o objetivo de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão e uma maior interação e aprendizagem entre os grupos. As reuniões foram quinzenais no primeiro semestre e mensais no segundo semestre, e ocorreram na central de aulas do Instituto de Biociências e da Faculdade de Ciências Agrárias, das 12h30min às 14 horas ou das 18h às 19 horas, para que alunos do período integral e noturno pudessem participar. Foram previstas duas atividades: o Cine Petuca e a Feira de Profissões com Orientação Profissional. Para o Cine Petuca, os grupos se dividiram em comissões para a preparar a apresentação, reservar local e divulgar o evento. Foi realizado 4 de Junho na central de aulas de Faculdade de Ciências Agrárias das 19 horas às 22 horas, e o filme escolhido foi ¿Que mal eu fiz a Deus?¿ de Philippe de Chauveron, e, no dia do cinema, após o filme, houve uma apresentação para abordagem dos tópicos principais do filme e posterior abertura para discussão. E para a realização da Feira de Profissões, com previsão para agosto (antes do fechamento das inscrições para os vestibulares), os grupos também foram divididos em comissões para um melhor desenvolvimento do projeto, sendo que as responsabilidades eram referentes à busca de escolas que estivessem disponibilidade para dispensar os alunos para irem à feira e entrar em contato com a

Secretaria de Educação para ver a disponibilidade de ônibus para transportá-los; encontrar um local gratuito pela prefeitura de Botucatu; conversar com outros grupos PET de Bauru para conferir a disponibilidade de participarem da feira apresentando os referentes cursos de graduação, e também encontrar um psicólogo para a orientação profissional. O evento ocorreria em dois períodos, manhã e noite (de acordo com a maior aceitação das escolas) e estaria dividido 2 horas para os alunos conhecerem os cursos e 2 horas para a orientação profissional, e o mesmo no outro período, sendo que teríamos as escolas inscritas com antecedência para uma melhor acomodação de todos. Por fim, as últimas reuniões do ano foram realizadas para manter o contato entre os grupos e tentar encontrar outra atividade de interesse de todos e também em função de encontrar representantes de Botucatu para as comissões

(7)

formadas no ENA-PET e no EPU. Resultados: O CinePetuca contribuiu com o objetivo de integrar os grupos e, com as discussões feitas após o filme, os integrantes e participantes puderam aprender mais sobre xenofobia e racismo e as implicações sócio-históricas envolvidas. A participação da comunidade acadêmica foi menor do que a esperada, mas para os PETianos o evento foi de grande proveito. A Feira de Profissões, infelizmente, não

aconteceu. O local que foi disponibilizado pela prefeitura para esses eventos estava em reforma (Cine Teatro Nelli) e, além disso, a organização do transporte e convite para os outros cursos para participação na feira não estavam finalizados, e consideramos que não seria válido se a feira acontecesse após o período de inscrições do vestibular 2019; sendo assim, decidimos adiar o evento para um próximo momento. Sobre as reuniões e integração com os outros grupos, é possível destacar que foi perceptível a dificuldade em manter os encontros com apenas alguns participantes de cada grupo, por isso, ficou decidido que nas últimas reuniões e para o próximo ano, cada grupo convocaria todos os integrantes para participação nas reuniões, e assim estarem mais ativos nas atividades a serem desenvolvidas, sem que as pautas ficassem sendo retomadas e rediscutidas a cada encontro. Comentários

Adicionais: O PETUCA decidiu finalizar as reuniões em outubro e então retomar as atividades no ano de 2020.

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

20 18/02/2019 09/12/2019

Descrição/Justificativa:

Os grupos PET de Botucatu (PET CBB, PET FMVZ, PET Engenharia Agronômica e PET Engenharia Florestal) tentam se reunir periodicamente com o intuito de realizar atividades em conjunto, como foi a organização do V EPU (Encontro dos Grupos PET da UNESP), planejamento de encontros PET, pré-eventos, dentre outros.

Objetivos:

Realizar atividades em conjunto, troca de experiências e informações, mobilização política, cultural e social dentro da universidade.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Reuniões quinzenais com duração de aproximadamente 2 horas. Estas reuniões acontecem em horários diversos (18h até ~20h, 23h até ~00:00), de acordo com as demandas e respeitando os horários dos alunos que estudam a noite. Cada PET deve ter no mínimo 5 representantes por reunião. Para muita das atividades propostas, o PET-CBB procura se organizar em diversas comissões para maior eficiência e organização das atividades.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Espera-se que as reuniões sejam uma excelente ferramenta para criar uma relação de mutualidade entre os grupos PET da UNESP de Botucatu, trazendo consigo novas ideias para atividades e compartilhamento de vivências que muitas vezes ajudam na resolução de adversidades comuns.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A avaliação é qualitativa através de feedbacks que ocorrem nas reuniões do PET-CBB. Para algumas atividades realizadas pelo PETUCA, questionários também são aplicados para melhoria das atividades numa próxima ocasião.

(8)

Avaliação:

Plenamente desenvolvido

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

Desenvolvimento da atividade: O processo de seleção de discentes do grupo PET-CBB aconteceu nos dias 27 e 29 de agosto e 4 de setembro de 2019, sendo dois dias de atividades e dinâmicas coletivas e um dia de entrevista individual. As atividades que compõe a seleção tem como propósito simular a vivência do grupo, possibilitando o contato e discussões entre os candidatos, para assim o grupo conseguir conhecer o perfil de cada um. Elas são desenvolvidas pensando em entender o candidato tanto a nível individual quanto no trabalho em grupo, abrangendo também a habilidade da escrita. O grupo visa selecionar pessoas com diferentes pontos de vista nos mais diversos assuntos, com capacidade de trabalhar harmoniosamente em grupo, onde possa ocorrer trocas mútuas, ou seja, a pessoa contribui para o crescimento do grupo e o mesmo contribui para a formação pessoal e acadêmica do indivíduo. No primeiro dia, aconteceu, primeiramente, a apresentação de cada membro grupo, das atividades desenvolvidas e a apresentação dos candidatos. No mesmo dia, ocorreu uma simulação de reunião, com uma problemática a ser resolvida, comum no cotidiano do grupo, com pretensão de analisar o trabalho em equipe, a capacidade de argumentação, o respeito, a fala, interpretação e visão individual da proposta. Por fim, os candidatos receberam as instruções para a escrita de uma carta de intenção, a ser entregue no próximo dia de seleção e que foi corrigida tomando como base critérios de entendimento da proposta, clareza e coerência. O segundo dia foi

composto por uma dinâmica em grupo, na qual os candidatos foram divididos, aleatoriamente, em grupos e precisaram montar pelo menos uma atividade para um projeto de educação sexual e apresentar para todos. Os critérios observados nessa dinâmica foram os mesmos utilizados na simulação de reunião. No último dia,

realizou-se as entrevistas individuais, nas quais os candidatos tinham, no máximo, 10 minutos para responderem as perguntas feitas. Todos os membros do grupo participam de todas as etapas do processo de seleção e fazem

anotações e avaliações próprias, discutidas em uma reunião extraordinária após o fim do processo, que ocorreu no dia 6 de setembro de 2019, para escolha dos novos membros. Resultados: Com base em todos os critérios citados anteriormente e após análises e discussões do desempenho de cada participante em cada etapa, decidiu-se a entrada de seis novos membros, na seguinte ordem: 1. Jonathan Antonio Soldera Junqueira (2º ano); 2. Helena de Oliveira Manacorda Gallindo (2º ano); 3. Kevin Silva Muller (2º ano); 4. Beatriz Bressani Souza (1º ano); 5. Isabela Melo de Figueiredo (3º ano); 6. Agatha Pires Machado Proto (1º ano). Todos são discentes do curso de Ciências

Biológicas. A classificação acima é seguida para a transferência de bolsas, conforme saída de petianos bolsistas. Os nomes foram divulgados no dia 6 de setembro, através da página do PET-CBB no Facebook. Comentários

Adicionais: A fim de atrair alunos para o processo seletivo, o PET-CBB realizou, nas três semanas anteriores ao fechamento do edital de seleção, uma exposição de fotos no corredor da Central de Aulas do Instituto de

Biociências de Botucatu, onde explicou-se todas as atividades desenvolvidas pelo grupo e também divulgou as informações para participar do processo seletivo.

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

100 02/04/2019 14/04/2019

Descrição/Justificativa:

O processo seletivo do grupo PET-CBB ocorrerá durante o primeiro semestre através de atividades que simulem a vivência do grupo, promovendo interações e discussões entre os candidatos, possibilitando que o grupo conheça e analise o perfil de cada um.

(9)

Objetivos:

O objetivo do processo seletivo é selecionar novos integrantes, os quais possam contribuir com conhecimento, valores e proatividade, e que consigam manter, coletivamente, um ambiente de trabalho harmonioso durante cada atividade realizada pelo grupo.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Primeiramente, o grupo irá divulgar a atividade, por meio de redes sociais e divulgação em salas de aula. Logo após, iremos abrir as inscrições, por meio de um formulário, através do qual saberemos o número de inscritos para organizamos as dinâmicas de forma apropriada. Previamente, serão discutidos e elaborados o questionário a ser aplicado nas entrevistas, o tema da redação e as dinâmicas de acordo com as necessidades do grupo. No primeiro dia de seleção, será feita a apresentação do grupo, seguida da apresentação dos candidatos e dinâmica rápida de perguntas e respostas. Depois, enquanto metade dos candidatos participam de uma simulação de reunião, onde há uma problemática a ser resolvida, a outra metade recebe a proposta de redação; depois trocam-se os grupos. No segundo dia, as redações serão recolhidas e os candidatos serão aleatoriamente distribuídos em grupos para montarem e apresentarem um mini-projeto, intervenção ou algo criativo a respeito do proposto. No terceiro e quarto dia, serão realizadas entrevistas individuais com cada candidato.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Buscamos através da seleção, encontrar alunos de variadas áreas do curso de Ciências Biológicas que possam proporcionar ao grupo uma vivência agradável e contribuir com diferentes pontos de vista e conhecimento, sempre valorizando e respeitando a vida e as adversidades ao discutir as problemáticas dos projetos desenvolvidos pelo grupo.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Cada atual petiano fará avaliações e anotações que julgarem pertinentes durante o processo seletivo. Todas as opiniões serão discutidas em reunião extraordinária após o fim do processo seletivo para que os petianos novos sejam definitivamente escolhidos. Para a atividade de simulação e de montagem de um mini-projeto ou

intervenção, a avaliação será feita considerando os quesitos: trabalho em equipe, capacidade de argumentação, respeito, fala e interpretação da proposta. Para a avaliação das redações ficou decidido que serão usados os seguintes critérios: entendimento da proposta, clareza e coerência, modo de construção da argumentação e não infringimento dos Direitos Humanos. Na entrevista, são considerados como os principais critérios: respostas coerentes com a proposta do grupo e possível contribuição do candidato, assim como possibilidades de

contribuição do grupo ao desenvolvimento acadêmico e humanístico do mesmo. Além disso, cada petiano ficará responsável pela elaboração de diferentes partes do processo seletivo, a fim de atender todos os detalhes

operacionais necessários.

Atividade - REUNIÕES SEMANAIS

Avaliação:

Plenamente desenvolvido

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

O grupo PET realiza semanalmente 2 (duas) reuniões, que ocorrem as terças e quintas-feiras, com duração de 2 horas cada. Além dessas, é realizada 1 (uma) reunião mensal (PET Dia), aos domingos, com duração de 5 horas. A

(10)

data das reuniões mensais são definidas previamente durante o planejamento. Todas as reuniões contam com a presença do tutor do grupo PET e são obrigatórias para todos os petianos. Além disso, no começo do ano foi feito 3 dias de reuniões com 6 horas de duração cada para o planejamento anual das atividades do PET. Durante essas reuniões são decididas e avaliadas as atividades que o grupo pretende fazer ou já realiza. Os assuntos das reuniões são pré-estabelecidos semestralmente. As pautas são discutidas de forma horizontal no intuito de discutir e

organizar as atividades, onde o que foi decidido a cada reunião é anotado na ata, para uma melhor organização, planejamento e feedback a fim de melhorar o engajamento do grupo.

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

128 25/02/2019 13/12/2019

Descrição/Justificativa:

As reuniões do PET-CBB ocorrem todas as terças (18h00-19h00) e quintas-feiras (12h00-14h00) da semana. Além disso, há uma reunião mensal de domingo, de duração de 4h. As reuniões presenciais são necessárias para que todos os repasses sejam realizados, e para que se possa discutir as questões pertinentes ao grupo conjuntamente.

Objetivos:

As reuniões tem como objetivo organizar as atividades que o grupo se propos a realizar durante o Planejamento. Além disso, avaliar a repercussão e qualidade dos trabalhos realizados até o presente momento. Todas as questões burocráticas, financeiras e de manutenção também são discutidas nas reuniões semanais. O Relatório de Atividades e o Planejamento Anual são realizados fora do horário normal de reunião.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Todas as reuniões seguem pautas pré-estabelecidas no planejamento semestral. Todos os petianos discutem as pautas, de forma horizontal, e todas as decisões tomadas são descritas na ata. De forma geral, as reuniões tem caráter deliberativo, entretanto, há certa flexibilidade para alteração das atividades.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Espera-se que o grupo possa ter um bom andamento na organização de suas atividades.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Auto-avaliação realizada em momentos específicos ou no Planejamento Anual pelo grupo. Nesta auto-avaliação são levadas em consideração a produtividade e assertividade das reuniões semanais, assim como a freqüência dos Petianos/Tutor durante as reuniões. No caso de faltas excessivas ou quando há necessidade, conversas individuais com o Tutor têm como objetivo ajudar e auxiliar o Petiano nestas situações. Todas estas ações visam manter o grupo unido e em um ritmo adequado que possibilite o cumprimento de todas as atividades do Planejamento.

Atividade - SARAU

Avaliação:

Plenamente desenvolvido

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

(11)

semestre. A atividade tem uma duração de 6 horas e cada petiano conta sobre o livro que leu, tecendo comentários com suas opiniões e impressões sobre o livro. Os livros escolhidos por cada petiano obedecem a um tema que é definido na reunião de planejamento. Como a atividade ocorre duas vezes por ano são escolhidos dois temas. O petiano possui um semestre inteiro para ler o livro e apresentá-lo. No ano de 2019, os temas propostos foram: ¿Mulheres Negras¿ e ¿Literatura Oriental¿, respectivamente. Os temas foram escolhidos visando a importância da diversificação da leitura e da valorização de diferentes contextos/culturas. Sabemos que na maioria das vezes, os livros mais lidos possuem autores homens, na maioria brancos e de nacionalidade ocidental. No intuito de quebrar essa ideia ultrapassada, o grupo PET CBB, no primeiro semestre do ano, trouxe o tema do Sarau como sendo ¿Mulheres Negras¿, a fim de valorizar e dar voz a autoras que escrevem sobre diversas temáticas e abordam temas muito importantes como o machismo e racismo. Já no segundo semestre, o grupo resolveu trazer um pouco da cultura oriental, que sabemos ser pouco estudada/abordada, fazendo com que escolhêssemos autores de diversas nacionalidades e trazendo um pouco da história do oriente para o nosso cotidiano. Resultados: Com o Sarau, os petianos desenvolvem um maior interesse na leitura, não somente acadêmica. Assim, temos uma melhora na expressão de nossas ideias e opiniões e uma análise mais crítica do que lemos. Além disso, a partir de temas como os de 2019, podemos ter contato com outras culturas e realidades, aumentando o nosso repertório e fazendo com que sejamos mais empáticos com diferentes às diferentes práticas.

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

20 18/02/2019 09/12/2019

Descrição/Justificativa:

A partir de um tema previamente definido, cada membro do PET-CBB lê um livro de sua preferência e apresenta suas impressões/opiniões sobre o mesmo. Esta atividade acontece ao final de cada semestre com duração de 4 horas.

Objetivos:

O objetivo desta atividade é promover o hábito de leitura e estimular o interesse literário e cultural.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Durante o planejamento, dois temas são escolhidos para o Sarau. Cada membro do PET-CBB escolhe um livro de sua preferência para leitura. Durante o Sarau, realizado ao final de cada semestre, cada um conta seu livro e compartilha com o grupo sua impressões/opiniões sobre o mesmo.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Espera-se criar um momento para leitura de livros extracurriculares, aumentar o nível cultural e crítico dos membros do PET-CBB, e incentivar a prática da leitura.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

É feita uma discussão após o término das apresentações sobre o impacto das histórias nos membros do PET-CBB.

Atividade - Atividade Cultural

Avaliação:

(12)

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

No dia 14 de setembro, os integrantes do grupo PET Ciências Biológicas de Botucatu foram até a Pinacoteca Fórum das Artes, inaugurada em agosto. A pinacoteca está associada ao Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins, e recebe exposições da Pinacoteca de São Paulo entre outras exposições temporárias de artistas locais e projetos da Galeria Fórum das Artes. Na ocorrência da visita do grupo, acontecia a exposição "Figura e

Modernidade" de esculturas e telas do artista francês Rodin. Compartilhava o espaço exposições da artista local Amelia Piza, acervo de gravuras doadas pelo Instituto Itaú Cultural e o memorial de Itajahy Martins. Resultados: A atividade cultural tem como objetivo a integração e o enriquecimento cultural dos petianos em um ambiente

não-acadêmico. Nessa edição o grupo conseguiu visitar todas as exposições e conhecer o espaço da Pinacoteca, assim como a Galeria Fórum das Artes, anexa ao prédio.

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

8 14/09/2019 14/09/2019

Descrição/Justificativa:

Visita a Pinacoteca de Botucatu, ampliação de conhecimento cultural

Objetivos:

Ampliar conhecimento e vivência cultural

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Visita a pinacoteca de Botucatu

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Ampliar conhecimento cultural.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Conversa pós-visita

Atividade - Venha conhecer o IB

Avaliação:

Plenamente desenvolvido

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

O grupo PET CBB esteve presente durante todo o dia do evento, mostrando aos visitantes um pouco do que é o Programa de Educação Tutorial, como se dá seu funcionamento, além de apresentar todas as atividades e projetos que realizamos ao longo do ano, tanto dentro da universidade, como também fora dela. Ao realizar esta atividade, desempenhamos o papel de mostrar às pessoas que estão fora do meio acadêmico, um pouco de como a

universidade funciona, qual seu papel para a sociedade e entre outros. Aliado à isso, podemos apresentar e difundir melhor o que é e como funciona o Programa de Educação Tutorial, como também, mostrar quais são nossas

atividades e projetos, onde alguns deles são voltados para a sociedade.

(13)

12 22/10/2019 22/10/2019

Descrição/Justificativa:

Realizada no dia 22 de outubro de 2019 pelo Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu, a presente atividade teve como objetivo principal, abrir as portas da universidade para toda a sociedade possibilitando desta forma conhecer um pouco de tudo aquilo que dentro dela é feito.

Objetivos:

Abrir as portas da universidade para toda a sociedade possibilitando desta forma conhecer um pouco de tudo aquilo que dentro dela é feito.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Apresentação das atividades realizadas pelo grupo prédio através de conversas, Posters e fotografias.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Esperamos que a comunidade externa tenha conhecimento sobre o grupo e as atividades realizadas.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

feedback das conversas e perguntas realizadas durante a apresentação

Atividade - Palestra História Terene

Avaliação:

Plenamente desenvolvido

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

Idealizada pela professora Raquel do departamento de educação, a palestra fez parte da disciplina de tópicos contemporâneos em educação. A vida indígena é uma temática pouquíssimo difundida e, dessa forma, incentivar e realizar atividades como esta dentro - e fora - do ambiente acadêmico é de extrema importância. O palestrante convidado para ministrar a atividade é líder de uma ong de etnia Terene, que busca a difusão do conhecimento da história dos povos naturais do Brasil para conscientização e problematização de pautas como: falta de adesão indígena nas universidades, preconceito aos povos nativos, genocídio da população indígena etc.

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

4 02/09/2019 02/09/2019

Descrição/Justificativa:

A vida indígena é uma temática pouquíssimo difundida e,dessa forma, incentivar e realizar atividades como esta dentro - e fora - do ambiente acadêmico é de extrema importância.

Objetivos:

(14)

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Palestra expositiva Quais os resultados que se espera da atividade: Que os presentes entendessem um pouco mais sobre a realidade indígena e cultura Terene.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Idealizada pela professora Raquel do departamento de educação, a palestra fez parte da disciplina de tópicos contemporâneos em educação. Dessa forma, compõe a grade curricular do curso. ALém disso, a palestra foi aberta para comunidade.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

feedback interno pelo grupo

Atividade - PESQUISA COLETIVA: ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE

COMO INSTRUMENTO DE SAÚDE PESSOAL

Avaliação:

Plenamente desenvolvido

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

O projeto ¿Alimentação consciente como instrumento de saúde pessoal¿ teve início em 2016, a partir do

levantamento teórico que identificou a necessidade de levar à população de Botucatu informações acerca de uma alimentação consciente para a melhoria da saúde e da qualidade de vida. Tendo como objetivo a conscientização dos cidadãos de Botucatu quanto a importância da alimentação para a promoção da saúde pessoal, o projeto foi fundamentado na realização de intervenções teórico-práticas com pais de alunos do segundo ano do ensino

fundamental da Escola Joanna de ngelis (Rua Professor Armando Ognibene, nº 690, Jardim Brasil, Botucatu - São Paulo). O projeto foi delineado sob as seguintes etapas:(1) Embasamento teórico; (2) Desenvolvimento de um questionário teste; (3) Aplicação do questionário para Coleta de dados; (4) Montagem de um banco de dados para organização dos dados coletados; (5) Análise estatística dos dados; (6) Discussão dos resultados obtidos; (7) Planejamento das intervenções educativas necessárias, embasadas nos resultados da coleta de dados; (8) Execução das intervenções; e (9) Análise e discussão dos resultados obtidos. No ano de 2018 as atividades de intervenção foram delineadas, discutidas e estruturadas. Os questionários e atividades lúdicas para coleta de dados foram aperfeiçoados sob tutela da Prof. Dra. Renata Maria Galvão de Campos Cintra cadastro do projeto na Plataforma Brasil, de acordo com as normas do comitê de ética responsável (CAAE 90159118.0.0000.5411). Ao final de 2018 um questionário socioeconômico e alimentar piloto foi aplicado em 50 pais presentes, para avaliar a eficácia do questionário e definir o público-alvo. No ano de 2019 teve início a aplicação efetiva dos questionários

socioeconômico e alimentar e das atividades lúdicas para os pais e alunos: (1) Questionário sobre práticas alimentares conhecimento sobre alimentação adequada do núcleo familiar; (2) Questionário referente a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar; (3) Monte o seu carrinho, atividade realizada com os pais, onde eles deveriam preencher com informações à respeito da compra mensal de alimentos; e (4) Monte seu prato, atividade realizada com os alunos do segundo ano do ensino fundamental onde os alunos deveriam desenhar os alimentos consumidos em casa. Os questionários e atividades tiveram como objetivo traçar o perfil da alimentação do público-alvo. As atividades de intervenção teórico-práticas foram aplicadas ao longo do segundo semestre de 2019, sendo elas: (1) Leitura de rótulos, que consiste na discussão da importância da leitura dos rótulos de alimentos e quais os

(15)

componentes presentes nos rótulos; (2) Intervenções teóricas sobre alimentos processados, ultraprocessados e conservantes, discutindo quanto ao valor nutricional dos alimentos, os benefícios e malefícios dos alimentos ultraprocessados e as consequências da alimentação inadequada à saúde; e (3) Planejamento alimentar, realizada pela Prof. Dra. Renata Maria Galvão de Campos Cintra (professora da Nutrição), com objetivo de mostrar aos pais que é possível ter uma alimentação consciente de baixo custo. Resultados: Com o Projeto Alimentação Consciente como Instrumento de Saúde Pessoal, aplicado a 33 pais de alunos do segundo ano do ensino fundamental I da Escola Joanna de ngelis, conseguimos avaliar através do questionário sobre Práticas Alimentares, a alimentação dos pais de nossos alunos, verificando a presença de alguma condição influenciadora e quais são os seus hábitos alimentares. Pelo questionário referente a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar, identificamos como é o acesso a alimentos em relação a disponibilidade de diferentes grupos de alimentos e se há possibilidade de compra, garantindo uma alimentação diversificada e nutricionalmente adequada. Em nossas atividades lúdicas, conseguimos levantar informações úteis e importantes para entendermos a alimentação dos pais participantes. Na atividade Monte seu prato/carrinho, constatamos e analisamos os alimentos que o núcleo familiar consome, abordando os pais e responsáveis, sobre quais itens são saudáveis e acessíveis para a família, além de como montar um prato saudável e balanceado nutricionalmente. Nas atividades teórico-práticas, pudemos observar uma grande participação dos pais, contribuindo para as discussões e tirando suas dúvidas fazendo perguntas e observações sobre os temas abordados. Entretanto, das 8 atividades que havíamos planejado, somente 3 foram realizadas devido a cancelamentos de encontros por parte da escola em dias frios e chuvosos, que interferiram diretamente no

cronograma e execução do projeto e também em nossos resultados finais.

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

400 18/02/2019 10/12/2019

Descrição/Justificativa:

Através de um levantamento teórico, identificou-se problemas recorrentes envolvidos, tanto diretamente, quanto indiretamente, com a alimentação inadequada e a falta de informação apropriada disponível para a população da cidade de Botucatu, São Paulo. Logo, a partir de um trabalho pedagógico em conjunto com os pais de alunos do ensino fundamental da escola Joanna de Angelis, em Botucatu-SP, procura-se levar informações a respeito de uma alimentação consciente, buscando uma melhoria na saúde pessoal e familiar. Esta atividade está pautada no tripé ensino, pesquisa e extensão. A partir de uma demanda da sociedade, o grupo pretende realizar uma pesquisa com o público alvo, coletar e interpretar dados com base na literatura e aplicar intervenções apropriadas como caráter transformador.

Objetivos:

O objetivo é informar o que consiste uma alimentação saudável e verificar a eficácia de intervenções educativas sobre a alimentação saudável e quais os benefícios que ela pode trazer para a qualidade de vida e saúde pessoal e familiar. Esta atividade integra os pilares ensino-pesquisa-extensão.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A pesquisa ocorrerá em diferente etapas. Já tendo realizado a primeira etapa, que consiste no contato inicial com a Escola Joanna de Angelis, em sua segunda etapa, o grupo PET-CBB entrará em contato com os pais durante o período de reunião para que seja preenchido um termo de consentimento, que garante o anonimato e sigilo das informações coletadas. Na etapa seguinte, os dados sobre os participantes serão coletados por meio da aplicação de questionários nominais e de duas atividades lúdicas (`Monte seu carrinho¿ e `Monte seu prato¿), que têm como objetivo conhecer o público alvo e seus hábitos alimentares. A partir disso, a próxima etapa ocorrerá na forma de intervenções teórico-práticas previamente planejadas e adequadas mediante as necessidades da comunidade de acordo com os dados coletados. Entre as atividades planejadas para as intervenções estão a leitura de rótulos de

(16)

produtos, um ciclo palestras sobre agrotóxicos, os diferentes grupos alimentares e a sua dinâmica nutricional, alimentos processados e ultraprocessados, PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e após cada ciclo de palestras serão realizadas refeições colaborativas com os participantes, as chamadas Cozinhas Experimentais, que têm como objetivo mostrar aos pais que é possível fazer receitas fáceis e práticas com alimentos orgânicos, frescos, saudáveis e PANCs. A última etapa será uma nova rodada de atividades lúdicas, iguais às feitas no início, antes das intervenções, para analisar a eficácia destas sobre a alimentação pessoal e familiar dessas famílias.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Ao final do projeto, espera-se que alimentação seja compreendida de outra forma pelos pais e dentro do âmbito familiar, trazendo benefícios para a qualidade de vida e saúde pessoal e familiar. Portanto, espera-se que as intervenções educativas sejam positivas e transformadoras.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

O questionário nutricional será aplicado novamente no intuito de avaliar o impacto das intervenções teórico-práticas aplicadas ao longo do projeto na conscientização alimentar da família. Os resultados serão empregados para avaliar as diferenças significativas entre os dois momentos de aplicação do questionário. Para avaliar o impacto qualitativo do projeto, a atividade lúdica de montar seu prato e carrinho de compras será realizada novamente com os pais participantes, para observar percepção de mudança na consciência alimentar. O reflexo na mudança alimentar será avaliado através de uma roda de conversa com as crianças perguntando sobre seus gostos alimentares, o que comem em casa, a importância de uma boa alimentação para a saúde, dentre outros.

Atividade - PESQUISA INDIVIDUAL

Avaliação:

Plenamente desenvolvido

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

Abaixo descrevemos o Aluno, o Título da Pesquisa. Beatriz Codogno Enriquecimento ambiental como ferramenta para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida de bugios cativos (Alouatta caraya, Alouatta guariba) Kevin Silva Muller Avaliação da neuroinflamação e da regeneração nervosa aos 7 e 30 dias após uso de sutura e selante

heterólogo de fibrina Catarina De Teracine Belli A florivoria afeta a reprodução de espécies quiropterófilas? Natalia Caroline de Carvalho Influência de diferentes enriquecimentos ambientais nos níveis comportamentais de onças-pintadas (Panthera onca) cativas

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

20 18/02/2019 09/12/2019

Descrição/Justificativa:

Diante do tripé acadêmico ensino, pesquisa e extensão, somado à necessidade de formar profissionais de nível superior com experiência em pesquisa científica, o grupo PET-CBB estimula todos seus membros a desenvolverem iniciação científica em uma área que apresentam interesse e curiosidade.

Objetivos:

(17)

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Cada petiano deverá escolher a área de atuação e um consequente departamento e professor para orientá-lo em uma iniciação científica. Os projetos serão apresentados e discutidos em reuniões semanais.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Espera-se que os petianos aprendam mais sobre as possibilidades do curso e da sua atuação como profissional e cidadão crítico.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Iniciação científica através de uma pergunta ou hipótese e aplicação do método científico para desenvolver seu projeto/pesquisa individual.

Parcialmente desenvolvido

Atividade - CINE-PET

Avaliação:

Parcialmente desenvolvido

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

Desenvolvimento da atividade: O Cine PET é uma atividade que consiste na exibição de um filme, com um posterior debate sobre os temas abordados pelo próprio filme. A escolha do filme se baseia em sua temática, onde procura-se exibir filmes que contenham temáticas atuais, relevantes para a sociedade e que não sejam discutidos normalmente no ambiente da universidade. Nesse ano, foi realizado no dia 29 de outubro, sendo exibido o documentário ¿Sob a pata do boi¿. O documentário de 50 minutos conta a história da agropecuária no estado da Amazônia, e de sua impactante ligação com o desmatamento da floresta amazônica. O evento foi conduzido por 5 membros do grupo, e contou com a participação de mais 28 alunos. A atividade tem como objetivo promover a análise crítica dos temas abordados nos filmes, a fim de incentivar uma reflexão mais profunda sobre o assunto, levando a uma discussão e posterior formação de opinião. A atividade também tem o objetivo de despertar o interesse da comunidade acadêmica pela arte do cinema, colocando a como um meio importante de expressão e de representação dos mais variados temas e problemáticas. Os petianos responsáveis pela atividade criam slides e os apresentam após o filme, nele há perguntas que fazem os indivíduos presentes refletirem sobre o que foi passado no documentário e assim começar a discussão. Resultados: A atividade tem como resultado esperado despertar o interesse da comunidade acadêmica pela arte do cinema, de modo que seja valorizada como um importante meio de comunicação, expressão e representação de temas e problemáticas relevantes para a sociedade. Espera-se também incentivar a análise, a reflexão e o debate crítico dos temas abordados no filme, agregando conhecimentos do tema aos participantes. Assim como todas as atividades realizadas na universidade pelo grupo, é esperado aumentar a visibilidade do PET-CBB no âmbito da universidade. Nesta edição em particular, apresentamos o documentário ¿Sob a Pata do Boi¿ e foi observado uma quantidade razoável de participantes, que contribuiu ativamente para a discussão final do filme. Após a exibição do documentário, foi feito uma discussão a respeito da temática do agronegócio envolvido à política, que foi enriquecida com diversos pontos de vista, não necessariamente chegando a um consenso final.

(18)

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

100 25/02/2019 09/12/2019

Descrição/Justificativa:

O ¿Cine-PET¿ consiste na apresentação de um filme, com posterior discussão acerca do assunto abordado, entre os petianos e os demais alunos de graduação do campus de Botucatu. Procura-se apresentar um filme que traga para debate um assunto que esteja em evidência nos dias atuais e seja pouco debatido no ambiente acadêmico.

Objetivos:

Os objetivos dessa atividade são estimular a arte e educação no ambiente acadêmico, despertar o interesse pela arte cinematográfica e promover o debate crítico e reflexivo dos alunos.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Os alunos do PET-CBB se dividem em duplas ou trios para apresentar um ¿Cine-PET¿ a cada dois meses ao longo de todo o ano letivo. A dupla ou trio responsável por cada evento se encarrega de escolher o filme e a temática a ser abordada, divulgar o evento, reservar uma sala de aula, verificar projeção e som, preparar uma apresentação para guiar o debate e preparar a pipoca oferecida ao público. A divulgação do evento se dá através das redes sociais e de cartazes espalhados pelo campus. O filme escolhido tem duração máxima de duas horas para que os alunos do período integral e do noturno possam participar. Para esta atividade, é oferecido um certificado de participação aos ouvintes.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

É esperado que a comunidade universitária tenha maior interesse na arte do cinema, e que possa ter maior conhecimento a respeito do tema abordado, assim como melhor capacidade de reflexão e discussão. Também se espera que haja maior interesse da comunidade acadêmica pelo grupo PET-CBB.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

O grupo realiza um feedback onde são apontados possíveis erros, acertos e melhorias na organização do evento. São avaliadas a forma de apresentação do tema, a coerência do filme apresentado e a profundidade da discussão realizada.

Atividade - PET DISCUTE

Avaliação:

Parcialmente desenvolvido

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

O PET Discute é um evento no qual são convidados alguns palestrantes considerados referência em um determinado assunto para discutir acerca de um tema. Grandes temáticas como ¿Drogas¿, ¿Universidade¿ e ¿Brasil¿ já foram objeto de discussão em eventos anteriores e, para esse ano, o tema escolhido durante o

planejamento foi ¿Privatizações¿. Definimos que seriam discutidas as privatizações tanto em um âmbito mais geral quanto especificamente a privatização das universidades. Em nossas buscas para convidar potenciais palestrantes, tivemos um longo período de diálogo com o vereador da cidade de São Paulo, Eduardo Suplicy, este que

(19)

já que este é uma figura pública renomada, sua presença no evento poderia atrair mais alunos para participar da discussão e contribuir para um PET Discute de maior qualidade, visto que no ano anterior tivemos um público baixo por conta de competitividade com outros eventos simultâneos. Porém, o vereador não pode comparecer à data estipulada e, com o passar do tempo, ficamos sem opções de nomes confiáveis para discutir um assunto tão complicado. Logo, decidimos adiar o evento para o ano de 2020, no qual pretendemos realizar duas edições, sendo a primeira delas com a temática ¿Privatizações¿, composta por uma mesa com autoridades competentes no assunto para guiar a discussão com qualidade.

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

100 05/08/2019 28/10/2019

Descrição/Justificativa:

A Universidade é um local onde há grande oportunidades de difusão do conhecimento, no entanto, na maioria das vezes, as discussões se restringem apenas a áreas específicas da Biologia/Biomedicina/Nutrição e em determinados grupos. Tendo em vista esta defasagem, o PET Discute seleciona temas atuais e de relevância para a comunidade externa, como por exemplo, reforma agrária, política, universidades, drogas, consciência, dentre outros. Estes temas são discutidos por especialistas através de uma mesa redonda. Desta forma, o evento tem como objetivo informar e promover discussões a respeito do tema para a comunidade universitária e externa. A área do tema é geral (política, religião, ciências sociais, biologia, saúde, etc), geralmente decidido com base no que a comunidade gostaria de ter conhecimento ou discutir.

Objetivos:

O PET Discute tem por objetivo selecionar temas de interesse da comunidade e promover uma mesa redonda com especialistas do tema selecionado. Desta forma, o evento PET Discute tem como objetivo informar e discutir temas importantes e atuais dentre do âmbito universitário. O evento é aberto para a comunidade da UNESP assim como também para a comunidade de Botucatu. Para os petianos, o evento tem como objetivo desenvolver experiência em organizar evento, além de estimular o senso crítico, argumentação e cidadania.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A atividade consiste em uma mesa redonda composta por palestrantes especialistas que possuem diferentes

opiniões ou vertentes de um tema específico. O tema é escolhido no primeiro semestre com base em reunião ou por consulta à comunidade externa. Geralmente o tema é algo recente ou relevante para a sociedade no momento. Os petianos participam da escolha dos palestrantes, reserva do anfiteatro do IBB, coffee break, certificados, divulgação e caronas para o pública. Além disso, os petianos fazem um estudo prévio sobre o tema para terem conhecimento e opinião sobre o assunto, além de levantarem dúvidas a serem debatidas e esclarecidas durante o evento. O PET Discute ocorre no 2o. semestre do ano letivo.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Os resultados esperados são: 1) adquirir experiência em organizar um evento, desde a escolha do tema, escolha dos palestrantes, organização do evento, divulgação até a emissão dos certificados; 2) possibilitar a discussão de temas que não são abordados durante a graduação, como por exemplo, política, religião, questões sociais, dentre outras; 3) estimular a visão crítica, social e humana dos graduandos, o que faz toda diferença em sua formação; 4) estimular a participação da comunidade externa em eventos da UNESP.

(20)

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A avaliação da atividade é feita após a realização do evento através de uma reflexão dos pontos positivos e negativos, com o objetivo de melhorar a atividade para o próximo ano. Além disso, é feita uma avaliação do

público presente no dia do evento através de questionários. Nestes questionários, o público avalia o evento quanto à sua divulgação, palestrantes e também sugere temas para os próximos PET Discute.

Atividade - PALESTRAS PROFISSIONAIS, VIAGENS TÉCNICAS,

INTEGRAÇÃO E BEM-ESTAR COMO FORMAS DE REDUZIR

EVASÃO E PROMOVER RETENÇÃO ESCOLAR

Avaliação:

Parcialmente desenvolvido

Relate os aspectos / Avaliação Atividade:

Desenvolvimento da atividade: No ano de 2019, o grupo PET Ciências Biológicas de Botucatu realizou uma visita técnica que visava integrar o grupo ao mercado de trabalho e apresentar possíveis áreas de atuação para biólogos. Planejada para o dia 18 de junho, a visita técnica foi realizada no Parque Tecnológico de Botucatu, que foi criado de uma parceria resultante do Governo do Estado de São Paulo e o Município de Botucatu. O parque serve como um instrumento que promove inovação e integração entre a Universidade e a base empresarial. Nessa visita, o grupo participou de uma palestra de apresentação do parque, conheceu a estrutura do parque, bem como empresas e laboratórios presentes no local. Resultados: A visita técnica proporcionou um maior conhecimento de áreas de atuação pelos membros do grupo e a integração com o Parque Tecnológico de Botucatu, possibilitando a realização de futuras atividades em conjunto com a população de Botucatu.

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

100 18/02/2019 09/12/2019

Descrição/Justificativa:

Todos os anos as universidades sofrem com evasão de alunos de diversos anos, mas principalmente daqueles que acabaram de ingressar, muitas vezes por descontentamento com os primeiros semestres do curso, ou até mesmo pela distância da família. A partir disso, o PET-CBB procura realizar atividades que promovam a integração, maior conhecimento sobre a universidade e o curso e também sobre perspectivas de atuação do biólogo. Todas essas atividades têm como o intuito de diminuir a evasão.

Objetivos:

Diminuir a evasão de alunos de graduação e além disso a integração dos mesmos (entrar em contato com diversas áreas dos cursos).

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Ao longo do ano letivo serão realizadas atividades que têm como objetivo de integrar os alunos, confortar os primeiranistas e mostrar as diversas áreas de atuação da Biologia, assim como as perspectivas na carreira. Serão realizadas palestras com profissionais de diferentes áreas e viagens técnicas para mostrar a atuação do Biólogo. Também será criado um espaço para troca de materiais (resumos, livros, materiais escolares) entre os diferentes anos. Para integração, serão realizados saraus com livros e música, exposição fotográfica mostrando as pessoas que vivem no dia a dia do Instituto de Biociências e também ¿canto literário¿ para que os alunos possam ler livros que serão disponibilizados através de doações.

(21)

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Espera-se que com essa atividade, a evasão (principalmente dos primeiranistas) diminua, a partir do contato dos alunos com outros colegas e com diversas áreas da profissão.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Entregaremos um feedback ao final de cada atividade, que será preenchida pelos seus participantes e a partir da análise desse resultado, conseguiremos ter uma ideia de como os alunos se sentem em relação ao curso e à universidade.

(22)

Relatório de Atividades – 2019 1/39

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET MEC

Relatório Anual de Atividades – 2019

(01 de Janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2019)

1. IDENTIFICAÇÃO DO GRUPO PET

1. Grupo: Programa de Educação Tutorial Ciências Biológicas de Botucatu (PET CBB)

2. Unidade/câmpus: UNESP/Botucatu

3. Home Page do Grupo: https://www3.ibb.unesp.br/petcbb/

4. Data da Criação do Grupo: março/1985

5. Curso de graduação ao qual o grupo está vinculado: Ciências Biológicas

6. Nome do Tutor: Valéria Cristina Sandrim

7. E-Mail do Tutor: valeria.sandrim@unesp.br

8. Titulação e área: Livre-docente / Farmacologia

(23)

Relatório de Atividades – 2019 2/39

Nome dos bolsistas

(Nome completo do aluno)

Ingresso na IES (Mês e ano) Ingresso no GRUPO PET (Mês e ano) Período letivo atual (Número) Coeficien te Atual de Rendime nto Escolar (Número) Coeficie nte Média da Turma de Ingress o (Númer o) Marina Varandas Mori 03/2015 08/2017 5º ano 7,591 7,264 Beatriz Codogno 02/2016 04/2018 4º ano 7,305 7,335 Savio de Oliveira Silva 02/2016 04/2018 4º ano 7,269 7,335 Robinson Ishijima Leal 04/2017 04/2018 3º ano 6,543 6,753 Catarina De Teracine Belli 03/2015 08/2017 5ºano 6,63 7,264 Isabella Maris de Lima 03/2017 04/2018 3º ano 6,572 6,753 Beatriz Bressani Souza 02/2019 09/2019 1º ano 6,848 7,618 Gabrielli de Aquino Franco 03/2017 04/2018 3º ano 8,730 6,753 Jonathan Antonio Soldera

Junqueira

03/2018 09/2019 2º ano 6,795 5,561

Natalia Caroline de Carvalho 03/2015 08/2017 5° ano 6,810 7,264

Yghor Gloscof 03/2017 08/2017 3°ano 7,346 6,332

(24)

Relatório de Atividades – 2019 3/39

Nome dos não bolsistas

(Nome completo do aluno)

Ingresso na IES (Mês e ano) Ingresso no GRUPO PET (Mês e ano) Período letivo atual (Número) Coeficien te Atual de Rendime nto Escolar (Número) Coeficient e Média da Turma de Ingresso (Número)

Kevin Silva Muller 03/2018 09/2019 2º ano 7,694 7,231 Maria Luísa Bento Antunes 03/2017 08/2017 3º ano 6,927 7,041 Helena de Oliveira Manacorda

Gallindo

03/2018 09/2019 2° ano 8,006 7,231

Agatha Pires Machado Proto 03/2019 09/2019 1° ano 6,458 5,507 Isabela Melo de Figueiredo 03/2017 09/2017 3º ano 7,3 6,332

b) Em caso de declínio no rendimento acadêmico (ou coeficiente de rendimento abaixo da média da turma) do grupo e/ou de um bolsista ou não bolsista em particular, justifique.

O rendimento acadêmico dos alunos não afetou o desempenho nas atividades do PET.

3. CONDIÇÕES DE DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

3.1. A carga horária mínima de dez horas semanais para orientação dos alunos e do grupo foi cumprida pelo(a) Tutor(a)?

(X) Integralmente ( ) Parcialmente ( ) Não foi cumprida

(25)

Relatório de Atividades – 2019 4/39

(X) Integralmente ( ) Parcialmente ( ) Não foi cumprida

Comente se necessário:

3.3. As atividades planejadas foram realizadas? ( ) Integralmente

(X) Parcialmente

( ) Não foram realizadas

Comente se necessário:

3.4. Informe sobre a participação da IES e em relação ao apoio institucional para o desenvolvimento das atividades acadêmicas do grupo:

(X) Integral ( ) Parcial

( ) Não houve apoio

Comente se necessário:

3.5. Informe sobre a interação do grupo com o projeto pedagógico do curso de graduação ao qual está vinculado:

(X) Efetiva ( ) Parcial

( ) Não houve interação

Comente se necessário:

3.6. Informe sobre a atuação da SESu, considerando os aspectos de acompanhamento e gestão do PET:

( ) Excelente ( ) Regular

(X) Bom ( ) Ruim

(26)

Relatório de Atividades – 2019 5/39

Comente se necessário:

4. DESCRIÇÃO DA ROTINA DO GRUPO

A rotina do grupo consiste em reuniões e nas atividades que foram previstas e definidas durante o planejamento anual de atividades, no início de cada ano letivo. Entre os projetos previstos no planejamento estão por exemplo os Seminários, CinePET, PET Discute, entre outros. As reuniões são previstas para acontecerem semanalmente (2 vezes por semana) e aos domingos, mensalmente. Além das reuniões, no planejamento anual são estabelecidas as comissões específicas dentro do grupo, das quais os petianos são distribuídos e desempenham tarefas específicas em momentos fora das reuniões regulares. Todas as reuniões regulares acontecem na presença do tutor, tendo participação nas deliberações e discussões. Ainda durante as reuniões há a realização de atividades como tabulação de dados da pesquisa coletiva ou leitura de documentos em grupo para tirar dúvidas, por exemplo o MOB. O grupo realiza uma atividade cultural por ano, onde os petianos tem a oportunidade de ter contato com apresentações ou eventos culturais. No ano de 2019, o grupo realizou uma visita técnica ao Parque Tecnológico de Botucatu, sendo a visita técnica uma proposta de nova atividade prevista no planejamento a ser realizada todo ano. Ao final de cada semestre, acontece também o sarau literário, onde cada petiano fica responsável por ler um livro ao longo do semestre, de tema previamente combinado, e apresentá-lo no dia do sarau. Além das reuniões e encontros internos do grupo PET, acontecem reuniões com outros grupo PET da Unesp de Botucatu, que juntos compõem o grupo „PETUCA‟. O objetivo do grupo é de estabelecer uma maior interação e colaboração entre os grupos pet da cidade, através de atividades e projetos em conjunto, dentre estes, o CinePETUCA. Em 2019 o grupo se reuniu regularmente ao longo do período letivo, com o foco em discutir e elaborar projetos futuros em conjunto, além de trocar experiências. Devido a grande quantidade projetos próprios de cada grupo PET de Botucatu, foi decidida a paralisação das atividades do PETUCA a partir da segunda metade do segundo semestre de 2019.

Referências

Documentos relacionados

1º A Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de Mestrado e Doutorado/PPGE, com o objetivo de definir e classificar os alunos regularmente

iv) Em Março/Abril de 2012 está planeada uma viagem ao IFREMER-LEP (Laboratoire Environnement Profond) em Brest para aprendizagem de algumas técnicas de

No cenário atual, a divulgação da DFC não é mais uma escolha, todavia, pode-se escolher entre as opções de classificação dos juros, dividendos e JCP, de forma a

Figura 5 - Potência produzida pelo sistema solar (topo), fluxo de potência na bateria (meio 1) potência injetada pelo sistema fotovoltaico mais armazenamento na rede (meio 2),

A família Annibelli tem uma história política interessante, iniciando com Antônio Annibelli como prefeito, depois, deputado estadual, passando o cargo para o filho, e atualmente

especificações técnicas do formato de vídeo 36 Formatos de computador especificações técnicas 36 I Instalar canais automática 25 manual 26 L legendas em canal analógico

El soplete utiliza aire comprimido proveniente de una única - A/V - A/V: Indica la gama de regulación de la corriente alimentación tanto para el gas plasma como para el gas de de

Porém, de forma crescente reivindicações com base em identidades tendem a predominar, já que prospectos de distribuição parecem retroceder (FRASER, 2001, p. O