• Nenhum resultado encontrado

Grande Oriente do Brasil RS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Grande Oriente do Brasil RS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Grande Oriente do Brasil – RS

Poderosa Assembleia Estadual Legislativa

Pr.Pres. 89/2015-2017 Porto Alegre, 19 de dezembro de 2016.

Ao

Eminente Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil Rio Grande do Sul Irmão Jorge Pedron de lãs Llãnas

Cc

Veneráveis Mestres das lojas Jurisdicionadas ao GOB-RS Veneráveis Deputados Estaduais

Irmãos do Grande Oriente do Brasil Rio Grande do Sul.

S.´. S.´. S.´.

Como é do conhecimento de todos os irmãos, no dia 03.12.16 a PAELRS se reuniu no Palácio Maçônico Duque de Caxias, em Sessão Ordinária, para apreciação dos assuntos constantes na pauta da convocação, oportunidade em que se fizeram presentes 42 Deputados Estaduais.

No dia 05 de Dezembro, a PAELRS elaborou a prancha 083 contendo as Decisões que foram tomadas pelos Deputados, sendo protocolada a entrega da mesma no GOBRS no dia 06.12.16 para a Sra. Amália, tendo em vista que não se encontrava no Palácio Maçônico o Grão Mestre Estadual ou Grão Mestre Adjunto Estadual.

Para nossa surpresa no dia 16.12.16 recebemos a prancha 82/2016 GGME, as 11:25 horas, no palácio Maçônico Duque de Caxias, das mãos da Sra. Amalia, apesar de se encontrarem nas dependências o Grão Mestre Estadual Adjunto e o Grande Secretário de Administração.

Com relação a referida prancha damos conhecimento aos irmãos que quanto as decisões da PAELRS, não cabe ao Grão Mestrado tecer comentários da forma como foi feito, ou seja, as decisões que a PAELRS tomou o Grão Mestre foi informado através da Prancha da PAELRS 083, então solicitamos aos irmãos desconsiderarem a prancha 82/2016 do Grão Mestrado pois esta não tem nenhum valor legal.

A titulo de informação no que se refere a Congregação Estadual, a constituição do Grande Oriente do Brasil Rio Grande do Sul, diz o seguinte:

(2)

Grande Oriente do Brasil – RS

Poderosa Assembleia Estadual Legislativa

Art. 36. A congregação estadual do GOB-RS é um colégio destinado a

subsidiar o posicionamento da obediência em suas relações com a comunidade sulriograndense, suas questões econômicas e sociais, buscando formas mais adequadas de integração da Maçonaria com a aludida comunidade, além de esclarecer adequadamente sobre os propósitos e finalidades da Ordem Maçônica, sendo:...

Damos conhecimento que fomos informados da Congregação com a sua pauta de assuntos as vésperas da mesma, convite este como no ano anterior especifico para o Presidente da PAELRS, novamente no convite a mesa diretora da PAELRS foi desconsiderada.

Quanto a participação do Encontro da Família Maçônica de Santa Catarina, é importante salientar que o Eminente Grão Mestre era sabedor da data deste evento também a aproximadamente 8 meses, sabendo que este Irmão estava inscrito no evento que contou com a participação de mais de 12 Grão Mestres Estaduais, além do Grão Mestre Geral do GOB.

A titulo de informação, circula uma prancha com o parecer do Grande Secretário de Entidades Paramaçônicas, no que tange ao Art. 137 da Constituição Federal, contendo anexo a este o Decreto 609 de Março de 2003, do GOB com o reconhecimento do Supremo Conselho da Ordem Demolay do Brasil. Esclarecemos que realizada a consulta ao Poder Central quando a validade do Decreto, transcrevemos a informação recebida:

Ao Eminente Ir.’. EVANDRO BANDEIRA LECEY Assunto: vigência do Decreto 609/2003

Referência: RECONHECE O SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DE MOLEY DO BRASIL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O Decreto em tela, que reconhece o Supremo Conselho da Ordem De Moley do Brasil, foi expedido pelo Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil em exercício, na data de 26 de março de 2003, publicado no Boletim Oficial nº 06 de 14/04/2003, página 05.

A Constituição do GOB datada de 19 de maio de 2006, no seu § 2º do artigo 137, reconheceu, a Ordem DeMolay e a Ordem Internacional das Filhas de Jó, comungando a linha do Decreto 609/2003.

(3)

Grande Oriente do Brasil – RS

Poderosa Assembleia Estadual Legislativa

foi publicado no Boletim Oficial nº 10, de 23/6/2008, o STFM decidiu pela inconstitucionalidade do texto daquele parágrafo.

"CONSTITUIÇÃO DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL Boletim Especial do GOB - Constituição - de 19/05/2006 (...)

Art. 137 Ficam mantidas e reconhecidas a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, a Federação Nacional de Lowtons e a Ação Paramaçônica Juvenil. § 1º As entidades de que trata o "caput" do artigo ficarão sob a tutela adminis-trativa da Secretaria-Geral para Entidades Paramaçônicas, bem como de ou-tras associações assemelhadas que venham a ser criadas ou reconhecidas no âmbito do Grande Oriente do Brasil.

§ 2º Fica expressamente reconhecida, para todos os fins de direito, a Ordem DeMolay e a Ordem Internacional das Filhas de Jó. (Texto considerado in-constitucional por Acórdão de 30 de maio de 2008, do Supremo Tribunal Federal Maçônico, Processo n. 397/2007, publicado no Boletim Oficial nº 10, de 23/6/2008)

(...)"

Edson Fernandes SGCI

Desde já agradecemos o contato com a Central de Atendimento Digital.

Seguimos plenamente com o que foi sugerido na Carta de Brasília que recomenda as lojas do GOB espontaneamente, dentro das suas possibilidades, recepcionarem e apoiarem os Capítulos da Ordem DeMolay de qualquer Supremo Conselho. De maneira particular procuramos apoiar e incentivar a participação da família. A exemplo, por ocasião da fundação do Capítulo Arca da Aliança (Ordem Demolay), atendendo pedido do irmão Eduardo Lecey, 3 Deputados se prontificaram em custear 3 capas para o mencionado capitulo.

Ainda, procedendo a leitura do Boletim oficial do GOBRS Novembro/Dezembro, paginas 28 à 36, constatamos que o Grão Mestre aprovou a lei 005 na qual “Autoriza a arrecadação da receita e fixa a realização da despesa para o exercício 2017 da E.´.V.´.”. Mencionando que o mesmo foi aprovado de acordo com o Art. 39 da Constituição Estadual, bem

(4)

Grande Oriente do Brasil – RS

Poderosa Assembleia Estadual Legislativa

como a Lei 006 que “Autoriza a execução do plano plurianual para os exercícios 2017 a 2019”.

Inicialmente, relevante registrar que a proposta foi colocada em apreciação na reunião do dia 03.12.16 devido a intimação numero 21 do STJM, pois a PAELRS não recebeu a peça em questão conforme determina o Art. 39.

“A Proposta Orçamentária e o Plano Plurianual de investimentos serão

obrigatoriamente encaminhados à Assembleia na primeira quinzena de

agosto de cada ano, acompanhados”.

Atendendo a intimação do STJM a PAELRS conforme prancha informou ao Grão Mestre Estadual que esta “Apreciou o orçamento e o plano plurianual, rejeitou e devolveu para que fosse feito as devidas correções e esclarecimentos, voltando o mesmo para a PAELRS de Março 2017, devendo até lá o Poder Executivo ficar trabalhando no Duodécimo.

Veja o que diz o Art. 39 § 2º. Se a Poderosa Assembléia Estadual Legislativa não tiver concluído a apreciação da Proposta Orçamentária e do Plano Plurianual de Investimentos até quinze de dezembro, a matéria será tida como aprovada.

Como pode ser visto e lido a PAELRS apreciou e deliberou a respeito dos projetos de lei.

Desta forma, lastimavelmente, estamos presenciando que o Grão Mestre Estadual além de desrespeitar as decisões da PAELRS, que é a casa de leis, desrespeita a Constituição Estadual e Federal.

Cabe a PAELRS, fiscalizar e legislar. E esta Casa tem feito isso incansavelmente.

A decisão da PAELRS, muito simples e muito clara, APRECIOU o orçamento e o devolveu para que o Poder Executivo o ajustasse de acordo com as anotações da Comissão de Constituição e Justiça, esta decisão equivale dizer que houve REJEIÇÃO do orçamento.

Eis que não pode haver aprovação fatiada, por decurso de prazo. Caso contrário estar-se-ia na mão de malévolos ardis do executivo que sempre lançariam o que se quer aprovar e junto com algo que faria o projeto retornar e aprovaria parte por decurso de prazo. A construção intentada pelo executivo beira a maldade.

O projeto, portanto, foi rejeitado e se assim o foi não pode ser aprovado por decurso de prazo. Deve ser novamente apresentado para apreciação, até o final do mês de janeiro para possibilitar encaminhamento a Comissão de Constituição e Justiça bem como Comissão de Orçamento e Finanças e inclusão na reunião de março.

(5)

Grande Oriente do Brasil – RS

Poderosa Assembleia Estadual Legislativa

Solicitamos desculpas para todos os irmãos do GOB-RS, porém a casa de leis não pode se calar diante das inverdades que estão sendo divulgadas.

Colocando-me à inteira disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários, envio o meu sincero,

TFA

EVANDRO BANDEIRA LECEY Eminente Presidente da PAELRS

Referências

Documentos relacionados

ATENÇÃO: Para cotação de empresas com vidas a partir de 65 anos, consulte nossa área técnica, pois haverá agravo de valor para toda a massa.. Valores válidos apenas para empresas

Antes do desenvolvimento do projeto de diagnóstico dos cabos subterrâneos em média tensão (13,8 KV), através do método de presença de descargas parciais na região central de

Para desligar o menu da tela, pressione a tecla EXIT.. Canais Imagem Som

Pressione-a para abrir o menu de ajustes (1º toque.) Pressione-a novamente (2º toque) para entrar no menu de seleção de fonte de entrada (Source)... Pressione-a novamente para voltar

CLÁUSULA SEGUNDA: Ao realizar a matrícula no Graduação em Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, criança e adolescente, ministrado pela UCPEL, mediante pagamento da

e confi gurar “Component Out” em Video Setup (Confi guração de Vídeo) para “On” (p. Seguidamente carregue em PROGRESSIVE no telecomando para enviar sinais de vídeo

• Não é possível gravar o programa que está a ver usando este método se o gravador estiver num dos seguintes modos: Pausa, sintonizador pré-defini- do, Easy Setup

A segunda é um estudo dos efeitos de iniciativas recentes da política econômica brasileira, como o aumento das reservas internacionais via intervenções esterilizadas do Banco