• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO GERAL PADDLE FESTIVAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO GERAL PADDLE FESTIVAL"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)
(2)

ÍNDICE 1. INFORMAÇÕES GERAIS 3 2. PARATLETAS 3 3. ELEGIBILIDADE 3 4. VERIFICAÇÕES DE IDADE 4 5. REQUERIMENTOS DE IDADE 4 6. SUBSTÂNCIAS ILICITAS 4 7. PREMIAÇÃO EQUIPAMENTOS 5 8. ESPECIFICAÇÕES DE CASCOS 5 9. ACESSÓRIOS 5 10. REMOS 6 11. NUMERAÇÃO PERCURSOS 6

12. RAIAS E MARCAS DE PERCURSO 6

13. CHECK-IN PARA EMBARQUE 7

14. PROSICIONAMENTO NA EMBARCAÇÃO 15. LARGADAS 16. INTERRUPÇÕES 17. CURVAS 18. CHEGADAS INSCRIÇÕES

19. REGRAS DE INSCRIÇÃO DE ATLETA 20. FORMULÁRIOS E DOCUMENTOS 21. ATLETAS CABEÇAS DE CHAVE 22. SORTEIO DE RAIAS

23. TROCA DE ATLETAS E W.O 24. CRONOGRAMA DE PROVAS

PENALIDADES

25. DESQUALIFICAÇÕES 26. PROTESTOS 27. APELOS

28. DECISÕES DA DIRETORIA DE PROVA

7 7 9 9 9 10 11 11 11 12 12 12 13 14 14

(3)

1. INFORMAÇÕES GERAIS

O Paddle Festival é um conjunto de eventos e competições de remo para atletas profissionais e amadores do VAA, Kayak, SurfSki, SUP e demais remadores.

As provas e eventos que compõem o Paddle Festival podem ser de diferentes habilidades e embarcações

específicas, como Dowwind, Race, Fun, Maratona e Velocidade. O Paddle Festival realiza uma etapa bônus sem fins de competição, para ações educacionais e de preservação ambiental e cultural.

O Paddle Festival não faz parte de nenhum calendário oficial de federações ou confederações das modalidades participantes, sendo assim uma competição independente. Os regulamentos de provas de Velocidade e Maratona são baseados no Regulamento Oficial de cada modalidade, publicado no site de cada Confederação.

Podem competir atletas com os seguintes tipos de embarcação: V1, V1R, V2R, V3, V4, V6, V12, SS1, SS2, SUP, PaddleBoard e demais equipamentos que utilizem exclusivamente a remada como forma de propulsão.

2. PARATLETAS

a. Para abertura de provas para PARATLETAS é necessária a inscrição de não menos que 02 raias completas, com número de atletas mínimos de acordo com as devidas modalidades.

b. Para ser elegivel à categoria PARATLETA é necessário que o mesmo esteja dentro dos parâmetros estabelecidos pelas federações de suas modalidades. Em caso de ausência de informações, as regras do COB serão utilizadas. c. Os Paratletas contam com desconto especial na inscrição, de acordo com a legislação vigente, e deverão efetuar suas inscrições especificando o benefício.

3. ELEGIBILLIDADE

a. Para competir não é necessário nenhum cadastro ou comprovante de inscrição do atleta em federações ou confederações das modalidades envolvidas. 


b. Um competidor não pode remar por mais de um time em qualquer prova ou categoria.

(4)

competir, bastando a inscrição de equipe realizada no Sistema do Paddle Festival como escolha definitiva.

d. Será permitida a incorporação de atleta individual em um time caso o mesmo não tenha designado nenhum no ato de sua inscrição. 


4. VERIFICAÇÕES DE IDADE

a. Qualquer competidor pode ser requerido para que comprove a sua idade, por qualquer membro da organização ou direção de prova, a qualquer momento antes, durante ou após a competição. 


b. Será aceito como comprovação de idade apenas documentos oficiais com foto. 


5. REQUERIMENTOS DE IDADE

a. Competidores Junior Sub-19 não devem completar a idade de 20 anos antes ou durante o ano corrente da competição


b. Competidores Open devem ter no mínimo 16 anos de idade durante o ano corrente da competição. 
 c. Competidores Master 40+ devem ter atingido a idade de 40 anos antes ou durante o ano corrente da competição. 


d. Competidores SuperMaster 50+ devem ter atingido a idade de 50 anos antes ou durante o ano corrente da competição. 
 


e. Competidores GoldenMaster 60+ devem ter atingido a idade de 60 anos antes ou durante o ano corrente da competição. 


6. SUBSTÂNCIAS ILÍCITAS

a. A organização da prova proibe os individuos inscritos a usar qualquer tipo de substância que possa aumentar a performance do atleta e que esteja dentro da lista proibida do Comite Antidoppind Olimpico ou o uso de qualquer droga ilicita durante a competição. A detecção do uso acarretará desqualificação imediata do competidor.

(5)

7. PREMIAÇÃO

a. A organização de prova oferecerá a todos os competidores medalhas de participação

b. Os três primeiros colocados de cada categoria e gênero receberão medalhas e/ou troféu especial e diferenciado ao de participação, dependendo da etapa do Festival.

c. Os competidores das categorias OPEN Masculina e Feminina poderão receber premiações em dinheiro, de acordo com a etapa do Festival e suas regras únicas.

d. Somente medalhas e troféus serão oferecidos na cerimônia de premiação no palco da competição. Outros prêmios, valores, brindes e certificados serão entregues após a prova.

e. Para manter padrão na área de premiação os vencedores deverão se apresentar com uniforme do time ou clube ao qual é participante. Em caso de atleta individual o mesmo deve se apresentar com traje

apropriado para a ocasião.

f. O Paddle Festival mantém um Ranking Único de medalhas de Clubes e Atletas, que está em vigor desde 2018. A organização reserva o direito de a seu critério conceder homenagens, prêmios especiais ou benefícios para os clubes e atletas de destaque em seu Ranking.

g. Os critérios para posição do Ranking de Medalhas de Clubes e Atletas são regidos pelo mesmo sistema de classificação dos jogos olímpicos, de acordo com a quantidade de medalhas de Ouro, Prata e Bronze, cumulativo em todas as etapas do Paddle Festival.

8. ESPECIFICAÇÕES DE EQUIPAMENTOS

a. As embarcações permitidas são V1, V1R (OC1), V2R (OC2), V6 (Desenho Tahitiano), OC6 (Desenho Havaiano), V12 (Catamarã de OC6 ou V6), SS1, SS2, SUP, PaddleBoard. 


b. Não será exigido nenhum peso mínimo ou material de construção das embarcações, sendo o atleta o único responsável pela qualidade e características que favoreçam a performance de seu equipamento, desde que o mesmo siga os padrões das embarcações permitidas.

9. ACESSÓRIOS

• Todos os acessórios, incluindo tanques de flutuação, bancos, amas, iakos, bailers, finca pé, cordinhas, GPS, cordas de amarração e coletes são permitidos, desde que estejam em perfeitas condições para uso e dentro dos padrões e características para os quais foram desenvolvidos.

• Antes da competição a organização ou diretoria de prova poderá checar a condição das embarcações e dos acessórios.

(6)

• A presença do colete salva vidas é obrigatório dentro do barco enquanto embarcado, podendo ser vestido ou transportado dentro da embarcação, desde que em lugar de fácil acesso pelo competidor. Não são permitidos coletes de cintura ou infláveis.

10. REMOS

• Os remos podem ser de qualquer material ou tamanho, desde que sigam o padrão para o tipo de embarcação ou equipamento utilizado. Paratletas poderão utilizer remos adaptados e deverão ser revisados durante a validação da inscrição do atleta.

• É obrigatório um remo reserva preso ao iako nas embarcações OC6, V6 e V12.

11. NUMERAÇÃO

a. Todas as embarcações deverão ter instaladas numeração em placa vertical ou adesivo, com número pintado em preto com fundo amarelo ou branco, impresso em pelo menos um dos lados. 


b. As placas de numeração ou adesivos deverão ser instalados na Proa da embarcação e terão tamanho de aproximadamente 15 x 30 cm 


c. Embarcações sem a numeração no momento de largada serão desclassificadas automaticamente.

PERCURSOS

12. RAIAS E MARCAS DE PERCURSO

a. Os percursos seguirão os mapas apresentados regulamento de cada prova.

b. As raias serão marcadas por bóias, aparatos de sinalização ou bandeiras em ambos os lados. c. Uma linha imaginária de 20 metros antes da largada será adotada para fins de alinhamento das

embarcações.

d. Todos os percursos de 500 metros serão realizados em linha reta.

e. Provas com 1000 metros ou 1500 metros serão percorridas em percurso de linha reta com 250 metros e curvas subsequentes até que a distância seja percorrida. Provas com curvas deverão iniciar e encerrar no mesmo ponto.

f. Provas de Maratona, Travessias ou Distâncias Médias terão seus percursos divulgados no regulamento de cada prova.

g. As bóias, bandeiras ou equipamentos que demarquem largada, chegada e raias deverão ser ancorados no fundo e interligadas entre cordas por baixo da água, para garantir o seu

(7)

alinhamento.

h. Uma área de embarque e de escape serão designadas para garantir que os competidores possam se movimentar antes e depois das provas sem invadir a área de prova

i. Quando uma prova estiver a ponto de ser iniciada não é permitida a presença de nenhum competidor próximo ao percurso.

13. CHECK-IN PARA EMBARQUE

a. Um ponto de check-in será determinado para os competidores se apresentarem para o fiscal de pré largada. Nenhum competidor que não for largar nas próximas 04 largadas está permitido de ficar nesse local, exceto para Paratletas que necessitem de alguma assistência ou preparação.

b. Uma área chamada de Área de Espera de Largada será definida para os competidores que irão formar as próximas raias de largada. 


14. POSICIONAMENTO NA EMBARCAÇÃO

a. Remar, incluindo qualquer movimento com o remo na água somente é permitido quando o competidor estiver na posição para a qual o equipamento utilizado foi construído.

b. Assentos especiais e suportes de pé poderão ser utilizados. 15. LARGADAS

a. Os competidores deverão se apresentar com 30 minutos de antecedência ao horário para sua largada, de acordo com o cronograma divulgado pela organização da prova.

b. As largadas serão realizadas independente de abstenções 


c. As embarcações deverão ser alinhadas pela Proa e assim que alinhadas qualquer movimento com o remo é proibido antes da largada. 


d. As embarcações poderão ser seguradas por mecanismos ou pessoas, que deverão manter o barco imóvel e preso pela Polpa até o aviso de largada. 


(8)

e. A largada será controlada pelo alinhador, localizado ao lado do percurso e a frente da linha de alinhamento pelo menos 20 metros, para ampla visualização de todos os competidores.

f. Os procedimentos de largada a serem respeitados são:

. (1) Imediatamente ao ser chamado para compor a largada o competidor deverá se alinhar na área de pré largada. 


. (2) Assim que todos estiverem alinhados o árbitro de largada avisará ao responsável pelas bandeiras de largada que a cor vermelha pode ser levantada.

. (3) Assim que julgar necessário, e desde que todos alinhados corretamente, o árbitro de largada irá informar discretamente ao responsável pela bandeira para que inicie a prova. 


. (4) Instantaneamente ao ser comunicado pelo árbitro de largada que a corrida deve ser iniciada, o responsável pelas bandeiras de largada deverá baixar a bandeira de cor vermelha e levantar a bandeira de cor verde, sinalizando a largada da bateria. Um som poderá ser adotado por buzina, apito ou outro dispositivo, mas a bandeira verde é o sinal oficial de que a largada foi dada. . (5) Se o árbitro de prova estiver com dificuldade de alinhar as embarcações ou as condições estejam

desfavoráveis para o alinhamento, o mesmo poderá determinar que a bandeira branca seja levantada novamente, e todo processo deverá ser reiniciado. 


. (6) Ao inicio da bateria nenhum competidor poderá obter vantagem ilegal. Todos os competidores ou embarcações que usarem de qualquer subterfúgio para obter vantagem sobre os demais será advertida com uma bandeira preta, indicando que uma infração existe. Será lhe dada 01 (uma) oportunidade de se alinhar adequadamente. Se após um tempo razoável o competidor ou embarcação persistir o árbitro de prova poderá seguir com o início da bateria. Em caso da bandeira preta continuar erguida ou ser erguida durante a bateria indica que uma infração foi cometida e que um julgamento sobre o caso será realizado pela Direção de Prova.

. (7) Se o árbitro de largada perceber qualquer situação que dê vantagem a competidor ou embarcação após ter dado a ordem de largada, o mesmo poderá definir que seja realizada uma nova largada. . (8) Em caso de necessidade de reiniciar uma prova o árbitro de largada deverá avisar imediatamente a

(9)

bandeira vermelha, indicando que a prova foi interrompida.

16. INTERRUPÇÕES

a. O diretor de prova, a organização, o corpo técnico da prova e/ou fiscais podem autorizar a qualquer momento a interrupção da prova caso haja alguma situação de risco para os atletas ou em desconformidade com esse

regulamento. Nesse caso, a Bandeira vermelha e/ou um aviso sonoro devem ser usados para interromper a prova. b. Em caso de alguma embarcação virar, qualquer ajuda externa irá resultar na desqualificação do competidor auxiliado. Oficiais de prova, técnicos ou fiscais poderão autorizar ou prover ajuda em caso de necessidade.

17. CURVAS

a. Nos percursos de 1.000 e 1.500 metros as curvas devem ser feitas no sentido anti-horário, com a ama passando próximo e ao redor do marcador de curva.

b. Durante a curva a embarcação não pode invadir o traçado a ponto de que o marcador de curva fique entra a ama e o casco. Caso isso ocorra a embarcação será desqualificada.

c. Em qualquer curva onde as embarcações ou equipamentos estiverem utilizando a mesma raia a preferência de curva é de quem está na frente, não podendo o que vem atrás tentar impedir a conclusão da manobra, podendo ser desclassificado se o fizer.

18. CHEGADAS

a. A chegada é atingida quando a Proa da embarcação passa pela linha marcada com bandeiras de chegada. b. Quando houver utilização de sistemas de monitoramento como foto finish ou similares e a visão da câmera for bloqueada pelas bandeiras de chegada, uma linha imaginária com 1 metro de distância à frente das bandeiras será a chegada oficial.

c. Qualquer embarcação que não esteja com seu time completo e todos os integrantes embarcados será desqualificada. Qualquer embarcação que não estiver com o mesmo time ou competidores da largada será desqualificada. Qualquer competidor que não estiver com o mesmo equipamento da largada será desqualidicado. d. Um sistema eletrônico de chegada como foto finish ou gravação de vídeo é o sistema preferido para a realização

(10)

das provas. As embarcações e os pontos de marcação dos percursos devem ser identificáveis nos frames capturados. Um sistema reserva manual para verificação dos tempos e resultados também deve ser realizado. e. Para a realização do tempo de chegada oficial, uma verificação de vídeo deverá ser feita para assegurar que o tempo exato da largada seja fixo para todos os competidores, fazendo com que o tempo de chegada seja facilmente verificado pelo tempo cronológico da gravação.

f. As gravações de todas as provas devem ser feitas na ordem em que foram realizadas, de preferência em vídeo contínuo.

g. Após a chegada as embarcações deverão se retirar do percurso de prova de forma com que não passem na área entre o percurso e a faixa de areia.

INSCRIÇÕES

19. REGRAS PARA INSCRIÇÕES

a. O prazo de inscrição e a possibilidade de inclusões posteriores, bem como o preço e outras taxas serão determinadas pela Organização de cada Prova.

b. Os competidores deverão ter um time designado para poderem competir. O time deverá ter um capitão, que será o responsável pelos comunicados com a direção de prova, corpo técnico e demais membros da

organização do evento. O capitão deve obrigatoriamente ter posse de um Apito.

c. Para embarcações individuais o nome do time ou clube deverá ser o nome registrado pelo competidor em sua inscrição, caso este não tenha designado um time ou clube para si.

d. . 
 O critério de registro de times/clubes também será utilizado para a formação dos rankings, não podendo um competidor ser adicionado a um novo time após o período de inscrições e de sua escolha no ato da inscrição de cada prova.

e. Para a categoria V12 o nome do time é opcional, podendo a união de atletas de diferentes times e clubes na mesma embarcação. 


f. Para embarcações não individuais o uso de uniforme ou camiseta de mesma cor é obrigatório, exceto nas provas de V12.

(11)

de inscrição a serem definidos pela Organização.

h. Os times deverão ser cadastrados posteriormente à inscrição de todos os atletas, através da internet e do sistema disponibilizado pela Organização. Para a inscrição dos times é necessário o número de inscrição de todos os atletas que o compõe.

20. FORMULÁRIOS E DOCUMENTOS

As Regras das provas de Velocidade, Race (até 15km) e Maratona ou Travessia (+15Km) são regidas de acordo com o Regulamento Oficial de cada modalidade, publicado no site das entidades máximas nacionais e internacionais do respectivo esporte, como CBVAA, IVF, CBCA, ICF, CBR, ISA e CBSUP.

a. O processo de inscrição somente estará completo quando o competidor realizar todas as etapas previstas e a entrega dos documentos necessários. (Esse procedimento poderá ser eletrônico)

. (1) Preenchimento do formulário de inscrição e a correta listagem das provas que pretende realizar; . (2) Assinatura do termo de aptidão e da ficha médica;

. (3) Assinatura da declaração de conhecimento das regras e procedimentos Anti-Doping; 
 (1) Estarão disponíveis para os competidores, times e equipes os seguintes documentos:

Regulamento de cada prova individualmente e Cronograma de largadas de cada corrida, divididas pelas raias de competição e os respectivos times;

(2) Fichas de tempos e resultados, incluindo a raia e o nome dos times; (3) Quadro de Avisos sobre penalidades e desqualificações;

(4) Fichas de Protestos 
21. ATLETAS CABEÇA DE CHAVE

(1) Todas as raias de primeiro round serão formadas tendo em mente os seguintes parâmetros: Os competidores mais premiados ou com maior experiência não serão incluídos juntos em uma mesma bateria inicial, a não ser que o quórum de inscritos não permita a separação.

(12)

a. As raias deverão ser designadas de forma randômica e por sorteio, separando os cabeças de chave escolhidos em diferentes categorias, na ordem em que a Organização e Diretoria de Prova definirem. 


b. O cronograma de provas separados pelas raias e competidores deverão ser publicadas no site oficial do evento e disponibilizadas em até 1 dia antes da prova.

23. TROCAS DE COMPETIDORES E W.O

a. Times das competições de OC6, V6, V12 e V2R não podem ter seus competidores alterados sem prévia autorização do Diretor de Prova. Essa substituição somente será autorizada em caso de um competidor que esteja inapto para competir por qualquer razão médica de saúde. Nesse caso um atleta do mesmo time ou clube deverá ser utilizado, desde que haja ciência da direção de prova.


24. CRONOGRAMA DE PROVAS

a. O cronograma de provas de toda competição, das baterias iniciais até as finais serão publicadas em até 1 dia antes do início da competição;

b. A direção de prova poderá alterar o cronograma por razões que consideras necessárias, com o objetivo de aproveitar ao máximo as condições climáticas e prezar pela segurança de todas as provas da competição.

PENALIDADES

25. DESCLASSIFICAÇÕES

a. As seguintes situações causarão a desclassificação dos times e competidores: (1) Competidor sem estar inscrito;

. (2) Competidor participando em mais de um time causará a desclassificação de ambos os times; . (3) Não estar inscrito de acordo com a sua idade na categoria escolhida; 


(13)

. (5) Remar em desacordo com as regras estabelecidas de posicionamento na embarcação; 
 . (7) Competidor ou time que atrasar para a Largada 


. (8) Não fazer as curvas no sentido anti horário para os percursos de 1000 e 1500 metros; 


. (9) Deixar a ama invadir o espaço do marcador de curva e não a deixar entre o caso e o marcador; 
 . (10) Finalizar a corrida sem o time estar completo e de acordo com a largada;

. (11) Sair da raia por qualquer motivo; . (12) Atitude antidesportista;

. (13) Não usar o uniforme ou vestimenta da mesma cor do time;

. (14) Fazer qualquer adaptação na embarcação sem o consentimento da Diretoria de Prova; . (15) Competidor que se valer de qualquer ajuda exterior.

b. Independente do motivo, qualquer individuo que tentar ganhar uma prova sem utilizar os princípios da honestidade ou não respeitar as regras das provas, ou que demonstrar qualquer comportamento antidesportivo será desqualificado e não poderá participar de futuros eventos. 


c. Todo caso de desqualificação deve ser anunciado pelo diretor de prova e imediatamente confirmado por escrito, com as razões para o tal. O capitão ou o próprio atleta desqualificado será notificado e deve receber uma cópia da decisão proferida, indicando o motivo, a hora e o que ocasionou tal fato. A desqualificação poderá ser efetivada sem a notificação do capitão ou do atleta se o mesmo não se apresentar até 10 minutos após ser chamado.

26. PROTESTOS

a. As fichas de protesto devem ser preenchidas pelos capitães ou pelo próprio competidor em caso de embarcação individual. Antes de preencher o protesto o mesmo deve procurar as informações necessárias para relatar o fato. Imagens podem ser utilizadas para demonstrar o ocorrido

(14)

protesto e o pagamento de uma taxa de R$ 100,00. Em caso de deferimento do protesto esse valor será devolvido. Em caso do protesto ser indeferido, o valor da taxa não será reembolsado.

c. O protesto não pode ser registrado em período superior a 30 minutos após o término da prova onde ocorreu o motivo para abrir o protesto. Assim que um protesto é registrado todas as partes envolvidas devem ser notificadas imediatamente, fornecendo às mesmas tempo suficiente para que provas ou contra protestos sejam recebidos pela direção da prova. Após 20 minutos da notificação entregue a diretoria de prova fecha o caso e inicia a sua deliberação.

d. A decisão da diretoria de prova sobre um protesto deve ser confirmado por escrito, dando os motivos e razões que levarão o comitê a deferir ou indeferir o protesto registrado. A decisão deverá ser assinada pelo Diretor de Prova e as partes envolvidas deverão ser notificadas com uma cópia da decisão, além de terem que assinar um recibo de entrega da mesma. Contra protestos registrados por outras partes a serem afetadas pelo resultado do comitê terão 15 minutos para serem formalizados, seguindo as mesmas regras estabelecidas no item 20, alineas (a) e (b). 


e. Se um processo ocasionar a necessidade de realização de uma nova prova, não é permitida qualquer alteração nas embarcações ou nos times formados anteriormente. 


27. APELOS

a. Um apelo poderá ser registrado contra uma decisão do comitê de protestos e endereçada à Organização da Competição, juntamente com o pagamento de uma taxa de R$ 200,00, que serão reembolsadas em caso de deferimento da apelação. O apelo não poderá ser registrado no período após 20 minutos ao da publicação da decisão sobre o protesto inicial.

b. A decisão da Organização da Competição não poderá sofrer novo apelo. 


28. DECISÕES DA DIRETORIA DE PROVA

a. As decisões da Organização, Direção de Prova, Diretor Técnico ou corpo de jurados deve ser tomada por maioria de votos dos seus integrantes, e podem desqualificar ou suspender times e competidores sob qualquer item em não conformidade com esse regulamento.

b. Em caso de desqualificações onde o competidor ou time seja um dos medalhistas, a(s) medalha(s)

recebida(s) deve(m) ser devolvida(s), e o próximo time ou competidor no resultado da prova será declarado o novo medalhista.

Referências

Documentos relacionados

O investidor, empreendedor ou administrador de um Shopping precisa manter uma visão ampla sobre o negócio, para assegurar que o empreendimento mantenha receitas de aluguel

Figura 2 - Comboio com três chatas retangulares, empurrador e com chata de ponta triangular, ou proa triangular removível (em amarelo).. Esta proa removível

48, da Lei Federal 8.666/93, a Comissão Julgadora poderá, a seu critério e devidamente fundamentada, fixar às licitantes o prazo de 08 ( oito ) dias úteis para

As Empresas que não possuam registros cadastrais referidos no item 5.1 nos termos do disposto no parágrafo 2º do artigo 22 da Lei Federal n.º 8.666/93,

12.1. Aplicam-se a esta licitação, ao ajuste dela decorrente, suas alterações e rescisão a legislação citada neste edital, bem como suas disposições,

3.1 - Poderão participar da licitação as licitantes convidadas, devidamente cadastradas na correspondente especialidade, objeto deste certame, junto à Comissão de Licitação

Como sabemos, o termo Facility Management (FM) serve para designar a gestão dos diversos recursos tecnológicos e serviços atrelados ao funcionamento de um equipamento predial,

sistemA multimídiA mediA nAv 1.2 com tecnologiA touchscReen, AR-condicionAdo Automático, piloto Automático (contRolAdoR e limitAdoR de velocidAde de cRuzeiRo), sensoR