• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DE COMPETIÇÕES ASC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DE COMPETIÇÕES ASC"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DE COMPETIÇÕES ASC

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM 18/03/2012

ARPOADOR SURFE CLUBE

www.arpoadorsurfclub.com | www.facebook.com/arpoadorsurfclub arpoadorsurfclub@hotmail.com

CONTEÚDO

1. HISTÓRICO ... 2 2. NÚMERO DE ETAPAS ... 3 3. MÁXIMO DE INSCRITOS ... 4 4. SISTEMA DE INSCRIÇÃO ... 4 5. LIMITE DE IDADE ... 6 6. REGRAS DE COMPETIÇÃO ... 7

7. FORMAÇÃO DAS BATERIAS (SEEDING) / RANKING ASC ... 9

8. PONTUAÇÃO DO CIRCUITO ASC ...10

9. EQUIPE TÉCNICA ...10

10. DISCIPLINAS ...11

11. DISPOSIÇÕES GERAIS ...11

12. QUADRO SOCIAL ASC ...12

(2)

1. HISTÓRICO

O Arpoador Surfe Clube (ASC), entidade civil sem fins lucrativos e nem intuito político, foi fundado pelos surfistas locais Guilherme Aguiar (Presidente), Leonel Brizola (Vice-Presidente), Bruno Coutinho (Diretor Secretário) e Rafael Cury (Diretor Tesoureiro), com o objetivo de desenvolver eventos esportivos e culturais que tivessem sinergia com os locais e a cultura histórica da praia do Arpoador, trazendo de volta o clima que fez dessa praia um foco de vanguarda e de formação de opinião da cidade do Rio de Janeiro.

Em 2004 foi realizado o primeiro campeonato organizado pelo ASC, quando foi introduzido um formato de competição diferenciado, no qual todos os competidores surfavam duas baterias com duração maior que o convencional em campeonatos amadores, para que os atletas aproveitassem ao máximo o prazer de surfar no Arpoador com boas condições, sem o clima pesado das competições devido à pressão da eliminação. Além de não haver eliminação na primeira fase, o formato criado pelo ASC era de pontos corridos com a disputa sendo entre todos os atletas da categoria, e não apenas entre aqueles da mesma bateria. Isso permitiu que a Direção de Prova não precisasse usar o critério de cabeças-de-chave para formar baterias, e sim o nível de amizade entre os participantes a fim de fechar baterias apenas entre amigos. Dessa forma, esse formato permitia que a competição fosse mais descontraída e, ao mesmo tempo, premiasse os melhores surfistas.

Em 2006 o ASC firmou parceria com a conceituada empresa Osklen e, juntos, iniciaram o projeto Arpoador Clássico, campeonato anual só realizado com excelentes condições de onda que integra o conceito de competição com diversão à conscientização ambiental, onde o objetivo principal é a confraternização entre diferentes gerações de surfistas do Arpoador em um dia clássico de ondas.

A quinta edição deste campeonato, o Osklen Surfing Arpoador Clássico 010, que deveria acontecer em 2010, ficou em espera por mais de um ano até que as condições clássicas desejadas aparecessem no Arpoador. E depois de realizado o primeiro dia com altas ondas, em junho de 2011, a organização esperou por mais de um mês por outro dia semelhante para finalizar o evento em grande estilo. Para isso, foi necessário prorrogar o período de espera por duas vezes, fato inédito e que mostrou, mais uma vez, que o compromisso maior do ASC é com a curtição de todos os surfistas que participam deste campeonato tão especial para a associação, e não a competição e os resultados em si.

Em Fevereiro de 2011, o ASC iniciou uma campanha para trazer surfistas e moradores do Arpoador para seu quadro social a fim de ter maior representatividade como associação. Foi obtida uma adesão significativa e ao fim do ano foram filiados mais de sessenta surfistas. Isso ajudou a associação a viabilizar um circuito de surf-treinos local com diversas categorias, desde os legends (atletas com mais de 50 anos) até uma nova geração de surfistas filhos de surfistas locais, que aproveitaram a oportunidade para iniciar nas competições. Foram cinco etapas onde diferentes formatos de competição foram testados, como as baterias mistas com uma hora de duração. O circuito revelou uma nova geração de surfistas de 10, 11 anos, que irão formar a primeira equipe de competição do ASC a partir de 2012. Além de desenvolver novos talentos e de proporcionar aos surfistas locais condições de aprimoramento do surfe, sempre em um clima de descontração e confraternização, este circuito também tem por objetivo capacitar o pessoal local para ocupar cargos técnicos em grandes eventos de surfe.

A partir de 2012 os campeonatos do ASC passam a ser regidos por um conjunto de regras próprias desenvolvidas ao longo desses anos todos de experiências em competições, visando principalmente o estabelecimento dos princípios fundamentais da associação e uma melhor compreensão por parte dos participantes. Também em 2012, uma nova categoria para surfistas com até 12 anos de idade (Infantil) passa a fazer parte dos surf-treinos, para favorecer a formação de novos campeões no esporte.

O ASC é administrado por sua Diretoria sob a orientação do Presidente, e de acordo com as prescrições do seu Estatuto, Regimento Interno e pelo presente Regulamento de Competições.

(3)

2. NÚMERO DE ETAPAS

O circuito de surf-treinos para surfistas amadores do Arpoador Surfe Clube – Circuito Arpoador Surf

Club e o campeonato Arpoador Clássico estarão sob inteira responsabilidade do ASC. O Circuito em 2012 será composto por cinco etapas com as categorias: Infantil (sub-12), Iniciante (sub-14), Mirim

(sub-16), Open, Master, Legends1 e Feminino.

(1) A categoria Legends poderá ser dividida nas modalidades Pranchinha e Pranchão.

A) O Ranking do Arpoador Surfe Clube (Ranking ASC) será formado apenas pelos surfistas

filiados ao ASC ou ao Favela Surf Clube (FSC) quites com suas obrigações sociais. B) A pontuação final de cada atleta no Ranking ASC 2012 será a soma dos seus três

melhores resultados2 no Circuito ASC 2012. Assim, os atletas que participarem de todas

as etapas irão descartar seus dois piores resultados, enquanto que aqueles que participarem de menos etapas terão menos descartes a fazer. Por exemplo, aqueles que só participarem de três etapas não poderão descartar nenhum resultado, tendo que somar todos obtidos3.

C) Se, por motivos quaisquer, o número de etapas realizadas for diferente de cinco, o número de resultados computados continuará sendo três, variando apenas o número de descartes. (2) Caso a categoria Legends seja dividida em duas modalidades (Pranchinha e Pranchão), apenas os rankings destas

serão compostos por todos os resultados, ou seja, não haverá descartes.

(3) O maior número de descartes em relação ao usual é devido ao fato de que os campeonatos do ASC não são marcados com antecedência superior a cinco dias, já que a prioridade da associação é a realização dos mesmos com boas condições de onda. Dessa forma, existe uma grande dificuldade de planejamento por parte dos atletas e um risco maior de ausência dos mesmos. Então, para possibilitar um maior número de atletas na disputa do Ranking, e para que possamos premiar os melhores, aqueles que vencem etapas, optamos por fazer um número maior de descartes.

D) Em caso de empate no Ranking, será utilizado o critério para desempate a soma dos dois melhores resultados. Se o empate continuar, passará para a soma dos quatro melhores resultados e depois cinco.

E) As datas dos campeonatos serão confirmadas entre dois e cinco dias de antecedência, em função das previsões meteorológicas e oceanográficas, para que os mesmos sejam realizados nas melhores condições de onda possíveis. A princípio, cada etapa terá entre um e dois meses de período de espera, de acordo com o seguinte planejamento4:

Etapa Período de espera

1ª etapa 04/02 a 05/05/12 2ª etapa 05/05 a 01/07/12 3ª etapa 01/07 a 26/08/12 4ª etapa 26/08 a 30/09/12 5ª etapa 30/09 a 09/12/12

(4) As datas limites destes períodos de espera não são rígidas. O início do período de espera de uma etapa pode ser antecipado caso a etapa anterior seja realizada um mês antes do fim do seu período de espera. Já o fim do período de espera de uma etapa pode ser prorrogado caso as condições mínimas para realização do mesmo não sejam alcançadas.

F) Os campeonatos serão realizados apenas em dias de fim-de-semana (sábado e/ou domingo) e/ou feriados. Exceções podem ser feitas, no máximo em duas etapas, excepcionalmente em meses de férias escolares (Janeiro, Fevereiro, Julho e Dezembro).

(4)

G) O palco principal para realização dos campeonatos será a praia do Arpoador. Porém, em épocas de pouca areia no Arpoador e, consequentemente, dificuldades de termos boas condições de onda e/ou colocarmos as tendas do campeonato na areia, poderemos realizar uma ou duas etapas em palcos alternativos: praia do Diabo e Castelinho (Ipanema).

H) O campeonato Arpoador Clássico é um campeonato especial que só acontece quando as condições de onda e vento ficam perfeitas para a prática de surfe no Arpoador. O período de espera pelas condições ideais é definido anualmente em conjunto com o patrocinador, normalmente entre maio e outubro, podendo ser prorrogado indefinidamente. O campeonato pode ser realizado em dias úteis da semana, à noite, e não necessariamente em dois dias consecutivos. Em 2012, o Arpoador Clássico não contará pontos para o Ranking ASC (dessa forma, não faz parte do Circuito ASC 2012), e terá as seguintes categorias: Open,

Master, Legends Pranchinha e Pranchão e Tag-Team.

3. MÁXIMO DE INSCRITOS

O número máximo de vagas por categoria no Circuito ASC será definido pelo Diretor de Prova, tomando em consideração a média de inscritos nas etapas anteriores, a previsão das ondas e as inscrições em curso. O tempo total de competição não deverá ultrapassar nove horas. Os limites mínimo e máximo de atletas por categoria obedecerá ao seguinte quadro:

Categoria Master Open Mirim Iniciante Infantil Legends Feminino

Vagas 12-25 12-25 3-12 3-16 3-16 3-16 3-12

O valor da taxa de inscrição nas categorias Mirim, Open, Master, Legends e Feminino será de R$

30,00 por categoria para atletas filiados (quites) ao ASC ou ao FSC, e R$40,00 para não-filiados.

O valor da taxa de inscrição nas categorias Infantil e Iniciante será de R$ 20,00 por categoria. No Arpoador Clássico, o número máximo de vagas por categoria será fixo, obedecendo ao seguinte quadro:

Categoria Open Master Legends Pranchinha Legends Pranchão Tag-Team

Vagas 36 36 6 8 15

O valor da taxa de inscrição nas categorias Open e Master será de R$ 60,00 por categoria para atletas filiados (quites) ao ASC ou ao FSC e R$80,00 para não-filiados. Na categoria Tag-Team o valor da taxa de inscrição será de R$ 100,00 por time.

Nas categorias Legends, as inscrições serão de cortesia e os seis convidados serão definidos tendo por base critérios objetivos, como os resultados de eventos anteriores do ASC, e critérios mais subjetivos, como o carisma e a representatividade dos surfistas antigos do Arpoador.

4. SISTEMA DE INSCRIÇÃO

O procedimento para inscrição nos campeonatos do ASC será o seguinte: as inscrições antes do dia do evento só poderão ser feitas em uma única loja, na Galeria River, a ser definida previamente pelo organizador do evento (ASC), e se encerram às 18 horas do dia anterior ao evento. No dia do evento, caso ainda haja vagas, as inscrições serão feitas na praia, com pessoa designada para tal fim pelo Diretor de Prova.

(5)

TODOS os atletas precisam preencher a Ficha de Inscrição. (as fichas de menores de 18 anos

devem ser assinadas pelos responsáveis pelos atletas)

Terá direito a devolução do dinheiro referente à taxa de inscrição apenas o atleta inscrito que informar que não poderá participar do evento por correio eletrônico endereçado ao ASC (e-mail: arpoadorsurfclub@hotmail.com) até às 18 horas do dia anterior ao evento.

As regras específicas para as etapas do Circuito ASC são as seguintes:

Atletas filiados (quites) ao ASC ou ao FSC têm EXCLUSIVIDADE nas inscrições na loja até às 18

horas da quinta-feira anterior ao evento. Atletas não-filiados só poderão se inscrever a partir de sexta-feira, não tendo direito a pré-classificação por seeding e nem nome no Ranking.

Terão direito a reserva e isenção no pagamento da taxa de inscrição (cortesia) em todas as etapas:

ASC (4 vagas para os sócios Fundadores); FSC (1 vaga na Mirim, 2 vagas na Iniciante e 2 vagas na

Infantil) e Projeto Surf-Glória (1 vaga na Infantil). TODOS deverão comparecer à loja até às 18 horas da

quinta-feira anterior ao evento para confirmar a participação no evento. Caso contrário, perderão o

direito à cortesia, que é pessoal e intransferível5.

(5) As vagas do FSC e do Surf-Glória deverão ser confirmadas por representantes destas entidades, que deverão entregar as fichas de inscrição devidamente preenchidas e assinadas pelos responsáveis pelos atletas, juntamente com comprovante de matrícula escolar (COM DATA ATUAL).

Terão direito a reserva de vaga em todas as etapas: os três primeiros colocados do ranking ASC

no ano anterior nas suas categorias. Nenhum outro atleta, filiado ou não, terá direito a reserva de vaga

no evento. TODOS deverão comparecer à loja até às 18 horas da quinta-feira anterior ao evento para confirmar a inscrição no evento (com pagamento da taxa de inscrição). Caso contrário, perderão o direito à reserva, que é pessoal e intransferível.

Inscrição em mais de uma categoria será permitida apenas para atletas filiados (quites) ao ASC. Porém, quem o fizer deverá informar qual a sua categoria prioritária já que o Diretor de Prova poderá cancelar suas outras inscrições em função da falta de vagas para outros atletas filiados.

Os atletas que fizerem suas inscrições no dia do evento não terão direito a pré-classificação por seeding, sendo classificados para compor as vagas por ordem de chegada.

As regras específicas para o Arpoador Clássico são as seguintes:

Atletas filiados (quites) ao ASC ou ao FSC têm EXCLUSIVIDADE nas inscrições na loja até 72 horas

após a abertura das inscrições. Atletas não-filiados só poderão se inscrever a partir de então, não tendo

direito à escolha de horário de bateria e nem pré-classificação por seeding.

Terão direito a reserva e isenção no pagamento da taxa de inscrição (cortesia): ASC (4 vagas para os sócios Fundadores) e FSC (1 vaga na Open e 1 time na Tag-Team). TODOS estes deverão se apresentar ao Diretor de Prova até às 09 horas da manhã no primeiro dia do campeonato para confirmar participação no evento. Caso contrário, perderão o direito à cortesia, que é pessoal e intransferível6.

(6) Um representante do FSC deverá entregar as fichas de inscrição devidamente preenchidas e assinadas pelos responsáveis pelos atletas, em caso de menores de 18 anos, juntamente com comprovante de matrícula escolar (COM DATA ATUAL).

(6)

Terão direito a reserva de vaga nas categorias Open e Master: os três primeiros colocados do

Ranking ASC no ano anterior nessas categorias mais os respectivos campeões destas categorias na

edição anterior do Arpoador Clássico, mais o patrocinador (02 na Open e 02 na Master).

Nenhum outro atleta, filiado ou não, terá direito a reserva de vaga no evento. TODOS deverão comparecer à loja até às 18 horas do dia anterior ao evento para confirmar a inscrição no evento (com

pagamento da taxa de inscrição). Caso contrário, perderão o direito à reserva, que é pessoal e

intransferível.

Não será permitida inscrição em mais de uma categoria antes do primeiro dia do evento.

Nas categorias Legends, só poderão participar atletas convidados pela organização (ASC). Os convites serão feitos com critérios objetivos (resultados anteriores) e subjetivos, definidos pela Comissão Técnica-Desportiva do ASC, da seguinte forma:

Legends Pranchinha:

Duas (2) vagas para os melhores colocados da edição anterior do Arpoador Clássico. A

princípio, serão convidados o campeão e o vice. Se um dos dois não estiver presente, o convite passará para o terceiro e assim sucessivamente.

Quatro (4) vagas para os quatro primeiros de uma lista de convidados escolhidos pela Comissão Técnica-Desportiva do ASC. Se um dos quatro não estiver presente, o convite

passará para o quinto da lista e assim sucessivamente. São sugeridos nomes de surfistas que marcaram época no Arpoador e alcançaram grande representatividade, como Cauli Rodrigues, Ricardo Bocão, Ismael Miranda, e outros.

Legends Pranchão:

Duas (2) vagas para os melhores colocados da edição anterior do Arpoador Clássico. A

princípio, serão convidados o campeão e o vice. Se um dos dois não estiver presente, o convite passará para o terceiro e assim sucessivamente.

Duas (2) vagas para os melhores colocados no Ranking ASC do ano anterior. A princípio,

serão convidados o campeão e o vice. Se um dos dois não estiver presente, o convite passará para o terceiro e assim sucessivamente.

Duas (2) vagas para os dois primeiros de uma lista de convidados escolhidos pela Comissão

Técnica-Desportiva do ASC. Se um dos dois não estiver presente, o convite passará para o

terceiro da lista e assim sucessivamente. São sugeridos nomes de surfistas que marcaram época no Arpoador e alcançaram grande representatividade, como Rico de Souza, Daniel Friedman, Jefferson Cardoso e outros.

TODOS os convidados deverão se apresentar ao Diretor de Prova até às 09 horas da manhã no primeiro dia do campeonato para confirmar a participação no evento. Caso contrário, o convite passará

ao próximo indicado.

5. LIMITE DE IDADE

Categoria Limite de Idade

Infantil Até 12 anos completos no ano da competição (nascidos em 2000 ou depois)

Iniciante Até 14 anos completos no ano da competição (nascidos em 1998 ou depois)

Mirim Até 16 anos completos no ano da competição (nascidos em 1996 ou depois)

Open Sem limite de idade

Máster Iniciando o ano da competição a partir de 35 anos (nascidos em 1976, ou antes)

Legends Iniciando o ano da competição a partir de 48 anos (nascidos em 1963, ou antes)

(7)

6. REGRAS DE COMPETIÇÃO

Nas etapas do Circuito ASC, as regras de competição serão as seguintes: 1. Categorias Open e Master.

Formato (similar ao do Arpoador Clássico): A 1ª Fase é composta por quatro baterias de até cinco atletas, que serão classificados em função da média de suas duas melhores

ondas. Os vencedores de cada bateria se classificam para final, junto com o melhor

segundo colocado dentre as quatro baterias da categoria7. A pontuação final dos cinco

finalistas será a soma da média da 1ª Fase com a melhor onda da Final.

(7) Caso um ou mais finalistas não possa comparecer à Final, esta irá acontecer com menos integrantes, não sendo completada pelo(s) surfista(s) classificado(s) abaixo da 5ª colocação.

 Tempo de bateria8: 35 minutos na 1ª Fase e 20 minutos na Final.

(8) Na 1ª Fase as baterias não poderão ter seu tempo alterado em função de menor número de competidores ou de WO. Mesmo que só haja três competidores, o tempo de bateria será de 35 minutos.

 Interferência (1ª Fase): 1-perda de metade da 2ª nota; 2-perda da 2ª nota inteira; 3-desclassificado.

 Interferência (Final): 1-perda de metade da melhor nota da Final; 2-perda da melhor nota da Final inteira; 3-desclassificado.

2. Categorias Infantil, Iniciante, Mirim, Legends, e Feminino.

 Formato convencional. As baterias poderão ter de três a seis atletas (exceto a Legends, que poderá ter oito atletas), que são classificados em função da soma das suas duas

melhores ondas.

Tempo de bateria (Infantil, Legends e Feminino): 30 minutos em bateria única (Final).

Tempo de bateria (Iniciante e Mirim): 20 minutos.

 Interferência: 1-perda de metade da 2ª nota; 2-perda da 2ª nota inteira; 3-desclassificado. 3. Todas categorias.

 O Diretor de Prova é a única pessoa que poderá dar informações oficiais sobre horários, formato de competição e formação das baterias. Se por acaso alguém, que não ele, passar informações erradas que causem a perda de uma bateria a algum atleta, não será responsabilidade do evento e do ASC, ficando o atleta sem condições de protestar.

Máximo de ondas: 18 ondas.

 Julgamento (pranchinha). Os juízes analisam os seguintes conceitos principais quando avaliam e pontuam as ondas surfadas em uma bateria: Compromisso e grau de dificuldade nas manobras; Manobras inovadoras e progressivas; Variedade de manobras; Velocidade, pressão e fluidez; É importante notar que a ênfase em determinados conceitos deste critério depende muito do local e das condições apresentadas, bem como das mudanças nas condições do mar durante o dia. Escala Utilizada:

 0,0 - 1,9 = Ruim

 2,0 – 3,9 = Fraco

 4,0 – 5,9 = Regular

 6,0 – 7,9 = Bom

(8)

No Arpoador Clássico, as regras de competição serão as seguintes: 4. Categorias Open e Master.

A 1ª Fase de cada categoria é composta por duas rodadas de seis baterias com até cinco atletas, que são classificados em função da média das suas quatro melhores

ondas (entre todas das duas baterias). Os cinco primeiros colocados dentre todos os

participantes de cada categoria se classificam para Final9. A pontuação final dos cinco

finalistas será a soma da média da 1ª Fase com a melhor onda da Final.

(9) Caso um ou mais finalistas não possam comparecer à Final, esta irá acontecer com menos integrantes, não sendo completada pelo(s) surfista(s) classificado(s) abaixo da 5ª colocação.

 Tempo de bateria10: de 30 a 40 minutos na 1ª Fase e 20 a 30 minutos na Final (a ser

decidido pelo Diretor de Prova em função das condições do mar, tempo, etc).

(10) Na 1ª Fase as baterias não poderão ter seu tempo alterado em função de menor número de competidores ou de WO.

 Interferência (1ª Fase e Final): 1-perda de metade da melhor nota da bateria; 2-perda da melhor nota da bateria; 3-desclassificado.

Máximo de ondas por bateria: 18 ondas.

5. Categorias Legends.

 Cada modalidade terá uma única bateria (Final) com até seis atletas, que serão classificados em função da soma das suas duas melhores ondas.

Tempo de bateria: 30 minutos.

 Interferência: 1-perda de metade da 2ª nota; 2-perda da 2ª nota inteira; 3-desclassificado.

Máximo de ondas: 18 ondas.

6. Categoria Tag-Team (Open, Mirim, Feminino).

São apenas cinco times, cada um composto por um atleta da categoria Open, um da

Mirim (sub-16), e uma da Feminino.

Será apenas uma bateria (Final) com 45 minutos de duração.

 Todos os atletas deverão permanecer dentro de uma área reservada para cada equipe na areia. A bateria será iniciada na areia (beach start), quando apenas um integrante de cada time irá entrar na água (enquanto os outros aguardam na área delimitada).

Máximo de ondas por time: 18 ondas (se o primeiro integrante de um time surfar 10

ondas, por exemplo, irá deixar apenas 08 ondas para os outros dois integrantes surfarem).

Cada time irá computar apenas 03 ondas, a melhor de cada integrante do time.

 O segundo e o terceiro integrantes de cada time a entrar na água só poderão fazer após o anterior entrar na área reservada do time, tocando em suas mãos.

Cada time tem um competidor coringa que poderá dobrar a nota de sua onda levantando os braços ao final da mesma (não é necessário comunicar previamente à comissão-técnica quem será o coringa).

Haverá bonificação de 2 pontos para o time que encerrar primeiro sua participação (com os três integrantes dentro da área reservada).

 Interferência: o atleta que interferir na onda de outro atleta terá que sair da água e aguardar 5 minutos na área delimitada na areia. Além disso, a onda da interferência será computada com nota zero e a será computada apenas a metade da sua maior nota.

(9)

7.

FORMAÇÃO DAS BATERIAS (SEEDING) / RANKING ASC

A distribuição (seeding) dos atletas nas baterias de cada etapa do Circuito ASC será feita em função de suas posições no Ranking ASC no momento do evento. A cada etapa, o atleta de seeding 1 em uma categoria é aquele com maior pontuação no Ranking ASC dentre todos os inscritos na categoria para a

etapa. O Ranking ASC terá por base os três melhores resultados de cada atleta, da seguinte forma: na

primeira etapa, será igual ao Ranking ASC do ano anterior (soma dos pontos dos três melhores resultados de cada atleta no ano anterior). Na segunda etapa, a pontuação de cada atleta será a soma dos pontos obtidos na primeira etapa do ano corrente com seus dois melhores resultados no ano anterior. Na terceira etapa, a pontuação de cada atleta será a soma dos pontos obtidos nas duas primeiras etapas do ano corrente com seu melhor resultado do ano anterior. A partir da quarta etapa, só irão contar os três melhores resultados do ano corrente. O quadro a seguir apresenta um resumo de como será feita a pontuação dos atletas antes de cada etapa para definição do Ranking ASC e, consequentemente, do seeding:

1ª etapa 2ª etapa 3ª etapa 4ª etapa 5ª etapa

Melhor

resultado de 2011 Resultado da 1ª etapa de 2012 Resultado da 1ª etapa de 2012 Resultado da 1ª etapa de 2012 resultado de 2012 Melhor 2º melhor

resultado de 2011 resultado de 2011 Melhor Resultado da 2ª etapa de 2012 Resultado da 2ª etapa de 2012 resultado de 2012 2º melhor 3º melhor

resultado de 2011 resultado de 2011 2º melhor resultado de 2011 Melhor Resultado da 3ª etapa de 2012 resultado de 2012 3º melhor

Nas categorias Open e Master nas quais a primeira fase tem quatro baterias cada, a composição dos três primeiros atletas de cada bateria será feita da seguinte forma11:

Bateria 1 Seed 1 – seed 8 – seed 12

Bateria 2 Seed 2 – seed 7 – seed 11

Bateria 3 Seed 3 – seed 6 - seed 10

Bateria 4 Seed 4 – seed 5 – seed 9

(11) As baterias não serão necessariamente nesta ordem.

Nas categorias Iniciante e Mirim, nas quais a primeira fase tem no máximo duas baterias cada, a composição dos três primeiros atletas de cada bateria será feita da seguinte forma12:

Bateria 1 Seed 1 – seed 4 – seed 6

Bateria 2 Seed 2 – seed 3 – seed 5

(12) As baterias não serão necessariamente nesta ordem.

Os demais integrantes das baterias serão definidos tendo por base a ordem de inscrição e restrições de horário dos atletas.

A distribuição (seeding) dos atletas nas baterias do Arpoador Clássico será feita de maneira similar à distribuição do Circuito ASC, com as seguintes diferenças: (1) apenas dois integrantes por bateria serão definidos por seeding; e (2) os finalistas da edição anterior têm seeding 1,2, 3, 4 e 5.

(10)

8. PONTUAÇÃO DO CIRCUITO ASC

A pontuação adotada para cada etapa obedecerá ao seguinte quadro:

Col. Pontos Col. Pontos

1º 500 11º 174 2º 450 12º 156 3º 405 13º 141 4º 364 14º 126 5º 328 15º 114 6º 295 16º 102 7º 265 17º 92 8º 239 18º 83 9º 215 19º 75 10º 193 20º 67

Nas categorias Open e Master, os segundos colocados nas baterias da primeira fase, excluindo aquele classificado para a Final, ficarão empatados em 6º. Os terceiros colocados ficarão empatados em

9º, os quartos em 13º e os quintos em 17º.

Nas categorias Iniciante e Mirim a classificação daqueles que não se classificarem para a Final seguirá o critério das categorias Open e Master.

Atleta com WO na 1ª fase NÃO ganha os pontos referentes à última posição na bateria. Atleta com WO na Final ganha os pontos referentes à última posição na bateria.

9. EQUIPE TÉCNICA

A equipe técnica de cada etapa do Circuito ASC em 2012 será composta da seguinte maneira:

Cargo Quantidade DIÁRIA (R$)

Árbitro Chefe 01 220,00 a 250,00

Árbitro FESERJ 03 150,00 a 180,00

Árbitro LOCAL 02 150,00 a 180,00

Locutor 01 150,00 a 180,00

Locutor auxiliar 01 Livre negociação

Técnico de computação 01 120,00 a 150,00

Árbitro de Praia 01 120,00 a 150,00

(11)

A equipe técnica do Arpoador Clássico em 2012 será composta da seguinte maneira:

Cargo Quantidade DIÁRIA (R$)

Árbitro Chefe 02 250,00 Árbitro FESERJ 03 180,00 Árbitro LOCAL 03 180,00 Locutor 02 180,00 Técnico de computação 02 150,00 Árbitro de Praia 02 150,00

10. DISCIPLINAS

Infrações e penalidades em competições organizadas pelo ASC: atos de indisciplina, agressões,

desrespeito à comissão e qualquer outro caso que de acordo com a organização possa ser considerado atentatório à boa conduta esportiva poderá ser punido tendo como base o Livro de Regras da Federação

de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) atualizado (disponível no site da Federação). Senão

através dos dispositivos constantes do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

11. DISPOSIÇÕES GERAIS

Em todos os campeonatos organizados pelo ASC é permitida a entrada dos atletas no mar pela pedra. Para casos omissos ao REGULAMENTO DE COMPETIÇÕES ASC será utilizado o Livro de Regras

da FESERJ atualizado.

Casos omissos ao REGULAMENTO DE COMPETIÇÕES ASC e ao Livro de Regras da FESERJ serão resolvidos pela Comissão Técnica-Desportiva do ASC.

Caso seja concedida ao ASC uma vaga de convidado em algum evento profissional, a definição do indicado será feita através de uma triagem com os seguintes integrantes:

Surfista local mais bem classificado no circuito profissional da ASP do ano anterior (se houver);

Surfista local mais bem classificado no circuito profissional da ABRASP do ano anterior (se não houver nenhum local neste ranking, será utilizado o ranking da FESERJ/OSP);

Campeão Open do Ranking ASC do ano anterior13.

Líder Open do Ranking ASC no ano corrente14.

(13) Caso o campeão do Ranking ASC não esteja presente, o convite passará para o vice-campeão e assim sucessivamente.

(14) Caso o líder do Ranking ASC no ano corrente não esteja presente, o convite passará para o vice-líder e assim sucessivamente.

Caso seja concedida ao ASC uma vaga de convidado em algum evento MASTER, a definição do indicado será feita através de uma triagem com os seguintes integrantes:

Campeão Master do Ranking ASC do ano anterior15.

Líder Master do Ranking ASC no ano corrente16.

(15) Caso o campeão do Ranking ASC do ano anterior não esteja presente, o convite passará para o vice-campeão e assim sucessivamente.

(12)

12. QUADRO SOCIAL ASC

Diretoria (reeleita para o triênio 2012 - 2014)

Diretor Presidente: Luiz Guilherme M. de Aguiar Profissão: Engenheiro Civil

Diretor Vice-Presidente: Leonel Brizola Profissão: Político

Diretor Secretário: Bruno C. Coutinho Profissão: Administrador de Empresas Diretor Tesoureiro: Rafael Cury Profissão: Administrador de Empresas

Beneméritos (2012): Sydney C. Guimarães Filho, Royler Gracie, e Tiago Schardong Pires.

Comissão Técnica-Desportiva (2012): Rafael Cury (presidente), Sydney C. Guimarães Filho

(vice-presidente), Simão Romão, Paulo H. Dolabella Peixoto, Jefferson Cardoso do Nascimento, Ian F. Cosenza, e Evaristo B. Ferreira.

Colaboradores (2012): Simão Romão (atleta), Magno Silva (produtor), Paulo H. Dolabella Peixoto

(árbitro chefe), Jefferson Cardoso do Nascimento (árbitro), Henrique Prates (locutor), Roberto Montilho Rodrigues (árbitro de praia), Jean Carlos R. Pires (segurança de água), Alexandre B. de Albuquerque (segurança de água), Alexandre Silva (apoio terra), José Carlos de S. Pereira (fotógrafo) e Rafael Garcia Tambasco (videomaker).

E mais de noventa sócios atletas (em crescimento).

13. CONTATO

Diretor Presidente: Luiz Guilherme M. de Aguiar E-mail: arpoadorsurfclub@hotmail.com

(13)

Conforme previsto no Regimento Interno da associação, este Regulamento foi concebido e apresentado pelos sócios Fundadores do Arpoador Surfe Clube.

Rio de Janeiro, 18 de Março de 2012.

______________________________________ Luiz Guilherme Morales de Aguiar (sócio Fundador)

Id: 11530910-6 (IFP/RJ) / CPF: 084288847-06

______________________________________ Leonel Brizola (sócio Fundador)

Id: 09989501-03 (IFP/RJ) / CPF: 069424567-48

______________________________________ Bruno Coelho Coutinho (sócio Fundador) Id: 11150582-2 (IFP/RJ) / CPF: 091591047-08

______________________________________ Rafael Cury (sócio Fundador)

Referências

Documentos relacionados

De um ponto de vista estritamente lógico, percebe-se que estão dadas as condições ideais para que prospere uma sociedade de herdeiros (PIKETTY, 2014, p. 233-234),

Houve influência da distribuição de gordura corporal sobre a força muscular respiratória de crianças amazônidas do sexo feminino, expostas à terapia antirretroviral do vírus

Diante de todos os resultados apresentados durante e no final da pesquisa pode-se identificar os diferentes níveis de aversão ao risco dos participantes, estes

Consumo Privado Consumo Público Formação Bruta de Capital Corresponde à despesa efetuada pelas unidades residentes(Famílias ou ISFLSL) na aquisição de bens e serviços

· 4.3 Indicações sobre cuidados médicos urgentes e tratamentos especiais necessários Não existe mais nenhuma informação relevante disponível.. SECÇÃO 5: Medidas de combate

Sendo o Fome Zero uma estratégia de combate à fome nas suas causas profundas, propôs que a Política de Segurança Alimentar para o Brasil fosse executada por três grupos

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Vale destacar a obrigatoriedade de se revalidar o uso do cilindro por meio da inspeção periódica a cada cinco anos, a partir da data de fabricação ou caso ocorra