• Nenhum resultado encontrado

Formica Linewall. formica.com.br Laminado Melamínico de Alta Pressão: Características Superficiais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Formica Linewall. formica.com.br Laminado Melamínico de Alta Pressão: Características Superficiais"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Formica

®

Linewall

O Linewall® é um laminado melamínico de alta

pres-são especialmente desenvolvido para ser utilizado como revestimento decorativo de paredes e fachadas externas. O Linewall® proporciona instalação rápida,

menor custo, estética diferenciada e agradável. Além de ter um elevado desempenho técnico, o laminado conta com facilidade de manutenção e limpeza.

Laminado Melamínico de Alta Pressão:

Chapa constituída por camadas sucessivas de papéis kraft impregnados com resina fenólica. Sua superfície possui papel decorativo impregnado com resinas me-lamínicas e filme para proteção contra intempéries. O conjunto é prensado sob alta pressão e temperatura (140 – 150º C) por um período de 80 a 100 minutos.

Características Técnicas Especiais

• Estabilidade de cores – Intempéries e Luz Solar; • Resistência aos Impactos;

• Resistência às manchas de agentes químicos; • Não sofre corrosão;

• Grande disponibilidade de padrões;

• Não contém amianto, metais pesados ou ureia-for-maldeido em sua composição;

• Antipichação; • Fácil manutenção;

• Seu peso reduzido (1,7 kg/m2) produz uma carga

menor sobre as estruturas.

Características Superficiais

• Cores: Disponibilidade na maioria de cores

ofereci-das na cartela Formica®. Confira em nosso site! • Filme UV – Estabilidade de Cor: O filme UV

apli-cado na camada superficial funciona como um filtro, retendo os raios UV responsáveis pela degradação da tonalidade, garantindo a estabilidade da cor.

Linewall® é submetido ao teste de exposição à Luz de

Xenon, durante 3.000 horas, apresentando nível de brilho e cor com bom aspecto. Este período pode ser entendido como uma equivalência a 10 anos de expo-sição real. O resultado deste teste é interpretado de acordo com a norma ISO 105 A 02 – Escala de Cinza, com o resultado final = 4-5 após 3.000 horas de ex-posição.

• Ação do SO2: Linewall® também é resistente à

ação de gases – SO2 - e componentes químicos de-positados pelo tempo ou pela água de chuva. Esse composto existe em grande quantidade em regiões de concentração industrial e emissão de gases automo-tivos. Formato Chapa Inteira Módulo Peso 6,8 kg 5,5 kg 2,2 kg 0,6 kg Dimensão 1,25 x 3,08 m 1,25 x 2,51 m 1,25 x 0,60 m 0,60 x 0,60 m

(2)

Limpeza e Manutenção:

A superfície dos laminados Linewall® não requer

ne-nhum tratamento especial para limpeza. O produto pode ser limpo com detergente neutro não abrasivo, podendo ser utilizada esponja ou pano macio. Não uti-lizar produtos abrasivos ou à base de ceras.

• Antipichação

O laminado Linewall® é antipichação, não permitindo

aderência de diversos tipos de tintas, inclusive as utili-zadas pelos pichadores, que podem ser removidas fa-cilmente por meio de solventes utilizados para diluição e limpeza. Solvente Formica® seria o mais indicado,

não deixando marcas ou oleosidade na superfície. Na falta desse solvente, pode-se utilizar o thinner de boa qualidade.

Garantias e Responsabilidades

A Formica® disponibiliza a garantia por um período

de cinco anos aos laminadosLinewall® caso ocorram

eventuais mudanças das características físicas que descaracterizem o produto.

A garantia prevê a substituição dos produtos defeituo-sos que possam prejudicar a integridade da instalação. Será excluído qualquer dano causado pelo usuário, em função do mau uso, erro de colagem ou manuten-ção incorreta.

Manuseio e Estocagem

As chapas de Linewall® são embaladas em plástico

termoencolhível e acondicionadas em pallets ou en-gradados. Devem ser adequadamente estocadas a fim de conservar sua melhor planicidade. As chapas de

Avaliação do Local da Instalação

O primeiro passo para a aplicação do Linewall® é a

avaliação das condições da parede ou fachada. • Paredes com emboço de alvenaria:

A preparação da parede é responsabilidade do cons-trutor, mas cabe ao profissional de instalação aprová--la antes de aplicar o revestimento.

Na superfície do reboco devem ser executados riscos cruzados com um prego de aço e observar a profun-didade do sulco produzido. Quanto mais profundo for o sulco, menor é a dureza e resistência da superfície. Pode-se concluir também que, quanto mais difícil de se executar o risco, maior a dureza e resistência da superfície do revestimento.

É extremamente importante que se combinem a dure-za e resistência à tração que o substrato deve oferecer. O ideal para se preparar a parede é que se tenha um parâmetro semelhante à resistência de uma massa na proporção de 3:1 (cimento:areia). Atualmente existem argamassas fabricadas que possuem as propriedades necessárias de tal modo a oferecerem resistência à tração adequada à colagem do Linewall®.

É desejável uma resistência à aderência mecânica (tra-ção) maior do que determina a NBR 13749, para em-boços externos.

Outro fator importante a se avaliar é o tempo de se-A armazenagem deve ser feita em local coberto, prote-gido contra intempéries, evitando-se áreas molhadas e com luz direta do sol ou outras fontes de calor.

(3)

Instalação do Linewall

®

As chapas de Linewall® devem ser retiradas da

em-balagem plástica no momento de sua colagem. Devem estar protegidas do sol e da chuva.

As chapas de Linewall® devem permanecer com a

película protetora que deverá ser removida somente após a aplicação.

• Modulação do Linewall®:

Antes de executar a colagem, é feita a escolha do mo-delo de colocação e desenho a ser adotado na aplica-ção do revestimento (considerando-se os fatores esté-ticos e econômicos). Essa escolha é muito importante, pois define a aparência final do Linewall®.

• Paredes com Base Cerâmica:

Caso o revestimento cerâmico a ser revestido com

Linewall® apresente ressaltos, deve ser lixado com

lixadeira profissional e lavado, removendo todo tipo de resíduo que conter.

Verifique se há peças solta ou trechos ocos que devam ser corrigidos com argamassa (externa) apropriada. A preparação da massa do reboco exige um substrato (areia fina peneirada), na proporção certa de cimento (3:1 cimento:areia). Para obter uma aplicação ideal, li-vre de bolhas e ondulação, a parede deverá estar de-sempenada, plana e com acabamento acamurçado. Para a parede estar pronta e adequadamente prepa-rada, se faz necessário um lixamento leve, utilizando--se lixas com grana # 40 apenas para soltar pequenos grãos de alvenaria que se sobressaem na secagem. É aconselhável “varrer” a superfície desta parede para eliminar o pó mais intenso.

Caso a parede apresente falhas, trincas ou textu-ra muito grossa, deve-se repatextu-rar a mesma utilizando massa regularizadora composta de Denvertec 100, ao qual deve-se aplicar com desempenadeira de aço ou em forma de pintura a rolo no caso de correção da rugosidade. O tempo de secagem deve obedecer no mínimo 48 horas após aplicação.

Importante:

Paredes em pavimentos térreos ou em andares sobre ambientes com umidade elevada devem ser impermeabilizadas para evitar a penetra-ção da água. Para cada situapenetra-ção, pode-se consul-tar o portfólio da Denver Impermeabilizantes.

Caso apresente rejuntamento fraco e soltando, juntas largas ou qualquer outro detalhe que não favoreça uma boa planicidade, a superfície deve ser regulariza-da com massa regularizadora com cimento cola. Após a secagem, proceda o lixamento manual para remoção de pequenas partículas de resíduos endurecidos. • Paredes revestidas com tintas e texturas: Não é aconselhável a aplicação de Linewall® sobre

paredes revestidas com pinturas de qualquer tipo, emassadas ou sobre qualquer tipo de texturas (acríli-cas, quartzo etc.). Para a correção, pode-se executar o apicoamento no espaçamento de 15 mm, o mais profundo possível para que possa haver a ancoragem de massa regularizadora à base de cimento cola, apli-cado com desempenadeira metálica. Após o tempo de secagem, finaliza-se com lixamento.

(4)

Procedimento de aplicação

1 - Material necessário:

• Espátula dentada de plástico com 20 cm de compri-mento, dentes com espaçamento máximo de 5,0 mm de abertura e 4,0 mm de profundidade.

• Rolo de borracha para pressionar a chapa após apli-cação ou bastão protegido com tecido macio.

2 - Precauções com o adesivo:

Antes de iniciar o procedimento de aplicação, o instala-dor credenciado deverá tomar as seguintes precauções:

a) O adesivo é comercializado em baldes de 12 kg

contendo 2 sacos de 6 kg, ou caixas contendo 13 refis

Módulos:

Para a instalação em locais onde a altura supere 3 m, devido à dificuldade de movimentação, aconselhamos a trabalhar com modulações (1,25 x 0,60 m ou 0,60 x 0,60 m), facilitando o manuseio e colagem do Linewall®.

Os recortes envolvendo ângulos em forma quadrada, em “L” ou outras formas geométricas, devem ser fei-tos de tal forma que seus vértices sejam arredondados para evitar trincas.

• Adesivo O2 adesivo:

O2 adesivo foi desenvolvido para colagem de laminados para uso interno e externo, podendo ser aplicado so-bre paredes ligeiramente úmidas (umidade ocasionada por chuva). Esse adesivo tem aspecto pastoso e po-limeriza independente da temperatura e umidade do ambiente a ser aplicado.

b) O tempo em aberto de colagem após iniciada a

aplicação do laminado Linewal® na parede é de 30

minutos no máximo.

c) Quantidade de cola por m2 é de aproximadamente

600 a 700 g/m2, ou seja, cada embalagem de 12 Kg

pro-porciona a colagem de aproximadamente 4 chapas (3,08 x 1,25 m). Dependendo da qualidade do acabamento da parede, a quantidade de adesivo pode aumentar signifi-cativamente.

d) Aplicar a cola o suficiente para aplicar uma chapa de

cada vez, caso o serviço seja realizado por duas pesso-as, porém sempre respeitando o tempo de 30 minutos.

e) O instalador deverá utilizar óculos e luvas, pois este

produto apresenta dificuldade de remoção quando seco sobre a pele.

3 - Aplicação:

• Paginar o laminado levando em consideração o ta-manho da parede, observando sempre há obstáculo, como portas, janelas e outras reentrâncias.

• Tomar cuidado com os cantos das paredes, pois es-tes geralmente não estão alinhados, exigindo peque-nos ajustes.

• Fazer marcas visíveis na parede por meio de lápis, utilizando como referência para aplicar a cola dentro da área definida.

• Abrir a embalagem do adesivo O2 adesivo, espalhar o adesivo sobre a parede de forma homogênea, respei-tando os 600 a 700 g/m2 na área demarca da parede

(5)

Garantia

A Formica® garante o produto Linewall® se todos os

procedimentos acima estabelecidos sejam rigorosa-mente seguidos.

Cor e textura: A Formica® garante por cinco anos

al-terações na cor que não descaracterizem a tonalidade inicial.

Aplicação: A Formica® garante a instalação se todos

os procedimentos forem seguidos. Quando os insta-ladores/aplicadores forem credenciados ou indicados pela Formica®.

Defeito de Fabricação: A Formica® garante por

cin-co anos qualquer defeito de fabricação. • No laminado, aplicar O2 adesivo somente nas

extremi-dades, uma faixa de aproximadamente 5 cm no perí-metro da chapa.

• Após aplicar o O2 adesivo, instalar a chapa de Linewall®

sobre a parede ou fachada e esfregar por meio do rolo de borracha ou bastão protegido com tecido macio forçando o contato do laminado com o adesivo. Após esse processo verificar com o rolo de borracha ou bastão se existe alguma parte do laminado não colado, caso exista, pressionar novamente o local com o rolo de borracha.

• Na sequência, a chapa vizinha a ser colada deverá ficar distante 1,3 mm ( junta de dilatação), a mesma es-pessura do laminado. Esse espaço deverá ser preen-chido com a própria cola para evitar infiltração de água. • Paredes que não têm proteção de telhado ou co-bertura deverão ser finalizadas por meio de rufos ou pingadeiras, para evitar infiltração de água.

Referências

Documentos relacionados

O presente estudo objetivou testar a influência do guano na diversidade e abundância de invertebrados na caverna Toca da Raposa, município de Simão Dias,

Como eles não são caracteres que possam ser impressos normalmente com a função print(), então utilizamos alguns comandos simples para utilizá-los em modo texto 2.. Outros

A República Federativa do Brasil firmou o Contrato de Empréstimo 1628- OC/BR com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, para a execução do Programa de Modernização do Sistema

4 Penso que esses saberes ancestrais e saberes de terreiro circulam e se assentam na crítica, teoria e ficção: poesias, romances, ensaios, contos. 5 Como tomo a palavra? Por

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Classifica os verbos sublinhados na frase como transitivos ou intransitivos, transcrevendo- os para a coluna respetiva do quadro.. Frase: Escondi três livros na estante

Já está muito tarde e desse jeito não vou conseguir ficar acordado na estrada — Miguel falou, enquanto conferia o relógio mais uma vez.. — Você