• Nenhum resultado encontrado

3º trimestre TB de Recuperação Ensino Médio 1º ano classe: Profª. Marcela Nome: nº

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3º trimestre TB de Recuperação Ensino Médio 1º ano classe: Profª. Marcela Nome: nº"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

.

3º trimestre TB de Recuperação

Ensino Médio 1º ano classe:___ Profª. Marcela

Nome:______________________________________ nº___

Valor: 10 Nota:______

. __

a) CONCEITOS: Classes gramaticais: artigos e verbos.

b) HABILIDADE: O aluno deve ser capaz de identificar os artigos e verbos bem como suas respectivas funções, classificações e flexões.

c) ESPAÇO DE OBSERVAÇÃO: Exercícios dissertativos de identificação e interpretação.

Textos para as questões 1, 2, 3 e 4.

Texto I

O aspecto que mais admiro na infância está na capacidade desconcertante que as crianças possuem de enxergar cada detalhe do dia de maneira espontânea, talvez por ainda não terem sido bitoladas pela visão acachapante dos adultos. Porque uma criança possui a mente aberta, seja para acreditar em Papai Noel ou coelhinho da Páscoa, seja por recriar as coisas do mundo de acordo com o poder de sua imaginação. (Alexandre Inagaki, "Quando eu era criança...". Disponível em: . Adaptado) Texto II

Uma criança vê o que o adulto não vê. Tem olhos atentos e limpos para o espetáculo do mundo. O poeta é capaz de ver pela primeira vez o que, de fato, ninguém vê. Há pai que nunca viu o próprio filho. Marido que nunca viu a própria mulher, isso existe às pampas. Nossos olhos se gastam no dia, opacos. É por aí que se instala no coração o monstro da indiferença. (Otto Lara Resende, Folha de S. Paulo, 23/2/1992.)

1 - (Unifesp-adaptada) Qual a ideia comum aos autores sobre como as crianças enxergam o mundo? Transcreva um trecho de cada texto que explicite essa ideia.

-________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 2 - (Unifesp-adaptada) Como cada autor analisa o "tornar-se adulto"?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 3 – A expressão "tornar-se adulto" passou por um processo de derivação imprópria. Explique por que e como.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(2)

4 – Retire todos os verbos do texto I e todos os verbos do texto II e diga em que tempo e modo cada um se encontra. Texto I: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Texto II: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

5 - (Insper 2014 - adaptada) Complete com a forma correta , de acordo com o contexto, do

verbo entre parênteses.

No site de suporte técnico da Microsoft, há a seguinte orientação:

Se [o usuário] ______________(fazer) algumas alterações nas propriedades de site da Web do ASP.NET 2.0 e _________(clicar) na guia ASP.NET no Gerenciador do IIS, o serviço W3SVC pode ser reiniciado inesperadamente.

(Disponível em http://support.microsoft.com/kb/953343/pt-br.)

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 6 - (Espcex (Aman – adaptada) Dê o tempo e o modo do verbo destacado.

a) Esse seu lado perverso, eu o conheço faz tempo.

__________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

b) Anda logo, senão chegarás só amanhã.

__________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

c) Se você chegar na hora, ganharemos um tempo precioso.

__________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

d) Acabaríamos a tarefa hoje, se todos ajudassem.

__________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

(3)

7 - (UEL-PR – adaptada) Em relação aos verbos sublinhados:

Se fosse escrita hoje, a história dos três porquinhos terminaria com o Lobo Mau empunhando uma pistola. Fôlego não seria necessário. Bastaria uma boa estratégia (e munição) para entrar pela porta da frente da casa de tijolos.

FIORATTI, G. “Contra a parede”. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ fsp/cotidian/ff0710200722.htm>. Acesso em: 7 out. 2007. Identifique o tempo e o modo de cada um e o respectivo sentido.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

Leia o texto abaixo e responda às questões 8 e 9:

A identidade e a diferença: o poder de definir

A identidade e a diferença são o resultado de um processo de produção simbólica e discursiva. (...) A identidade, tal como a diferença, é uma relação social. Isso significa que sua definição - discursiva e linguística - está sujeita a vetores de força, a relações de poder.

Elas não são simplesmente definidas; elas são impostas. Não convivem harmoniosamente, lado a lado, em um campo sem hierarquias; são disputadas.

Não se trata, entretanto, apenas do fato de que a definição da identidade e da diferença seja objeto de disputa entre grupos sociais simetricamente situados relativamente ao poder. Na disputa pela identidade está envolvida uma disputa mais ampla por outros recursos simbólicos e materiais da sociedade. A afirmação da identidade e a enunciação da diferença traduzem o desejo dos diferentes grupos sociais, assimetricamente situados, de garantir o acesso privilegiado aos bens sociais. A identidade e a diferença estão, pois, em estreita conexão com relações de poder. O poder de definir a identidade e de marcar a diferença não pode ser separado das relações mais amplas de poder. A identidade e a diferença não são, nunca, inocentes.

Podemos dizer que onde existe diferenciação - ou seja, identidade e diferença – aí está presente o poder. A diferenciação é o processo central pelo qual a identidade e a diferença são produzidas. Há, entretanto, uma série de outros processos que traduzem essa diferenciação ou que com ela guardam uma estreita relação. São outras tantas marcas da presença do poder: incluir/excluir ("estes pertencem, aqueles não"); demarcar fronteiras ("nós" e "eles"); classificar ("bons e maus"; "puros e impuros"; "desenvolvidos e primitivos”; “racionais e irracionais”); normalizar (“nós somos normais; eles são anormais”).

A afirmação da identidade e a marcação da diferença implicam, sempre, as operações de incluir e de excluir. Como vimos, dizer "o que somos" significa também dizer "o que não somos". A identidade e a diferença se traduzem, assim, em declarações sobre quem pertence e sobre quem não pertence, sobre quem está incluído e quem está excluído.

Afirmar a identidade significa demarcar fronteiras, significa fazer distinções entre o que fica dentro e o que fica fora. A identidade está sempre ligada a uma forte separação entre "nós" e "eles". Essa demarcação de fronteiras, essa separação e distinção, supõem e, ao mesmo tempo, afirmam e reafirmam relações de poder. (...)Os pronomes "nós" e "eles" não são, aqui, simples categorias gramaticais, mas evidentes indicadores de posições-de-sujeito fortemente marcadas por relações de poder: dividir o mundo social entre "nós" e "eles" significa classificar. O processo de classificação é central na vida social.

(4)

Ele pode ser entendido como um ato de significação pelo qual dividimos e ordenamos o mundo social em grupos, em classes. A identidade e a diferença estão estreitamente relacionadas às formas pelas quais a sociedade produz e utiliza classificações.

As classificações são sempre feitas a partir do ponto de vista da identidade. Isto é, as classes nas quais o mundo social é dividido não são simples agrupamentos simétricos. Dividir e classificar significa, neste caso, também hierarquizar. Deter o privilégio de classificar significa também deter o privilégio de atribuir diferentes valores aos grupos assim classificados.

A mais importante forma de classificação é aquela que se estrutura em torno de oposições binárias, isto é, em torno de duas classes polarizadas. O filósofo francês Jacques Derrida analisou detalhadamente esse processo. Para ele, as oposições binárias não expressam uma simples divisão do mundo em duas classes simétricas: em uma oposição binária, um dos termos é sempre privilegiado, recebendo um valor positivo, enquanto o outro recebe uma carga negativa. "Nós" e "eles", por exemplo, constitui uma típica oposição binária: não é preciso dizer qual termo é, aqui, privilegiado. As relações de identidade e diferença ordenam-se, todas, em torno de oposições binárias: masculino/feminino, branco/negro, heterossexual/homossexual. Questionar a identidade e a diferença como relações de poder significa problematizar os binarismos em torno dos quais elas se organizam.

Fixar uma determinada identidade como a norma é uma das formas privilegiadas de hierarquização das identidades e das diferenças. A normalização é um dos processos mais sutis pelos quais o poder se manifesta no campo da identidade e da diferença. Normalizar significa eleger - arbitrariamente - uma identidade específica como o parâmetro em relação ao qual as outras identidades são avaliadas e hierarquizadas. Normalizar significa atribuir a essa identidade todas as características positivas possíveis, em relação às quais as outras identidades só podem ser avaliadas de forma negativa. A identidade normal é "natural", desejável, única. A força da identidade normal é tal que ela nem sequer é vista como uma identidade, mas simplesmente como a identidade. Paradoxalmente, são as outras identidades que são marcadas como tais. Numa sociedade em que impera a supremacia branca, por exemplo, "ser branco" não é considerado uma identidade étnica ou racial. Num mundo governado pela hegemonia cultural estadunidense, "étnica" é a música ou a comida dos outros países. É a sexualidade homossexual que é "sexualizada", não a heterossexual. A força homogeneizadora da identidade normal é diretamente proporcional à sua invisibilidade.

Na medida em que é uma operação de diferenciação, de produção de diferença, o anormal é inteiramente constitutivo do normal. Assim como a definição da identidade depende da diferença, a definição do normal depende da definição do anormal. Aquilo que é deixado de fora é sempre parte da definição e da constituição do "dentro". A definição daquilo que é considerado aceitável, desejável, natural é inteiramente dependente da definição daquilo que é considerado abjeto, rejeitável, antinatural. A identidade hegemônica é permanentemente assombrada pelo seu Outro, sem cuja existência ela não faria sentido. Como sabemos desde o início, a diferença é parte ativa da formação da identidade.

SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais.

Petrópolis: Vozes, 2000. p. 73-75.

http://ead.ucs.br/orientador/turmaA/Acervo/web_F/web_H/file.2007-09-10.5492799236.pdf

8 - (Ufjf 2011) Leia o fragmento a seguir:

“A força da identidade normal é tal que ela nem sequer é vista como uma identidade, mas simplesmente como a identidade”. (penúltimo parágrafo)

No trecho destacado, qual é o efeito de sentido determinado pelo uso dos artigos indefinido e definido acima negritados?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(5)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 9 – Explique com suas palavras o que é identidade e o que é diferença de acordo com o texto. ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 10 - (FGV-SP) Que diferença se estabelece entre as seguintes ocorrências da palavra o?

Como o pode alcançar o entendimento...

VIEIRA, Padre Antonio. Em Roma, na Igreja de S. Antônio dos portugueses. Ano de 1670.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

[r]

Entretanto, é evidenciado uma menor quantidade de células CD4+ e CD8+ nos pulmões dos animais P2X7RKO infectados com a cepa Beijing 1471 em relação àqueles dos camundongos

Através do experimento in vivo, verificou-se que o pó nebulizado de nanocápsulas (Neb-NC) é efetivo na proteção da mucosa gastrintestinal frente à indometacina, enquanto que os

A prevalência global de enteroparasitoses foi de 36,6% (34 crianças com resultado positivo para um ou mais parasitos), ocorrendo quatro casos de biparasitismo, sendo que ,em

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

Ο∆ΗΓΟΣ ΕΛΕΥΘΕΡΗΣ ΚΑΙ ΥΠΕΥΘΥΝΗΣ ΚΑΤΑΣΚΗΝΩΣΗΣ ΧΑΝΙΑ 2009 Οικολογική Πρωτοβουλία Χανίων Κοινωνικό Στέκι – Στέκι Μεταναστών Ποδηλάτρεις ∆ηµιουργικές Γέφυρες

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça

208, IV da Constituição, que determina o &#34;atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade.&#34; O Ministério da Educação já