• Nenhum resultado encontrado

Efeito da queima e herbivoria em áreas de campo cerrado na Sub-região de Poconé, MT¹

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Efeito da queima e herbivoria em áreas de campo cerrado na Sub-região de Poconé, MT¹"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Efeito da queima e herbivoria em áreas de campo cerrado na Sub-região de Poconé, MT¹

Sandra Mara Araújo Crispim²; Sandra Aparecida Santos²; Evaldo Luis Cardoso²; Oslain Domingos Branco²; Balbina Maria Araújo Soriano²

¹Parcialmente financiado pelo PRODETAB.

²Embrapa Pantanal, Rua 21 de Setembro, 1880, Corumbá, MS. E- mail: scrispim@cpap.embrapa.br.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar a influência da queima e herbivoria na composição botânica, produtividade das pastagens e cobertura do solo, em áreas de campo cerrado, na sub-região de Poconé, Pantanal, MT. Foram realizadas amostragens em duas áreas, que sofreram queima acidental três anos atrás, uma com presença e outra com ausência de bovinos. Foram usados quadrados de 0,5 m x 0,5 m, alocados ao acaso, conforme método Botanal. O número total de famílias na área de estudo foi de 17 com um total de 34 espécies. A presença do gado (efeito da herbivoria) em áreas de campo cerrado durante o período seco eliminou algumas gramíneas preferidas pelo gado, como

P. laxum, P. elephantipes e Leersia hexandra e também diminuiu a disponibilidade de Paspalum plicatulum, indicando que estas espécies são sensíveis à herbivoria.

Termos para Indexação: gado de corte, pastagens nativas, seletividade. Abstract

The objective of this work was to study the effects of burning and herbivory in the botanical composition, phytomass production and soil cover, in arboreal savanna areas, of the Poconé sub-region, Pantanal, MT. Sampling was conducted in two areas which were burned three years ago. One area had cattle and the other area was without cattle. Quadrates of 0,5 x 0,5m allocated randomly were used, according to the Botanal method. The total number of plant families found was 17, in a total of 34 plant species. Cattle presence (hervivory effect) in the arboreal savanna area during the dry period eliminated some grass species preferred by cattle, such as P. laxum, P. elephantipes and

Leersia hexandra. Also, the availability of Paspalum plicatulum was reduced,

indicating that all of these species are sensible to herbivory. Index Terms: beef cattle, native pastures, selectivity

Introdução

A produtividade de bovinos de corte no Pantanal depende da composição florística dos tipos de pastagens disponíveis aos animais. Conforme TOTHILL e PETERSON (1962), a composição florística de uma pastagem pode variar em função do nível de inundação, tipo de solos e pela intensidade de uso e manejo. Dentre as práticas de manejo freqüenteme nte usadas no Pantanal, destaca-se o uso da queimada controlada, com a finalidade de eliminar a macega e promover o rebrote da vegetação herbácea comumente utilizada na alimentação de bovinos.

A utilização da queima como opção de manejo das savanas e campos naturais é realizada para obtenção de forragem fresca e palatável para o gado em períodos com

(2)

escassez de alimento (COUTINHO et al., 1982). De maneira geral, o efeito do fogo sobre a vegetação pode variar em função de vários fatores, tais como as condições ambientais no momento da queima, com o tipo de solo da área, freqüência da queima e quantidade de combustível disponível que determina a intensidade e a duração da queima (RODRIGUES, 1999).

Outro fator importante que influencia a composição florística da pastagem refere-se à herbivoria. As conrefere-seqüências da herbivoria ao ecossistema dependem, naturalmente, da abundância de herbívoros e da sua movimentação (TRLICA e RITTENHOUSE, 1993). Portanto, há a necessidade de entender a dinâmica da vegetação em função do uso e manejo. Estudos do padrão da vegetação e mudanças desta com o tempo, podem ser usados para auxiliar na identificação das diferenças entre tipo de vegetação e entre sistemas de manejo (TOTHILL e PETERSON, 1962).

O objetivo deste trabalho foi verificar a influência da queima e herbivoria na freqüência, composição botânica, produtividade das pastagens e cobertura do solo, em áreas de campo cerrado, no Pantanal de Poconé, MT.

Material e Métodos

O trabalho foi conduzido na sub-região de Poconé, Pantanal, MT (16°36’S e 56°36’w). O clima da região é tropical quente e sub-úmido, com precipitação média anual de 1.500 mm, com intensidade máxima nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. A temperatura média anual de 24ºC, com máxima de 42ºC e mínima de 0ºC. O relevo da área é extremamente plano.

O manejo do gado é feito de forma integrada com a parte alta, ou seja, o gado permanece no Pantanal somente durante o período seco, de julho a dezembro.

O trabalho foi realizado em duas áreas de campo cerrado, sendo uma área com presença de bovinos (efeito de queima e herbivoria) e a outra com ausência de bovinos durante cinco anos (efeito de queima e sem herbivoria). Ambas as áreas sofreram queima acidental na mesma época, aproximadamente três anos atrás. As amostragens foram realizadas em agosto de 2004 (período seco), utilizando-se quadrados de 0,5 m x 0,5 m, no total de 60 pontos por amostragem, alocadas ao acaso. Em cada quadrado, foram anotadas todas as espécies presentes, (valor correspondente ao peso seco, variando de 1 a 5 e todas as suas combinações) e cobertura do solo.

As análises dos dados foram feitas através do pacote computacional BOTANAL-2 (TOTHILL et al., 1978) modificado por COSTA e GARDNER (1984), que combina os métodos do peso seco escalonado com o método do rendimento visual comparativo, e permite estimativas para freqüência e cobertura do solo.

Resultados e Discussão

Foram observadas na área de estudo um total de 34 espécies, distribuídas em 17 famílias, sendo que a família Gramineae apresentou o maior número de espécies (oito), (Tabela 1).As demais famílias encontradas foram: Annonaceae, Apocynaceae, Asteraceae (Compositae), Caesalpinoideae, Convolvulaceae, Cyperaceae, Dilleniaceae, Euphorbiaceae, Fabaceae, Malphighiaceae, Myrtaceae, Onagraceae, Palmae, Rubiaceae, Sterculiaceae e Verbenaceae.

A composição botânica da pastagem esteve representada por oito espécies na área sujeita à herbivoria e seis na área sem herbivoria. Na área com gado, as espécies encontradas foram Andropogon hypogynus, Paspalum plicatulum, Psidium guineense,

(3)

foram Panicum elephantipes, Panicum laxum, Paspalum plicatulum, Vernonia

brasiliana, Thevetia bicornuta, Lippia alba, Bauhinia rufa e Bactris glaucescens. A

freqüência das espécies nas áreas sem e com herbivoria, foram 20 e 21 espécies, respectivamente.

Tabela 1. Listagem das gramíneas, freqüência (%), disponibilidade (kg/ha) e composição botânica (%), em áreas de campo-cerrado com e sem bovinos, pós-queima, Poconé, MT, agosto 2004.

Espécies Com Herbivoria Sem Herbivoria

Frequên-cia (%) Disponibi- lidade (kg/ha) Composição Botânica. (%) Frequên- cia (%) Disponibi- lidade (kg/ha) Composição Botânica. (%) Andropogon hypoginus 55 1598 21 2 Leersia hexandra 2 Panicum elephantipes 18 682 7 Panicum laxum 3 8 0,1 Paspalum plicatulum 97 5435 72 95 8661 86 Sacciolepis myrus 3 Schizachyrium sp. 5 Trachypogon sp. 8 216 3 Total 5 3 3 5 3 3

Com relação as gramíneas, observou-se que existe variação nas espécies encontradas entre as áreas (Tabela 1). Nas áreas com presença de bovinos, não foram encontradas Leersia hexandra, Panicum elephantipes, e Panicum laxum. Segundo ALLEM & VALLS (1987), P. elephantipes é uma espécie bastante importante no Pantanal de Poconé, pois cresce em locais úmidos, sujeitos à inundação, geralmente em solo argiloso. De acordo com os resultados obtidos, pode-se afirmar que esta espécie é preferida pelos bovinos, pois só foi observada na área sem bovinos. A mesma observação vale para Leersia hexandra e Panicum laxum. SANTOS (2001) avaliando a dieta de bovinos durante dois anos hidrológicos, na sub-região da Nhecolândia, identificou ambas as espécies na dieta principal de bovinos. A autora constatou que das 286 espécies de plantas catalogadas na área de estudo, apenas cinco espécies foram os componentes principais da dieta, Hymenachne amplexicaulis, Leersia hexandra,

Mesosetum chaseae, Axonopus purpusii e Panicum laxum.

De acordo com POTT (1994), para a sub-região da Nhecolândia, áreas de campo limpo com predominância de Axonopus purpusii vedadas por um ano, passaram a ser dominadas por espécies mais palatáveis como Leersia hexandra e Paspalum plicatulum.

De acordo com ALLEM & VALLS (1987) a espécie Paspalum plicatulum apresenta grande rusticidade e apetecibilidade pelos animais, produzindo boa quantidade de massa, sendo de extrema importância nesta sub-região do Pantanal. Com relação aos dados, o percentual da freqüência é o mesmo para as áreas com e sem presença de bovinos (97 e 95, respectivamente). Entretanto, com relação a disponibilidade (kg/ha/MS), os valores são bem distintos (5435 e 8661, respectivamente). O que demostra a preferência dessa espécie pelos bovinos. Essa gramínea produz quantidade limitada de sementes e o pastejo dificulta o processo de floração (ALLEM & VALLS, 1987). A disponibilidade da pastagem na área com bovinos foi de 7.579 kg/ha/MS e na área sem bovinos de 10.016 kg/ha/MS.

(4)

A presença da espécie Trachypogon sp. em áreas com bovinos está relacionada a pobreza forrageira, não sendo uma espécie preferida por bovinos (SANTOS, 2001). Esse gênero é importante nas savanas da Venezuela (CUNHA et al., 1971).

Andropogon hypogynus é uma espécie importante no Pantanal de Poconé pela alta

freqüência que ocorre. A sua contribuição para a alimentação dos bovinos reside na intensa brotação que sobrevêm à queimada, a qual é muito apetecida pelos bovinos (ALLEM & VALLS, 1987).

Com relação a cobertura do solo as duas áreas apresentaram 100 % da área coberta. Tal fato pode ser devido a pouca utilização durante o ano dessas áreas (sete meses, julho a fevereiro) por bovinos, existindo um excedente de pastagem. Os dados mostraram que a cobertura da área foi refeita após queima ocorrida três anos atrás. Segundo dados de CRISPIM et al., (2003) em área de campo limpo de uma reserva na sub-região da Nhecolândia, após cinco meses, o valor da cobertura do solo foi de 79 %. De acordo com CARDOSO et al., (2003), os valores da cobertura de solo para áreas de capim “rabo-de-burro” (Andropogon bicornes), na mesma sub-região, necessitou de cerca de sete meses para igualar a cobertura da área sem queima.

Conclusões

A presença do gado em áreas de campo cerrado durante o período seco eliminou algumas gramíneas preferidas pelo gado, como P. laxum, P. elephantipes e Leersia

hexandra e também diminuiu a disponibilidade de Paspalum plicatulum, indicando que

estas espécies são sensíveis à herbivoria.

Estudos mais detalhados são necessários na sub-região para a definição de manejo sustentável das pastagens nativas

Referências Bibliográficas

ALLEM, A. C.; VALLS, J. F. M. Recursos forrageiros nativos do Pantanal Mato-Grossense. Brasília: EMBRAPA-CENARGEN, 1987. 339p. (EMBRAPA-CENARGEN. Documentos, 8).

COSTA, J. M. D.; GARDNER, A. L. Sistema Botanal-2 (manual do usuário). Brasília, EMBRAPA-DMQ, 1984. 27p. (EMBRAPA-DMQ/D/12).

CARDOSO, E. L.; CRISPIM, S. M. A.; RODRIGUES, C. A. G.; BARIONI JÚNIOR, W. Efeitos da queima na dinâmica da biomassa aérea de um campo nativo do Pantanal. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 38, n.6, p.747-752, 2003.

COUTINHO, L. M.; DE VUONO, Y. S.; LOUSA, J. S. Aspectos ecológicos do fogo no cerrado: IV. a época da queimada e a produtividade primária líquida-epigéia do estrato herbáceo subarbustivo. Revista Brasileira de Botânica, São Paulo, v.5, p.37-41, 1982.

CRISPIM, S. M. A.; SORIANO, B. M. A.; BRANCO, O. D. Regeneração de espécies herbáceas nativas pós-queima em área de reserva, sub-região da Nhecolândia, Pantanal, MS. Corumbá: Embrapa Pantanal, 2003, 5 p.(Embrapa Pantanal. Circular Técnica, 42).

CUNHA, E.; CABELLO, P.; CHICCO, C. F. Composición quimica y digestibilidad in vitro del Trachpogon sp. Agronomy Tropical, v.21, n.3, p.183-93, 1971.

(5)

POTT , A. Ecossistema Pantanal. In: PUIGNAU. J. P. Utilización y manejo de pastizales. Montevideo: IICA-PROCISUR, 1994. p. 31-44. (IICA-PROCISUR. Dialógo 40).

RODRIGUES, C. A. G. Efeitos do fogo e da presença animal sobre a biomassa aérea e radicular, nutrientes do solo, composição florística, feno logia e dinâmica de um campo de capim-carona (Elyonurus muticus (Spreng.) O.Ktze.) no Pantanal (sub-região da Nhecolândia) .1999. 249 p. -- Tese (Doutorado em Biologia Vegetal).- Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

SANTOS, S. A. Caracterização dos recursos forrageiros nativos da sub-região da Nhecolândia, Pantanal, Mato Grosso do Sul, Brasil. 2001. 191p. -- Tese (Doutorado em Zootecnia) - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia/Universidade Estadual Paulista, Botucatu, SP.

TOTHILL, J. C.; HARGREAVES, J. N. G.; JONES, R. M. BOTANAL, a compreensive sampling and computing procedure for estimating pasture yield and composition: I. field sampling. Sta. Lucia: CSIRO – Division the tropical crops and pasture, 1978. 20 p. (Tropical Agronomy Technical Memorandum, 8). TOTHILL, J. C.; PETERSON, M. L. Botanical analysis and sampling: tame pasture .

In: AMERICAN SOCIETY OF AGRONOMY. Pasture & range research techniques. New York, Comustock, Cornell University Press. Cap. 20, 1962. p. 109-134.

TRLICA & RITTENHOUSE, Grazing and plant performance. Ecological Applications , v.3, n.1, p.21-23, 1993.

Referências

Documentos relacionados

O esforço se desdobra em ações de alcance das projeções estabelecidas pelo MEC para o índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) Dentre os 10

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Cândida Fonseca Duração e local: 11/09/2017 a 03/11/2017 – Hospital São Francisco Xavier Objectivos e actividades desenvolvidas: Os meus objectivos centraram-se na

and decreased quality of life in the general adult population. The clinical impact of sagittal spino-pelvic alignment on musculoskeletal symptoms and quality of

EGFP expression was detected as early as 24 h after injection (E16.5) for adenoviral vector whereas the first expression did not appear until 72 h after injection for the

Primeiramente, uma contextualização: Walter Feldman, ex-deputado, como dito no texto, foi coordenador da campanha de Marina Silva em 2014. Um mês após o fim das

Pela carência de estudos que abordam as relações entre o solo e a vegetação em áreas de campo limpo no Cerrado do Nordeste, este trabalho objetiva avaliar áreas de campo limpo no

Como referido anteriormente, com o trabalho realizado, pretendia-se desenvolver um framework que incluía diferentes ferramentas, VSM, BPMN e SIPOC, de modo a complementar a