• Nenhum resultado encontrado

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N.º 09/2014 PAD nº 1402410/2014

Pregão Eletrônico n.º 53/2014 Validade da Ata: 12 (doze) meses

Aos 05 dias de agosto. do ano de 2014, o Tribunal

Regional Eleitoral de Minas Gerais, CNPJ n.º 05.940.740/0001-21, doravante

denominado TRE/MG, situado à Av. Prudente de Morais, n.º 100, Bairro Cidade Jardim, Belo Horizonte/MG, neste ato representado por seu Diretor-Geral, Adriano

Denardi Júnior, institui Ata de Registro de Preços (ARP), nos termos do art. 15 da

Lei Federal n.º 8.666/93; Lei n.º 10.520/02; Decreto n.º 5.450/05, Decreto n.º 7.892/13 e as demais normas legais aplicáveis, decorrente da licitação na modalidade de Pregão Eletrônico n.º 53014– TRE/MG, cujo objetivo fora a formalização de Registro de Preços para futuras aquisições de Certificado

Digital ICP – Brasil (e-CPF), processado nos termos do Processo Administrativo

Digital n.º 1402410/2014 – TRE/MG, a qual constitui-se em documento

vinculativo e obrigacional às partes, segundo as cláusulas e condições seguintes: EMPRESA (FORNECEDOR):

CERTISIGN CERTIFICADORA DIGITAL S/A., C.N.P.J. n.º 01.554.285/0001-75, Rua Bela Cintra, 904, 5° andar, Bairro Cerqueira César - São Paulo/SP, CEP: 01.415-000, tel.: (11) 4501-2173, 4501-2187, fax: (11) 3129-7719, e-mail: licit@certisign.com.br, conta corrente n.º 016038-5, agência n.º 3391-0 do Bradesco, Responsáveis pela assinatura da Ata de Registro de Preços: Isaac Khafif, CPF/MF n.º 022.707.248-01, RG n.º 6533712 e Paulo César Iijima, CPF/MF n.° 034.953.498-55, RG n.° 9775931.

CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO

O presente Registro de Preços tem por objeto a expectativa de aquisição de Certificado Digital ICP – Brasil (e-CPF), pelo período de 12 (doze) meses, conforme especificações constantes na tabela abaixo:

Descrição do produto Fabricante/

Modelo Quant. Unitário Valor

(R$)

Certificado Digital ICP-Brasil (e-CPF) Especificações Técnicas:

O certificado deverá possuir as

Safenet / e-TOKEN PRÓ 72K

(2)

seguintes características: • e-CPF, tipo A3;

• Validade do certificado: 3 (um) anos. • Os tokens deverão ser fornecidos com os certificados instalados.

• O tokens deverão possuir, no mínimo, as seguintes características: O Armazenamento de múltiplas chaves;

O Suporte aos padrões PKCS#11, Microsoft Crypto API, X.509 v3, SSL v3 e IPSec/IKE;

O Compatível com Windows 7, Windows XP SP3, Windows 2003 e Linux Red Hat.

• A Autoridade Certificadora (AC) ou Autoridade de Registro (AR) deverá, obrigatoriamente, pertencer à hierarquia ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

Parágrafo Primeiro: Estão incluídos no(s) preço(s) unitário(s) todos os

impostos, taxas e encargos sociais, obrigações trabalhistas, previdenciárias, fiscais e comerciais, assim como despesas com transportes, os quais correrão por conta do fornecedor.

Parágrafo Segundo: É vedado efetuar acréscimos no(s) quantitativo(s)

fixados nesta ata de registro de preços, inclusive o acréscimo de que trata o § 1º do art. 65 da Lei nº 8.666/93.

CLÁUSULA SEGUNDA - DA VIGÊNCIA

A vigência da presente Ata de Registro de Preços será de 12 (doze) meses, a contar da data de sua assinatura.

CLÁUSULA TERCEIRA - DO FORNECIMENTO

O produto que vier a ser adquirido será definido na(s) Nota(s) de Empenho, que só será(ão) emitida(s) dentro do prazo de validade do registro de preços.

Parágrafo Primeiro: A entrega será realizada de acordo com o(s) pedido(s)

feito(s) mediante a emissão e o encaminhamento da(s) Nota(s) de Empenho.

Parágrafo Segundo: O fornecedor deverá entrar em contato com o TRE/MG

(Seção de Segurança e Produção Técnica – SESEP) para validação da documentação pessoal, no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis a contar do recebimento da nota de empenho.

Parágrafo Terceiro: O fornecedor deverá entregar o(s) token(s) com o(s)

certificado(s) em até 5 (cinco) dias úteis após a validação da documentação pessoal, exigida para a emissão do certificado digital.

(3)

Portanto, cada proprietário do e-CPF (servidor público do TRE/MG) deverá agendar, através de aplicativo disponível no site do fornecedor, a data e a hora para entrega desta documentação.

Parágrafo Quinto: A apresentação da documentação e validação

deverá ocorrer no prédio Anexo I do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE-MG, na Av. Prudente de Morais, 320, 4º andar na Seção de Monitoramento e Segurança dos Ambientes Computacionais de Produção - SEMOS. A Autoridade Certificadora deverá possuir, no mínimo, 01 (um) posto de

atendimento para validação presencial situado na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Parágrafo Sexto: O(s) token(s) com o(s) certificado(s) deverá(ao) ser

entregue(s) em Belo Horizonte, Minas Gerais, no mesmo endereço onde for agendada a comprovação de documentos, em horário comercial (de 8:00h às 18:00h), obedecendo ao prazo máximo de entrega acima especificado.

Parágrafo Sétimo: O produto será analisado em sua adequação e

qualidade, sendo que as unidades que não satisfizerem ao padrão exigido na licitação ou que não forem aprovadas pelo TRE/MG não serão aceitas, ficando a empresa sujeita às penalidades legais cabíveis, observado o disposto na Cláusula Quinta, inciso IV deste instrumento.

Parágrafo Oitavo: O fornecedor deverá atender aos pedidos formalizados

durante a vigência desta Ata de Registro de Preços, ainda que a entrega seja prevista para data posterior à sua vigência.

Parágrafo Nono: O produtoserá recebido:

I – Provisoriamente, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas da entrega, de acordo com o disposto no art. 73, inciso II, alínea “a”, da Lei n.º 8.666/93;

II – Definitivamente, no prazo de 02 (dois) dias úteis após o “recebimento provisório”, conforme preceitua o art. 73, inciso II, alínea “b”, da Lei n.º 8.666/93.

Parágrafo Dez: A existência desta Ata de Registro de Preços não obriga

o TRE/MG a firmar as futuras aquisições, sendo-lhe facultada a realização de procedimento específico para determinada contratação, assegurada ao particular cujo preço foi registrado a preferência, em igualdade de condições.

CLÁUSULA QUARTA - DAS OBRIGAÇÕES DO TRE/MG

I – Gerenciar a presente ARP, indicando, sempre que solicitado, o nome do fornecedor, o preço, os quantitativos disponíveis e as especificações do produto registrado, observada a ordem de classificação indicada na licitação;

II – Solicitar o fornecimento do produto por meio do encaminhamento da respectiva Nota de Empenho;

III – Monitorar os preços do produto, a cada solicitação de fornecimento, de forma a conduzir eventuais procedimentos administrativos de renegociação de preços registrados, para fins de adequação às novas condições de mercado;

(4)

IV – Acompanhar e fiscalizar o cumprimento das condições ajustadas no edital da licitação e na presente ARP;

V - Publicar o(s) preço(s), o(s) fornecedor(es) e as especificações resumidas do objeto, em forma de aviso, no Diário Oficial da União.

Parágrafo Único: O monitoramento a que se refere o inciso III somente

ocorrerá caso tenha transcorrido prazo superior a 90 (noventa) dias contados da data da assinatura desta Ata ou da realização de pesquisa de mercado anterior.

CLÁUSULA QUINTA - DAS OBRIGAÇÕES DO FORNECEDOR

Além do fornecimento do produto objeto da presente Ata, de acordo com a proposta apresentada, bem como entrega no prazo estabelecido na Cláusula Terceira, parágrafo segundo, o fornecedor obriga-se a:

I – Manter, durante a vigência da Ata, em compatibilidade com as obrigações por ela assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas no procedimento licitatório, comunicando ao TRE/MG qualquer alteração que possa comprometer a manutenção do presente;

II – Entregar, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, os documentos de habilitação atualizados ao TRE/MG, quando este formalizar o pedido, caso os mesmos não possam ser obtidos nos respectivos sítios dos órgãos emissores;

III – Apresentar comprovação da origem do(s) produto(s) fornecidos e da quitação dos tributos de importação a ele(s) referentes, no momento de sua entrega, sob pena de rescisão contratual e multa (somente

nos casos de bens importados);

IV – Providenciar, no prazo de até 15 (quinze) dias

úteis, após a notificação pelo TRE/MG, caso o produto fornecido não corresponda

ao exigido em Edital, sua substituição, visando ao atendimento das especificações, sem prejuízo da possibilidade da incidência das sanções previstas no Edital, na Lei 8.666/93 e no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), garantidos o contraditório e a ampla defesa;

V - oferecer garantia do(s) produto(s) fornecido(s) pelo prazo de 90 (noventa) dias, observadas as exigências do Termo de Referência (Anexo).

Parágrafo Primeiro: O atendimento a chamados, durante a garantia, deverá

ser prestado por serviço de suporte técnico, através de telefone 0800, email ou atendimento online em endereço eletrônico fornecido pela Contratada.

Parágrafo Segundo: Caso o serviço de suporte técnico constate defeito de

fabricação que requeira a substituição do dispositivo criptográfico durante o período de vigência desta garantia, deverá ser efetuada a troca do dispositivo criptográfico, sem custo adicional para o TRE-MG.

Parágrafo Terceiro: A troca deverá ser realizada em posto de atendimento

(5)

Parágrafo Quarto: Deverá ser emitido um novo certificado, sem custo adicional para o TRE-MG, caso o defeito de fabricação acarrete na perda do Certificado Digital.

Parágrafo Quinto: O prazo para solução do problema será de, no máximo,

30 (trinta) dias contados a partir da notificação ou do chamado, mediante comunicação por telefone, fax, ou correio eletrônico, realizada pelo setor competente do TRE/MG.

Parágrafo Sexto: O atraso na solução do problema ou substituição do

objeto da garantia sujeitará a empresa à multa diária de 0,33% (zero vírgula trinta e três por cento) sobre o valor total da(s) Nota(s) Fiscal(is)/Fatura(s) do(s) bem(ns), por atraso injustificado até 30 (trinta) dias; após esse período, a multa passará a ser de 10% (dez por cento) sobre o valor total da(s) Nota(s) Fiscal(is)/Fatura(s) do(s) mesmo(s), sem prejuízo das demais penalidades previstas na Lei n.º 8.666/93.

CLÁUSULA SEXTA - DO PAGAMENTO

Pelo fornecimento do(s) item(ns) registrado(s) na Ata, o TRE/MG pagará ao fornecedor o valor correspondente, conforme constante neste instrumento.

Parágrafo Primeiro: O fornecedor deverá remeter ao TRE/MG a respectiva

Nota Fiscal ou Fatura, e o pagamento será efetuado, por meio de ordem bancária, até o 5º (quinto) dia útil a contar do recebimento do referido documento e após atestado, pelo setor competente, o recebimento definitivo do produto.

Parágrafo Segundo: Caso o fornecedor seja optante pelo SIMPLES

NACIONAL deverá apresentar, juntamente com a Nota Fiscal/Fatura, a declaração prevista no art. 6º da Instrução Normativa n.º 1.234-RFB, de 11 de janeiro de 2012, nos termos do Anexo IV do mesmo instrumento, assinada por seu(s) representante(s) legal (legais), em duas vias.

Parágrafo Terceiro: Caso o fornecedor não seja optante pelo SIMPLES

NACIONAL, o valor dos tributos federais será descontado na fonte, conforme Instrução Normativa n.º 1.234-RFB, de 11 de janeiro de 2012.

Parágrafo Quarto: Somente serão aceitas Notas Fiscais/Faturas

corretamente preenchidas e sem rasuras.

Parágrafo Quinto: Considerar-se-á como a data do pagamento o dia da

emissão da ordem bancária a favor do fornecedor.

Parágrafo Sexto: O CNPJ constante da Nota Fiscal/Fatura deverá ser o

mesmo indicado na Proposta apresentada pelo fornecedor e da Nota de Empenho emitida pelo TRE/MG, sob pena de não ser efetuado o pagamento.

Parágrafo Sétimo: Os pagamentos serão realizados mediante a emissão de

qualquer modalidade de ordem bancária, desde que o fornecedor efetue a cobrança de forma a permitir o cumprimento das exigências legais, principalmente no que se refere às retenções tributárias.

Parágrafo Oitavo: O pagamento somente será efetivado após comprovada

a manutenção das condições de habilitação e qualificação exigidas no procedimento licitatório.

(6)

Parágrafo Nono: Para os casos de venda mercantil, ou seja, operação sujeita ao ICMS, o fornecedor estabelecido no Estado de Minas Gerais deve observar que a isenção desse imposto prevista no Anexo I, item 136 do RICMS/MG, não se aplica ao TRE/MG, por ser órgão federal, e não estadual, devendo ter o cuidado em emitir a nota fiscal correta.

Parágrafo Dez: O fornecedor estabelecido em outra Unidade da

Federação, quando da emissão da nota fiscal de venda mercantil, ou seja, operação sujeita ao ICMS, deverá observar que o TRE/MG não é contribuinte do ICMS; portanto, a alíquota a ser utilizada na nota fiscal é a interna do Estado de origem e não a interestadual.

CLÁUSULA SÉTIMA - REVISÃO DE PREÇOS

Os preços permanecerão, em regra, invariáveis pelo período de 12 (doze) meses, salvo quando houver disciplinamento diverso oriundo de legislação específica aplicável ao caso.

Parágrafo Primeiro: O preço registrado poderá ser revisto em decorrência

de eventual redução daqueles praticados no mercado, ou de fato que eleve o custo dos bens registrados, cabendo ao TRE/MG promover as necessárias negociações junto ao fornecedor, observadas as disposições contidas na alínea “d” do inciso II do art. 65 da Lei nº 8.666/93.

Parágrafo Segundo: Quando o preço inicialmente registrado, por motivo

superveniente, tornar-se superior ao preço praticado no mercado, o TRE/MG convocará o fornecedor visando a negociação para redução de preços e sua adequação ao praticado pelo mercado.

Parágrafo Terceiro: Frustrada a negociação, o fornecedor será liberado do

compromisso assumido e o TRE/MG providenciará o cancelamento do item da Ata de Registro de Preços, adotando as medidas cabíveis para obtenção da aquisição mais vantajosa.

Parágrafo Quarto: Quando o preço de mercado tornar-se superior ao

preço registrado, faculta-se ao fornecedor, antes do pedido de fornecimento e

mediante requerimento devidamente comprovado, observado o devido

processo legal:

I – Pleitear a revisão dos preços, hipótese em que o TRE/MG poderá concedê-la, em sendo comprovado o desequilíbrio econômico-financeiro;

II – Solicitar a liberação do compromisso, por não poder cumpri-lo, hipótese em que o TRE/MG liberará o fornecedor do compromisso assumido, sem aplicação da penalidade, confirmando a veracidade dos motivos e comprovantes apresentados.

Parágrafo Quinto: Para os efeitos desta cláusula, será considerado como

preço de mercado a média dos preços apurados pelo TRE/MG para determinado item.

(7)

CLÁUSULA OITAVA - DO GERENCIAMENTO DA ATA

O gerenciamento da Ata de Registro de Preços será feito pela Seção de Compras do TRE/MG, que fiscalizará a contratação, determinando o que for necessário à regularização das faltas ou defeitos observados (art. 67, §§ 1º e 2º, da Lei nº 8.666/93) e comunicará à Autoridade Superior, quando necessário, para as providências cabíveis.

Parágrafo Primeiro: Durante sua vigência, esta Ata de Registro de Preços

poderá ser utilizada por qualquer órgão ou entidade da administração pública que não tenha participado do certame licitatório, mediante anuência do TRE/MG, desde que devidamente justificada a vantagem, nos termos do art. 22 do Decreto nº 7.892/13.

Parágrafo Segundo: O quantitativo decorrente das adesões a esta Ata de

Registro de Preços não poderá exceder, na totalidade, ao quíntuplo do quantitativo de cada item registrado na respectiva ata, independente do número de órgãos não participantes que aderirem.

CLÁUSULA NONA - DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

O descumprimento das cláusulas e condições desta Ata de Registro de Preços sujeitará o fornecedor às sanções previstas nos arts. 86 a 88 da Lei nº 8.666/93 e no art. 7º da Lei nº 10.520/2002.

Parágrafo Primeiro: Em caso de descumprimento de qualquer prazo

estabelecido neste instrumento, o fornecedor ficará sujeito à multa diária de 0,33% (trinta e três centésimos por cento) sobre o valor do quantitativo a ser entregue, por dia de atraso injustificado, até o período máximo de 30 (trinta) dias, a partir do qual será cobrada multa no montante de 10% (dez por cento) sobre o valor do quantitativo a ser entregue, sem prejuízo das demais penalidades previstas na Lei n.º 8.666/93.

Parágrafo Segundo: Configurada a inexecução parcial ou total por qualquer

outra infração injustificada à cláusula ou condição prevista neste instrumento, fica o fornecedor sujeito à multa de 2% (dois por cento) sobre o valor total do quantitativo máximo da Ata ou valor referente à parte inadimplida, conforme o caso, sem prejuízo das demais penalidades previstas na Lei n.º 8.666/93.

Parágrafo Terceiro: As multas aplicadas em decorrência do presente

instrumento poderão ser descontadas do saldo havido pelo fornecedor junto ao TRE/MG, conforme arts. 86, §3º e 87, §1º, da Lei nº 8.666/93.

Parágrafo Quarto: Quando inviáveis ou insuficientes as compensações

previstas no parágrafo anterior, o fornecedor será intimado a recolher o valor restante ou integral da multa apurada, no prazo de 30 (trinta) dias corridos a contar da intimação, sob pena de cobrança judicial.

Parágrafo Quinto: Caso o valor da multa não seja passível de inscrição em

dívida ativa, o fornecedor sujeitar-se-á à aplicação de outra penalidade, respeitando-se, em qualquer hipótese, o devido processo legal.

Parágrafo Sexto: A aplicação de penalidades depende de procedimento

(8)

CLÁUSULA DEZ - DO CANCELAMENTO DO REGISTRO DO FORNECEDOR

O registro do fornecedor poderá ser cancelado, garantida a prévia defesa, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, a contar do recebimento da notificação, nas seguintes hipóteses:

I - Quando o fornecedor descumprir as condições desta Ata de Registro de Preços;

II - Por quaisquer dos motivos elencados no art. 78 da Lei nº 8.666/93;

III - Se o fornecedor não aceitar reduzir o seu preço registrado, quando este se apresentar superior àqueles praticados no mercado;

IV – Quando o fornecedor sofrer sanção prevista nos incisos III ou IV do art. 87 da Lei nº 8.666/93, ou no art. 7º da Lei nº 10.520/02;

V – Caso o fornecedor não retire a nota de empenho ou instrumento equivalente no prazo estabelecido pela Administração, sem justificativa aceitável.

Parágrafo Primeiro: O cancelamento será precedido de processo

administrativo e a decisão final deverá ser fundamentada, assegurados o contraditório e a ampla defesa.

Parágrafo Segundo: No caso de o fornecedor encontrar-se em lugar

ignorado, incerto ou inacessível, a notificação será feita por publicação, no Diário Oficial da União.

Parágrafo Terceiro: O cancelamento poderá ocorrer por fato superveniente,

decorrente de caso fortuito ou força maior, que prejudique o cumprimento desta Ata de Registro de Preços, devidamente comprovado e justificado, por razão de interesse público ou a pedido do fornecedor, nos termos do art. 21 do Decreto nº 7.892/13.

Parágrafo Quarto: A solicitação do fornecedor para cancelamento do

registro de preços não o desobriga do fornecimento do produto, até a decisão final da Administração.

CLÁUSULA ONZE – DO CANCELAMENTO AUTOMÁTICO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

A Ata de Registro de Preços será cancelada pelo TRE/MG automaticamente:

I – por decurso do prazo de vigência;

II – quando não restarem fornecedores registrados; III – por exaurimento de todos os objetos registrados na Ata de Registro de Preços.

(9)

Todas as alterações que se fizerem necessárias serão registradas por intermédio de lavratura de Termo Aditivo à presente Ata de Registro de Preços, que será disponibilizado no site do TRE/MG.

Nada mais havendo a tratar, lavra-se a presente Ata de Registro de Preços que, lida e achada conforme, vai assinada pelo ÓRGÃO GERENCIADOR e pelo particular fornecedor.

Belo Horizonte, 05 de agosto de 2014.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS Adriano Denardi Júnior

Diretor-Geral

CERTISIGN CERTIFICADORA DIGITAL S/A. ISAAC KHAFIF,

Diretor

CERTISIGN CERTIFICADORA DIGITAL S/A. PAULO CÉSAR IIJIMA

(10)

ײº±®³¿9+»- ¼» ݸ¿²½»´¿ Ü·¹·¬¿´

ß- °?¹·²¿- ¿²¬»®·±®»- ¿ »-¬¿ ½±®®»-°±²¼»³ ¿± ¼±½«³»²¬± »´»¬®,²·½± ²f ïçðìêïñîðïìô ®»¹·-¬®¿¼± ²± -·-¬»³¿ ÐßÜ øЮ±½»--± ß¼³·²·-¬®¿¬·ª± Ü·¹·¬¿´÷ ¼± Ì®·¾«²¿´ λ¹·±²¿´ Û´»·¬±®¿´ ¼» Ó·²¿- Ù»®¿·-ò Û-¬» ¼±½«³»²¬± »´»¬®,²·½± º±· ¿--·²¿¼± °±®æ Ñ ¼±½«³»²¬± »´»¬®,²·½± ±®·¹·²¿´ °±¼» -»® ±¾¬·¼± ¶«²¬± ¿± Ì®·¾«²¿´ λ¹·±²¿´ Û´»·¬±®¿´ ¼» Ó·²¿- Ù»®¿·-ò ßÜÎ×ßÒÑ ÜÛÒßÎÜ× ÖËÒ×ÑÎ ÝÐÚ ëëçòëçêòîèêóðð

(11)

PROTOCOLO DE ASSINATURA(S)

O documento acima foi proposto para assinatura digital na plataforma Portal de Assinaturas. Para

verificar as assinaturas clique no link:

https://www.portaldeassinaturas.com.br/Verificar/353C-FA82-5864-E894

ou vá até o site https://www.portaldeassinaturas.com.br/Verificar/ e utilize o

código abaixo para verificar se este documento é válido.

Código para verificação: 353C-FA82-5864-E894

O(s) nome(s) indicado(s) para assinatura, bem como seu(s) status em 12/08/2014 é(são) :

Isaac Khafif - 022.707.248-01 em 12/08/2014 16:59

(12)

Òf ïëëô ¯«·²¬¿óº»·®¿ô ïì ¼» ¿¹±-¬± ¼» îðïì ïíî Û-¬» ¼±½«³»²¬± °±¼» -»® ª»®·º·½¿¼± ²± »²¼»®»9± »´»¬®,²·½± ¸¬¬°æññ©©©ò·²ò¹±ªò¾®ñ¿«¬»²¬·½·¼¿¼»ò¸¬³´ ô °»´± ½-¼·¹± ðððíîðïìðèïìððïíî ܱ½«³»²¬± ¿--·²¿¼± ¼·¹·¬¿´³»²¬» ½±²º±®³» ÓÐ ²±óîòîððóî ¼» îìñðèñîððïô ¯«» ·²-¬·¬«· ¿ ײº®¿»-¬®«¬«®¿ ¼» ݸ¿ª»- Ð&¾´·½¿- Þ®¿-·´»·®¿ ó ×ÝÐóÞ®¿-·´ò í ÛÜ×ÌßÔ Òf çñîðïì Ñ ÐÎÛÍ×ÜÛÒÌÛ ÜÑ ÌÎ×ÞËÒßÔ ÎÛÙ×ÑÒßÔ ÛÔÛ×ÌÑó ÎßÔ ÜÛ Ó×ÒßÍ ÙÛÎß×Íô ²± «-± ¼» -«¿- ¿¬®·¾«·9+»- ´»¹¿·- » ®»¹·³»²¬¿·-ô ¬±®²¿ °&¾´·½¿ ¿ ¼»-·-¬6²½·¿ ¼»º·²·¬·ª¿ ¼¿ ½¿²¼·¼¿¬¿ Ýßó ÎÑÔ×Òß ÜÛ ÍÑËÆß ÓÛÒÜÑÒYßô ½±²-±¿²¬» ± ¼±½«³»²¬± °®±ó ¬±½±´·¦¿¼± ²¿ Í»½®»¬¿®·¿ ¼»-¬» Ì®·¾«²¿´ -±¾ ± ²f ïêëðëëñîðïìô »³ ïðñéñîðïìô ½´¿--·º·½¿¼¿ »³ ìf ´«¹¿® ²¿ ´·-¬¿ ¼±- ½¿²¼·¼¿¬±- ½±³ ¼»ó º·½·6²½·¿ ¿°®±ª¿¼±- » íðïf ´«¹¿® ²¿ ´·-¬¿ ¹»®¿´ ²± ½±²½«®-± °&¾´·½± ®»¿´·¦¿¼± ½±²-±¿²¬» ¿- ®»¹®¿- ¼± Û¼·¬¿´ ²f ïóÌÎÛñÓÙô ¼» îë ¼» ±«¬«¾®± îðïîô °«¾´·½¿¼± ²± ÜÑË ¼» îê ¼» ±«¬«¾®± ¼» îðïîô °¿®¿ ± °®±ª·³»²¬± ¼± ½¿®¹± »º»¬·ª± ¼» ß²¿´·-¬¿ Ö«¼·½·?®·± ó _®»¿ Ö«¼·½·?®·¿ ¼± Ï«¿¼®± ¼» л--±¿´ ¼± Ì®·¾«²¿´ λ¹·±²¿´ Û´»·¬±®¿´ ¼» Ó·²¿- Ù»ó ®¿·-ò Þ»´± ر®·¦±²¬»ô ïí ¼» ¿¹±-¬± ¼» îðïì Ü»-»³¾¿®¹¿¼±® ÙÛÎßÔÜÑ ßËÙËÍÌÑ ÜÛ ßÔÓÛ×Üß ßÊ×ÍÑ ÜÛ ÎÛÙ×ÍÌÎÑ ÜÛ ÐÎÛYÑÍ Ñ Ì®·¾«²¿´ λ¹·±²¿´ Û´»·¬±®¿´ ¼» Ó·²¿- Ù»®¿·- ¬±®²¿ °&¾´·½± ± λ¹·-¬®± ¼» Ю»9±-ô ®»-«´¬¿²¬» ¼± Ю»¹=± Û´»¬®,²·½± ²p ëíñîðïìô ½±²º±®³» ߬¿ ²òf ðçñîðïìô ½±³ ª¿´·¼¿¼» ¿¬7 ðìñðèñîðïë » Ю±½»--± ²p ïìðîìïðñîðïìò Ѿ¶»¬±æ ®»¹·-¬®± ¼» °®»9±- °¿®¿ º«¬«®¿- ¿¯«·-·9+»- ¼» Ý»®¬·º·½¿¼± Ü·¹·¬¿´ ×ÝÐ ó Þ®¿-·´ ø»óÝÐÚ÷ò Ê»²½»¼±®¿ ÝÛÎÌ×Í×ÙÒ ÝÛÎÌ×Ú×ÝßÜÑÎß Ü×Ù×ÌßÔ Íòßò Ê¿´±® «²·¬?®·±æÎüîíðôððò Ñ ·²ó ¬»·®± ¬»±® ¼¿ ߬¿ »²½±²¬®¿ó-» ¼·-°±²3ª»´ ²± »²¼»®»9± »´»¬®,²·½± © © ©ò ¬ ® » ó ³ ¹ ò ¶ « - ò ¾ ®ò Þ»´± ر®·¦±²¬»óÓÙô ïî ¼» ¿¹±-¬± ¼» îðïì ßÜÎ×ßÒÑ ÜÛÒßÎÜ× ÖFÒ×ÑÎ Ü·®»¬±®óÙ»®¿´ ÎÛÍËÔÌßÜÑ ÜÛ ÖËÔÙßÓÛÒÌÑ ÐÎÛÙ]Ñ Òf èîñîðïì Ю±½»--± ïòìðíòèéëñîðïìò Ѿ¶»¬±æ ½±²º»½9=± » Ú±®²»½·³»²¬± ¼» ¾¿²ó ²»® » »-¬®«¬«®¿ ¾±¨ ¬®«--ô ½±³ ¿ °®»-¬¿9=± ¼±- -»®ª·9±- ¼» ·²-¬¿´¿9=± » ¼»-³±²¬¿¹»³ ¼¿ »-¬®«¬«®¿ ³»¬?´·½¿ » ¾¿²²»®ò Ê»²½»¼±®¿ô ·¬»³ » ª¿´±® ¹´±¾¿´æ ÍÇÍÌÛÓß ÝÑÓWÎÝ×Ñ Û ÍÛÎÊ×YÑÍ ÔÌÜß ó ÓÛ ø·¬»³ ðïæ Îüïïòðððôðð÷ò ÝØÎ×ÍÌ×ßÒÒÛ ßÐßÎÛÝ×Üß ÍÑËÍß ÝÑÛÔØÑ ÞÛÎÒßÎÜÛÍ Ð®»¹±»·®¿ øÍ×ÜÛÝ ó ïíñðèñîðïì÷ ðéððïìóððððïóîðïìÒÛðððððì ÌÎ×ÞËÒßÔ ÎÛÙ×ÑÒßÔ ÛÔÛ×ÌÑÎßÔ ÜÑ ÐßÎ_ ÛÈÌÎßÌÑ ÜÛ ÝÎÛÜÛÒÝ×ßÓÛÒÌÑ Ð®±½»--± °®±¬±½±´± ²fïïòçéîñîðïìò Ì»®³± ¼» Ý®»¼»²½·¿³»²¬± ²fîðñîðïìò Ý®»¼»²½·?®·±æ ˲·=± Ú»¼»®¿´ô °±® ·²¬»®³7¼·± ¼± ÌÎÛñÐßô ÝÒÐÖæ ðëòéðíòéëëñðððïóéêò Ý®»¼»²½·¿¼±æ ̱° Ý´3²·½¿ Ô¬¼¿ ó ÓÛô ÝÒÐÖæ ïèòèèîòçïëñðððïóííò Ѿ¶»¬±æ Ю»-¬¿9=± ¼» -»®ª·9±- ¼» ¿--·-ó ¬6²½·¿ @ -¿&¼» ¿±- ¾»²»º·½·?®·±- ¼± ÐßÍóÌÎÛñÐßò Ú«²¼¿³»²¬± Ô»¹¿´æ ¿®¬·¹± îëô ½¿°«¬ô ¼¿ Ô»· ²fèòêêêñïççíò Ê·¹6²½·¿æ ¿ °¿®¬·® ¼¿ ¼¿¬¿ ¼» -«¿ ¿--·²¿¬«®¿ô °»´± °®¿¦± ¼» êð ø-»--»²¬¿÷ ³»-»-ò Ò¿¬«®»¦¿ ¼¿ ¼»-ó °»-¿æ ííçðíç øÑ«¬®±- Í»®ª·9±- ¼» Ì»®½»·®±-ñÐÖ÷ò Ю±¹®¿³¿ ¼» Ì®¿ó ¾¿´¸±æ ðîòíðïòðëéðòîððìòððïë øß--·-¬6²½·¿ Ó7¼·½¿ » Ѽ±²¬±´-¹·½¿ ¿±- Í»®ª·¼±®»- » Û³°®»¹¿¼±- » -»«- Ü»°»²¼»²¬»-÷ò Ü¿¬¿ ¼¿ ¿--·ó ²¿¬«®¿æ ðïñðèñîðïìò Í·¹²¿¬?®·±-æ Ó·¹«»´ Ô«½·ª¿´¼± ß´ª»- Í¿²¬±-ô Ü·ó ®»¬±®óÙ»®¿´ô °»´± ½®»¼»²½·?®·±å Û¼«¿®¼± Ü¿¸»® Í¿²¬±-ô °»´± ½®»¼»²ó ½·¿¼±ò ÍÛÝÎÛÌßÎ×ß ÜÛ ßÜÓ×Ò×ÍÌÎßY]Ñ ÝÑÑÎÜÛÒßÜÑÎ×ß ÜÛ ÓßÌÛÎ×ßÔ Û ÐßÌÎ×ÓLÒ×Ñ ÍÛY]Ñ ÜÛ Ô×Ý×ÌßYKÛÍ Û ÝÑÒÌÎßÌÑÍ ÛÈÌÎßÌÑÍ ÜÛ ÝÑÒÌÎßÌÑÍ Ð®±½ò Ю±¬ò ²òf ïðêðçñîðïìò ݱ²¬®¿¬± ²òf éðñîðïìò ݱ²¬®¿¬¿²¬»æ ˲·=±ô °±® ·²¬»®³7¼·± ¼± ÌÎÛñÐßò ݱ²¬®¿¬¿¼¿æ ߬·¬«¼» ݱ²-¬®«9+»- » Í»®ó ª·9±- ÔÌÜß ó ÛÐÐò Ѿ¶»¬±æ ݱ²½´«-=± ¼¿ ½±²-¬®«9=± ¼± Ý¿®¬-®·± ¼¿ éëv Ʊ²¿ Û´»·¬±®¿´ò Ú«²¼¿³»²¬± ´»¹¿´æ ̱³¿¼¿ ¼» Ю»9±- ²f ìéñîðïìò Ê¿´±® ¹´±¾¿´æ Îüíéðòëêêôìíò Ê·¹6²½·¿æ ê ³»-»-ô ¿ °¿®¬·® ¼¿ ¼¿¬¿ ¼¿ ¿--·²¿¬«®¿ò Ò±¬¿ ¼» Û³°»²¸±æ îðïìÒÛððïïìë » îðïìÒÛððïïìêô ÐÌÎÛÍ ðééêïè » ðééèððô ÒÜ ììòçðòëïò Ü¿¬¿ ¼¿ ß--·²¿¬«®¿æ ëñèñîðïìò ß--·²¿²¬»-æ Ó·¹«»´ Ô«½·ª¿´¼± ß´ª»- Í¿²¬±-ô Ü·®»¬±®óÙ»®¿´ ¼± ÌÎÛñÐßô °»´¿ ݱ²¬®¿¬¿²¬»å Ó¿²±»´ Ú»®®»·®¿ ¼¿ Í·´ª¿ Ò»¬±ô °»´¿ ݱ²¬®¿¬¿¼¿ò Ю±½ò Ю±¬ò ²òf îîòëìïñîðïìò ݱ²¬®¿¬± ²òf éíñîðïìò ݱ²¬®¿¬¿²¬»æ ˲·=±ô °±® ·²¬»®³7¼·± ¼± ÌÎÛñÐßò ݱ²¬®¿¬¿¼¿æ ݱ²--®½·± ÌÛÍô ´·¼»®¿¼± °»´¿ ÛÒÙÛÌÛÝ ÌÛÝÒÑÔÑÙ×ß Íòßò Ѿ¶»¬±æ Í»®ª·9±- ¼» ¿°±·± ¬7½²·½± @ ®»¿´·¦¿9=± ¼¿- Û´»·9+»- îðïìò Ú«²¼¿³»²¬± ´»¹¿´æ Ю»¹=± Û´»¬®,²·½± ²f êïñîðïìò Ê¿´±® ¹´±¾¿´æ Îü ëòéêîòçîçôïéò Ê·¹6²½·¿æ ¿¬7 íïòïîòîðïìô ¿ °¿®¬·® ¼¿ ¼¿¬¿ ¼¿ ¿--·²¿¬«®¿ò Ò±¬¿ ¼» Û³°»²¸±æ îðïìÒÛððïïèìô ÐÌÎÛÍ ðëçëèëô ÒÜ ííòçðòíçò Ü¿¬¿ ¼¿ ß--·²¿¬«®¿æ èñèñîðïìò ß-ó -·²¿²¬»-æ Ó·¹«»´ Ô«½·ª¿´¼± ß´ª»- Í¿²¬±-ô Ü·®»¬±®óÙ»®¿´ ¼± ÌÎÛñÐßô °»´¿ ݱ²¬®¿¬¿²¬»å Ö±-7 Ò¿¦¿®»²± Ó¿½¸¿¼±ô °»´¿ ݱ²¬®¿¬¿¼¿ò ÛÈÌÎßÌÑ ÜÛ ÝÑÒÊVÒ×Ñ Ý±²ª6²·± ²f çñîðïì ¯«» »²¬®» -· ½»´»¾®¿³ ¿ ˲·=± °±® ·²¬»®³7¼·± ¼± Ì®·¾«²¿´ λ¹·±²¿´ Û´»·¬±®¿´ ¼± п®?ô » ¿ Ю»º»·¬«®¿ Ó«²·½·°¿´ ¼» ß¾¿»¬»¬«¾¿ ó Ðßò Ѿ¶»¬±æ Ю»-¬¿9=± ¼» ³&¬«¿ ½±´¿¾±®¿9=± ½±³ ¿ ½»--=± ¼» -»®ª·¼±®»- » ¼» «³ ª»3½«´± ½±³ ³±¬±®·-¬¿ » ½±³¾«-¬3ª»´ ¿± Ý¿®¬-®·± ¼¿ év ÆÛò Ê·¹6²½·¿ ¼» íð ø¬®·²¬¿÷ ³»-»- ¿ °¿®¬·® ¼¿ °«ó ¾´·½¿9=±ò Ü¿¬¿ ¼¿ ¿--·²¿¬«®¿æ ðìñðèñîðïìò Í·¹²¿¬?®·±-æ Ü»-»³¾¿®¹¿¼±® Ô»±²¿®¼± ¼» Ò±®±²¸¿ Ì¿ª¿®»-ô Ü»-»³¾¿®¹¿¼±® Ю»-·¼»²¬» ¼± ÌÎÛñÐßô °»´¿ ݱ²ª»²»²¬»å Ú®¿²½·²»¬· Ó¿®·¿ α¼®·¹«»- Ý¿®ª¿´¸±ô Ю»º»·¬¿ ³«²·½·°¿´ ¼» ß¾¿»¬»¬«¾¿ô °»´¿ ݱ²ª»²·¿¼¿ò ÌÎ×ÞËÒßÔ ÎÛÙ×ÑÒßÔ ÛÔÛ×ÌÑÎßÔ Üß ÐßÎßSÞß ÛÈÌÎßÌÑ ÜÛ ÌÛÎÓÑ ßÜ×Ì×ÊÑ ïf ÌÛÎÓÑ ßÜ×Ì×ÊÑ ßÑ ÝÑÒÌÎßÌÑ ²f îìñîðïî ó ÌÎÛñÐÞå Ю±ó ½»--± ²f ïêòìêéñîðïìå ÝÑÒÌÎßÌßÒÌÛæ ÌÎÛóÐÞô ÝÒÐÖ ðêòðïéòéçèñðððïóêðå ÝÑÒÌÎßÌßÜßæ Ê×Ê×ßÒÛ ÔÑËÎÛÒYÑ ÜÛ ÑÔ×ÊÛ×Îß ÚÛÎÒßÒÜÛÍô ÝÐÚæ ðêëòèïìòðêìóéíå ÑÞÖÛÌÑæ °®±®®±ó ¹¿® ¿ ª·¹6²½·¿ ¼± ݱ²¬®¿¬± ²f îìñîðïî ÌÎÛñÐÞô ¾»³ ½±³± ®»¿¶«-¬¿® ± -»« ª¿´±® ³»²-¿´å ÚËÒÜßÓÛÒÌÑ ÔÛÙßÔæ ½´?«-«´¿- îv » ëv ¼± ½±²¬®¿¬± ±®·¹·²¿´ô ²± ¿®¬ò ïè ¼¿ Ô»· ²f èòîìëñçïô ²± ¿®¬òêîô y ífô × ¼¿ Ô»· ²f èòêêêñçí » Ю±ª·³»²¬± ²f ïêòìêéñîðïìóÝÑÓßÌå ÜßÌß Üß ßÍÍ×ÒßÌËÎßæ îçñðéñîðïìå Í×ÙÒßÌ_Î×ÑÍæ ﲫ´º± Ô¿½»¬ Ê·»¹¿-¼» ß®¿&¶±ô °»´± ݱ²¬®¿¬¿²¬» » Ê·ª·¿²» Ô±«®»²9± Ê·»¹¿-¼» Ñ´·ª»·®¿ Ú»®ó ²¿²¼»- ô °»´± ݱ²¬®¿¬¿¼±ò Ü × Î Û ÌÑ Î × ß ó Ù Û Î ß Ô ßÊ×ÍÑÍ ÜÛ ÐÛÒßÔ×ÜßÜÛ Ñ ÌÎ×ÞËÒßÔ ÎÛÙ×ÑÒßÔ ÛÔÛ×ÌÑÎßÔ Üß ÐßÎßSÞß ®»-±´ª» ¿°´·½¿® @ »³°®»-¿ ÛÔÛÊßÜÑÎÛÍ ÑÌ×Í ÔÌÜßô ÝÒÐÖ ²f îçòéíçòéíéñððìîóèðô ½±³ ¾¿-» ²± ¿®¬ò îè ¼± Ü»½®»¬± ²f ëòìëðñîððëô ¼± ¿®¬ò éf ¼¿ Ô»· ïðòëîðñîððî » ¼± ¿®¬ò èéô ·²½·-±- ×× » ×××ô » yîfô ¼¿ Ô»· èòêêêñçíô ¿ °»²¿´·¼¿¼» ¼» ·³°»¼·³»²¬± ¼» ´·½·¬¿® » ¼» ½±²¬®¿¬¿® ½±³ ¿ ˲·=± °»´± °®¿¦± ¼» ïð ø¼»¦÷ ³»-»-ò ß °»²¿´·¼¿¼» 7 ®»-«´¬¿¼± ¼¿ ¿°«®¿9=± ¼» ·®®»¹«´¿®·¼¿¼»- »³ ®¿¦=± ¼¿ ²=± °®»-¬¿9=±ô °¿®½·¿´ô ¼» ³¿²«¬»²9=± °®»ª»²¬·ª¿ » ½±®®»¬·ª¿ô ½±³ ± º±®²»½·³»²¬± ¼» °»9¿-ô °¿®¿ ±- »´»ª¿¼±®»- ¼± ÌÎÛñÐÞô ²±- ¬»®³±- ¼± ݱ²¬®¿¬± ²f ðéñîðïðò ß--·²¿¬«®¿æ ðèñðèñîðïìò Ñ ÌÎ×ÞËÒßÔ ÎÛÙ×ÑÒßÔ ÛÔÛ×ÌÑÎßÔ Üß ÐßÎßSÞß ®»-±´ª» ¿°´·½¿® @ »³°®»-¿ ßÙ ÝÑÓWÎÝ×Ñô Ü×ÍÌÎ×ÞË×ÜÑÎß ÜÛ ÐÎÑÜËÌÑÍ ÛÓ ÙÛÎßÔ ÔÌÜßô ÝÒÐÖ ²f ïïòèîïòðíîñðððïóéìô ²±-¬»®³±- ¼± ¿®¬ò îè ¼± Ü»½®»¬± ²f ëòìëðñîððëô ¼± ¿®¬ò éf ¼¿ Ô»· ïðòëîðñîððî » ¼± ¿®¬ò èéô ·²½·-±- ×× » ×××ô » yîfô ¼¿ Ô»· èòêêêñçíô ¿ °»²¿´·¼¿¼» ¼» ·³°»¼·³»²¬± ¼» ´·½·¬¿® » ¼» ½±²¬®¿¬¿® ½±³ ¿ ˲·=± °»´± °®¿¦± ¼» ðê ø-»·-÷ ³»-»-ò ß °»²¿´·¼¿¼» 7 ®»-«´¬¿¼± ¼¿ ²=± »²¬®»¹¿ ¼±-·¬»²- ¿½±®¼¿¼±-ô ²±- ¬»®³±- ¼¿ ߬¿ ¼» λ¹·-¬®± ¼» Ю»9±- ²f ïíîñîðïî » ¼± Ю±½»--± ²f ïðçòëïéñîðïîò ß--·²¿¬«®¿æ ðèñðèñîðïìò ßÔÛÍÍßÒÜÎß ÓßÎ×ß ÍÑßÎÛÍ ÝÑÎÜÛ×ÎÑ Ü·®»¬±®¿ Ù»®¿´ ÌÎ×ÞËÒßÔ ÎÛÙ×ÑÒßÔ ÛÔÛ×ÌÑÎßÔ ÜÑ ÐßÎßÒ_ ÛÈÌÎßÌÑ ÜÛ Ü×ÍÐÛÒÍß ÜÛ Ô×Ý×ÌßY]Ñ Òf ëéèñîðïì ó ËßÍÙ ðéððïç Òf Ю±½»--±æ îêèéñîðïì ò Ѿ¶»¬±æ ݱ²¬®¿¬¿9=± ¼» »³°®»-¿ °¿®¿ °®»-ó ¬¿9=± ¼» -»®ª·9±- ¼» ½±´»¬¿ô ¬®¿²-°±®¬» » »²¬®»¹¿ ¼¿- «®²¿- »´»¬®,²·½¿-°¿®¿ ¿- »´»·9+»- îðïìò ̱¬¿´ ¼» ׬»²- Ô·½·¬¿¼±-æ ððððïò Ú«²¼¿³»²¬± Ô»¹¿´æ ß®¬ò îìfô ײ½·-± Ê××× ¼¿ Ô»· ²f èòêêê ¼» îïñðêñïççíòò Ö«-ó ¬·º·½¿¬·ª¿æ л--±¿ ¶«®3¼·½¿ ¼» ¼·®»·¬± °&¾´·½± ·²¬»®²± » ·²¬»¹®¿²¬» ¼¿ ß¼³ò Ð&¾´·½¿ô ½±³ °®»9±- ½±³°¿¬3ª»·- ½±³ ± ³»®½¿¼±ò Ü»½´¿®¿9=± ¼» Ü·-°»²-¿ »³ ðìñðèñîðïìò ÌÑÒ×ß ÜßÇÍ× ÓËÝÕÛÒÞÛÎÙÛÎò Í»½®»¬?®·¿ ¼» ß¼³·²·-¬®¿9=±ò ο¬·º·½¿9=± »³ ðéñðèñîðïìò ßÒß ÚÔÑó Îß ÚÎßÒÝß Û Í×ÔÊßò Ü·®»¬±®¿ Ù»®¿´ò Ê¿´±® Ù´±¾¿´æ Îü íòèíèòðêðôðìò ÝÒÐÖ ÝÑÒÌÎßÌßÜß æ íìòðîèòíïêñððîðóéê ÛÓÐÎÛó Íß ÞÎßÍ×ÔÛ×Îß ÜÛ ÝÑÎÎÛ×ÑÍ Û ÌÛÔÛÙÎßÚÑÍò øÍ×ÜÛÝ ó ïíñðèñîðïì÷ ðéððïçóððððïóîðïìÒÛððððïç ßÊ×ÍÑ ÜÛ ßÒËÔßY]Ñ ÐÎÛÙ]Ñ Òf îêñîðïì Ú·½¿ ¿²«´¿¼¿ ¿ ´·½·¬¿9=± -«°®¿½·¬¿¼¿ô ®»º»®»²¬» ¿± °®±½»--± Òf ïîçéñîðïì ò Ѿ¶»¬±æ Ю»¹=± Û´»¬®,²·½± ó Ú±®²»½·³»²¬± » ·²-¬¿´¿9=± ¼» ®»ª»-¬·³»²¬± ¼» °·-± »³ ¹®¿²·¬·²¿ ²± Ý»²¬®± Ô±¹3-¬·½± ¼» Ó¿¬»®·¿´ ¼± Ì®·¾«²¿´ λ¹·±²¿´ Û´»·¬±®¿´ ¼± п®¿²?ô ½±³ º±®²»½·³»²¬± ¼» ³¿ó ¬»®·¿·-ô ³=± ¼» ±¾®¿ » »¯«·°¿³»²¬±-ò ÞÛßÌÎ×Æ ÎÑÜÎ×ÙËÛÍ ÜÛ ÓÛÔÑ Ð®»¹±»·®¿ øÍ×ÜÛÝ ó ïíñðèñîðïì÷ ðéððïçóððððïóîðïìÒÛððððïç ßÊ×ÍÑÍ ÜÛ Ô×Ý×ÌßY]Ñ ÐÎÛÙ]Ñ Òf ëìñîðïì ó ËßÍÙ ðéððïç Òf Ю±½»--±æ ìîèèñîðïì ò Ѿ¶»¬±æ Ю»¹=± Û´»¬®,²·½± ó ߯«·-·9=± ¼» º±¹+»- ·²¼«-¬®·¿·-ò ̱¬¿´ ¼» ׬»²- Ô·½·¬¿¼±-æ ððððíò Û¼·¬¿´æ ïìñðèñîðïì ¼» ïî¸ðð @- ïé¸ëçò Û²¼»®»9±æ Ϋ¿ Ö±=± п®±´·²ô îîì п®±´·² ó ÝËó Î×Ì×Þß ó ÐÎò Û²¬®»¹¿ ¼¿- Ю±°±-¬¿-æ ¿ °¿®¬·® ¼» ïìñðèñîðïì @- ïî¸ðð ²± -·¬» ©©©ò½±³°®¿-²»¬ò¹±ªò¾®òò ß¾»®¬«®¿ ¼¿- Ю±°±-¬¿-æ îêñðèñîðïì @- ïì¸ðð -·¬» ©©©ò½±³°®¿-²»¬ò¹±ªò¾®ò øÍ×ÜÛÝ ó ïíñðèñîðïì÷ ðéððïçóððððïóîðïìÒÛððððïç ÐÎÛÙ]Ñ Òf ëëñîðïì ó ËßÍÙ ðéððïç Òf Ю±½»--±æ ïðïçñîðïì ò Ѿ¶»¬±æ Ю»¹=± Û´»¬®,²·½± ó λ¹·-¬®± ¼» Ю»9±- °¿®¿ ¿¯«·-·9=± ¼» ³¿¬»®·¿·- ¼» ½±²-«³±ò ̱¬¿´ ¼» ׬»²- Ô·ó ½·¬¿¼±-æ ðððïïò Û¼·¬¿´æ ïìñðèñîðïì ¼» ïî¸ðð @- ïé¸ëçò Û²¼»®»9±æ Ϋ¿ Ö±=± п®±´·²ô îîì ó п®±´·² Í¿´¿ ½ íèë Ю¿¼± Ê»´¸± ó ÝËÎ×Ì×Þß ó ÐÎò Û²¬®»¹¿ ¼¿- Ю±°±-¬¿-æ ¿ °¿®¬·® ¼» ïìñðèñîðïì @- ïî¸ðð ²± -·¬» ©©©ò½±³°®¿-²»¬ò¹±ªò¾®òò ß¾»®¬«®¿ ¼¿- Ю±°±-¬¿-æ îêñðèñîðïì @-ïê¸ðð -·¬» ©©©ò½±³°®¿-²»¬ò¹±ªò¾®òò ײº±®³¿9+»- Ù»®¿·-æ Û¼·¬¿´ » ¿²»¨±- ¼·-°±²3ª»·- ²± -·¬» ©©©ò¬®»ó°®ò¶«-ò¾®ò ÞÛßÌÎ×Æ ÎÑÜÎ×ÙËÛÍ ÜÛ ÓÛÔÑ Ð®»¹±»·®¿ øÍ×ÜÛÝ ó ïíñðèñîðïì÷ ðéððïçóððððïóîðïìÒÛððððïç ÍÛÝÎÛÌßÎ×ß ÜÛ ßÜÓ×Ò×ÍÌÎßY]Ñ ÛÈÌÎßÌÑ ÜÛ ÌÛÎÓÑ ÜÛ ÝÛÍÍ]Ñ ÜÛ ËÍÑ ÜÛ ÛÍÐßYÑ ÚSÍ×ÝÑ Ò±óïñîðïì Òf ÐßÜ íçèïñîðïìò ݱ²¬®¿¬¿²¬»æ ÌÎ×ÞËÒßÔ ÎÛÙ×ÑÒßÔ ÛÔÛ×ó ÌÑÎßÔ ÜÑ ÐßÎßÒ_ò ÝÒÐÖ Ý±²¬®¿¬¿¼±æ ððòðððòðððñðððïóçïò ݱ²ó ¬®¿¬¿¼±æ ÞßÒÝÑ ÜÑ ÞÎßÍ×Ô Íòßòò Ѿ¶»¬±æ Ý»--=± ¼» «-± ¼» »-°¿9± º3-·½± ø¬®6- ³î÷ °¿®¿ ¿ ·²-¬¿´¿9=± ¼» ¬®6- ¬»®³·²¿·- ¼» ¿«¬±ó¿¬»²ó ¼·³»²¬±ò Ê¿´±®æ ÍÛÓ ÊßÔÑÎò Ô»¹¿´æ Ô»· èêêêñçíò Ê·¹6²½·¿æ îèñðéñîðïì ¿ îéñðéñîðïç ó êð ø-»--»²¬¿÷ ³»-»-ò Ü¿¬¿ ¼» ß--·²¿¬«®¿æ îèñðéñîðïìò ÛÜ×ÌßÔ ÜÛ ×ÒÌ×ÓßY]Ñ Ò±óêñîðïì ݱ²-·¼»®¿²¼± ¯«» ¿ »³°®»-¿ ÝÑÒÌÎËÌÑÎß ÓßÌÌßÒß ÔÌÜß »²½±²¬®¿ó-» »³ ´«¹¿® ·²½»®¬±ô ²=± -¿¾·¼±ô ½±²ª±½¿³±- ¿ ³»-ó ³¿ °¿®¿ ½±³°¿®»½»®ô °»--±¿´³»²¬»ô ²± °®¿¦± ¼» ëø½·²½±÷ ¼·¿- &¬»·-ô ¿ ½±²¬¿® ¼¿ ¼¿¬¿ ¼» °«¾´·½¿9=± ¼»-¬»ô ²¿ Í»½®»¬¿®·¿ ¼» ß¼³·²·-¬®¿9=± ¼± ÌÎÛóÐÎô -·¬± @ Ϋ¿ Ö±=± п®±´·²ô îîìô Í¿´¿ Ýíëêô ²± ¸±®?®·± »²¬®» ïî » ïç ¸±®¿-ô ¿ º·³ ¼» ¿°®»-»²¬¿® ¼»º»-¿ ¼¿ °»²¿´·¼¿¼» ¿°´·½¿¼¿ ²± °®±½»--± ¿¼³·²·-¬®¿¬·ª± ²f êîðéñîðïíô ¿¾»®¬± °»´± ¼»-½«³°®·³»²¬± ¼¿- ±¾®·¹¿9+»- °¿½¬«¿¼¿-ò Ñ °®±½»--± ¬»®? ½±²¬·²«·¼¿¼» ·²¼»°»²¼»²ó ¬»³»²¬» ¼± ½±³°¿®»½·³»²¬± ¼» -»« ®»-°±²-?ª»´ò ÌLÒ×ß ÜßÇÍ× ÓDÝÕÛÒÞÛÎÙÛÎ Í»½®»¬?®·¿ ¼» ß¼³·²·-¬®¿9=± ÛÜ×ÌßÔ ×ÒÌ×ÓßY]Ñ Ò±óéñîðïì ݱ²-·¼»®¿²¼± ¯«» ¿ »³°®»-¿ ÝÑÒÌÎËÌÑÎß ÓßÌÌßÒß ÔÌÜß »²½±²¬®¿ó-» »³ ´«¹¿® ·²½»®¬±ô ²=± -¿¾·¼±ô ½±²ª±½¿³±- ¿ ³»-ó ³¿ °¿®¿ ½±³°¿®»½»®ô °»--±¿´³»²¬»ô ²± °®¿¦± ¼» ëø½·²½±÷ ¼·¿- &¬»·-ô ¿ ½±²¬¿® ¼¿ ¼¿¬¿ ¼» °«¾´·½¿9=± ¼»-¬»ô ²¿ Í»½®»¬¿®·¿ ¼» ß¼³·²·-¬®¿9=± ¼± ÌÎÛóÐÎô -·¬± @ Ϋ¿ Ö±=± п®±´·²ô îîìô Í¿´¿ Ýíëêô ²± ¸±®?®·± »²¬®» ïî » ïç ¸±®¿-ô ¿ º·³ ¼» ¿°®»-»²¬¿® ¼»º»-¿ ¼¿ °»²¿´·¼¿¼» ¿°´·½¿¼¿ ²± °®±½»--± ¿¼³·²·-¬®¿¬·ª± ²f éîíéñîðïíô ¿¾»®¬± °»´± ¼»-½«³°®·³»²¬± ¼¿- ±¾®·¹¿9+»- °¿½¬«¿¼¿-ò Ñ °®±½»--± ¬»®? ½±²¬·²«·¼¿¼» ·²¼»°»²¼»²ó ¬»³»²¬» ¼± ½±³°¿®»½·³»²¬± ¼» -»« ®»-°±²-?ª»´ò ÌLÒ×ß ÜßÇÍ× ÓDÝÕÛÒÞÛÎÙÛÎ Í»½®»¬?®·¿ ¼» ß¼³·²·-¬®¿9=± ÌÎ×ÞËÒßÔ ÎÛÙ×ÑÒßÔ ÛÔÛ×ÌÑÎßÔ ÜÛ ÐÛÎÒßÓÞËÝÑ ÍÛÝÎÛÌßÎ×ß ÜÛ ÑÎYßÓÛÒÌÑ Û Ú×ÒßÒYßÍ ÛÈÌÎßÌÑÍ ÜÛ ÒÑÌßÍ ÜÛ ÛÓÐÛÒØÑ Ò±¬¿- ¼» Û³°»²¸±- Ñ®¼·²?®·±-ò ÌÎÛóÐÛ ²òf îðïìÒÛðððçíé » çíèô »³·¬·¼¿- »³ ðèñðèñîðïìò Ðß ²òf íéìñîðïíò ÝÑÒÌÎßÌßÜßæ Ü×ÚÛó ÎÛÒÝ×ßÔ ÝÑÓÛÎÝ×Ñ ßÌßÝßÜ×ÍÌß Û×ÎÛÔ× ó ÛÐÐò Ê¿´±®»-æ Îü îðîôðð » Îü íðíôððò ÑÞÖÛÌÑæ Ó¿¬»®·¿´ ¼» ݱ²-«³±ò ÚËÒÜßÓÛÒó ÌÑ ÔÛÙßÔæ ߬¿ ¼» λ¹·-¬®± ¼» Ю»9±- Òf ðçñîðïì ª·²½«´¿¼¿ ¿± Ю»¹=± Û´»¬®,²·½± ²òf ðçíñîðïí ¼»-¬» ÌÎÛóÐÛò ÐÌÎÛÍæ ðëçíçí » ðëçëèíò Û´»³»²¬±æ ííçðòíðò Ò±¬¿ ¼» Û³°»²¸± Ñ®¼·²?®·±ò ÌÎÛóÐÛ ²òf îðïìÒÛðððçíçô »³·¬·¼¿ »³ ðèñðèñîðïìò Ðß ²òf ííïñîðïíò ÝÑÒÌÎßÌßÜßæ Ò×Ì ó ÚÑÎÓ Ðßó ÐÛÔßÎ×ß Û ×ÒÚÑÎÓßÌ×Ýß ÔÌÜß ó ÓÛò Ê¿´±®æ Îü ïëòççëôððò ÑÞÖÛÌÑæ Ó¿¬»®·¿´ ¼» ݱ²-«³±ò ÚËÒÜßÓÛÒÌÑ ÔÛÙßÔæ ߬¿ ¼» λ¹·-¬®± ¼» Ю»9±- ²fèìñîðïí ª·²½«´¿¼¿ ¿± Ю»¹=± Û´»¬®,²·½± ²òf ðéêñîðïí ¼»-¬» ÌÎÛóÐÛò ÐÌÎÛÍæ ðëçíçíò Û´»³»²¬±æ ííçðòíðò Ò±¬¿ ¼» Û³°»²¸± Ñ®¼·²?®·±ò ÌÎÛóÐÛ ²òf îðïìÒÛðððçìðô »³·¬·¼¿ »³ ðèñðèñîðïìò Ðß ²òf ðèðñîðïìò ÝÑÒÌÎßÌßÜßæ ÙÎßÚ×Ýß ß ËÒ×Ýß ÔÌÜßò Ê¿´±®æ Îü îòèçðôððò ÑÞÖÛÌÑæ Ó¿¬»®·¿´ ¼» ݱ²-«³±ò ÚËÒó ÜßÓÛÒÌÑ ÔÛÙßÔæ ߬¿ ¼» λ¹·-¬®± ¼» Ю»9±- ²fêêñîðïì ª·²½«´¿¼¿ ¿± Ю»¹=± Û´»¬®,²·½± ²òf ðïêñîðïì ¼»-¬» ÌÎÛóÐÛò ÐÌÎÛÍæ ðëçíçíò Û´»³»²¬±æ ííçðòíðò

Referências

Documentos relacionados

Essas informações são de caráter cadastral (técnico responsável pela equipe, logradouro, etc.), posicionamento da árvore (local na rua, dimensões da gola, distância da

No tocante à psicodinâmica, a abordagem permite a compreensão da relação entre a organização, a subjetividade e as relações de prazer e sofrimento, ao tratar dos

Em seguida aborda-se estresse e seu contexto geral: tipologias de estresse, estresse ocupacional, fontes de tensão no trabalho, sintomas de estresse, estratégias de

Para Azevedo (2013), o planejamento dos gastos das entidades públicas é de suma importância para que se obtenha a implantação das políticas públicas, mas apenas

– “No moinho”; – “José Matias”; – “Um dia de chuva”. As leituras desses contos permitem observar que a temática amorosa é nuclear para o desenvolvimento

A exemplo do Estado de Goiás essa unidade deve ser devidamente registrada no Cadastro Estadual de Unidades de conservação (CEUC), conforme Lei Complementar nº 90/2011. No caso

O cálculo do repasse adicional de julho se dá de maneira semelhante ao 1% do mês de dezembro (Emenda Constitucional nº 55/2007) de cada ano, ou seja, com a incidência do

Sabemos que os colaboradores desempenham suas funções com mais eficiência quando sentem que suas tarefas são importantes para a organização, e esse sentimento de importância é