• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL

SUPERIOR

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL – DEB

EDITAL Nº 02/2009 – CAPES/DEB

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID

Detalhamento de SUBPROJETO (Licenciatura)

1. Subprojeto de licenciatura em: Matemática

2. Número de bolsistas de iniciação à docência participantes do subprojeto (de 10 até 24): 10 (Dez)

3. Número de supervisores participantes do subprojeto: 01 (Um)

3. Coordenador de área do Subprojeto:

Nome: Leandro do Nascimento Diniz CPF: 939.339.675-20 Departamento/Curso/Unidade: Centro de Formação de Professores/Licenciatura em

Matemática/UFRB

Endereço completo: Rua das Arapongas, s/n, Loteamento Parque dos Pássaros, Katyara,

Amargosa, Bahia.

CEP: 45.300-000

Telefone: (75) 3634-3703 / 3184 / 3360 E-mail: lndiniz@gmail.com

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4866008724016020

4. Plano de trabalho

O plano de trabalho deste subprojeto é inserido como parte do Projeto Institucional do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), situado na cidade de Amargosa, Bahia.

O curso de licenciatura em Matemática é de extrema importância para a região, uma vez que a carência de docentes, que atuam como professores dessa disciplina na Educação Básica na região do Vale do Jiquiriçá, onde está situada a cidade de Amargosa, é muito grande. Assim, o curso completou três anos e brevemente terá a primeira turma de formandos.

O subprojeto do curso de licenciatura em Matemática é alicerçado numa proposta de prática pedagógica colaborativa, envolvendo o coordenador do projeto institucional, os coordenadores do

(2)

subprojeto, alunos regularmente matriculados do curso de licenciatura em Matemática CFP/UFRB e professores de Ensino Médio das escolas públicas situadas no município.

As etapas a serem cumpridas neste subprojeto buscam estar em harmonia com o Projeto Institucional do CFP/UFRB: o diagnóstico da escola e da sala de aula, as colaborações pedagógicas, a jornada pedagógica e produção de material didático, as quais estarão embasadas, no subprojeto, no âmbito das pesquisas sobre ensino e aprendizado da Matemática, a partir das Tendências da Educação Matemática.

Como proposta do Projeto, será analisada a possibilidade de articulação entre as áreas do conhecimento envolvidas no PIBID do CFP/UFRB, a partir das reflexões de possibilidades de Projetos Interdisciplinares a serem desenvolvidos nas escolas.

5. Nome e endereço das escolas da rede pública de Educação Básica (enumerar todas as participantes do subprojeto institucional) Nº de alunos matriculados na escola considerando apenas o Nível de Licenciatura1 Último IDEB (quando houver)

Nome: Colégio Estadual Pedro Calmon 1.057 IDEB 2005: 2,7 IDEB 2007: 2,8

Endereço: Praça da Bandeira, 372, Centro, Amargosa-Ba.

Nome: Colégio Estadual Santa Bernadete 515 IDEB 2005: 0,7 IDEB 2007: 1,7

Endereço: Rua Benedito Almeida, 120, Centro, Amargosa-Ba. Nome: Centro Territorial de Educação

Profissional do Vale do Jiquiriçá – CETEP

212 ----

Endereço: Rodovia Amargosa - Milagres, km 2, zona rural, Amargosa – Bahia.

6. Ações Previstas

Inicialmente, será realizado um diagnóstico da escola e das salas de aula de Matemática. Isto será feito a partir de uma compreensão preliminar de aspectos qualitativos e quantitativos das unidades escolares, que podem influenciar o trabalho docente. Aliando-se a isto, será feito um diagnóstico do trabalho docente de Matemática, a partir das observações e diálogos feitos pelos bolsistas de iniciação a docência. Solicita-se 02 (dois) supervisores da área de Matemática, para que se possa melhorar os índices presentes nas avaliações das disciplinas.

A partir da compreensão parcial e inicial das escolas, buscaremos a parceria com elas. Inicialmente, apresentaremos a proposta do Seminário do Dia Nacional da Matemática, a ser realizado em 06/05/2010 e que pode ter sua concepção melhorada para 06/05/2011.

Desta forma, a partir da pertinência e da interlocução dos atores do PIBID, pesquisas nas áreas de

1 Para efeito deste Edital, são três os níveis de licenciatura aplicáveis: (a) ensino médio, (b) ensino fundamental e (c) complementar.

(3)

Educação e Educação Matemática serão analisadas e podem abordar questões como avaliação em matemática, resolução de problemas, investigação matemática, tecnologias da informação e comunicação e educação matemática, modelagem matemática, uso de jogos no ensino e na aprendizagem da matemática, uso de materiais concreto-manipuláveis no ensino e na aprendizagem da Matemática, construção de conhecimentos matemáticos, análise de erros em matemática, educação matemática crítica, psicologia da educação matemática, etnomatemática, educação matemática de jovens e adultos, história da matemática como recurso didático e outras abordagens metodológicas para ensino de conteúdos matemáticos da Educação Básica. A metodologia será a da pesquisa colaborativa, a partir da realização de minicursos, seminários, grupo de estudos e oficinas, incluindo estudo e produção de práticas interdisciplinares.

Conforme previsto no Projeto Institucional CFP/UFRB, espera-se que o projeto inicie a partir da proposta dos professores coordenadores e que, com a consolidação do trabalho colaborativo, as ansiedades, os dilemas, os problemas e as soluções possíveis sejam discutidos conjuntamente. Assim, será possível encontrar objetivos coletivos compartilhados e que podem ser construídos a partir dos diferentes saberes dos atores envolvidos.

Assim, horários de reuniões pedagógicas (Atividades Complementares – AC, como se denomina no Estado da Bahia) serão utilizados para que ocorram discussões com os docentes e se formem grupos de estudos e debates sobre alguns dos temas acima propostos.

Reuniões do coordenador da área de Matemática com os licenciandos em Matemática visarão fomentar discussões e reflexões sobre as práticas colaborativas do subprojeto.

Elaborações de relatórios produzidos pelos licenciandos em Matemática, professores supervisores e docentes coordenadores do projeto institucional e do subprojeto de Matemática, com o destaque para as atividades desenvolvidas e a serem desenvolvidas na seqüência do Projeto, com a inclusão de ajustes ao projeto inicial, caso seja pertinente.

7. Resultados Pretendidos

Para o subprojeto, tem-se por meta melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem da Matemática. Como conseqüência, espera-se a melhoria dos índices da Matemática no Ensino Médio (ENEM e SAEB), da formação dos licenciandos em Matemática integrantes do subprojeto, da prática pedagógica de docentes de Matemática do Ensino Médio e da articulação entre o curso de licenciatura em Matemática e as escolas públicas.

Pretende-se que o ensino e a aprendizagem não sejam propostos apenas baseados na transmissão de conhecimentos, tendo como referência o paradigma (de prática de sala de aula) do exercício, que não tem gerado resultados desejados. Além disso, espera-se que alunos bolsistas do curso de licenciatura em Matemática em parceria com professores coordenadores e docentes das escolas públicas envolvidas possam apresentar trabalhos em parceria, comunicando os trabalhos

(4)

desenvolvidos em congressos locais, estaduais e/ou nacionais nas áreas de Matemática, Educação Matemática e/ou Educação.

Em especial, espera-se que trabalhos sejam apresentados no XIV Encontro Baiano de Educação Matemática (XIV EBEM), a ser realizado em julho de 2011 no CFP/UFRB.

Acredita-se que o PIBID pode contribuir na formação dos docentes que atuam nas escolas públicas envolvidas e será um importante alicerce para o desejo da comunidade do CFP/UFRB, na criação do Programa de Pós-graduação em Educação e Interdisciplinaridade. Além disto, espera-se que os componentes curriculares do curso de licenciatura em Matemática possam se aproximar das demandas presentes nas escolas públicas do município de Amargosa, inclusive na formatação do Estágio Supervisionado.

8. Cronograma específico deste subprojeto

Atividade Mês de início Mês de conclusão

Diagnóstico da escola e da sala de aula 01 04

Seminário do Dia Nacional da Matemática - 2010 02 03

Seminário do Dia Nacional da Matemática - 2011 14 15

Colaboração Pedagógica I 06 11

Jornada Pedagógica e Produção de Material

Didático 12 16

Colaboração Pedagógica II 17 21

Produção de artigos para publicação em

congressos 08 24

Analise para ampliação do projeto ou não 19 21

9. Previsão das ações que serão implementadas com a verba de custeio

• Aquisição de material necessário para que as atividades possam acontecer, como folhas de papel A4, metro, milimetrado, lustro, quadriculado, dentre outros; cartolina, tinta para impressora, CD, DVD, pen drive, cola, isopor, estilete, tesoura, canetas, lápis, giz de cera, borracha, grampos, clipes, folhas de borracha, calculadoras, dados, dominós, material dourado, tangran, barras de cuisenaire, dentre outros;

• Será construído um site para o Projeto Institucional do CFP/UFRB, que será usado para interlocução dos atores. Será importante para a comunicação e troca de experiências. Site, blog, chat e fórum de discussão podem ser a inserção nas tecnologias da informação e comunicação de alguns dos componentes envolvidos no (sub)projeto, além da possibilidade de criar bases para que práticas pedagógicas com uso de computadores aconteçam;

• Também serão realizados pagamentos de cópias para reprodução das atividades que serão realizadas nas escolas;

• Aquisição de passagens e diárias para que as pessoas envolvidas no PIBID possam participar de eventos que contribuam com o aprimoramento das atividades do PIBID. Caso haja pertinência, pesquisadores da área de Educação Matemática poderão ser convidados para que ministrem

(5)

palestras e mini-cursos nos seminários planejados.

10. Outras informações relevantes (quando aplicável)

Este subprojeto contará com a participação de coordenador de Matemática vinculado ao CFP/UFRB. Este Centro é novo na cidade (está completando apenas três anos). Ele precisa de ações que articulem a universidade e as escolas públicas.

A participação no PIBID poderá gerar a consolidação do Laboratório de Ensino de Matemática do CFP/UFRB, o qual também pode ser implementado nas escolas públicas participantes. Assim, espera-se que este seja um espaço compartilhado entre os licenciandos em Matemática e os coordenadores dos subprojetos e do projeto institucional.

O repensar conjuntamente é base do projeto institucional do CFP/UFRB e no subprojeto de Matemática. É possível articular a reflexão-ação-reflexão do ensino e da aprendizagem da Matemática, tão difundida na literatura, de modo efetivo e colaborativo, uma vez que se espera que todos cresçam como profissionais: é a combinação de saberes que gerará a qualidade das reflexões e das propostas surgidas. Espera-se que a inserção de docentes de escolas públicas em ambientes de pesquisa, e dos coordenadores no espaço de práticas possibilite o crescimento profissional compartilhado por todos.

Referências

Documentos relacionados

poderia desejar missão mais compatível com os meus sentimentos do que esta, de que fui encarregado, de estreitar mais as relações de amizade entre os dois

mais clara, uma vez que ele sofreu um caso explícito de injúria racial enquanto atuava como representante do sindicato dos metalúrgicos na empresa em que trabalhou por muitos

4.2 Distribuição das vacinas. Estado do Amazonas. Município de Manaus No Amazonas, em 19.01.2021, iniciou-se, a partir de descentralização pelo Ministério da Saúde ao Estado

Devido ao aumento dos casos de COVID-19 nas comunidades do Grande Danbury, a partir de 30/10/2020, não é permitido visitantes para nenhum paciente no Hospital New Milford, a menos

O papel multiuso, livre de ácidos e lignina, cumpre as mais altas exigências de resistência ao envelhecimento e é perfeito para impressões fine art de alta qualidade em preto

hemitartarato de zolpidem – comprimido revestido – Bula para o paciente 9 Desconhecidas: acessos de raiva e comportamento inapropriado, comportamentos complexos de

O objetivo desse trabalho é desenvolver uma campanha publicitária para que a ABRAz seja reconhecida na cidade de Indaiatuba como referência sobre o mal de

Nos itens em que são classificados os planos ortográfico, lexical, morfológico e sintáctico, considera-se um discurso correcto aquele em que não ocorre nenhum erro (no conjunto