• Nenhum resultado encontrado

A iconicidade de uma geração: o anime saint seiya como fenômeno social / The influence of saint seiya as a social phenomenon

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "A iconicidade de uma geração: o anime saint seiya como fenômeno social / The influence of saint seiya as a social phenomenon"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 7, p.45221-45239 jul. 2020. ISSN 2525-8761

A iconicidade de uma geração: o anime saint seiya como fenômeno social

The influence of saint seiya as a social phenomenon

DOI:10.34117/bjdv6n7-225

Recebimento dos originais: 03/06/2020 Aceitação para publicação: 10/07/2020

Victor Antunes de Souza Serrão

Especialista em Gestão Pública pela Universidade do Estado do Amazonas Estrada Parintins Macurany, n. 1.805, Jacareacanga, Parintins, AM, Brasil

E-mail: victorantunesserrao@hotmail.com

Jadson Justi

Mestre em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco Professor da Universidade Federal do Amazonas

Estrada Parintins Macurany, n. 1.805, Jacareacanga, Parintins, AM, Brasil E-mail: jadsonjusti@hotmail.com

RESUMO

O objetivo deste estudo é apontar possíveis influências da série clássica do anime Saint Seiya na geração de jovens da década de 1990. Justifica-se a realização desta pesquisa pela presente temática ser um marco na história do entretenimento de uma geração de cidadãos brasileiros. Leva-se em consideração o fator retrospectivo e cronológico de Saint Seiya como suporte para a lógica de acontecimentos e possibilidade de correlação existente entre o anime e seu público. Metodologicamente, esta pesquisa enquadra-se como um ensaio teórico realizada por meio da coleta de informações com base na literatura, depoimentos de fãs, fóruns de discussões e plataformas midiáticas. Conclui-se que Saint Seiya, mais que um fenômeno social, pode ser considerado um marco ainda atual após décadas de sua vinda para o Brasil. A grande influência positiva na geração de jovens da década de 1990 foi no comportamento e no emocional dos telespectadores de Saint Seiya de forma a contribuir na formação da personalidade infantojuvenil da época, principalmente no que tange aos aspectos de liderança, superação, honestidade e sabedoria.

Palavras-chave: Cavaleiros do zodíaco, Anime, Influência social. ABSTRACT

The aim of this study is to point out possible influences of Saint Seiya on young people in the 1990s. This research is justified because it is a landmark in the history of entertainment for Brazilian citizens. The retrospective and chronological factor of Saint Seiya is taken into account with regard to events and the possibility of correlation between anime and its audience. Methodologically, this research fits as a theoretical essay accomplished through the collection of information based on the literature, testimonials from fans, discussion forums and media platforms. It is concluded that Saint Seiya, more than a social phenomenon, can be considered a landmark still present after decades of his coming to Brazil. The great positive influence on the generation of young people in the 1990s was in the behavior of viewers in order to contribute to the formation of the personality of both children and youth at the time, especially with regard to aspects of leadership, overcoming, honesty and wisdom.

(2)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 7, p.45221-45239 jul. 2020. ISSN 2525-8761 1 INTRODUÇÃO

Saint Seiya (Santo Seiya), também conhecido no Ocidente como Os Cavaleiros do Zodíaco, é uma série de mangá japonesa escrita e ilustrada por Masami Kurumada, entre 1986 a 1990, e adaptada para uma série animada de televisão de 1986 a 1990. Tanto o mangá quanto a animação fizeram muito sucesso no Japão e em países europeus e latino-americanos, como França, Itália, Espanha, México, Argentina e Brasil (SSFÓRUM, 2012).

O universo mitológico do anime tem origem no “Hipermito”. O termo Hipermito é uma alusão ao nascimento de uma nova era eclodida a partir da explosão do Big Bang, que originou também intensões diversas nos deuses; essas intensões foram motivos para a criação planetária – Gaia (Terra), Urano (Céu) e Pontos (Oceanos) – que surgiram antes de qualquer outra forma de vida. Com o tempo, evoluíram até se formarem a imagem dos deuses. Os humanos iriam nascer posteriormente, decorrente da vontade divina (SSFÓRUM, 2012).

Saint Seiya conta a história do protagonismo de cinco jovens cavaleiros de bronze, protetores da Deusa Athena. Athena, segundo a mitologia grega, era uma deusa que nasceu com uma lança e um escudo, além de um elmo e uma armadura (SSFÓRUM, 2012). Os deuses da série em questão são entidades espirituais que, quando reencarnam em uma nova era, escolhem o corpo de um ser humano para ganharem uma representação física, de modo a manifestarem seus poderes divinos.

Os cinco garotos – Seiya de Pégaso, Shiryu de Dragão, Hyoga de Cisne, Shun de Andrômeda e Ikki de Fênix – eram órfãos e, ainda crianças, foram adotados pela Fundação Graad, uma organização japonesa com poderes suficientes para influenciar no mundo todo (KURUMADA, 2004). Mitsumasa Kido era o dono da Fundação e queria construir um exército de cavaleiros, pois a Deusa Athena estava prestes a reencarnar em forma humana e necessitava reunir novos cavaleiros para defendê-la. Para tal, Mitsumasa Kido enviou os pequenos órfãos individualmente a diversas partes do mundo a rigorosos treinamentos, para adquirirem forças sobre-humanas a fim de se tornarem cavaleiros protetores de Athena e assim conquistarem suas armaduras sagradas (proteção para os corpos dos cavaleiros do zodíaco).

Nesse período de treinamento, os órfãos passaram por inúmeras dificuldades. É o caso de Shun e Ikki, que, mesmo sendo irmãos, foram enviados para treinar em lugares diferentes. Outra dificuldade que precisaram enfrentar foi a de treinar em ambientes extremos com climas particulares a cada condição topográfica local, ou seja, treinavam em lugares frios ou extremamente quentes, e em relevos perigosos, arriscando suas próprias vidas. Durante a série televisiva, conta-se que os cinco personagens somente se tornaram amigos e se juntaram à Deusa Athena após o evento da Guerra Galáctica, um torneio inicial que foi o estopim para uma nova era de batalhas.

(3)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 7, p.45221-45239 jul. 2020. ISSN 2525-8761 O poder dos cavaleiros emana da compreensão da natureza do “cosmo”, uma essência espiritual interior que se manifesta por meio de uma aura. O cosmo é de natureza singular, e defende que cada átomo dentro de uma pessoa é semelhante a um pequeno sistema solar (SSFÓRUM, 2012). Ser cavaleiro, portanto, significa ser capaz de usar a força do cosmo interior por meio dos átomos existentes dentro de cada pessoa, gerando uma força interna similar a um pequeno universo espiritual. Menciona-se, ainda, que todos os atos dos cavaleiros são supervisionados e comandados pelo Santuário, na Grécia, uma organização independente que não se submete a nenhuma nação, povo ou organização (KURUMADA, 2004). O Santuário é tratado no anime como sendo, desde épocas mitológicas, uma organização responsável pelo treinamento a aspirantes a cavaleiros. Também, é um domínio liderado pelo Mestre do Santuário, cuja missão é comandar os cavaleiros que recebem a proteção das 88 constelações da abóboda celeste. No centro do Santuário, existem 12 casas protegidas, cada uma por cavaleiros de ouro (os mais poderosos cavaleiros de Athena desde épocas mitológicas). Há também a sala do Mestre e o Templo de Athena, onde reside a reencarnação da deusa em forma humana.

Os cavaleiros são constituídos por um sistema hierárquico que divide as armaduras sagradas em ouro, prata e bronze, herdadas por gerações de cavaleiros desde épocas dominadas totalmente por deuses (KURUMADA, 2004). A personalidade de cada cavaleiro deriva dos desenhos das várias constelações, as quais os personagens adotam como seus destinos e símbolos protetores (SSFÓRUM, 2012). Para um ser humano conseguir obter o título de cavaleiro protetor de Athena, necessita passar por um treinamento individual e secreto sob a tutela de um mestre. Esse treinamento pode acontecer no Santuário, na Grécia, nos Cinco Picos de Rozan, na China, na Sibéria Oriental ou em diversos locais pelo mundo desde que devidamente habilitados como centros de treinamento. O treinamento busca desenvolver as habilidades físicas de todos os aspirantes a cavaleiros, dando-lhes forças capazes de rasgar os céus e abrir fendas na terra (KURUMADA, 2004). De todos os cavaleiros, os de bronze são os mais numerosos, quando comparados aos de prata e aos de ouro, e suas habilidades de combate superam a velocidade da barreira do som.

Dentre o grupo dos cavaleiros de bronze da série, destacam-se cinco rapazes que se tornaram também os protagonistas da série. Mediante isso, os cinco cavaleiros de bronze, destinados a defenderem conjuntamente o planeta Terra e sua deusa contra deuses perversos e qualquer força contrária ao bem, possuem personalidades distintas um do outro. Seiya de Pégaso é o destaque dos cavaleiros de bronze e se caracteriza pela perseverança em nunca desistir de uma luta, mesmo que tudo pareça perdido. Shiryu de Dragão é o mais calmo e reservado em relação aos demais cavaleiros. Hyoga de Cisne é o mais racional e emocionalmente distante do referido grupo. Shun de Andrômeda possui o coração mais gentil e puro do anime, odeia lutas e sempre se comporta de forma pacífica.

(4)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 7, p.45221-45239 jul. 2020. ISSN 2525-8761 Por fim, Ikki de Fênix (irmão de Shun de Andrômeda) é considerado o mais forte do grupo e, assim como a fênix mitológica, ganha status de imortal a cada combate.

A estreia do anime Saint Seiya, no Brasil, foi em 1994, na Rede Manchete de televisão. Nessa época, os brasileiros não eram muito acostumados a assistir animes. A maior emissora de televisão do país preferia animações americanas e até tinha em sua grade de programação alguns animes, mas não eram exibidos por muito tempo em virtude da baixa audiência (a média de pontos do ibope dos desenhos infantis era de 2,5 pontos). Até que, finalmente, no dia 1º de setembro de 1994, foi exibido pela primeira vez Os Cavaleiros do Zodíaco na Rede Manchete (METEORO BRASIL, 2017).

O sucesso da animação foi imediato. Os índices de audiência da Rede Manchete aumentavam gradativamente a cada episódio e um novo fenômeno dos animes crescia no Brasil. O faturamento comercial da série também foi um marco significativo. Para se ter uma ideia da dimensão das vendas, o primeiro lote de bonecos dos personagens, denominado linha Saint Seiya Cloth, tinha previsão em vender 90 mil unidades, e o licenciador acabou vendendo 400 mil. No ano seguinte, o sucesso continuou: o Dia das Crianças e o Natal de 1995 venderam, juntos, mais de um milhão de bonecos dos cavaleiros do zodíaco, gerando um faturamento de mais de 50 milhões de reais (SILVA, 2018).

No total, Os Cavaleiros do Zodíaco ficou em exibição três anos e oito dias na Rede Manchete, o que corresponde a 1.104 dias (MUNIZ, 2011). Apesar do sucesso, ainda se desconhecem os motivos que o fizeram ser um fenômeno de audiência e vendas. Em paralelo ao sucesso do anime, a exibição encontrava problemas por causa da aquém qualidade na cobertura de sinal transmitida pela emissora, que não era uma das melhores da época (METEORO BRASIL, 2017).

A vida nos anos de 1990 também era menos digital e até revista em papel chegou a fazer sucesso entre os adolescentes da época. Como exemplo de itens bastante conhecidos para o entretenimento e diversão dos jovens, tinha-se: papel de balas, chocolate surpresa, álbuns de figurinhas, recortes de revistas, dentre outros, tudo fazendo menção aos cavaleiros do zodíaco (OLIVEIRA, 2018).

O padrão de vida da geração de jovens da década 1990, sobretudo nos aspectos socioeconômicos, lazer e entretenimento, pode ser uns dos diversos motivos que possibilitaram a geração da época se identificar com o anime Os Cavaleiros do Zodíaco. Afinal, a infância dos personagens protagonistas da série também foi marcada por problemas como a vulnerabilidade social e a discriminação, pois os cavaleiros de bronze, além de órfãos, precisaram muitas vezes se submeter a vontade daquelas pessoas que, hierárquica e socialmente, estavam acima deles. O anime apresentou-se como mais uma opção de entretenimento aos telespectadores em horário nobre em uma década marcada pela busca desenfreada de liderança do Ibope das principais emissoras de televisão brasileira.

(5)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 7, p.45221-45239 jul. 2020. ISSN 2525-8761 Partindo dessa perspectiva, a hipótese desse estudo respalda-se na possibilidade de o anime Saint Seiya, principalmente a personalidade e as condutas de seus cinco cavaleiros de bronze (personagens com maior visibilidade), ter influenciado características comportamentais e emocionais da geração de 1990. Pois, até hoje, é comum ouvir relatos, principalmente de fãs mais antigos, da influência positiva, como perseverança, altivez e senso de coletividade que os personagens da série lhes proporcionaram durante a vida. Supõe-se que tal perfil individual dos cavaleiros pode ter sido um atrativo para seu público no Brasil da época, haja vista que a nação brasileira apresenta uma miscigenação de etnias, culturas e características do mundo todo que se instalaram na América do Sul.

Esta pesquisa justifica-se pela temática ser um marco na história do entretenimento de uma geração de cidadãos brasileiros, sendo, portanto, pertinente discorrer sobre tal acontecimento, já que, conforme a modernidade avança, é comum haver pouco ou nenhum dado sobre a discussão que se apresenta neste estudo. Leva-se também em consideração o fator retrospectivo e cronológico de Saint Seiya como suporte para a lógica de acontecimentos e possibilidade de correlação existente entre o anime e seu público.

Assim, o objetivo deste trabalho é apontar possíveis influências da série clássica do anime Saint Seiya na geração de jovens da década de 1990. Este estudo também leva em consideração o grande apreço que os fãs têm em relação à Saint Seiya até os dias atuais. Esta pesquisa enquadra-se como um ensaio teórico realizada por meio da coleta de informações com base na literatura, depoimentos de fãs, fóruns de discussões e plataformas midiáticas gerais. Justifica-se o presente percurso metodológico como o mais pertinente pela condição afirmativa que os idealizadores deste manuscrito têm em relação às possiblidades (por meio de manejo alternativo) de discussões críveis sobre essa temática. Menciona-se, ainda, que uma discussão efetiva que verse sobre aspectos retrospectivos de forma a desvendar possibilidades de influência humana é importante e condutora para se entender o percurso de mudanças sociais quando o que está em questão é o cerne de Saint Seiya como fenômeno em evidência.

2 CONSIDERAÇÕES SOBRE O UNIVERSO DOS ANIMES

Os animes são desenhos animados nipônicos com características próprias. O foco das animações são as movimentações dos personagens, com várias cenas de combates, personagens movendo-se rapidamente, e vários efeitos cenográficos em virtude da demonstração de poderes e força dos personagens (SANTONI, 2017). O primeiro anime que se tem registros foi criado em 1907 no Japão e narrava a história de um marinheiro (SALES, 2017). O termo “anime” se refere a produções japonesas ou não, e faz alusão à animação ou desenho existentes.

(6)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 7, p.45221-45239 jul. 2020. ISSN 2525-8761 Geralmente, o ponto inicial para a produção de animes é a publicação de mangás. Mangás são revistas ilustrativas com expressões faciais dos personagens, elementos metalinguísticos (linhas de velocidade, grandes onomatopeias, entre outros) e enquadramentos cinematográficos próprios com vistas a aumentar o impacto emocional no leitor (GOTO, 2020). Culturalmente, na indústria dos animes, caso o mangá obtenha a popularidade necessária em termos de venda, é muito comum que seja adaptado para uma animação. No Japão, a leitura de mangás é bastante corriqueira e é comum, por exemplo, encontrar exemplares nas mãos tanto de executivos como nas de crianças. Surge, nesse sentindo, o conceito de “anime”, que se trata de uma animação dos mangás.

Uma das formas para segmentar a produção de animes no Japão é baseá-la no sexo ou interesse sexual do público-alvo a que se destina. Essa segmentação é complementada por subgêneros indicadores do estilo de cada obra, como acontece em Hollywood: ação, drama, comédia, entre outros. Assim, cada anime é dividido de acordo com sua tipologia (ao público ao qual se destina), a qual se destacam, entre outros, shounen, shoujo, ecchi, seinen, josei, kodomo e hentai (BRUNHOLO, 2016). O foco dos animes shounen são personagens juvenis que, muitas vezes, procuram ser protagonistas da própria história, adquirindo resiliência para superar passados difíceis e proteger as pessoas que possuem mais afetividade. Shoujos são animes com histórias que abordam e enfatizam os relacionamentos amorosos. No entanto, o interesse que conecta as pessoas nesse tipo de anime vai além do amor romântico. As séries shoujos podem envolver triângulos amorosos, casais em destaque e fandoms, tendo também relacionamentos platônicos, especialmente amizades entre garotas (LOOPER; KAHN, 2020).

Seinen, por sua vez, engloba títulos que exibem violência pesada e situações sexuais, não sendo um estilo indicado ao público infantojuvenil, mesmo quando os personagens retratados estão na escola ou têm idade inferior à do leitor em questão (BRUNHOLO, 2016). O anime ecchi pode ser considerado sexy pelas diversas histórias com enredos sensuais, mas o conteúdo não é considerado pornográfico. Apesar de abordar temáticas sexuais, o anime funciona como uma ferramenta de sedução, e não representa atos sexuais reais e sem censura (LOOPER; KAHN, 2020). Josei é versão feminina dos animes seinens. Inclui dramas fortes, problemas corriqueiros dos adultos e romances mais próximos à realidade, quando comparado a outros animes, como os shoujos, que tendem a mostrar os romances de forma idealizada (BRUNHOLO, 2016). Kodomo são animes não tão conhecidos no Ocidente. Em linhas gerais, trata-se de desenhos educativos para crianças. Algumas séries kodomo são conhecidas no Ocidente como Pokemon, Hamtaro e Yo-Kai Watch (LOOPER; KAHN, 2020). Por fim, hentais, destinado ao público adulto, são animes com o intuito de mostrar cenas explícitas de nudez.

(7)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 7, p.45221-45239 jul. 2020. ISSN 2525-8761 A Rede Manchete foi a responsável pela introdução das produções de animes japoneses no Brasil que, anos depois, outras emissoras de televisão também exibiriam. Os Cavaleiros do Zodíaco (shounen), Samurai Warriors (shounen), Shurato (shounen), Yu-Yu-Hakushô (shounen), Sailor Moon (shoujo) e Us Mangá (seinen) foram os animes exibidos no canal. Alguns tokasatsus (filmes de efeitos especiais), exibidos pela emissora, como Jaspion, Changeman e Jiraiya, também fizeram sucesso no país e contribuíram para a exibição de animes em massa (MUNIZ, 2011).

No Brasil, os animes são exibidos há muitos anos e as séries shounens são as que mais fizeram sucesso no país (BRUNHOLO, 2016). Essas séries são recheadas de personagens poderosos, protagonistas com forte senso de dever e justiça, e, em sua maioria, apresentam um largo repertório de episódios de combates (BERNARDES, 2019). Dentre os shounens mais populares de todos os tempos, exibidos em canais de televisão aberta no Brasil, têm-se Os Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball, Naruto Shippuden, One Piece, dentre outros (MUNIZ, 2011).

O ponto inicial para o sucesso dos shounens na televisão aberta foi a exibição dos Os Cavaleiros do Zodíaco, que, sozinho, gerou, em 1994, o boom dos desenhos japoneses que ecoam até na atualidade (GOTO, 2020). Sabendo-se da relevância do anime para a geração da década de 1990, é necessário compreender a trajetória de Saint Seiya.

3 ANIME SAINT SEIYA

Entre 1986 e 1990, foi escrito e ilustrado o mangá de Saint Seiya pelo japonês Masami Kurumada, criador da série. O autor nasceu em Tóquio em 1953 e, dentre suas variadas obras, como Ring ni Kakero e B’t X, a mais conhecida é Os Cavaleiros do Zodíaco. As obras do autor seguem estilo de lutas por ser o próprio Masami Kurumada fã de artes marciais (DANTAS, 2013). A maioria dos personagens criados pelo autor, mesmo que em obras diferentes, é semelhante em termos de afeição e personalidade. Isso porque Masami utiliza a técnica Star System (sistema de elenco estável de personagens) que padroniza as semelhanças dos personagens de universos de mangás ou animes distintos (SSFÓRUM, 2012).

Em Saint Seiya, Kurumada inspirou-se na mitologia grega para desenvolver o anime, mas há, na narrativa, características da astronomia, história humana, astrologia, filosofia, cristianismo e antropologia. Por exemplo, cita-se sobre o fenômeno astronômico da eclíptica que se tornou o trajeto a qual as dozes armaduras de ouro percorrem na abóboda celeste desde épocas mitológicas. Faz-se, também, alusão ao budismo e seus ensinamentos no comportamento do cavaleiro de ouro do signo de virgem e a fé de Hyoga, que carrega em sua armadura a cruz do norte em referência a sua crença cristã, dentre outros relevantes elementos das aludidas doutrinas. Complementa-se, ainda, que as

(8)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 7, p.45221-45239 jul. 2020. ISSN 2525-8761 múltiplas inspirações (ecléticas) para a criação de suas obras foram essenciais para o sucesso em várias nações.

A série Saint Seiya “clássica”, que se refere à cronologia oficial da série, contém mangás com 28 volumes, com média de 400 páginas cada, divididos em três partes principais (sagas): Santuário (volumes 1 a 13), Poseidon (volumes 14 a 18) e Hades (volumes 19 a 28) (SSFÓRUM, 2012). Já o arco do anime clássico apresenta 145 episódios, com média de 20 minutos cada, e engloba a cronologia oficial: a) Santuário, b) Asgard (Mitologia Nórdica), c) Poseidon e d) Hades. Tem-se, também, de forma animada, spin-offs do anime com as tramas Alma de Ouro, Lost Canvas, Ômega e Santia Shô, além de um reboot feito por uma plataforma de streaming.

A estreia do anime no Japão foi em 11 de outubro de 1986, na rede de televisão Asahi. E alguns fatores foram relevantes para o sucesso imediato do anime como o fato de, na época, não ser comum um mangá se tornar anime tão repentinamente. A produção da animação utilizou recursos como tecnologia de processamento óptico que ainda não havia sido utilizada no Japão até então, fora as inúmeras ações promocionais realizadas (CAVZODÍACO, 2019a).

O anime Saint Seiya conta a história do protagonismo de Seiya de Pégaso, Shun de Andrômeda, Shiryu de Dragão, Hyoga de Cisne e Ikki de Fênix, todos jovens cavaleiros de bronze, que juraram lealdade à Deusa Athena. Cada um desses jovens foi enviado individualmente como candidatos a cavaleiros a diversos centros de treinamento no mundo todo para adquirirem o poder emanado de seus cosmos e as armaduras de bronze que servem de protetores para seus corpos, como mencionado anteriormente.

Seiya treinou no Santuário da Grécia, berço dos cavaleiros, sob a supervisão de Marin de Águia e obteve a armadura de Pégaso. Shiryu treinou nos Cinco Picos de Rozan, uma região da China envolta por uma grande cachoeira e diversas montanhas. Sob a tutela de Dohko de Libra, um cavaleiro de ouro zodiacal, Shiryu se tornou o cavaleiro de bronze de dragão que possui o punho e o escudo mais poderoso dentre as amaduras (KURUMADA, 2005). Já Hyoga obteve a armadura de Cisne após treinar nas terras de geleiras a Leste da Sibéria, tendo como mestre o cavaleiro de ouro, Camus de Aquário que controla o frio (KURUMADA, 2004). No anime é retratado também uma parte do treinamento de Hyoga sob a supervisão do Cavaleiro de Cristal, um cavaleiro de prata.

Shun foi treinado por Albion de Cefeu, um cavaleiro de Prata, na ilha de Andrômeda, uma ilha arenosa e rochosa localizada no oceano Índico, próximo à Somália. Como consequência, Shun obteve a armadura de Andrômeda que possui o melhor equilíbrio de ataque e defesa dentre as armaduras (KURUMADA, 2005). Ikki de Fênix treinou sob a tutela de Guilty, guardião da Ilha da Rainha da Morte, uma ilha vulcânica fictícia do universo de Saint Seiya localizada no Pacífico Sul,

(9)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 7, p.45221-45239 jul. 2020. ISSN 2525-8761 abaixo do Equador. Ikki obteve a armadura de fênix e a maior força dos cavaleiros, triunfando em inúmeras batalhas com o bater de suas asas imortais (KURUMADA, 2004).

Na série, existem 88 armaduras, o mesmo número de constelações modernas, e cada armadura representa uma determinada constelação. Ao todo, são 12 armaduras de ouro (constelações zodiacais), 24 armaduras de prata (constelações austrais) e 48 armaduras de bronze (constelações boreais) (SAINT SEIYA WIKI, 2013). Descreve-se, ainda, que as constelações zodiacais se encontram sobre a linha orbital por onde passa o Sol e são vistas desde a antiguidade (KURUMADA, 2004).

Além das 88 constelações, cujos cavaleiros representantes têm a comum missão de proteger Athena, há uma hierarquia entre as categorias de cavaleiros que fazem parte do universo de Saint Seiya. Nessa hierarquia, o Mestre do Santuário está acima de todos os cavaleiros. Ressalta-se que ele só fica hierarquicamente abaixo da Deusa Athena.

A missão dos cavaleiros de bronze, prata ou ouro e dos demais soldados é comum a todos e em todas as eras mitológicas, desde a explosão do Big Bang, e visa a proteger a Deusa Athena, no Santuário, contra deuses perversos da mitologia grega que objetivam dominar o planeta Terra e destrui-lo (Figura 1).

Figura 1 - Saint Seiya: (a) os cinco cavaleiros de bronze; (b) os cavaleiros reunidos com Athena, no Santuário

Fonte: Arboés (2019) e Cavzodíaco (2011).

(10)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 7, p.45221-45239 jul. 2020. ISSN 2525-8761 A mitologia grega abordada em Saint Seiya é inspirada em duas nuances. A primeira nuance baseia-se no mito dos deuses da Grécia antiga, tal qual se conhece na literatura. Essas divindades representam os elementos do universo, como os deuses do Sol (Hélio), Gaia (Terra) e Artémis (Lua). A segunda nuance é baseada no Hipermito, uma teoria criada dentro do próprio universo da série, a qual os deuses influenciam no destino dos seres humanos enquanto aumentam seus próprios poderes (KURUMADA, 2004).

Nessa premissa, Athena é a Deusa da guerra e governanta do planeta Terra. O regente do mundo dos mortos é Hades. Já o céu é dominado por Zeus e Poseidon governa os mares (KURUMADA, 2005). Essas divindades lutam entre si desde épocas longínquas pelo domínio da Terra nas chamadas “Guerras Santas”.

Nesse sentido, todas as disputas advindas da manifestação da vontade dos deuses em querer o domínio da Terra passaram a ser chamadas de Guerras Santas, que acontecem em média a cada 250 anos (SSFÓRUM, 2012). A série clássica de Saint Seiya não aborda profundamente as gerações passadas dos cavaleiros que lutaram contra os deuses desde épocas mitológicas até os dias atuais. Apenas cita que sempre existiram essas batalhas ao longo dos séculos. O que se tem é um spin off da série denominado The Lost Canvas que conta a batalha do exército de Athena contra Hades no século XVIII. Todavia, o foco principal da série clássica do anime é nas batalhas da nova era dos deuses do século XX.

Na nova era, os cavaleiros de bronze Seiya, Shiryu, Hyoga e Shun, inicialmente, enfrentaram outros cavaleiros de bronze (Jabu de Unicórnio, Ichi de Hidra, Geki de Urso, Nachi de Lobo e Ban de Leão Menor) na Guerra Galáctica, um torneio organizado por Saori Kido. O torneio era a vontade de Mitsumasa Kido que tinha falecido pouco tempo antes do início da Guerra Galáctica. O objetivo do respectivo torneio visava ao embate dos jovens que retornaram ao Japão como cavaleiros de bronze, cujo campeão seria contemplado com a armadura de ouro de Sagitário, uma das 12 armaduras de ouro zodiacais considerada a mais poderosa do anime. Contudo, o torneio foi interrompido, nas fases finais, por forças do Santuário que estavam à procura da armadura de ouro.

Ikki, um dos cinco protagonistas da série, apareceu, inicialmente, como inimigo dos cavaleiros e era uma dessas forças do Santuário. Posteriormente, se juntou ao grupo dos cavaleiros de bronze assim que percebeu o verdadeiro perigo que se aproximava por causas das demais referidas forças que buscavam a armadura de ouro. Essas forças eram os cavaleiros negros e fantasmas, forças malignas externas ao santuário. Os cinco jovens derrotam em sucessivas batalhas essas forças e passam a enfrentar, em seguida, o exército oficial do Santuário, os cavaleiros de prata.

Esse foi o momento em que o combate que envolvia os cinco cavaleiros de bronze e os cavaleiros de prata tornou-se mais acirrado, pois os cavaleiros de prata possuíam um cosmo mais

(11)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 7, p.45221-45239 jul. 2020. ISSN 2525-8761 poderoso que os de bronze (KURUMADA, 2005). Os cavaleiros de prata, sob as ordens de Saga, cavaleiro de ouro da constelação zodiacal de Gêmeos, precisavam levar a armadura de ouro que estava em posse de Saori Kido e dos demais cavaleiros de bronze ao santuário. Saga era o Mestre do Santuário e conseguiu tal feito após assassinar Ares, o verdadeiro Grande Mestre. Após o ocorrido, Saga passou a agir disfarçadamente como se fosse Ares, o mestre assassinado.

O Mestre, a princípio, deveria liderar os cavaleiros para proteger Athena e a paz na Terra, porém, Saga acabou tomando o controle do Santuário e ordenou aos demais cavaleiros de bronze, prata e ouro, que estavam no Santuário, para assassinar Saori Kido e os cinco cavaleiros de bronze no Ocidente. Ironicamente, todos os cavaleiros deveriam lutar pela justiça e não por motivos pessoais. Após as batalhas que culminaram na derrota dos cavaleiros fantasmas, negros e prata, Saori Kido descobre que é a reencarnação de Athena e convoca os cavaleiros de bronze para acompanhá-la ao santuário rumo à batalha final contra o Mestre Ares. Já no Santuário, para chegarem até a saacompanhá-la onde se encontrava o Mestre, os cavaleiros precisam passar pelas 12 casas guardadas individualmente por cavaleiros de ouro que representam os 12 signos do zodíaco (aries, touro, gêmeos, câncer, leão, virgem, libra, escorpião, sagitário, capricórnio, aquário e peixes) (Figura 2). Era o início da batalha entre os cavaleiros de bronze e os cavaleiros de ouro.

Figura 2 - As 12 casas que formam o Santuário de Athena

(12)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 7, p.45221-45239 jul. 2020. ISSN 2525-8761 Os cavaleiros de ouro são os mais fortes do exército de Athena e dominam o sétimo sentido, o poder latente máximo que um cavaleiro pode alcançar (KURUMADA, 2005). Esse poder faz a força dos cavaleiros de ouro aplicar golpes na velocidade da luz. Eles se colocaram no caminho dos cinco jovens e de Athena, pois desconheciam integralmente a intenção do Mestre do Santuário e achavam que os cinco cavaleiros e Athena eram, na verdade, rebeldes. A derradeira batalha termina com a vitória dos jovens cavaleiros de bronze e de Athena e, logo, a morte dos cavaleiros de ouro de câncer, capricórnio, aquário e peixes durante a saga do Santuário. O último confronto na batalha das doze casas zodiacais foi contra o Mestre (cavaleiro zodiacal da constelação de gêmeos) que acabou sendo derrotado pelo poder de Athena.

O próximo embate é contra o Deus dos Mares Poseidon e seu exército de marinas (sete soldados com armaduras em formato de escamas que protegem o Deus, em Atlântida, um templo submarino localizado abaixo do nível do mar). Nessa batalha, existe um combate inicial nas terras boreais de Asgard, na mitologia nórdica, contra os inimigos protegidos pelas constelações da Ursa Maior, os guerreiros deuses. Esse combate serve de prólogo para a batalha posterior contra Poseidon e seus marinas que acontece em seus domínios. Atlântida, o Santuário do mar de Poseidon, é composta de sete pilares guardados, individualmente, por generais marinas. Cada pilar representa os sete oceanos. A batalha termina com a vitória dos cavaleiros de bronze e Athena e a derrota de Poseidon e seus marinas.

Por fim, a batalha contra Hades, senhor do mundo dos mortos, denominada “A Última Guerra Santa”, inicia. Os cavaleiros de bronze, agora com a ajuda dos cavaleiros de ouro de áries, touro, leão, virgem, libra e escorpião, que sobreviveram à batalha do Santuário, enfrentam os espectros de Hades, um exército de 108 guerreiros das trevas que utilizam sapuris (armaduras originadas de um mineral encontrado nos frutos da Mokurenji, único ser vivo do mundo dos mortos). Os confrontos acontecem primeiramente no Santuário, na Terra. Posteriormente, as lutas seguem para o mundo dos mortos e só finalizam nos campos elísios, um paraíso florido dentro do inferno, com a derrota dos espectros de Hades, e a vitória de Athena e seus cavaleiros.

O anime Saint Seiya possui atributos e peculiaridades próprias que podem ter influenciado positivamente para seu sucesso como fenômeno social no Brasil. Essas particularidades – concomitantes em um só anime – podem ser características da personalidade de seus personagens, acontecimentos durante a trama histórica, cronologia dentro de uma lógica ainda não conhecida mundialmente, múltiplos fatos ocorridos na vasta geografia mundial, diversas qualidades próprias de culturas diferentes, eventos não previsíveis, valores positivos empregados explicitamente no fluxo da animação e episódios com inúmeros escopos dramáticos, felizes, amorosos, cômicos, apaixonados, combativos, tristes, reflexivos, históricos dentre outros. Tais particularidades fizeram com que Saint

(13)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 7, p.45221-45239 jul. 2020. ISSN 2525-8761

Seiya se tornasse um ícone para uma geração principalmente de jovens da década de 1990 no país. Hoje, já adultos, mas com a mesma admiração que outrora tiveram.

4 POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS DOS PERSONAGENS E ACONTECIMENTOS DE SAINT SEIYA EM UMA GERAÇÃO

Uma das características exigidas de um cavaleiro de Athena é a agilidade que seus golpes secretos devem possuir para acabar rapidamente com seus oponentes (KURUMADA, 2004). Essas agilidades acabam influenciando na personalidade de cada cavaleiro. Barros, S. (2019), em seu canal em uma plataforma de compartilhamento de vídeos, defende que Seiya de Pégaso possui a velocidade e a agilidade como principal arma de combate, muito mais do que os outros protagonistas. Essa velocidade e agilidade acabam tornando o Pégaso impulsivo, querendo resolver os combates de maneira que possa prevalecer seus ideais e senso de justiça. Barros, J. (2017) menciona que tais características de Seiya de Pégaso o torna impulsivo, generoso, de coração ardente e sincero, possuindo enorme senso de justiça e amor aos amigos, reflexo de seu caráter e lealdade.

É comum nos combates de Seiya, ele ressaltar frases como “[...] mesmo que meu corpo seja feito em pedaços, meu cosmo é indestrutível [...]” (KURUMADA, 2004, p. 147). A motivação para tal característica do personagem Seiya reside no fato de, durante sua infância, antes de ir para o treinamento no Santuário, ter sido separado de sua irmã mais velha Seika e ele acabou prometendo a si que iria revê-la uma vez mais assim que conseguisse a armadura de Pégaso. Tal acontecimento dá forças ao cavaleiro que, mesmo em combates difíceis, consegue superar a si mesmo.

De acordo com um depoimento de um fã (G. B., 36 anos) do anime,

[...] apesar de muita gente criticar o Seiya, aprendi com ele uma lição importante, de que mesmo que a vida te derrube várias vezes você nunca deve desistir. Eu sei que é uma frase bem clichê, mas, graças a sua persistência sempre me motivou a seguir em frente. Por isso, Seiya é meu personagem favorito [...] (BARROS, S., 2019).

Assim, pode-se inferir, por meio de raciocínio indutivo, que Seiya influenciou uma legião de pessoas em decorrência de sua personalidade indestrutível, tanto pessoas que fizeram parte da geração de 1990, como também a geração contemporânea, principalmente por ser um cavaleiro perseverante que zela pela amizade.

Os valores vinculados à personalidade do cavaleiro de Pégaso, como a perseverança e a valoração da amizade, tornaram-no muito querido e admirado pelos fãs, de forma a influenciar o comportamento destes, já que Seiya costuma “soar a camisa”, chorar e crescer pelo seu próprio esforço, como acontece no dia a dia de muitos brasileiros.

(14)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 7, p.45221-45239 jul. 2020. ISSN 2525-8761 Já o cavaleiro Shun de Andrômeda tem uma personalidade pacífica e detesta disputas, tanto que não hesita em oferecer a própria vida se o seu sacrifício poupar a vida de outras pessoas. Por ter medo de ferir os outros, acaba escondendo o seu verdadeiro poder (KURUMADA, 2004). Andrômeda, durante a guerra galáctica e os demais combates contra os cavaleiros fantasmas e de prata, nunca usou seu poder em grau máximo, mesmo estando muitas vezes em desvantagens. Apenas no final da luta das doze casas zodiacais (Saga do Santuário), contra o cavaleiro de ouro de peixes, que elevou seu cosmo ao máximo, revelando sua verdadeira força. A bondade e a vontade em acreditar nas pessoas, por mais corrompidas que pareçam ser, fez Shun ter a alma mais pura da época entre os cavaleiros defensores de Athena.

Shun, por apresentar características pacifistas, meiguice e se preocupar demasiadamente com os outros, acabou por influenciar muitos admiradores que viam, no cavaleiro, verossimilhanças.

[...] o Shun de Andrômeda (armadura rosa), era meu preferido. Uma escolha pouco óbvia, já que o personagem talvez seja o que mais desagrada os fãs da série por ele conter características mais ‘femininas’. Nunca me importei com isso, lembro até de ganhar uma camiseta estampada com ele [quando criança] [...].

Mesmo sendo zombado, desacreditado e ser considerado o mais fraco de todos os cavaleiros, Shun continua o mesmo. Passam todas as batalhas e ele não muda; segue acreditando no melhor do ser humano e sendo fiel a si mesmo e a seus amigos, mesmo que isso custe sua vida. (FRANCISCHI, 2014).

Com base no depoimento anterior, percebe-se que Shun é o humano mais bondoso a nascer no século atual de Saint Seiya. Logo, ele não consegue lutar contra os oponentes com objetividade e frieza. Shun é um cavaleiro muito misericordioso e seus delicados traços faciais e sua personalidade pacífica o fazem parecer muitas vezes covarde pelos adversários, mas, na realidade, é uma forma que encontrou para esconder sua natureza forte (KURUMADA, 2004). Por esses motivos, a personalidade de Shun inspira bondade em um mundo no qual as pessoas podem viver em harmonia sem ferir umas às outras.

Tem-se também, Shiryu de Dragão, que possui uma personalidade de seriedade e não teme oferecer a sua vida aos adversários por uma causa justa (KURUMADA, 2004). Tanto é que, nos combates, não é raro vê-lo com ferimentos graves e sérias hemorragias. Por duas vezes, perdeu a visão em acontecimentos contra Algol de Perseu (cavaleiro de prata), na Batalha do Santuário e Krishna de Crysaor (cavaleiro marina), na batalha de Poseidon. Todavia, nem a cegueira foi capaz de apagar seu espírito de luta. Na realidade, ele se tornou ainda mais poderoso após esses acontecimentos. Nesse sentido, muitos admiradores acabaram tendo um apreço por Shiryu por causa de sua honestidade, honra e sacrifício.

[...] Quando eu tinha 7 anos, meu irmão me perguntou por que eu estava deixando o cabelo crescer, eu disse que queria ter um cabelo grande como o Shiryu.

(15)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 7, p.45221-45239 jul. 2020. ISSN 2525-8761 O Dragão era o guerreiro mais sábio dentre os cinco protagonistas. Ele sempre procurava saber mais e tentar entender os seus oponentes [...].

[...]

A honra do Dragão sempre esteve intacta [...].

[...] Perdi a conta de quantas vezes eu fiquei tocado pelo fato de Shiryu cegar os próprios olhos em alguma batalha ou de quando ele levou Capricórnio aos céus [...] (ARBOÉS, 2019).

Pode-se observar na escrita anterior uma grande admiração pelo personagem Shiryu. O cavaleiro de bronze, durante muitas batalhas no anime, acabou retirando sua própria armadura, ficando com o corpo desprotegido, só para desenvolver um cosmo mais poderoso a ponto de superar adversários poderosos, mesmo sofrendo ataques corporais diretamente. Quando Shiryu está em combate, a simples vontade de testar os ensinamentos do seu mestre vai se transformando em um objetivo maior de proteção à justiça em nome da amizade (KURUMADA, 2004). Portanto, acaba se tornando uma personalidade dotada de força e sabedoria, inspirando muitas pessoas a encontrarem suas verdadeiras forças na coragem e na astúcia.

Outro cavaleiro de bronze de grande protagonismo é chamado de Hyoga de Cisne, o mais racional do grupo, no entanto, possui um lado emotivo que não consegue abandonar (KURUMADA, 2004). Hyoga é muito apegado às memórias afetivas da sua falecida mãe, a Russa Natássia, que morreu durante um naufrágio no mar congelado da Sibéria Oriental. Por isso, Hyoga carrega em sua armadura um terço que representa a cruz do Norte, em um gesto de fé pela memória da sua mãe. Diante disso, infere-se que a frieza de Hyoga encoberta sua maior tristeza.

Todos os cavaleiros eram órfãos, mas só Hyoga tinha a mãe sendo sempre mostrada [...]. Hyoga tinha perdido alguém, como eu. Eu me imaginava sendo um cavaleiro que sempre batalharia pensando em alguém que eu havia perdido muito cedo, como ele.

Depois de um tempo, notei que havia outro traço que me marcava bastante. O fato de Hyoga ter superado os seus mestres. Sempre admirei isso de alguma forma e guardei para o meu futuro. Tudo que aprendo, tento desenvolver o suficiente para alcançar aquele que me ensinou. (ARBOÉS, 2019).

Segundo o depoimento anterior, Hyoga de Cisne simboliza todas as pessoas que perderam alguém importante e precisaram superar a dor de perdê-las. Por isso, Hyoga é outro cavaleiro de bronze que pode ter contribuído para mudar a atitude de muitas pessoas, encorajando-as a superar suas maiores fraquezas emocionais e perdas precoces de familiares.

Com o coração gélido, Hyoga leva o frio do zero absoluto (-273,15 °C) sob as asas do cisne (KURUMADA, 2004). Ao longo do anime, ele vai superando suas principais emoções e se torna emocionalmente mais forte. Principalmente quando enfrenta seu próprio mestre, Camus de Aquário, na batalha do Santuário. Camus ensina Hyoga a seguir com seus ideais sem se abalar com as emoções, porque, segundo ele, os sentimentos tornam as pessoas fracas. Hyoga, portanto, torna-se o cavaleiro mais prodigioso no controle da temperatura e emoções.

(16)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 7, p.45221-45239 jul. 2020. ISSN 2525-8761 Ikki de Fênix é tido como o solitário pássaro imortal que abandonou sua bondade e lágrimas no inferno. Esse inferno é uma alusão à rigidez descomunal do treinamento que Ikki teve para se tornar cavaleiro. Ikki foi ensinado pelo seu mestre a odiar tudo e a todos, sendo um inimigo inicial dos cavaleiros de bronze, entretanto, acabou fazendo parte do grupo de Seiya e demais cavaleiros lutando ao lado da Deusa Athena. Misericórdia e compaixão pelos outros no campo de batalha, como fazem Seiya, Shiryu e Shun, não é uma das características da personalidade de Ikki. Na verdade, Fênix é muito objetivo e não hesita em atacar um adversário em suas batalhas. Ele possui uma força além de um cavaleiro de bronze, usando também técnicas psíquicas contra seus adversários (KURUMADA, 2004).

Desde a infância, de todos os cavaleiros órfãos, Ikki sempre foi o mais consciente da própria situação de vulnerabilidade. Em consequência de todas as dificuldades do cavaleiro de Fênix, ele aprendeu a ser forte o bastante para não demonstrar tristeza em suas lágrimas. Por isso, todas as raras vezes que foi visto lagrimando, era sinal de que estava verdadeiramente arrependido de seus atos. Por isso, precisou ser forte física e emocionalmente em muitas situações, fatos que devem ter influenciado muitos fãs da época a se identificarem com sua personalidade.

Quando eu era criança, não tive a oportunidade de comprar um boneco dos cavaleiros, pois eram caros, para os padrões econômicos da época. No lugar onde eu morava, o melhor ‘rolê’ depois do desenho era brincar com a palha de aço que colocávamos na antena da televisão para o sinal melhorar. Eu colocava fogo na palha de aço, segurava nas mãos, dava golpes no ar e saia gritando “Ave Fênix”. (METEORO BRASIL, 2017).

Um fator de atração para fãs terem se identificado com Ikki reside no fato de ele, desde criança, precisar desenvolver um cosmo poderoso para proteger seu irmão recém-nascido (Shun), com uma força que demonstrava ser maior que a de um homem adulto comum. Ikki representa os brasileiros que precisaram cuidar de irmãos recém-nascidos sem o acompanhamento dos pais. E, por ser considerado o cavaleiro de bronze mais forte, acabou se tornando o preferido de muitas crianças da década de 1990, pois é comum crianças se espelharem em personagens poderosos e com protagonismo de heróis.

Diante das menções anteriores que versam sobre os cinco cavaleiros de bronze e a apresentação de depoimentos que sugerem forte influência em uma geração, têm-se alguns acontecimentos ao longo do anime que possivelmente tiveram notável alcance ao público brasileiro, por exemplo, o treinamento intenso dos cavaleiros que os fez se afastarem de pessoas que amam para adquirirem força o suficiente para sobreviverem às adversidades. Isso lembra todos os brasileiros que precisam, muitas vezes, mudar de cidade e abandonar suas próprias famílias com o intuito de trabalhar e estudar, na esperança de um dia poderem retornar as suas origens e propiciarem melhores condições

(17)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 7, p.45221-45239 jul. 2020. ISSN 2525-8761 de vida aos familiares. Saori Kido, a reencarnação da Deusa Athena no século XX, também influenciou principalmente o público do sexo feminino. Saori possui uma doçura e calma bastante controlável ao liderar seus cavaleiros, e, mesmo sendo de família rica, tinha bastante compaixão e ternura pelos mais vulneráveis socialmente. Seu maior legado na série é proteger os humanos por acreditar que o amor é a força motriz que torna os humanos mais fortes. Outros acontecimentos importantes na série destacam a importância de valores como a honestidade, lealdade, bondade e amizade. Os cavaleiros só conseguiram superar grandes obstáculos quando fizeram uso da coletividade em batalhas, respeitando os adversários e não utilizando trapaças para alcançar a vitória. A essência da força de cada cavaleiro de bronze é deixar de lado o egoísmo e a preocupação demasiada em querer ser o mais forte.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A condição histórica e mitológica dos cavaleiros do zodíaco, que se reúnem em média a cada 250 anos, resiste às barreiras do tempo e eterniza a iconicidade de um anime que está presente de forma ímpar na memória de uma geração de telespectadores brasileiros. O anime Saint Seiya, mais que um fenômeno social, pode ser considerado um marco ainda atual após décadas de sua vinda para o Brasil. O protagonismo dos cinco cavaleiros de bronze trouxe, de fato, contribuições ao universo de milhares de pessoas não somente em território latino-americano, mas de outras grandes regiões ao longo do mundo. A grande influência positiva na geração de jovens da década de 1990 foi no comportamento e no emocional por meio da personalidade única de Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki de forma concomitante apresentada em um único anime. Menciona-se que, também, por meio de acontecimentos e tramas na história de Saint Seiya, pode-se aferir certa contribuição na formação da personalidade infantojuvenil da época, principalmente no que tange aos aspectos de liderança, superação, honestidade e sabedoria dos personagens.

Nesse sentindo, o objetivo deste trabalho foi atingido de forma satisfatória, pois a série clássica do anime em questão influenciou consideravelmente uma geração de pessoas por meio de um fenômeno social que foi capaz de transformar comportamentos e emoções. Tal consideração é confirmada nos vários depoimentos apresentados ao longo deste manuscrito e também pela vivência empírica com fãs do respectivo anime. Menciona-se, ainda, que os novos telespectadores estão lidando com o respectivo anime como algo extremamente válido no que diz respeito aos valores humanos e imensa diversão proporcionada pela obra de Masami Kurumada. Confirma-se, também, a assertividade da hipótese deste estudo ao se descreverem as características de cada personagem e acontecimentos da série que influenciaram uma geração.

(18)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 7, p.45221-45239 jul. 2020. ISSN 2525-8761 O anime Saint Seiya apresenta uma admiração caracterizante de um público que até nos dias atuais continua assistindo incansavelmente e repetidamente a episódios do anime clássico para rever acontecimentos, tirar dúvidas de tramas e escutar a abertura, dublagens e trilhas sonoras. Há também o crescimento de plataformas de compartilhamento de vídeos que debatem os novos acontecimentos do anime e acabam atraindo uma nova legião de fãs.

REFERÊNCIAS

ARBOÉS, M. O que aprendi com os cavaleiros de bronze. [S.l.]: Medium, 2019. Não paginado. Disponível em: https://medium.com/@marcussarbos/o-que-aprendi-com-os-cavaleiros-de-bronze-5189217b263f. Acesso em: 22 jun. 2020.

BARROS, J. J. S. “Me dê seu líder Pégaso!”: um estudo dos perfis de liderança presentes nos cavaleiros do zodíaco. Orientador: Luiz Sebastião dos Santos Júnior. 2017. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.

BARROS, S. 10 fatos sobre Seiya de Pégaso que vão te surpreender | Katsu X. San Bruno: Youtube, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eF7AiBdkWa8. Acesso em: 22 jun. 2020. BERNARDES, P. 5 ótimos animes shounen que você provavelmente não conhece. [S.l.]: Cúpula do Trovão, 2019. Não paginado. Disponível em: https://cupulatrovao.com.br/especiais/5-otimos-animes-shounen-que-voce-provavelmente-nao-conhece/. Acesso em: 22 jun. 2020.

BRUNHOLO, C. Ecchi, Shonen e mais: conheça a definição dos estilos de animação japonesa. [S.l.]: IGN Brasil, 2016. Não paginado. Disponível em: https://br.ign.com/lista/18121/feature/ecchi-shonen-e-mais-conheca-a-definicao-dos-estilos-de-animacao-japonesa. Acesso em: 22 jun. 2020. CAVZODÍACO. 30 anos da estreia do anime no Japão. [S.l.], 2019a. Não paginado. Disponível em: https://www.cavzodiaco.com.br/informacoes/introducao-aos-cdz/materias-comemorativas/30-anos-da-estreia-do-anime-no-japao. Acesso em: 22 jun. 2020.

CAVZODÍACO. As doze casas do zodíaco. [S.l.], 2019b. 1 imagem, formato JPG. Disponível em: https://www.cavzodiaco.com.br/images13/santuario_serieclassica.jpg. Acesso em: 22 jun. 2020. CAVZODÍACO. Athena no Santuário. [S.l.], 2011. 1 imagem, formato JPG. Disponível em: https://www.cavzodiaco.com.br/imagens_fas/166033/5994.jpg. Acesso em: 22 jun. 2020.

DANTAS, G. Biografia – Masami Kurumada. [S.l.]: Expresso Nerd, 2013. Disponível em: https://www.expressonerd.com.br/biografia-masami-kurumada/. Acesso em: 22 jun. 2020.

FRANCISCHI, A. 5 lições que eu aprendi com Shun de Andrômeda. [S.l.]: Prosa Livre, 2014. Não paginado. Disponível em: https://prosalivre.com/5-licoes-que-eu-aprendi-com-shun-de-andromeda/. Acesso em: 22 jun. 2020.

GOTO, M. Quando surgiram os primeiros mangás e animes? Superinteressante, 14 fev. 2020. Não paginado. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quando-surgiram-os-primeiros-mangas-e-animes/. Acesso em: 22 jun. 2020.

(19)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 7, p.45221-45239 jul. 2020. ISSN 2525-8761 KURUMADA, M. Enciclopédia cavaleiros do zodíaco. Tradução e adaptação: Adriana Sada. São Paulo: Conrad do Brasil, 2004.

KURUMADA, M. Os cavaleiros do zodíaco – episódio zero. Direção: Toei Animation. Duplagem: Dubrasil. São Paulo: PlayArte Home Vídeo, 2005. DVD.

LOOPER, R.; KAHN, J. Conheça os principais gêneros de animes. Teresina: Quinta Capa Quadrinhos, 2020. Não paginado. Disponível em: https://quintacapa.com.br/lista-conheca-os-principais-generos-de-animes/. Acesso em: 22 jun. 2020.

METEORO BRASIL. Cavaleiros do zodíaco no Brasil de 1994. San Bruno: Youtube, 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7FB7lYt38hw&feature=youtu.be. Acesso em: 22 jun. 2020.

MUNIZ, R. História dos animes na TV aberta: dos anos 80 até os dias de hoje. [S.l.]: Clube de Autores, 2011. E-book.

OLIVEIRA, F. 7 coisas que faziam sucesso entre adolescentes dos anos 90. Lugano: Blasting News, 2018. Disponível em: https://br.blastingnews.com/curiosidades/2018/12/7-coisas-que-adolescentes-dos-anos-90-gostavam-de-fazer-002792573.html. Acesso em: 22 jun. 2020.

SAINT SEIYA WIKI. Armaduras de Athena. San Francisco: Fandom, [2013?]. Disponível em: https://saintseiya.fandom.com/pt-br/wiki/Armaduras_de_Atena. Acesso em: 22 jun. 2020.

SALES, B. O que é um anime? E o que significa Otaku? [S.l.]: Segredos do Mundo, 2017. Disponível em: https://segredosdomundo.r7.com/o-que-e-um-anime-e-o-que-significa-otaku/. Acesso em: 22 jun. 2020.

SANTONI, P. R. Animes e mangás: a identidade dos adolescentes. Orientador: Belidson Dias Bezerra Junior. 2017. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Artes Visuais) – Universidade de

Brasília, Brasília, DF, 2017. Disponível em:

https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/24480/1/2017_PabloRodrigoSantoni.pdf. Acesso em: 22 jun. 2020.

SILVA, B. Os 20 anos de cavaleiros do zodíaco no Brasil: como o acaso trouxe para a tv brasileira a série que abriu as portas para os animes no país. [S.l.]: Omelete, 2018. Não paginado. Disponível em: https://www.omelete.com.br/cavaleiros-do-zodiaco/os-20-anos-de-cavaleiros-do-zodiaco-no-brasil. Acesso em: 22 jun. 2020.

SSFÓRUM. Enciclopédia Saint Seiya. [S.l.], 2012. v. 1. Não paginado. Disponível em: https://issuu.com/enciclopediasaintseiya/docs/enciclop_dia_saint_seiya_-_volume_1. Acesso em: 22 jun. 2020.

Imagem

Figura 1 - Saint Seiya: (a) os cinco cavaleiros de bronze;  (b) os cavaleiros reunidos com Athena, no Santuário
Figura 2 - As 12 casas que formam o Santuário de Athena

Referências

Documentos relacionados

Assim, apresentam-se neste trabalho um conjunto de resultados de ensaios realizados para obtenção das propri- edades elastoplásticas cíclicas e de fadiga oligocíclica para a liga

Em termos de atividades humanas importa fazer a distinção entre a área marinha e a área terrestre da área de intervenção e, ainda as áreas abrangidas pela Reserva Natural

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Tecnologia habilitadoras de Inteligência Artificial e Comunicação, Internet das Coisas e Comunicação; (III) Tecnologias de Produção em Comunicações digitais

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Considerando a importância dos sítios de DNAr como marcadores citogenéticos, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a distribuição das RONs em

Ao confessar a Jesus como único Senhor e todo-suficiente Salva- dor de nossas vidas, crendo nEle de todo o nosso coração (Romanos 10:9), Deus nos resgata do império das trevas, e