• Nenhum resultado encontrado

A IMPORTÂNCIA DA ACOLHIDA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A IMPORTÂNCIA DA ACOLHIDA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

THE IMPORTANCE OF WELCOME FOR CHILDREN WITH INTELLECTUAL DISABILITIES

SOUZA, Monica dos Santos1 SANTOS, Sandra de Fátima Faustino dos 2

RESUMO

A inclusão faz com que tenhamos um olhar com mais afeto amor e compreensão, para com os alunos, tornando o ambiente escolar agradável para o bem-estar de todos, independentemente de suas limitações. A escola é um lugar onde a criança deve sentir-se acolhida, livre de preconceitos e rótulos Uma escola acolhedora, e democrática com estímulo e esperança, encorajando e incluindo as crianças no meio social como é, de direito de todas. Essa inclusão é muito importante para as crianças portadoras de deficiência intelectual. A metodologia a ser utilizada nesse artigo será uma revisão bibliográfica, pautada em referências teóricas. Dessa forma o objetivo principal do presente trabalho é pesquisar a importância do acolhimento junto aos alunos com Deficiência Intelectual e sua melhora significativa ao serem acolhidas na escola pelos seus professores e amigos, proporcionando maior desempenho em sua, autopercepção ,habilidades cognitivas, intelectual e social.

Escolher de forma criteriosa as melhores e mais significativas formas de acolhimento e aplicação pelos professores com equipe gestora, provando que a acolhida faz toda a diferença para as crianças portadoras de deficiência intelectual (DI).

Palavras-chave: Acolhida, Deficiência Intelectual, Inclusão

ABSTRACT

Inclusion makes us look more lovingly and understandingly towards students, making the school environment pleasant for everyone's well-being, regardless of their limitations. The school is a place where the child must feel welcomed, free from prejudice and malicious labels, a welcoming school, and democratic with encouragement and hope, encouraging and including children in the social environment as it is, the right of all. This inclusion is very important for children with intellectual disabilities. The methodology to be used in this article will be a bibliographic review, based on theoretical references such as: CAMARGO (2001), CARVALHO (2006). Thus, the main objective of this work is to report experiences of how children with Intellectual Disabilities have a significant improvement when they are welcomed at school by their teachers and friends, providing greater performance in their, self-perception, cognitive, intellectual and social skills. Carefully choose the best and most significant forms of reception and application by teachers with a management team, proving that the reception makes all the difference for children with intellectual disabilities (ID).

Keywords: Inclusion; Intellectual Disability; Welcoming.

_____________

1Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Módulo - SP, monicadss82@gmail.com;

2Professora orientadora: Mestre, do Centro Universitário Módulo - SP, sandra.silva@modulo.edu.br Caraguatatuba- SP, agosto de 2020.

(2)

INTRODUÇÃO

Segundo Vygostski (1996) o desenvolvimento do ser humano ocorre na troca com o meio onde ele está inserido, atráves do constante processo de interação e mediação, apartir dessa troca adquire-se o conhecimento e as relações intrapessoais. O desenvolvimento e a aprendizagem para Vygostski estão associados ao fato de se viver em sociedade, formando um elo promovido pelo processo de socialização e maturação, portanto não podemos pensar que o desenvolvimento ocorre por si só, e sim por um contexto de experiências pelo qual a criança será intoduzida.

A Lei 13.146 de julho de 2015, chamada de Lei Brasileira de Inclusão, consagrou a política de educação inclusiva no Brasil, desta forma as escolas públicas estão despertando para novos modelos de ensino e aprendizagem, com o caráter de desenvolver e atender as necessidades da sociedade, visando à importância de uma educação cooperativa e de qualidade e com a certeza de que o ensino é para todos, com o objetivo de desenvolver a formação acadêmico desse aluno de educação básica considerando que a educação infantil é a porta de entrada para uma vida em sociedade.

Falar sobre educação é também se falar de família, que tem como responsabilidade e dever de lhe proporcionar segurança, prioridade, direito a vida, à saúde, alimentação, valores éticos e morais formando uma parceria junto a unidade escolar.

A educação é a base da criança para uma vida social, que culmina com o conhecimento cultural, desenvolvimento a cidadania e saberes característicos para o seu desenvolvimento humano e autoconhecimento. Sobre o comando desse encargo social e transformador, que zela para a construção de um mundo melhor, educadores tendem trabalhar a conscientização a solidariedade com enfoque afetivo desenvolvendo a empatia nos alunos.

A admissão de alunos com deficiência intelectual, em escolas regulares envolve a capacitação do professor que se propõe a incluí-los no âmbito escolar, com esse trabalho temos a intenção de dar a devida importância a acolhida em sala de aula para que se possa ter o maior conhecimento desse aluno portador de deficiência intelectual para o bom relacionamento e bem-estar desses alunos.

(3)

O ato de incluir se faz presente nas escolas Brasileiras, proporcionando as crianças com deficiência intelectual a igualdade entre os diferentes. A partir do ano de 1994 é elaborado um documento na Conferência Mundial sobre Educação Especial, na cidade de Salamanca na Espanha, neste documento são apresentadas propostas necessárias para a inclusão com dignidade e igualdade para as crianças que apresentam necessidades educacionais especiais.

Esse documento é considerado um dos principais documentos que se trata de educação inclusiva em todo o mundo, juntos a Convenção de Direitos da criança de 1988 e da Declaração de Educação para todas de 1990, sendo assim cabe destacar que a escola não é lugar onde se realizam terapias e sim um local de convivência e aprendizado com dignidade e respeito.

Os docentes que fazem parte dessa missão, lutam pela causa, contra preconceito, desigualdade e discriminação dando o total apoio a inclusão. Garantir a igualdade de direitos e a valorização das diferenças humanas, obtendo-se também o apoio de uma coordenação pedagógica que tem como encargo orientar na elaboração de conteúdo específico para cada aluno portador de necessidades especiais, junto aos professores compartilhando e trocando experiências para o desenvolvimento e elaboração de um currículo adaptado para cada criança, garantindo assim o processo de inclusão.

A partir do ano de 1996 com a Lei 9.394 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, onde consta que todas as crianças e adolescentes tem por direito o livre acesso ao ensino regular, ofertado nas escolas de ensino público ou privado, a educação especial é dever constitucional do Estado, tendo início na faixa etária de zero a seis anos permanecendo ao longo da vida, acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais disponíveis para os respectivos nível de ensino regular.

O poder público adotara como alternativa preferência, a ampliação do atendimento aos educandos com necessidades especiais na própria rede pública de ensino regular. A inclusão é uma modalidade de ensino onde se acolhe sem exceção independente de limitações físicas ou mentais, altas habilidades e superdotados.

Uma escola inclusiva não é somente a que aceita o alunos com deficiência, mas aquela que contem professores capacitados, ambiente estruturado, políticas

(4)

pedagógicas adaptativas, apoio em sala, materiais adaptados, comunicação efetiva entre professores e pais, tecnologias inclusiva e um projeto pedagógico exclusivo para cada situação que se exige o ato inclusivo, o que se faz enxergar um método evolutivo para se obter bons resultados, com o auxílio de bons profissionais tem se progredido no sentido de melhorias visando o bem-estar dessas crianças, dentro dos limites do que pode realizar dentro do âmbito escolar.

A função da escola atual é desenvolver a capacidade do indivíduo para sua autonomia, pensamentos e próprios desejos. Potencializando a criança para realização de conquistas e análise crítica inserindo elas na sociedade, onde cada cidadão está integrado com suas particularidades, favorecendo o seu próprio desenvolvimento, modo de pensar e atuar.

Como dito Carvalho (2006) todos somos diferentes essa é nossa condição humana, pensamos de jeito diferente, sentimos com intensidade diferente, agimos de forma diferente, e tudo isso porque vivemos e aprendemos o mundo de forma diferente.

Em seu livro ¨Educação inclusiva: com os pingos nos "is, Carvalho (2006), cita que não se pode rotular uma criança, ou ter diferença entre portadoras de deficiência intelectual ou não portadoras de deficiência.

É primordial que o aprendizado tenha algo de significativo para ela, que se sinta em um ambiente confortável, podendo então ter uma adaptação bem positiva já que o ambiente lhe proporcione um bem-estar para seu melhor desenvolvimento a partir das relações intrapessoais e interpessoais que se dão mutualmente dando a essas crianças a oportunidade de expandir sua capacidade intelectual.

O bom relacionamento e parceria da família que será fundamental para elaboração de um trabalho a ser executado com afetividade de ambos os lados para que se ocorra o pleno desenvolvimento do educando A proposta pedagógica segue todas as orientações da Secretaria da Educação, com conteúdo adaptado para alunos com necessidade especial.

Existe uma ligação entre escola e família, onde se estabeleça uma relação de troca de informação e conhecimento, para então ser desenvolvido um trabalho multuo em termos de aprendizagem e desenvolvimento, das crianças com deficiência intelectual é muito necessário, que se tenha esse contato proporcionando segurança e estabilidade emocional as crianças. A troca de ideias entre país e

(5)

escola possibilita e potencializa a relação de um bom desenvolvimento emocional para se obter um relacionamento no meio social.

A família e a escola devem formar parceria na construção do desenvolvimento e bem-estar, diante de suas necessidades especiais, proporcionando acompanhamento multidisciplinar, acompanhado por especialistas que poderão colaborar nas questões psicopedagógico dos alunos com deficiência intelectual.

O trabalho em equipe mostra maior interação das crianças com a escola, com o auxílio e a participação da família forma-se um intercâmbio de conhecimento e troca de comunicação resultado satisfatório para o bom desenvolvimento das crianças com Deficiência Intelectual, com o afeto da família e o trabalho em equipe dos profissionais conclui-se que o resultado toma uma dimensão voltada a integridade e a resolução do bom trabalho a ser desenvolvido.

A deficiência intelectual se define em quatro níveis: leve, moderado, grave e profundo cada criança com deficiência intelectual não são menos capazes que os outros apenas possuem características diferentes, como todas as outras crianças.

Cabe salientar que é muito importante saber que na educação inclusiva cada um tem suas diferenças e particularidades, cada uma dessas crianças possuem seu valor, por isso a importância da família, para estimular seus filhos mostrando a eles total interesse em suas conquistas os preparando para a vida.

A inclusão faz com que tenhamos um olhar com mais carinho amor e compreensão, para com os alunos, tornando o ambiente escolar agradável para o bem-estar de todos, independentemente de suas limitações. A escola é um lugar onde a criança deve sentir-se acolhida, livre de preconceitos e rótulos maldosos, uma escola acolhedora, e democrática com estímulo e esperança, encorajando e incluindo as crianças no meio social como é, de direito de todas.

A escola tem um papel de suma importância para o desenvolvimento social e afetivo do aluno, principalmente para os alunos com deficiência intelectual eles vão precisar de uma escola onde lhe proporcione o desenvolvimento, conhecimento global, e sua interação na sociedade, de acordo com suas capacidades funcionais trazendo a essas crianças qualidade de vida e respeito.

O sentido da palavra inclusão é incluir, que significa o envolvimento e aproximação, proporcionando as crianças com deficiência intelectual a igualdade

(6)

entre os diferentes, maior desempenho em sua, autopercepção, habilidades cognitivas, intelectual e social.

A metodologia da pesquisa está pautada numa revisão Bibliográfica, foi realizada através de consultas e informações de variáveis fontes de conhecimento como: Autores de livros da área de conhecimento de inclusão, artigos, sites da internet e revistas. Com o objetivo de documentar o artigo que foi proposto ¨A importância da acolhida para crianças com deficiência intelectual¨ reforçando e iluminando a importância da inclusão nas escolas regulares de ensino, preparando crianças para o mundo. Diante disso esse artigo tem por objetivo retratar, analisar e dar sentido a uma vida de oportunidades e igualdade a todos com deficiência intelectual, com a importância da acolhida para as crianças nas escolas.

ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O ESPAÇO ESCOLAR INCLUSIVO

No Brasil o movimento de inclusão surgiu nos anos cinquenta e sessenta dando início no século XX.

Para Kunc (1992) o início fundamental para a educação inclusiva, se dá através da valorização e a diversidade humana.

A Constituição Federal de 1988 quando se trata de democracia, ela estabelece os direitos sociais a educação, a dignidade, cidadania, saúde, moradia, lazer, direito à pessoa em situação de vulnerabilidade designado como pessoas com deficiência. Portanto essa valorização tem como objetivo a construção de uma sociedade independente, respeitável, humanitária e recíproca, no inciso III da Constituição Federal menciona-se favorecer o bem de todos sem prejulgamento de raça, cor, sexo, origem, idade, deficiência ou quais quer outras descriminações. O estado lhe garante a educação efetiva nas redes de ensino privado ou público, com atendimento educacional especializado as crianças com necessidades especiais seguindo a capacidade de cada um.

A família tem como dever, assim como a sociedade de priorizar o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação ao lazer, dignidade e o total respeito entre a convivência comunitária, além de protege-la de qual quer negligência física, psicológica e mental, descriminação e maus tratos.

(7)

A escola é um espaço onde ocorre reciprocidade entre educação, sociedade, família e além de tudo comprometimento. Porém a instituição de ensino é um estabelecimento, seja ela público ou privado destinado ao ensino coletivo com a responsabilidade de transmitir o conhecimento para todos.

Desta forma o ambiente escolar deve ser um espaço onde ocorra igualdade, eliminando toda forma de discriminação e preconceito, por obter em seu espaço físico uma grande diversidade de cultura, raça, gênero e deficiência. A construção de uma escola inclusiva é um processo complexo, onde todo corpo docente precisa estar preparado para desempenhar um excelente trabalho, junto à comunidade sempre visando o bem-estar do aluno, começando pela elaboração de um currículo adaptado para cada especificidade proposta por cada indivíduo, assim estaremos todos unidos frente a inclusão. São princípios de estrema relevância para promover o acesso à educação aos alunos com deficiência intelectual, garantindo a todos a oportunidade de evolução.

O professor estrategicamente deverá desenvolver atividades didáticas que promovam para seu aluno, a sua potencialidade de superação, quando as dificuldades lhe são propostas o desenvolvimento fica nítido ao professor, quanto à eficácia do método que está sendo utilizado.

A educação inclusiva surge independente de qualquer limitação, entre escola regular, e escola inclusiva com a proposta de se permitir o convívio e a integração social das crianças com deficiência, concedendo a elas o direito a educação. Todo esse processo significa criar oportunidades para todos, nessa construção do conhecimento. Educar não é somente uma tarefa para a escola e o professor, e sim de toda a sociedade e Poder Público.

O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, [...] dentro e fora da escola (BRASIL 2007, p. 1).

Na visão de Vigostsky, ao se tratar de crianças com deficiência física ou intelectual, existe sim as limitações, mas também à possibilidades de um pleno desenvolvimento, com um alto índice de evolução dessas crianças, portanto todos

(8)

os obstáculos poderão ser superados através de bons profissionais, uma escola inclusiva com a participação de todos. O autor não vê a deficiência como um impedimento para o progresso do ser humano, mas a negação perante a deficiência impossibilitará o indivíduo de se tornar tão capaz quanto os ditos normais.

Nessa linha de raciocínio, o trabalho inclusivo é orientado pela idéia de que todos os alunos podem aprender, de acordo com o tempo e o jeito que lhes são idiossincráticos. A extensão, a profundidade e a forma de adaptar as atividades constituemse em desafios para o professor inclusivo trabalhar com os conteúdos (MANTOAN, 2003).

No contexto geral entendemos que as instituições de ensino devem se adequar para receber e acolher essas crianças com toda infraestrutura para melhor atender, superando todos os osbstáculos e dificuldades, esse processo será simultâneo.

A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO COM AFETO

Quando falamos em acolhida, falamos de amor, amor esse que se transmite ao olhar, ao falar, no abraço, na atenção e no afeto, sentimentos esse compartilhado.

Na educação infantil o acolhimento é um dos pilares para a construção do socioemocional das crianças, estimulando sua autoestima agregando a sua evolução, tão importante quanto os conteúdos e práticas, o imprescindível para a formação do indivíduo. A importância pela prática da inclusão, sem omitir o convívio com as diferenças.

O eu e o outro constituem-se, então, simultaneamente, a partir, de um processo gradual de diferenciação, oposição e complementaridade recíproca. Compreendidos como um par antagônico, complementam-se pela a própria oposição. De fato, o Outro faz-se atribuir tanta realidade íntima pela consciência como o Eu, e o Eu não parece comportar menos aparências externas que o Outro (WALLON, 1975, p.159).

O ingresso das crianças na escola, é um fato primordial para seu pleno desenvolvimento, estabelece todo um processo de autoconhecimento, inteiração com os outros, adquire o domínio de seus pensamentos, frustrações e desejo. A acolhida se torna um momento de valorização e reconhecimento, acima de tudo

(9)

contribui para o desenvolvimento humano. Toda essa noção de benefícios que esse momento traz são satisfatórios. Carvalho (2006) comenta que:

[...] A proposta de inclusão é muito mais abrangente e significativa do que o simples fazer parte (de qualquer aluno), sem assegurar e garantir sua ativa participação em todas as atividades do processo de ensinoaprendizagem, principalmente em sala de aula.

(CARVALHO, 2006, p. 110).

A ideia é que a criança se sinta segura e acolhida no âmbito escolar, para que assim possam socializar com os demais, promovendo o bem-estar para o coletivo.

São iniciativas planejadas pelo corpo docente da instituição de ensino, que ao decorrer do ano letivo serão ajustadas de acordo com o avanço da criança, minimizando qualquer estresse que se possa ser causado na criança assim, portanto a escola é um local de formação de pessoas com um único propósito, a de incluir possibilitando à todos de maneira significativa.

Segundo Piaget, o trabalho do educador não é somente transmitir conteúdos, e sim favorecer e desenvolver o conhecimento através de descobertas e representações.

Um aluno com necessidades especiais demanda de um trabalho feito com muito amor, carinho, conhecimento e afeto. Dentre esses princípios ressaltamos a questão emocional dos alunos O acolhimento fará com que esse aluno sinta confiança em si mesmo.

A conquista da confiança constitui-se em um conjunto de ideias para o desenvolvimento e adaptações com o novo grupo, chamamos esse momento de acolhimento. O afeto é um fator presente tanto no seio familiar quanto no escolar.

Para Wallon (1979), duas funções básicas constituem a personalidade:

afetividade e inteligência. A afetividade está relacionada às sensibilidades internas e se orienta em direção ao mundo social e para a construção da pessoa; a inteligência, por sua vez, vincula-se às sensibilidades externas e está voltada para o mundo físico, para a construção do objeto.

Em tese a escola é um espaço aberto ao diálogo, afetividade e reflexão, buscando sempre o equilíbrio em nossas crianças e a comunidade escolar, garantindo a todos envolvidos uma prazerosa convivência.

(10)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante a realização desse artigo foi possível concluir o quanto é importante o momento da acolhida e o afeto. Acredito no afeto como uma estenção de troca, de companherismo dedicação e motivação.Pensar em educação é se pensar em liberdade, respeito e igualdade.

É importante enfatizar-se que nós futuros educaderes, e sociedade somos responsáveis pelo processo de inclusão, as instituições escolares precisam se adequarem para melhor acolher alunos com deficiência. Porêm temos por obrigação promover um ensino de qualidade, enserindo essas crianças na sociedade e em todo contexto.

Conclui-se que as dificuldades ainda são inumeras, mas há muito a ser feito não podemos deixar nos abater com inpecilios, lutaremos sempre em pró a dignidade e o respeito dos alunos com deficiência.

A escola contribui em vários momentos na preparação da vida de uma criança, principalmente par sua formação e identidade perante uma sociedade, saberes que ajudam a formar um cidadão capaz de entender as diferenças e igualdades

A conclusão que se pode obter a respeito do acolhimento das criançãs no ambito escolar, possibilitou ampliar os conhecimentos dando ênfase na importância da inclusão especialmente para as crianças com deficiência intelectual, proporcionando as crianças oportunidades de serem incluídas na sociedade.

O comprometimento de todos os profissionais no ambiente escolar tornará esse momento transformador para as crianças, uma vez que a escola inclusiva se torna um ambiente de igualdade independentemente de qualquer limitação.

Acreditamos que com o devido acolhimento, deixará as marcas do afeto contagiando todos os envolvidaos dentro e fora do espaçõ escolar, tornando as crianças receptivas e abertas á novos conhecimentos e experiências. Em consequencia desse ato muda a relação da criança com o mundo em que queremos, um mundo de afetividade, valores e respeito.

A produção do conhecimento sobre esse tema é fundamental para implementação da acolhida nas escolas, públicas e privadas para que a inclusão seja algo praticado por todo âmbito escolar em todo território Brasileiro.

(11)

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Ana Rita Silva.A emoção na sala da aula. Ed. Papirus, Campinas, SP, 2012.

BEZERRA,Ricardo José Lima.Afetividade como condição para a aprendizagem:

Henri Wallon e o desenvolvimento cognitivo da criança a partir da emoção.Revista Didática Sistêmica, v. 4, jul-dez de 2006. Disponível em: Acesso em 02 de maio de 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Proinfo - Apresentação. Disponível em

<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=244&Itemi d=462&msg=1>. Acesso em: 18 de fevereiro de 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: SEESP/MEC, 2007.

CAMARGO, Jason. Educação dos Sentimentos. Porto Alegre: Letras de Luz, 2001.

CARVALHO, Rosita Edler. Educação inclusiva: com os pingos nos "is". 4. ed.

Porto Alegre: Ed. Meditação, 2006.

DIVERSA. O desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual e o mito da idade mental. Disponível em: <https://diversa.org.br/artigos/o-desenvolvimento-de- alunos-com-deficiencia-intelectual-e-o-mito-da-idade-mental/> Acesso em: 01 abr.

2020.

DREAMSTRIME. Conceito dos trabalhos de equipa - mãos se junte ao símbolo dos trabalhos de equipa - sinal de ajuda. Negócio, companhia. Disponível em: <

https://pt.dreamstime.com/conceito-dos-trabalhos-de-equipa-m%C3%A3os-se-junte- ao-s%C3%ADmbolo-sinal-ajuda-image124062737> Acesso em: 21 jul. 2020.

LUNETA. Educação Inclusiva: acolhendo crianças com deficiência na escola.

Disponível em: < https://lunetas.com.br/educacao-inclusiva-acolhendo-criancas-com- deficiencia-na-escola/> Acesso em: 27 jan. 2020.

MANTOAN M.T.E., Integração X Inclusão: Escola (de qualidade) para Todos.

Campinas, 1993.

(12)

_______________, Ser ou estar: eis a questão. Rio de Janeiro: W V A, 1997.

_______________, Inclusão Escolar. Ponto e Contrapontos. São Paulo: Summus Editorial, 2006.

PÁDUA, E. M. M. de. Metodologia científica: abordagem teórico-prática. 10. ed.

ver. atual. Campinas, SP: Papirus, 2004.

PIAGET, J. A.Formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

NOVA ESCOLA. O que é deficiência intelectual? Disponível em:

<https://novaescola.org.br/conteudo/271/o-que-e-deficiencia-intelectual> Acesso em:

01 abr. 2020.

VITTUDE. Neuropsicológica. Disponível em:

<https://www.vittude.com/blog/categoria-psico/neuropsicologia/> Acesso em: 01 abr.

2020.

UNIÃO SOCIAL CAMILIANA. Manual de orientações para trabalhos acadêmicos.

3. ed. rev. amp. São Paulo: Centro Universitário São Camilo, 2012.

VASCONCELOS, Mário Sérgio, A afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. Educ. Soc., Campinas, vol.25, maio/agosto, 2004.

WALLON, Henry (1973/1975). A psicologia genética. Trad. Ana Ra. In. Psicologia e educação da infância. Lisboa: Estampa (coletânea).

__________.O desenvolvimento cognitivo da criança a partir da emoção.

Revista Didática Sistêmica, vol.4, julho dezembro de 2006.

Referências

Documentos relacionados

Os esquemas gráficos de animais, elementos de paisagem e figura humana utilizadas como base na coleta de dados foram retirados ou adaptados do livro Vocabulário

A primeira é que representa o caminho italiano para a inclu- são escolar de pessoas com necessidades especiais, mostrando como a formação de professores mudou a partir dos anos 1920

• Segundo o DSM -5 a deficiência intelectual é um transtorno do desenvolvimento intelectual, caracterizada por déficits em capacidades mentais genéricas, como raciocínio, solução

Assim, o presente estudo objetiva refletir acerca da essencialidade da intervenção precoce para o desenvolvimento de crianças com deficiência intelectual, no

Abordaremos também a importância das atividades de Educação Física para o desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual com ênfase nas crianças e na inclusão na

Nesse sentido, a tese de Levinas sobre a prioridade da responsabilidade sobre a liberdade, dá-se justamente porque não há liberdade infinita e sim responsabilidade

Na primeira etapa ocorreu a avaliação do repertório de leitura e escrita, que focalizou, através das relações entre estímulos auditivos (palavra falada) e estímulos visuais

ano com as vivências vividas pelas escolas, na qual são convidadas algumas escolas apenas a apresentarem suas propostas. Os diretores, pedagogos, coordenadores e