• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: EXERCÍCIO NA ÁGUA DURANTE A GRAVIDEZ: REVISÃO SISTEMÁTICA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE. SUBÁREA: Fisioterapia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: EXERCÍCIO NA ÁGUA DURANTE A GRAVIDEZ: REVISÃO SISTEMÁTICA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE. SUBÁREA: Fisioterapia"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Realização: IES parceiras:

TÍTULO: EXERCÍCIO NA ÁGUA DURANTE A GRAVIDEZ: REVISÃO SISTEMÁTICA CATEGORIA: EM ANDAMENTO

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Fisioterapia

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JAGUARIÚNA - FAJ AUTOR(ES): VITÓRIA BEATRIZ ROCHA DE OLIVEIRA

ORIENTADOR(ES): ÉRICA PASSOS BACIUK

(2)

RESUMO

A gravidez consiste em um processo fisiológico natural da mulher e gera diversas transformações, tanto no aspecto físico quanto psicológico, estes algumas vezes podem causar certo desconforto na vida da mesma. Na prática clínica existem muitas dúvidas com relação à realização de exercícios durante a gravidez, assim como suas limitações e benefícios. Neste contexto, para a fisioterapia é importante estabelecer os parâmetros para uma boa prática clínica, baseado em altos níveis de evidência científica. A presente revisão tem por objetivo verificar os protocolos de estudos sobre os efeitos do exercício na água durante a gravidez. Como estratégia de pesquisa foi realizada busca nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (Lilacs, Medline e Scielo) e PubMed. Os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) utilizados para a realização da busca foram “pregnancy” AND “water exercise”. Os artigos considerados elegíveis foram artigos completos e originais, disponíveis eletronicamente, publicados de 2015 a 2020, nos idiomas inglês, espanhol e português, revisados em pares. As buscas foram realizadas de forma independente por dois pesquisadores. Foram selecionados artigos com os descritores no Título e/ou no Resumo. Após a avaliação dos resumos, os estudos que pareceram elegíveis, foram lidos na íntegra. Foram considerados elegíveis 9 ensaios clínicos randomizados. Os dados coletados foram sintetizados em uma tabela contendo autor, tipo de estudo utilizado, população, variáveis de estudo e resultados; com finalidade de comparar os dados encontrados.

Espera-se com este estudo comparar as propostas terapêuticas de exercício na água durante a gravidez.

Palavras-chave: gravidez; exercício; fisioterapia.

INTRODUÇÃO

A gravidez consiste em um processo fisiológico natural da mulher e gera

diversas transformações, tanto no aspecto físico quanto psicológico, estes algumas

vezes podem causar certo desconforto na vida da mesma. Na prática clínica existem

muitas dúvidas com relação à prática de exercícios durante a gravidez, assim como

suas limitações e benefícios.

(3)

Atualmente as mulheres são encorajadas para a prática de exercícios durante a gravidez como um estilo de vida saudável (ACOG, 2002).

A prática de exercício físico é uma das formas mais produtivas de se incrementar a saúde materna, ajudar no controle de vários desconfortos durante a gestação e no parto, bem como no controle do ganho de peso mês a mês, e facilitar seu retorno às condições ponderais do pós-parto, propiciando um período puerperal e de amamentação mais confortável e prazeroso (NASCIMENTO et al., 2014).

A prática regular de exercício físico é fator protetor para o desenvolvimento de diabetes do tipo 2 por atuar no controle glicêmico através da diminuição da resistência periférica à insulina (SURITA et al., 2014).

Estudos têm mostrado que o exercício durante a gravidez pode baixar os níveis de glicose na mulher com DMG ou ajudar a prevenir a pré-eclâmpsia (ACOG, 2020).

Com a atividade física em imersão destacam-se alguns benefícios adicionais com a possibilidade de controle do edema gravídico, incremento da diurese e prevenção ou melhora dos desconfortos músculo-esqueléticos (PREVEDEL

et al.,

2003).

A prática de exercícios aquáticos otimiza ainda a adaptação circulatória materna, favorecendo aumento significativo do volume sistólico e do débito cardíaco.

Esse aumento pode estar influenciado pela manutenção do VO

2máx

e pelo incremento da pré-carga, decorrente do retorno venoso elevado em resposta à pressão hidrostática da água (BACIUK et al., 2008; PREVEDEL et al., 2003).

Neste contexto, para a fisioterapia é importante estabelecer os parâmetros de uma boa prática clínica, baseado em altos níveis de evidência científica.

OBJETIVO

A presente revisão sistemática tem por objetivo verificar os protocolos de exercício na água, descritos na literatura, e seus efeitos durante a gravidez.

MÉTODO

Estratégia da Pesquisa

Foi realizada busca nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (Lilacs, Medline,

Scielo) e PubMed. Os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) utilizados para a

realização da busca foram “pregnancy” AND “water exercise”.

(4)

Critérios de elegibilidade

Os artigos considerados elegíveis foram a) Ensaios clínicos randomizados, disponíveis eletronicamente b) Publicados de 2015 a 2020, c) Idioma: Inglês, espanhol e português d) Revisados em Pares, e) que versam sobre a prática de exercício físico na água durante a gravidez.

Foram excluídos a) Estudos que envolviam condições especiais ou complicações durante a gravidez, como hipertensão, diabetes melitus, e outras, b) Monografias, c) Teses e artigos de congressos ou eventos científicos.

DESENVOLVIMENTO Processo de Seleção

As buscas foram realizadas no período de maio e julho de 2020, de forma independente por dois pesquisadores. Primeiramente foram selecionados artigos com os descritores no Título e/ou no Resumo. Após a avaliação dos resumos, os estudos que pareceram elegíveis, estão sendo lidos na íntegra, durante os meses de julho a dezembro de 2020.

Sínteses dos Dados

Os dados serão coletados e sintetizados em uma tabela contendo autor, tipo de estudo utilizado, população, variáveis de estudo e resultados; com finalidade de comparar os dados encontrados (Tabela 1 - Artigos incluídos na revisão).

RESULTADOS PRELIMINARES

Com relação à seleção dos estudos, tanto os termos de pesquisa inicial como os processos de eliminação de artigos estão apresentados na figura 1. Dos artigos selecionados para serem lidos na integra, um foi excluído por ser estudo de coorte, totalizando 09 artigos para a escrita do estudo.

As características destes artigos estão resumidas na Tabela 1. Foram considerados elegíveis 9 ensaios clínicos randomizados, considerados níveis A, 1-B de recomendação para evidência científica (BRASIL, 2014). Os dados coletados estão sendo sintetizados em uma tabela contendo autor, tipo de estudo utilizado, população, variáveis de estudo e resultados; com finalidade de comparar os dados encontrados.

Espera-se com este estudo comparar as propostas terapêuticas de exercício na água

(5)

durante a gravidez e estabelecer assim, o melhor protocolo na prática clínica fisioterapêutica, baseada em um maior nível de evidência científica possível.

Inclu são Seleção

1. Publicação entre 2015 e 2020, idioma inglês, espanhol e português, artigos originais (n=36)

2. As palavras “pregnancy” and “water exercise” no Título e/ou resumo. (n=20)

3. Após remoção dos artigos duplicados. (n= 10)

Artigos completos baixados e lidos na integra (n=10)

Estudos incluídos na revisão sistemática. (n=9) 1. Artigos completos excluídos, e razões:

-1 artigo era estudo de coorte... (n=9).

Elegib ilid ad e Iden tificaçã o

Artigos identificados através das bases de dados: - Biblioteca Virtual em Saúde (Lilacs, Scielo e Medline), e PubMed. utilizando os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) “pregnancy” and “water exercise” (n= 417)

Figura 1: Fluxograma dos artigos incluídos na revisão

(6)

FONTES CONSULTADAS

ACOG. American College of Obstetricinas and Gynecologists. Committee Opinion.

Physical Activity and Exercise During Pregnancy and the Postpartum Period. Number 804, April 2020. OBSTETRICS & GINECOLOGY, v. 135, n. 04, p. 178-188, 2020.

. Committee Opinion. Exercise during pregnancy and the postpartum period. Number 267, January 2002. Int J Gynecol Obstet, v. 77, p. 79-81, 2002.

BACIUK, E. P., PEREIRA, R. I. C., CECATTI, J. G., BRAGA, A. F. A., CAVALCANTI, S. Water aerobics in pregnancy: cardiovascular response, labor and neonatal outcomes. Reproductive Health, outubro, 2008. ID 145773986821480.

BATISTA, D.C.; et al. Atividade física e gestação: saúde da gestante não atleta e crescimento fetal. Revista Brasileira de Saúde Materna e Infantil. Recife, v. 3, n. 2, p. 151-158, abr./jun. 2003.

BRASIL. Níveis de evidência científica segundo a Classificação de Oxford Centre for Evidence-Based Medicine. Ministério da Saúde. 28 janeiro, 2014. Disponível em:

http://www.saude.gov.br/images/pdf/2014/janeiro/28/tabela-nivel-evidencia.pdf Acesso em: 07 de setembro de 2020.

DAVIES, G.A.L., WOLFE, L.A., MOTTOLA, M.F., MACKINNON, C. Joint SOGC/CSEP Clinical Practice Guideline: Exercise in Pregnancy and the Postpartum Period. Can J Appl Physiol., v. 28, p. 330-341, 2003.

NASCIMENTO, S. L., GODOY, A. C., SURITA, F. G., PINTO e SILVA, J. L.

Recomendações para a prática de exercício físico na gravidez: uma revisão crítica da literatura. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., v. 36, n. 9, 2014.

PREVEDEL, T.T.S., CALDERON, I.M.P., DE CONTI, M.H., CONSONNI, E.B., RUDGE, M.V.C. Repercussões maternas e perinatais da hidroterapia na gravidez.

Rev Bras. Ginecol Obstet, v. 25, p. 53-59, 2003.

SURITA, F. G., NASCIMENTO, S. L., PINTO e SILVA, J. L. Exercício físico e gestação.

Rev. Bras. Ginecol. Obstet., v. 36, n. 12, 2014.

Referências

Documentos relacionados

Caso não vá utilizar o motor por mais de 02 horas, é de extrema importância que antes de desligá-lo feche a torneira de combustível e deixe o motor ligado até que todo

Os descritores utilizados para busca de artigos, de acordo com o DECS (Descritores em Ciências da Saúde), foram: enurese noturna, micção noturna

As leis de zina não devem ser tratadas isoladamente, pois elas são parte de um sistema complexo para regulamentar o comportamento das mulheres, o que é afirmado por uma leitura

Em 2012 a Ultrapar completou 75 anos de história marcada pela atuação em bons negócios, com produtos e serviços destacados para seus clientes, pelo planejamento e

REDES PRESENTES EM 147 ESTAÇÕES NO METRO DE LISBOA E PORTO, TRANSTEJO, FERTAGUS E METRO SUL DO TEJO.. MUPIS

da República, o servidor do Poder Executivo poderá ter exercício em outro órgão da Administração Federal direta que não tenha quadro próprio de pessoal, para fim

Objetivo deste estudo é avaliar as alterações que ocorrem nas vias metabólicas de linfócitos de indivíduos obesos frente a estímulos para

Para busca na base de dados, foram utilizados descritores em saúde, de acordo com Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), a saber: educação em saúde; medicamentos; jogos