• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU FMN Curso de Direito Coordenação de Direito EDITAL DE MONOGRAFIA N 001/2016.1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU FMN Curso de Direito Coordenação de Direito EDITAL DE MONOGRAFIA N 001/2016.1"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU – FMN Curso de Direito

Coordenação de Direito

EDITAL DE MONOGRAFIA N° 001/2016.1

A Coordenação do curso de Direito, da Faculdade Maurício de Nassau - FMN, no uso de suas atribuições regimentais:

DIVULGA

O calendário com as datas de protocolo de entrega e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso, na forma de Monografia, em conformidade com as Normas da ABNT vigentes, para o semestre-letivo de 2016.1, constante no anexo I, deste Edital, bem com as normas para divulgação, elaboração, apresentação e defesa do referido trabalho perante Banca Examinadora, do 9º período, do curso de Direito, desta Academia de Ensino Superior, constantes no anexo II, neste Edital.

Maceió- AL, 29 de fevereiro de 2016.

Prof. João Victor Thomaz de Souza Porangaba.

Coordenador do Curso de Direito FMN – Maceió – Ponta Verde

(2)

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU – FMN Curso de Direito

Coordenação de Direito

ANEXO I – CALENDÁRIO

SUJEITOS ENVOLVIDOS DATA ATIVIDADE LOCAL

COORDENAÇÃO

DO CURSO DE DIREITO 02 de março de 2016 Divulgação no BLOG da relação de Professores-orientadores.

BLOG / MURAL

DOCENTE 29 de março de 2016 Entrega do termo de compromisso de orientação

COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

DISCENTE

De 4 a 8 de julho de 2016 Entrega da Autorização e Parecer para defesa perante Banca

Examinadora

DIVULGAÇÃO NO BLOG DE DIREITO

DISCENTE

De 4 a 8 de julho de 2016

Protocolo de monografia, EM TRÊS vias,

encadernadas (ESPIRAL) + 3 ARQUIVOS EM CD +

documento de AUTORIZAÇÃO DE

DEPÓSITO assinado pelo orientador e o PARECER de TCC assinado pelo professor

orientador.

COORDENAÇÃO

DISCENTE BANCA EXAMINADORA

(Previsão)

De 15 a 19 de julho de 2016 DEFESA SALAS

RESERVADAS NA FMN

LOCAL DE APRESENTAÇÃO E DEFESA PERANTE BANCA EXAMINADORA

Faculdade Maurício de Nassau, situada a Av. Sandoval Arroxelas, 239, Ponta Verde, Maceió, Alagoas.

(3)

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU – FMN Curso de Direito

Coordenação de Direito

ANEXO II – NORMAS GERAIS DE MONOGRAFIA

Institui normas para elaboração, depósit, apresentação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso, em forma de Monografia, em conformidade com as Normas da ABNT vigentes, para o semestre-letivo 2016.1, no 9º período do curso de Direito, da Faculdade Maurício de Nassau, unidade Maceió.

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA NO CURSO DE DIREITO

Art. 1° - Para conclusão do curso de graduação em Direito será obrigatória à apresentação e defesa perante Banca Examinadora de um produto final, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na forma de monografia no final do 9º período, com tema devidamente delimitado, oriundo de um planejamento de pesquisa, apresentado no 8º período, em conformidade com a NBR 15.287 da ABNT, com professor-orientador, livremente escolhido pelo aluno, na área do objeto de pesquisa, dentre todos os professores cadastrados pela coordenação do curso Direito.

Art. 2° - A elaboração, apresentação e defesa da monografia tem por escopo proporcionar ao aluno de graduação em Direito a oportunidade de demonstrar os conhecimentos adquiridos, a objetividade da pesquisa realizada, a exequibilidade do objeto estudado e a capacidade de interpretação, análise e crítica sobre o tema desenvolvido, além de atestar seus conhecimentos técnico-metodológicos para elaboração de trabalhos científicos.

Art. 3° - A monografia será elaborada sob a orientação de um professor do curso de Direito da Faculdade Maurício de Nassau, previamente cadastrado pela coordenação do curso em epígrafe, ao qual o tema escolhido se ajustar, devendo esta atividade se efetuar em horários destinados para esse fim, fora do tempo previsto para as aulas ou seminários. Não será permitido co- orientador.

§ 1° - O aluno deve apontar o orientador da sua monografia até o final do semestre-letivo em que estiver cursando a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, 8º período, depositando junto ao responsável pela referida disciplina, o “Projeto de Pesquisa”, autorizado pelo professor-orientador.

(4)

§ 2° - Ao assinar o formulário de aceitação para orientação do “Projeto de Pesquisa”, no 8º período do curso de Direito, o professor-orientador estará firmando termo de compromisso até o 9º período findado com a defesa da monografia perante Banca Examinadora. (cf. Anexo I).

§ 3° - Para cursar TCC 2 no 9º período do curso de Direito é obrigado ao aluno cursar, anteriormente, TCC 1, no 8º período. Caso o aluno não cumpra com o preceito acima determinado fica estabelecido que o discente não poderá se matricular na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso 2.

§ 4° - O professor-orientador poderá dispor de monitores para colaborar nas atividades desenvolvidas junto aos orientandos, mediante regras de monitoria.

§ 5° - Cada professor poderá ter sob sua orientação até o máximo de 20 (vinte) alunos, considerando-se ocupada à vaga a partir da assinatura do formulário oficial de orientação e liberada com a aprovação do aluno respectivo pela Banca Examinadora.

Art. 4° - Compete ao professor orientador:

I - Atender aos respectivos orientandos, com o auxílio dos monitores, em horários previamente fixados e divulgados para conhecimento dos interessados.

II - Acompanhar e avaliar o cumprimento das etapas do trabalho, segundo o cronograma estabelecido pelo projeto de monografia.

III - Aprovar o texto final e autorizar o depósito prévio da monografia que apresente conteúdo satisfatório e cuja freqüência do aluno seja de no mínimo 05 (cinco) encontros de orientação.

IV – Comunicar à coordenação do curso de Direito o desligamento do aluno orientando, se o discente faltar a 03 (três) encontros, sem justificativa.

Art. 5° - Os trabalhos relativos à elaboração, apresentação e defesa da monografia compreendem as seguintes fases, concomitantes ou sucessivas:

I - Escolha do tema, do orientador e do projeto inicial, no 8º (oitavo) período;

II- Elaboração da monografia, respeitado o cronograma estabelecido com o orientador;

III - Entrega do TCC, tipo monografia, devidamente organizada, segundo padrão estabelecido pela Instituição, em 03 (três) vias, encadernadas, na sala da coordenação do curso de Direito, em data em conformidade com o cronograma deste Edital.

IV - Defesa da monografia perante banca examinadora, no período em que estiver cursando a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II (9º Período), podendo o referido prazo estender-se a período sucessivo, quando o aluno continuará vinculado ao Centro Universitário Maurício de Nassau e não poderá colar grau.

(5)

§ 1° - O aluno poderá alterar o tema e seu orientador, respeitados os prazos e formalidades previstos nesta Resolução ou noutra, a ser previamente editada pela Instituição, apresentando a coordenação do curso de Direito um novo Projeto de Pesquisa, em conformidade com a NBR 15.287, da ABNT, com assinaturas do orientador doutrinário e do orientador metodológico.

§ 2º - Os orientadores, uma vez designados, somente poderão ser substituídos mediante aprovação da coordenação do curso de Direito. A mudança, se necessária, não deve ser procedida em período inferior a 30 (trinta) dias após o início do semestre referente a disciplina TCC 2.

Art. 6° - O aluno deverá entregar o seu “Projeto de Pesquisa”, devidamente aprovado pelo professor-orientador, até o final do período letivo em que estiver cursando a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso 1 (8º Período).

§ 1° - Este “Projeto de Pesquisa” seguirá os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, elencados na NBR 15.287, da ABNT, de 2011, contento: capa, folha de rosto, de folha de aprovação, sumário, Apresentação, Tema (devidamente delimitado), Problema, Hipótese(s), Objetivos (geral e específicos), Justificativa, Referencial Teórico, Metodologia, Cronograma e Referências, Apêndices (opcional) e Anexos (opcional).

§ 2º - Na aprovação do “Projeto de Pesquisa”, o professor orientador levará em conta a existência ou não de monografia já apresentada ou definida sobre tema idêntico, devendo ser incentivado o ineditismo ou, pelo menos, a originalidade de abordagem.

Art. 7° - Aprovado o “Projeto de Pesquisa”, 1 (uma) cópia permanecerá na coordenação do curso de Direito para acompanhamento das etapas de sua elaboração.

Parágrafo Primeiro - A monografia atenderá aos requisitos impostos pela Metodologia da Pesquisa Jurídica, em conformidade com as normas vigentes da ABNT, NBR 14.724, NBR 10520, NBR 6024, NBR 6028 e NBR 6023, ressaltando-se, entre outros, a forma impressa, utilização correta da língua vernácula. O trabalho deve apresentar os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, harmônicos entre si, em conformidade com a NBR 14724. A título de quantidade mínima de laudas serão exigidas 30 páginas, e, 50 páginas, no máximo, sendo contada a partir da “Introdução” a “Conclusão”. O

“Desenvolvimento” deve contemplar um rol de autores, com doutrina atualizada, cujas citações devem seguir, obrigatoriamente, a NBR 10520. As

“Referências” devem ser elencadas em conformidade com a NBR 6023 da ABNT.

Parágrafo Segundo – Os trabalhos que não atenderem aos requisitos metodológicos definidos pela instituição, serão considerados inaptos para defesa, devendo o aluno se matricular no semestre seguinte na disciplina correspondente.

Art. 8º - A monografia será defendida perante Banca Examinadora composta pelo coordenador do curso de Direito, na qualidade de Presidente, e de dois professores da Faculdade Maurício de Nassau, podendo um ser convidado de

(6)

outra Instituição de Ensino Superior. Haverá um suplente. A Banca Examinadora será soberana em sua decisão.

§ 1° - Os membros da banca examinadora, assim como um suplente, serão escolhidos pela coordenação do curso de Direito, de preferência entre docentes do Centro Universitário Maurício de Nassau ou profissionais de reconhecido saber e com atuação compatível com o tema objeto da monografia, desde que possuam, no mínimo, a qualificação de Especialista em área jurídica ou afim.

Art. 9º - A data para defesa da monografia será reiterada pela coordenação do curso de Direito, juntamente com a seleção dos examinadotes, 24 (vinte e quatro) horas antes do começo do julgamento dos trabalhos.

Parágrafo único - As sessões de defesa de monografia serão públicas e se desenvolverão no recinto da Faculdade Maurício de Nassau, ou, em outro local designado pela Instituição.

Art. 10º - Na defesa, após exposição inicial de 20 (vinte) minutos pelo aluno, cada examinador terá 10 (dez) minutos, cada um, para fazer a sua arguição em seguida haverá a deliberação sem a presença do aluno.

Art. 11º - Após a deliberação, será atribuída a nota, obedecendo-se ao sistema individual de avaliação, por cada examinador, levando-se em conta, entre outros critérios, o conteúdo da monografia, apresentação e defesa apresentada pelo aluno.

§ 1° - A nota final será o resultado da média das notas atribuídas pelos membros da banca examinadora.

§ 2° - Para ser aprovado, o aluno deverá defender a monografia, perante banca examinadora designada pela Instituição, em sessão pública, nas datas e horários estabelecidos pela Coordenação do Curso de Direito, e, receber nota final (média da nota da apresentação e do texto escrito), igual ou superior a 7,0 (sete);

§ 3º - Para efeito de cômputo da nota da disciplina de TCC 2, no 9º período, serão obedecidos os seguintes critérios:

Alínea a - O aluno será aprovado na disciplina se possuir nota igual ou superior a 7,0 (sete);

Alínea b - Será considerado reprovado o aluno que não possuir a nota prevista na alínea anterior;

Alínea c - O aluno que possuir nota igual a 10,0 (dez) será aprovado com distinção e receberá um Certificado de Menção Honrosa;

Alínea d - A nota atribuída ao Trabalho de Conclusão de Curso corresponderá às notas de 1ª(primeira) e 2ª (segunda) avaliação;

(7)

Alínea e - Na avaliação da monografia serão considerados os seguintes percentuais: 40% (quarenta por cento) para a apresentação, e, 60% (sessenta por cento) para o conteúdo.

§ 4º - Os alunos aprovados deverão apresentar novo exemplar da monografia digitalizada, salva em pdf, e em modelo padronizado pela Instituição, no prazo máximo de 10 (dez) dias após a apresentação e aprovação, com as correções sugeridas pela Banca Examinadora.

§ 5º - Na constatação de trabalho plagiado, a banca examinadora emitirá parecer que será encaminhado ao Diretor que determinará a instauração de processo administrativo disciplinar, com observância das normas expressas no Regimento Interno da IES.

§ 6º - Os alunos cujos trabalhos tenham nota inferior a 7,0 (sete), terão a oportunidade de reapresentação e deverão depositar novamente as 02 (duas) vias da monografia com 1 (um) CD, com as alterações sugeridas pela Banca Examinadora, mediante autorização do professor orientador, em data a ser determinada pela Coordenação do Curso de Direito.

§ 7º Os trabalhos que estiverem na condição de reapresentação e que não forem depositados até a data designada pela Coordenação do Curso, não serão avaliados nesta oportunidade, sendo lançada a nota obtida na primeira oportunidade em que ocorreu a apresentação, devendo o aluno proceder com a matrícula na disciplina de TCC 2 no semestre letivo seguinte.

§ 8º Os alunos que submeterem seus trabalhos a reapresentação e que mativerem nota inferior a 7,0 (sete), serão considerados reprovados por média, sendo a nota atribuída correspondente as notas de 1ª(primeira) e 2ª (segunda) avaliação, devendo efetuar matrícula na disciplina de TCC 2 no semestre letivo seguinte;

§ 9º - O aluno aprovado em todas as disciplinas da grade curricular obrigatória, porém, reprovado no TCC 2, será matriculado, no semestre subsequente, em disciplina isolada correspondente ao Trabalho de Conclusão de Curso, conforme determinado na Portaria de n° 120, de 19/02/2008, da Pró Reitoria de Graduação do Centro Universitário Maurício de Nassau.

§ 10º Após a composição da nota o Presidente da Banca Examinadora divulgará a nota atribuída ao trabalho desenvolvido pelo aluno.

Art. 12º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua aprovação pelo Conselho Superior da Faculdade Maurício de Nassau, revogando-se as disposições em contrário.

Registre-se. Publique-se.

Maceió, Alagoas, 29 de fevereiro de 2016.

Prof. João Victor T. de S. Porangaba

Coordenador do curso de Direito FMN – Ponta Verde - Maceió

(8)

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU – FMN Curso de Direito

Coordenação de Direito

ANEXO II – FORMULÁRIO DE FORMALIZAÇÃO DE ORIENTAÇÃO

Eu (nome completo do orientador), ...

..., firmo compromisso de orientação de pesquisa com o(a) aluno(a), ...

...

do curso de Direito da Faculdade Maurício de Nassau, unidade Maceió, sobre o tema:

...

...

...

...

Maceió, Alagoas, ... de ... de 2016.

...

Assinatura do orientador(a)

(9)

ANEXO III

AUTORIZAÇÃO DE DEPÓSITO DE MONOGRAFIA PARA DEFESA PERANTE BANCA EXAMINADORA E PARECER FINAL

Eu,____________________________________________________________,

professor do curso de Direito da Faculdade Maurício de Nassau, matrícula nº___________________________________, Autorizo depósito de monografia

do(a)aluno(a):___________________________________________________________

____________ do 9º período turma__________________________, matrícula:_________________________________________________, para defesa perante banca examinadora.

O Tema de monografia do referido aluno é:

Observações sobre interesse do aluno, dedicação, freqüência, pontualidade às atividades do programa e às atividades do projeto de pesquisa, e com:

PARECER FINAL

Maceió, Alagoas, ... de ... de 2016.

___________________________________________________

Assinatura do orientador(a)

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

O terceiro artigo, de autoria de Luciano Munck, Rafael Borim de Souza e Cristiane Zagui, objetivou explorar a relação entre gestão por competências e ações de

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de

A operacionalização da implantação do apoio matricial às equipes de Saúde da Família, segundo Relatório do Planejamento da Gestão atual da Saúde Mental se deu

A abordagem mais usual de fadiga, que utiliza a tensão nominal e a classificação de detalhes geométricos para previsão da vida em fadiga, não abrange conexões mais complexas e