• Nenhum resultado encontrado

Metodologia EVA. Evidências sobre Violências e Alternativas para mulheres e meninas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Metodologia EVA. Evidências sobre Violências e Alternativas para mulheres e meninas"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

EVA

Evidências sobre Violências e Alternativas para

mulheres e meninas

Metodologia

(2)

Conteúdos

METODOLOGIA ... 3

AS LEIS ... 25

AS INICIATIVAS ... 26

(3)

A plataforma EVA tem como prioridade apresentar todas as manifestações de violência das quais as mulheres são alvo da forma mais completa possível. Isso implica deixar as definições mais comuns de formas de violência física, como homicídios e lesões, e formas de violência contra a propriedade, como roubo, para identificar outras formas de violência, como violência psicológica, sexual e moral.

Para ter uma visão mais completa, EVA apresenta diversas fontes que se complementam e assim apresentam todas pelas formas de violência das quais as mulheres são vítimas, incluindo:

1. O que é registrado no sistema de saúde, após a atenção às mulheres que procuram atendimento médico ou para atestar uma morte violenta.

2. O que é conhecido no sistema de segurança, através de denúncias ou conhecimento das forças de segurança.

3. O que as mulheres revelam sobre seus níveis de vitimização pessoal, através de pesquisas de vitimização.

Cada uma dessas fontes possui definições, escopo e metodologia diferentes o que as tornam diferentes entre si e ainda mais entre os países considerados.

Para apresentar a ampla gama de violências a que as mulheres estão expostas, EVA classificou seus dados em cinco tipos de violência. As definições aqui incluídas são baseadas na Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha) do Brasil, que foi reconhecida como uma das mais completas do mundo.

Metodologia

OS DADOS

(4)

Violência física:

qualquer comportamento que ofenda a integridade ou a saúde corporal.

Violência psicológica:

qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância

constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação.

Violência sexual:

qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos.

Violência econômica ou patrimonial:

qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades.

Violência moral:

violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

A seguir, se apresentam todos os delitos que se associam a cada tipo de violência e sua disponibilidade por país.

(5)

Violência física

Homicídio doloso (BR, CO, MX) Feminicídio (BR, MX)

Violência física (lesões) (BR, CO, MX) Tentativa de homicídio (BR)

Lesões (BR, CO, MX)

Lesão corporal seguida de morte (BR)

Morte por oposição à intervenção policial (BR)

Violência sexual

Violência sexual (lesões) (BR, CO, MX) Abuso sexual (CO, MX)

Assédio sexual (BR, CO, MX) Rapto (MX)

Estupro (BR, CO, MX) Tentativa de estupro (BR)

Violência de gênero em todas as suas modalidades distinta da violência familiar (MX)

Ato obsceno (BR)

Importunación ofensiva al pudor (BR)

Violência Psicológica

Violência Psicológica (lesões) (BR, CO, MX) Ameaça (BR, CO)

Violência econômica ou patrimonial

Violência econômica ou patrimonial (lesões) (BR, CO, MX) Violência no âmbito laboral (MX pesquisa de vitimização) Violencia no âmbito comunitario (MX pesquisa de vitimização) Discriminación laboral (MX pesquisa de vitimização)

Constrangimento ilegal (BR) Dano (BR)

Supressão de documento (BR) Violação de domicílio (BR)

Violência Moral

Calunia (BR) Difamação (BR) Injúria (BR)

Outras violências

Maltrato obstétrico (MXpesquisa de vitimização) Online (MX pesquisa de vitimização)

Violencia en el ámbito escolar (MX pesquisa de vitimização) Violência intrafamiliar (MX pesquisa de vitimização)

(6)

FONTES DE INFORMAÇÃO E DEFINIÇÕES DE VARIÁVEIS

BRASIL

O Brasil possui informações disponíveis no nível do banco de dados (registros) para homicídios e lesões registrados no sistema de saúde (Ministério da Saúde).

Para o Brasil, o principal desafio é a ausência de informações centralizadas no nível do país para dados do sistema de segurança. Para obter esses dados, foi necessário um longo processo de consulta e solicitações de informações por meio da Lei de Acesso à Informação, além de outros canais alternativos para acessar os dados das 26 unidades federativas e do Distrito Federal.

Além da dificuldade de centralização de dados, EVA enfrentou outros desafios, como diferenças de acesso, formatos e definições dos dados das 26 unidades federais e do Distrito Federal. A disponibilidade dos dados varia entre as unidades, com diferenças entre classificações de armas e faixas etárias, além de diferentes níveis de disponibilidade de dados para os municípios da unidade.

Finalmente, no Brasil, as pesquisas demográficas e de vitimização oficiais estão desatualizadas e não dão conta de mostrar a percepção revelada e percebida de segurança pelas mulheres no país.

No futuro, pretende-se incluir outras pesquisas de vitimização realizadas por órgãos privados e pela sociedade civil.

1. Homicídios - Sistema de saúde

Óbitos por homicídios. Sistema de Informações sobre Mortalidade - SIM. Ministerio de Saúde.

Disponível em:

http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0901&item=1&acao=26&pad=31655 Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde - CID 10:

A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde,

frequentemente designada pela sigla CID (em inglês: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems - ICD) fornece códigos relativos à classificação de doenças e de uma grande variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas para ferimentos ou doenças. X85-Y09 – Agressão.

(7)

2. Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes – Sistema de saúde

Coordenação Geral de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde, Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde.

Disponível em:

http://www.portalsinan.saude.gov.br/Violência-interpessoal-autoprovocada

O objetivo do Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes é conhecer a magnitude e a gravidade das violências por meio da produção e difusão de informações epidemiológicas e definir políticas públicas de enfrentamento como estratégias e ações de intervenção, prevenção, atenção e proteção às pessoas em situação de violência. Os profissionais de saúde em unidades públicas ou privadas devem notificar os casos de violência que se enquadrarem no objeto de notificação da ficha.

3. Ocorrências – Secretarias de Segurança

Acre: Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. Dados recebidos através de solicitação via Lei de Acesso à Informação.

Alagoas: Secretaria de Segurança Pública. Dados recebidos através de solicitação via Lei de Acesso à Informação.

Amazonas: Secretaria de Segurança Pública. Dados recebidos através de solicitação via Lei de Acesso à Informação.

Amapá: Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública. Dados recebidos através de solicitação via Lei de Acesso à Informação.

Bahia: Secretaria de Segurança Pública. Dados recebidos através de solicitação via Lei de Acesso à Informação.

Ceará: Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. Dados recebidos através de solicitação via Lei de Acesso à Informação.

Distrito Federal: Secretaria de Estado de Segurança Pública. Dados recebidos através de solicitação via Lei de Acesso à Informação.

Espírito Santo: Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. Dados recebidos através de solicitação via Lei de Acesso à Informação.

Goiás: Não respondeu a solicitação.

Maranhão: Secretaria de Segurança Pública. Dados recebidos através de solicitação via Lei de Acesso à Informação.

Mato Grosso:Secretaria de Estado de Segurança Pública. Dados recebidos através de solicitação via Lei de Acesso à Informação.

Mato Grosso do Sul: Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. Dados recebidos através de solicitação via Lei de Acesso à Informação.

(8)

Minas Gerais: Secretaria de Estado e Segurança Pública. Dados recebidos através de solicitação via Lei de Acesso à Informação.

Pará: Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social. Dados recebidos através de solicitação via Lei de Acesso à Informação.

Paraíba: Secretaria da Segurança e da Defesa Social. Dados recebidos através de solicitação via Lei de Acesso à Informação.

Piauí: Não respondeu a solicitação. Dados coletados do Relatorio de Indicadores de criminalidade 2018. Disponível em: http://www.ssp.pi.gov.br/download/201901/SSP09_8bf9d02b01.pdf

Paraná: Secretaria da Segurança Pública.Dados recebidos através de solicitação via Lei de Acesso à Informação.

Rio de Janeiro: Instituto de Segurança Pública (ISP). Dados recebidos através de solicitação via Lei de Acesso à Informação.

Rio Grande do Norte: Secretaria de Estado da Segurança Pùblica e da Defesa Social. Dados recebidos através de solicitação via Lei de Acesso à Informação.

Rio Grande do Sul: Secretaria da Segurança Pública. Dados recebidos através de solicitação via Lei de Acesso à Informação.

Rondônia: Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania. Dados recebidos através de solicitação via Lei de Acesso à Informação.

Roraima: Secretaria de Estado de Seguança Pública. Dados recebidos através de solicitação via Lei de Acesso à Informação.

Santa Catarina: Secretaria de Estado da Segurança Pública. Dados recebidos através de solicitação via Lei de Acesso à Informação.

Sergipe: Secretaria de Estado da Segurança Pública. Dados recebidos através de solicitação via Lei de Acesso à Informação.

São Paulo: Secretaria da Segurança Pública. Dados recebidos através de solicitação via Lei de Acesso à Informação.

Tocantins: Secretaria da Segurança Pública. Dados recebidos através de solicitação via Lei de Acesso à Informação.

(9)

DEFINIÇÕES

Violência doméstica ou familiar

(LMP Art 50): qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial, no âmbito da unidade doméstica, da família e em qualquer relação íntima de afeto, em que o agressor conviva ou tenha convivido com a agredida.

Violência Física

(LMP Art 70): a violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal.

Homicídios Dolosos

(Art. 121, do CP): Matar alguém intencionalmente.

Tentativa de Homicídios

(Art. 121, do CP): Tentativa de homicídio é decorrente da conjugação do crime de homicídio simples com a norma que define a tentativa. Segundo o Código Penal, Tentativa é: tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente (Art. 14, inciso II/incluído pela Lei n°

7.209/1984).

Feminicídio :

Modalidade de crime hediondo, ocorre contra a mulher por razões da condição de sexo feminino (Art. 121, § 2º, inciso VI, do CP), tipificadas nos crimes de: I. violência doméstica e familiar; II. menosprezo ou discriminação à condição de mulher (Art.

121, § 2º- A, inciso I e II, do CP). Segundo a Lei Maria da Penha (N.°11.340/2006), em seu artigo 5°, configura-se violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial:

I - no âmbito da unidade doméstica, compreendida como o espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas;

II - no âmbito da família, compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa;

III - em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação”

(10)

Tentativa de Feminicídio:

Tentativa de feminicídio é decorrente da conjugação do crime de feminicídio (Art.121, § 2º, inciso VI, do CP) com a norma que define a tentativa. Segundo o Código Penal, Tentativa é: tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente (Art. 14, inciso II/

incluído pela Lei n° 7.209/1984).

Lesão Corporal Dolosa Seguida de Morte

(Art. 129, §3, do CP): Se resulta morte e as circunstâncias evidenciam que o agente não quis o resultado, nem assumiu o risco de produzi-lo.

Lesão Corporal Dolosa

(Art. 129, do CP): Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem

Violência Psicológica

(LMP art 70): qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação; (Redação dada pela Lei nº 13.772, de 2018)

Ameaça

(Art.147, do CP): Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave. Somente se procede mediante representação.

Constrangimento ilegal

(Art. 146, do CP): Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela não manda .

Violência Sexual

(LMP art 70): qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos

(11)

Estupro

(Art. 213, do CP): Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso.

Tentativa de Estupro

(Art. 213, do CP): Tentativa de estupro é decorrente da conjugação do crime de estupro com a norma que define a tentativa. Segundo o Código Penal, Tentativa é: tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente (Art. 14, inciso II/incluído pela Lei n° 7.209/1984).

Importunação ofensiva ao pudor:

Praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro (Art. 215-A, do CP/Incluído pela Lei n°

13.718/2018).

Assédio Sexual

(Art. 216-A, do CP): Constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função .

Ato obsceno

(Art. 233, do CP): Praticar ato obsceno em lugar público, ou aberto ou exposto ao público.

Violência Patrimonial/econômica

(LMP art 70): qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades.

Dano

(Art. 163, do CP): Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia .

Violação de domicílio

(Art. 150, do CP): Entrar ou permanecer, clandestina ou astuciosamente, ou contra a vontade expressa ou tácita de quem de direito, em casa alheia ou em suas dependências .

Supressão de documento

(Art. 305, do CP): Destruir, suprimir ou ocultar, em benefício próprio ou de outrem, ou em prejuízo alheio, documento público ou particular verdadeiro, de que não podia dispor .

(12)

Violência Moral

(LMP art 70): violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria

Calúnia

(Art. 138, do CP): Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime.

Difamação

(Art. 139, do CP): Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação.

Injúria

(Art. 140, do CP): Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.

COLÔMBIA

A Colômbia tem informações disponíveis no nível do banco de dados (registros), tanto para

homicídios (disponíveis no Departamento Administrativo Nacional de Estatística) quanto para lesões registradas no sistema de saúde (Instituto Nacional de Saúde). Informações sobre o sistema de segurança estão disponíveis na Polícia Nacional da Colômbia.

A Colômbia possui informações muito limitadas sobre outras formas de violência além da física e sexual, com informações inexistentes no sistema de segurança nas dimensões psicológica,

econômica e moral. Por outro lado, existem ausências importantes de variáveis como o agressor em todos os bancos de dados. Finalmente, a classificação dos dados raciais é limitada à consulta da etnia a certos povos ou culturas, o que limita a comparabilidade entre países. As categorias de raça existentes no sistema de saúde são: indígenas, ciganos, raizal dos arquipélagos de San Andes e Providencia, Palenquero de San Basilio, negro (a), mulato (a), afro-colombiano ou afro-descendente).

Por fim, a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (ENDS) está significativamente desatualizada, sendo a mais recente de 2015.

(13)

1. Homicídios - Sistema de Saúde

Departamento Administrativo de Estatística (DANE). Estatísticas vitais. Mortes. Disponível em:

http://microdatos.dane.gov.co/index.php/catalog/MICRODATOS/about_collection/22/5

As mortes são classificadas de acordo com a Classificação Internacional de Doenças Versão 10 (CID 10). Homicídios (lesões causadas por outra pessoa com a intenção de ferir ou matar, por qualquer meio) correspondem aos códigos X85-Y09.

2. Lesões– Sistema de Saúde

Dados de eventos de interesse em Saúde Pública - Vigilância em Saúde Pública de Gênero e Violência Intrafamiliar (Recebido por solicitação).

Inclui violência física, psicológica e sexual.

3. Estatísticas Criminais - Segurança

Polícia Nacional da Colômbia. Disponível em:

https://www.policia.gov.co/grupo-informaci%C3%B3n-criminalidad/estadistica-delictiva.

Informações extraídas do Sistema de Informações Estatísticas, Criminais e Operacionais sobre Crimes da Polícia Nacional - SIEDCO

(14)

DEFINIÇÕES

Ameaça

(Artigo 347 do código penal) : Aquele que, de qualquer forma, assusta ou ameaça uma pessoa, família, comunidade ou instituição, com o objetivo de causar alarme, ansiedade ou terror na população ou em um setor dela

Homicídio

(Art 109): quando alguém mata outra pessoa de propósito

Lesões pessoais

(Art 111) Aquele que causa dano ao corpo ou à saúde de outro

Violência doméstica

(art. 229) Qualquer pessoa que abuse física ou psicologicamente de qualquer membro de seu núcleo familiar.

Abuso sexual

(art. 206, 209, 211) Ato sexual: esse tipo de crime é configurado quando qualquer ato com conteúdo sexual é praticado, o que não constitui acesso carnal na aceção do art. 212. Obviamente a conduta sancionada aqui é outra manifestação, o do contato sexual não consensual.

Assédio sexual

assédio sexual em sua manifestação vertical, que é configurada quando o sujeito ativo “em benefício de si ou de terceiros” usa a.) Sua superioridade manifesta ou b.) Relações de autoridade ou poder por idade, sexo , emprego, posição social, familiar ou econômica, para sitiar ou assediar outra pessoa, para fins sexuais não consentidos por esta.

Violação

acesso carnal violento (Art 212): acesso carnal significa a penetração do pênis por via anal, vaginal ou oral, bem como penetração vaginal ou anal de qualquer outra parte do corpo humano ou outro objeto.

4. Pesquisa de vitimização

Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (ENDS) - 2015

(15)

DEFINIÇÕES

Violência física

(Lei 1257 de 2008): dano ou sofrimento físico, bem como o risco ou diminuição da integridade corporal de uma pessoa. Nesse sentido, perguntou-se a mulheres e homens de 13 a 49 anos, uma vez unidos, se a qualquer momento seu parceiro ou ex-companheiro havia exercido violência física contra eles.

Violência sexual

(Lei 1257 de 2008): Entende-se como “qualquer ação que consiste em forçar uma pessoa a ter contato físico ou verbal de natureza sexual ou a participar de outras interações sexuais através do uso de força, intimidação, coerção, chantagem, suborno, manipulação, ameaça ou qualquer outra interação sexual. mecanismo que cancela ou

limite a vontade pessoal. Da mesma forma, o fato de o agressor obrigar a vítima a praticar qualquer um desses atos com terceiros é considerado dano ou sofrimento sexual

Violência econômica

(Lei 1257 de 2008): “qualquer ação ou omissão destinada a abuso econômico, controle abusivo de finanças, recompensas ou punições monetárias para mulheres por causa de seu status social, econômico ou político”.

Violência emocional

(Lei 1257 de 2008): a “consequência derivada da ação ou omissão destinada a degradar ou controlar as ações, comportamentos, crenças e decisões de outras pessoas, através de intimidação, manipulação, ameaça, direta ou indireta, humilhação, isolamento ou qualquer outro comportamento que implicam danos à saúde psicológica, autodeterminação ou desenvolvimento pessoal .”

(16)

MÉXICO

O México tem informações disponíveis no nível do banco de dados (registros) para homicídios e lesões registrados no sistema de saúde. As informações do Sistema de Segurança estão disponíveis na Secretaria Executiva do Sistema Nacional de Segurança Pública.

Com relação aos dados de segurança, há importantes desafios: dados detalhados sobre sexo e idade estão disponíveis apenas no nível estadual, para um grupo muito pequeno de crimes de interesse (Homicídio, Feminicídio, Lesões e Rapto). Esse mesmo banco de dados apresenta dados de idade apenas na classificação básica de menores e maiores de idade. No nível do município, há uma maior disponibilidade de crimes, no entanto, estes não têm detalhes de sexo, idade ou tipo de arma.

Outro dos principais desafios nos dados do México é a ausência de dados de violência psicológica, econômica e moral no banco de dados de segurança. No entanto, esses dados são compensados com a Pesquisa de Vitimização sobre a dinâmica das relações domésticas.

Por fim, os bancos de dados de saúde não possuem a variável raça, bem como os bancos de dados de segurança, que não possuem detalhes de raça ou agressor.

1. Homicídios - Sistema de Saúde

Secretária de Saúde. Direcção Geral de Informação em Saúde. Mortes. Disponível em:

http://www.dgis.salud.gob.mx/contenidos/basesdedatos/da_defunciones_gobmx.html

As mortes são classificadas de acordo com a Classificação Internacional de Doenças Versão 10 (CID 10). Homicídios (lesões causadas por outra pessoa com a intenção de ferir ou matar, por qualquer meio) correspondem aos códigos X85-Y09.

2. Lesões e causas da violência – Sistema de Saúde

Secretária de Saúde. Direcção Geral de Informação em Saúde. Banco de dados de lesões e causas da violência. Disponível em: http://www.dgis.salud.gob.mx/contenidos/basesdedatos/da_lesiones_

gobmx.html

Inclui violência física, patrimonial, psicológica e sexual

3. Incidência criminal – Secretariado Executivo do

Sistema Nacional de Segurança Pública

(17)

Os números provêm das informações registradas nos arquivos de investigação iniciados no Ministério Público e são fornecidos mês a mês pelos procuradores-gerais e promotores das 32 entidades federais. Ou seja, são supostos atos criminosos

3b) Vítimas e unidades roubadas, nova metodologia, em nível estadual

https://www.gob.mx/sesnsp/acciones-y-programas/victimas-nueva-metodologia?state=published

DEFINIÇÕES

Homicídio

Conduta delitiva que uma pessoa comete quando priva da vida outra pessoa.

Feminicídio

Conduta criminosa cometida por uma pessoa quando ela priva uma mulher da vida por razões de gênero

Lesões

Conduta delitiva através da qual se causa uma alteração ou dano à saúde de uma pessoa.

Abuso sexual

realizar um ato sexual com uma pessoa sem o seu consentimento e sem o objetivo de alcançar a relação sexual, ou forçá-la a observá-lo ou executá-lo.

Assédio sexual

incli “hostigamiento” sexual: conduta que é cometida contra uma pessoa,

independentemente do sexo, na qual, sem um relacionamento subordinado, verbal, físico ou ambos, conduta relacionada à sexualidade que as coloca em risco ou deixe-a em um estado de desamparo e risco de causar dano ou sofrimento psicoemocional que prejudique sua dignidade, independentemente da ocorrência de um ou mais eventos descritos.

Rapto

conduta que consiste em remover ou reter uma pessoa através de violência física ou moral, para satisfazer qualquer desejo erótico sexual ou para casar com a pessoa.

(18)

Estupro

(inclui equiparada e simples): Equiparada - Fazer sexo com uma pessoa que não tem a capacidade de entender o significado do evento ou que, por qualquer motivo, não pode resistir a ele; ou a introdução, por via anal ou vaginal, de qualquer elemento, instrumento ou parte do corpo humano que não seja o pênis em uma pessoa que não tem capacidade de entender o significado do fato ou que, por qualquer motivo, não pode resistir a ele. Simples: Fazer sexo com uma pessoa de qualquer sexo sem seu consentimento por meio de violência física ou moral.

Violência de gênero em todas suas modalidades distinta da violência familiar

uso deliberado de poder ou força física, seja em ameaça ou em dinheiro, contra outra pessoa, grupo ou comunidade, que cause ou provavelmente cause ferimentos , morte, dano psicológico, distúrbios do desenvolvimento ou privação.

Violência familiar

Exercício por ação ou omissão, qualquer tipo de violência física, psicoemocional, sexual ou patrimonial, dentro ou fora da casa da família contra o cônjuge, a concubina ou o concubinário, o sangue relativo em uma linha reta para cima ou para baixo sem limite de nota, ou sangue ou material colateral relacionado até a quarta série, o adotante ou adotado ou a pessoa incapaz para a qual ele é guardião ou curador.

4. Pesquisa de Vitimização

4.1. Pesquisa Nacional sobre Dinâmica das

Relações Domiciliares 2016 (ENDIREH). Instituto Nacional de Estatística e Geografia (INEGI)

Prevalência de violência por tipo de violência e agressor entre mulheres de 15 anos ou mais de idade ao longo da vida. Disponível em:

https://www.inegi.org.mx/programas/endireh/2016/

(19)

DEFINIÇÕES

Total

Foi vítima de violência física, sexual, emocional ou econômica ao longo de sua vida

Emocional

refere-se a qualquer ato ou omissão por parte do casal que prejudique a estabilidade psicológica da mulher, que pode consistir em abandono, ameaças, ciúmes, insultos, humilhações, desvalorização, marginalização, rejeição, entre outros que levam a vítima a depressão, isolamento, desvalorização de sua auto-estima e até suicídio, ao longo de sua vida

Física

refere-se a qualquer ato que cause dano não acidental, usando força física ou algum tipo de arma ou objeto que possa ou não causar ferimentos, internos, externos ou ambos, ao longo de sua vida.

Sexual

qualquer ato que degrade ou danifique o corpo e / ou a sexualidade das mulheres e, portanto, comprometa sua liberdade, dignidade e integridade física. É uma expressão de abuso de poder que implica a supremacia masculina sobre as mulheres, denegrindo-a e concebendo-a como objeto, ao longo de sua vida.

Econômica

refere-se a qualquer ação ou omissão por parte do casal que afeta a sobrevivência econômica da mulher, ao longo de sua vida.

Violência no ambiente escolar

Situações de violência emocional, física e sexual contra mulheres de 15 anos ou mais no ambiente escolar ao longo da vida, ao longo da vida.

Discriminação no trabalho

investigar situações de discriminação que as mulheres sofreram em seus locais de trabalho, como violência econômica ou emocional por ser mulher, discriminação com base no estado civil, na idade, por ter filhos, por motivos de gravidez e outros.

Violência no local de trabalho

Situações de discriminação emocional, física e sexual contra mulheres de 15 anos ou mais de idade no local de trabalho ao longo da vida.

(20)

Violência na comunidade

Situações de violência emocional, física e sexual contra mulheres com 15 anos ou mais de idade na comunidade ao longo da vida (refere-se às experiências violentas vivenciadas por mulheres em sua comunidade, localidade , bairro, cidade, colônia; na rua, transporte público, mercados, parques, lugares divertidos, feiras, entre outros.

Abuso obstétrico

condições de abuso durante o parto

Fonte: Instrumento para el Registro, Clasificación y Reporte de los Delitos y las Víctimas CNSP/38/15. Disponível em: http://

www.secretariadoejecutivo.gob.mx/docs/pdfs/nueva-metodologia/Manual_Nuevo_Instrumento.pdf

4.2. Módulo sobre Cyberbullying 2017 (MOCIBA) - Instituto Nacional de Estatística e Geografia (INEGI)

Disponível em: http://www.beta.inegi.org.mx/contenidos/investigacion/ciberacoso/2017/doc/

mociba2017_resultados.pdf

Indicador: Percentual de mulheres de 12 a 59 anos que viviam cyberbully nos últimos doze meses, por federação

DEFINIÇÃO

Cyberbullying

é um ato intencional, por um indivíduo ou um grupo, com o objetivo de prejudicar ou perturbar uma pessoa através do uso de tecnologias da informação e

comunicação (TIC), especificamente a Internet ou telefone, telefone celular. Inclui:

Spam ou vírus, recepção de conteúdo multimídia, telefonemas, conteúdo com identidades falsas, registro em sites, roubo de identidade, rastreamento de seus sites, danos por divulgação de identidade pessoal, roubo de senha.

(21)

QUADROS DE DISPONIBILIDADE COMPARATIVA

Tabela 1: Tabela de disponibilidade comparativa de variáveis entre países e bancos de dados

Base de daDos Homicidios

saúde Lesões saúde Segurança Pesquisa de

vitimização

País MX CO BR MX CO BR MX

(Mun)*

MX

(estado) CO BR MX CO BR

Ano x x x x x x x x x

Disponibilidade variada de

dados

x x  

Estado x x x x x x x x x x x  

Município x x x x x x x   x   x*  

Tipo de arma x x x x x x x x x      

Sexo x x x x x x   x x      

Grupo de idade x x x x x x   x x      

Raça   x x   x x            

Agressor x     x             x    

Violência familiar x     x                  

CIE Agressãon

sexual Y05 x x x                    

Ocurreu em casa x x x                    

* As informações do México no nível do município não possuem a variável sexo, portanto se refere a toda população.

** Para a pesquisa na Colômbia, existem apenas dados para as principais cidades

(22)

Tabela 2: Disponibilidade de informações através de crimes e formas de violência por países e bancos de dados

Tipo de

violˆncia Incidente

Homicidios

saúde Lesões saúde Segurança Pesquisa de

vitimização

MX CO BR MX CO BR MX

(Mun)

MX

(estado) CO BR MX CO BR Violência

física Homicídio doloso x x x         x x x      

  Feminicídio             x x   x      

  Violencia física (lesões)       x x x         x x  

  Tentativa de homicídio                   x      

  Lesões               x x x         Lesão corporal seguida de morte                   x      

Violência sexual Violência sexual       x x x         x x     Abuso sexual             x   x           Assédio sexual             x   x x         Rapto             x x             Estupro             x   x x         Tentativa de estupro                   x      

  Violência de gênero em todas as modalidades distintas da violência familiar             x            

  Ato obsceno                   x      

  Importunação ofensiva ao pudor                   x      

Violência psicológica Violência psicológica (lesões)       x x x         x x     Ameaça                 x x       Violencia econômica Violência econômica (lesões)       x   x         x x     Violência en el âmbito laboral                     x    

  Violência no âmbito comunitario                     x    

  Discriminação laboral                     x    

  Constrangimento ilegal                   x      

  Dano                   x      

  Supressão de documento                   x      

  Violação de domicilio                   x      

Violência Moral Violência Moral                   x      

  Calúnia                   x      

  Difamação                   x      

  Injúria                   x      

Outras violências Maltrato obstétrico                     x    

(23)

Tabela 3: Detalhe para o Brasil - disponibilidade comparativa das variáveis das unidades federativas

Dados Ano Estado Município Faixa etária Arma Cor/Raça (Cutis)

Óbitos x x x x x x

Lesões x x x x x x

AC x x x x x  

AL x x x x x x

AM x   x x x  

AP x x x      

BA x x x x x x

CE x x   x x  

DF x x x      

ES x x x x x  

GO            

MA x x        

MG x x x x x  

MS x x x x x  

MT x x x x    

PA x x x   x  

PB x x x      

PE x x x x x  

PI            

PR x x x x x  

RJ x x x x * x

RN x x x x x  

RO x x        

RR x x        

RS x x x      

SC x x x x    

SE x   x      

SP x x x x   x

TO x x x      

(24)

DadosACALAMAPBACEDFESGOMAMGMSMTPAPBPEPIPRRJRNRORRRSSCSESPTO Feminicídio xx x xx xx*x x x x xxxxx  xx Homicídio Dolosoxxxxxxxx xxxxxx*x xxxxxxxx xx Tentativa de homicidio  x x  x xxxxxx   x  xxx xx Lesão Corporal Dolosa Seguida de Mortexxxxx  x xxx xxx x x x x xx Homicidio por oposição a intervenção policialxx         x        x       Lesão Corporal Dolosa  xxx  x xxx xx*  x*x*xxxxxxxx Física (total)      x                     AssédioSexual  x    x  xxxx   xxx xXx    Ato Obsceno  x    x  xxxx   xxxxxXx    Importunação Ofensiva ao Pudor  x    x  xxxx   xxxxxx x   Estupro  xxx xx xxxxxx*  xx*xxxXxxxx Tentativa de estupro   x x  x xxxxx    xxxxXx xx Sexual (total)    xxx                     Ameaça  xxx  x xxxxxx  xx*xxxxxxxx Constrangimento ilegal  x x  x  xxxx   xxxxxxx x  Psicológica (total)      x   x      xx   x     Dano          xx x   xx*  x xxx  Supressão de Documento          x xx   xx xx x    Violação de Domicílio           xxx       x x x  Calúnia  x x  x  xxxx   xxxxxxxx   Difamação  x x  x  xxxx   xxxxxxxx   Injúria  x x  x  xxxx   xx*x xxxx   Moral (total)                            Violência doméstica (geral)                        x  

(25)

AS LEIS

A desigualdade de gênero é uma das origens da violência contra as mulheres. Por esse motivo, a seção de leis de EVA aborda leis que vão além daquelas que se referem à proteção da violência e incorpora outras dimensões que são fundamentais para a igualdade de gênero das mulheres, como empoderamento econômico e a participação política. O objetivo é oferecer uma visão geral da evolução normativa em todas essas áreas em cada um dos países estudados. Da mesma forma, a evolução dos direitos humanos de mulheres e meninas em nível internacional também foi identificada como uma maneira de encaixar marcos regulatórios nacionais na evolução histórica do movimento de mulheres.

Para tanto, foi consultado o Observatório de Igualdade de Gênero da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), utilizando inclusive uma classificação de leis semelhantes à adotadas pelo Observatório. A página do Observatório está disponível em: https://oig.cepal.org/es.

Também é nesta página que a maioria das leis identificadas para cada país foram obtidas.

Para a criação da linha do tempo para cada um dos países, foi realizada uma breve revisão da literatura, permitindo a identificação dos principais marcos na evolução dos direitos da mulher em cada país. A identificação de leis que ainda não foram mapeadas no Observatório da CEPAL foi realizada por meio de uma pesquisa livre nas páginas oficiais de cada um dos países.

BRASIL

Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Direitos da Mulher. Disponível em: https://www2.camara.

leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/comite-brasileiro-de-direitos- humanos-e-politica-externa/DireitosdaMulher

Portal da Legislação. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/legislacao/

COLOMBIA

Presidencia de la República. Disponível em: http://es.presidencia.gov.co/normativa/leyes Secretaría General del Senado. Disponível em: http://www.secretariasenado.gov.co/index.php/

vigencia-expresa-y-sentencias-de-constitucionalidad

Sistema Único de Información Normativa. Disponível em http://www.suin-juriscol.gov.co/.

(26)

MÉXICO

Cámara de Diputados. Leyes Federales vigentes. Disponível em: : http://www.diputados.gob.mx/

LeyesBiblio/index.htm

Gobierno de México. Códigos y Leyes. Disponível em: : https://www.gob.mx/profeco/documentos/

codigos-y-leyes

Senado de la República. Legislación aprobada. Disponível em: : http://www.senado.gob.mx/64/

legislacion_aprobada

Unidad General de Asuntos Jurídicos. Leyes y Reglamentos Federales. Disponível em: : http://www.

ordenjuridico.gob.mx/leyes.php

AS INICIATIVAS

O mapeamento de iniciativas apresentado na plataforma EVA é um estudo exploratório sobre políticas, programas e ações focadas na prevenção, redução e eliminação da violência contra mulheres. O objetivo é produzir um base de dados de iniciativas desenvolvidas no Brasil, Colômbia e México que possibilite entender que tipos de iniciativas têm sido implementadas, por que tipos de atores, com qual financiamento, e por quanto tempo. A motivação para o estudo baseia-se na hipótese de que apesar do aumento no número de iniciativas implementadas nesses países e da atenção que o tema tem ganhado, a mulher não está sendo vista em toda sua complexidade e pouco se sabe sobre o impacto das ações implementadas. Por essa razão, buscou-se também informações sobre se as iniciativas mapeadas haviam sido avaliadas ou não.

Como resultados foram produzidas uma tipologia de iniciativas, considerando-se o foco de cada uma delas, bem como uma base de dados com as iniciativas encontradas nos três países. A criação destas categorias foi feita com base na literatura sobre o assunto, bem como, da análise dos focos das iniciativas encontradas. Sendo assim, optou-se por separar as categorias segundo seu foco, categorizando-as como de prevenção (ou naquelas ações implementadas antes que a violência ocorra); ou de proteção (que diz respeito às ações de acolhimento e atenção à mulheres que se encontram em situação de violência).

Essa tipologia, inicial, está em construção e poderá ser aprimorada nas próximas atualizações da plataforma EVA.

(27)

Tipo Estratégia Descrição

PREVENÇÃO

Produção, coleta, sistematização e disseminação de dados e realização de

diagnósticos

Priorizam a produção e sistematização de dados que servem de insumo para políticas

públicas e dão visibilidade às informações encontradas por meio de diagnósticos, publicações ou plataformas de visualização.

Sensibilização, conscientização e capacitação sobre igualdade de gênero e

violência contra mulheres e meninas

Ações de comunicação, on-line e off-line, que visam a disseminação de informações

sobre a igualdade de gênero e sobre a violência contra mulheres e meninas e seu

impacto.

Capacitação de profissionais para melhorar os serviços relacionados à saúde feminina,

assistência, proteção e identificação de mulheres e meninas em situação de

violência.

Visam capacitar e melhorar a atenção a mulheres em situação de violência por parte

de diversos setores, inclusive as forças de segurança, a saúde, assistência social e

jurídica.

Empoderamento, auto-estima e transformação social pela arte e o esporte

Focam no fortalecimento da autoestima e autoconfiança de mulheres, por meio de atividades esportivas e culturais. Também promovem a valorização ou a introdução de mulheres em contextos que são, muitas

vezes, predominantemente masculinos.

Empoderamento econômico e auto-estima

Promovem ações que focam na promoção da auto-estima e na geração de renda como forma de empoderar mulheres e por fim à dependência emocional e econômica.

Acesso à serviços de saúde

Promovem ações que facilitam o acesso a serviços de saúde por mulheres e meninas,

inclusive aqueles relacionados aos seus direitos sexuais e reprodutivos.

Acesso à educação e à profissionalização

Promovem o acesso à educação e à formação e qualificação profissional. Inclui

iniciativas que contribuem para para que mulheres e meninas tenham a oportunidade

de escolarizar-se , cursar ensino superior e profissionalizar-se.

Promoção da participação de mulheres e reconhecimento e valorização de seu papel

Promovem a participação de mulheres em espaços de formulação, decisão e implementação de políticas públicas. Essas ações se concentram sobretudo em esferas historicamente ocupadas majoritariamente

por homens.

Promoção de direitos

Criam, aprimoram ou disseminam normas voltadas para a igualdade de gênero.

Podem incluir legislação e diretrizes que assegurem integridade física e emocional,

estimulem a inclusão econômica ou aumentem a participação política, entre

outras estratégias.

Promoção do respeito à diversidade sexual, mobilização de Mulheres LBT e

empoderamento

Promovem maior articulação entre grupos de mulheres lésbicas, bissexuais e transexuais e no fortalecimento desses grupos com intuito, também, de promover diálogo com o Estado e o reconhecimento

de direitos

Espaços seguros para mulheres*

Criam áreas específicas para mulheres em espaços de uso público, com o objetivo de assegurar sua integridade e proteção.

Incluem reserva de vagões em transporte

Tipologia de iniciativas

Referências

Documentos relacionados

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Para materiais de confinamento com módulos de elasticidade superiores ao da calda (aço e blocos de betão), verifica-se que a tensão de rotura da aderência depende significativamente

O INSTITUTO EUVALDO LODI – IEL/CE, na qualidade de Agente de Integração de Estágio, responsável pelo Processo Seletivo de ESTAGIÁRIOS do TRIBUNAL DE JUSTIÇA

• Não há inflação de alimentos, há inflação, causada por choques cambiais, auxílio emergencial, problemas fiscais e má gestão de estoques públicos;. • O Brasil precisa

Ficou caracterizado que nas misturas sem substituição (Figura 5) menor quantidade de água infiltrou-se, já nas com substituição (Figura 5), a maior absorção pode ser atribuída

EDITORIAL Em Montes Claros, segundo a secretária municipal de Saúde, já não há mais kits do exame para detectar o novo coronavírus reportagem@colunaesplanada.com.br

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

1 - Com o fim de examinar os progressos realizados na aplicação da presente Convenção, é constituído um Comité para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres (em seguida