• Nenhum resultado encontrado

Os componentes a serem implantados são FI-GL, FI-AR, FI-AP, MM, WM, QM, PM, PP, SD, PS, CO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Os componentes a serem implantados são FI-GL, FI-AR, FI-AP, MM, WM, QM, PM, PP, SD, PS, CO."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

 ricardo.mano@mandic.com.br  (11) 9 7587 7735 (cel.)

R E S U M O

Trinta e um anos de experiência profissional na área de tecnologia da informação, com atuação em indústrias de bens de consumo, empresas de serviços públicos e privados, indústria de base, empresas de atacado e varejo.

Mestre em administração de empresas com ênfase em inteligência de negócios; MBA em gestão de negócios integrados.

Quinze anos em consultoria participando de projetos de desenvolvimento de “software”, implantação de infraestruturas de “hardware”, capacitação profissional para a área de tecnologia da informação e implantação de SIGE (sistemas integrados de gestão empresarial, ou em inglês ERP). Especialista em produtos da empresa SAP: IM (Investment Management), PS (Project System), WF (Workflow), DMS (Document management System) com mais de 10 implantações completas.

Atuando em todos os níveis de uma corporação: de programador a sócio (em empresas de consultoria estratégica, de desenvolvimento de software, e de hardware). Trabalhou nas empresas SID, SAP, Deloitte, IBM.

Professor universitário de economia e tecnologia da informação por sete anos.

Principais Realizações

Deicmar, Abril e Maio de 2013

Deicmar é uma empresa do setor de logística atuando em todas as etapas do comércio exterior.

Atuou como consultor para avaliação de gaps, que surgiram como resultado da definição dos processos de negócio e modelo conceitual (blueprint), e, para proposta de alternativas aos mesmos gaps, para implantação da versão SAP ECC 6.0, considerando os processos relacionados aos módulos de PS, LES, MM e WM. Este trabalho foi realizado pela consultoria PwC.

O resultado do trabalho foi a apresentação, e documentação, para o comitê executivo do projeto, das considerações sobre cada gap e as recomendações de possíveis alternativas, reduções de complexidade e exclusão dos mesmos.

Red&White Gold, e Liber Setembro de 2012...

O R&W Gold é um projeto de desenvolvimento de produtos (melhorias e novos produtos) sobre a solução SAP BAiO (SAP A1) para aplicação em vários setores, destacando-se o de serviços, em desenvolvimento pela consultoria Red&White, de Goiânia.

Para o setor de serviços, há um projeto de implantação de SAP A1 com as melhorias do produto da Red&White para o cliente Liber, empresa de prestação de serviços de locação de mão de obra, com mais de 8 mil colaboradores, atuando no mercado de Pernambuco. Estão sendo implatados os módulos de contabilidade geral (FI), de contas a receber (FI-AR) de contas a pagar (FI-AP), controladoria (CO), vendas (SD), compras (MM), folha e recrutamento e seleção (HCM) e projetos (PS).

(2)

Atua no desenvolvimento de building blocks para a melhora das soluções de gestão de projetos e gestão de investimentos apresentados pelo produto SAP BAiO. Também atua como especialista no desenho da solução para a Liber, com destaque à gestão de projetos que está ligada à gestão dos contratos públicos e privados.

Cepemar, Julho a Agosto de 2012 Essence

Este foi um projeto de implantação do sistema SAP ECC, tendo como acelerador os pré-configurados da série SAP A1, para a empresa Cepemar, que atua no setor de projetos de meio ambiente.

Atuou como líder da frente de gestão de projetos (PS) e de gestão de investimentos (IM) com ligação com controladoria (CO) na preparação, treinamento do usuário chave e acompanhamento dos testes integrados, e nas configurações necessárias para o sistema de IM.

CCDI, Maio a Junho de 2012 Essence

Este foi um projeto de implantação do sistema SAP ECC, tendo como acelerador os pré-configurados da série SAP A1, para a empresa CCDI, que atua no setor de construção e incorporação, especificamente no setor de moradias.

Atuou como líder da frente de gestão de projetos (PS) na preparação do modelo conceitual e dos testes unitários, e nas configurações necessárias para o sistema de informações de custos.

MAC, Setembro 2011 a Abril de 2012 Essence

Este foi um projeto de implantação do sistema SAP ECC, tendo como acelerador os pré-configurados da série SAP A1, para a empresa MAC, que atua no setor de construção e incorporação, especificamente no setor de moradias.

Os componentes a implantados são FI-GL, FI-AR, FI-AP, MM, BO, CRM, SD, PS, CO. Existe, ainda, o desenvolvimento de interfaces que interagem com os portais de vendas e de recebíveis, desenvolvidos em .Net.

Atuou como líder da frente de gestão de projetos (PS). Um caso específico desta frente é sua integração com um sistema externo, desenvolvimento em .Net, onde é realizado o orçamento dos empreendimentos. Particularidades do setor implicam no desenvolvimento de programas especialistas (em ABAP) para atender necessidades de atualização de valores pelo índice nacional da construção civil (INCC). É requerida, também, atenção à estrutura do projeto para que ela possa atender as diferentes visões das aéreas envolvidas: orçamento, logística, planejamento, análise de resultados (contabilidade fiscal e societária).

IESA, Fevereiro a Setembro 2011

Este é um projeto de implantação do sistema SAP ECC, tendo como acelerador os pré-configurados da série SAP A1, para a empresa IESA, que atua no setor de equipamentos pesados, que são processos de produção por projeto (em inglês ETO Engineer-To-Order).

Os componentes a serem implantados são FI-GL, FI-AR, FI-AP, MM, WM, QM, PM, PP, SD, PS, CO.

Atua como líder da frente de gestão de projetos (PS). Esta frente tem uma série de configurações extras para atender todas as necessidades de um modelo de gestão de produção por projeto.

(3)

Sucesu-SP, Abril de 2009 até o momento

Assessoramento para representante da área de marketing e comercial da Sucesu-SP,

no desenvolvimento de estratégias para capitação de novos sócios e desenvolvimento e divulgação de eventos. Também, o desenvolvimento de cursos, material de apoio e de apresentação, de BPM (Business Process Managemente) e BSC (Balanced Scorecard).

Tecnisa, Agosto de 2008 a Março de 2010 IBM

Projeto NovoSIT trata da primeira onda de implantação do SAP ECC 6.0, pela IBM, dos módulos de FI, CO, Loans, TRM, RE, PS, MM para a composição de uma solução que atenda nessa primeira fase aos processos de contabilidade legal e gerencial, aplicações e gestão de caixa, compras, vendas, e projetos e orçamento.

Foi gerente da área de consultoria da IBM. Desenvolveu no projeto o papel de líder da frente logística (RE, MM e PS) com destaque para projetos e orçamento responsável pelo núcleo dos negócios do cliente e, conseqüentemente, influenciando todo o desenho da solução. Atuou diretamente com a equipe de CO para o desenho de uma solução de análise de resultados que possa fornecer ao mercado e aos acionistas as contabilidades fiscal e societária.

Atuou, também, como consultor de workflow na implantação dos fluxos de (1) liberação de pagamento de documentos de FI e de RE; (2) documentos pré-editados; (3) ativação do fluxos de liberação de contratos, requisições e pedidos de compra, passando para a equipe de MM os passos necessários para implantação.

ADL, Adalume e 3A, fev/2008 a ago/2008 CSCorp

O projeto trata da primeira onda da implantação da solução SAP Best Practices

Baseline Packages - Based on SAP ECC 6.0 para as empresas ADL, Adalume e 3A,

do setor de construção e serviços de esquadrias para setor residencial e comercial da construção civil, para automatizar os processos financeiros, contábeis, administração de caixa, gestão de custos, administração de materiais, vendas e distribuição, produção, gestão de projetos envolvendo os módulos de FI, CO, MM, SD, PP, PS. Participou como gerente do projeto e como consultor de projetos. O projeto foi um desafio para implantação do baseline, num prazo de 4 meses, com os deltas necessários para atender as três empresas do grupo, configurados sem qualquer necessidade de desenvolvimentos ABAP/4.

CSCorp, 2º. Semestre de 2007 e 1º. Semestre de 2008

Consultoria de pré-venda para análise de processos no cliente, análise RFP e preparação de proposta técnica e comercial: clientes C&A, Adalume e Trends.

Pöyry, de mar/2007 a abr/2007 Deloitte

Projeto de implantação, pela Deloitte, do sistema de gestão integrada R/3, versão 4.7, envolvendo os módulos de FI, CO, PS, IM, MM, SD, mais os programas complementares da Procwork (pw-CE e pw-SATI). O objetivo do projeto era o de transferir todas as funcionalidades já implantadas em um cliente da Pöyry para um servidor exclusivo com as adaptações necessárias às suas atividades. A Pöyry é uma empresa de engenharia de construção de fábrica de celulose.

(4)

produção e na definição e desenvolvimentos de melhorias pós-entrada em produção.

Grupo Votorantim, de abr/2004 a dez/2006 Deloitte

Projeto de implantação, pela Deloitte, do sistema de gestão integrada R/3, versão 4.7, da empresa SAP, envolvendo todos os módulos principais, mais “data warehouse”, planejamento estratégico e módulos complementares de impostos e gestão de exportação. Os negócios/empresas do grupo que participaram desta implantação foram: metais (VM), agroindústria (VA), energia elétrica (VE), celulose e papel (VCP), a “holding” (VPAR) e alumínio (CBA). Incluindo as operações no exterior: agroindústria (Estados Unidos e Bélgica) e metais (Peru).

Participou da elaboração da proposta, sendo responsável pelas informações referentes as atividades de investimento, projetos, gerenciamento de documentos e fluxo de trabalho, atendendo as áreas de engenharia, pesquisa e desenvolvimento, florestas, minas e energia.

Liderou a equipe responsável pela implantação dos módulos de gestão investimento (IM), gestão de projetos (PS), gestão de documentos (DMS) e de automação de fluxo de trabalho (Workflow). A ênfase da implantação destes componentes era: (1) montagem do orçamento plurianual de investimento; (2) gerenciamento de investimento de diversos tamanhos, desde a compra de um computador à implantação de uma nova linha de produção ou planta; (3) documentação de todas as fases de um projeto: do planejamento até o encerramento de investimento, mais liberação do sistema para documentação dos componentes de gerenciamento da qualidade e gerenciamento de manutenção. Foi utilizado um servidor exclusivo para armazenar a documentação com capacidade igual à necessária para armazenar os dados operacionais para todos os demais componentes do projeto; (4) automação do fluxos de trabalhos de gerenciamento de investimentos (montagem do orçamento e aprovação para execução do projeto), de aprovação de documentos, de distribuição e execução de tarefas para notas de projetos, de aprovação de notas de manutenção, para distribuição e aprovação de notas de qualidade.

Esta foi uma implantação pioneira pela natureza particular do negócio de cada empresa, assim, coordenou o levantamento e desenho de processos e especificações para configuração dos quatro módulos desenvolvendo um modelo global (para todas as empresas) que fosse o mais abrangente possível, dentro com a flexibilidade necessária para adequação às especificidades de cada empresa. Pelo alto grau de integração destes componentes com os demais do sistema R/3, sua participação foi decisiva para promover a integração entre todas as frentes de trabalho do projeto.

Eleb: Embraer Liebherr Equipamentos do Brasil, de jan/2003 a Jul/2003 SAP

Esta é uma empresa do setor aeroespacial que tem como sócios principais a Embraer e Liebherr International AG.

Projeto de implantação do sistema de gestão integrada R/3, versão 4.6, da empresa SAP, envolvendo todos os módulos principais mais o de recursos humanos. O projeto incluiu a atualização de versão e novas funcionalidades, redesenho de processos e mudança organizacional. Administração de configuração de produto com controle de numeração serial e efetivo. Planejamento de Produção com nova metodologia de custo, Business Intelligence e Balanced Score Card. Também incluiu implantação de HR e Folha de Pagamentos.

(5)

Foi responsável, como consultor líder SAP/Deloitte pela implantação dos componentes de gestão de projetos e gestão de investimentos com ênfase em desenvolvimentos de projetos internos de investimentos e gerenciamento de projetos para clientes nacionais e estrangeiros.

CPFL: Companhia Paulista de Força e Luz, de jan/2002 a ago/2002 SAP

Empresa do setor de distribuição de energia elétrica.

Projeto de implantação do sistema de gestão integrada R/3, versão 4.6, da empresa SAP, envolvendo todos os módulos principais, menos produção. O projeto incluiu o redesenho de processos principalmente para as áreas de projetos e vendas.

Liderou e atuou como consultor da SAP, a implantação dos componentes de gestão de projetos, gestão de investimentos e fluxo de trabalho (workflow) com ênfase em desenvolvimentos de projetos internos de investimentos e gerenciamento de projetos para clientes/usuários dos serviços da CPFL.

Os projetos para clientes tinham como evento de disparo o centro de atendimento a clientes que, através do componente de vendas dos SAP R/3, montava (através de configuração automática) os projetos de acordo com as necessidades do cliente e obedecendo as normas estabelecidas pela agência reguladora do setor (ANEEL). Foi a maior implantação, de uma única vez, de automação de fluxos de trabalhos (workflow), abrangendo os processos das seguintes áreas: financeira, compras, vendas, projetos e investimento.

Telefónica, de set/2002 a dez/2002 SAP

Empresa do setor de telefonia.

Projeto de atualização de versão do sistema R/3, da empresa SAP, da versão 4.5 para a versão 4.6.

Atuou como facilitador e consultor especialista, pela SAP, na nova versão do sistema, passando para a equipe de consultores e usuários as novas funcionalidades e facilidades que deveriam ser implantadas para melhorar o desempenho dos processos já implantados.

Bompreço, de out/2001 a jan/2003 SAP

Empresa do setor de supermercados.

Projeto de implantação dos componentes de gestão de ativos e de gestão de investimentos do sistema de gestão integrada R/3, versão 4.5, da empresa SAP. Liderou, e atuou como consultor da SAP, a equipe responsável pelo desenho, e configuração, de gestão de ativos integrada à gestão de investimentos. O enfoque do projeto era o de uma gestão mais efetiva de todos os ativos da empresa com controle de verbas e destinação de uso dos ativos bem definidos.

BCP, de jan/2001 a jun/2001 SAP

Empresa do setor de telefonia celular. Era uma antiga companhia de celular brasileira com tecnologia TDMA que foi vendida para a Claro.

(6)

Projeto de implantação do sistema de gestão integrada R/3, versão 4.5, da empresa SAP, envolvendo todos os módulos principais, menos produção. A empresa já tinha implantada a versão 4.0 do mesmo sistema, contudo, este projeto foi considerado como um projeto novo e o sistema já implantado foi considerado um sistema legado. Liderou, e atuou com consultor da SAP, o desenho de processos e a implantação dos componentes de gestão de projetos, gestão de investimentos e fluxo de trabalho (workflow) com ênfase em desenvolvimentos de projetos internos de investimentos.

Light, de jun/1999 a out/1999 SAP

Empresa do setor de distribuição de energia elétrica.

Foi responsável, como consultor da SAP, pela reestruturação do desenho da estrutura de projetos que possibilitou à área comercial visibilidade com as características necessárias para uma avaliação mais adequada e eficiente da atuação desta área nos projetos, sem prejudicar as visões necessárias às áreas técnicas.

Sem esta reestruturação a área comercial estava tirando o seu apoio ao uso do sistema R/3, versão 4.0, da empresa SAP, e, como conseqüência, sua verba destinada a este investimento. A área comercial era responsável por um orçamento de 2 bilhões de dólares e, a partir desta reestruturação, passou a apoiar a utilização do sistema, em especial o componente de gestão de projetos (PS) como uma de suas

ferramentas de controle e análise de projetos para clientes – aproximadamente 1.000

projetos por mês.

Eletronuclear, jan/1999 a abr/1999 SAP

Empresa de geração de energia elétrica a partir da tecnologia de energia nuclear. Projeto de implantação do sistema de gestão integrada R/3, versão 4.0, da empresa SAP, envolvendo todos os módulos principais, menos produção. Este foi um projeto pioneiro na área de energia elétrica com a implantação em tempo recorde de seis meses com desenho de processos e configuração, além de desenvolvimentos específicos para atender necessidades particulares da empresa.

Consultor da SAP responsável pela confecção de todos os materiais de treinamento dos componentes de gestão de projetos e de gestão de investimentos do sistema integrado R/3, versão 4.0, da empresa SAP. Foi, também, o consultor responsável por ministrar todos os cursos dos mesmos componentes.

Mais tarde, em consultorias pontuais, atuou como consultor responsável pela reestruturação de alguns tipos de projetos para facilitar o controle e análise de ativos bem como a criação de relatórios específicos para prestação de contas com as agência reguladora (ANEEL) e de financiamento (BNDES).

Revisões de Projetos de Implantação, de jun/1999 a dez/2002 SAP

Foi consultor da SAP responsável por mais de 15 revisões de projetos do sistema integrado R/3, da empresa SAP. Revisou sistema da versão 4.0, 4.5 e 4.6. Destacam-se nestas revisões: Telefônica Rio (empresa de telefonia); Elektro São Paulo (empresa de distribuição de energia elétrica); Comgás Rio (empresa de distribuição de gás natural); Alston São Paulo (empresa de construção de equipamentos sob encomenda para atender, entre outras indústrias, as usinas hidrelétricas e de

(7)

Bandeirantes São Paulo (empresa de distribuição de energia elétrica); Rhodia Poliamida São Paulo (empresa química).

Nedlloyd, de jun/1988 a dez/1990 NEDLLOYD

Empresa armadora de origem holandesa.

Atuou como coordenador de sistemas, responsável pelo desenvolvimento de sistemas internos e coordenação de implantação e treinamento de sistemas contratados, tanto de software quanto de hardware. Também, foi responsável pelo contato com os fornecedores definindo as especificações técnicas necessárias e avaliando as propostas técnicas e comerciais.

Edisa Informática, jan/1988 a jun/1988 EDISA

Empresa fabricante de computadores e de softwares, vendida para HP do Brasil. Atuou como analista de pós-venda na implantação de sistema especialista em controle de agências bancárias.

Como supervisor de treinamento foi responsável pelo desenho de um modelo de tendências de treinamento das áreas de software e hardware que estabeleceu as características técnicas, e bases comerciais, para os treinamentos a serem oferecidos aos clientes. Este modelo/programa foi implantado, com algumas alterações, após a sua saída da empresa.

Mano Gallo e Associados, de jan/1987 a dez/1987, de out/1990 a jun/1998

Empresa de consultoria e assessoria empresarial.

Atuou como sócio responsável pela área de desenvolvimento de softwares; dirigiu as equipes de desenvolvimento, implantação e treinamento de aplicações sob demanda de clientes, em especial programas especialistas, destacando-se os setores de transporte de carga marítima e de matérias para brindes (bolsas, sacolas, viseiras, munhequeiras, porta CD, etc.). Esta área era responsável por um orçamento de 2,5 milhões de dólares.

Gerenciou as equipes responsáveis pela consultoria e desenvolvimento de projetos em gestão empresarial e planejamento estratégico. Área responsável por uma receita de aproximadamente 1 milhão de dólares anuais.

SID Informática, jan/1981 a dez/1985 SID

Empresa fabricante de computadores e de softwares.

Atuou como programador, analista, instrutor e coordenador de treinamento. Foi responsável pela correção do interpretador BASIC Microsoft distribuído pela empresa para seus clientes. Criou os materiais de treinamento para clientes e funcionários para os cursos de operação de computadores de médio e pequeno porte (CP/M), sistemas operacionais e das linguagens de programação destes equipamentos. Foi o analista encarregado de testar o sistema operacional UNIX, bem como confeccionar todo o material necessário para o treinamento dos consultores internos e de usuários.

(8)

Formação Acadêmica

Pós-Graduação

PUC-SP – Mestre em Administração de empresas com ênfase em gestão do conhecimento e inteligência de negócios – Conclusão Outubro de 2009. FGV-SP – Gestão de projetos – 2005

UFRJ – MBA em Gestão de negócios integrados – 2001

PUC-SP – Mestrado em administração de empresas – 1997 (todos os créditos, sem titulação)

Graduação- Administração de Empresas

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -1985

Colégio Técnico

Escola Técnica Federal de São Paulo – Processamento de dados - 1982

Cursos Complementares

SAP - Academia BW verão 3.0 – 2002 (3 semanas) SAP – Academia Workflow versão 4.6 – 2000 (3 semanas) SAP – todos os cursos de PS e IM – de 1999 a 2000 (8 semanas) SAP – Academia de PP – 1998 (8 semanas)

PUC-SP - Ciência da informação e teoria dos sistemas – 1997 (4 meses) USP-Poli – Programação orientada a objetos – 1992 (40 horas)

PUC-SP – Inteligência artificial – 1992 (4 meses)

COCC-Estados Unidos – Sistema operacional Unix e linguagem de programação Basic – 1981 (4 meses) Idiomas Português – Nativo Inglês- Avançado Espanhol – Intermediário

Referências

Documentos relacionados

7.4) Formalizar e executar os planos de ações articuladas dando cumprimento às metas de qualidade estabelecidas para a educação básica pública e às estratégias de apoio técnico

Na discussão final (atividade 5) dessa estratégia de ensino, a retomada dos diferentes modelos produzidos e discussão de seus poderes explicativos e limitações, favoreceu o

A) O risco para as trissomias aumenta com a idade materna, devido a não disjunção meiótica, e diminui com a idade gestacional, devido à letalidade intrauterina. B)

Locação de Edifícios Comerciais Locação de Shopping Center Locação de Centros de Distribuição Locação de outros empreend.. Serviços de Adm.. 12 contabilização de

“Estando o paciente internado e com solicitação de liberação de vaga na Central de regulação E não tendo sido liberada a referida vaga para o mesmo E tendo o paciente evoluído

3) Colônia Agrícola, Industrial ou Similar: acolhe condenados no regime semiaberto do sexo masculino.Neste regime de cumprimento de pena, o condenado goza da possibilidade de

VILA DO CONDE PÓVOA DE VARZIM PORTO MAIA MAIA LOCALIDADE N.º OFERTA OFERTAS DE EMPREGO. Unidade Emissora: Data de Emissão N.º

Aplicação do banco de dados Oracle Spatial para consultas e visualização de poligonais de direitos minerários no Google.. Earth/Jorge Adelino de Freitas – Belo