• Nenhum resultado encontrado

FERRAMENTAS DE QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS EM OFICINAS MECÂNICAS: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE PATO BRANCO- PR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FERRAMENTAS DE QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS EM OFICINAS MECÂNICAS: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE PATO BRANCO- PR"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Apoio acadêmico 1 ÁREA TEMÁTICA: GESTÃO AMBIENTAL

FERRAMENTAS DE QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

EM OFICINAS MECÂNICAS: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE

PATO BRANCO- PR

Ana Luiza Forgiarini¹ (analuforgiarini@outlook.com), Joice Gnoatto Casanova1

(joicegnoatto@hotmail.com), Thays Cristiane Leonardi1 (thaysleonardi@gmail.com), Paula Regina Zarelli¹ (przarelli@gmail.com)

1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Francisco Beltrão RESUMO

A utilização de ferramentas da qualidade, pode auxiliar no diagnóstico de problemas e possíveis aperfeiçoamentos na gestão de uma empresa. As oficinas mecânicas, são empresas prestadoras de serviços de manutenção e reparação de veículos automotores que gera resíduos, considerada uma atividade potencialmente poluidora. Em virtude disso, este estudo tem por objetivo aplicar as ferramentas de qualidade nos processos de gerenciamento de resíduos, visando reduzir os impactos ambientais causados pelo empreendimento. O estudo de caso, foi realizado em uma oficina mecânica localizada no município de Pato Branco no Sudoeste do Paraná- BR. A metodologia, baseou-se no instrumento entrevista e análise documental, com isso aplicou-se as ferramentas da qualidade Diagrama de Ishikawa e 5W2H. Com estas ferramentas foi possível identificar as principais causas e soluções para os problemas diagnosticados, como também, classificar os resíduos gerados para melhor entendimento do processo de gestão da empresa. Percebe-se que a utilização de ferramentas da qualidade são eficientes métodos para se compreender o gerenciamento de resíduos sólidos e apontar melhorias na gestão, para que o processo ocorra de forma ambientalmente correta.

Palavras-chave: Ferramentas da Qualidade; Estudo de Caso; Gerenciamento de Resíduos; Oficinas mecânicas.

TOOLS OF QUALITY IN WASTE MANAGEMENT IN MECHANICAL

WORKSHOP: CASE STUDY IN THE MUNICIPALITY OF PATO BRANCO -

PR

ABSTRACT

The use of quality tools can help in the diagnosis of problems and possible improvements in the management of a company. Mechanical workshops are companies that provide maintenance and repair services for motor vehicles that generate waste, considered a potentially polluting activity. As a result, this study aims to apply the quality tools in waste management processes, aiming to reduce the environmental impacts caused by the enterprise. The case study was carried out in a mechanic's workshop located in the municipality of Pato Branco in the Southwest of Paraná-BR. The methodology was based on the interview instrument and documentary analysis, with that applied the tools of the quality Ishikawa Diagram and 5W2H. With these tools it was possible to identify the main causes and solutions for the diagnosed problems as well as to classify the waste generated to better understand the process of company management. It is noticed that the use of quality tools are efficient methods to understand solid waste management and point out improvements in management, so that the process occurs in an environmentally correct way. Keywords: Quality tools; Case study; Waste management; Mechanical workshops.

(2)

Apoio acadêmico 2 1. INTRODUÇÃO

Com a crescente industrialização, os resíduos estão aumentando significativamente sendo um problema para as empresas atenderem ao descarte correto de cada material gerado. É necessário que os resíduos sejam gerenciados e tratados de forma correta, diminuindo o impacto ambiental e ajudando na melhoria da qualidade de vida.

Para que esse gerenciamento seja realizado de forma eficaz, é possível a utilização de metodologias de gestão da qualidade. A qualidade pode ser estimada através da aplicação de ferramentas, que também auxiliam no diagnóstico de problemas e possíveis aperfeiçoamentos que podem intervir no funcionamento de uma instituição. Dentre elas, o Diagrama de Ishikawa, uma representação gráfica, que representa a organização de informações por semelhança, possibilitando a identificação das causas de um determinado (MAEKAWA; CARVALHO; OLIVEIRA, 2013) e a ferramenta 5W2H que é utilizado para detectar problemas e apontar possíveis soluções para (LISBÔA; GODOI, 2012).

Segundo Peinado e Graeml (2007), a ferramenta do diagrama de Ishikawa, também conhecida como diagrama de causa e efeito ou espinha de peixe, é representada na forma de gráfico e permite identificar e explorar causas de um determinado problema específico. Segundo SEBRAE (2005), o diagrama de causa e efeito é uma ferramenta muito utilizada e com ela, é possível visualizar as causas primárias e secundárias de um problema, ampliando a gama de soluções propostas.

A ferramenta 5W2H, representa um questionário direcionado ao processo produtivo e permite a identificação dos hábitos e padrões mais importantes, detectando seus problemas e apontando soluções (LISBÔA; GODOI, 2012). O 5W2H consiste na elaboração de um quadro, onde algumas questões sobre o problema são respondidas. Através desse quadro é possível observar uma solução que se adequa ao problema, assim como a possibilidade de acompanhamento da execução e das ações necessárias para que os problemas sejam sanados (SANTOS et al, 2016). Segundo Daychoum (2013) esta ferramenta pode ser utilizada em várias áreas do conhecimento, muitas vezes servindo como base de planejamento de qualidade, aquisições, recursos humanos, riscos, porém pode ser aplicada a diversas situações, dependendo apenas das necessidades e criatividade de quem for utilizá-la.

Oficinas mecânicas são empreendimentos que geram ampla diversidade de resíduos e, portanto, podem utilizar das ferramentas de gestão da qualidade no gerenciamento desses materiais. Estas, podem ser consideradas um potencial poluidor, mas não possuem grandes exigências legais para sua instalação e operação, o que dificulta o controle dos impactos ambientais gerados pela empresa (PAULINO, 2009).

Os resíduos gerados em uma oficina mecânica, podem ser classificados como recicláveis e não recicláveis. Esse tipo de atividade pode gerar resíduos considerados perigosos que merecem uma atenção especial, pois comprometem a qualidade de vida dos colaboradores e da comunidade, se forem destinados de forma incorreta. Com isso é importante a sensibilização dos colaboradores quanto a segregação correta destes resíduos e a preocupação da empresa com a destinação do mesmo.

A Lei 12.305 de 2010 que estabelece a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), dispõe no Art.20 as atividades sujeitas a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). A oficina mecânica enquadra-se como prestadora de serviços de manutenção de veículos automotores que gera resíduos perigosos e não perigosos, portanto está sujeita a confecção do documento (BRASIL, 2010).

O PGRS consiste em mostrar o tipo de resíduo, a quantidade, a classe que o resíduo se enquadra, o acondicionamento, a coleta, o transporte e a destinação final ambientalmente correta e, também, identificar todos os resíduos gerados em uma oficina mecânica (LOPES; KEMERICH, 2007). A classificação dos resíduos no PGRS (Tabela 1) baseia-se na Norma Brasileira 10004 de 2004 (ABNT, 2004).

(3)

Apoio acadêmico 3 Dessa forma, o estudo teve como propósito identificar os resíduos gerados na oficina mecânica, classifica-los e posteriormente discutir à respeito da gestão ambiental desse empreendimento. A aplicação de ferramentas ligadas a qualidade são métodos que auxiliam na percepção do processo como um todo, especificando conforme a necessidade e objetivo do pesquisador.

2. OBJETIVO

O presente artigo objetiva aplicar as ferramentas de qualidade nos processos de gerenciamento de resíduos, visando reduzir os impactos ambientais causados pelo empreendimento.

3. METODOLOGIA

Segundo Yin (2005), o estudo de caso é um tipo de pesquisa em que o pesquisador responde questões do tipo, como e porque em sua análise de dados ou acerca de um problema contemporâneo. Para o autor, essa modalidade de pesquisa é utilizada quando o pesquisador não pode controlar comportamentos importantes e utiliza uma observação direta e uma sequência de entrevistas com ampla abordagem sobre o tema.

A investigação através do estudo de caso pode ser feita seguindo finalidades como, explorar situações da vida real cujos limites não estão claramente definidos, preservar o caráter único do objeto estudado, especificar a situação do contexto em que está sendo feito a investigação. Além de, formular hipóteses ou desenvolver teorias e explicar as várias causas de determinado fenômeno em situações complexas que não possibilitam o uso de levantamentos e experimentos (GIL, 2002).

O estudo de caso foi realizado em uma oficina mecânica, localizada no município de Pato Branco, Paraná – BR. A oficina possui uma infraestrutura de 1600 m² e está localizada em um bairro nas proximidades do centro da cidade. É uma empresa de pequeno porte, realiza serviços de manutenção e reparação de veículos nacionais e importados.

O estudo iniciou com uma visita exploratória realizada na oficina, para reconhecimento prévio da área e uma percepção inicial sobre os resíduos gerados e sua disposição no local. Posteriormente, foi realizada uma entrevista com a responsável pelo empreendimento e análise do PGRS para coleta de dados gerais. Por fim, aplicou-se duas ferramentas de qualidade, o diagrama de Ishikawa e o 5W2H, que possibilitaram a identificação das principais causas e soluções para os problemas de gestão ambiental.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

A análise dos dados levantados com o auxílio da entrevista e do PGRS, indicou certa deficiência da empresa na área de gerenciamento de resíduos. As ferramentas de qualidade foram aplicadas para que se fosse possível aprimorar e aperfeiçoar o sistema de separação, armazenamento, coleta e redução do desperdício de materiais nos trabalhos da oficina mecânica.

Verificou-se os diversos tipos de resíduos que são gerados em uma oficina mecânica, resíduos não perigosos como papel, papelão, vidro, e também resíduos perigosos, como baterias e embalagens contaminadas com óleo lubrificante. Os resíduos gerados na oficina mecânica em questão, estão apresentados na Tabela 1, assim como a quantidade produzida mensalmente, a classe de risco segundo a NBR 10004 e sua forma de armazenamento.

(4)

Apoio acadêmico 4 Tabela 1. Tipo de Resíduo, quantidade, classificação e acondicionamento

Tipo de Resíduo Quantidade Classe (NBR 10004/04)

Acondicionamento/Estocagem

Resíduos oleosos 3 l/mês I Tanque de armazenamento

Lodo contaminado com

óleos e graxas 6 l/mês I Caixa de decantação

Materiais contaminados com óleos, graxas e combustíveis 0,295 m³/mês I Pátio coberto Embalagens de óleos lubrificantes 3,8 kg/mês I Tambor de 250 litros Peças e acessórios metálicos 230 kg/mês II Tambor de 250 litros

Amortecedores 08 unid/mês I Tambor de 250 litros

Peças e acessórios plásticos

0,4 kg/mês II

Tambor de 250 litros

Filtros de ar 20 unid/mês II Tambor de 250 litros

Filtros de óleos lubrificantes

36 unid/mês I Tambor de 250 litros

Óleo lubrificante usado 77,8 l/mês I Tanque de armazenamento

Baterias 2 unid/mês I Área projetada para

armazenamento

Chumbo 0,3 kg/mês I Sacos Plásticos

Pneus 06 unid/mês II Depósito coberto

Embalagens

metálicas,vidro, papel, plástico, caixa de papelão, rolo de papelão e fitas plásticas

64 kg/mês II Coletores de resíduos

Rejeitos 11,2 kg/mês II Coletores de resíduos

Matéria orgânica 36,5 kg/mês II Coletores de resíduos

Lâmpadas fluorescentes 02 unid/mês I Na embalagem original dentro de caixas

Fonte: Adaptado pelos autores (2017).

Observa-se que os resíduos da classe I são gerados com mais frequência, comparados aos resíduos da classe II. Considerando que os resíduos da classe I são classificados como perigosos e podem causar riscos à saúde e ao meio ambiente, devem ser armazenados com cautela e precaução para que não contaminem os classificados como não perigosos. Verificou-se que os resíduos, tanto de classe I quanto de classe II, conforme descreve o PGRS estavam acondicionados de forma correta. Porém, através da visita exploratória percebeu-se algumas divergências.

Verificou-se um depósito de materiais que não estava coberto, localizado atrás do empreendimento, em que alguns resíduos recicláveis estavam misturados com embalagens de óleo lubrificante. Dessa forma, observou-se certa deficiência do empreendimento em segregar

(5)

Apoio acadêmico 5 corretamente os resíduos que podem contaminar materiais que ainda poderiam ser reciclados. Observadas essas problemáticas e conhecendo o funcionamento da empresa, aplicou-se as ferramentas de qualidade para identificar a origem e determinar as possíveis soluções.

4.1 Aplicação das ferramentas da qualidade

Para aplicar o diagrama de causa e efeito em um problema é necessário defini-lo e dividir as causas em grupos, ainda segundo SEBRAE (2005) o agrupamento mais utilizado é o 4M (maquinário, mão-de-obra, método e materiais) porém, essas categorias podem mudar conforme as especificações do problema. Para o caso da oficina mecânica de Pato Branco, observou-se que de uma forma geral, o impacto ambiental causado pelo empreendimento é o principal problema a ser resolvido ou então reduzido. Assim verificou-se a necessidade de agrupar as causas em quatro grupos: pessoas, materiais e métodos, máquinas e meio ambiente conforme apresentado na Figura 1.

Figura 1. Diagrama de Ishikawa

Fonte: Autoria própria (2017).

Com o diagrama, foi possível identificar as ações que originam impactos ambientais nesse empreendimento. Dessa forma, com o objetivo de propor melhorias, utilizou-se o 5W2H para apontar soluções e fazer um acompanhamento da evolução da empresa no gerenciamento dos resíduos.

Para utilizar o 5W2H é fundamental o conhecimento do projeto, do processo, das atividades, dos produtos e dos serviços associados a ferramenta (DAYCHOUM, 2013). As ações foram originadas a partir da análise do Diagrama de Ishikawa, conforme a Figura 2, seguindo a ideia de redução dos impactos ambientais causados pela oficina mecânica.

Observa-se que as principais ações a serem tomadas para que a gestão de resíduos desse empreendimento se consolide com melhor qualidade, estão ligadas a educação ambiental. Percebe-se que a educação ambiental nesse ambiente de trabalho solucionaria grande parte dos problemas, que foram identificados através da sensibilização dos colaboradores quanto a separação correta dos resíduos, cuidado ao armazena-los e em respeito ao uso de equipamentos de proteção individual.

(6)

Apoio acadêmico 6 Outra questão importante é a adequação física da empresa, em relação ao acondicionamento de resíduos. Orienta-se que o empreendimento deve além de sensibilizar os colaboradores para segregação correta, também deve propiciar que o acondicionamento esteja adequado e que esses resíduos sejam coletados por empresas que possuem responsabilidade ambiental. Portanto, os resíduos que estavam armazenados atrás da empresa sem cobertura devem ser dispostos em local coberto, evitando também a proliferação de vetores.

Figura 2. 5W2H

Fonte: Autoria própria (2017).

A temática acerca do gerenciamento de resíduos em oficinas mecânicas já é foco de estudos, conforme Gerhardt et al (2014), que realizou um estudo de caso em uma oficina mecânica de Frederico Westphalen-RS para diagnosticar o gerenciamento de resíduos sólidos do empreendimento. Contudo, dificilmente se encontram propostas que aliam implementação de ferramentas de gestão da qualidade à gerenciamento de resíduos. Dessa forma, o presente estudo evidenciou que a utilização de ferramentas da qualidade são métodos eficientes para compreender a gestão de resíduos sólidos e apontar melhorias no processo, conforme observado. 5. CONCLUSÃO

O gerenciamento dos resíduos em uma oficina mecânica é fundamental para promover a segregação de forma eficiente, e realizar ações ambientalmente corretas. O uso de ferramentas de qualidade, como o 5W2H e o Diagrama de Ishikawa, facilitam a qualidade gerencial e mostra como proceder no decorrer do tempo com os novos resíduos gerados no local. Os resíduos classificados como perigosos merecem uma atenção especial. As ferramentas de qualidade ajudam na formulação de medidas no gerenciamento de resíduos, evitando contaminações e tornando ações como a reciclagem mais efetivas. Para a gestão de uma empresa ser mais eficaz, poderão ser implantadas outras ferramentas da qualidade que complementam as ações, as causas e os efeitos do gerenciamento.

Futuramente, deseja-se aplicar este estudo de caso para que se possa provar a eficiência na execução destas ferramentas no processo de gerenciamento de resíduos. Sugere-se ainda, que a

(7)

Apoio acadêmico 7 área ambiental passe a utilizar os instrumentos da qualidade para melhor desenvolver as técnicas de desenvolvimento sustentável.

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 1004: Resíduos Sólidos – Classificação. Rio de Janeiro, 2004.

BRASIL. Lei nº 12.305, de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 02 ago. 2010.

DAYCHOUM, M. 40+10 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento. Rio de Janeiro: Brasport, p. 113 – 117, 2013.

GERHARDT, Ademir E.; DRUMM, Fernanda C.; GRASSI, Patricia; FLORES, Bruno A.; PASSINI, Aline C. F.; BORBA, Willian F.; KEMERICH, Pedro D. C. Diagnóstico para o gerenciamento dos resíduos sólidos em oficina mecânica: estudo de caso em concessionária do município de

Frederico Westphalen – RS. Revista Monografias Ambientais-REMOA. Santa Maria, v.14, n. 1, p. 2899 – 2908, fev. 2014.

GIL, Antonio C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LISBÔA, M. G. P., GODOY, L. P. Aplicação do método 5W2H no processo produtivo do produto: a Joia. Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial. Florianópolis, v. 4, n. 7, p. 32 – 47, 2012.

LOPES, G. V.; KEMERICH, Pedro. D. C.. Resíduos de Oficina Mecânica: Proposta de

Gerenciamento. Disciplinarum Scientia: Ciências Naturais e Tecnológicas. Santa Maria, v. 8, n. 1, p. 81 – 94, 2007.

MAEKAWA, R.; CARVALHO, M. M.; OLIVEIRA, O. J. Um estudo sobre a certificação ISO 9001 no Brasil: mapeamento de motivações, benefícios e dificuldades. Revista Gestão e Produção. São Carlos, v. 20, n. 4, p. 763-779, 2013.

MACHADO, Bruna S. B.; VIEGAS, Marcelo C. Estudo de Caso: As Ferramentas da Qualidade Utilizadas no Laboratório de Análises Clínicas de Um Hospital Para a Otimização de Processos. Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais. Londrina, v. 13, n. 1, p. 75 – 80, mar. 2012. PAULINO, P. F. Diagnóstico dos resíduos gerados nas oficinas mecânicas de veículos Automotivos do município de São Carlos – SP. Rio Claro – SP: monografia, 2009.

PEINADO, J., GRAEML, A. R. Administração da produção: operações industriais e de Serviços. Curitiba: UnicenP, p. 550 – 552, 2007.

SANTOS, B. M.; et al. Planejamento estratégico de uma pequena empresa por meio das matrizes importância-desempenho e critério-processo. Exacta. São Paulo, v. 14, n. 4, p. 619-633, 2016. SEBRAE. Manual de ferramentas da qualidade. 2005. Disponível em:

<http://www.dequi.eel.usp.br/~barcza/FerramentasDaQualidadeSEBRAE.pdf> Acesso em: 31/01/2017.

VENTURA, Magda M. O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa. Revista da Sociedade De Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, v. 20, n. 05, p. 383 – 386, out. 2007.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste trabalho foi verificar a presença de produtos farmacêuticos e de higiene pessoal (cafeína, ácido acetilsalicílico, ácido salicílico,

Além disso, a falta de esclarecimento de toda a comunidade escolar sobre sua importância para a melhoria do desempenho dos educandos também contribuiu para que os pais não o

O trabalho intitulado PROJETO DE INTERVENÇÃO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) PARA PACIENTES COM DIABETES MELLITUS NO

[r]

Convenio para desenvolvimento de servicos assistenciais de natureza continuada, para atendimento da populacao local em situacAo de vulnerabilidade, compreendidos na area

No período de primeiro de janeiro a 30 de junho de 2011, foram encaminhadas, ao Comitê de Segurança do Paciente da instituição sede do estudo, 218 notificações de

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

 Rendimentos de trabalho por conta própria, os quais são os auferidos no exercício, de forma independente, de profissão em que predomine o carácter