• Nenhum resultado encontrado

GEOGRAFIA TIGRES ASIÁTICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GEOGRAFIA TIGRES ASIÁTICOS"

Copied!
38
0
0

Texto

(1)

GEOGRAFIA

TIGRES ASIÁTICOS

171 - Módulos 27 571 – Módulo 15

Prof. GROTH

(2)

1. Tigres Asiáticos

(3)

QUEM SÃO OS TIGRES?

QUANDO SURGIRAM?

CARACTERÍSTICAS?

CONJUNTURA GEOPOLÍTICA?

INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA ou RETARDATÁRIA

(4)

1. Tigres Asiáticos

A expansão da atividade industrial após a Segunda Guerra Mundial atingiu o sudeste e leste da Ásia, regiões que sempre tiveram destaque agrícola, com as produções de arroz no sistema de jardinagem (pequenos espaços, mão de obra numerosa e elevada produtividade em áreas de planícies alagadas pelas chuvas, nas monções de verão e em terraços) ou na produção por sistema de plantation, com café, seringueira, cana-de-açúcar etc. Os Tigres Asiáticos correspondem à Coreia do Sul, a Taiwan, Cingapura e Hong Kong (ex-território inglês e atual Região Administrativa Especial da China) que vivenciaram um rápido processo industrial, recebendo a denominação de NICs (Newly Industrialized Countries Novos Países In- dustrializados – NPI’s).

(5)

A descentralização industrial proporcionada pelas empresas com sede em países desenvolvidos também atingiu outras áreas além dos Tigres Asiáticos, buscando mão de obra com baixo custo, mercado consumidor, matérias-primas, incentivos fiscais, leis ambientais brandas, leis trabalhistas pouco rígidas, como observado nos mapas a seguir.

(6)
(7)

51,269,182

5,850,342 7,496,987 23 700 901

(8)
(9)

VELHA ORDEM MUNDIAL GUERRA FRIA

PLANO COLOMBO - EUA

ECLOSÃO DA TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

EXPANSÃO DA EMPRESAS

TRANSNACIONAIS – JAPÃO e EUA

PLATAFORMAS DE EXPORTAÇÃO

(10)

ANTIGOS TIGRES 1960 - 70

NOVOS TIGRES 1980 - 90

NIC’s – NPI’s

NOVOS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS

(11)

A mudança na estrutura econômica e, consequentemente, na estrutura social veio a partir das décadas de 1960 e de 1970, com o rápido processo industrial decorrente do período geopolítico da Guerra Fria.

O modelo industrial desses países foi caracterizado como IOE (industrialização orientada para a exportação), ficando conhecido como plataformas de exportação ao promover a industrialização destinada ao mercado externo, principalmente norte-americano, europeu e asiático. Ocorreu a criação de zonas de processamento de exportações (ZPE), com doações de terrenos e isenção de impostos pelo estado, atraindo empresas norte-americanas e japonesas, que dominaram os investimentos.

(12)

INTERESSES TRANSNACIONAIS

MÃO DE OBRA BARATA e DISCIPLINADA

REPRESSÃO AOS SINDICATOS – SEM GREVES INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA

e EDUCAÇÃO

ZONAS DE PROCESSAMENTO DE

EXPORTAÇÕES - ZPE

(13)
(14)
(15)

COREIA DO SUL

(16)

O que pretende a Coreia do Norte ao explodir o escritório de diálogo com o Sul?

16/06/2020 Bastaram alguns dias para que a ameaça da irmã do líder norte-coreano Kim Jong-Un, Kim Yo-jong, de reduzir o escritório de ligação com a Coreia do Sul a "poeira" se tornasse realidade.

Às 14:49 desta terça-feira (1h49 de Brasília), a Coreia do Norte explodiu a instalação, localizada na cidade de Kaesong, na região da fronteira.

O escritório havia sido criado em 2018 como parte dos projetos de reconciliação entre as duas Coreias, tecnicamente em guerra desde a década de 50.

Depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, se encontraram em 2019, havia esperança de que o regime comunista desistisse de seu programa de armas nucleares. Mas nenhum resultado concreto ocorreu desde então nesse sentido.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-53072534

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/06/16/o-que-pretende-a-coreia- do-norte-ao-explodir-o-escritorio-de-dialogo-com-o-sul.ghtml

(17)

A Coreia do Sul foi, entre os Tigres Asiáticos, o país que alcançou resultados ainda mais expressivos. O modelo coreano diferenciou-se dos demais por apresentar maior semelhança ao processo de industrialização japonês. O governo nacionalista coreano limitou a entrada de empresas estrangeiras e o capital externo entrava na forma de empréstimos ao governo que os repassava para as empresas coreanas. A atividade industrial alicerçou-se em empresas chamadas chaebols, semelhantes aos zaibatsus japoneses, que eram grupos familiares apoiados pelo Estado.

Atualmente, existem vários chaebols coreanos de grande expressão mundial: a Hyundai, a Daewoo, a Samsung e a Lucky Gold Star. Após esse primeiro momento de industrialização é que o governo sul-coreano começou a permitir a entrada de multinacionais no país, porém sempre em associação com empresas nacionais, formando as joint ventures.

(18)

Atualmente, os sul-coreanos são grandes exportadores de componentes para computadores, de automóveis, de navios e de produtos eletrônicos. As redes Chaebols sul-coreanas, que controlam a maior porcentagem da economia nacional, são empresas controladas por holding, multissetoriais e estão entre os maiores conglomerados econômicos do mundo, tornando-se transnacionais em setores de alta tecnologia.

(19)

B.2. Taiwan (Formosa)

Taiwan (Formosa), também conhecida como China Nacionalista, era parte integrante da China até o término da Revolução Chinesa e a vitória de Mao Tsé-tung diante de Chiang Kai-chek, que, derrotado, fugiu com membros do Partido Kuomintang para Taiwan, fundando a República Nacionalista da China – capitalista e aliada dos EUA.

O país passou a receber importantes levas de migrantes provenientes da China continental, até mesmo a elite econômica e intelectual.

(20)

B.2. Taiwan (Formosa)

O problema de Taiwan está relacionado à política externa, pois a China não a reconhece como independente, considerando-a parte integrante de seu território, como é expresso no discurso de "Uma só China"; não chega a se omitir sobre a possibilidade de intervenção militar sobre a ilha, mesmo sabendo que isso traria problemas com os EUA, aliado de Taiwan desde o seu surgimento.

(21)

B.4. Cingapura (cidade-estado)

Conhecida como a maior ilha de um arquipélago com mais de 50 ilhas, é ocupada por uma população com ótimo padrão de vida (9º IDH). O setor portuário apresenta-se como um importante entreposto comercial. Considerado o 2o maior do mundo (1o Shangai, China) em 2014, recebe mais de 140 mil navios por ano, com conexões que superaram mais de 600 portos espalhados por mais de 100 países, movimentando um quinto dos contêineres do mundo.

(22)

Na década de 1990, mais precisamente, em 1997, os Tigres Asiáticos experimentaram uma forte crise econômica e financeira. Os salários pagos na China tornaram-se competitivos para as economias que se acostumaram a atrair empresas usando esse artifício e que ganhavam uma concorrente à altura.

Após 2008, os Tigres Asiáticos sofreram outro abalo econômico-financeiro, em razão da crise nos EUA, que afetou as economias voltadas para exportação, provocada pela desvalorização do dólar e retração do mercado consumidor. Cingapura, Taiwan e Coreia do Sul foram os Tigres mais afetados.

(23)

D. Novos Tigres Asiáticos

69,799,977

32,365,998 273,523,620

109,581,084 97,338,582

(24)

Tailândia, Indonésia, Malásia e, em seguida, Filipinas e Vietnã são considerados os Novos Tigres Asiáticos ou Tigres da Segunda Geração. Esses países passaram por considerável desenvolvimento industrial a partir da década de 1990, atraindo capital externo. Destacaram-se os setores têxtil, alimentício, de calçados, brinquedos e eletroeletrônicos, se- duzidos pelos baixos custos de produção com a oferta de mão de obra, com precários direitos trabalhistas e com baixa remuneração, porém menos qualificada em relação à mão de obra dos Tigres Asiáticos. O processo industrial impulsionou a urbanização e a expansão do setor terciário, no entanto há dois importantes desafios: crescer economicamente e, ao mesmo tempo, melhorar a situação social e condição de vida da maioria da população, além de promover o fortalecimento de empresas locais.

(25)

D.2. Indonésia

País insular cortado pela Linha do Equador e com aproximadamente 14 mil ilhas, é considerado o maior arquipélago do mundo. Localiza-se em uma região de vulcanismo ativo e de intensa atividade sísmica, além de tsunamis, como o que ocorreu em 26 de dezembro de 2004, após um terremoto de 9,1 graus na escala Richter que deixou mais de 230 mil mor- tos ao atingir vários países no Oceano Índico; foram 94 mil somente na Indonésia.

(26)

CÍRCULO DE FOGO DO PACÍFICO

(27)

O petróleo é parte integrante da economia do país, que ingressou na Opep em 1962, sendo suspenso em 2009 quando passou de exportador para importador. Em 2015, o país foi readmitido, com previsão de produção de 870 mil barris/dia. No setor extrativista, destacam-se as produções de petróleo, gás natural, estanho, níquel, bauxita, ouro e cobre. No setor agrícola, merece nota o cultivo de arroz, milho, cacau, café, banana e cana-de-açúcar. O setor industrial é representado pela produção de eletrônicos, têxtil e cimento.

(28)

A economia apresenta importante participação das indústrias de componentes eletrônicos, química, extrativa e de produtos farmacêuticos. A extração da madeira da floresta tropical gera grande degradação ambiental. O país ainda é importante produtor de borracha, estanho, petróleo e gás natural. As exportações consistem em produtos químicos, elétricos, eletrônicos, de gás natural liquefeito (entre os principais do mundo), maquinaria, metais, equipamentos ópticos, óleo de palma (maior do mundo), petróleo, borracha, equipamentos científicos e produtos de madeira.

MALÁSIA

(29)

D.3. Filipinas

O arquipélago com mais de 7 000 ilhas abriga o maior país cristão da Ásia. A Ilha de Luzon concentra 55% da população nacional e, nela, está a capital Manila.

(30)

A industrialização filipina se apoia principalmente em operações de montagem e de processamento na fabricação de produtos eletrônicos e de outros componentes de alta tecnologia, produtos químicos, pesca, vestuário, processamento de alimentos, calçados, refino de petróleo, produtos farmacêuticos, construção naval e produtos de madeira.

(31)

Presidente das Filipinas suspende campanha de repressão às drogas para combater os casos de corrupção na polícia.

"Temos de centrar os nossos esforços na limpeza interna", frisou chefe da polícia, depois de Duterte ter dito que as autoridades são corruptas "até à medula"

(32)

Desde que Rodrigo Duterte chegou ao poder em junho de 2016 nas Filipinas, a sua campanha antidroga provocou mais de 7.000 mortes de pessoas alegadamente ligadas aos estupefacientes, das quais 2.527 morreram às mãos dos agentes em alegados confrontos com os suspeitos.

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, suspendeu temporariamente a sua "guerra contra as drogas" para se concentrar no combate à corrupção policial após o homicídio de um sul-coreano no quartel-geral da Polícia Nacional. Duterte declarou que a polícia filipina é "corrupta até à medula" e promete focar os seus esforços em "limpar"

a instituição, levando a cabo uma investigação exaustiva aos agentes implicados em atividades ilegais.

(33)

Filipinas podem começar a prender menores a partir dos 9 anos

Apoiantes de Duterte dizem que menores são usados para cometerem crimes e querem ensinar-lhes responsabilidade.

A controversa proposta foi apresentada sem alarido logo no dia em que Rodrigo Duterte tomou posse como presidente das Filipinas, a 30 de junho de 2016: os aliados do presidente pediram ao congresso que alterasse a idade mínima prevista na lei para responder por um crime, dos 15 para os 9 anos.

(34)

Vietnã

Em 2015, o Vietnã celebrou os quarenta anos do final da Guerra com os EUA, quando os norte- americanos foram expulsos do território. Atualmente, os vietnamitas são parceiros comerciais de seu antigo inimigo, que se tornou um aliado comercial. A economia liberalizante cresce a taxas elevadas, enquanto a queda da desigualdade social fez do país uma vitrine entre os países pobres.

(35)

A partir da década de 2000, as reformas liberalizantes se aceleraram para atrair indústrias, principalmente do setor têxtil, que se instalaram no território, que apresenta mão de obra barata para um setor que necessita de numerosos trabalhadores. O país seguiu os passos da China, com abertura econômica e autoritarismo político comunista. O governo comunista é um dos cinco remanescentes no mundo, com China, Cuba, Laos e Coreia do Norte.

(36)

Exercícios

(37)

EXERCÍCIOS

PV 1000 – Módulo 27 – EXTENSIVO MATUTINO

521, 522, 523, 526, 527, 529, 530, 531, 532, 534, 536, 540

PV 500 – Módulo - 15 TERCEIRÃO– EXTENSIVO NOTURNO

281, 282, 283, 287, 288, 289, 290, 291, 298

(38)

OBRIGADO(A)!

Referências

Documentos relacionados

Depois desse tempo, retire o celofane (com muito cuidado para não se queimar) e retorne a peça à grelha a uma distância de 30cm do braseiro durante 5 minutos, girando sempre a

Desde a ocupação pelos portugueses, até 300 anos antes da Guerra do Ópio, a soberania de Macau pertenceu às dinastias Ming e Qing, cujos governos administravam o território segundo a

Servidores da administração pública que participam de processos de contratação de serviços, desde a fase de planejamento até a fase de execução contratual,

Na primeira parte tratarei da problemática do primado das relações de produção e das contradições no processo de transição a partir da ênfase de Althusser e de Mao

Trichipteris paleolata (Mart.) R.M.Tryon, Contr. Minas Gerais: Pro. Minarum silivis e.g. Alsophila blanchetiana C.Presl, Abh. Alsophila blancheti Trev., Herb. Presl) Domin, Acta

^èlÆý‡ÅË$ ¡çÜ$MøÐéÍ.. SAKSHI ÐólÔ>Æý‡$. íßæMŠSÞ

Do exposto anteriormente podem ser propostas as seguintes hipóteses: i solos tradicionais de cultivo de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo, possuindo maiores taxas de

Pasta tubo, constituídas de hidrocolóide moldável, usado para correção e nivelamento de pregas e irregularidades cutâneas. Apresentação em tubos