• Nenhum resultado encontrado

a) 15 b) 30 c) 20 d) 25 e) 10 Para qual cartão os dois voluntários identificarão a mesma cor?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "a) 15 b) 30 c) 20 d) 25 e) 10 Para qual cartão os dois voluntários identificarão a mesma cor?"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

QUESTÕES DE SALA

01. (ENEM) Os olhos humanos normalmente têm três tipos de cones responsáveis pela percepção das cores: um tipo para tons vermelhos, um para tons azuis e outro para tons verdes. As diversas cores que enxergamos são o resultado da percepção das cores básicas, como indica a figura.

A protanopia é um tipo de daltonismo em que há diminuição ou ausência de receptores da cor vermelha. Considere um teste com dois voluntários: uma pessoa com visão normal e outra com caso severo de protanopia. Nesse teste, eles devem escrever a cor dos cartões que lhes são mostrados. São utilizadas as cores indicadas na figura.

Para qual cartão os dois voluntários identificarão a mesma cor?

a) Vermelho. b) Magenta. c) Amarelo. d) Branco. e) Azul.

02. (UNIOESTE) No dia 27 de julho deste ano de 2018, aconteceu um fenômeno celeste denominado de “Lua de Sangue”. Considerado o eclipse lunar com maior duração já ocorrido no século 21, o fenômeno acontece devido à luz do Sol, que é refratada pela atmosfera da Terra e chega à superfície da Lua no espectro do vermelho (REVISTA GALILEU, 2018). Sobre o fenômeno dos eclipses, a propagação da luz e as cores dos objetos, assinale a alternativa CORRETA.

a) O eclipse lunar ocorre quando a Lua se encontra entre o Sol e a Terra, em perfeito alinhamento, projetando sua sombra sobre a superfície do planeta.

b) Eclipses são fenômenos que acontecem como consequência imediata do princípio de propagação retilínea da luz.

c) O fenômeno da interferência explica a decomposição da luz branca nas diversas cores que formam o espectro da luz visível quando essa atravessa a atmosfera terrestre.

d) Dentre as cores visíveis, a vermelha é a que possui maior energia, por isso ela consegue atravessar a atmosfera terrestre e atingir a superfície da Lua durante o eclipse. e) No fenômeno da “Lua de Sangue”, a Lua absorve apenas a frequência do vermelho e reflete as demais frequências da luz solar.

03. (FMJ/2020) Um menino observou que os raios da luz solar atingiam seus olhos paralelamente ao solo, plano e horizontal, após refletirem no vidro plano de um automóvel.

Sabendo que o raio incidente e o raio refletido estavam em um mesmo plano vertical e que a inclinação do vidro do automóvel em relação à horizontal era de 50°, o menino conclui que a inclinação θ dos raios incidentes no vidro em relação à vertical era de

a) 15° b) 30° c) 20°

d) 25° e) 10°

04. (UFTM) Uma câmara escura de orifício reproduz uma imagem de 10 cm de altura de uma árvore observada. Se reduzirmos em 15 m a distância horizontal da câmara à árvore, essa imagem passa a ter altura de 15 cm.

(2)

b) Ao se diminuir o comprimento da câmara, porém mantendo seu orifício à mesma distância da árvore, o que ocorre com a imagem formada? Justifique.

05. (PUCCAMP) Uma pessoa se coloca na frente de uma câmara escura, a 2 m do orifício dessa câmara e a sua imagem que se forma no fundo da mesma tem 6 cm de altura. Para que ela tenha 4 cm de altura, essa pessoa, em relação à câmara, deve

a) afastar-se 1 m. b) afastar-se 2 m. c) afastar-se 3 m. d) aproximar-se 1 m. e) aproximar-se 2 m.

06. (FAMEMA) Tomando como referência a sombra gerada por uma cadeira de 60 cm de altura, uma pessoa decidiu determinar a altura de um muro construído próximo à lateral de sua casa por meio de métodos geométricos. A casa, o muro e a cadeira estavam sobre o mesmo chão horizontal e, como não era possível obter uma sombra completa do muro, a pessoa providenciou um espelho plano que prendeu paralelamente à lateral da casa, como mostra a figura, que representa os resultados obtidos em um mesmo instante.

A pessoa concluiu que o muro tinha uma altura de

a) 2,1m. b) 3,2 m. c) 3,0 m.

d) 2, 4 m. e) 2,7 m.

07. (COTUCA) Um barbeiro

B

segura um espelho plano E ,2 de espessura desprezível, paralelamente a outro espelho plano E ,1 também de espessura desprezível, permitindo que seu cliente

A

observe, no espelho E ,1 o seu corte de cabelo na parte posterior da cabeça.

Determine a menor distância entre o cliente e a imagem que ele observa da sua nuca no espelho E ,1 considerando que a cabeça do cliente também possui dimensões desprezíveis.

a) 1, 6 m b) 2,0 m c) 2,2 m

d) 2,6 m e) 3,2 m

08. (UDESC) Um raio de luz incide em um espelho plano segundo um ângulo de 20 com a superfície do espelho. Girando-se o espelho em 10 , em torno de um eixo perpendicular ao plano de incidência, então o raio refletido, agora, sairá com um novo ângulo com a normal à superfície do espelho.

Assinale a alternativa que corresponde aos possíveis valores de .θ

a) 70 ou 50 b) 80 ou 60 c) 50 ou 30 d) 40 ou 20 e) 30 ou 10

09. (IFSUL) Na figura a seguir, está representado um espelho plano, onde O é um observador, enquanto A, B e

C são objetos pontuais.

O observador poderá ver, por reflexão no espelho, o(s) objeto(s)

a)

A

e

B.

b)

B.

c) C. d)

B

e C. 10. (UFJF) Na figura abaixo estão representadas a lateral esquerda de um carro, com o seu espelho retrovisor plano, e nove pessoas paradas na calçada, correspondentes aos pontos 1 a 9.

(3)

O espelho retrovisor representado tem a altura do seu centro coincidindo com a altura dos olhos do motorista, conforme mostra a figura. Nessa situação, o motorista vê as pessoas:

a) 1, 4, 5 b) 1, 5, 7 c) 5, 7, 8

d) 1, 9, 3 e) 1, 6, 7

11. (IFPE) Um coreógrafo está ensaiando um número de frevo e deseja obter uma filmagem com dezesseis imagens de passistas, porém, ele dispõe de apenas

4

dançarinos. Com dois grandes espelhos planos e os quatro dançarinos entre os espelhos, o coreógrafo consegue a filmagem da forma desejada.

Qual foi o ângulo de associação entre os dois espelhos planos para que o público, ao assistir à gravação, veja 16 passistas em cena?

a) 45 . b) 60 . c) 90 . d) 30 . e) 120 .

12. (EEAR) Um dado, comumente utilizado em jogos, cujos números nas faces são representados pela quantidade de pontos pretos é colocado frente a dois espelhos planos que formam entre si um ângulo de 60 . Nesses espelhos é possível observar nitidamente as imagens de apenas uma das faces do dado, sendo que a soma de todos os pontos pretos observados nos espelhos, referentes a essa face, totalizam 20 pontos. Portanto, a face voltada para os espelhos que gera as imagens nítidas é a do número ____.

a)

1

b)

2

c)

4

d) 5

TEREFA DO DIA SEGUINTE

T01. (CPS) SOHO, abreviação de Solar & Heliospheric Observatory, é uma sonda que orbita o Sol e coleta informações de nossa estrela utilizando vários instrumentos. Um deles registra o comportamento da coroa solar e, para isso, conta com um pequeno disco opaco que fica estrategicamente posicionado à frente da câmera, ocultando a visão do disco solar.

Esse instrumento simula o que acontece quando, devidamente protegidos, estamos observando, daqui da Terra, o Sol no momento em que ocorre um eclipse

a) lunar total, com a Lua se interpondo entre a Terra e o Sol. b) lunar parcial, com a Terra se interpondo entre a Lua e o Sol.

c) solar total, com a Lua se interpondo entre a Terra e o Sol. d) solar total, com a Terra se interpondo entre a Lua e o Sol. e) solar parcial, com a Lua se interpondo entre a Terra e o Sol.

T02. (FAMEMA) Ao entrar no banheiro de um shopping, uma pessoa se depara com uma parede onde se encontra afixado um grande espelho plano. Enquanto caminha com velocidade de 1 m s em uma direção perpendicular a esse espelho e no sentido de aproximar-se dele, essa pessoa observa que, relativamente a seu corpo, sua imagem

a) se afasta com velocidade 1m s. b) se aproxima com velocidade 2 m s. c) se aproxima com velocidade 4 m s. d) se aproxima com velocidade 1m s. e) se afasta com velocidade 2 m s.

T03. (EEAR) Considere um observador frente a três anteparos, em um meio homogêneo e transparente, cada um com um orifício em seu respectivo centro, conforme mostra a figura que se segue. Através desses orifícios, o observador consegue enxergar a chama de uma vela devido a um princípio da Óptica Geométrica denominado __________.

a) Princípio da independência dos raios de luz. b) Princípio da reversibilidade dos raios de luz. c) Princípio da propagação retilínea da luz. d) Princípio da reflexão dos raios de luz.

T04. (UECE) A energia solar fotovoltaica é uma das fontes de energia em franca ascensão no Brasil. Dentre os diversos componentes de um sistema solar fotovoltaico, destaca-se o painel solar. De modo simplificado, esse componente é constituído por uma camada de vidro para proteção mecânica, seguida de uma camada formada por células solares e uma última camada, na parte inferior, também para proteção e isolamento.

Sendo o vidro um material semitransparente, um raio solar que chega ao painel é

a) parcialmente refletido e totalmente refratado pelo vidro. b) parcialmente refletido e parcialmente refratado pelo vidro.

c) totalmente refratado pelo vidro. d) totalmente refletido pelo vidro.

T05. (CFTRJ) Durante o ano de 2018, ocorreram 5 eclipses: 3 eclipses solares e 2 eclipses lunares. No Brasil, só nos foi possível observar o eclipse lunar total que ocorreu em 27 de julho.

O eclipse lunar ocorre porque a Terra se alinha com o Sol e com Lua. O Sol emite seus raios para a Terra que, devido a suas dimensões, cria uma sombra na Lua. Este efeito será mais visível quanto melhor for a visibilidade da Lua e, por isso, em alguns casos, o eclipse lunar deixa a Lua com uma coloração próxima ao vermelho.

Podemos afirmar que a fase em que se encontrava a Lua para o fenômeno do eclipse lunar total, observado no Brasil, era a:

a) Nova. b) Crescente. c) Cheia. d) Minguante.

(4)

T06. (ENEM) A figura mostra, de forma esquemática, uma representação comum em diversos livros e textos sobre eclipses. Apenas analisando essa figura, um estudante pode concluir que os eclipses podem ocorrer duas vezes a cada volta completa da Lua em torno da Terra. Apesar de a figura levar a essa percepção, algumas informações adicionais são necessárias para se concluir que nem o eclipse solar, nem o lunar ocorrem com tal periodicidade.

A periodicidade dos eclipses ser diferente da possível percepção do estudante ocorre em razão de

a) eclipses noturnos serem imperceptíveis da Terra. b) planos das órbitas da Terra e da Lua serem diferentes. c) distância entre a Terra e a Lua variar ao longo da órbita. d) eclipses serem visнveis apenas em parte da superfнcie da Terra.

e) o Sol ser uma fonte de luz extensa comparado ao tamanho da lua.

T07. (UFRGS) Na figura abaixo, O representa um objeto puntual luminoso,

E

representa um espelho plano e

X

um observador.

A imagem do objeto O está corretamente posicionada no ponto

a)

1.

b)

2.

c) 3.

d)

4.

e) 5.

T08. (IFBA) Um objeto luminoso e linear é colocado a 20 cm do orifício de uma câmara escura, obtendo-se em sua parede do fundo, uma figura projetada de 8 cm de comprimento. O objeto é, então, afastado, sendo colocado a 80 cm do orifício da câmara. O comprimento da nova figura projetada na parede do fundo da câmara é:

a) 32 cm b) 16 cm c) 2 cm

d) 4 cm e) 10 cm

T09. (UPE) Uma usina heliotérmica é muito parecida com uma usina termoelétrica. A diferença é que, em vez de usar carvão ou gás como combustível, utiliza o calor do Sol para gerar eletricidade. (...) O processo heliotérmico tem início com a reflexão dos raios solares diretos, utilizando um sistema de espelhos, chamados de coletores ou helióstatos. Esses espelhos acompanham a posição do Sol ao longo do dia e refletem os raios solares para um foco, onde se encontra um receptor. A principal característica dessa tecnologia é a presença de uma imensa torre no centro da usina.

Suponha que as dimensões do espelho são muito menores que as dimensões da torre e que o ângulo entre a superfície do espelho e a horizontal seja de 30 . Determine em qual horário a radiação solar que atinge o espelho será refletida para a extremidade superior da torre.

a) 10 h b) 11h c) 12 h

d) 13 h e) 14 h

T10. (FCMMG) Dois espelhos perpendiculares entre si estão posicionados em paredes verticais de um shopping. Mônica move-se entre eles na direção de Pedro, que está sentado num banco, também entre os espelhos, como mostrado na figura, vista do alto.

Pedro observa três imagens da Mônica, através dos espelhos, nas regiões R1, R2 e R3. O sentido do movimento de Mônica observado por Pedro na região

R2

é representado pela seta:

a) b) c) d)

T11. (UECE) Dois espelhos planos são dispostos paralelos um ao outro e com as faces reflexivas viradas uma para outra. Em um dos espelhos incide um raio de luz com ângulo de incidência de 45 . Considerando que haja reflexão posterior no outro espelho, o ângulo de reflexão no segundo espelho é

(5)

T12. (CFTMG) A figura abaixo mostra uma sequência de experimentos em que um feixe de luz incide sobre um espelho plano. No experimento I, o espelho está na horizontal e, nos experimentos II e III, o espelho é inclinado de um ângulo

α

,

para esquerda e para a direita, respectivamente. As linhas tracejadas mostram três possíveis trajetórias que o feixe pode seguir, após refletir-se no espelho.

As trajetórias corretas, observadas na sequência dos experimentos I, II e III, após a reflexão, são, respectivamente,

a) 1, 2 e 3. b) 2, 1 e 3.

c) 2, 3 e 1. d) 2, 3 e 2.

T13. (EINSTEIN) Um pequeno boneco está diante de um espelho plano, conforme a figura abaixo.

Em relação à imagem conjugada pelo espelho, podemos classificá-la como tendo as seguintes características: a) real, direita e do mesmo tamanho do objeto. b) virtual, invertida lateralmente e maior que o objeto. c) virtual, direita e do mesmo tamanho do objeto.

d) real, invertida lateralmente e do mesmo tamanho do objeto.

T14. (EEAR) Associe corretamente os princípios da óptica geométrica, com suas respectivas definições, constantes abaixo.

I. Princípio da propagação retilínea da luz. II. Princípio da independência dos raios de luz. III. Princípio da reversibilidade dos raios de luz.

(__) Num meio homogêneo a luz se propaga em linha reta. (__) A trajetória ou caminho de um raio não depende do sentido da propagação.

(__) Os raios de luz se propagam independentemente dos demais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta para o preenchimento das lacunas acima.

a) I, II e III. b) II, I e III. c) III, II e I. d) I, III e II.

T15. (UFU) João, representado pela letra J, entra em uma sala retangular, onde duas paredes são revestidas por espelhos planos. Ele se posiciona na bissetriz do ângulo reto formato entre os dois espelhos.

Como se configuram o conjunto das imagens de João em relação aos espelhos e sua posição na sala?

a)

b)

(6)

d)

T16. (UFJF) Uma vela de 20 cm está posicionada próximo a um espelho

E

plano de 30 cm, conforme indicado na figura. Um observador deverá ser posicionado na mesma linha vertical da vela, ou seja, no eixo y, de forma que ele veja uma imagem da vela no espelho.

Qual o intervalo de y em que o observador pode ser posicionado para que ele possa ver a imagem em toda sua extensão?

a) 0 dm y 6 dm. b) 3 dm y 6 dm. c) 4 dm y 7 dm. d) 5 dm y 10 dm. e) 6 dm y 10 dm.

T17. (PUC-SP) Observe atentamente a imagem abaixo. Temos uma placa metálica de fundo preto sobre a qual foram escritas palavras com cores diferentes. Supondo que as cores utilizadas sejam constituídas por pigmentos puros, ao levarmos essa placa para um ambiente absolutamente escuro e a iluminarmos com luz monocromática azul, as únicas palavras e cores resultantes, respectivamente, que serão percebidas por um observador de visão normal, são:

a) (PRETO, AZUL e VERMELHO) e (azul)

b) (PRETO, VERDE e VERMELHO) e (preto e azul) c) (PRETO e VERMELHO) e (preto, azul e verde) d) (VERDE) e (preto e azul)

T18. (IFSUL) No dia 27 de setembro de 2015, houve o eclipse da superlua. Esse evento é a combinação de dois fenômenos, que são: um eclipse lunar e a superlua. Isso só acontecerá novamente em 2033.

No fenômeno da superlua, o astro fica mais perto da terra e parece até 14% maior, com um brilho extraordinário. Já o fenômeno do eclipse lunar é consequência da __________ da luz e ele ocorre totalmente quando a posição relativa dos astros é sol, terra e lua; e esse fenômeno acontece na fase da lua __________.

A sequência correta para o preenchimento das lacunas é a) propagação retilínea – minguante

b) reflexão – cheia

c) propagação retilínea – cheia d) dispersão – quarto crescente

T19. (EEAR) Um cidadão coloca um relógio marcando 12 : 25 (doze horas e vinte e cinco minutos) de cabeça para baixo de frente para um espelho plano, posicionando-o conforme mostra a figura.

Qual a leitura feita na imagem formada pela reflexão do relógio no espelho?

a) 12 : 25 b) 25 : 51 c) 15 : 52 d) 25 : 12

MICRO-REVISÃO 1

T20. (EEAR) Um aluno da Escola de Especialistas de Aeronáutica que participaria de uma instrução de rapel ficou impressionado com a altura da torre para treinamento. Para tentar estimar a altura da torre, fincou uma haste perpendicular ao solo, deixando-a com 1 m de altura. Observou que a sombra da haste tinha 2 m e a sombra da torre tinha 30 m.

Desta forma, estimou que a altura da torre, em metros, seria de:

(7)

T21. (UNICAMP) O Teatro de Luz Negra, típico da República Tcheca, é um tipo de representação cênica caracterizada pelo uso do cenário escuro com uma iluminação estratégica dos objetos exibidos. No entanto, o termo Luz Negra é fisicamente incoerente, pois a coloração negra é justamente a ausência de luz. A luz branca é a composição de luz com vários comprimentos de onda e a cor de um corpo é dada pelo comprimento de onda da luz que ele predominantemente reflete. Assim, um quadro que apresente as cores azul e branca quando iluminado pela luz solar, ao ser iluminado por uma luz monocromática de comprimento de onda correspondente à cor amarela, apresentará, respectivamente, uma coloração

a) amarela e branca. b) negra e amarela. c) azul e negra. d) totalmente negra.

T22. (EFOMM) Um espelho plano vertical reflete, sob um ângulo de incidência de 10 , o topo de uma árvore de altura H, para um observador O, cujos olhos estão a 1,50 mde altura e distantes 2,00 m do espelho. Se a base da árvore está situada 18,0 m atrás do observador, a altura H, em metros, vale

Dados: sen(10 ) 0,17; cos(10 ) 0,98; tg(10 ) 0,18

a) 4,0 b) 4,5 c) 5,5

d) 6,0 e) 6,5

MICRO-REVISÃO 2

T23. (UEMA) O edifício Monumental, localizado em um shopping de São Luís-MA, iluminado pelos raios solares, projeta uma sombra de comprimento L80m. Simultaneamente, um homem de 1,80 m de altura, que está próximo ao edifício, projeta uma sombra de 3,20 m. O valor correspondente, em metros, à altura do prédio é igual a

a) 50,00 b) 47,50 c) 45,00

d) 42,50 e) 40,00

T24. (IFSUL) Uma almofada listrada nas cores vermelha e branca é colocada em uma peça escura e iluminada com luz monocromática azul.

As listras vermelhas e brancas são vistas, respectivamente, como

a) brancas e pretas. b) azuis e pretas. c) azuis e brancas. d) pretas e azuis.

T25. (UNESP) Uma pessoa de 1,8 m de altura está parada diante de um espelho plano apoiado no solo e preso em uma parede vertical. Como o espelho está mal posicionado, a pessoa não consegue ver a imagem de seu corpo inteiro, apesar de o espelho ser maior do que o mínimo necessário para isso. De seu corpo, ela enxerga apenas a imagem da parte compreendida entre seus pés e um detalhe de sua roupa, que está a 1,5 m do chão. Atrás dessa pessoa, há uma parede vertical AB, a 2,5 m do espelho.

Sabendo que a distância entre os olhos da pessoa e a imagem da parede

AB

refletida no espelho é 3,3 m e que seus olhos, o detalhe em sua roupa e seus pés estão sobre uma mesma vertical, calcule a distância d entre a pessoa e o espelho e a menor distância que o espelho deve ser movido verticalmente para cima, de modo que ela possa ver sua imagem refletida por inteiro no espelho.

MICRO-REVISÃO 3

T26. (UPE) Dois espelhos planos, E1 e E ,2 são posicionados de forma que o maior ângulo entre eles seja igual a θ 240 . Um objeto pontual está posicionado à mesma distância d até cada espelho, ficando na reta bissetriz do ângulo entre os espelhos, conforme ilustra a figura.

Sabendo que a distância entre as imagens do objeto é igual a 1,0 m, determine o valor da distância d.

a) 0,5 m b) 1,5 m c) 2,0 m d) 3,5 m e) 4,0m

(8)

T27. (UECE) Dois raios de luz coplanares incidem sobre um espelho plano. O primeiro raio incide normalmente no espelho e o segundo, tem um ângulo de incidência 30 . Considere que o espelho é girado de modo que o segundo raio passe a ter incidência normal. Nessa nova configuração o primeiro raio passa a ter ângulo de incidência igual a

a) 15 . b) 60 . c) 30 . d) 90 .

T28. (ENEM) É comum aos fotógrafos tirar fotos coloridas em ambientes iluminados por lâmpadas fluorescentes, que contêm uma forte composição de luz verde. A consequência desse fato na fotografia é que todos os objetos claros, principalmente os brancos, aparecerão esverdeados. Para equilibrar as cores, deve-se usar um filtro adequado para diminuir a intensidade da luz verde que chega aos sensores da câmera fotográfica. Na escolha desse filtro, utiliza-se o conhecimento da composição das cores-luz primárias: vermelho, verde e azul; e das cores-luz secundárias: amarelo = vermelho + verde, ciano = verde + azul e magenta = vermelho + azul.

Na situação descrita, qual deve ser o filtro utilizado para que a fotografia apresente as cores naturais dos objetos? a) Ciano. b) Verde. c) Amarelo. d) Magenta. e) Vermelho. GABARITO – SALA 01: E 02: B 03: E 04: a) ANTES: DEPOIS: H 10cm H.d 10D D d H 15cm H.d 15(D 15) D 15m d 10D 15(D 15) 10D 15D 225 5D 225                   D 45m  

b) A imagem irá diminuir. Observe a justificativa:

H h H.d h.D D d H.d h D      

Note que para “H” e “D” constantes a “h” é diretamente proporcional a “d”, ou seja se “d” diminui “h” também diminui. Vale salientar que apesar da imagem diminuir ela ficará mais nítida sobre a tela, uma vez que, a mesma intensidade luminosa será projetada em uma área menor, aumentado a nitidez.

05: A 06: E 07: E 08: B 09: D 10: E 11: C 12: C

GABARITO – TAREFA DO DIA SEGUINTE T01: C T02: B T03: C T04: B T05: C T06: B T07: A T08: C T09: D T10: C T11: A T12: B T13: C T14: D T15: D T16: E T17: B T18: C T19: C GABARITO – MICRO-REVISÃO 1 T20: B T21: B T22: C GABARITO – MICRO-REVISÃO 2 T23: C T24: D

T25: A imagem da parede (A'B') é simétrica em relação ao plano espelho e de mesmo tamanho, como mostra a figura.

Então:

d 2,5 3,3 d 3,3 2,5 0,8 m d 80 cm.

      

- Menor distância que o espelho deve ser movido verticalmente.

(9)

Sejam os pontos:

C e C'  topo da cabeça da pessoa e respectiva imagem; G e G'  globo ocular e respectiva imagem;

D e D'  detalhe na roupa e respectiva imagem; P e P'  pé da pessoa e respectiva imagem;

M  para onde deve ser movida a extremidade superior do espelho;

N  extremidade superior do espelho;

Q  onde incide o raio que determina a imagem do pé da pessoa.

Usando semelhança de triângulos, calculamos a altura útil (z) do espelho para a pessoa possa ver sua imagem por inteiro.

z H 1,8

GMQ GC 'P ' z z 0,9 m.

d 2 d 2

        

Calculando a altura (y) da parte do espelho para a pessoa ver da imagem de seu pé (P') até a imagem do detalhe (D'), também por semelhança de triângulos:

y h 1,5

GNQ GD 'P ' y y 0,75 m.

d 2 d 2

        

A menor distância (x) que se deve mover o espelho para cima para que a pessoa possa ver sua imagem por inteiro é: x y z x z y 0,90 0,75 0,15 m x 15 cm.           GABARITO – MICRO-REVISÃO 3 T26: A T27: C T28: D

(10)

Referências

Documentos relacionados

Apoiar o tema no ESE cap. VI “O Cristo Consolador”, item 5 - Advento do Espírito da Verdade. 147, In: Palavras de vida eterna, Emmanuel. Ilustrar com a história: O tesouro de Bresa

Mas isto nunca acaba, e podes sentir uma nostalgia e uma tristeza até nos Exercícios; e, então, isso parece-te uma contradição quando, ao contrário, é Ele que te faz

No 1T19 o caixa gerado nas atividades operacionais de R$247,6 milhões foi destinado para: investimentos em imobilizados e intangíveis no valor de R$14,6

a) em 18 g de água existem 2 átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. c) em 18 g de água existe um número de átomos igual ao de Avogadro. d) a partir de 18 g de água podem

Graças te damos, ó Deus da vida, pelo teu infinito amor, pelo teu filho Jesus Cristo que morreu em favor de todos nós.. Vamos elevar os nossos corações

sendo certo que o não atendimento de quaisquer das seguintes condições, acarretarão a imediata desclassificação e exclusão do participante, no ato da apuração: (a)

Consulta as condições Desde Service Reparação no momento XIAOMI REDMI 6A Smartphone 1226380 Câmara 5 mpx Frontal 13 mpx Traseira Ecrã 5.45" HD+ Memória RAM 2GB Capacidade

Cabeça, mesossoma e metassoma de coloração verde metálica escura. As pernas são amareladas. Ocelos laterais distam entre si cerca de 0,5 a 1 vez o diâmetro do