• Nenhum resultado encontrado

Deliciosas receitas. com. Volume 05

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Deliciosas receitas. com. Volume 05"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Deliciosas receitas

com

Volume 05

(2)

O Arroz Codil é um produto originário do Rio Grande do Sul, estado brasileiro considerado ideal para o cultivo, pois apresenta condições climáticas que fornecem ao produto um padrão superior de qualidade. Qualidade esta que será refletida na panela de nossos consumidores. Todo o arroz que chega à empresa é submetido a um rigoroso controle, visando sempre manter o elevado padrão de qualidade que consagrou nossa marca.

O processo de beneficiamento do Arroz Codil (remoção da casca e do farelo) é caracterizado pela utilização de equipamentos modernos e de alta eficiência. Além disso, são tomados diversos cuidados para que o produto possa manter seu padrão de qualidade. Uma etapa determinante do processo de produção é a seleção dos grãos, esta seleção é realizada por máquinas de altíssima tecnologia que retiram do produto os grãos defeituosos, tais quais escuros, amarelos, e também os grãos opacos conhecidos como gessados.

Todas as etapas do nosso processo de produção, inclusive o empacotamento, são realizadas sem o contato manual, o que garante um produto limpo, higienicamente adequado e, consequentemente, livre de contaminações.

A Codil conta ainda com distribuição própria de seus produtos, para que os mesmos possam chegar ao destino respeitando seus padrões de identidade e qualidade. Todas estas ações visam recompensar a confiança depositada em nossos produtos e destacar o respeito da empresa para com o elo mais forte desta cadeia: os clientes.

Av. Autorama, 1351 e 1371 B. São Judas Tadeu - CEP: 35501-221 Divinópolis - MG Tel.: (37) 3512-1000 / www.arrozcodil.com.br

(3)

Nenhum alimento é completo separadamente e para termos uma alimentação adequada e balanceada é preciso diversificar na hora de comer. O arroz e o feijão se completam obtendo a quantidade exata de aminoácidos essenciais, aminoácidos que o nosso corpo não produz e necessitam ser ingeridos. Essa união passa a classificar os dois alimentos como proteínas de alto valor biológico, equivalentes à proteína da carne que é de Alto Valor Biológico (contém todos os aminoácidos essenciais). Assim, o que falta em um é facilmente encontrado no outro!

Isto significa imunidade reforçada, crescimento e manutenção de nossas células e tecidos, cicatrização e síntese de enzimas. Nosso organismo obtém a matéria- prima (proteína) e consegue trabalhar em condições ideais de funcionamento, contribuindo para nossa saúde e bem-estar!

f /Codilalimentos

(4)

Ingredientes

Modo de fazer

1 xícara(s) (chá) de Arroz Codil Tipo 1 1 colher(es) (sobremesa) de margarina 1 dente(s) de alho esmagado(s)o 1 colher(es) (café) de pimenta preta 2 xícara(s) (chá) de caldo de frango 2 colher(es) (sopa) de salsinha picada(s) Quanto baste de casca de limão

ARROZ COM LIMÃO

www.arrozcodil.com.br

Misture o arroz, margarina, alho, casca de limão, pimenta e caldo de galinha em uma panela média. Deixe ferver, mexa uma ou duas vezes. Reduza o fogo, cubra e cozinhe por 15 minutos ou até que o arroz esteja macio e o líquido absorvido. Misture a salsinha e sirva.

(5)

www.arrozcodil.com.br

Ingredientes

Modo de fazer

Refogue a maçã no azeite e junte o arroz e a hortelã. Mexa bem e sirva.

1 unidade de maçã em cubos pequenos 2 colheres (chá) de azeite

½ xícara (chá) de arroz integral cozido Quanto baste de hortelã picada

ARROZ INTEGRAL COM MAÇÃS

(6)

Ingredientes

Modo de fazer

Refogue a cenoura em uma colher de óleo, com uma pitada de sal, de pimenta do reino, e acrescente um pouco de salsinha. Reserve.

Faça os ovos mexidos com um pouco e sal, salsinha e cebolinha em uma frigideira.

Reserve. Em água quente coloque a ervilha fresca congelada e deixe cozinhar por 5 minutos aproximadamente. Retire e deixe escorrer. Reserve. Em um refratário grande misture bem o arroz soltinho, a cenoura refogada, os ovos mexidos, a ervilha cozida o presunto e mussarela picadinhos e o resto da salsinha.

2 xícaras (chá) de arroz cozido 2 saches de “Meu Segredo Maggi”

1 cenoura média ralada 5 ovos

150g de ervilha fresca congelada 200g de presunto cortado em cubinhos 200 g de mussarela cortado em cubinhos Salsinha e cebolinha picadas a gosto

ARROZ PRIMAVERA

www.arrozcodil.com.br

(7)

Ingredientes

Modo de fazer

D e i x e a s u v a s p a s s a s b a n h a d a s n o champagne por 1 hora. Em uma panela, esquente o óleo, acrescente a cebola e deixe dourar. Adicione o arroz e o sal, mexa e coloque a água fervente. Quando estiver quase seco, acrescente o champagne com as uvas passas. Abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar até secar. Depois de pronto, mexa o arroz e sirva em seguida.

5 colher(es) (sopa) de uva passa 1 xícara(s) (café) de champagne 1 colher(es) (sopa) de Óleo de soja 1 colher(es) (sopa) de cebola picada(s) 2 xícara(s) (chá) de arroz cru

2 colher(es) (chá) de sal

3 xícara(s) (chá) de Água fervente

ARROZ COM PASSAS

(8)

www.arrozcodil.com.br

Ingredientes

Modo de fazer

Refogue a cebola picada e o alho com duas colheres de óleo, logo depois despeje o arroz de deixe torrar por alguns instantes. Acrescente a água morna e deixe secar. Logo após coloque o leite morno e deixe secar novamente em fogo baixo. Retire do fogo e, em um refratário, coloque o arroz ainda quente, o tomate, o pimentão, as pimentas de cheiro picadas, o requeijão e misture. Depois coloque por cima o orégano, o sal e o cheiro verde a gosto.

500 g de arroz branco 3 1/2 xicara de água morna 1 1/2 xicara de leite morno

½ tomate picado em cubos

½ cebola picadinha

½ pimentão médio picado 2 colheres de sopa de óleo 300 g de requeijão cremoso em temperatura ambiente

2 dentes de alho picadinhos

5 pimentas de cheiro (biquinho) picadas Cheiro verde a gosto

Sal a gosto Orégano a gosto

ARROZ COM REQUEIJÃO

(9)

Ingredientes

Modo de fazer

Corte a cenoura em pedacinhos pequenos e leve para cozinhar com uma pitada de açúcar. Aproveite a água da cenoura para cozinhar o arroz. Acrescente sal a gosto.

Pique todos os ingredientes. Numa frigideira, frite a cebola na manteiga até dourar, junte o pimentão com um pouco de água. Então, acrescente o restante dos ingredientes, isto é, cenoura, passas, ervilha, milho, vagem, azeitonas, e por último o presunto. A seguir, junte tudo ao arroz pronto e leve à mesa para servir.

2 xícaras (chá) de Arroz Codil bem lavado 100 g de presunto

100g de ervilha 100g de milho

100 g de azeitonas verdes 100 g de uvas passas

1 pimentão médio verde ou vermelho 1/2 xícara (chá) de vagem picada 1 cenoura grande

1 cebola pequena Manteiga

ARROZ À GREGA ESPECIAL

(10)
(11)
(12)

Deliciosas receitas

com

Volume 05

(13)

O Feijão Codil é proveniente em sua grande maioria das regiões produtoras do estado de Minas Gerais, um dos maiores produtores do país. A empresa conta com uma equipe de compradores competente e experiente o bastante para conseguir encontrar matérias-primas de elevada qualidade, de acordo com as exigências do Departamento de Controle de Qualidade. Além disso, todo o produto que chega a Codil Alimentos LTDA é submetido a um rigoroso controle onde são avaliados aspectos como tamanho dos grãos, cor, umidade, entre outros.

Caso o produto seja aprovado, seu descarregamento é autorizado. A linha de produção do Feijão Codil é composta por equipamentos modernos e de alta eficiência que beneficiam e selecionam os grãos maiores e mais sadios. Uma etapa determinante deste processo é a seleção eletrônica dos grãos, que permite oferecer aos nossos clientes um produto de coloração uniforme, elevando ainda mais a qualidade do produto final.

Todas as etapas de produção, inclusive o empacotamento, são realizadas sem o contato manual, o que garante um produto higienicamente adequado e livre de contaminações. A empresa conta ainda com distribuição própria de seus produtos, fato este que garante a qualidade até os pontos de venda.

Todas estas ações visam recompensar a confiança depositada em nossos produtos e destacar o respeito da empresa para com o elo mais forte desta cadeia: os clientes.

Av. Autorama, 1351 e 1371 B. São Judas Tadeu - CEP: 35501-221

(14)

A primeira dica é não deixar o feijão de molho antes de cozinhar. Segundo o chef Fernando Carneiro, uma hora na panela de pressão são suficientes para preparar os grãos do feijão, e deixá-los de molho pode torná-los mais moles e quebradiços. A dica para quem pretende congelar parte do prato é não cozinhar os grãos completamente, e sim deixar para terminar o processo quando for descongelar e esquentar o prato com um pouco de água. Assim o feijão fica com cara de novo!

Outra recomendação é não temperar o feijão antes de congelá-lo. Isso deve ser feito somente na hora do consumo, então o ideal é cozinhar parcialmente apenas com água. Mas quem quiser deixar o tempero pronto, não tem problema. É só incluí-lo na hora de comer.

Mas atenção! Ao armazenar o feijão, procure fazer isso em recipientes menores, pois depois de descongelado, ele não pode voltar ao freezer. Essas são dicas ótimas para fazer feijão para a semana toda sem ter que gastar muito tempo na frente do fogão!

www.arrozcodil.com.br

Dicas para conservar o feijão!

(15)

FEIJÃO DO TIO GUGA Ingredientes

Modo de fazer

1 kg Feijão Codil Carioca 4 gomos de linguiça tipo paio 1 kg costelinha porco

1 kg bacon 4 folhas de louro 1 cabeça de alho 1 sachê de pomarola

3 folhas de cebolinhas picadas

Cozinhe o feijão com a capa do bacon (a parte dura do bacon) cortadas em tiras por 20 minutos na pressão. Em uma panela grande, doure as costelinhas sem pele, junte o paio cortado em gomos grandes sem a pele, o bacon cortado em pedaços grandes (mais ou menos 1 dedo de grossura) deixe pegar cor Jogue o alho e deixe fritar um pouco. Jogue o feijão com caldo e tudo, se precisar acrescente mais água. Deixe cozinhar por 30 minutos. Acrescente a pomarola e misture com o caldo. Teste o sal (geralmente eu não uso, o próprio sal das carnes dará sabor ao feijão).

Acrescente as cebolinhas assim que o caldo estiver grosso. Sirva com arroz branco, salada de alface, tomate, cebola e agrião.

(16)

www.arrozcodil.com.br www.arrozcodil.com.br

CALDO DE FEIJÃO VERMELHO Ingredientes

Modo de fazer

½ Kg de Feijão Codil Vermelho 1/2 Kg de carne moída

Linguiça calabresa cortada em cubinhos a gosto

Bacon cortado em cubinhos a gosto Cebola a gosto

Pimenta calabresa a gosto Sal a gosto

Selecione os grãos de feijão vermelho, lave-os e coloque para cozinhar em água na panela de pressão por 30 minutos. Em outra panela, coloque a lingüiça calabresa e o bacon, refogue estes ingredientes até que estejam bem fritos, lembrando que não é necessário acrescentar nenhum tipo de gordura, pois será utilizada a própria gordura que se desprenderá do alimento. Em seguida nesta mesma panela acrescente a cebola picada e refogue (sem deixar queimar). Coloque a carne moída, mexendo sempre, para que cozinhe pegando o gosto dos demais itens e reserve. Não coloque nenhum outro tempero nesta carne, nem molho de tomate, apenas a cebola, a carne deve ficar seca mesmo. Com o feijão já cozido, misture com a carne já refogada, tempere com o sal e pitada de pimenta calabresa a gosto. Deixe ferver um pouco para engrossar e pegar gosto.

(17)

FEIJÃO MINEIRO Ingredientes

Modo de fazer

½ kg de Feijão Codil

5 folhas grandes de couve (picada fininha) 4 ovos 1 pct de farofa de mandioca

temperada (500g)

300 g de torresmo cru (com a carne e gordura)

300 g de bacon

500 g de patinho ou maminha em pedaço 6 dentes de alho, óleo e sal

1 tomate

4 folhas de cebolinha 1/2 limão

Coloque o feijão para cozinhar como de costume e deixe 20 minutos após pegar pressão. Enquanto isso, transforme as carnes e o tomate em cubinhos. Em uma panela grande, frite em 2 colheres de óleo (de soja ou milho) - não use azeite - as carnes e alho. Depois de um tempo junte tudo num canto da panela e em outro frite os ovos com um garfo. Adicione a couve e o tomate.

Misture tudo e coloque o caldo e meio limão. Escorra o feijão cozido e misture de forma alternada com a farofa na panela. Pique a cebolinha e mistura .

(18)

BOLO DE FEIJÃO PRETO Ingredientes

Modo de fazer

5 ovos, claras em neve 1 xícara (chá) de água

1 xícara (chá) farinha de trigo

1 1/2 xícaras (chá) de farinha de rosca 2 1/2 xícaras (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de castanha de caju ou nozes moídas

1 xícara (chá) de feijão preto cozido batido com um pouco do caldo no liquidificador 1 colher (sobremesa) de fermento em pó 700 g de chantilly para decoração

Bata as 5 gemas com a água, junte o açúcar, acrescente a farinha de rosca e a de trigo, o feijão preto batido e as castanhas de caju ou nozes. Junte o fermento. Bata as claras em neve e acrescente à mistura. Coloque em forma untada. Asse em forno médio, pré-aquecido, por aproximadamente 40 minutos, ou até dourar. Depois de assado, recheie e cobra com o creme chantilly.

www.arrozcodil.com.br

(19)

FEIJÃO PRETO ESPECIAL Ingredientes

Modo de fazer

½ kg de Feijão Preto Codil 2 folhas de louro

Casca do bacon

Sobra da casca do bacon cortado em cubos

2 litros de água (pode colocar mais água se desejar)

2 dentes de alho (se gostar coloque mais) Linguiça a calabresa (1/2 se for grande) Caldo de costela

Caldo de carne

Cozinhe o feijão preto na água com a casca do baycon e as folhas de louro na panela de pressão, se ficou de molho por uma noite, 20 minutos é o suficiente, senão 40 minutos deve bastar. Enquanto espera prepare o tempero, leve o bacon picado ao fogo, sem óleo. Coloque o alho picado e deixe dourar na gordura do bacon. Acrescente 1/2 linguiça a calabresa, acrescente 1 xícara de água que pode ser do próprio feijão (se estiver sem caldo coloque água filtrada mesmo) acrescente 1 caldo de costela e 1 caldo de carne. Pegue 1 xícara de feijão e bata no liquidificador ou mixer, coloque no refogado e termine juntando o feijão no refogado. Acerte o sal só depois, pois os caldos contém sal.

(20)

www.arrozcodil.com.br

SALADA DE FEIJÃO Ingredientes

Modo de fazer

Sobra de feijão 2 cebolas grandes 1 bife

1 colherzinha de orégano 1 colher de pimenta Sal

3 colheres de sopa de vinagre 4 gotas de adoçante

1 dente de alho 1/2 pimentão

1/4 repolho cortado em pedaços grandes 1 ovo

Bacon Água

Corte o bife em tirinhas pequenas, frite com o alho, a cebola, o bacon e o pimentão.

Acrescente o feijão, água a gosto, sal, pimenta, orégano, vinagre, adoçante e o repolho. Deixe tudo ferver até cozinhar o repolho. Após cozido, ainda em fervura, quebre o ovo e mexa até engrossar. Se quiser acrescente mais tempero a gosto.

Servir quente.

Referências

Documentos relacionados

a semana até 15 de fevereiro, abaixo dos 339 mil da semana índice dos gerentes de compras (PMI/Markit) ficou em 56,7 O índice antecedente teve alta de 0,3% em janeiro, acima

Name JG NAT Verein/*Ort AK AK-Pl Pos Endzeit Brutto

● Agora retire a panela quente de dentro do forno e o mais rápido que puder, com  muito cuidado para não se queimar, coloque a massa dentro, tampe e coloque a  panela novamente

Deixe a canjiquinha de molho em água por aproximadamente 02 (duas) horas, escorra e reserve. Cozinhe o charque em panela de pressão. Corte a costelinha em pedaços

A não observância dos requisitos do código no sistema elétrico da piscina ou da banheira de hidromassagem antes de instalar a luz subaquática criará um risco elétrico que

• Conforme relatado anteriormente o advogado deve apresentar ao cliente um verdadeiro “RAIO X” do caso, expondo os riscos em face de cada tese sustentada, assim o acordo passa a

Manter a gestão junto à coordenação da REME, fortalecendo a publicação periódica dentro dos prazos e com artigos representativos das pesquisas na área,

A escola apesar de possuir um mobiliário novo e conservado, contém apenas um tamanho de mesa e cadeira (FIGURAS 1 e 2), fato que impede a adequação em todos os itens da