• Nenhum resultado encontrado

Sindicato reúne concessionários para festa de fim de ano do setor

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sindicato reúne concessionários para festa de fim de ano do setor"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

I n f o r m a t i v o d o S i n d i c a t o d o s C o n c e s s i o n á r i o s e D i s t r i b u i d o r e s d e Ve í c u l o s d o E s p í r i t o S a n t o • D e z e m b r o d e 2 0 1 0 • N º 4 3

IM

PR

ES

SO

Sindicato reúne concessionários

para festa de fim de ano do setor

O

Sincodiv/ES realizará no dia 16

de dezembro, no Le Buffet, em Jardim Camburí, Vitória, a 9ª edição da já tradicional Festa de Confraternização do Setor Automotivo Capixaba.

O objetivo do evento é reunir titulares e executivos das concessio-nárias, além de autoridades, imprensa e parceiros do setor para uma confra-ternização de fim de ano. A festa con-tará com coquetel dançante e jantar para 500 convidados, tudo conduzido pela modelo e cantora Flávia Mendon-ça e animado pela Banda Via Marte.

Os convites para a festa já fo-ram entregues, e a partir deste ano respeitam nova sistemática, onde cada empresa associada recebeu um número de convites de acordo com o seu porte: 04 convites para as empre-sas grandes, 02 para as médias e 01 convite para as empresas de pequeno porte.

A presença no jantar de

confrater-nização do Sincodiv/ES deve ser confir-mada através do telefone (27)

3315-0055 ou pelo e-mail sincodives@

sincodives.com.br. O Sincodiv/ES

Fenabrave leva Distribuidores à NADA

A

Megadealer Best Management é a

empresa que coordenará a organi-zação da missão oficial da Fenabrave à convenção e exposição da NADA (entidade norte-americana dos distri-buidores), no Moscone Center em São

O programa da Megadealer se estende de 2 a 12 de fevereiro, incluindo visi-tas técnicas.

Os concessionários brasileiros poderão participar, em condições es-peciais, da próxima Convenção e

Ex-“Futuro Brilhante pela Frente”. O evento promete discutir os rumos do setor automotivo na retomada do mercado.

(2)

Luciano Piana

Esforços para manter clientes

Em todo relacionamento é espe-rado que ele seja duespe-radouro, para que isso aconteça é necessário constante contato e atenção ao cliente.

A chave para se conquistar a fi-delidade de um cliente está no atendi-mento especial. Ligar para o cliente, saber se está tudo bem, se o serviço foi bem realizado, isto faz com que ele se sinta lembrado. Nestes pequenos gestos de atenção cria-se um vínculo entre o profissional e a empresa com a sua clientela.

Se clientes satisfeitos são a alma de qualquer negócio bem-sucedido, clientes fiéis são essenciais para a sustentação da liderança no negócio. Desenvolver a fidelidade do cliente deve ser um compromisso de toda a empresa. Todas as atividades da orga-nização devem servir ao objetivo de criar valor para o cliente.

Primeiramente, os clientes pre-cisam ser identificados. A partir daí, aprender sobre eles, suas necessidades e seus desejos, utilizando essas infor-mações para estreitar o relacionamen-to e conhecê-los cada vez mais. Isso dá à empresa um diferencial. A gran-de vantagem competitiva que sua em-presa possui é o conhecimento de seus clientes. Todo o resto a concorrência pode oferecer a qualquer momento.

Os concessionários devem estar atentos a esses pequenos detalhes, e lembrar que custam seis vezes menos manter um cliente do que conquistar um novo.

Presidente do Sincodiv/ES

Diretor Geral Regional da Fenabrave/ES

Luciano Piana

Luciano Piana

Expediente

Informativo do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Espírito Santo

Av. Adalberto Simão Nader, 425, Sala 307, CEP: 29066-370 • Mata da Praia • Vitória - ES

Tel.: (27) 3315-0055 • Fax: (27) 3315-0002 sincodives@sincodives.com.br

Jornalista Responsável:

Felipe A. Costa • Mtb: 01716-ES felipe@sincodives.com.br

Editoração Gráfica: Marcelo Sena Impressão: Gráfica Liderset

Sindicato disponibiliza Pesquisa

Salarial 2010 para associados

O

Sindicato concluiu os dados da

Pesquisa Salarial 2010, e os seus resultados já estão disponíveis para consulta do Associado com usu-ário e senha na área restrita do site

www.sincodives.com.br.

A Entidade realiza esta pesquisa anualmente para que as empresas do setor possam conferir as bases sala-riais praticadas pela categoria nas di-versas funções das Concessionárias.

Com estes dados as empresas do setor visualizam os salários pratica-dos pela categoria em todas as

fun-ções, tornando-se uma ferramenta imprescindível na gestão da área de Recursos Humanos das Concessioná-rias.

(3)

Estudo do IEL-ES divulga as 200 maiores

empresas do Espírito Santo em 2010

O

Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES),

lançou no mês de novembro estudo onde relaciona as 200 maiores empresas do Espírito Santo. O projeto se constitui num dos mais importantes instrumentos de avalia-ção da economia capixaba, apresenta o desempenho econômico e financei-ro dos grupos empresariais e das em-presas instaladas do Estado.

Na edição de 2010, a revista mostra os resultados das principais empresas no ano anterior, analisan-do através de indicaanalisan-dores financeiros e contábeis, com a receita operacio-nal bruta, lucro líquido do exercício, patrimônio líquido, número de em-pregados, rentabilidade, liquidez, sol-vência, dentre outros.

As empresas participantes da pesquisa são as registradas como sociedades anônimas que, em sua maioria, são obrigadas por lei a pu-blicar seus balanços em veículos de grande circulação, e as limitadas que, por não possuírem tal regra, subme-tem seus balanços diretamente à aná-lise do IEL-ES.

A distribuição das empresas que compõem o ranking das Concessio-nárias nas 200 maiores empresas do Espírito Santo no setor ficou assim:

Concessionárias de Veículos

1 Kurumá Veículos 2 Vitória Diesel 3 Vitoriawagen 4 CVC 5 Podium Veículos 6 Luvep 7 Vessa 8 Itacar Carros 9 Autovil 10 Renault Atlântica 11 Vitória Motors 12 Trieste Veículos 13 Venac

Outros destaques para as empre-sas associadas ao Sindicato:

Tracbel: 15ª empresa entre as 20

maiores empresas comerciais ataca-distas.

Vitória Diesel: 4ª empresa entre as

20 que mais cresceram

Itacar Carros: 17ª empresa entre as

de maior liquidez

Vitoriawagen: 11ª empresa entre as

com melhor desempenho econômico financeiro.

Salão Internacional do Automóvel 2010

A

26ª edição do Salão Internacional

do Automóvel, realizada de 27 de outubro a 07 de novembro, em São Paulo, registrou a presença de 750.283 visitantes do Brasil e Exte-rior, que conferiram de perto 450 di-ferentes modelos de automóveis, de 42 marcas de montadoras instaladas no País e de importados oficiais.

Segundo a organização do

evento o Salão foi exposto a mais de 4 milhões de usuários em redes sociais, contando as visitas ao blog

oficial, blogs embaixadores, comu-nidades relacionadas ao assunto, twitter, facebook e orkut. O evento se consolidou também como pla-taforma de apresentação de carros conceito e de veículos híbridos e elétricos, em linha com as neces-sidades de redução de consumo de combustível e de emissões de CO2 e com a economia de recursos natu-rais não-renováveis.

(4)

Pagamento do 13º salário

e Seguro-desemprego

A gratificação natalina devida a todos os empregados urbanos, rurais e domésticos é paga em duas parcelas. A primeira entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano, e a segunda até o dia 20 de dezembro. Seu valor corres-ponde a 1/12 da remuneração devida em dezembro, por mês de serviço, sendo mês integral a fração igual ou superior a 15 dias de trabalho no mês civil.

Excetuados os casos de pagamen-to em virtude de morte (parcelas ven-cidas) ou de doença grave (pagamento ao curador ou representante legal), o benefício do seguro-desemprego pode-rá ser pago mediante crédito em conta simplificada ou conta-poupança em fa-vor do beneficiário correntista da Caixa Econômica Federal, sem quaisquer ônus para o trabalhador, ou ainda, em espé-cie, mediante apresentação do Cartão Cidadão ou documentos equivalentes.

Fonte: Informativo Exata Contabilidade

Fique por dentro

Agha-RH é premiada

A Agha-RH, empresa parceira do Sincodiv/ES, que realiza consultoria empresarial e treinamentos corporati-vos para o setor automotivo no Estado recebeu mais uma premiação.

Desta vez a Agha foi agraciada com o selo de qualidade WEC 2010. O rece-bimento do selo significa fazer parte de um seleto grupo de empresas que for-necem serviços em T&D com qualidade. Para a qualificação as empresas passam por uma rigorosa avaliação, conforme o item 4.3.5 da ISO 10015.

Sindicato planeja mudanças

no seu informativo para 2011

A

partir de janeiro de 2011 os

lei-tores do informativo mensal do Sincodiv/ES terão uma novidade. O canal de comunicação passará por mudanças em seu layout, além de ampliação do número de páginas, que passará para 08. As alterações visam tornar o informativo mais moderno e atraente.

Segundo José Francisco Costa, diretor executivo do Sincodiv/ES, as mudanças são motivadas pelo sucesso do informativo, que é um importante veículo de comunicação do Sindicato com sua rede de asso-ciados e parceiros. “A boa aceitação do informativo nos incentivou a

efe-tuar essas alterações no design e no tamanho do material, que agora terá 08 páginas para divulgar as ações do Sindicato, das nossas concessioná-rias associadas e de temas relevan-tes para a categoria”, concluiu o executivo.

O informativo impresso do Sin-codiv/ES continuará com impressão mensal de 2.000 unidades, que são enviadas para a rede de concessio-nárias, parceiros, imprensa, órgãos governamentais e demais empresas que fazem parte do mailing do Sin-dicato. O informativo também está disponível em formato online no

site www.sincodives.com.br.

Impactos do humor no

ambiente de trabalho

É

importante preservar a moral dos

trabalhadores. Assim como na fa-mília, o baixo astral contamina a to-dos e o clima fica pesado, e muito chato trabalho neste local.

Resolver problemas é uma das principais atribuições de quem traba-lha, eles surgirão sempre, e em grande quantidade. Portanto, perder o humor e tratar mal os outros não ajuda em nada. Pessoas motivadas e inspiradas são mais cordiais, trabalham melhor em grupo e são mais criativas.

E se os problemas surgirem se-rão prontamente resolvidos. A chefia, como qualquer outro colaborador, tem responsabilidades profissionais, pessoais e pode estar pouco inspi-rado, por isso não basta ter só bom humor. Tem que ter a percepção e sensibilidade. Por ser humano pode errar, mas precisa ter humildade, re-conhecer seus erros e pedir desculpas quando necessário.

Assim, fica mais fácil interagir com o grupo, sem dar margem para a desconfiança.

O ambiente torna-se sadio, pra-zeroso, propício para o trabalho em grupo, onde todos se respeitam, e di-videm as pressões dos problemas que certamente aparecerão.

O problema dá lugar à coopera-ção e a satisfacoopera-ção de trabalhar neste local aumenta muito. E os resultados aparecem rapidamente!

Vitoriawagen Serra

em novas instalações

No dia 14 de dezembro o Grupo Lider inaugura as novas instalações concessionária Vitoriawagen Serra, a primeira concessionária do Brasil com padrões internacionais da Volkswagen.

A empresa estará situada na BR 101, km 264, em Carapina, e atende pelo telefone (27) 3331-8144.

(5)

Receita desiste de mudar critérios

de grau de risco de empresas

A

Receita Federal desistiu

tempora-riamente de mudar os critérios de grau de risco de empresas. Segundo instrução normativa publicada no dia 04/11/2010, no Diário Oficial da União (DOU), os percentuais das contribuições do Seguro Acidente de Trabalho (SAT) voltam a ser defi-nidos pelas regras antigas.

Pelos critérios antigos e que foram retomados, o grau de risco da empresa é definido com base na atividade em que ela tenha o maior

número de empregados.

Em setembro, a Receita tinha alterado os critérios de definição de grau de risco, que levaria em conta apenas a atividade fim da empresa. No entanto a demora em alterar sis-temas de informática e em fazer as articulações com outros órgãos do governo, como o Ministério do Tra-balho, justificaram o recuo do Fis-co.

O SAT é um adicional na con-tribuição dos empregadores à

Previ-dência Social, e além de 20% sobre a folha de pagamento, os empresários pagam 1%, 2% ou 3% dependendo do grau de risco da atividade.

A instrução normativa também trouxe novas regras para o cálculo do código FPAS, que define o pagamen-to das contribuições das empresas ao Sistema S, ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, ao Fundo Aeroviário, ao Fundo Maríti-mo e ao Instituto Nacional de Colo-nização e Reforma Agrária (Incra).

Vitória Diesel comemora aniversário e

demonstra veículos Sprinter para clientes

A

Vitória Diesel, empresa do Grupo

Águia Branca, recebeu clientes nos dias 23 a 25 de novembro para apresentação dos lançamentos da Mercedes-Benz e da linha 2011 dos Veículos utilitários Sprinter, for-mada por vans para transporte de passageiros e por furgões e chassis com cabina para transporte de cargas e prestação de serviços.

Os clientes tiveram à disposi-ção, para test drive modelos como a van 413 CDI de 20 lugares, a van 313 CDI Executiva com câmbio automa-tizado e o furgão 313 CDI, além da

exposição do novo caminhão extrapesado Actros. Durante a ação, os clientes puderam dirigir as vans e os furgões, conhecer as características e vantagens dos veículos e es-clarecer dúvidas.

Com essa ação, a Mer-cedes-Benz inicia em Vitória o programa de demonstração para clientes chamado de ‘Mer-cedes-Benz Road Show’.

Empresa comemora 50 anos em 2010

A Vitória Diesel comemora 50 anos de atuação em 2010. A empresa é considerada uma das cinco maiores concessionárias Mercedes-Benz do Brasil e alia a tradição em prestação de ser-viços do Grupo Águia Branca à força da marca Mercedes-Benz.

A empresa chega aos 50 anos com a liderança no mercado re-gional em todas as suas áreas de

atuação, tornando a Vitória Diesel referência nacional no setor. Para os próximos dois anos, a empresa vai investir mais de R$ 20 milhões na realocação das novas sedes das concessionárias Linhares Diesel, de Linhares, e Savana Veículos de Curitiba.

(6)

Datas comemorativas

Meses AUTOS/COM. MOTOCICLETAS CAMIN/ÔNIBUS IMPLEMENTOS TOTAL 2009 2010 2009 2010 2009 2010 2009 2010 2009 2010 Janeiro 4.363 4.627 2.034 1.992 313 284 289 133 6.999 7.036 Fevereiro 4.989 4.701 2.532 2.668 281 212 128 81 7.930 7.662 Março 6.868 7.239 3.060 3.436 286 464 240 159 10.454 11.298 Abril 6.159 4.850 2.693 3.162 192 522 112 187 9.156 8.721 Maio 5.796 4.687 3.066 3.383 207 360 173 276 9.242 8.706 Junho 6.859 4.544 3.174 3.270 282 403 116 216 10.431 8.433 Julho 6.104 5.460 3.514 3.139 242 461 141 232 10.001 9.292 Agosto 5.678 5.642 3.150 3.419 243 464 156 244 9.227 9.769 Setembro 7.032 5.403 3.299 3.501 310 492 121 152 10.843 9.548 Outubro 6.156 5.432 2.869 3.292 391 436 117 141 9.609 9.301 Novembro 5.186 5.562 2.864 3.352 345 467 158 187 8.642 9.630 Total Ano 65.190 58.111 32.255 34.614 3.101 4.565 1.751 2.008 102.534 99.396

Licenciamento de Veículos em 2010 - ES

Ja

ne

iro

01 Confraternização Universal 01 Dia Mundial da Paz 08 Dia do Fotográfo 20 Dia do Farmacêutico 21 Dia Mundial da Religião 24 Dia do Aposentado 25 Dia do Carteiro

28 Dia do Comércio Exterior 29 Dia do Jornalista

Humor

Piada

O bêbado, no ponto do ônibus, olha pra uma mulher e diz:

- Você é feia hein?

A mulher não diz nada. E o bê-bado insiste:

- Nossa, mas você é feia de-mais!

A mulher finge que não ouve. E o bêbado torna a dizer:

- Puta merda! Você é muito feia!

A mulher não se agüenta e diz: - E você é um bêbado!

- É, mas amanhã eu melhoro... Ao sair do boteco, todo embria-gado, o bêbado andando na rua, toca o interfone de uma casa e per-gunta:

- Seu marido taí? Uma mulher responde:

- Está, quem quer falar com ele?

- Xá pra lá, brigado. Na outra casa...

- Bom dia, seu marido taí? - Está.... vou chamá-lo... - Não, não é preciiiiiiso, respon-de o bêbado..

- Na outra casa: - Oi, seu marido taí? A mulher responde:

- Não, mas já deve estar che-gando.

O bêbado responde:

- Então, faz favor, olha aqui pra fora e vê se sou eu!!!!!

Tratamento e reutilização de

água nas Concessionárias

A

Lei n° 9.439/2010 estabeleceu

que o rol de empresas que man-têm pontos de lavagem, higieni-zação e desengrachamento ou con-gêneres ficam obrigados a instalar e manter um sistema de tratamento e reutilização de água.

Em consulta formulada pelo Sin-codiv/ES, a Assembléia Legislativa do Estado manifestou-se no sentido de que as concessionárias de veículos se

incluem no rol de empresas previsto no art. 1º da Lei.

Porém como se manteve a dúvida sobre a abrangência da obrigatorieda-de para as Concessionárias obrigatorieda-de Veícu-los, o Sincodiv/ES contratou um pa-recer da Empresa Caetano e Carvalho Advogados Associados, para inter-pretar o alcance da Lei às empresas do setor. Segundo o parecer, a conclusão de que a obrigação prevista na norma legal não se aplica às concessionárias de veículos do Estado.

Como o objetivo da Lei é prote-ger e resguardar o meio ambiente, e o tema ser próximo do direito am-biental, ramo elevado a direito Cons-titucional, trouxe preocupação ao Sindicato. Isso se justifica tendo em vista a força constitucional dos ór-gãos relacionados ao meio ambien-te, responsáveis pela fiscalização e aplicação das normas, que poderão dar a interpretação que melhor en-tenderem.

Referências

Documentos relacionados

A revisão realizada por ERDMAN (1988a) mostrou que, nos dezessete experimentos em que a silagem de milho foi a única fonte de volumoso oferecida a vacas leiteiras no início

Assim, o método dialético visa a apreensão da totalidade social que é, em si e para si, uma totalidade concreta, modo de ser das múltiplas determinações que imbricam o

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

No que se refere ao armazenamento de garrafas de GPL no interior da instalação, cheias, vazias ou para abate, a sua arrumação e distâncias de segurança deverão cumprir com o

A utilização do LABGG como ferramenta metodológica psicopedagógico constitui-se um caminho para o professor vivenciar com os alunos o processo de ensino com

Esse traço, segundo o modelo auto-segmental (Clements and Hume, 1995), está preso à raiz e pode espraiar de forma autônoma. Temos então em 2, 3 e 4a fatos que ajudam a sustentar

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários