• Nenhum resultado encontrado

REVISÃO ADMINISTRATIVA DE BENEFÍCIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REVISÃO ADMINISTRATIVA DE BENEFÍCIOS"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

REVISÃO ADMINISTRATIVA DE BENEFÍCIOS

 Analista do Seguro Social junto ao INSS;

 Especialista em Direito Previdenciário pela EPD;  MBA em Gestão Pública

(2)

CONTATOS:

Claudio José Vistue Rios II Prof. Cláudio Vistue

Curso progressão / Previtube claudiovistue

(3)

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO

PREVIDENCIÁRIO

REVISÃO ADMINISTRATIVA DE BENEFÍCIOS

(4)

REVISÃO ADMINISTRATIVA DE BENEFÍCIOS

Saber se o segurado tem ou não direito a revisões, se faz necessário analisar minuciosamente o processo administrativo previdenciário.

Só analisando o processo administrativo será possível identificar situações que lesaram direitos dos segurados.

(5)

REVISÃO ADMINISTRATIVA DE BENEFÍCIOS

Além de analisar minuciosamente o processo administrativo, é muito importante conhecer o CNIS, uma vez que este poderá indicar situações que passam despercebidas pelo Segurado e pelo INSS, como por exemplo a informação de atividades especiais, que têm enquadramento profissional.

(6)

Revisão Administrativa

Provável atividade

(7)

REVISÃO ADMINISTRATIVA DE BENEFÍCIOS

Como vimos, o CNIS pode informar que a atividade desempenhada é especial.

No CNIS apresentado, é possível notar que o segurado trabalhou em empresas de vigilância, segurança e de transporte de ônibus, podendo exercer atividade especial.

(8)

REVISÃO ADMINISTRATIVA DE BENEFÍCIOS

O que observar no processo administrativo?

Como analisar o processo administrativo?

(9)

REVISÃO ADMINISTRATIVA DE BENEFÍCIOS

Verificar a existência de documentos que comprovem, por exemplo o exercício da atividade rural.

(10)

REVISÃO ADMINISTRATIVA DE BENEFÍCIOS

Outro procedimento importante é conhecer a apuração do tempo de contribuição que feito pelo INSS, até para saber o que deve ser impugnado no pedido de revisão administrativa e/ou judicial.

(11)

REVISÃO ADMINISTRATIVA DE BENEFÍCIOS

Como sabemos se o INSS reconheceu um período especial?

Essa informação estará no cálculo que apurou o tempo de contribuição do segurado.

(12)

REVISÃO ADMINISTRATIVA DE BENEFÍCIOS

(13)

Revisão Administrativa

 Tanto benefício em manutenção, quanto benefício indeferido podem ser revistos.

 Art. 559 da IN 77/2015 - A revisão é o procedimento administrativo utilizado para reavaliação dos atos praticados pelo INSS, observadas as disposições relativas a prescrição e decadência.

(14)

Revisão Administrativa

 (IN 77/2015) Art. 560: A revisão poderá ser processada por iniciativa do beneficiário, representante legal ou procurador legalmente constituído, por iniciativa do INSS, por solicitação de órgãos de controle interno ou externo, por decisão recursal ou ainda por determinação judicial.

 (IN 77/2015) Art. 561. No caso de pedido de revisão de ato de indeferimento, deverão ser observados os seguintes procedimentos:

(15)

Revisão Administrativa

I - sem apresentação de novos elementos, o INSS reanalisará o ato, observado o prazo decadencial; ou

II - com a apresentação de novos elementos, esgotada a possibilidade de revisão do ato com os elementos originários do processo, o pedido será indeferido, e o servidor orientará sobre a possibilidade de novo requerimento de benefício, com fundamento no § 2º do art. 347 do RPS.

(16)

Revisão Administrativa

Parágrafo único. Quando a decisão não atender integralmente ao pleito do interessado, o INSS deverá oportunizar prazo para recurso.

(IN 77/2015) Art. 562. Quando do processamento da revisão, deverá ser analisado o objeto do pedido, bem como realizada a conferência geral dos demais critérios que embasaram a decisão.

(17)

Revisão Administrativa

(IN 77/2015) Art. 563. Os valores apurados em decorrência da revisão solicitada pelo titular, seu representante ou procurador, serão calculados:

I - para revisão sem apresentação de novos elementos, desde a DIP, observada a prescrição; ou

II - para revisão com apresentação de novos elementos, a partir da Data do Pedido da Revisão – DPR.

(18)

Revisão Administrativa

§ 1º Não se consideram novos elementos:

I - os documentos apresentados para provar fato do qual o INSS já tinha ciência, inclusive através do CNIS, e não oportunizou ao segurado o prazo para a comprovação no ato da concessão, tais como:

a) dados extemporâneos ou vínculos sem data de rescisão;

b) vínculos sem salários de contribuição;

c) período de atividade rural pendente de comprovação no CNIS; e

d) período de atividade especial informados pela empresa através de GFIP;

(19)

Revisão Administrativa

(IN 77/2015) Art. 564. Os valores apurados em decorrência da revisão solicitada pelo INSS serão calculados desde a DIP, observada a prescrição.

(IN 77/2015) Art. 565. Não se aplicam às revisões de reajustamento os prazos de decadência de que tratam os arts. 103 e 103-A da Lei nº 8.213, de 1991. Parágrafo único. Os prazos de prescrição aplicam-se normalmente, salvo se houver a decisão judicial ou recursal dispondo de modo diverso.

Referências

Documentos relacionados

Após 45 dias da realização do leilão o arrematante deverá retirar no Depósito da empresa, RODANDO CERTO SERVIÇOS DE ESTACIONAMENTO E REBOQUE DE VEÍCULOS S/S LTDA,

OBJETO: Primeira prorrogação do prazo de vigência do Contrato nº 398/2017 de contratação temporária de Assistente Social, desenvolvendo esta atividade na Secretaria

O Presidente da NitTrans e Subsecretário Municipal de Trânsito e Transporte da Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade, no cumprimento dos dispositivos do art..

14- A retirada dos lotes arrematados só será permitida após a integralização de todos os pagamentos previstos nestas condições, comprovadas mediante apresentação de nota

17 - Obriga-se o arrematante a proceder junto ao órgão competente à mudança de nome no Registro de Trânsito, fazendo a transferência da titularidade do veículo arrematado no

OS VEÍCULOS LOCALIZADOS FORA DO DEPÓSITO DO LEILOEIRO SERÃO RETIRADOS EM DATA AGENDADA COM O COMITENTE VENDEDOR E DESCUMPRIDO O PRAZO PREVISTO PARA A RETIRADA DO VEÍCULO

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Assim, os resultados iluminam os contributos da investigação, enquanto ferramenta de formação de professores, para a promoção do seu desenvolvimento pessoal e