• Nenhum resultado encontrado

Joinville Luterano Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Joinville - CEJ-UP Edição nº 131 setembro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Joinville Luterano Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Joinville - CEJ-UP Edição nº 131 setembro"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Joinville Luterano

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Joinville - CEJ-UP • Edição nº 131 • setembro

"Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém

não vos saciais; vestis-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário,

recebe-o num saco furado." Ageu 1:6

Crises econômicas são períodos de escassez de produção, comercialização e consumo de produtos e serviços. Nos tempos bíblicos também havia crises eco- nômicas. O lema bíblico deste mês é um relato deste tipo de crise na história do povo de Israel, após o exílio babilônico. Havia escassez apesar de muita semeadura e o salário não era suficiente para viver.

O profeta Ageu revela ao povo que o que parecia apenas uma crise econômica, na verdade era ausência da bênção de Deus.

Vemos nos dias do profeta Ageu que o povo que voltara do cativeiro babilônico se encontrava sem dis- posição alguma de reedificar o Templo do Senhor.

Eles davam desculpas a respeito de sua responsa- bilidade, mas, ao mesmo tempo, edificavam as suas próprias casas para o seu próprio conforto. Em outras palavras o povo retomava a sua vida colocando Deus em último lugar, apesar de saberem que se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam (Salmos 127.1)

O que o profeta denuncia e anuncia naquele tempo vale também para os dias de hoje. Em todos os momen- tos precisamos aprender a edificar a nossa vida, sob e com a bênção de Deus. Nas palavras de Jesus, colocar o reino de Deus em primeiro lugar é o que necessitamos para que tudo mais seja acrescentado.

Par. Cristo Redentor | P. Felipe P. Pereira Pag. 8 e 9

Pag. 10

INDEPENDÊNCIA É MORTE! É PRECISO SER TOTALMENTE DEPENDENTE DE DEUS E DE SEUS CUIDADOS.

SETEMBRO AMARELO: MÊS DE AÇÕES VOLTADAS PARA A PREVENÇÃO DO SUICÍDIO.

COMEMORAÇÕES

MARCAM OS 170 ANOS DO LUTERANISMO EM JOINVILLE.

Pag. 16

(2)

Nossa matéria especial desta edição aborda um tema bastante complicado: o suicídio. A médica psi- quiatra Maria Aparecida Nunes Fontana fala sobre o Setembro Amarelo, mês dedicado a ações de preven- ção ao suicídio. É preciso ficar atento às pessoas com as quais convivemos e ficar alerta a qualquer sinal.

Esta edição traz, também, um texto que faz um comparativo entre a Independência do Brasil e a ne- cessidade de sermos dependentes de Deus e de seus cuidados. Outro assunto são as comemorações pre-

vistas para a comemoração dos 170 anos do Lutera- nismo em Joinville.

Além disso, temos textos sobre as diversas ações realizadas pelas paróquias durante o mês de julho e o cronograma de ações, atividades e cultos progra- mados para o mês de setembro.

Esperamos que tenha uma leitura proveitosa! Até a próxima edição!

Editorial

Mural

Comunidade Evangélica de Joinville

Rua Princesa Isabel, 508 - Joinville/ SC - Centro CEP 89.201.270 Tel. (47) 3903-1800 / (47) 3903-1801 Cel. (47) 9 8452-0651 administracao@cej.org.br www.luteranos.com.br/cejup

Presidente

Alvaro Kieper Filho

Jornalista Responsável

Jucemar da Cruz - 103 DRT/SC

Edição: TWC Comunicação / DIA-

GRAMAÇÃO: TWC

Comunicação / FOTOS: CEJ e banco de imagens

Edição especial para mídia digital.

Artigos assinados são de responsabi- lidade de seus autores. Fechamento da próxima edição: 09/09/21 Matérias enviadas após o prazo de fechamento ficarão sujeitas à dispo- sição de espaço.

Joinville Luterano

Fundado em abril de 1965

Informativo bimestral da Comunidade Evangélica de Joinville, filiada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil/IECLB

Conselho Editorial

Gérsio Schroeder, Gilberto Raul Zwetsch, Irineu Romeu Brinkmann, Lucas Engel Sacht, Nivaldo Mathies, P. Ernâni Marino Petry, Renato

Ganske, Revelino Sell, Tania Pabst, Tonio Tromm

Expediente

CULTO EM CASA

A cada semana é divulgado pelos grupos de WhatsApp o link para o Culto em Casa, que a cada semana é gravado numa das paróquias da Comunidade Evangélica de Joinville. Também é possível acessar o canal da CEJ-UP no Youtube.

(3)

SERVIÇO DE PREVENÇÃO

E TRATAMENTO EM DEPENDÊNCIA

QUÍMICA E JOGO PATOLÓGICO

Uma infância infeliz pode gerar nas crianças consequências que vão perpetuar até a vida adul- ta, os filhos de pais alcoolistas muitas vezes têm que lidar com situações desafiadoras como briga corriqueira, abuso físico, emocional e até sexual.

Quando se cresce em um lar onde existe a inter- ferência do álcool ou outras drogas, a tendência é pensar que a sua casa é a única que tem problemas com a dependência química, é neste contexto que muitos preferem guardar segredo. Algumas crian- ças que convivem com pais adictos se tornam en- crenqueiras ou agressivas em suas atitudes, outras crianças podem se tornar pacificadoras e muito complacentes, se adaptando a suas circunstâncias sem qualquer confusão. Tem também aquelas que se tornam como adultos responsáveis e exercem o papel que seria dos pais. Todas essas caracte- rísticas são formas diferentes desenvolvidas pela criança para enfrentar e aprender a viver com os problemas do alcoolismo em sua casa.

A vida em uma casa dominada pelo álcool cos- tuma ser cheia de decepção, mentira, manipulação

e incontáveis promessas quebradas. Alguns pais chegam até a culpar seus filhos pelo seu hábito e as crianças podem aceitar essa acusação quando, na verdade, a culpa pelo vício não lhes pertence. Como o quadro de alcoolismo é crônico e as ma- nifestações de violência física e psicológica cos- tumam ir se acentuando, é muito difícil que essa criança ou adolescente consiga curar as feridas deixadas em sua essência.

Para ajudar crianças e adolescentes que es- tão inseridos num cenário de álcool ou outras drogas é fundamental empatia e apoio. Enten- der que cada pessoa reage a esse tipo de situa- ção de forma distinta é imprescindível, além disso é importante estimular o diálogo, bem como saber respeitar o silêncio. Encaminhe o dependente químico e seus familiares para programa de enfrentamento, como terapia de grupo, CAPS ad, comunidade terapêutica, psi- cólogo e até psiquiatra. Sem preconceito e com amor você mostrará para essa família que exis- te um caminho para o tratamento e que todos podem - e vão - ficar bem.

As marcas emocionais que ficam

em filhos de pais alcoolistas

Conhecer Para Vencer

Psicóloga e Coordenadora do Serviço | Crislaine Borborema

(4)

Introdução: Continuamos a discussão da heran-

ça da vida eterna, que recebemos através da fé e não pela lei (matéria da edição passada). Como cristãos, fomos libertos em Jesus das obrigações da prática da lei para justificação. Agora somos justificados pela justiça de Deus em Cristo, que nos tornou filhos de Deus. A graça de Deus que se manifestou em Cristo é muito superior à lei de Moisés. Por isso, não devemos voltar aos fracos rudimentos da lei. Paulo utiliza duas ilustrações para esclarecer seu ponto:

1ª Ilustração: Herdeiro X Escravo (4:1-11). O

herdeiro, um dia, será senhor da casa. Não obs- tante, enquanto é menor ele não tem nenhum direito a mais do que os escravos (4.1), até que alcance uma idade determinada pelo pai, quando recebe todos os seus direitos como herdeiro. Até este momento, ele continua sob a supervisão de tutores e curadores (4.2). Em termos espirituais, tanto judeus como gentios eram menores na casa de Deus, sem direitos à herança (4.3). Mas, Deus determinou que o tempo da maior idade para am- bos chegaria em Cristo (4.4-5), quando os dois se tornam filhos e herdeiros, com todos os devidos benefícios (4.6-7). O escravo só pode ser “livre” do seu senhor quando for resgatado, ou quando morrer. E Jesus fez isto por todos nós. Nos rega- tou do poder do pecado e da morte e nos deu a vida eterna! (Colossenses 3.13-14)

Como menores sem Cristo, tanto judeus como gentios estavam "sujeitos aos rudimentos do mundo" (4.3). Os gentios estavam sujeitos aos

falsos deuses (4.8) e os judeus estavam sujeitos à lei (4.10). Em Cristo, ambos são "conhecidos por Deus", reconhecidos como os verdadeiros herdei-

ros. Voltar à idolatria ou à lei de Moisés seria vol- tar à escravidão e perder a herança (4. 9, 11). Pau- lo pediu que eles seguissem o seu exemplo (4.12), pois deixou para trás tudo que ele era como judeu para adquirir as riquezas de Cristo (veja Filipen-

ses 3.2-11). Do mesmo modo, esses judeus e gen- tios precisam deixar tudo para ganhar a herança em Cristo.

Paulo ficou admirado que aqueles que o aceitaram quando pregou no início (4.13-15) agora o rejei- taram por causa da verdade (4.16). Infelizmente, muitos recebem a palavra de Deus com prontidão até que a verdade pise nas suas tradições e dese- jos. Devemos ser zelosos pelo bem (4.18), custe o que custar, e prontos para aceitar a verdade de Deus, mesmo se ela contradiz tudo que sempre acreditávamos.

2ª Ilustração: As duas alianças (4.21-31). Para

entender melhor este trecho, veja Gênesis capítu- los 16, 20 e 21. A segunda ilustração é uma forte imagem baseada na história de Isaque e Ismael. Ismael foi o filho de Abraão pela serva Agar, "se- gundo a carne", ou seja, através de meios perfei- tamente naturais. Isaque, porém, foi o filho de Abraão e sua esposa, Sara, que já tinha passado a idade para ter filhos, por milagre, para cumprir a promessa de Deus (4:21-23).

Paulo diz que isso é uma alegoria da nossa situa- ção atual em Cristo. Agar representa todos que são filhos de Abraão segundo a carne - aqueles que nasceram em Israel. Estes são os escravos sob a lei (4.24-25). Mas Sara representa todos que são filhos de Abraão segundo a promessa - segundo a fé em Cristo (veja 3.26-27). Estes são os herdei- ros, "filhos da promessa, como Isaque" (4.26-28). A Escritura diz que os filhos da promessa recebe- rão a herança (4.30).

Perguntas para mais estudo:

1. Quando é que uma pessoa se torna herdeira de Deus?

2. Em que se baseia a fé de um cristão: na lei ou na graça de Deus?

3. O que significa viver pela graça? Quais são as nossas responsabilidades?

Herdeiros da vida eterna, não

por obras, mas pela fé!

Par. São Lucas – P. Ernâni M. Petry Texto base - Gálatas 4.1-31

Reflexão Bíblica

(5)

Pedro era um jovem charmoso e encantador, mas também muito solidário e prestativo. As pes- soas diziam que ele tinha o coração mais belo da região, por isso, não era raro encontrá-lo rodeado por pessoas que contemplavam seu coração e Pe- dro ficava cada vez mais orgulhoso. Certo dia che- gou à cidade um senhor idoso e questionou porque as pessoas admiravam um coração tão feio. A mul- tidão virou-se para ele que tinha um coração forte e palpitante, mas cheio de cicatrizes.

Pedro então disse: - O senhor deve estar brincando. Veja o meu coração e veja o seu. O meu está intacto e o seu cheio de marcas. O senhor idoso respondeu: - Sim, o seu coração está intacto porque nunca foi tocado. Os pedaços que faltam ou foram acres- centados em meu coração revelam as pessoas que amei ou que me amaram .

O coração mais belo é aquele que faz a vontade de Deus. Em comunidade colocamos em prática o desejo de Jesus de permanecermos unidos. Há troca de sentimentos, responsabilidades, divisão de cargas, de aprendizado. Em família não é dife- rente. Ficamos cheios de marcas de quem viveu, se doou, amou, serviu. Jesus inaugurou um novo tempo, onde há lugar para todas as pessoas: as que pecaram agora têm perdão, as que roubavam ago-

ra não roubam mais, as que recolhiam migalhas agora estão à mesa, as que seguravam a comida agora repartem.

A nossa realidade enquanto cidade reflete as contradições sociais. Há muita riqueza e muita pobreza, muito emprego e falta de emprego, aces- sibilidade e falta de acessibilidade, muitas escolas e falta de escolas e creches, há tratamentos de saú-

de e não faltam filas, muitos lares para pessoas idosas e muitas dessas sem as- sistência e cuidado, muitos cobertores empilhados e muitas pessoas precisan- do de um. Se queremos uma cidade me- lhor, um bairro melhor, uma comunida- de melhor, um país melhor, precisamos compreender que a dor da outra pessoa é minha dor. É a dor do meu irmão e da minha irmã. Onde há sofrimento, onde há abundância e carência é preci- so pregar e praticar a diaconia, a solidariedade. O coração mais belo é o coração transformado para fazer a vontade de Deus e, certamente, cada um e uma de nós têm coisas para repensar e praticar. Que o bondoso Deus nos ajude e guie.

Adaptado do texto original de Alcides Jucksch, Amor sem Fronteiras.

O coração mais belo

Dep. de Diaconia CEJ-UP | Diác. Angela Lenke

Espaço da Diaconia

“Pois quem

faz a vontade

de Deus é

meu irmão,

minha irmã e

minha mãe”.

(Marcos 3.35)

Chegou o

Para oferecer mais saúde e bem-estar a você, o Hospital Dona Helena inovou mais uma vez.

Conheça o cartão fidelidade Clube + Saúde Dona Helena: Consultas, exames e terapias com valores que cabem no bolso.

Além disso, você garante descontos e benefícios em uma rede de estabelecimentos parceiros.

Confira todas as modalidades de assinatura no site:

donahelena.com.br/clubemaissaude

Diretor Técnico: Dr. Bráulio Barbosa – CRM-SC 3379

(6)

A comunidade São Marcos realizou no dia 21 de julho de 2021 a EBF (Escola Bíblica de Férias), que contou com a participação de 50 crianças. Nesta edi- ção o tema foi “Você é Especial”, baseado no versículo de 1 Pedro 2.9 que diz:

“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as Grandezas Daquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz”.

Foi uma tarde de muita alegria, louvor, teatro, brin- cadeira, novas amizades e, com certeza, a EBF veio proporcionar o conhecimento bíblico para as crian- ças que foram confrontadas com a VERDADE de que Deus nos ama. Ama pelo que nós somos, imagem de Deus, filhos amados, nação santa, povo escolhido Dele. Nós somos a sua igreja, somos especiais porque Ele nos ama e deu Jesus para nos resgatar e salvar.

Nesse ano foi um pouco diferente, devido a pan-

demia só pudemos realizar a EBF em uma tarde, mas mesmo assim vivenciamos uma experiência incrível em ver a alegria das crianças de estar novamente em comunhão com amigos e principalmente com Deus.

Como todos os anos, um dos objetivos da EBF é falar e ensinar sobre missão. E nesse ano não foi dife- rente. As crianças tiveram a oportunidade de viven- ciar isso na prática, doando alimentos e material de higiene para as famílias assistidas pela nossa paróquia.

Foi um período curto, mas de muito aprendizado, que deixou um gostinho de “quero mais”! E assim, se Deus nos permitir, no próximo ano iremos realizar em mais dias a nossa EBF.

Você é Especial

Par. São Marcos | Vanessa Meurer

Nesta data especial, você, “Secretária”, é lembra- da pela pessoa e profissional que você é, na sua pa- róquia ou na sua empresa. Floresça ali onde Deus te colocou para desempenhar as suas atividades. Você é um referencial no seu local de trabalho pelas suas habilidades, responsabilidade, generosidade, cordia- lidade, sensatez e saber administrar a rotina do dia a dia. Sabemos que a rotina de uma Secretária é di- nâmica, onde é desejado que muitas atividades sejam desempenhadas quase que simultaneamente: atender telefone, redigir e enviar e-mails e WhatsApp, aten- der os membros da paróquia bem como as demandas das ministras, ministros e lideranças, agendar ofí- cios, planejar as atividades da paróquia, fazer arquivo e tantas coisas mais.

Para que o trabalho possa ser bem gerido, há um fator maior e imprescindível que é a “motivação”. Lembre-se: “você, Secretária, é o cartão de visita da sua paróquia”. Permita que o seu trabalho seja pra- zeroso, encontre nele a sua realização profissional e tenha a certeza de que cada dia vale a pena ser vivido nesta função tão nobre. Como diz Joshua J. Marine:

“Ter desafios é o que faz a vida interessante e superá- -los é o que faz a vida ter sentido”.

Querida Secretária, sinta-se privilegiada em po- der ouvir, falar, calar, aconselhar, orientar, acolher, ter tempo para as pessoas, ir ao encontro de quem neces- sita de um abraço, uma palavra de conforto, um olhar atento. Sejam empáticas, isto quer dizer: ter a capacida- de de sentir o que a outra pessoa sente, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, assim estareis cumprindo o vosso papel, demonstrando sabedoria e discernimento em meio aos desafios da profissão.

Você não é Secretária por acaso, mas sim, você foi esco- lhida e vocacionada por Deus para desempenhar suas ati- vidades. Em 1. Pedro 4:10 diz: “Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas”. Faça o melhor para a sua paróquia, para a sua comunidade e serás valori- zada e reconhecida pela pessoa e profissional que você é. Sinta-se abençoada e centrada no propósito de Deus.

FELIZ DIA DA SECRETÁRIA!

30 de Setembro – Dia da Secretária!

Renate Pfeiffer Surges | Secretária do Sínodo Norte Catarinense.

(7)

"Antes de tudo, recomendo que se façam súpli- cas, orações, intercessões e ação de graças por to- dos os homens" (1 Timóteo 2:1). Vemos diversas vezes na Bíblia o papel fundamental que a oração tem na nossa comunicação com Deus e o mun- do. Sim, o mundo também. Quero aproveitar esse momento para te fazer refletir sobre como pode- mos alcançar o mundo dentro das nossas limita- ções geográficas e até mesmo temporais.

No versículo que citei já no início da nossa conversa Paulo aborda enfaticamente que "antes de tudo" é necessário orar. É na oração que tudo deve iniciar e permanecer. Dentre as diferentes maneiras de como podemos orar, proponho ana- lisarmos a oração de intercessão.

Interceder é "Pedir por alguém (a outrem)", conforme o Dicionário Priberam. Quando pedi- mos algo por alguém estamos nos colocando num lugar de olhar além das nossas necessidades, per- cebendo no outro aquilo que lhe é necessário. A oração de intercessão, por sua vez, consiste em "nos posicionarmos firmes em nossa revelação da Palavra de Deus e sermos parceiros de Jesus ao declarar os desejos do Pai", conforme Corey Rus- sel. Trata-se de cumprirmos o segundo manda- mento, amando o nosso próximo, dedicando nos- so tempo em favor das pessoas em consonância com aquilo que Deus está fazendo no mundo. De alguma forma Deus escolheu envolver a humani- dade nos seus planos e propósitos. Ele constan- temente está procurando pela Terra verdadeiros adoradores que o adorem em Espírito e em Ver- dade (João 4:23).

Quando pararmos um pouco de pensar freneti- camente em acharmos nosso propósito no mundo e decidirmos entrar na história de Deus, entendere- mos que Ele colocará em nós anseios por motivos de oração em específico, pois, tudo começa na oração.

É nesse lugar de humildade e pouco requinte que a Igreja foi chamada a permanecer. E isso não é fá- cil ou natural de nossa natureza humana, mas é um espaço que deve ser cultivado.

A intercessão, portanto, consiste em levar- mos a Deus petições em favor de diversas causas, como por exemplo o crescente índice de doen- ças psicológicas relacionadas à pandemia, o au- mento da taxa de mortalidade infantil no Brasil ou os desastres ambientais. Ou seja, é necessário nos atualizarmos sobre o que acontece no mundo e nos posicionarmos no lugar de oração, procla- mando as verdades das Escrituras Sagradas sobre cada uma dessas situações.

Por fim, lembro ainda o versículo que se en- contra em Ezequiel 22:30, que diz: "procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor da terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nem um só". Essa é a maneira que Deus escolheu nos envolver naquilo que Ele está fazendo.

Então, meu convite é que você participe de fato das reuniões de oração em sua comunidade; que intencionalmente você separe uma parte do seu tempo para interceder pelo sofrimento que vemos no mundo. Entendo assim a oração como propósito de Deus para a Igreja Intercessora.

Intercessão e Propósito

Par. São Marcos | Vanessa Nicole Ziehlsdorff

(8)

Estamos a caminho da primavera, atravessando um inver- no rigoroso para nossa região e ainda imersos numa pande- mia da qual não podemos negar seu impacto na saúde em ge- ral, inclusive mental. E, por falar em saúde mental, vou trazer para vocês um pouco sobre o mês de Prevenção ao Suicídio, conhecido como Setembro Amarelo.

Começou em 1994 quando um jovem conhecido como Mike Emme cometeu suicídio aos 17 anos. Seus amigos fize- ram cartões onde a pessoa que estivesse precisando de ajuda entregaria o mesmo como um pedido, já que os pais de Mike ficaram muito abatidos pois não teriam percebido que seu fi- lho não estava bem.

Depois de um tempo alguns jovens que não estavam bem usaram o cartão que trazia um laço amarelo e a frase de pe- dido de ajuda, e assim a família de Mike e os amigos criaram uma instituição para trabalhar com prevenção ao suicídio. O dia 10 de setembro se tornou o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e o mês de setembro tem sido usado para reflexão e ações sobre o tema.

Em torno de 800 mil pessoas cometem suicídio no mundo anualmente, em muitas regiões como o mediterrâneo orien- tal, Europa e pacífico ocidental, as taxas apresentaram redu- ções nos últimos anos porque foi realizado um grande inves- timento em prevenção, mas nas Américas houve um aumento de 17% nos índices.

Estudos como autopsia psicológica mostram que mais de 96% das pessoas que cometeram suicídio apresentavam al- gum Transtorno Psiquiátrico, desde depressão, passando por

SETEMBRO AMARELO:

MÊS DE

PREVENÇÃO

AO SUICÍDIO

*Maria Aparecida Nunes Fontana

(9)

transtorno bipolar do humor, transtornos ansiosos, transtor- no por uso de substâncias psicoativas, transtorno de persona- lidade, psicoses e a existência de fatores como desemprego, ruína financeira, doenças clínicas, perda de um ente querido, divórcio, rupturas amorosas, sentimento de desamparo, deses- pero e desesperança, passar muito tempo navegando nas mí- dias sociais, apenas olhando a vida alheia, sem interação so- cial, sentimento de solidão, podem se somar aos transtornos intensificando a sensação de que a morte será a saída para fugir do sofrimento.

Quando uma pessoa se mata, as pessoas em torno sofrem também um abalo emocional diretamente e indiretamente ou- tras tantas serão afetadas, provocando grande sofrimento.

A Organização Mundial da Saúde orienta a abordagem Vida a Vida, com quatro estratégias que visam :

• Limitar o acesso aos métodos de suicídio, como pestici das e armas de fogo altamente perigosos;

• Educar a mídia sobre a cobertura responsável do suicídio;

• Promover habilidades socioemocionais para a vida em Adolescentes; e

• Identificação precoce, avaliação, gestão e acompanha- mento de qualquer pessoa afetada por pensamentos e comportamentos suicidas.

Como as taxas de suicídio entre jovens aumentou, devemos manter nossa atenção e desenvolver habilidades para perce- bermos mais precocemente quando não estão bem, e também trabalharmos com os jovens para que possam sinalizar seus desconfortos. Talvez muito do mal-estar possa ser apenas algo passageiro que se expressa na adolescência, como conflitos próprios dessa fase, mas pode ser que de fato, estando vulne- ráveis, necessitem de suporte e atendimentos psicológicos e psiquiátricos.

Devo lembrar que a presença familiar, de amigos, de cren- ças (religiosidade), a presença de crianças, e ausência de doen- ça psiquiátrica, prática de atividades físicas, práticas meditati- vas, costumam ser associados a fator de proteção.

Devemos pensar o tempo todo na nossa saúde mental, não tem saúde sem saúde mental, e setembro é um mês onde intensa- mente fazemos campanhas que devem se estender pelo ano todo.

*Maria Aparecida Nunes Fontana Médica Psiquiatra e Professora do Curso

de Medicina da Univille

Psiquiatra de Adultos e da Infância e Adolescência CRM 10.635/RQE 5963/RQE 15419

Instagram @psiquiatracidafontana Facebook: Psiquiatria da Infância e Adolescência

Site: Clipijoinville 47 999231610 - CLIPI

(10)

Faltam apenas quatro meses para 2021 termi- nar e encerrarem-se as comemorações dos 170 anos do luteranismo em Joinville, mas até lá a CE- J-UP ainda vai celebrar bastante esta data mar- cante para os luteranos da cidade. De setembro até dezembro, a programação especial terá uma série de eventos envolvendo música, discussões, homenagens e momentos de louvor. Uma agenda pensada não somente na participação dos lutera- nos, mas de toda a população joinvilense.

Agosto já deixou um "gostinho" deste movi- mentado segundo semestre com a edição espe- cial do Encontro de Coros, que reuniu virtual- mente, no dia 28, 12 grupos corais de Joinville. Em 30 de setembro, a música volta a aparecer na programação dos 170 anos com a apresentação do violonista Diego Zanata, de Maringá (PR), na Igreja da Paz, a partir das 19h30, com entrada gratuita.

Já a Orquestra Prelúdio, regida pelo maestro Rafael Daniel Huch, será responsável por um dos pontos altos da programação especial. O grupo fará um grande concerto no dia 31 de outubro, na Igreja da Paz, que contará ainda com a participa- ção do Coro Paroquial de Metais, de Schroeder. O ingresso será um dos itens solicitados na campa- nha promovida pela CEJ que beneficiará crianças e adolescentes atendidas pela Secretaria Munici- pal de Desenvolvimento Social e a Missão Crian- ça dos bairros Morro do Meio e Jardim Paraíso.

Em novembro, a reforma do cristianismo promovida por Lutero será abordada no 1º Se- minário As Reformas e suas Influências sobre as Cidades. Palestrantes e mediadores renoma- dos discutirão a influência das reformas no de- senvolvimento da sociedade, especialmente, de Joinville, no dia 9, na Igreja da Paz, e no dia 10, no anfiteatro do Bom Jesus no Saguaçu. A parti- cipação será gratuita, mediante inscrição.

Quando dezembro chegar, será a vez da Câ- mara de Vereadores lembrar dos 170 anos do luteranismo em Joinville numa sessão solene no dia 8. E no dia 12 acontece o grande culto em celebração à data histórica, que terá lugar no ginásio do complexo educacional do Colégio Bom Jesus no bairro Saguaçu. A programação ainda está sendo montada, mas certamente será um momento especial para louvar e agradecer a Deus por esta trajetória de nossa igreja.

Acabou? Não! Há outras ações sendo finali- zadas e que serão informadas no momento cer- to. Além disso, em setembro encerra a campa- nha promovida pela CEJ que ajudará crianças e adolescentes atendidos pela Secretaria Mu- nicipal de Desenvolvimento Social e a Missão Criança dos bairros Morro do Meio e Jardim Pa- raíso. Itens de higiene pessoal, material escolar e esportivo e instrumentos musicais podem ser depositados nas caixas coletoras que se encon- tram em todas as comunidades da CEJ.

Agenda cheia nas comemorações

dos 170 anos do luteranismo

em Joinville

CEJ-UP | Rubens Herbst

VIDAS

SERVIR PARA

Nós acreditamos que

transformar vidas é possível.

Servir é nossa essência!

J U N T O S S O M A M O S

+50 MIL

VIDAS

TRANSFORMADAS

(11)

Bodas de Prata (25 anos)

Gilberto e Eveline Hintz

Bodas de Coral (35 anos)

Mário e Brigite Hardt

Bodas de Ouro (50 anos)

Romeu e Romilda Haak Osvaldo e Marlene Rieper

Bodas de Malaquita (56 anos)

Siegbert e Ilca Gross

Bodas de Telurita (62 anos)

Egon e Helga Fissmer

Anna Hinsching, nasc. Borba, 90 anos | Catherine de Almeida Mendes Klaus, 45 anos | Edgard Brandenburg, 89 anos | Elfi Giese, nasc. Schuster, 81 anos | Isold Kupper, nasc, Bächtold, 92 anos | Isolde Fleith, nasc. Küster, 83 anos | Karin Lother, 55 anos | Nelson Bächtold, 86 anos | Regina Rieper, nasc. Hochstein, 97 anos | Silvio Ritzmann, 81 anos | Valdir Kruger, 53 anos

Óbitos

Bodas

Casamentos

Batismos

PROGRAMAÇÃO DAS PARÓQUIAS DA COMUNIDADE

EVANGÉLICA DE JOINVILLE

CEJ-UP - ADMINISTRAÇÃO CENTRAL

47 3903.1800 - 98452.0651 |

De 2ª feira à 6ª feira das 8h às 12h e das 13h às 17h48

A V I S O

As solicitações de ofícios religiosos, alterações de cadastro assim como pagamento de Contribuição, deverão ser feitos diretamente na Secretaria da Paróquia do membro solicitante.

VISITA A PESSOAS ENFERMAS OU INTERNADAS

Pedimos a colaboração de todos os membros para que, quando tiverem algum ente querido enfermo ou hospitaliza- do e desejarem receber a visita de um pastor, comuniquem à Secretaria de sua Paróquia ou mesmo diretamente ao ministro.

AOS DOMINGOS SOLICITAMOS QUE NÃO SEJA MARCA- DO SEPULTAMENTO ANTES DAS 11h

ATENDIMENTO A FUNERAL

Para melhor atendê-los pedimos observar: em caso de fale- cimento, entre em contato com o pastor de sua paróquia ou o plantonista para acertarem o horário de sepultamento. Aos domingos solicitamos que não seja marcado sepultamento antes das 11h, pois os pastores estarão celebrando culto.

SEGUE RELAÇÃO DOS PLANTONISTAS:

(Atende também pelo telefone 98432-0651)

Plantões para sepultamentos aos domingos (12h) à segunda- -feira (18h). Celular disponível a partir das 12h de sábado:

CELULAR – 98432-0651 PLANTÕES MINISTERIAIS SETEMBRO

05 à 07 – Evandro Elias (49) 99947-2140 12 à 13 – André Strey (47) 3227-2169 19 à 20 – Alexandre Fernandes Francisco (47) 99633-6052 26 à 27 – Luiz Henrique Bolmann (47) 3913-1814

ATIVIDADES SETEMBRO

01 - Reunião Conselho Eclesiástico- Paróquia da Paz – 19h30 29 - Reunião Diretoria – CEJ-UP 19h30.

André Doff Sotta e Catiane Axt | Franco Augusto Pi- zetta Moraes e Juliana Fabeni Tostes | Lucas Ricardo Meier e Natasha Steffen de Medeiros | Paulo do V. Montemor Filho e Danielli Ruscka | Ricardo Suzuki Junior e Sheila Radke Suzuki

Beatriz Borges Pinto, filha de Otávio e Caroline | Ber- nardo Augusto Schuchardt, filho de Paulo e Indianara | Eloah Koepp Leal, filha de Samuel e Jéssica | Gustavo Bley Stein, filho de Guilherme e Juliana | Heitor Krel- ling Bressan, filho de Tiago e Carine | Pedro Brock Bertoli, filho de Rodrigo e Elisabeth | Sebastian Bohn Flores, filho de Rafael e Sarah | Thomás Graciano Ber- toldi Pereira, filho de Matheus e Gabriella .

Confirmandos

Bruna Eduarda Wilke | Miguel Axt | Natália Villwock de Oliveira | Nicolas Gabriel Radke | Pedro Feddersen Franzoi

(12)

PARÓQUIA

DA PAZ

Rua Princesa Isabel, 438 | Secretaria: 3903-1804 / 98412-0267 Expediente da Secretaria: 8h às 12h - 14h às 18h (2ª,4ª,5ª e 6ª) |

(terça-feira) 8h às 12h - 14h às 18h30 paroquiadapaz@paroquiadapaz.com.br |

www.luteranos.com.br/cejpaz Pastor Cléo Moacir Martin - (47) 3903-1805

COMUNIDADE SÃO MARCOS

Rua Ottokar Doerffel, 2075 – Bairro São Marcos

COMUNIDADE AMADOS POR CRISTO Rua: Jativoca, 2900 – Bairro Nova Brasília. Fone: (47) - 3903-1815 – e-mail: parsaomarcos@gmail.

com ou atendimentopsm@gmail.com

COMUNIDADE DEUS TRIÚNO

Rua Minas Gerais, 6.151 – Bairro Morro do Meio. Fone: (47) - 3903-1815 – e-mail: parsaomarcos@gmail.

com ou atendimentopsm@gmail.com

PARÓQUIA

SÃO MARCOS

Pastor: Luiz Henrique Bollmann – 47 - 3903-1814

Rua: Ottokar Doerffel, 2075 Secretaria: de 2ª a 6ª feira das 7h30 às 11h30 Fone: (47) - 3903-1815 – e-mail:atendimentopsm@gmail.com ou

parsaomarcos@gmail.com

SETEMBRO

DIA HORA CULTO

05 9h30 Culto

12 9h30 Culto com oferta do dízimo, recolhimento de alimentos para a cesta básica

19 9h30 Culto

26 9h30 Culto com Santa Ceia

OUTRAS ATIVIDADES

SETEMBRO

DIA HORA ATIVIDADE

4ª Quarta-feira 19h30 Reunião do Presbitério

SETEMBRO

DIA HORA CULTO

05 8h Culto

11 19h30 Culto com oferta do dízimo, recolhimento de alimentos p/a cesta básica

19 8h Culto com Santa Ceia

26 8h Culto

SETEMBRO

DIA HORA CULTO

04 19h Culto

12 8h Culto Santa Ceia, oferta do dízimo e recolhimento alimentos p/cesta básica

18 19h Culto

25 19h Culto

SETEMBRO

DIA HORA CULTO

05 9h30 Culto c/ Santa Ceia 05 19h Culto c/ Santa Ceia 07 18h45 Culto de Oração

12 9h30 Culto

12 19h Culto

14 18h45 Culto de Oração c/Santa Ceia

19 9h30 Culto

19 19h Culto 21 18h45 Culto de Oração 25 15h Culto em língua alemã

c/ Santa Ceia 26 9h30 Culto Semana da OASE -

Oase Tabita

26 19h Culto Semana da OASE - Oase Paz 28 18h45 Culto de Oração

PARÓQUIA

MARTIN LUTHER

Rua Tubarão, 326 - América | cejpml@netvision.com.br | www.luteranos.com.br/cejmartinluther

www.facebook.com/paroquia.luther | Secretaria: de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h - Fone: 3903-1817 ou 98416-0283

Pastor Germanio Bender - Fone: 3903-1823

SETEMBRO

DIA HORA CULTO

05 9h30 Culto + SC

05 19h30 Culto + SC

12 9h30 Culto + Batismos + Alimentos + ALMOÇO COMUNITÁRIO

12 19h30 Culto

19 9h30 Culto

19 19h30 Culto

26 9h30 Culto + Aniversariantes 26 19h30 Culto + Aniversariantes

ATIVIDADES REGULARES E ESPECIAIS DIA HORA EVENTO

Dom 17h00 JECRIPAMALU e JUMALU

Terças 15h OASE

Quartas 18h30 Ensino Confirmatório 1º ano

Quintas 14h30 Dança Sênior

Quintas 14h30 Grupo de Reflexão de Homens

Quintas 18h30 Ensino Confirmatório 2º ano

(13)

OBS: Cultos dominicais ainda estão em horários alternados, sendo os da noite transmitidos pelo Facebook e depois postados

no YouTube (canal Momento São Mateus).

Rua Eugênio Moreira, 651 – Anita Garibaldi – 89202-102 – Joinville/SC E-mail: iepcbp@gmail.com | www.luteranos.com.br/cejbom pastor |

www.facebook.com/bompastor.jlle

Secretaria: de 2ª a 6ª feira, das 7h30 às 12h e das 13h30h às 18h - Tel : 3903-1809 ou 9 8412-0266

Pastor Jerry Fischer – jerryluterano@gmail.com

PARÓQUIA

BOM PASTOR

SETEMBRO

DIA HORA CULTO

05 9h Culto com Santa Ceia

12 9h Culto Da Diaconia

19 9h Culto com Batismos e participação do Coral 26 9h Culto da SNO e com Benção aos aniversariantes

29 14h30 Culto com Santa Ceia – Grupo Reviver

ATIVIDADES REGULARES E ESPECIAIS

DATA DIA HORA EVENTO

02 Qui 19h30 Reunião da Diretoria

08 Qua 19h30 Reunião do Conselho Paroquial

09 Qui 14h Ensino Confirmatório

09 Qui 19h Ensino Confirmatório

19 Dom 12h Almoço Paroquial em comemoração

aos 80 anos da Paróquia.

23 Qui 19h30 Estudo Bíblico

30 Qui 14h Ensino Confirmatório

30 Qui 19h Ensino Confirmatório

ATIVIDADES REGULARES E ESPECIAIS

DATA DIA HORA EVENTO

Grupo de Mulheres Noemi – Terça-feira às 15h – (14/09,28/09) Grupo de Mulheres Girassol – Quinta-feira às 19h30 -

(09/09, 23/09)

Ensaio Coral – Terça-feira às 19h30

Culto Infantil – Sábado às 14h30 – (04/09, 18/09) Ensino Confirmatório 1º e 2º ano – Terça-feira às 19h15 Reunião Presbitério – 1ª quinta-feira do mês

PARÓQUIA

SÃO MATEUS

Av. Santos Dumont, 324 - Bom Retiro

Secretaria (atendimento): 2ª a 6ª Feira - 13h30 às 17h30 Fixo / WhatsApp: 3085-2108 E-mail: cejpsmt@gmail.com P. Alexandre Fernandes Francisco: 99633-6052 - villwock.francisco@gmail.com

SETEMBRO

DATA HORA CULTO

05 9h Batismo

12 19h Ceia do Senhor / Oferta de Gratidão

19 9h Ceia do Senhor

25 19h Culto Jovem

26 9h Culto da Primavera

ATIVIDADES REGULARES E ESPECIAIS

CAMPANHA DO QUILO – Quarta-Feira (15/09). CONSELHO MISSIONÁRIO – Terça-Feira (21/09), 19h. CORAL SÃO MATEUS – Terça-Feira, 19h45.

CORO JUVENIL – Terça-Feira, 18h45.

CULTO INFANTIL – Domingo – durante os cultos.

DIACONIA: CESTAS BÁSICAS – Sexta-Feira (17/09), em horá- rios individualizados.

DIACONIA: PONTOS DE AMOR – Suspenso por causa da pandemia.

DIRETORIA PAROQUIAL – Terça-Feira (31/08), 19h. ENCONTRO COM CRIANÇAS (Escola Prof. Avelino Marcan- te) – Sábado (25/09), 14h30 – EXCEPCIONALMENTE, NAS DEPENDÊNCIAS DA SÃO MATEUS.

ENCONTRO DE HOMENS - Suspenso por causa da pandemia. ENSINO CONFIRMATÓRIO 1 – Quinta-Feira (02,16 e 30/09), 19h30.

ENSINO CONFIRMATÓRIO 2 – Sábado (18/09), 13h30. Avalia- ção escrita: 21/09 (Terça-Feira), 19h.

GRUPOS CASEIROS – Suspensos por causa da pandemia. GRUPOS DE CASAIS – Conforme regulamentação em vigor na pandemia (consultar a secretaria).

GRUPO HANNA (mulheres) – Segunda-Feira (06/09), 19h30. GRUPO MMI (Mães e Mulheres Intercessoras) – Segunda-Fei- ra (20/09), 19h30.

GRUPO SEMPRE-VIVA (3ª Idade) – Quinta-Feira (09/09),14h30.

JESMA (jovens) – Sábado (exceto 25/09), 19h.

JUMIS (adolescentes) – Sábado (11/09, 15 h e 18/09, 15h30). OASE GERHILD + OASE SÃO MATEUS (mulheres) - Quarta-Fei- ra (08 e 22/09), 14h30.

PRESBITÉRIO – Quarta-feira (08/09), 19h30. SAÚDE MENTAL – Segunda-Feira (13/09), 19h. TARDE INFANTIL – Suspensa por causa da pandemia. TRABALHOS MANUAIS – Suspensos por causa da pandemia.

SETEMBRO

DIA HORA CULTO

05 9h Culto

11 18h Culto de Confirmação 19 9h Culto de Oferta e Gratidão

25 19h Culto c/Santa Ceia

PARÓQUIA

UNIDA EM CRISTO

Paróquia Unida em Cristo

End: Rua Bernardo Welter,168 Tel: 3903-1821/98913-3244 Expediente de Segunda a Sexta-feira das 14h às 18h e-mail: unidaemcristocejup@gmail.com | Pastor Benito Holz Konflanz Celular 99276-6709 | Site: www.luteranos.com.br/cejunidaemcristo/

Curta nossa página: https://www.facebook.com ParoquiaUnidaEmCristoIeclb | Missão Criança Jardim Paraíso End: Rua Crux,450 | Tel: 3903-1827 | pmcjardimparaiso@gmail.com

(14)

PARÓQUIA

SÃO LUCAS

Rua Olaria, 315 – Bairro Floresta – Telefone: 3903-1818 / 9-8496-6784 –e-mail: parsaolucas@gmail.com -

Expediente: 2ª a 6ª feira: 8h às 12h / 14h às 18h Pastor Ernâni Marino Petry – Tel.: 3903-1819 / 9-8433-0651 -

em.petry@yahoo.com.br

ATIVIDADES FEITAS VIA GOOGLE MEET

(Peça o link pelo nosso WhatsApp 98433 0651)

Cultos ao vivo (nos domingos e quartas-feiras) – Peça o link!

MOMENTO SEMANAL DE ORAÇÃO – Quintas-feiras,

das 21:30h às 22h

ENVIO DE REFLEXÕES SOBRE OS SALMOS - De terça

à sábado

SETEMBRO

DATA HORA CULTO

01 20h Culto de Estudo – Jardim Sofia 05 9h Culto – Estrada da Ilha 05 19h Culto – Jardim Sofia

11 19h Culto com Santa Ceia - Estrada da Ilha 12 9h30 Culto com Santa Ceia – Jardim Sofia 19 9h Culto – Estrada da Ilha 19 19h Culto – Jardim Sofia 26 9h Culto – Estrada da Ilha 26 19h Culto – Jardim Sofia

SETEMBRO

DATA HORA CULTO

01 20h São Lucas

05 9h São Lucas

05 9h M. Luther (CS)

08 20h São Lucas

11 19h Ap. Tiago

12 9h São Lucas (CS)

15 20h São Lucas

19 9h São Lucas

19 9h M. Luther

22 20h São Lucas

26 9h São Lucas

26 9h Ap. Tiago (CS)

29 20h São Lucas

29 20h São Lucas

ATIVIDADES REGULARES E ESPECIAIS

Segunda-feira, Grupo de Oração, 19, Est. da Ilha Segunda-feira, Coral, 20h, Est. da Ilha

Quartas-feiras., Grupo de Oração, 20h, Jd .Sofia (menos a 1ªquarta)

Quartas-feiras, Estudo Bíblico de Casais, 20h (quinzenal 2º e 4º semana)

Quartas-feiras, Grupo de Mulheres Katarina, 19h30 (quinzenal 1ª e 3ª semana)

1ª sexta-feira do mês, Grupo de Homens, 19h30 Sábados, Juventudes JELEI e JMEI, 19h

14/09 - Presbitério do Jd. Sofia às 19h30 (terça-feira) 21/09 - Presbitério da Estrada da Ilha às 19h30 (terça-feira) 18 e 25/09 - Curso de Noivos às 14h em Pirabeiraba 22/09 - Semana Nacional da OASE às 15h no Jardim Sofia 25/09 - Encontro de Coros e Grupos de Louvor no Rio Bonito

ATIVIDADES REGULARES E ESPECIAIS 01 - OASE Margarida, 14h30

02 - Ensaio Grupo de Canto, 19h30

04 - Ens. Confirmatório, 14h; Juventude, 14h30

09 – Ensaio Grupo de Canto, 19h30; Presbitério Paroquial, 19h30 15 - OASE Margarida, 14h30

16 – Ensaio, Grupo de Canto, 19h30

18 - Ens. Confirmatório, 14h; Juventude, 14h30 23 – Ensaio Grupo de Canto, 19h30

25 - Ens. Confimatório, 14h; Juventude, 14h30 29 - OASE Margarida, 14h30

30 - Diaconia Marta-Maria, 14h30; Ensaio Grupo de Canto, 19h30

PARÓQUIA

LUZ DO MUNDO

União Paroquial Dona Francisca - Paróquia Luz do Mundo Estrada da Ilha, 2.911 - Bairro Pirabeiraba

Secretaria: terças e quartas (Estr. da Ilha), das 7:30h às 11:30h; Quintas e sextas (Estr. da Ilha) das 13h 30m às 17:30h. Fones: 3023-7564 - E-mail: paroquialuzdomundo@uol.com.br

Pastor: Luis Dirceu Wasserberg - Fone: 3424-6450

SETEMBRO

DATA HORA CULTO

05 9h Culto

12 9h Culto

19 9h Culto c/ Santa Ceia

26 9h Culto

PARÓQUIA

CRISTO LIBERTADOR

PARÓQUIA CRISTO LIBERTADOR

Plantão na Secretaria: todas as quartas-feiras, das 14h às 17h30 Telefones de contato:P. Evandro Elias. - 47 99762 8568 (WhatsApp)

Kupas - 47 99949 5603 (WhatsApp) -Cultos com transmissão pelo Facebook - paroquiacristolibertadordejoinville

(15)

COMUNIDADE BOM SAMARITANO Rua Cidade de Ubajara, 140 – Bairro Profipo

COMUNIDADE DOS APÓSTOLOS Rua Dona Francisca, 2784 - Bairro Saguaçú

COMUNIDADE APÓSTOLO PEDRO Rua Uirapuru, 1373- Bairro Aventureiro

SETEMBRO

DIA HORA CULTO

05 9h30 Culto

12 19h30 Culto

19 9h30 Culto Diaconia c/ Ceia

26 19h30 Culto

COMUNIDADE APÓSTOLO JOÃO

Avenida Paulo Schroeder, 2761 – Bairro Petrópolis

SETEMBRO

DIA HORA CULTO

04 19h Culto Presencial c/SC

11 19h Culto Presencial

18 19h Culto Presencial

25 19h Não haverá culto

COMUNIDADE APÓSTOLO PAULO Rua Suburbana, 707 – Bairro Itaum

PARÓQUIA

SEMEADOR

Rua Avenida Paulo Schroeder, 2761 – bairro Petrópolis Fone: 3903- 1826 ou 9.8453-1328 - Expediente: 2ª a 6ª feira: 7h30 às 11h15 / 13h15 às 18h – psemeador@yahoo.com.br - Pastor André Strey – pastorandrestrey@gmail.com – Fone: 3227-2169 ou 9.9741-4518

SETEMBRO

DIA HORA CULTO

05 19h30 Culto

12 9h Culto c/ Ceia

19 19h30 Culto

26 9h Culto

SETEMBRO

DIA HORA CULTO

05 10h Culto Presencial c/SC e on-line (YouTube) 12 10h Culto Presencial e on-line (YouTube) 19 10h Culto Presencial e on-line (YouTube) 26 19h Encontro Especial Paroquial Presencial –

Música e Espiritualidade

SETEMBRO

DIA HORA CULTO

01 20h Culto

05 8h Culto c/ Ceia

08 20h Culto para Casais – Semeador

12 19h30 Culto

15 20h Culto unção c/ óleo e testemunhos

19 19h30 Culto c/ Ceia

22 20h Culto unção c/ óleo e testemunhos

25 20h Louvorzão

26 Não tem culto

29 20h Culto para Mulheres – Semeador

Segundas - 19h30 - Grupo de Estudo e Oração (AJ) Segundas - 19h30 - Ensaio Ministério Louvor Gênesis (AP) Segundas - 19h30 - Grupo Moviment’Art (na BS)

Segundas - 19h30 - Grupo de Oração c/ visita (BS) Terças – Curso Homem ao Máximo (na AP) Terças – Curso Mulher Única (na AP)

2ª Terça - 19h50 - Presbitério Bom Samaritano Quartas - 20h - Culto (AP)

2ª Quarta – 20h – Culto para Casais – Semeador (na AP) Última Quarta – 20h – Culto para Mulheres – Semeador (na AP)

1ª e 3ª Quarta – 15h – Discipulado para Mulheres – Semea- dor (na AJ)

Quintas – 15h - Assistência Social (na SL) Quintas – Curso Homem ao Máximo (na AJ) Quintas – Curso Mulher Única (na AJ) 3ª Quinta -19h30 - Presbitério Ap. João Quintas - 20h - Ensaio Louvor Manancial (BS) 2ª Sexta -19h50 - Presbitério Paróquia Semeador 4ª Sexta -20h - Presbitério Ap. Paulo

PARÓQUIA

CRISTO REDENTOR

R. Jaú, 288, Glória - Fone: 3903-1811 / cejpcr@gmail.com / www.luteranos.com.br/cejredentor

P. Felipe Pinto Pereira / Expediente Secretaria: Segunda-feira à Sexta-feira: das 18h às 12h

e das 13h30 às 18h

SETEMBRO

DIA HORA CULTO

05 9h Culto c/ Batismo

12 10h Culto

19 9h Culto

26 9h Culto C/SC Missão Santa Marina 26 19h Culto c/ Benção aos aniversariantes 2ª e 4ª Sexta - 20h – Awake Teen Grupo de Adolescentes (12 a 15anos)

1º e 3º sábado – 19h30 – Awake Grupo de Jovens (a partir 16 anos)

Sábados – 8h30 – Ensino Confirmatório (na BS) Paralelo aos cultos - Culto Infantil (na BS,AJ,AP) 1º e 3º dom. - Culto com Ceia do Senhor (AP) 2º domingo - Culto com Ceia do Senhor (BS) 3º domingo - Culto com Ceia do Senhor (AJ)

R. Dona Francisca, n º2.784 | Fone 3903-1816 - Secretaria | 3903-1822 - Casa Paroquial | secretaria@paroquiadosapostolos.com.br -

Expediente Secretaria: 2ª à 6ª Feira das 14h às 17h - Pastor: Marcos Antonio da Silva

PARÓQUIA

DOS APÓSTOLOS

As datas e formatos dos cultos poderão sofrer alterações caso haja agravamento da pandemia da Covid-19. As informações serão

enviadas pelos canais de comunicação da Paróquia.

(16)

Foi isso que Deus disse para Adão e Eva, ao proibir que comessem do fruto proibido. A reco- mendação dada pelo Criador foi que permaneces- sem dependentes dos Seus cuidados, confiando que Ele não deixaria que nada de mal lhes aconte- cesse e nem que lhes faltasse aquilo que realmente era importante.

Buscando ser independentes do Criador, Adão e Eva tentaram se tornar iguais a Ele, re- jeitando a dependência do cuidado divino. O re- sultado foi a morte, e não é Deus o seu causador, mas a morte é a consequência do afastamento da única fonte da vida.

Neste mês de setembro, ao recordarmos a In- dependência do Brasil, proclamada no dia 7 de setembro de 1822 por Dom Pedro I, lembramos a frase: “Independência ou morte!”. No contexto da independência de nosso Brasil, a morte era uma ameaça destinada para quem fosse contrário à se- paração de Portugal. Quem desejasse viver deveria apoiar a independência. No texto de Gênesis, de forma contrária, a possibilidade de alguém viver está condicionada à dependência da fonte da vida.

Dizendo a mesma coisa que o Pai disse ao primeiro casal, Jesus também mostrou que a in- dependência d’Ele, seria um motivo de morte. O Senhor Jesus usou uma alegoria conhecida como “A Parábola da Videira” de João 15. 1-17, onde de forma bem clara diz que aquele que permanecer

ligado a Ele, a “Videira Verdadeira”, viverá e dará muitos frutos, porém aquele que for desligado da videira, acabará secando e morrendo. Vemos as- sim que, em se tratando do nosso relacionamento com o Senhor Jesus Cristo, “Independência é Mor- te” e “Dependência é Vida”.

O apóstolo João, em sua primeira carta, no ca- pítulo 1, verso 2, escreveu: “A Vida se manifestou, nós a vimos e dela testemunhamos, e vos anun- ciamos a Vida eterna que estava com o Pai e a nós foi revelada”. Mesmo que a humanidade tenha se afastado da fonte da vida, Deus tomou a iniciativa de nos trazer de volta, e na obra de Cristo temos o ápice da radicalidade do amor do Criador.

Sabemos que muitas pessoas, talvez por or- gulho, têm dificuldades de assumir uma postura de total dependência de Deus. Talvez a condição de distanciamento de Deus as tenha levado a ver n’Ele um castigador ou alguém inatingível, com quem só se consegue falar usando as palavras cer- tas, impostando a voz e falando à distância, pois é proibido se achegar a Ele. Isso não é verdade.

Deus nos vê como filhos e filhas e Ele quer que venhamos depender d’Ele, assim como filhos de- pendem do seu pai, vendo n’Ele alguém com quem podem sempre contar. Só aquele que se coloca em total dependência de Deus é que verdadeiramente poderá experimentar o aconchego dos braços de Cristo Jesus, aquele que é a vida e a luz do mundo!

Na forma do Art. 20, I, e demais disposições do Estatuto Social ficam convocados(as) os(as)senhores(as) membros(as) associados(as) da Comunidade Evangélica de Joinville – União Paroquialpara participar da As- sembleia Geral Extraordinária - AGE a se realizar no dia 15 de setembro de 2021,quarta-feira, às 18h30min, em 1ª Convocação. Não havendo número legal, a Assembleia será realizadaem 2ª Convocação, às 19h00, em con- sonância com as atuais medidas legais de proteção à saúdepública, a participação na Assembleia acontecerá

em ambiente virtual tendo por local a Plataforma Zoom, no endereço eletrônico https://zoom.us/j/95140718745?pwd=K0YyTHNaWDZqT0QxaTk3Z0tWUGRVUT09

com a seguinte Ordem do Dia:

Reestruturação da Paróquia Semeador e suas Comunidades

Joinville-SC, 20 de agosto de 2021. Alvaro Kieper Filho Presidente

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA - AGE.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Par. Cristo Bom Pastor | P. Jerry Fischer

Referências

Documentos relacionados

Troglóbios são animais restritos ao ambiente subterrâneo, que evoluíram sob um regime seletivo muito particular – ausência total de luz, estabilidade ambiental e

Com os OF, não há covariância considerável neste paradigma (Figura 4.. 14- Gráficos com as médias das covariâncias cruzadas entre o COP_AP e os músculos FDB e TA. Os gráficos

Social Especial de Alta Complexidade, aos idosos residentes na Instituição, e aos idosos não residente e, eventualmente, as famílias em situação de

Quando pensamos na origem do teatro, temos como referência o teatro grego, por ser esse o registro mais antigo da cultura ocidental que conhecemos.. Existiram, em

Faculdade Luterana de Teologia da Igreja Evangélica de Confissão Lute- rana no Brasil, São Leopoldo, RS

Reunidos e reunidas na 19ª Assembleia Sinodal do Sínodo Noroeste Riograndense, nas dependências da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em São Borja no dia 10 de setembro

A Toca das Onças é caracterizada como geossítio em consequência do seu alto valor científico, sobretudo devido às informações paleontológicas e arqueológicas de materiais

Embora se reconheça que a África compreende 53 países com diferenças profundas entre si, muitos temas comuns de abuso dos direitos humanos aparecem quando se realiza uma