• Nenhum resultado encontrado

Prefeitura de Tucuruí, 2006

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Prefeitura de Tucuruí, 2006"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Concurso Público 001/2006 – Prefeitura Municipal de Tucuruí – Professor de Matemática LÍNGUA PORTUGUESA

LEIA O TEXTO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 10, E ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A mais simpática grife surgida nos últimos tempos no Brasil é a DASPU. Para quem andou muito distraído nestes últimos meses, em hibernação como os ursos, ou ainda há pouco, em viagem a outros planetas, em companhia do astronauta brasileiro, a DASPU é uma linha de roupas criada por uma ONG do Rio de Janeiro dedicada à promoção de prostitutas, a DAVIDA. A grife é um caso exemplar do que um nome é capaz. “DASPU” é um achado. Não apenas porque faz um contraponto à DASLU, loja chique de São Paulo, mas também porque anuncia, na última sílaba, toda a carga imensa de uma das palavras mais sonoras, vigorosas, ultrajantes, estigmatizantes, malditas e belas (sim belas) da língua, palavra que não se vai escrever aqui por inteiro mas que todos sabem qual é, e que, apesar de sua rica corte de sinônimos – 127 ao todo, no dicionário Houaiss, de “alcouceira” a “zorra” - , ainda reina e reinará por muito, muito tempo com autoridade única para expressar o que expressa.

Gabriela Silva Leite, paulistana radicada no Rio, generosa, inteligente, articulada, empreendedora e respeitada, foi prostituta até 1992. Desde sempre teve a intenção de criar uma associação que reunisse e defendesse a categoria. Em 1992, fundou a DAVIDA, com um grupo de companheiras e o apoio de amigos homens. A idéia de criar uma grife que pudesse representar uma fonte de recursos para a associação ocupava-lhe a mente já havia algum tempo quando, numa conversa com o designer Sylvio de Oliveira, em julho do ano passado, este teve o estalo: DASPU! O nome imaginado pelo amigo e colaborador era o impulso que faltava para fazer deslanchar o projeto. Era a oportunidade, e já não apenas de Gabriela, senão de toda uma comunidade. A DASLU reagiu contra a concorrente nanica com uma ameaça de processo. Menos deselegante teria sido convidar a DASPU a expor em suas dependências.

Portanto, para a grife das prostitutas, o fato rendeu dois bons frutos: o da imediata notoriedade e o da excepcional quantidade de vendas das camisetas. A DAVIDA, em articulação com outras associações de prostitutas de várias partes do Brasil, promove campanhas como a de prevenção da Aids. Gabriela, que aos 55 anos é mãe de dois filhos e avó cuidadosa de uma neta, além de mãe substituta do filho de seu companheiro, contabiliza como vitória da classe o fato de, desde 2005, o Ministério do Trabalho ter incluído a prostituição entre as ocupações reconhecidas oficialmente no país. Com isso, entre outras vantagens, criou-se a condição para que nos próximos censos o IBGE possa apurar algo que hoje é uma incógnita - quantas são as prostitutas no Brasil.

O nome DAVIDA remete a “mulher da vida”, uma estranha maneira de dizer. Por que “da vida”? Em tempos imemoriais - quando a vida não era bonita nem feia -, a intenção de quem cunhou a expressão, certamente não foi boa, mas, considerando-se que a alternativa é “da morte”, resulta que é melhor, muito melhor, ser “da vida”. Já DASPU é um nome que tem a marca do atrevimento, dos que lutam contra a maré. É a grife das pessoas que não têm vergonha de esconder nem sua condição nem, no abusado “pu” final, a mais precisa, legítima, cortante, ferina denominação da atividade que abraçaram.

_____________________ Roberto Pompeu Toledo

(2)

Concurso Público 001/2006 – Prefeitura Municipal de Tucuruí – Professor de Matemática 01. A grife é um caso exemplar do que um nome é capaz. “DASPU” é um achado.

Ao ler o trecho acima, retirado do primeiro parágrafo do texto, percebemos que o autor se posiciona sobre como um nome, de certo modo muito comum, pode ser uma grande “sacada” (um achado) de marketing e uma marca forte. Das alternativas, com fragmentos retirados do texto, a(s) que revela(m) principalmente esta intenção argumentativa do autor é (são):

I- “A mais simpática grife surgida nos últimos tempos no Brasil é a DASPU.” II- “... porque faz um contraponto à DASLU, loja chique de São Paulo ...”

III-“... mas também porque anuncia, na última sílaba toda a carga imensa de uma das palavras mais sonoras, vigorosas, ultrajantes, estigmatizantes, malditas e belas (sim belas) da língua.” IV-“... reina e reinará por muito, muito tempo com autoridade única para expressar o que

expressa.” O correto está em: A) I e IV, apenas. B) II, apenas. C) III, apenas. D) II e III, apenas.

02. “... DASPU é um nome que tem a marca do atrevimento, dos que lutam contra a maré. É a grife das pessoas que não têm vergonha de esconder nem sua condição nem, no abusado “pu” final, a mais precisa, legítima, cortante, ferina denominação da atividade que abraçaram.”

Neste contexto, “contra a maré”, quanto ao sentido que aí assume, liga-se, com mais propriedade, à palavra ou expressão:

A) atrevimento B) renitentes C) abusado

D) não têm vergonha

03. “Com isso, entre outras vantagens, criou-se a condição para que nos próximos censos o IBGE possa apurar algo que hoje é uma incógnita.”

Com respeito a elementos textuais, assinale a alternativa correta. A) Não há sujeito em “Criou- se”.

B) A expressão “para que” estabelece um nexo de finalidade entre as orações. C) A relação entre a palavra do texto “censos” e a palavra “senso” é de antonímia. D) O uso do pronome proclítico com o verbo criar (criou-se) obedece à norma culta.

04. A enumeração de adjetivos que, pelo contexto, melhor evidencia a intencionalidade do autor de expressar gradação ascendente está em:

A) “...paulistana radicada no Rio, generosa, inteligente, articulada, empreendedora e respeitada...”

B) “...considerando -se que a alternativa é “da morte”, resulta que é melhor, muito melhor, ser “ da vida”.

C)“...no abusado “pu” final, a mais precisa, legítima, cortante, ferina denominação da atividade que abraçaram.”

(3)

Concurso Público 001/2006 – Prefeitura Municipal de Tucuruí – Professor de Matemática

05. Em “...DASPU ! O nome imaginado pelo amigo e colaborador era o impulso que faltava para fazer deslanchar o projeto. Era a oportunidade, e já não apenas de Gabriela, senão de toda uma comunidade.”, a palavra assinalada (“senão”) pode ser substituída, sem que haja alteração de sentido, por :

A) portanto B) de outro modo C) exceto

D) mas sim

06. Na passagem: “...palavra que não se vai escrever aqui por inteiro mas que todos sabem qual é, e que, apesar de sua rica corte de sinônimos – 127 ao todo, no dicionário Houaiss, de “alcouceira” a “zorra” - , ainda reina e reinará por muito, muito tempo com autoridade única para expressar o que expressa.”, o advérbio ainda tem o mesmo sentido que em:

A) Ainda lutando, nada conseguirá vencer o preconceito. B) Há ainda outras ONGs envolvidas na questão.

C) Ainda há poucos meses elas não tinham esperança. D) Um dia ele voltará, e ela estará ainda à sua espera.

07. A idéia de criar uma grife que pudesse representar uma fonte de recursos para a associação ocupava - lhe a mente já havia algum tempo quando, numa conversa com o designer Sylvio de Oliveira, em julho do ano passado, este teve o estalo: DASPU! O nome imaginado pelo amigo e colaborador era o impulso que faltava para fazer deslanchar o projeto [...]. A DASLU reagiu contra a concorrente nanica com uma ameaça de processo. Menos deselegante teria sido convidar a DASPU a expor em suas dependências [...]. Para a grife das prostitutas, o fato rendeu dois bons frutos: o da imediata notoriedade e o da excepcional quantidade de vendas das camisetas.

Em relação aos fragmentos acima, assinale a opção correta:

A) a forma verbal “ocupava” está no singular para concordar com “uma fonte de recursos”. B) Em: “este teve o estalo: DASPU!”, o pronome demonstrativo é um elo coesivo que tem como

referente o nome próprio dado ao projeto.

C) O emprego do sinal de pontuação - dois pontos (:) - após “dois bons frutos” está correto, embora pudesse ser substituído por vírgula, sem prejudicar a coerência e a coesão do período. D) Em: “o da imediata notoriedade e o de excepcional quantidade de vendas das camisetas.”, a

(4)

Concurso Público 001/2006 – Prefeitura Municipal de Tucuruí – Professor de Matemática 08. A respeito do texto, julgue as seguintes afirmativas.

I- Em: “Para quem andou muito distraído nestes últimos meses, em hibernação como os ursos, ou ainda há pouco, em viagem a outros planetas, em companhia do astronauta brasileiro...” a palavra em destaque resume uma contundente e feroz crítica a quem não se mantém bem informado sobre as questões sociais do país.

II- Em: “A DASLU reagiu contra a concorrente nanica com uma ameaça de processo.”, a palavra em negrito, neste contexto, permite que o leitor perceba, no seu uso, uma carga de ironia sobre o fato de a grande grife (DASLU) reagir ao se sentir ameaçada pelo sucesso de uma pequena empresa de prostitutas, e com isso contribuir ainda mais para a venda das camisetas da DASPU.

III-Em: “... apesar de sua rica corte de sinônimos – 127 ao todo, no dicionário Houaiss, de ‘alcouceira’ a ‘zorra’ -, ainda reina e reinará por muito, muito tempo com autoridade única para expressar o que expressa.”, a expressão em negrito (no dicionário Houaiss) é um recurso argumentativo de autoridade.

O correto está em:

A) I, apenas. B) II, apenas. C) II e III, apenas. D) I e II, apenas.

09. Com respeito a elementos apreendidos na leitura do texto, julgue as afirmativas que se seguem:

I- A leitura atenta permite a inferência de que o autor está sempre argumentando a favor da DASLU, o que se confirma na frase final do texto.

II- Pode-se perceber que o vocábulo “VIDA” em “... remete a ‘ mulher da vida’... ; “Por que da vida?”, e “...quando a vida não era bonita nem feia...” apresenta matizes significativos distintos neste contexto.

III- Na passagem do segundo para o terceiro parágrafo do texto, nota-se nexo semântico conclusivo.

IV- Em: “Desde sempre teve a intenção de criar uma associação que reunisse e defendesse a categoria ...” o uso, no texto, do modo subjuntivo nas formas verbais negritadas é coerente porque havia apenas possibilidades e não a certeza de que a idéia seria concretizada, o que é enfatizado pela palavra “intenção”.

O correto está em:

(5)

Concurso Público 001/2006 – Prefeitura Municipal de Tucuruí – Professor de Matemática 10. Com respeito a elementos do texto, considere as alternativas abaixo:

I - Se reescrevêssemos a frase “... ocupava - lhe a mente ...” , substituindo o pronome lhe por uma expressão equivalente, de modo a não comprometer a coerência textual, teríamos: “... ocupava a sua mente... ”

II - Em: “...A DASLU reagiu contra a concorrente nanica com uma ameaça de processo.” há uma situação evidente de ambigüidade provocado pela palavra nanica.

III - Em: “quando, numa conversa com o designer Sylvio de Oliveira, em julho do ano passado, este teve o estalo: DASPU!” há um exemplo de discurso direto.

IV – Em: “...numa conversa com o designer Sylvio de Oliveira, em julho do ano passado, este teve o estalo...” , as vírgulas após “Oliveira” e após “passado” justificam-se por isolar oração subordinada adjetiva explicativa.

O correto está em:

(6)

Concurso Público 001/2006 – Prefeitura Municipal de Tucuruí – Professor de Matemática CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

11. A contra positiva da sentença “Se n é um número inteiro divisível por 14, então n é um número inteiro par” é:

A) Se n é um número inteiro par, então n é um número inteiro divisível por 14.

B) Se n não é um número inteiro par, então n não é um número inteiro divisível por 14. C) Se n não é um número inteiro divisível por 14, então n não é par.

D) Se n é um número inteiro divisível por 14, então n não é divisível por 7.

12. Sabendo-se que uma das raízes da equação x3 – 9x2 + 22x – 24 = 0 é 6, então a soma das outras duas raízes dessa equação é:

A) – 3 B) – 1 C) 0 D) 3

13. A função f: A B, definida por f(x) = x2, admite inversa quando seu domínio A e contra domínio B forem:

A) A = ℜ e B = ℜ

B) A = ℜ+ e B = ℜ

C) A = ℜ+ e B = +

D) A = ℜ e B = ℜ+

14. Uma locadora de carros oferece aos seus clientes dois planos de locação, com quilometragem livre:

O plano mais vantajoso para um cliente que pretende locar um carro, nessa agência, por X dias, será:

A) O plano I, se X < 5 dias. B) O plano II, se X < 5 dias. C) O plano I, se X > 10 dias. D) Indifere, se X = 10 dias.

(7)

Concurso Público 001/2006 – Prefeitura Municipal de Tucuruí – Professor de Matemática

15. Dado o conjunto Mnxn(ℜℜℜℜ) das matrizes reais inversíveis, com as operações usuais de adição (+),

multiplicação (x) de matrizes e multiplicação de matriz por um escalar real (λλλλ). É correto afirmar

que:

A) (Mnxn(ℜℜℜℜ), + ) é um anel.

B) (Mnxn(ℜℜℜℜ), λλλλ ) é um espaço vetorial.

C) (Mnxn(ℜℜℜℜ), x ) é um grupo comutativo.

D) (Mnxn(ℜℜℜℜ), + ) é um grupo comutativo.

16. Deseja-se construir uma caixa sem tampa, cujo formato é um cilindro circular reto, de volume V cm3. Para que a área total dessa caixa seja a menor possível, o raio R, em função do volume V, deverá ser igual a:

A) 3

1

V

π cm

B) 3

1

2 V

π cm

C) 3

2

V

π cm

D) 3

2

2 V

π cm

17. Sejam x e y números reais. É correto afirmar que:

A) x2 = x, para todo x real.

B) x+ y = x + y , para todo x e y reais. C) Se x •••• y = 0, então x = 0 ou y = 0.

D) xy < xy , para todo x e y reais.

18. Se uma criança fizesse a seguinte proposta, separadamente, para cada um dos seus três irmãos mais velhos, um após o outro: dobre a quantia de dinheiro que possuo e eu devolvo para você a importância de R$ 20,00, ao final, ficaria sem dinheiro. A quantia que essa criança possui é:

(8)

Concurso Público 001/2006 – Prefeitura Municipal de Tucuruí – Professor de Matemática

19. Um observador vê o topo de um edifício situado em terreno plano, sob um ângulo de 60°. Afastando-se do edifício mais 30 m, passa a vê-lo sob um ângulo de 45°, conforme FIGURA I. A altura desse edifício é:

A) 3 5 3 30 − m B) 3 3 3 30 − m C) 1 3 3 30

− m

D) 2

3 30

m

20. Num restaurante self-service, um cliente tem a sua disposição para almoçar 5 opções de proteínas, 6 opções de verduras e 3 opções de carboidratos. O número de maneiras distintas que esse cliente pode compor seu prato, escolhendo 2 tipos de proteínas, 3 tipos de verduras e 1 de carboidrato, é:

A) 720 B) 600 C) 480 D) 360

21. Sejam a, b e c números inteiros positivos quaisquer. É válido afirmar que, se...

A) a divide b e a divide c, então a não divide b + c B) mdc (a, b) = p e mmc(a , b) = q, então a.b ≠≠≠≠ p.q

C) mdc (a, b) = 1, então a e b não são primos entre si D) a ≡ b mod c, então c divide a – b

22. Se os triângulos ∆∆∆∆ABC e ∆∆∆∆DEF são semelhantes com razão de semelhança k, então a razão entre...

A) as áreas desses triângulos é k B) os perímetros desses triângulos é 3k C) as áreas desses triângulos é k2 D) os perímetros desses triângulos é k3

23. A equação da reta (r) que é perpendicular a reta (s) de equação 3x + 2y + 5 = 0 e que passa pelo

ponto médio do segmento de reta AB, cujos vértices são A = (1 , 2) e B = (3 , 4), é:

A) 2x – 3y + 5 = 0 B) 2x + 3y – 13 = 0 C) 2x – 3y – 5 = 0 D)2x + 3y + 13 = 0

60º 45º

30 m

(9)

Concurso Público 001/2006 – Prefeitura Municipal de Tucuruí – Professor de Matemática

24. Uma indústria diminuiu o volume de um produto de 300 ml para 250 ml, mantendo o preço e a embalagem anterior. Neste caso, o aumento praticado por essa indústria foi de:

A) 16,67 % B) 18,00 % C) 20,00 % D) 25,75 %

25. A tendência da Educação de Matemática que parte da realidade à ação pedagógica, de maneira natural, mediante um enfoque cognitivo, com forte fundamentação cultural, é denominada:

A) Investigação em sala de aula. B) Etnomatemática.

C) Modelagem Matemática. D) Matemática Crítica.

26. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Matemática:

A) O uso de jogos em aulas de Matemática é prejudicial ao processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina no nível fundamental de ensino.

B) Os conteúdos descritos não devem ser alterados em hipótese alguma, pois devem obedecer ao previsto pelo Ministério da Educação.

C) O ensino da Matemática deve ocorrer independente das demais disciplinas do currículo escolar.

D) O uso da máquina de calcular em aulas de Matemática é recomendável.

27. Quanto à avaliação da aprendizagem em Matemática é correto afirmar que:

A) numa avaliação o que interessa, realmente, é o resultado obtido e não o processo de obtenção do resultado.

B) se deve utilizar um único momento dentro de cada unidade do conteúdo programático para avaliar a aprendizagem.

C) a análise dos erros cometidos pelo aluno é um excelente indicador da construção lógica que o mesmo está realizando, em relação ao conteúdo estudado.

D) a prova escrita individual é o melhor instrumento para avaliar a aprendizagem de qualquer conteúdo de Matemática da Educação Básica.

28. Com relação aos Temas Transversais e o Ensino de Matemática é correto afirmar:

A) Os únicos Temas Transversais possíveis são os descritos nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

B) O ensino de Matemática não contribui para o desenvolvimento dos Temas Transversais.

C) O trabalho com os Temas Transversais deve ocorrer, simultaneamente, em todas as disciplinas do currículo escolar.

(10)

Concurso Público 001/2006 – Prefeitura Municipal de Tucuruí – Professor de Matemática

29. Uma das formas do ensino da Matemática contribuir para a formação do cidadão é por meio do trabalho metodológico que:

A) priorize a seleção ao ensino superior, pois esta é a finalidade da escola de qualidade, pois é esta capacidade que será exigida na vida prática.

B) enfatize a rapidez nas operações numéricas básicas.

C) enfatize a construção de estratégias, o trabalho coletivo, a comprovação e justificação de resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal e a capacidade de enfrentar desafios.

D) enfatize a importância da Matemática para a vida, o aproveitamento das pessoas com talento para Matemática e garanta a retenção dos estudantes que demonstrarem não ter capacidade de aprender com rapidez.

30. O uso didático da História da Matemática é um instrumento que:

A) dificulta o resgate da identidade cultural.

B) permite conceber os vários campos da Matemática. C) não proporciona a conscientização epistemológica.

(11)

CARGO: PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Nº DA QUESTÃO ALTERNATIVA CORRETA

01 D

02 B

03 B

04 A

05 D

06 D

07 C

08 C

09 C

10 C

11 B

12 D

13 C

14 A

(12)

17 C

18 D

19 C

20 B

21 D

22 C

23 A

24 C

25 B

26 D

27 C

28 D

29 C

Referências

Documentos relacionados

Dos 45 animais que apresentavam uma articulação acometida, 33 (73,33%) animais não apresentaram sinais clínicos no período pós-operatório, dois (4,44%) apresentaram

Itaóca, com destino ao Engenho da Rainha, devem seguir pela Estrada do Timbó, Estrada Adhemar Bebiano, Rua Amaro Hamati e Av. Itaóca, devem seguir pela Rua

O acesso Passeio (acesso D) funcionará apenas para desembarque dos clientes com cartões pré-adquiridos (cartão Giro, cartão unitário e pré-pago do MetrôRio,

tampa do reservatorio de gasolina para fox 03&gt;04 / fusca/saveiro/parati/voyage/ap olo/logus/pointer/gol/santana e quantu TANCLICK CÓD.JVN CÓD.REF TC3200 tampa do reservatorio

Essa dimensão é composta pelos conceitos que permitem refletir sobre a origem e a dinâmica de transformação nas representações e práticas sociais que se relacionam com as

- Constituir um “Fórum Nacional contra a criminalização da pobreza, da luta e das organizações dos trabalhadores” aberto à incorporação de novas entidades, sob a

Leopardus pardalis Jaguatirica, maracajá, canguçu Câmera trap, Pegadas, Captura Leopardus tigrinus Gato-do-mato-pequeno Câmera trap, Pegadas Puma yagouroundi Gato-mourisco

1.2.3 A Transformada de Gabor (Transformada de Fourier de tempo curto) Como mencionado, uma das grandes desvantagens da análise de Fourier (espectro) provém do fato que ela