• Nenhum resultado encontrado

Prefeitura de Tucuruí, 2006

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Prefeitura de Tucuruí, 2006"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Concurso Público 001/2006 – Prefeitura Municipal de Tucuruí – Professor de Matemática LÍNGUA PORTUGUESA

LEIA O TEXTO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 10, E ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A mais simpática grife surgida nos últimos tempos no Brasil é a DASPU. Para quem andou muito distraído nestes últimos meses, em hibernação como os ursos, ou ainda há pouco, em viagem a outros planetas, em companhia do astronauta brasileiro, a DASPU é uma linha de roupas criada por uma ONG do Rio de Janeiro dedicada à promoção de prostitutas, a DAVIDA. A grife é um caso exemplar do que um nome é capaz. “DASPU” é um achado. Não apenas porque faz um contraponto à DASLU, loja chique de São Paulo, mas também porque anuncia, na última sílaba, toda a carga imensa de uma das palavras mais sonoras, vigorosas, ultrajantes, estigmatizantes, malditas e belas (sim belas) da língua, palavra que não se vai escrever aqui por inteiro mas que todos sabem qual é, e que, apesar de sua rica corte de sinônimos – 127 ao todo, no dicionário Houaiss, de “alcouceira” a “zorra” - , ainda reina e reinará por muito, muito tempo com autoridade única para expressar o que expressa.

Gabriela Silva Leite, paulistana radicada no Rio, generosa, inteligente, articulada, empreendedora e respeitada, foi prostituta até 1992. Desde sempre teve a intenção de criar uma associação que reunisse e defendesse a categoria. Em 1992, fundou a DAVIDA, com um grupo de companheiras e o apoio de amigos homens. A idéia de criar uma grife que pudesse representar uma fonte de recursos para a associação ocupava-lhe a mente já havia algum tempo quando, numa conversa com o designer Sylvio de Oliveira, em julho do ano passado, este teve o estalo: DASPU! O nome imaginado pelo amigo e colaborador era o impulso que faltava para fazer deslanchar o projeto. Era a oportunidade, e já não apenas de Gabriela, senão de toda uma comunidade. A DASLU reagiu contra a concorrente nanica com uma ameaça de processo. Menos deselegante teria sido convidar a DASPU a expor em suas dependências.

Portanto, para a grife das prostitutas, o fato rendeu dois bons frutos: o da imediata notoriedade e o da excepcional quantidade de vendas das camisetas. A DAVIDA, em articulação com outras associações de prostitutas de várias partes do Brasil, promove campanhas como a de prevenção da Aids. Gabriela, que aos 55 anos é mãe de dois filhos e avó cuidadosa de uma neta, além de mãe substituta do filho de seu companheiro, contabiliza como vitória da classe o fato de, desde 2005, o Ministério do Trabalho ter incluído a prostituição entre as ocupações reconhecidas oficialmente no país. Com isso, entre outras vantagens, criou-se a condição para que nos próximos censos o IBGE possa apurar algo que hoje é uma incógnita - quantas são as prostitutas no Brasil.

O nome DAVIDA remete a “mulher da vida”, uma estranha maneira de dizer. Por que “da vida”? Em tempos imemoriais - quando a vida não era bonita nem feia -, a intenção de quem cunhou a expressão, certamente não foi boa, mas, considerando-se que a alternativa é “da morte”, resulta que é melhor, muito melhor, ser “da vida”. Já DASPU é um nome que tem a marca do atrevimento, dos que lutam contra a maré. É a grife das pessoas que não têm vergonha de esconder nem sua condição nem, no abusado “pu” final, a mais precisa, legítima, cortante, ferina denominação da atividade que abraçaram.

_____________________ Roberto Pompeu Toledo

(2)

Concurso Público 001/2006 – Prefeitura Municipal de Tucuruí – Professor de Matemática 01. A grife é um caso exemplar do que um nome é capaz. “DASPU” é um achado.

Ao ler o trecho acima, retirado do primeiro parágrafo do texto, percebemos que o autor se posiciona sobre como um nome, de certo modo muito comum, pode ser uma grande “sacada” (um achado) de marketing e uma marca forte. Das alternativas, com fragmentos retirados do texto, a(s) que revela(m) principalmente esta intenção argumentativa do autor é (são):

I- “A mais simpática grife surgida nos últimos tempos no Brasil é a DASPU.” II- “... porque faz um contraponto à DASLU, loja chique de São Paulo ...”

III-“... mas também porque anuncia, na última sílaba toda a carga imensa de uma das palavras mais sonoras, vigorosas, ultrajantes, estigmatizantes, malditas e belas (sim belas) da língua.” IV-“... reina e reinará por muito, muito tempo com autoridade única para expressar o que

expressa.” O correto está em: A) I e IV, apenas. B) II, apenas. C) III, apenas. D) II e III, apenas.

02. “... DASPU é um nome que tem a marca do atrevimento, dos que lutam contra a maré. É a grife das pessoas que não têm vergonha de esconder nem sua condição nem, no abusado “pu” final, a mais precisa, legítima, cortante, ferina denominação da atividade que abraçaram.”

Neste contexto, “contra a maré”, quanto ao sentido que aí assume, liga-se, com mais propriedade, à palavra ou expressão:

A) atrevimento B) renitentes C) abusado

D) não têm vergonha

03. “Com isso, entre outras vantagens, criou-se a condição para que nos próximos censos o IBGE possa apurar algo que hoje é uma incógnita.”

Com respeito a elementos textuais, assinale a alternativa correta. A) Não há sujeito em “Criou- se”.

B) A expressão “para que” estabelece um nexo de finalidade entre as orações. C) A relação entre a palavra do texto “censos” e a palavra “senso” é de antonímia. D) O uso do pronome proclítico com o verbo criar (criou-se) obedece à norma culta.

04. A enumeração de adjetivos que, pelo contexto, melhor evidencia a intencionalidade do autor de expressar gradação ascendente está em:

A) “...paulistana radicada no Rio, generosa, inteligente, articulada, empreendedora e respeitada...”

B) “...considerando -se que a alternativa é “da morte”, resulta que é melhor, muito melhor, ser “ da vida”.

C)“...no abusado “pu” final, a mais precisa, legítima, cortante, ferina denominação da atividade que abraçaram.”

(3)

Concurso Público 001/2006 – Prefeitura Municipal de Tucuruí – Professor de Matemática

05. Em “...DASPU ! O nome imaginado pelo amigo e colaborador era o impulso que faltava para fazer deslanchar o projeto. Era a oportunidade, e já não apenas de Gabriela, senão de toda uma comunidade.”, a palavra assinalada (“senão”) pode ser substituída, sem que haja alteração de sentido, por :

A) portanto B) de outro modo C) exceto

D) mas sim

06. Na passagem: “...palavra que não se vai escrever aqui por inteiro mas que todos sabem qual é, e que, apesar de sua rica corte de sinônimos – 127 ao todo, no dicionário Houaiss, de “alcouceira” a “zorra” - , ainda reina e reinará por muito, muito tempo com autoridade única para expressar o que expressa.”, o advérbio ainda tem o mesmo sentido que em:

A) Ainda lutando, nada conseguirá vencer o preconceito. B) Há ainda outras ONGs envolvidas na questão.

C) Ainda há poucos meses elas não tinham esperança. D) Um dia ele voltará, e ela estará ainda à sua espera.

07. A idéia de criar uma grife que pudesse representar uma fonte de recursos para a associação ocupava - lhe a mente já havia algum tempo quando, numa conversa com o designer Sylvio de Oliveira, em julho do ano passado, este teve o estalo: DASPU! O nome imaginado pelo amigo e colaborador era o impulso que faltava para fazer deslanchar o projeto [...]. A DASLU reagiu contra a concorrente nanica com uma ameaça de processo. Menos deselegante teria sido convidar a DASPU a expor em suas dependências [...]. Para a grife das prostitutas, o fato rendeu dois bons frutos: o da imediata notoriedade e o da excepcional quantidade de vendas das camisetas.

Em relação aos fragmentos acima, assinale a opção correta:

A) a forma verbal “ocupava” está no singular para concordar com “uma fonte de recursos”. B) Em: “este teve o estalo: DASPU!”, o pronome demonstrativo é um elo coesivo que tem como

referente o nome próprio dado ao projeto.

C) O emprego do sinal de pontuação - dois pontos (:) - após “dois bons frutos” está correto, embora pudesse ser substituído por vírgula, sem prejudicar a coerência e a coesão do período. D) Em: “o da imediata notoriedade e o de excepcional quantidade de vendas das camisetas.”, a

(4)

Concurso Público 001/2006 – Prefeitura Municipal de Tucuruí – Professor de Matemática 08. A respeito do texto, julgue as seguintes afirmativas.

I- Em: “Para quem andou muito distraído nestes últimos meses, em hibernação como os ursos, ou ainda há pouco, em viagem a outros planetas, em companhia do astronauta brasileiro...” a palavra em destaque resume uma contundente e feroz crítica a quem não se mantém bem informado sobre as questões sociais do país.

II- Em: “A DASLU reagiu contra a concorrente nanica com uma ameaça de processo.”, a palavra em negrito, neste contexto, permite que o leitor perceba, no seu uso, uma carga de ironia sobre o fato de a grande grife (DASLU) reagir ao se sentir ameaçada pelo sucesso de uma pequena empresa de prostitutas, e com isso contribuir ainda mais para a venda das camisetas da DASPU.

III-Em: “... apesar de sua rica corte de sinônimos – 127 ao todo, no dicionário Houaiss, de ‘alcouceira’ a ‘zorra’ -, ainda reina e reinará por muito, muito tempo com autoridade única para expressar o que expressa.”, a expressão em negrito (no dicionário Houaiss) é um recurso argumentativo de autoridade.

O correto está em:

A) I, apenas. B) II, apenas. C) II e III, apenas. D) I e II, apenas.

09. Com respeito a elementos apreendidos na leitura do texto, julgue as afirmativas que se seguem:

I- A leitura atenta permite a inferência de que o autor está sempre argumentando a favor da DASLU, o que se confirma na frase final do texto.

II- Pode-se perceber que o vocábulo “VIDA” em “... remete a ‘ mulher da vida’... ; “Por que da vida?”, e “...quando a vida não era bonita nem feia...” apresenta matizes significativos distintos neste contexto.

III- Na passagem do segundo para o terceiro parágrafo do texto, nota-se nexo semântico conclusivo.

IV- Em: “Desde sempre teve a intenção de criar uma associação que reunisse e defendesse a categoria ...” o uso, no texto, do modo subjuntivo nas formas verbais negritadas é coerente porque havia apenas possibilidades e não a certeza de que a idéia seria concretizada, o que é enfatizado pela palavra “intenção”.

O correto está em:

(5)

Concurso Público 001/2006 – Prefeitura Municipal de Tucuruí – Professor de Matemática 10. Com respeito a elementos do texto, considere as alternativas abaixo:

I - Se reescrevêssemos a frase “... ocupava - lhe a mente ...” , substituindo o pronome lhe por uma expressão equivalente, de modo a não comprometer a coerência textual, teríamos: “... ocupava a sua mente... ”

II - Em: “...A DASLU reagiu contra a concorrente nanica com uma ameaça de processo.” há uma situação evidente de ambigüidade provocado pela palavra nanica.

III - Em: “quando, numa conversa com o designer Sylvio de Oliveira, em julho do ano passado, este teve o estalo: DASPU!” há um exemplo de discurso direto.

IV – Em: “...numa conversa com o designer Sylvio de Oliveira, em julho do ano passado, este teve o estalo...” , as vírgulas após “Oliveira” e após “passado” justificam-se por isolar oração subordinada adjetiva explicativa.

O correto está em:

(6)

Concurso Público 001/2006 – Prefeitura Municipal de Tucuruí – Professor de Matemática CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

11. A contra positiva da sentença “Se n é um número inteiro divisível por 14, então n é um número inteiro par” é:

A) Se n é um número inteiro par, então n é um número inteiro divisível por 14.

B) Se n não é um número inteiro par, então n não é um número inteiro divisível por 14. C) Se n não é um número inteiro divisível por 14, então n não é par.

D) Se n é um número inteiro divisível por 14, então n não é divisível por 7.

12. Sabendo-se que uma das raízes da equação x3 – 9x2 + 22x – 24 = 0 é 6, então a soma das outras duas raízes dessa equação é:

A) – 3 B) – 1 C) 0 D) 3

13. A função f: A B, definida por f(x) = x2, admite inversa quando seu domínio A e contra domínio B forem:

A) A = ℜ e B = ℜ

B) A = ℜ+ e B = ℜ

C) A = ℜ+ e B = +

D) A = ℜ e B = ℜ+

14. Uma locadora de carros oferece aos seus clientes dois planos de locação, com quilometragem livre:

O plano mais vantajoso para um cliente que pretende locar um carro, nessa agência, por X dias, será:

A) O plano I, se X < 5 dias. B) O plano II, se X < 5 dias. C) O plano I, se X > 10 dias. D) Indifere, se X = 10 dias.

(7)

Concurso Público 001/2006 – Prefeitura Municipal de Tucuruí – Professor de Matemática

15. Dado o conjunto Mnxn(ℜℜℜℜ) das matrizes reais inversíveis, com as operações usuais de adição (+),

multiplicação (x) de matrizes e multiplicação de matriz por um escalar real (λλλλ). É correto afirmar

que:

A) (Mnxn(ℜℜℜℜ), + ) é um anel.

B) (Mnxn(ℜℜℜℜ), λλλλ ) é um espaço vetorial.

C) (Mnxn(ℜℜℜℜ), x ) é um grupo comutativo.

D) (Mnxn(ℜℜℜℜ), + ) é um grupo comutativo.

16. Deseja-se construir uma caixa sem tampa, cujo formato é um cilindro circular reto, de volume V cm3. Para que a área total dessa caixa seja a menor possível, o raio R, em função do volume V, deverá ser igual a:

A) 3

1

V

π cm

B) 3

1

2 V

π cm

C) 3

2

V

π cm

D) 3

2

2 V

π cm

17. Sejam x e y números reais. É correto afirmar que:

A) x2 = x, para todo x real.

B) x+ y = x + y , para todo x e y reais. C) Se x •••• y = 0, então x = 0 ou y = 0.

D) xy < xy , para todo x e y reais.

18. Se uma criança fizesse a seguinte proposta, separadamente, para cada um dos seus três irmãos mais velhos, um após o outro: dobre a quantia de dinheiro que possuo e eu devolvo para você a importância de R$ 20,00, ao final, ficaria sem dinheiro. A quantia que essa criança possui é:

(8)

Concurso Público 001/2006 – Prefeitura Municipal de Tucuruí – Professor de Matemática

19. Um observador vê o topo de um edifício situado em terreno plano, sob um ângulo de 60°. Afastando-se do edifício mais 30 m, passa a vê-lo sob um ângulo de 45°, conforme FIGURA I. A altura desse edifício é:

A) 3 5 3 30 − m B) 3 3 3 30 − m C) 1 3 3 30

− m

D) 2

3 30

m

20. Num restaurante self-service, um cliente tem a sua disposição para almoçar 5 opções de proteínas, 6 opções de verduras e 3 opções de carboidratos. O número de maneiras distintas que esse cliente pode compor seu prato, escolhendo 2 tipos de proteínas, 3 tipos de verduras e 1 de carboidrato, é:

A) 720 B) 600 C) 480 D) 360

21. Sejam a, b e c números inteiros positivos quaisquer. É válido afirmar que, se...

A) a divide b e a divide c, então a não divide b + c B) mdc (a, b) = p e mmc(a , b) = q, então a.b ≠≠≠≠ p.q

C) mdc (a, b) = 1, então a e b não são primos entre si D) a ≡ b mod c, então c divide a – b

22. Se os triângulos ∆∆∆∆ABC e ∆∆∆∆DEF são semelhantes com razão de semelhança k, então a razão entre...

A) as áreas desses triângulos é k B) os perímetros desses triângulos é 3k C) as áreas desses triângulos é k2 D) os perímetros desses triângulos é k3

23. A equação da reta (r) que é perpendicular a reta (s) de equação 3x + 2y + 5 = 0 e que passa pelo

ponto médio do segmento de reta AB, cujos vértices são A = (1 , 2) e B = (3 , 4), é:

A) 2x – 3y + 5 = 0 B) 2x + 3y – 13 = 0 C) 2x – 3y – 5 = 0 D)2x + 3y + 13 = 0

60º 45º

30 m

(9)

Concurso Público 001/2006 – Prefeitura Municipal de Tucuruí – Professor de Matemática

24. Uma indústria diminuiu o volume de um produto de 300 ml para 250 ml, mantendo o preço e a embalagem anterior. Neste caso, o aumento praticado por essa indústria foi de:

A) 16,67 % B) 18,00 % C) 20,00 % D) 25,75 %

25. A tendência da Educação de Matemática que parte da realidade à ação pedagógica, de maneira natural, mediante um enfoque cognitivo, com forte fundamentação cultural, é denominada:

A) Investigação em sala de aula. B) Etnomatemática.

C) Modelagem Matemática. D) Matemática Crítica.

26. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Matemática:

A) O uso de jogos em aulas de Matemática é prejudicial ao processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina no nível fundamental de ensino.

B) Os conteúdos descritos não devem ser alterados em hipótese alguma, pois devem obedecer ao previsto pelo Ministério da Educação.

C) O ensino da Matemática deve ocorrer independente das demais disciplinas do currículo escolar.

D) O uso da máquina de calcular em aulas de Matemática é recomendável.

27. Quanto à avaliação da aprendizagem em Matemática é correto afirmar que:

A) numa avaliação o que interessa, realmente, é o resultado obtido e não o processo de obtenção do resultado.

B) se deve utilizar um único momento dentro de cada unidade do conteúdo programático para avaliar a aprendizagem.

C) a análise dos erros cometidos pelo aluno é um excelente indicador da construção lógica que o mesmo está realizando, em relação ao conteúdo estudado.

D) a prova escrita individual é o melhor instrumento para avaliar a aprendizagem de qualquer conteúdo de Matemática da Educação Básica.

28. Com relação aos Temas Transversais e o Ensino de Matemática é correto afirmar:

A) Os únicos Temas Transversais possíveis são os descritos nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

B) O ensino de Matemática não contribui para o desenvolvimento dos Temas Transversais.

C) O trabalho com os Temas Transversais deve ocorrer, simultaneamente, em todas as disciplinas do currículo escolar.

(10)

Concurso Público 001/2006 – Prefeitura Municipal de Tucuruí – Professor de Matemática

29. Uma das formas do ensino da Matemática contribuir para a formação do cidadão é por meio do trabalho metodológico que:

A) priorize a seleção ao ensino superior, pois esta é a finalidade da escola de qualidade, pois é esta capacidade que será exigida na vida prática.

B) enfatize a rapidez nas operações numéricas básicas.

C) enfatize a construção de estratégias, o trabalho coletivo, a comprovação e justificação de resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal e a capacidade de enfrentar desafios.

D) enfatize a importância da Matemática para a vida, o aproveitamento das pessoas com talento para Matemática e garanta a retenção dos estudantes que demonstrarem não ter capacidade de aprender com rapidez.

30. O uso didático da História da Matemática é um instrumento que:

A) dificulta o resgate da identidade cultural.

B) permite conceber os vários campos da Matemática. C) não proporciona a conscientização epistemológica.

(11)

CARGO: PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Nº DA QUESTÃO ALTERNATIVA CORRETA

01 D

02 B

03 B

04 A

05 D

06 D

07 C

08 C

09 C

10 C

11 B

12 D

13 C

14 A

(12)

17 C

18 D

19 C

20 B

21 D

22 C

23 A

24 C

25 B

26 D

27 C

28 D

29 C

Referências

Documentos relacionados

Dos 45 animais que apresentavam uma articulação acometida, 33 (73,33%) animais não apresentaram sinais clínicos no período pós-operatório, dois (4,44%) apresentaram

1.2.3 A Transformada de Gabor (Transformada de Fourier de tempo curto) Como mencionado, uma das grandes desvantagens da análise de Fourier (espectro) provém do fato que ela

Leopardus pardalis Jaguatirica, maracajá, canguçu Câmera trap, Pegadas, Captura Leopardus tigrinus Gato-do-mato-pequeno Câmera trap, Pegadas Puma yagouroundi Gato-mourisco

- Constituir um “Fórum Nacional contra a criminalização da pobreza, da luta e das organizações dos trabalhadores” aberto à incorporação de novas entidades, sob a

Itaóca, com destino ao Engenho da Rainha, devem seguir pela Estrada do Timbó, Estrada Adhemar Bebiano, Rua Amaro Hamati e Av. Itaóca, devem seguir pela Rua

O acesso Passeio (acesso D) funcionará apenas para desembarque dos clientes com cartões pré-adquiridos (cartão Giro, cartão unitário e pré-pago do MetrôRio,

tampa do reservatorio de gasolina para fox 03&gt;04 / fusca/saveiro/parati/voyage/ap olo/logus/pointer/gol/santana e quantu TANCLICK CÓD.JVN CÓD.REF TC3200 tampa do reservatorio

Essa dimensão é composta pelos conceitos que permitem refletir sobre a origem e a dinâmica de transformação nas representações e práticas sociais que se relacionam com as