• Nenhum resultado encontrado

ANO LECTIVO 2015-2016 MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "ANO LECTIVO 2015-2016 MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

ANO LECTIVO 2015-2016

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

MARCEL GUERREIRO

2009229

(2)

Página 1

CONTEÚDO

A. INTRODUÇÃO ...2

B. ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS ...2

B1. Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia ...2

B2. Estágio Parcelar de Saúde Mental ...3

B3. Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar ...4

B4. Estágio Parcelar de Pediatria ...5

B5. Estágio Parcelar de Cirurgia Geral ...6

B6. Estágio Parcelar de Medicina Interna ...7

C. ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES ...8

D. ANÁLISE CRÍTICA ...8

(3)

Página 2

A. INTRODUÇÃO

O presente relatório pretende realizar uma descrição sucinta dos 6 estágios parcelares profissionalizantes que constituem o currículo do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas. Tal como é referido na Ficha de Unidade Curricular, o estágio profissionalizante tem como objectivo geral uma formação pré-graduada baseada na prática clínica orientada em meio hospitalar, num contexto de maior responsabilização individual e de integração na equipa. Como tal, visa a sedimentação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, sobretudo os adquiridos nos anos clínicos do MIM, bem como a aquisição de novos conhecimentos e aptidões indispensáveis ao exercício profissional nas diversas áreas que constituem a Medicina.

O presente relatório é composto por uma Introdução – onde se descrevem as linhas orientadoras do estágio profissionalizante, a descrição das Actividades desenvolvidas – onde, de forma sucinta, são expostos os objectivos fulcrais e descritas as actividades desenvolvidas em cada estágio parcelar, a descrição das Actividades Extra-Curriculares - onde são descritas algumas actividades desenvolvidas e alguns cargos desempenhados ao longo do curso e, ainda, actividades realizadas ao longo deste ano lectivo, a Análise Crítica e os Anexos– onde são listados os documentos e informações complementares ao conteúdo do relatório.

B. ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS

B1. ESTÁGIO PARCELAR DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

O Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia está inserido no programa curricular do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina, tendo a duração de 4 semanas. O estágio decorreu entre os dias 14 de Setembro de 2015 e 09 de Outubro de 2015, no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Alfredo da Costa, sob a coordenação da Dr.ª Ana Campos e a orientação da Dr.ª Guida Gomes. Os objectivos subjacentes a este estágio foram: (1) Colheita de dados anamnésicos nas várias situações clínicas; (2) Elaboração do raciocínio clínico de forma a proceder à formulação de diagnósticos provisórios, com identificação de problemas que impliquem referenciação da utente; (3)

(4)

Página 3

(6) Noção de indicação para referenciação a Especialista; (7) Elaboração do relatório clínico informativo, resumindo o problema em causa, a terapêutica aconselhada e o prognóstico.

O estágio profissionalizante de Ginecologia e Obstetrícia contempla diversas áreas, sendo que durante o mesmo me foi dada a possibilidade de frequentar o Serviço de Urgência - onde observei 23 doentes; o Bloco de Partos – onde acompanhei 9 grávidas em trabalho de parto e assisti a 2 partos eutócicos e 2 partos distócicos com ventosa; a Enfermaria da Unidade Materno-Fetal - onde pude observar cerca de 13 grávidas com diversas condições clínicas que exigem uma monitorização e avaliação clínicas em internamento; o Puerpério - onde pude observar a avaliação clínica de 16 puérperas; a Unidade de Internamento de Ginecologia, tendo observado um total de 2 doentes em pós-operatório; a Consulta de Alto Risco – onde assisti a 12 consultas; a Consulta de Diabetes Gestacional, tendo assistido a 5 consultas; a Consulta de Adolescentes – onde assisti a 14 consultas; a Consulta Externa de Ginecologia Geral – onde observei 33 doentes; e o Bloco Operatório Central– onde tive a oportunidade de assistir a 6 cesarianas (4 electivas e 2 de urgência). Na última semana de estágio apresentei o seminário intitulado “Gravidez e Trombo-embolismo

venoso”.

B2. ESTÁGIO PARCELAR DE SAÚDE MENTAL

O estágio de Saúde Mental decorreu entre os dias 12 de Outubro de 2015 e 06 de Novembro de 2015, no Hospital de Dia e nas Consultas Externas de Psiquiatria do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental Hospital de Egas Moniz, sob a orientação da Dr.ª Paula Antunes e do Dr. António Neves. Os objectivos estipulados para este estágio foram: (1) Promover o desenvolvimento dos conhecimentos e das capacidades de diagnóstico e intervenção clínica em Psiquiatria e Saúde Mental, através do acompanhamento tutelado de doentes com patologia psiquiátrica; (2) Proporcionar um contacto com a actividade de investigação em psiquiatria e saúde mental; (3) Proporcionar uma experiência de trabalho integrado de equipa e colaboração multidisciplinar; (4) sensibilizar para os aspectos de saúde pública e de organização dos cuidados de saúde mental em Portugal.

(5)

Página 4

se propõem a uma terapêutica combinada de psicofármacos e psicoterapia de grupo e individual, num período de tempo variável. Acompanhei, ainda, o Dr. António Neves na Psiquitaria de Ligação

que consiste na observação de doentes em consulta ou nos diversos serviços de internamento do hospital, que são referenciados à Psiquiatria ou por desenvolveram quadros de alteração do humor ou do comportamento decorrentes de uma determinada condição clínica ou por manifestação inaugural de patologia mental e onde observei um total de 11 doentes. No Serviço de Urgência

observei um total de 4 doentes com motivos de ida ao SU variados como Surto psicótico, ideação suicida, tentativa de suicídio ou dependência de substâncias. Assisti, ainda, às sessões formativas

que decorreram nos 2 primeiros dias de estágio, onde nos foram transmitidas, através de casos clínicos, linhas orientadoras na abordagem de algumas das patologias mais prevalentes na urgência psiquiátrica; e às reuniões de serviço do centro hospitalar e do serviço que se realizavam semanalmente. Ao longo de todo o estágio de Saúde Mental desenvolvemos, em grupos de trabalho, um projecto de investigação que baseou-se na análise de toda a bibliografia pesquisada pelo grupo anterior relativamente à temática dos recursos humanos em Psiquiatria e posterior tabulação dos artigos.

B3. ESTÁGIO PARCELAR DE MEDICINA GERAL E FAMILIAR

O Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar está inserido no programa curricular do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina, tendo a duração de 4 semanas. O estágio decorreu entre os dias 9 de Novembro de 2015 e 04 de Dezembro de 2015, na USF Santo Condestável Campo de Ourique, sob a orientação da Dr.ª Teresa Ventura. Os objectivos pessoais que estipulei para este estágio foram: (1) Aprender a conduzir uma consulta, fazendo perguntas dirigidas, fazendo uma escuta atenta, e tentar criar uma boa relação terapêutica com os doentes; (2) Ser capaz de identificar os motivos de consultas e as patologias apresentadas; (3) Reconhecer sinais e sintomas, realizar um exame objectivo correcto e correlacionar os dados observados com os exames laboratoriais e outros MCD, realizando um diagnóstico, plano terapêutico e prognóstico adequados; (4) Consolidar conhecimentos teóricos adquiridos e transportá-los para a prática clínica; (5) Ultrapassar alguns receios e tentar obter o máximo de autonomia possível.

(6)

Página 5

realização dos rastreios oncológicos estabelecidos; na Consulta Aberta, onde predominam as situações mais agudas, como infecções agudas do aparelho respiratório, infecções urinárias e patologia músculo-esquelética; na Consulta de Saúde Infantil, que consiste na avaliação do desenvolvimento emocional e estaturo-ponderal das crianças; e, na Consulta de Planeamento Familiar, que consistia no aconselhamento pré e pós concepcional, assim como a validação da contracepção realizada, caracterização dos ciclos menstruais e realização do rastreio oncológico preconizado (cancro do colo do útero). No total das diversas valências, participei em 128 consultas. Tive, ainda, oportunidade de acompanhar a equipa de enfermagem no gabinete de enfermagem, na sala de tratamentos e na realização de actos de enfermagem em regime domiciliário.

B4. ESTÁGIO PARCELAR DE PEDIATRIA

O Estágio Parcelar de Pediatria está inserido no programa curricular do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina, tendo a duração de 4 semanas. O estágio decorreu entre os dias 07 de Dezembro de 2015 e 15 de Janeiro de 2016, na Unidade de Cuidados Especiais Respiratórios e Nutricionais (UCERN) do Centro Hospitalar de Lisboa Central – Hospital Dona Estefânia (HDE), sob orientação da Dr.ª Sara Nóbrega. Os objectivos estabelecidos foram: (1) Promover o desenvolvimento dos conhecimentos e das capacidades de diagnóstico e intervenção clínica em Pediatria, através do acompanhamento tutelado de doentes com patologia em idade pediátrica; (2) Integrar uma equipa e estabelecer uma colaboração multidisciplinar que envolva outras especialidades pediátricas, reconhecendo as circunstâncias em que deve ser feita a referenciação dos doentes às mesmas; (3)

Desenvolver capacidades de comunicação com o doente pediátrico e seus familiares; (4) Aperfeiçoar o método adequado de colheita de dados anamnésicos e de realização de exame objectivo, compreender a sua importância e particularidades no doente pediátrico.

O meu estágio profissionalizante de Pediatria contemplou diversas áreas, tendo frequentado o

(7)

Página 6

realização de 12 Endoscopias Digestivas Altas (EDA) e 5 Colonoscopias (COL) sob Anestesia, assim como à realização dos respectivos relatórios; o Serviço de Urgência– onde tive contacto com uma grande variedade de patologia aguda, tendo observado um total de 26 doentes; as Reuniões de Serviço tanto da área médica pediátrica assim como da UCERN; as Sessões clínicas hospitalares

e as aulas teóricas de Imuno-Alergologia. Apresentei no Seminário de dia 12 de Janeiro de 2016, em conjunto com uma colega, o trabalho intitulado “Loucura Metabólica” que incidia sobre as manifestações psiquiátricas de algumas patologias metabólicas.

B5. ESTÁGIO PARCELAR DE CIRURGIA GERAL

O Estágio Parcelar de Cirurgia está inserido no programa curricular do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina, tendo a duração de 8 semanas. A vertente teórica e teórico-prática do estágio de Cirurgia decorreu na 1ª semana (25-01-2016 a 29-01-2016) no Hospital Beatriz Ângelo e a vertente prática nas restantes 7 semanas no Hospital CUF Infante Santo, sob a orientação do Dr. Nélson Silva. Os objectivos delineados para este estágio foram: (1) Conhecer, caracterizar, avaliar e hierarquizar as diversas situações clínicas, principalmente as mais comuns, estabelecendo as medidas e procedimentos essenciais para a correcta abordagem da situação em questão; (2) Observar e realizar procedimentos úteis e fundamentais para a prática clínica; (3) Valorizar as perspectivas, preocupações e expectativas dos doentes, melhorando a capacidade de comunicação com o doente e seus familiares; (4) Prática e participação diária nas diversas valências cirúrgicas; (5) Execução de um exame clínico metódico e completo, bem como a avaliação do estado nutricional e risco cirúrgico;

(6) Seleccionar e requisitar os exames complementares de diagnóstico adequados a cada situação clínica, bem como interpretá-los e valorizar as suas informações na abordagem ao doente; (7)

Conhecimento e execução de técnicas cirúrgicas, anestésicas e de assepsia.

O meu estágio profissionalizante de Cirurgia contemplou diversas áreas, tendo frequentado as

Sessões Teóricas e Teórico-Práticas de Cirurgia – que decorreram na 1ª semana de aulas; o

Bloco Operatório – onde assisti a um total de 58 cirurgias, tendo tido a oportunidade de participar em 13 delas como 1º ou 2º ajudante; o Internamento – que consistia no seguimento diário dos doentes em status pós-operatório ou em avaliação pela Cirurgia Geral; a Consulta de Cirurgia Geral

– que consistia na observação de doentes tanto em regime pré e pós operatório, tendo observado

(8)

Página 7

total de 9 doentes; as Sessões clínicas hospitalares; e, ainda, o Mini-Congresso de Cirurgia,

onde apresentei o trabalho intitulado “Alguém chamou o cirurgião?” que abordava o tema da Colite

Ulcerosa a propósito de um caso clínico.

B6. ESTÁGIO PARCELAR DE MEDICINA INTERNA

O Estágio Parcelar de Medicina Interna está inserido no programa curricular do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina, tendo a duração de 8 semanas. O estágio decorreu entre os dias 28 de Março de 2016 e 20 de Maio de 2016, no Serviço de Medicina III do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental – Hospital de São Francisco Xavier, sob coordenação da Professora Dra. Cândida Fonseca e

orientação da Dr.ª Filipa Marques. Os objectivos major estipulados para este estágio foram os seguintes: (1) Integração e participação nas atividades de uma equipa de Medicina Interna; (2)

Aperfeiçoamento de competências no que diz respeito à abordagem geral do doente, colheita de história clinica, realização de exame objetivo e de procedimentos vários; (3) Aquisição e consolidação de conhecimentos para a realização do diagnóstico, requisição de exames auxiliares de diagnóstico e prescrição de terapêutica para as patologias mais prevalentes; (4) Aquisição de técnicas de comunicação e abordagem dos doentes e seus familiares; (5) Promoção de autonomia em todas as atividades desenvolvidas, embora sob supervisão do tutor e restante equipa; (6) Conhecer, caracterizar, avaliar e hierarquizar as diversas situações clínicas, principalmente as mais comuns, estabelecendo as medidas e procedimentos essenciais para a correcta abordagem da situação em questão; (7) Observar e realizar procedimentos úteis e fundamentais para a prática clínica; (8)

Valorizar as perspectivas, preocupações e expectativas dos doentes, melhorando a capacidade de comunicação com o doente e seus familiares.

O estágio profissionalizante de Medicina Interna contemplou diversas áreas, tendo frequentado as Sessões Clínicas que decorriam semanalmente; a Enfermaria do Serviço de Medicina Interna e da Unidade de Insuficiência Cardíaca (valência hospitalar incorporada na Unidade Funcional de

Medicina III constituída por uma equipa clínica altamente especializada no que diz respeito à

abordagem de doentes com Insuficiência Cardíaca), tendo acompanhado um total de 38 doentes; a Consulta de Medicina Interna – que acompanha doentes com múltiplas patologias e onde observei

um total de 12 doentes; a Consulta de Insuficiência Cardíaca - sob a tutela da Professora Dra.

Cândida Fonseca e que acompanha doentes com Insuficiência Cardíaca, tendo observado um total

(9)

Página 8

Dia das Especialidades Médicas – que corresponde a uma valência hospitalar que disponibiliza

uma rede de cuidados altamente diferenciados a doentes crónicos em situações agudas de forma a evitar os reinternamentos destes doentes; as Reuniões de Serviço que decorriam semanalmente; os Seminários de Medicina Interna que decorreram durante 6 Quartas-Feiras entre as 14:30h e as 16:00h, na Sede da Faculdade de Ciências Médicas; e as Sessões teórico-práticas (TP) do HSFX. Apresentei, ainda, na sessão clínica da última semana de estágio um caso clínico do New England Journal of Medicine intitulado “CASE 2-2016: An 84-Year-Old Woman with Chest Pain, Dyspnea, and a Rash”.

C. ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES

Destaco algumas actividades que realizei e cargos que assumi ao longo do meu percurso académico na NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas pois considero que as mesmas tiveram uma enorme importância no meu crescimento como aluno, como elemento integrante de uma equipa, como futuro médico e acima de tudo como pessoa. Destaco como mais relevantes: (1) Organising Staff do

iMed 5.0 Conference 2013; (2) Colaborador da Equipa de Redação da Revista FRONTAL durante o período de 2012/2013; (3) realização de um Curto Estágio Médico em Férias (CEMEF) no Serviço de Medicina 2 do Hospital de Faro de 11/08 a 22/08 de 2014; (4)Vogal Efectivo da Direcção da AEFCML

no mandato 2013/2014 no cargo de Vogal do Departamento Recreativo e Cultural; (5)Customer Service

Manager no iMed Conference 6.0 Lisbon 2014; (6) realização do Curso de Direito Médico e Medicina

Legal, organizado pela ELSA Universidade Católica Portuguesa em Abril de 2015. Durante o presente ano lectivo e em preparação para o mesmo, além do plano formativo curricular, investi a nível individual no aprofundamento e diversificação de conhecimentos. Deste modo, realizei diversas actividades, nomeadamente: (1) participação no iMed Conference 7.0 Lisbon 2015 e no Clinical Mind Competition;

(2) participação no Congresso Nacional de Estudantes de Medicina 2015; (3) participação no

Congresso Português de Cardiologia 2016; (4) participação como palestrante nas 1ª Jornadas Académicas de Ginecologia e Obstetrícia do CHLC e NMS-FCM.

D. ANÁLISE CRÍTICA

(10)

Página 9

(11)

Página 10 E. ANEXOS

Junto ao relatório seguem em anexo os seguintes documentos:

ANEXO 1: Certificado –Organising Staff do iMed 5.0 Conference 2013

ANEXO 2: Certificado – Colaborador da Equipa de Redação da Revista FRONTAL durante o período de 2012/2013

ANEXO 3: Certificado – Curto Estágio Médico em Férias (CEMEF) no Serviço de Medicina 2 do Hospital de Faro de 11/08 a 22/08 de 2014

ANEXO 4: Certificado – Vogal Efectivo da Direcção da AEFCML no mandato 2013/2014 no cargo de Vogal do Departamento Recreativo e Cultural

ANEXO 5: Certificado – Customer Service Manager no iMed Conference 6.0 Lisbon 2014  ANEXO 6: Certificado – Curso de Direito Médico e Medicina Legal, organizado pela ELSA

Universidade Católica Portuguesa em Abril de 2015  ANEXO 7: Certificado – iMed Conference 7.0 Lisbon 2015

ANEXO 8: Certificado – Congresso Nacional de Estudantes de Medicina 2015  ANEXO 9: Certificado – Congresso Português de Cardiologia 2016

(12)

Página 11 ANEXO 1

(13)

Página 12 ANEXO 2

(14)

Página 13 ANEXO 3

(15)

Página 14 ANEXO 4

(16)

Página 15 ANEXO 5

(17)

Página 16 ANEXO 6

(18)

Página 17 ANEXO 7

(19)

Página 18 ANEXO 8

(20)
(21)

Página 20 ANEXO 9

(22)

Página 21 ANEXO 10

Referências

Documentos relacionados

C) MÔNICA GOSTA MUITO DE LER LIVROS INFANTIS. NO INÍCIO DA SEMANA ELA COMEÇOU A LER UM LIVRO E LEU 15 PÁGINAS. NO OUTRO DIA ELA LEU MAIS O DOBRO DE PÁGINAS. QUANTAS PÁGINAS ELA LEU

Entre o roseiral e o parque, num lugar sombrio, solitário e verde, havia um pequeno jardim rodeado de árvores altíssimas que o cobriam com os seus ramos.. No

vassourar – varrer... Que género de texto acabaste de ler? Justifica a tua resposta. Transcreve alguns versos que ilustrem a azáfama da vassoura. A dona da casa está descontente com

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Fugiu – forma verbal do verbo “fugir”, no Pretérito Perfeito do Indicativo, na 3.ª pessoa do singular. Forma afirmativa: Eu

8- Indica duas utilizações do granito.. Indica duas utilizações

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

13. Portugal teve condições privilegiadas para iniciar a Expansão marítima. Indica duas delas, explicitando-as.. Completa a legenda da imagem... 14.2. Esta embarcação