• Nenhum resultado encontrado

Rev. bras. estud. popul. vol.22 número2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Rev. bras. estud. popul. vol.22 número2"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

Nota do editor

R. bras. Est. Pop., São Paulo, v. 22, n. 2, p. 211-212, jul./dez. 2005

Nota do Editor

Este número especial da Revista Brasileira de Estudos de População – cuja apresentação é motivo de muita satisfação para nós – resulta de uma idéia concebida por ocasião da comemoração do 20º aniversário da publicação e vem à luz celebrando sua maioridade plena: 21 anos.

O projeto editorial contemplou uma pauta dedicada à evolução do campo da demografia no Brasil, buscando o testemunho de estudiosos especialmente convidados, incluindo todos os presidentes da Associação Brasileira de Estudos Populacionais – Abep.

O projeto foi delineado e coordenado por Elisabete Dória Bilac, então editora, em comum acordo com o Comitê Editorial da Rebep, integrado na época por Antonio Benedito Marangone Camargo, Carlos Almeida Prado Bacellar, Juarez de Castro Oliveira, Moema Gonçalves Bueno Fígoli, Paula Miranda-Ribeiro e Ricardo Antônio Wanderley Tavares.

Ao assumir, em 2005, a função de editor da Rebep, tivemos o privilégio de receber os artigos anteriormente solicitados e finalizar a edição.

Este número especial reuniu 11 depoimentos elaborados pelos autores convidados, que associaram à sua experiência o conhecimento formal e a memória histórica e política do desenvolvimento dos estudos de população no Brasil. Trata-se de um documento destinado a responder às aspirações de nossa comunidade científica e com certeza desempenhar um papel conscientizador junto às novas e futuras gerações de demógrafos.

Entre os textos que compõem esse número, encontram-se duas reflexões sobre dois momentos cruciais na história da demografia no Brasil: a criação da Associação Brasileira de Estudos Populacionais e o surgimento da Revista Brasileira de Estudos de População.

Assim, Neide Lopes Patarra e Elisabete Dória Bilac discorrem sobre a criação e o

amadurecimento da Rebep inserida no contexto do desenvolvimento dos estudos

populacionais, resgatando as principais características desse processo. Já Elza Berquó e Maria Isabel Baltarda Rocha analisam o contexto político da criação da Abep no final dos anos 60 e década de 70, considerando o debate que ocorria no Brasil sobre as questões demográficas.

Dois outros artigos focalizam as implicações do cenário internacional no desenvolvimento da demografia no Brasil e contribuem com outras referências substanciais. No primeiro, Maria Coleta Ferreira Albino de Oliveira e Ricardo Antônio Wanderley Tavares fazem um depoimento sobre o significado dos anos 70 na demografia do Brasil e da América Latina, levando em conta a realidade social, política e econômica daquele período. No outro texto,

George Martine analisa a influência das agências internacionais na evolução dos estudos populacionais no Brasil, caracterizando as estratégias utilizadas por esses organismos e as principais conseqüências observadas.

(2)

212

Nota do editor

R. bras. Est. Pop., São Paulo, v. 22, n. 2, p. 211-212, jul./dez. 2005 Ainda na esteira das iniciativas institucionais, Luiz Antonio Pinto de Oliveira e Celso Cardoso da Silva Simões analisam o desenvolvimento das fontes de dados demográficos, focalizando as pesquisas populacionais produzidas pelo IBGE, com ênfase no Censo Demográfico, Registro Civil e Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.

Três artigos fazem uma reflexão crítica sobre os avanços que estão em curso em áreas temáticas que contemplam as relações entre população e economia, população e ambiente e população e história.

Paulo de Tarso Almeida Paiva e Simone Wajnman examinam como as relações entre população e economia foram interpretadas e como influenciaram o pensamento, a pesquisa acadêmica e as políticas públicas no Brasil.

Daniel Joseph Hogan avalia o estado da pesquisa sobre população e ambiente, com ênfase nas relações entre padrões de distribuição populacional no espaço e mudança ambiental.

Carlos de Almeida Prado Bacellar, Ana Silvia Volpi Scott e Maria Silvia Casagrande BeozzoBassanezi apresentam uma reflexão crítica sobre a produção nas áreas de demografia histórica e história da população no Brasil, levantando questões relativas à definição do campo e aos limites entre ambas.

As questões demográficas emergentes relacionadas ao declínio da fecundidade e às tendências futuras da dinâmica populacional brasileira são abordadas nos dois últimos textos. Nessa linha, José Alberto Magno de Carvalho e Fausto Brito apresentam uma análise crítica sobre as conseqüências do declínio da fecundidade no Brasil e o posicionamento dos estudiosos da população e da sociedade em geral com relação às oportunidades geradas por esse decréscimo e os novos desafios decorrentes.

Finalmente, Eduardo Luiz Gonçalves Rios-Neto analisa as principais tendências da dinâmica da população brasileira e levanta questões emergentes para a análise demográfica, indicando direções para estudos futuros.

Referências

Documentos relacionados

Têm-se também três trabalhos no campo de população e saúde: dois sobre causas externas de morte e outro que aborda a prevalência de diabetes.. Doris Cardona , Enrique Pelaez ,

son los Censos Nacionales de Población de Argentina, Brasil y Colombia del perío- do 1980 a 2005 y las estadísticas vitales de las ciudades de Córdoba, Campinas y Medellín para

Com a promulgação da Constituição Cidadã em 1988, conforme seus artigos 231 e parágrafos e 232, do capítulo VIII – Dos Índios, essa postura integracionista deu lugar ao dever

A construção de indicadores do pro- cesso de compressão-retangularização considerados adequados para aplicação no Brasil merece cuidado, principalmente se a presença de erros

Guia- do pela idéia de Lash e Urry, que afirmam que a “‘modern society is a society on the move’” (KELERMANN, 2006, p.1), o autor procura entender a mobilidade para além

A sociedade (e as pessoas) em movimento Personal mobilities , de KELLERMAN, Aharon. Eduardo

Em seus 25 anos de existência (1984-2009), a Revista Brasileira de Estudos de População tem se pautado na excelência de seus artigos para divulgação do conhecimento científico na

La idea que orienta el trabajo es que la redemocratización de Brasil, Uruguay y Argentina, a mediados de los años 80 , re- presentó un factor fundamental para hacer