• Nenhum resultado encontrado

Rev. bras. estud. popul. vol.25 número2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Rev. bras. estud. popul. vol.25 número2"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

Nota do editor

R. bras. Est. Pop., São Paulo, v. 25, n. 2, p. 209-210, jul./dez. 2008

Nota do Editor

Este segundo número de 2008 da Revista Brasileira de Estudos de População reúne textos sobre temas demográficos diferenciados, mas similares diante da relevância e penetração das questões discutidas.

São apresentados dois trabalhos sobre população indígena de grande atualidade em face da problemática em torno desses povos no Brasil. A inclusão destes textos é também um estímu-lo à discussão sobre o tema e à produção de novos estudos que ampliem o escopo das análises realizadas, possibilitando avançar ainda mais no conhecimento dessa área temática.

Assim, Heloisa Pagliaro, Carmen Junqueira, Luciana G. dos S. Mendaña, Sofia Beatriz

Mendonça e Roberto Baruzzi focalizam a dinâmica demográfica dos Kamaiurá, povo Tupi do Parque Indígena do Xingu, com base em fichas médicas e livros de registro de eventos vitais do programa de saúde da Universidade Federal de São Paulo. Maria Stella Ferreira Levy con-tribui na seção Ponto de Vista, com uma reflexão sobre as perspectivas do crescimento das populações indígenas e os direitos constitucionais.

Têm-se também três trabalhos no campo de população e saúde: dois sobre causas externas de morte e outro que aborda a prevalência de diabetes.

Doris Cardona, Enrique Pelaez, Tirza Aidar, Bruno Ribotta e Maria Franci Alvarez Obje-tivo pesquisam a mortalidade por causas externas em três cidades – Córdoba, Campinas e Medellín –, no período de 1980 a 2005.

O segundo, de Vanessa dos Reis de Souza, Suzana Cavenaghi, José Eutáquio Diniz Al-ves e Mônica de Avelar Figueiredo Mafra Magalhães, traz uma análise espacial dos acidentes de trânsito com vítimas fatais, comparando os locais de residência e ocorrência no Rio de Janeiro.

O terceiro, que aborda os fatores associados à prevalência de diabetes entre idosos de Minas Gerais em 2003, foi desenvolvido por Ana Paula Franco Viegas-Pereira, Roberto N.

Rodrigues e Carla Jorge Machado.

Os processos migratórios são discutidos em outros três artigos, que enriquecem o co-nhecimento do tema. O de Sylvain Souchaud e Rosana Baeninger enfatiza os diferenciais da imigração boliviana para a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, identificando aspectos culturais e etno-lingüísticos das área de origem. Por sua vez, Gabriela Adriana Sala e José Alberto Magno de Carvalho analisam a presença, no Brasil, de imigrantes de países do Cone Sul. Já Dimitri Fazito e Eduardo Rios-Neto abordam o processo de emigração internacional de brasileiros para os Estados Unidos, fundamentando-se na análise das redes sociais.

Conta-se, ainda, com o texto de Lilia Montali e Marcelo Tavares, cujo objetivo é evidenciar os arranjos familiares mais vulneráveis ao empobrecimento e investigar o acesso aos programas de transferência de renda nas regiões metropolitanas brasileiras.

Eugenia Troncoso Leone e Paulo Baltar analisam a participação da mulher no mercado de trabalho brasileiro, evidenciando a ampliação dessa participação e da continuidade da segregação em ocupações de menor renda.

(2)

210

Nota do editor

R. bras. Est. Pop., São Paulo, v. 25, n. 2, p. 209-210, jul./dez. 2008 background familiar e qualidade da infra-estrutura da escola no resultado educacional nos níveis de ensino fundamental e médio no Brasil. Já André Junqueira Caetano examina, com base em um modelo teórico, as transformações na estrutura etária da população do Estado de São Paulo, a partir de simulações com a fecundidade e a migração.

Completando esse fascículo, têm-se as contribuições de Marcos Roberto Gonzaga, Ber-nardo Lanza Queiroz e Carla Jorge Machado, na seção Notas de Pesquisa, e a de Eduardo

MarandolaJr., com uma resenha da obra de Aharon Kallerman, Personal mobilities.

Com esse número encerram-se os trabalhos da atual equipe editorial e, a partir de janeiro de 2009, tem início uma nova gestão, que dará continuidade a essa publicação. Agradecemos a todos que colaboraram com a Rebep, ao longo desses últimos quatro anos, e que possi-bilitaram o aperfeiçoamento e o maior reconhecimento da revista na comunidade científica nacional e internacional.

Referências

Documentos relacionados

Consideradas a expressão das mazelas do crescimento urbano não plane- jado e do aumento da pobreza urbana, as favelas aglutinam a população mais exposta a condições e situações

son los Censos Nacionales de Población de Argentina, Brasil y Colombia del perío- do 1980 a 2005 y las estadísticas vitales de las ciudades de Córdoba, Campinas y Medellín para

Com a promulgação da Constituição Cidadã em 1988, conforme seus artigos 231 e parágrafos e 232, do capítulo VIII – Dos Índios, essa postura integracionista deu lugar ao dever

A construção de indicadores do pro- cesso de compressão-retangularização considerados adequados para aplicação no Brasil merece cuidado, principalmente se a presença de erros

Guia- do pela idéia de Lash e Urry, que afirmam que a “‘modern society is a society on the move’” (KELERMANN, 2006, p.1), o autor procura entender a mobilidade para além

A sociedade (e as pessoas) em movimento Personal mobilities , de KELLERMAN, Aharon. Eduardo

Dos artigos que compõem este fascículo, dois abordam, com perspectivas distintas, o tema da transição demográfica no Brasil e evidenciam aspectos relevantes que lhe são peculiares:

Para tanto, realizou-se o linkage dos registros das in- ternações para partos de nascidos vivos na rede SUS (Sihsus – Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único