• Nenhum resultado encontrado

Psicol. Soc. vol.14 número2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Psicol. Soc. vol.14 número2"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

EDITORIAL

Essa segunda revista do ano de 2002 chega ao público no início de 2003 em uma contingência nacional que desafia os estudiosos do campo social. O novo governo, o Terceiro Fórum Social Mundial, a repercussão internacional de algumas políticas públicas nacionais, colocam os pensa-mentos e fazeres dos brasileiros como objeto de estudo e tema de um amplo debate que ultrapassa nossas fronteiras. Essa conjuntura atualiza a discussão sobre a responsabilidade social e ética de nossas práticas de investigação. Dentro dessa perspectiva, cremos que os artigos aqui publi-cados trazem contribuições significativas.

O debate teórico é capaz produzir campos inusitados de criação e de intervenção. Nesta edição, uma entrevista e dois artigos se inscrevem nes-sa perspectiva:

Ana Luisa Janeira, professora da Faculdade de Ciências da Universida-de Universida-de Lisboa, trabalha em um projeto Universida-de pesquisa que procura analisar a identidade epistemológica inerente a espaços de produção científica, mos-trando como as construções espaciais e textuais expressam a lógica imanente a um determinado campo de saberes e práticas.

Roseane Silva Xavier produz uma interlocução entre os conceitos de Representação Social e de Ideologia. É interessante observar que, sobre esse mesmo tema e quase com o mesmo título (Representações e Ideolo-gia), foi publicado outro artigo na Revista de Ciências Humanas, da Uni-versidade Federal de Santa Catarina (n.1 2000,p. 33-46) por Pedrinho Guareschi. A diferença do trabalho de Guareschi com o publicado neste número é que o primeiro toma o conceito de ideologia na concepção de John B. Thompson; já o segundo toma a idéia de “ideologia geral” de Althusser e de “teorias do senso comum” de Gramsci e do resgate do con-ceito de “hegemonia” como prática discursiva, na abordagem pós-estrutu-ralista de Laclau e Mouffe.

Ian Parker traz uma contribuição original ao criar um espaço de discus-são entre a psicanálise e a teoria social a partir da revidiscus-são do debate entre Butler, Laclau e Zizek, autores ainda não muito conhecidos no campo da psicologia social brasileira. Indaga o tensionamento entre o individual e o social de uma perspectiva de articulação entre a teoria lacaniana e a políti-ca radipolíti-cal. O autor discute as implipolíti-cações clínipolíti-cas do encontro entre a prática clínica e a prática política.

(2)

colabo-radores, discutem o papel dos meios de comunicação de massa na constru-ção de determinados esteriótipos de gênero e raça.

Quatro artigos se produzem na interface entre a Psicologia Social e as políticas públicas. A dimensão analítica e crítica de propostas sociais na esfera pública tem se constituído em uma contribuição importante dos psicólogos sociais na atualidade.

Ângela Caniato e uma equipe de pesquisa composta por docentes e alu-nos da Universidade Estadual de Maringá através da metodologia de pes-quisa intervenção, colocam em discussão categorias como cidadania e “po-pulação em situação de risco”. A análise vai assinalar, principalmente a partir dos referenciais teóricos de Adorno e Baró, a conotação assistencialista, demagógica e controladora de um programa do governo federal em operacionalização em sua região.

Martha A. Traverso-Yépez e Verônica de Souza Pinheiro analisam a condição adolescente em uma contingência de vida que se produz na es-cassez políticas públicas e sociais e, mesmo quando existentes, produzem práticas a partir de uma visão unidimensional de saúde privilegiando a di-mensão orgânica. As autoras colocam em questão os alicerces teórico-conceituais de práticas profissionais.

Omar Bravo em seu artigo oferece elementos de reflexão e crítica do discurso propositivo da implantação de uma prática de indicação de trata-mento compulsivo para dependentes químicos pela justiça do Distrito Fe-deral, inspirada em um modelo norte-americano denominada Tribunais Terapêuticos.

Suzinara Tonatto e Clary Sapiro analisam representações ligadas à se-xualidade de jovens do ensino médio de uma escola privada de Porto Ale-gre. Além de um dispositivo pedagógico a intervenção traz elementos re-flexivos sobre as propostas de orientação sexual dentro da perspectiva contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Continuamos implementando esforços para que a Revista Psicologia & Sociedade possa cada vez mais participar desse debate acolhendo traba-lho de pensadores nacionais e internacionais comprometidos com as trans-formações sociais.

Também a ABRAPSO, como entidade, organiza nesse ano seu XII En-contro nacional com o tema “Estratégias de invenção do presente – a Psicologia Social no contemporâneo” - de 15 a 17 de outubro - buscando assim mapear e discutir movimentos de reinvenção da Psicologia como uma ação política e social.

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

utilizada, pois no trabalho de Diacenco (2010) foi utilizada a Teoria da Deformação Cisalhante de Alta Order (HSDT) e, neste trabalho utilizou-se a Teoria da

Para a análise de dados optou-se por utilizar a escala de Likert nos questionários para medir o grau de inovação das empresas, sendo que: a pontuação 1,0 é

Em síntese, no presente estudo, verificou-se que o período de 72 horas de EA é o período mais ad- equado para o envelhecimento acelerado de sementes de ipê-roxo

Neste relatório, após esta breve introdução, em que enuncio os objectivos gerais do estágio profissionalizante, descrevo as actividades realizadas e observadas ao longo de

Frente ao exposto, este trabalho teve por objetivo avaliar discentes da disciplina de Matemática Discreta nos conteúdos de lógica formal, teoria dos conjuntos e

Aos cinco dias do mês de novembro do ano de dois mil e oito, às 10:00 horas, à Estrada do Cantagalo, nº 172, Copacabana, CEP 22471-060, nesta cidade, reuniram- se os sócios

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA