• Nenhum resultado encontrado

I S A A C L I M A N º 1 2 J O S É J Ú D I C E N º 1 3 R A F A E L L E A L N º 1 9

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "I S A A C L I M A N º 1 2 J O S É J Ú D I C E N º 1 3 R A F A E L L E A L N º 1 9"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

O HOLOCAUSTO

I S A A C L I M A N º 1 2 J O S É J Ú D I C E N º 1 3 R A F A E L L E A L N º 1 9

(2)

HOLOCAUSTO- RESUMINDO

O Holocausto foi o maior genocídio do século XX. Decorreu durante o Terceiro Reich por todos os territórios ocupados pela Alemanha.

(3)

O INICIO DA DISCRIMINAÇÃO

Durante o século XIX na Alemanha surgiu o movimento völkisch, um movimento com o racismo pseudocientífico como base.

Graças a este movimento o racismo e o antissemitismo tornaram-se parte da cultura alemã.

Houston Stewart Chamberlain

Paul de Lagarde

(4)

O PARTIDO NAZI

Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães foi um partido político de extrema-direita na Alemanha que esteve ativo entre 1920 e 1945.

Surgiu como um ramo do movimento völkisch aliado à cultura racista dos corpos paramilitares que atuavam contra a propagação do comunismo na Alemanha.

(5)

ADOLF HITLER

Adolf Hitler foi o principal instigador da 2ª Guerra e quem efetivamente iniciou o Holocausto. Foi o líder do partido Nazi desde 1921 até 1945.

Em 1933 sobe ao poder como líder da Alemanha.

(6)

A NOITE DE CRISTAL

Na noite de 9 de novembro de 1938 teve início uma onda de violência contra os judeus em toda a Alemanha.

Num período de apenas dois dias, mais de 250 sinagogas foram queimadas, cerca de 7.000 estabelecimentos comerciais judaicos destruídos, dezenas de judeus foram mortos, e cemitérios, hospitais, escolas e casas judias saqueados.

(7)

OS GUETOS

Durante a Segunda Guerra Mundial, os guetos eram regiões urbanas, em geral cercadas, onde os alemães concentravam a população judaica local, muitas vezes de outras regiões, e a forçava a viver sob condições miseráveis. Nesta época mais de 1000 guetos foram criados fora da Alemanha.

(8)

OS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO

Entre 1933 e 1945, a Alemanha nazi construiu mais de 40.000 campos, além de outros centros de aprisionamento. As construções foram levantadas com distintas finalidades, entre elas a de servirem como campos para trabalho escravo, campos para detenção de pessoas vistas como inimigas do Estado, e também como centros de extermínio em massa.

(9)

A IDENTIFICAÇÃO DOS PRISIONEIROS

Os prisioneiros eram obrigados a usar triângulos coloridos nos casacos, para que os oficiais e guardas do campo pudessem facilmente identificar a origem de cada pessoa e distinguir os diferentes grupos.

(10)

AS EXPERIÊNCIAS NOS PRISIONEIROS

Durante a Guerra, nos campos de concentração nazis, foram realizadas uma série de controversas experiências científicas em grande quantidade, sendo usadas como cobaias os prisioneiros dos campos. Estas eram conduzidas sobe a orientação do Dr. Eduard Wirths.

(11)

A LIBERTAÇÃO E O FIM DA GUERRA

Perto do final da Guerra, durante os movimentos em território europeu, numa série de ofensivas militares contra a Alemanha, as tropas Aliadas encontraram dezenas de milhares de prisioneiros em campos de concentração. Enquanto avançavam, as forças aliadas continuaram a libertar mais campos.

(12)

OS JUSTOS ENTRE NAÇÕES

Ainda durante os acontecimentos do Holocausto houveram pessoas que, sem pedir nada em troca, salvaram imensas vidas judias. Pelos seus esforços, estas pessoas são reconhecidas como heróis.

Exemplos destas pessoas são: Aristides de Sousa Mendes, Irena Sendler, Oskar Schindler e Raoul Wallenberg.

(13)

AS HONRAS ÀS VITIMAS

Todos os anos, no dia 27 de janeiro, celebra-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data faz referência à libertação, pelas tropas soviéticas, do Campo de Concentração e Extermínio Nazi Alemão de Auschwitz em 1945.

Referências

Documentos relacionados

A fase da atribuição do perfil ao docente e fixação de objectivos tem lugar no mês de Abril do ano anterior a cada triénio que será objecto da avaliação de desempenho e decorre

O estudo da formação de palavras tanto pode se referir a uma visão des- critiva do léxico já constituído como pode dar conta das regras internas que propiciam a

O sufixo ‘–ista’, normalmente é usado para qualificar um ser, mostra-se como um formador de profissões em português, porém, nesse caso a palavra derivada pelo

O presente trabalho visa investigar os processos de formação e as estruturas morfológicas que constituem os nomes identificadores dos municípios da Mesorregião do

Esta análise aparece na obra História e Estrutura da Língua Portugue- sa, elaborada entre 1963 e 1965. Mais tarde, em Problemas de Lingüística Descritiva, 1969, Mattoso faz

Assim, do mesmo modo que não podemos descrever mecanismos gerais de concordância sujeito-verbo, por exemplo, sem as classes de palavras, também sem elas não podemos descrever

Uma redução do valor recuperável com relação a um ativo financeiro medido pelo custo amortizado é calculada como a diferença entre o valor contábil e o valor presente dos

Os ativos financeiros são avaliados no fim de cada exercício quanto à sua recuperabilidade. São considerados ativos não recuperáveis quando há evidências