• Nenhum resultado encontrado

) e dióxido de carbono (CO 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share ") e dióxido de carbono (CO 2"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)
(2)

NATUREZA

O biodigestor é um equipamento onde a decomposição anaeróbica da matéria orgânica ocorre devido à ação de bactérias fer- mentativas, que produzem biogás ao final. O biogás é um combustível composto, majoritariamente, por metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2). Para um bom funcionamento do biodigestor, deve-se proporcionar um ambiente adequado às bactérias decompo- sitoras anaeróbicas, como:

I. Ausência de compostos químicos tóxicos, como sabão ou detergentes;

II. Temperatura adequada (entre 30ºC e 45ºC)

III. Alto teor de matéria orgânica (resíduos de animais e vegetais, fezes, entre outros) IV. Baixa umidade relativa do biogás produzido

V. Ausência de contato com o ar externo;

Das condições citadas, a que garante as características para uma decomposição anaeróbica é a

A I.

B II.

C III.

D IV.

E V.

QUESTÃO 92

Os processos de emissão de gases como CO2, NO2 e SO2, provenientes das combustões para gerar energia, ou da queima de matas e florestas, estão contribuindo para um aumento dos compostos poluentes na atmosfera. A composição da atmosfera atualmente está sendo modificada pelo aumento desses gases, principalmente devido à ação humana.

Cardoso, R. K. O. A.; Silingardi, H. M. T.; Cardoso, A. A. Química Nova na Escola, Vol. 42, N° 4, p. 382-385, NOVEMBRO 2020 (adaptado).

Qual será a consequência da emissão desses gases para o ambiente?

A A diminuição do pH das chuvas.

B A destruição da camada de ozônio.

C O aumento da temperatura do planeta.

D O agravamento do efeito estufa.

E O aumento do pH dos oceanos.

(3)

NATUREZA

QUESTÃO 93

No século XVII, Isaac Newton propôs que a natureza física da luz era material, ou seja, seria constituída por um fluxo de pequenas partículas (chamadas “corpúsculos”) rígidas, perfeitamente elásticas e com massas desprezíveis. Essa proposta ficaria conhecida como a Teoria Corpuscular da Luz, que foi capaz de explicar diferentes fenômenos ópticos.

Mais de cem anos depois, após diversas experiências mal sucedidas, a Teoria Corpuscular da Luz foi invalidada pela Teoria On- dulatória da Luz, desenvolvida por Huygens, que defendia que a luz na verdade teria uma natureza ondulatória e, assim, as ondas luminosas poderiam interagir entre si como as ondas sonoras. Posteriormente, a Teoria Ondulatória recebeu ainda mais credibili- dade, através do experimento feito por Thomas Young, conhecido como Experimento de Fenda Dupla, que foi capaz de decifrar os fenômenos que a teoria corpuscular não conseguiu explicar. Foi então afirmado que a luz é uma onda, assim como o som.

Na imagem da esquerda observa-se o comportamento esperado da luz quando diante de uma fenda dupla, de acordo com a teoria corpuscular da luz. Os corpúsculos deveriam se concentrar apenas em torno dos pontos próximos às fendas no anteparo. Na ima- gem da direita, observa-se a representação do experimento de Young, de acordo com a teoria ondulatória da luz, em que pode-se perceber um padrão alternado de franjas claras e escuras no anteparo, após a luz passar pela fenda dupla.

LUZ

Fenda simples

Fenda dupla

Franjas claras

Anteparo

LUZ

Fenda simples

Fenda dupla

Franjas claras Franjas escuras

Anteparo

Com base nos resultados do experimento de Young, quais foram os fenômenos que a Teoria Corpuscular da Luz não conseguiu explicar?

A Reflexão e refração.

B Reflexão e dispersão.

C Dispersão e difração.

D Difração e refração.

E Difração e interferência.

QUESTÃO 94

Ao estudar uma plantação atacada por um tipo de praga, uma pesquisadora percebeu que gramíneas que cresciam ao re- dor das plantas cultivadas não sofriam danos causados pela praga. A partir de técnicas de engenharia genética, realizadas em laboratório, a equipe da pesquisadora identificou o gene da resistência à praga presente nas gramíneas e o inseriu nas plantas cultivadas, solucionando o problema do agricultor.

A partir da perspectiva biotecnológica, qual o nome da técnica que gerou a planta resistente à praga?

A Clonagem gênica B Hibridação C Mutação D Seleção artificial E Transgenia

QUESTÃO 95

O gás hidrogênio, utilizado na propulsão de foguetes, é conside- rado uma das mais importantes alternativas energéticas para o futuro. O H2 é um composto com grande capacidade de arma- zenar energia, sendo um combustível de baixa massa molecular que possui maior quantidade de energia por unidade de massa do que qualquer outro combustível conhecido. Além disso, sua combustão não gera nenhum poluente, pois sua reação de quei- ma produz apenas água, como pode ser visto abaixo:

H2 (g) + ½ O2 (g) → H2O (g) ΔH = −286 kJ/mol Sobre a reação de combustão do hidrogênio, pode-se afirmar que

A o agente redutor é o O2. B o agente redutor é o H2. C o agente redutor é a H2O.

D o agente oxidante é o H2. E o agente oxidante é a H2O.

(4)

NATUREZA

Após ser substituído por uma nova ilusionista, a búlgara Miss Alvamedy, o mágico Dome Salvá perdeu espaço e relevância no cenário dos mágicos. Portanto, temendo o desemprego, resolveu tentar a vida como motorista de aplicativo. Um dia, enquanto dirigia seu carro, que se movimentava com velocidade constante, Dome se acidentou. Em um cruzamento, seu carro foi atingido lateralmente por um ônibus que se movia com aceleração constante. A figura abaixo mostra o movimento antes da colisão.

Desprezando os efeitos do impacto entre os veículos na colisão e das forças dissipativas, qual das trajetórias melhor representa o movimento do carro de Dome após a colisão?

A

B

C D

E

(5)

NATUREZA

QUESTÃO 97

De acordo com a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), os materiais plásticos são divididos em (1) termoplásticos, como o PET, que são materiais cujas propriedades químicas não são alteradas quando submetidos a altas temperaturas, o que facilita sua decomposição por derretimento, e (2) termorrígidos, como o poliuretano, materiais que não derretem, mas se decom- põem em outras substâncias, o que impossibilita sua reutilização por meio dos processos convencionais de reciclagem, através da fusão do material. O PET é utilizado, por exemplo, para fabricação de garrafas de refrigerante, enquanto o poliuretano compõe esponjas de cozinha e espuma de colchões.

Disponível em: www.mundoeducacao.uol.com.br. Acesso em: 20 ago. 2021 (adaptado).

Do ponto de vista ambiental, o processo de reciclagem adequado para os materiais termoplásticos envolve

A reenviar os plásticos de volta para os fabricantes.

B levar os produtos a aterros sanitários, pois são feitos de material biodegradável.

C colocar os produtos em biodigestores, para posterior decomposição anaeróbica.

D direcionar os itens para um processo químico de reciclagem, visando modificar as propriedades do material original.

E enviar os produtos para usinas de fundição, onde as altas temperaturas permitirão o reaproveitamento do polímero em material plástico do mesmo tipo.

QUESTÃO 98

Existem diversos tipos de lâmpadas para fins de iluminação. A figura abaixo representa alguns tipos de lâmpadas utilizadas. Elas são diferenciadas em dois grupos: as lâmpadas que não contêm mercúrio - incandescentes (A) e as lâmpadas que contêm mercú- rio - fluorescentes tubulares (B) e compactas (C).

Durão Júnior, W. A.; Windmöller, C. C. Química Nova na Escola, N° 28, MAIO 2008 (adaptado).

Apesar das lâmpadas de mercúrio apresentarem uma significativa economia doméstica, comercial e industrial, do ponto de vista ambiental, elas podem causar problemas, pois

A o mercúrio é um metal em escassez e seu uso deve ser direcionado a produtos essenciais.

B a extração do mercúrio da natureza libera gases de efeito estufa.

C quando descartadas incorretamente, o mercúrio contido nelas vai para rios e lagos, aumentando a acidez desses ecossis- temas.

D o mercúrio é um metal que acelera a liberação de gases poluentes na atmosfera.

E quando descartadas de maneira errada, o mercúrio, que é um metal tóxico, pode contaminar os solos e as águas.

(6)

NATUREZA

Uma criança, ao se balançar em um balanço, alterna sua posição entre um mínimo e um máximo em relação à projeção horizontal de seu movimento, conforme ilustrado na figura.

-2 0 2

X (m)

Durante o movimento, a velocidade da criança muda de sentido repetidamente, cada vez que um mínimo ou um máximo é atingido.

O gráfico abaixo ilustra a variação da velocidade da criança no balanço como uma função do tempo.

T (s) 8

- 8

V (km/h)

2 4 6 8 10

A 4 Hz.

B 2 Hz.

C 1 Hz.

D 0,5 Hz.

E 0,2 Hz.

QUESTÃO 100

a luz incide sobre certas substâncias, ela é capaz de retirar elétrons do interior das mesmas, formando uma corrente elétrica. O importante para esse fenômeno ser observado não é a intensidade luminosa, mas sim a frequência incidente sobre a substância, ou seja, sobre a quantidade de energia que incide sobre a superfície do corpo. Se a frequência for inferior a um determinado valor mínimo, o fenômeno não é observado. Uma das aplicações práticas do efeito fotoelétrico são as placas fotovoltaicas, responsáveis pela conversão da luz solar em energia elétrica.

SANTOS, C.A. A Equação de Einstein para o Efeito Fotoelétrico. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/einstein/efeitofotoeletricoequation.html. Acesso em: 23 ago. 2021 (adaptado).

Um fenômeno biológico semelhante ao fenômeno físico descrito acima é a (o) A fotossíntese.

B ciclo de Krebs.

C impulso nervoso.

D síntese proteica.

E fermentação.

Em 1921, Einstein recebe o Prêmio Nobel de Física pela descoberta da lei do efeito fotoelétrico. De acordo com o cientista, quando A frequência de oscilação da velocidade da criança no balanço é, aproximadamente

(7)

NATUREZA

QUESTÃO 101

O diapasão é um instrumento composto por duas hastes de metal, utilizado para a afinação de instrumentos musicais.

Grande parte dos diapasões comercializados possuem a fre- quência de 440Hz, o que corresponde à frequência da nota Lá. Um violonista, tentando afinar o seu violão, posiciona o diapasão próximo à corda que está sendo afinada e começa a afinação, tocando a corda repetidas vezes e ajustando a pressão das tarraxas. Quando consegue afinar corretamente a corda, percebe que o som da nota Lá, além de estar sendo emitido pela corda, também está sendo emitido pelo diapa- são, atestando a correta afinação do instrumento.

O fenômeno ondulatório responsável pela emissão do som no diapasão é

A a dispersão.

B a polarização.

C a ressonância.

D a interferência.

E o batimento.

QUESTÃO 102

Saga da Amazônia

Era uma vez na Amazônia, a mais bonita floresta Mata verde, céu azul, a mais imensa floresta No fundo d’água as Iaras, caboclo, lendas e mágoas E os rios puxando as águas

Papagaios, periquitos, cuidavam das suas cores Os peixes singrando os rios, curumins cheios de amores Sorria o jurupari, urapuru, seu porvir

Era fauna, flora, frutos e flores [...]

AZEVEDO, G. Disponível em: www.letras.mus.br. Acesso em 23 ago. 2021 (adaptado).

Uma das principais características do bioma brasileiro retrata- do na canção acima é a (o)

A vegetação com folhas largas.

B reduzida diversidade animal.

C solo arenoso e de alta acidez.

D baixos índices pluviométricos.

E alta presença de corredores ecológicos.

QUESTÃO 103

A cultura do consumo desenfreado de equipamentos eletrô- nicos é um dos problemas socioambientais desse início de século e afeta o meio ambiente em duas frentes: de um lado temos a produção de novos aparatos tecnológicos, que exige elevada quantidade de recursos naturais, tais como matéria prima, água, energia e combustíveis; do ou- tro, devido as constantes substituições e atualizações, o descarte indevido de equipamentos eletroeletrônicos, que geralmente são levados para lixões ou aterros sa- nitários como resíduos urbanos comuns.

Fonte: Alves, C. T. S.; Cavalcanti, J. G. S.; Neto, J. E. S.; Educação Química en Punto de Vista, v.2, n.1 (2018).

O lixo eletrônico está diretamente associado a diversos pro- blemas socioambientais, pois esse tipo de lixo

A deveria ser descartado no lixo seletivo comum, mas a maioria das cidades não possui esse tipo de coleta.

B pode ser reciclado através da compostagem, mas, em ge- ral, não é o que acontece.

C pode poluir solos e lençóis de água, além de liberar substâncias tóxicas na atmosfera, se for queimado.

D geralmente é descartado incorretamente, quando deveria ser incinerado.

E deveria ser descartado como resíduo orgânico, ao invés de ser levado para lixões ou aterros.

QUESTÃO 104

Era uma noite maravilhosa, uma dessas noites que apenas são possíveis quando somos jovens, amigo leitor. O céu estava tão cheio de estrelas, tão luminoso, que quem erguesse os olhos para ele se veria forçado a perguntar a si mesmo: será possí- vel que sob um céu assim possam viver homens irritados e caprichosos?

DOSTOIÉVSKI, F. Noites Brancas. L&PM, Porto Alegre, 2009.

O fenômeno narrado por Dostoiévski, em seu romance Noites Brancas, se refere à época do ano em que as noites de regi- ões mais próximas dos pólos terrestres são claras como o dia.

Isso ocorre porque a distribuição dos raios solares é diferen- ciada em relação ao globo. No verão, os raios solares atingem muito mais o norte do que os países que estão próximos e abaixo da linha do Equador.

O fenômeno descrito acontece por conta

A da rotação da Terra e da atração gravitacional da Lua.

B da translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação.

C da órbita elíptica da Terra em torno do Sol e do solstício de verão.

D da precessão do eixo de rotação da Terra e do achata- mento dos polos.

E da precessão do periélio terrestre e do movimento de nu- tação da Terra.

(8)

NATUREZA

Dizemos que a água (H2O) possui características anfóteras, pois pode se comportar como uma base, ao receber prótons, ou se comportar como um ácido, ao doar prótons. Em um sistema contendo H2O, devido ao movimento das moléculas, algumas podem se chocar, havendo a transferência de um próton (H+) de uma molécula para outra. A esse processo, damos o nome de autoioniza- ção da água.

Em relação ao pH de um sistema que contém apenas moléculas de água, pode-se dizer que

A é menor que 7, sendo caracterizado como ácido devido à troca de prótons H+. B é maior que 7, sendo caracterizado como ácido devido à troca de prótons H+. C é igual a 7, mas pode ser caracterizado como ácido, pois há troca de íons H+.

D é igual a 7, sendo caracterizado como neutro, pois a concentração de íons H+ é igual à concentração de íons OH-. E é igual a 7, sendo caracterizado como neutro, pois a concentração de íons H+ é maior que a concentração de íons OH-.

QUESTÃO 106

Disponível em: http://depositodowes.com/. Acesso em: 20/08/2021

Em relação à tirinha, qual é a faixa do espectro eletromagnético que caracteriza os efeitos ilustrados pela radiação que sai do forno?

A Raios-X.

B Luz visível.

C Ultravioleta.

D Infravermelha.

E Micro-ondas.

(9)

NATUREZA

QUESTÃO 107

A curicaca (Theristicus caudatus) é uma ave nativa da Améri- ca do Sul e que, no Brasil, possui uma distribuição geográfica ampla, sendo encontrada de norte a sul no país. No entanto, a ave vem sendo cada vez menos observada na região Norte e Centro-Oeste, tendo suas populações reduzidas, a cada ano, por conta da expansão do desmatamento nessas regiões. O problema gerado não recai apenas sobre as populações de curicaca, mas também chega ao bolso dos agricultores, pois a ave se alimenta de gafanhotos considerados pragas nas plan- tações, geralmente monoculturas de soja. Com o declínio po- pulacional da curicaca, biólogos alertam sobre uma queda da produtividade agrícola da região no ano de 2021.

SALLA, F. Os impactos da extinção de espécies na cadeia alimentar. Disponível em: www.novaescola.org.br. Acesso: 9 maio. 2021 (adaptado).

Qual dos gráficos a seguir representa a dinâmica do tamanho populacional das curicacas, dos insetos e da soja no Cerrado, a partir do início do ano (tempo 0)?

A

Curicacas Tempo 0

Gafanhotos Soja

Tamanho populacional

B

Curicacas Tempo 0

Gafanhotos Soja

Tamanho populacional

C

Curicacas Tempo 0

Gafanhotos Soja

Tamanho populacional

D

Curicacas Tempo 0

Gafanhotos Soja

Tamanho populacional

E

Curicacas

Tempo 0

Gafanhotos Soja

Tamanho populacional

(10)

NATUREZA

No estudo das alterações cromossômicas numéricas, é preciso reconhecer a fase do ciclo de vida de uma célula gamética em que ocorre a não-disjunção cromossômica. Esse evento acontece no momento em que há a separação dos cromossomos homólogos em células onde a meiose procede normalmente. A imagem corresponde a uma amostra de espermatogônias em diferentes eta- pas da meiose, vistas ao microscópio. Cada número representa uma etapa da meiose.

Qual número corresponde a etapa em que ocorre o evento citado acima?

A 1 B 2 C 3 D 4 E 5

QUESTÃO 109

Uma estudante de Química colocou em um béquer transparente 200 mL de H2O e, nesse mesmo recipiente, adicionou cuidadosa- mente 200 mL de álcool etílico, formando um sistema bifásico. Na sequência, ela gotejou óleo de soja sobre o recipiente. As gotas formadas se depositaram na interface do sistema, como mostrado na figura abaixo:

Sobre esse experimento, pode-se afirmar que

A o óleo de soja é mais denso que a água, por isso fica na interface do sistema.

B o óleo de soja reage com o álcool etílico, por isso há a formação de gotas na interface.

C o álcool etílico é mais denso do que o óleo e a água, por isso fica acima no sistema.

D o álcool etílico e o óleo de soja são substâncias apolares, por isso ficam acima da água no sistema.

E a água é mais densa que o óleo de soja e o álcool etílico, por isso se deposita ao fundo do recipiente.

(11)

NATUREZA

QUESTÃO 110

Ao escolher um smartphone ou tablet, frequentemente depara-se com os recursos de hardware do aparelho, entre eles proces- sador, memória ou tamanho da tela. Uma informação que sempre está entre as especificações é sobre a bateria, normalmente representada por valores com a unidade miliampère-hora (mAh).

Os terminais de uma bateria descarregada de smartphone, com tensão de 4,2V e capacidade de carga de 3000mAh são conecta- dos a um gerador, com resistência interna desprezível, levando 2h para a carga completa.

Qual seria a potência fornecida pelo gerador até que a bateria esteja completamente carregada?

A 4,2 W B 6,3 W C 7,5 W D 8,2 W E 9,4 W

QUESTÃO 111

A soda cáustica (hidróxido de sódio) é um composto químico largamente utilizado na indústria para a fabricação de detergentes, sabões, tecidos e papel. Para produzir sabão, por exemplo, utiliza-se a reação de saponificação, que ocorre entre a soda cáustica e óleos ou gorduras. Além da indústria, o hidróxido de sódio é comumente utilizado para desentupir encanamentos, pois remove a gordura. Entretanto, deve-se manuseá-lo com cuidado, de preferência com luvas adequadas, já que é um composto alcalino altamente corrosivo.

Em relação à soda cáustica, é correto dizer que

A é uma substância básica que possui alto valor de pH.

B é um composto apolar, já que remove a gordura das tubulações.

C possui caráter ácido, por isso pode-se dizer que é um composto alcalino.

D consegue remover a gordura das tubulações, pois seu pH é baixo.

E é utilizada na fabricação do sabão, pois é uma substância neutra.

QUESTÃO 112

O termo LED vem do inglês Light Emitting Diode, ou seja, significa Diodo Emissor de Luz. Por consumirem menos energia elétrica para gerar a mesma quantidade de luz, as lâmpadas de LED são amplamente utilizadas nas residências brasileiras. Essa ampla recorrência de LED em detrimento às lâmpadas incandescentes, deve-se à potência inferior para gerar a mesma quantidade de luz.

Uma lâmpada de LED de 6W substitui uma incandescente de 40W, por exemplo.

Disponível em: https://www.ledplanet.com.br/iluminacao-led-para-casas/. Acesso em: 22/08/2021.

Sendo assim, substituir uma lâmpada incandescente por uma lâmpada de LED gera uma economia, em joules consumidos a cada segundo, de:

A 6%.

B 15%.

C 30%.

D 85%.

E 95%.

(12)

NATUREZA

A cal virgem é uma substância sólida branca utilizada na ela- boração da argamassa que é usada nas construções civis. Ela é obtida a partir da reação de decomposição térmica do calcá- rio, como mostrado na reação abaixo:

CaCO3(s) → CaO(s) + CO2(g)

Dados: C = 12 g.mol-1; O = 16 g.mol-1; Ca = 40 g.mol-1; volume molar dos gases nas CNTP = 22,4 L.mol-1

Considerando-se que o rendimento dessa reação é de 80%, ao decompor-se uma amostra de 1 kg de calcário, a quantidade de gás carbônico liberada é igual a aproximadamente

A 22 L.

B 44 L.

C 100 L.

D 155 L.

E 179 L.

Apesar de ambos serem formados por ligações covalentes e possuírem massas muito próximas (18 g/mol e 16 g/mol, res- pectivamente), a água e o metano possuem características fí- sico-químicas bastante distintas. Enquanto a temperatura de ebulição da H2O, nas condições ambientes, é de aproximada- mente 100 °C, a do CH4 é de aproximadamente -162 °C.

Qual das afirmações a seguir pode justificar esse fato?

A As forças de atração existentes entre as moléculas de água são menos intensas do que as existentes entre as moléculas de metano.

B O metano é líquido nas condições ambientes, pois as in- terações entre suas moléculas são fortes.

C O metano é um gás nas condições ambientes, pois possui entre suas moléculas forças do tipo dipolo induzido, que são interações fracas.

D A água é uma substância apolar, por isso se encontra no estado líquido nas condições ambientes.

E A água possui baixa polaridade, o que justifica seu alto ponto de ebulição.

QUESTÃO 115

O Nylon 66 foi o primeiro polímero têxtil sintético produzido a partir da reação de condensação entre o ácido adípico e a hexameti- lenodiamina mostrada abaixo. Esse material é feito de dois monômeros contendo seis átomos de carbono cada um, por isso o “66”

do nome. É uma fibra resistente à água quente e a óleos e, a partir dela, são produzidos o velcro e os tecidos usados em biquínis.

66 66

Hexametilenodiamida Hexametilenodiamida O

O O O

C C C

C (CH (CH

22

))

44

HO

HO OH OH

(CH (CH

22

))

66

NN

HH O

O O O O O

C

C C C

C

C (CH (CH

22

))

44

... ...

NN HH ...

...

O O C C (CH (CH

22

))

44

(CH (CH

22

))

66

HH NN NN

HH HH

HH

n

(n - 1) H (n - 1) H

22

O O

Qual a função orgânica presente nesse polímero?

A Ácido carboxílico.

B Álcool.

C Amina.

D Amida.

E Cetona.

(13)

NATUREZA

QUESTÃO 116

A figura a seguir é um esquema das vias metabólicas de produção de biocombustível com base no cultivo de células de levedura na presença de cianobactérias geneticamente modificadas. Pesquisadores inativaram vias de síntese de alguns compostos orgâni- cos das cianobactérias através de técnicas de engenharia genética, com o objetivo de aumentar a eficiência da produção de etanol, o biocombustível produzido pelas células de levedura.

MASSON, I. COSTA, G. H. Bioethanol production from sweet sorghum broth and sugar cane fermentation. Disponível em: https://www.scielo.br. Acesso em: 20 ago. 2021 (adaptado).

Considerando as vias bioquímicas apresentadas, a fonte original de matéria-prima para a produção do biocombustível é o(a)

A acetaldeído, produzido a partir da sacarose.

B dióxido de carbono, utilizado pela via da fotossíntese.

C sacarose, açúcar produzido pela enzima SPPase.

D glicose, monossacarídeo obtido pela via da glicólise.

E celulose, polissacarídeo estrutural sintetizado pela enzima CESase.

QUESTÃO 117

O fenômeno ondulatório da difração pode ser definido como a capacidade das ondas de contornar obstáculos, sendo barreiras ou fendas. Esse fenômeno pode ser observado com maior intensidade quando o obstáculo tem dimensões comparáveis ao compri- mento da onda. Sendo assim, algumas ondas com alto poder de penetração tem pequena capacidade de desviar grandes barreiras.

A difração é levada em consideração fortemente nas telecomunicações, pois esse tipo de utilidade depende da capacidade de desvio de prédios, paredes e muros, sem a necessidade de uma grande quantidade de retransmissores de sinal.

Dada as ondas componentes do espectro eletromagnético, qual apresenta a maior capacidade de desviar de grandes obstáculos?

A Raio Gama.

B Luz visível.

C Rádio.

D TV.

E Som.

(14)

NATUREZA

Diabetes mellitus é um grupo de doenças causadas pela produção ou absorção insuficiente de insulina, resultando em uma quan- tidade muito alta de açúcar no sangue (hiperglicemia). A insulina é um hormônio responsável pelo transporte de glicose do san- gue para dentro das células dos diferentes tecidos do corpo, promovendo a obtenção de energia. Dentre as causas da diabetes, a ingestão excessiva de açúcar se configura como uma das principais, fazendo com que o corpo não consiga produzir insulina o suficiente. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de 12 milhões de pessoas estão com diabetes no Brasil, o que corresponde a mais de 5% da população.

A insuficiência de insulina é decorrente dos problemas de qual glândula humana?

A Tireoide B Pâncreas C Hipófise D Suprarrenal E Pineal

QUESTÃO 119

Os componentes lipídicos, especialmente os ácidos graxos, estão presentes nas mais diversas formas de vida, desempenhando importantes funções na estrutura das membranas celulares e nos processos metabólicos. Em humanos, os ácidos linoleicos são necessários para manter as membranas celulares, as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos. Esses ácidos também participam da transferência do oxigênio atmosférico para o plasma sanguíneo, da síntese da hemoglobina e da divisão celular, sendo denominados essenciais por não serem sintetizados pelo organismo e, por isso, devem ser adquiridos a partir da alimentação. Na figura abaixo, estão mostrados alguns ácidos graxos:

Ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 e ômega-6: importância e ocorrência em alimento; Revista de Nutrição, Campinas, 19(6), dez 2006 (adaptado).

Acido estearico

O OH

Acido linoleico

O Acido oleico OH

O OH O

OH

Acido linolenico

O OH

Sobre esses ácidos, é correto afirmar:

A O palmítico e o esteárico são insaturados e não possuem estereoisômeros.

B O palmítico e o esteárico são saturados e não possuem estereoisômeros.

C O oleico, o linoleico e o linolênico são insaturados e possuem isômeros ópticos.

D O oleico, o linoleico e o linolênico são saturados e possuem isômeros ópticos.

E O oleico, o linoleico e o linolênico são saturados e possuem isomeria geométrica do tipo trans.

(15)

NATUREZA

QUESTÃO 120

Um dos termos que mais gera dúvida entre os estudantes de Eletrodinâmica é a chamada Força Eletromotriz. Apesar do nome, essa grandeza não é uma força, na verdade, é uma diferença de potencial elétrico total criada por um gerador, sem nenhum tipo de desconto fornecido pela resistência interna do gerador. Para compreender melhor esse conceito, um professor criou um expe- rimento, desenhado no esquema abaixo.

R R

r

i

A

B

Em um circuito elétrico montado, o professor colocou uma associação de 8 pilhas iguais em série, cada uma com tensão nominal de 1,5V. Com um amperímetro, os alunos mediram uma corrente de 300mA.

Dado que a resistência interna do conjunto de baterias é 2,4 ohms, qual a resistência R do circuito elétrico?

A 2,22 Ohms B 8,7 Ohms C 22 Ohms D 37,6 Ohms E 45 Ohms

QUESTÃO 121

Uma empresa desenvolveu um teste de DNA para cães, e o primeiro teste foi realizado em um filhote chamado Bidu, sem raça definida. A dona de Bidu o adotou junto com sua mãe, Amora, mas não sabe quem é o pai. O resultado do teste de DNA está repre- sentado a seguir. As barras escuras correspondem a genes compartilhados.

Cao 2 Cao 3

Cao 1 Amora

Bidu Cao 4 Cao 5

Qual dos cães é o pai de Bidu?

A Cão 1 B Cão 2 C Cão 3 D Cão 4 E Cão 5

(16)

NATUREZA

A glicose é um dos carboidratos mais importantes no que se refere à alimentação, pois as células do organismo humano a usam para obter energia, através da sua oxidação pelo oxigênio proveniente da respiração. No seu metabolismo, a glicose fornece 4 calorias de energia por grama. Esse monossacarídeo é também um dos principais produtos da fotossíntese e pode ser encontrado na natureza na forma livre ou combinada, como no amido. A estrutura da glicose está mostrada abaixo:

O OH OH

OH OH HO H

Qual a classificação da cadeia carbônica da molécula de glicose acima?

A Aberta, insaturada e heterogênea.

B Aberta, insaturada e homogênea.

C Aberta, saturada e homogênea.

D Aromática, saturada e homogênea.

E Aromática, insaturada e heterogênea.

QUESTÃO 123

Apesar de terem aparências bastante diferentes, as pilhas comuns tipo AAA, AA, C e D têm a mesma diferença de potencial entre seus pólos positivos e negativos. A grande distinção entre essas pilhas é na carga presente em cada uma, normalmente fornecida em mAh, e na corrente elétrica recomendada para uso. As informações sobre os tipos de pilhas comuns são apresentadas no quadro abaixo.

1,5 V 1,5 V 0,8 V 0,8 V 1000 a 1200 1000 a 1200

15 15 AAA

0,8 V 0,8 V 2100 a 2800 2100 a 2800

28 28 AA 1,5 V 1,5 V

C 0,8 V 0,8 V 7000 a 7800 7000 a 7800

60 60 1,5 V 1,5 V

D 0,8 V 0,8 V 13000 a 15000 13000 a 15000

115 115 1,5 V 1,5 V Capacidade (mA.h)

Capacidade (mA.h) Corrente recomendada (mA) Corrente recomendada (mA)

Tensao nominal Tensao descarregada Tensao descarregada

Disponível em: https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/duvidas-dos-internautas/5723-corrente-de-pilhas-comuns-duv373.html (adaptado). Acesso em:

21/08/2021.

A partir dos dados apresentados, qual o tempo máximo de uso contínuo de uma pilha do tipo AAA e C, respectivamente:

A 15h e 60h B 80h e 100h C 80h e 130h D 100h e 130h E 60min e 360min

(17)

NATUREZA

QUESTÃO 124

Em 1824, o físico e engenheiro militar Nicolas Léonard Sadi Carnot entrou para a história da Ciência ao apresentar o Ciclo de Carnot. Esse sistema pode ser representado por uma sequência de transformações gasosas, em que uma máquina térmica tem o seu rendimento máximo operando em ciclos com duas fontes térmicas. O Ciclo de Carnot é constituído de duas transformações isotérmicas (A→B e C→D), intercaladas por duas transformações adiabáticas (B→C e D→A), como traz o gráfico PxV abaixo.

Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~dschulz/web/ciclo_carnot.htm. Acesso em: 20/08/2021

No ciclo apresentado no gráfico, podemos afirmar que:

A Na expansão de B para C, o gás absorve calor da fonte quente.

B Na compressão de D até A, o gás perde calor para o ambiente.

C Na expansão de A até B, o gás eleva sua temperatura enquanto expande.

D Na compressão de D até A, o gás mantém a pressão constante.

E Na expansão de A até B, o gás retira energia térmica da fonte quente.

QUESTÃO 125

A eritroblastose fetal, também conhecida como doença hemolítica do recém-nascido, é uma doença que geralmente acomete um filho de segunda ou posterior gestação. É causada pela reação de anticorpos maternos com as hemácias do feto, o que resulta em anemia e, possivelmente, em insuficiência cardíaca. A mãe, de tipo sanguíneo Rh-, é sensibilizada pelos antígenos do filho anterior, que tem sangue Rh+. A prevenção da doença envolve a administração de imunoglobulinas anti-Rh na mãe, a partir da 28ª semana da gestação anterior ou em até 72h após o parto.

Como funciona a solução de imunoglobulinas anti-Rh administradas na mãe?

A Modificando o tipo sanguíneo da mãe.

B Degradar as hemácias do bebê remanescentes na mãe.

C Desencadear uma resposta imunológica do bebê da próxima gestação.

D Anular o funcionamento dos anticorpos maternos presentes na próxima gestação.

E Prevenir que o bebê da próxima gestação seja Rh+.

(18)

NATUREZA

Muitas farmácias e lojas vendem medicamentos para o com- bate à azia. Mas há uma substância barata, que geralmente as pessoas têm em suas casas, e pode ser utilizada para tratar azia: o bicarbonato de sódio. O NaHCO3 é um antiácido popu- lar e pode ser usado para o tratamento de outros problemas digestivos também, como indigestão e irritação no estômago.

Entretanto, é preciso tomar cuidado para não ultrapassar as dosagens corretas, sendo melhor consultar um médico antes de usá-lo. No estômago, o NaHCO3 neutraliza a acidez através da reação:

NaHCO3 (s) + HCl (aq) → NaCl (aq) + CO2 (g) + H2O (l)

Dados: Na = 23 g.mol-1; H: 1 g.mol-1 ; C = 12 g.mol-1; O = 16 g.

mol-1; Cl = 35,5 g.mol-1

Considerando uma amostra de NaHCO3 com 90% de pureza, qual a massa aproximada de amostra necessária para neutra- lizar 100 g de ácido?

A 101 g B 203 g C 256 g D 352 g E 400 g

QUESTÃO 127

As chaleiras elétricas são um ótimo exemplo de como a ele- tricidade pode se transformar em energia térmica. Neste ele- troportátil, a energia da rede elétrica é transformada em calor para aquecer água. É comum, nesse tipo de dispositivo, um sensor de temperatura para garantir que a água não passe de 95°C.

Dada uma chaleira elétrica de 2L, potência de 1500W e ren- dimento de 80%, aproximadamente, quanto tempo leva para água em temperatura ambiente (25°C) acionar o sensor?

Considere: ρágua = 1kg/L e cágua= 4,2 kJ/(kg °C)

A 1min B 2min C 5min D 8min E 20min

Disponível em: www.revistagalileu.globo.com. Acesso em: 20 ago. 2021.

O cladograma acima representa uma hipótese sobre as rela- ções de parentesco e ancestralidade de espécies do gênero Homo, do qual o ser humano faz parte. A filogenia mostra os ancestrais diretos da nossa espécie (Homo sapiens), assim como espécies-irmãs, mas que já foram extintas.

Considerando a hipótese filogenética apresentada, as espé- cies-irmãs mais aparentadas evolutivamente são

A H. neanderthalensis e H. heidelbergensis.

B H. antecessor e H. cepranensis.

C H. cepranensis e H. ergaster.

D H. neanderthalensis e H. sapiens.

E H. floresiensis e H. erectus.

QUESTÃO 129

A holometabolia, ou metamorfose completa, é uma das manei- ras de desenvolvimento dos insetos. Esse processo é caracteri- zado por apresentar quatro estágios no ciclo de vida do animal:

ovo, larva, pupa e adulto. Durante a metamorfose, ocorre uma sequência de alterações muito bem coordenadas em vários te- cidos e órgãos, promovendo a ecdise. Essa coordenação é me- diada por uma série de hormônios esteroides, como a ecdisona.

O compartimento celular responsável por produzir os hormô- nios reguladores da metamorfose nos insetos holometábolos é

A o peroxissomo.

B o retículo endoplasmático liso.

C o ribossomo.

D a mitocôndria.

E o retículo endoplasmático rugoso.

(19)

NATUREZA

QUESTÃO 130

Sabe-se que a água, em condições ambientes, solidifica a 0 °C. Entretanto, em algumas regiões do planeta Terra, a temperatura é menor do que o ponto de fusão da água e, mesmo assim, a água dos oceanos nessas regiões permanece no estado líquido.

Qual das alternativas justifica o fato descrito?

A A densidade da água nessas regiões é maior do que em regiões mais quentes, por isso a água não congela nesses locais.

B A viscosidade da água nas regiões dos pólos é maior, o que aumenta a sua temperatura de fusão.

C Nessas regiões, há um equilíbrio entre o estado sólido e líquido da água, o qual chamamos de osmose.

D Há um excesso de solutos não voláteis dissolvidos nas águas dessas regiões, o que aumenta a sua temperatura de conge- lamento.

E A água dos oceanos contém sais dissolvidos, o que diminui o seu ponto de congelamento e, por isso, ela permanece líquida.

QUESTÃO 131

Em 150 A.C, Hiparco definiu um sistema de classificação de brilhos de estrelas em magnitudes. Classificando a olho nu o quão brilhante eram as estrelas no céu, definindo que a estrela mais brilhante receberia o valor de magnitude aparente (m) igual a 1. A partir dessa definição de magnitude aparente, também se definiu a magnitude absoluta (M), a medida do brilho intrínseco de um objeto celeste. As duas classificações são relacionadas a partir da expressão: m = M + 5 log r(pc)-5, em que r(pc) é a distância em parsecs, unidades de distância utilizada na astronomia, da Terra até o corpo celeste.

Considerando a expressão dada, qual a distância em que a magnitude aparente (m) é igual a magnitude absoluta (M)?

A 10pc B 8pc C 5pc D 2pc E 1pc

QUESTÃO 132

O consumo de energia elétrica está diretamente relacionado com o tempo de uso dos aparelhos elétricos e a potência. Por exem- plo, um chuveiro elétrico de 5500W pode aumentar consideravelmente a conta de luz no fim do mês se o uso não for controlado.

Considere que em uma família de 5 pessoas, cada um toma 1 banho por dia, por aproximadamente 20min.

Dado que o kWh custa R$ 0,50, qual valor é gasto pela família apenas com o banho ao longo de um mês?

A R$ 95,00 B R$ 137,50 C R$ 155,00 D R$ 183,50 E R$ 275,00

(20)

NATUREZA

A genealogia a seguir apresenta uma condição genética sendo transmitida em uma família ao longo de quatro gerações, represen- tadas pelos números I a IV.

II III IV

I Mulher com a condicao genetica

Mulher sem a condicao genetica Homem com a condicao genetica Homem sem a condicao genetica

Considerando o histórico familiar para a condição genética, há indícios de que o padrão de herança da característica é

A autossômico dominante, pois as mulheres sempre transmitem a condição às filhas.

B autossômico recessivo, pois a condição é transmitida com alternância de gerações.

C restrito ao cromossomo Y, pois homens com a condição transmitem apenas aos filhos homens.

D ligado ao cromossomo X e dominante, pois homens com a condição sempre transmitem às filhas.

E ligado ao cromossomo X e recessivo, pois as mulheres apresentam maior incidência da condição genética.

QUESTÃO 134

A tabela abaixo mostra algumas substâncias derivadas do petróleo com suas respectivas temperaturas de ebulição. Sabe-se que esses derivados são formados por hidrocarbonetos, que são moléculas que possuem cadeias carbônicas em suas estruturas.

Produto Produto

Querosene Querosene Lubrificantes Lubrificantes

1 a 5 1 a 5 6 a 10 6 a 10 11 a 12 11 a 12 26 a 38 26 a 38

4 a 180 4 a 180 180 a 230 180 a 230 405 a 515 405 a 515 Gasolina

Gasolina

NN

oo

atomos de C atomos de C

40 40

Temperatura de ebulicao (

o

C)

Gas de cozinha

Assinale a alternativa que explica a diferença nas temperaturas de ebulição desses compostos:

A As forças de atração entre as moléculas de lubrificantes são do tipo pontes de hidrogênio, por isso possuem maiores pontos de ebulição.

B O gás de cozinha possui moléculas polares, por isso as interações entre suas moléculas são mais fracas.

C Quanto maior o número de carbonos, mais fracas são as interações entre as moléculas.

D Hidrocarbonetos com maiores massas moleculares possuem maiores temperaturas de ebulição.

E Os lubrificantes são formados por moléculas polares e possuem interações do tipo dipolo induzido.

(21)

NATUREZA

QUESTÃO 135

Ao contrário da camuflagem, alguns animais desenvolveram características altamente chamativas, destacando-os no ambiente em que vivem. Na Colômbia, uma espécie de sapo (Phyllobates terribilis) possui uma coloração amarela vibrante, permitindo que o animal seja facilmente reconhecido. Ao mes- mo tempo, o anfíbio é considerado o vertebrado mais veneno- so do mundo, produzindo toxinas na sua pele e fazendo com que seus predadores morram imediatamente. Essa coloração de advertência pode parecer uma estratégia evolutiva contra- ditória, já que a alta exposição aos predadores extinguiria a coloração chamativa rapidamente, antes mesmo de fazer os predadores aprenderem que os sapos são venenosos.

Qual é o mecanismo evolutivo que explica o fato de os preda- dores evitarem presas que apresentam coloração de adver- tência, já que o aprendizado em uma geração não acontece?

A Os predadores resistentes ao veneno transmitem essa característica para seus descendentes.

B As toxinas do sapo modificam o genoma dos predado- res, deixando alguns deles resistentes ao veneno, o que mantém a coloração de advertência na espécie do sapo.

C Os predadores aprendem que o sapo é tóxico, transmitin- do geneticamente essa característica para as próximas gerações.

D Os predadores que conseguem decodificar o significado da coloração de advertência tendem a sobreviver mais e produzir mais descendentes do que aqueles que não decodificam a coloração, havendo uma seleção dos pre- dadores mais adaptados.

E Os predadores que decodificam o significado da colora- ção de advertência, por serem mais evoluídos, eliminam aqueles que não aprendem o significado da coloração.

Referências

Documentos relacionados

A dispensa de medicamentos é a função primordial do Farmacêutico e deve ser feita unicamente em Farmácia, por Farmacêuticos ou técnicos devidamente habilitados, sempre sob

No âmbito do Programa do Medicamento Hospitalar do Ministério da Saúde, a Farmacotecnia está descrita como sendo o “sector dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares onde é

Este estágio despertou-nos para a realidade profissional e a importância do papel do farmacêutico como profissional de saúde, contribuindo, não só para a

Pinturas, depilatórios, unguentos mamilares, colorantes para o cabelo e até pomadas à base de vidro em pó (que, aparentemente, permitiam simular a virgindade) (Braunstein, 1990),

Acrescenta, também, que as preocupações centrais para as feministas quanto à prestação de trabalho não remunerado debruçam-se sobre como valorizá-lo e partilhá-lo de

Nas outras versões mudam os valores numéricos, a ordem das perguntas e alguns pormenores que não alteram significativamente as perguntas.... MESTRADO INTEGRADO

Francisco elevou o relógio da cidade e o da aldeia à categoria de administradores do tempo, tanto colectivo como individual, porque o conhecimento que foram ganhando da vida social

Afastamento da sala de audiências: reflete a sensibilidade dos juízes quanto ao impacto das condições físicas, sobretudo das características austeras da sala da audiência de