• Nenhum resultado encontrado

Orientação para as empresas respondentes: módulo de Supply Chain Módulo Supply Chain 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Orientação para as empresas respondentes: módulo de Supply Chain Módulo Supply Chain 2015"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Orientação para as empresas respondentes: módulo de

Supply Chain

Módulo Supply Chain 2015

CDP info@cdp.net +44 (0) 20 7970 5660

http://www.cdp.net/

(2)

Conteúdo

SM0: Introdução ao guia do CDP Supply Chain 5

Introdução/ Orientação Geral

5

Orientação Específica sobre as Perguntas

5

SM1: Atribuição de suas emissões de escopo 1, 2 e 3 aos seus clientes

7

Orientação Geral

8

Orientação Específica sobre as Perguntas

8

SM2: Oportunidades de colaboração 16

Orientação Geral

17

Orientação Específica sobre as Perguntas

17

SM3: Seu envolvimento com os seus fornecedores 22

Orientação Geral

23

Orientação Específica sobre as Perguntas

23

Os direitos autorais do(s) questionário(s) do CDP são propriedade do Carbon Disclosure Project, uma instituição beneficente, registrada sob o número 1122330 e uma companhia limitada, registrada na Inglaterra sob o número 05013650. Qualquer utilização de qualquer parte do questionário, incluindo as perguntas deve ser autorizada pelo Carbon Disclosure Project. Qualquer uso não autorizado é proibido e o Carbon Disclosure Project se reserva ao direito de proteger seus direitos autorais por todos os meios legais necessários. Entre em contato com license@cdproject.net para maiores detalhes.

(3)

Introdução ao Guia do CDP Supply Chain

Introdução ao documento

Este documento deve ser lido por qualquer pessoa que responda ao pedido de informação do CDP Supply Chain em 2015, independentemente se você respondeu ao CDP antes. Ele contém informações importantes sobre as fontes de divulgação deste ano e processos chave de informação para lhe ajudar na preparação de sua resposta ao CDP Supply Chain 2015. Se você não completou o pedido de informações do CDP antes, ou gostaria de mais informações sobre o CDP de forma mais ampla, por favor, veja a nossa orientação para quem está respondendo pela primeira vez.

http://www.cdpla.net/sites/default/files/Guia%20de%20orientacao%20%C3%A0s%20empresas%202015_portu gues.pdf

Este documento foi preparado para empresas que responderam aos pedidos de informação sobre do climate change em nome dos membros do CDP Supply Chain. Um guia separado foi elaborado para ajudar as empresas a responderem aos pedidos de informação sobre as alterações climáticas, a água e as florestas em nome de nossos investidores-veja https://www.cdp.net/en-US/Pages/guidance.aspx..

Caso tenha qualquer dúvida no processo, por favor, envie um e-mail para respond@cdp.net

(4)

4

Módulo de orientção Supply Chain

SM0: Introdução

Orientação geral

As Empresas respondentes deste pedido de informações se dividem em dois grupos:

A) As empresas que já receberam um pedido de informações do CDP em nome de investidores. Tal pedido foi enviado em fevereiro deste ano.

B) As empresas para as quais não foi enviado o pedido anterior e para as quais esta solicitação do CDP, em nome dos clientes, é a primeira recebida neste ano.

Empresas na categoria A:

As empresas nesta categoria serão apresentadas com a página de introdução que foi preenchida quando do atendimento do pedido de informação dos investidores. As empresas devem clicar em "Save" para acionar a tela do módulo Supply Chain. Note que esta página não pode ser editada.

Na primeira questão do módulo Supply Chain, as empresas terão a oportunidade de adicionar algum texto introdutório, especificamente sobre os dados fornecidos neste módulo. Isso pode ser útil, já que empresas nesta categoria, muitas vezes, respondem aos investidores em um nível de grupo empresarial, e respondem ao corpo principal do questionário nesta perspectiva. No entanto, este pedido de um cliente para responder ao questionário do CDP por meio do programa Supply Chain pode vir por meio de uma subsidiária.

Se uma subsidiária for questionada, ela não será obrigada a refazer o questionário que já foi concluído pela empresa principal. No entanto, pedimos que a subsidiária preencha o módulo Supply Chain, fornecendo o máximo possível de informações, sob medida para seu cliente solicitante. Nesse caso, talvez você queira fornecer uma introdução específica relacionada à subsidiária que está respondendo ao módulo Supply Chain. Isso é totalmente opcional. Caso você deseje fazê-lo, favor fornecer as informações em resposta a pergunta SM0.0.

Empresas na categoria B:

Você já terá visto a página de introdução no início do questionário. Se você assim quiser, por favor forneça uma introdução adicional para as informações do módulo Supply Chain na resposta à pergunta SM0.0.

Note que o módulo de Supply Chain não marca pontos no momento. Isso se aplica a empresas em ambas as categorias A e B.

Orientações Específicas sobre as Perguntas

SM0.0: Aproveite esta oportunidade, caso você queira, para fornecer uma introdução separada para este módulo.

Responda a esta pergunta na caixa de texto fornecida no ORS, usando até 5.000 caracteres.

(5)

5 Se você respondeu a essa pergunta no ano passado, você pode transferir sua resposta ao questionário do presente ano e adaptá-la conforme necessário. Se você quiser fazer isso, pressione o botão "Copy from last year" no final da página da Web, mas você deve fazer isso antes de introduzir qualquer coisa nesta página da Web.

(6)

6

SM1: Alocando suas emissões aos seus clientes.

Via das perguntas

1.3 Quais são os desafios na alocação de emissões para diferentes clientes e o que ajudaria a superar estes

desafios?

SM1.1:Por favor alocar suas emissões aos os seus clientes, listados abaixo, de acordo com os

produtos ou serviços que você vendeu no período de relatório?

SM 1.2 Por favor, explique como você identificou as fontes de GEE listadas acima, incluindo as

principais limitações do presente processo e suposições feitas.

SM 1.4 Por favor, descreva se, e como você pretende desenvolver as suas capacidades para alocar as emissões

para os seus clientes no futuro.

(7)

7

Orientação Geral

Emissões de fornecedores são muitas vezes maiores que as emissões das próprias organizações de compra, os Membros do Supply Chain solicitam seus dados de emissões de GEE pois gostariam de entender melhor o impacto total da sua organização sobre as mudanças climáticas - e não apenas as suas próprias emissões diretas. As perguntas abaixo foram concebidas para ajudar você a comunicar a alocação de emissões de sua empresa para o seu cliente(s).

A disposição de transferir suas respostas a partir da resposta do ano passado neste questionário não está disponível nesta seção, assim como a lista de membros requerentes pode ter mudado desde o ano passado para este.

Orientação à pergunta específica

SM1.1: Por favor alocar suas emissões para os seus clientes abaixo de acordo com os produtos ou serviços que lhes venderam neste período de relatório.

Por favor, selecione o(s)

membro (s) solicitante(s)

Escopo de Emissões

Emissões em toneladas métricas

Incerteza (± %)

Principal fonte de emissões

Verificado (a)

Por favor forneça detalhes

Por favor, explique como voce fez essa alocação incluindo suas limitações e como voce assumiu esse processo.

Nome do(s) membro(s) solicitante

(a) A alocação de emissões para os seus clientes foram verificadas externamente?

Por favor, note que esta questão mudou desde o ano passado - agora você pode relatar todos os tipos de escopos definidos pelo GHG Protocol, selecionando o valor apropriado na segunda coluna (Escopo de emissões).

Orientação sobre a conclusão de cada coluna é dado abaixo:

Coluna 1: "Por favor selecione o(s) membro(s) requerente (s)": Note que esta tabela é projetada de modo que apenas o cliente que você selecionar na coluna 1 será capaz de ver os dados relevantes para eles. Se você digitar uma resposta sem selecionar o membro requerente, sua resposta não será visível a todos.

Qualquer dado ou anexo adicionado ao campo de mais informações no final da página poderá ser visto por todos os membros solicitantes. Se você optar por fazer sua resposta pública, todos os textos e anexos no campo serão colocados no nosso site público.

(8)

8 Coluna 2: "Escopo de emissões": por favor utilize esta coluna para especificar a seus clientes em qual escopo das emissões você está alocado. Você pode alocar tanto as emissões diretas da empresa de seu limite (escopo 1) ou as emissões indiretas (Escopo 2 e 3). Uma explicação do que entra nos escopos 1, 2 e 3 pode ser encontrada no GHG Protocol Standard (Scope 3) http://www.ghgprotocol.org/standards/corporate-standard. Mais orientação sobre as diversas categorias de Escopo 3 pode ser encontrada no GHG Protocol Corporate Value Chain (Scope3) (http://www.ghgprotocol.org/standards/scope-3-standard).

Você pode selecionar da lista de escopos:

 Escopo 1

 Escopo 2

 Escopo 1 2

 Escopo 1 2 3

 Escopo 3, bens adquiridos e serviços

 Escopo 3, bens de capital

 Escopo 3, combustível e energia e atividades relacionadas (não incluídos no Scopes 1 ou 2)

 Escopo 3, transporte e distribuição montante

 Escopo 3, resíduos gerados em operações

 Escopo 3, Viagens de negócios

 Escopo 3, Deslocamento Empregados

 Escopo 3, os ativos montante arrendados

 Escopo 3, transporte e distribuição de Abastecimento

 Escopo 3, Processamento de produtos vendidos

 Escopo 3, Uso de produtos vendidos

 Escopo 3, Tratamento dos produtos não vendidos

 Escopo 3, Ativos jusante arrendados

 Escopo 3, Franquias

 Escopo 3, Investimentos

 Escopo 3, montante Outros

 Escopo 3, a jusante Outros

(9)

9 Coluna 3: "Emissões em toneladas métricas de CO2e": Favor especificar as toneladas métricas de CO2 que está alocando para seu cliente para o escopo na coluna 2. Esta coluna vai aceitar números até 999999999999. Não aceita casas decimais ou vírgulas.

Coluna 4: "Principais fontes de emissões": Descrever as fontes de emissões para as quais você forneceu um valor. Por exemplo:

 para Escopo 1: emissões de fornos, secadores ou aos fornos de uma fábrica, etc;

 para escopo 2: emissões de eletricidade que alimentam linhas de produção, iluminação e aquecimento em escritórios, para datacenters, etc;

 Para o escopo 3: várias categorias, viagens aéreas para os funcionários da empresa, o carbono incorporado em matérias primas, gestão de resíduos gerados na produção, etc.

Coluna 5: "Incerteza (% ±)": Fornecer o grau de precisão dos valores, expressos em percentagem, e.g.

você estima que são precisos para + / - 15%. Esta coluna vai aceitar números até 999999. Não aceita casas decimais ou vírgulas.

Coluna 6: "Verificado": A alocação de emissões para os seus clientes foram verificadas externamente?

"Externamente verificado" significa por meio de uma organização terceira, independente da empresa. Por favor, selecione sim ou não.

Coluna 7: "Por favor forneça detalhes": Esta coluna tem como fim permitir que você aloque suas emissões para os seus clientes. Sua empresa pode ter usado uma série de métodos de alocação. No capítulo 8 (página 86) do GHG Protocol Corporate Value Chain (Scope3) Accounting and Reporting Standard (http://www.ghgprotocol.org/standards/scope-3-standard) descrevemos alguns desses métodos. Há também outra bibliografia disponível no Life-Cycle Assessment discutindo os detalhes dos métodos de atribuição diferentes. Para efeitos de reporte ao CDP, a classificação foi estabelecida com base na Cadeia de Valor Corporativo (Scope3) e você pode escolher entre os seguintes valores:

 A alocação não é necessária devido ao tipo de dados primários disponíveis

 Alocação não é necessária como uso de dados secundários

 Alocação com base na massa de produtos comprados

 Alocação baseada no volume dos produtos comprados

 Alocação com base no conteúdo energético dos produtos adquiridos

 Alocação com base no conteúdo químico dos produtos comprados

 Alocação com base no número de unidades de compra

 Alocação baseada na área

 Alocação com base em outro fator físico

 Alocação com base no valor de mercado dos produtos adquiridos

 Outros, por favor especifique

Você pode inserir mais de uma linha de dados, utilizando o botão "Adicionar linha no canto inferior direito da tabela no ORS.

(10)

10 Tentar estimar o quanto de suas emissões foram resultados da compra de produtos/serviços por seus clientes pode não ser tão simples. Ajudar as empresas a enfrentar esse desafio é uma das motivações por trás do desenvolvimento de um novo padrão pelo World Resources Institute e do the World Business Council for Sustainable Development - a parceria em parceria com o GHG Protocol Corporate.

O padrão é chamado de Corporate Value Chain (Scope 3) Accounting and Reporting Standard. Esse protocolo é escrito para as empresas que tentam calcular suas emissões de Escopo 3, mas os procedimentos dentro dele podem ser usados por fornecedores dessas empresas para avaliar como muitas de suas (dos fornecedores), emissões de GEE estão associadas com as compras de seus clientes.

Em outras palavras, o padrão pode ser usado por fornecedores ou clientes. E pode ser encontrado aqui:

http://www.ghgprotocol.org/standards/scope-3-standard.

Ele contém informações que irão ajudá-lo na decisão de como vincular uma parte de suas emissões às compras feitas pelo seu cliente em sua empresa (ver capítulo 8). Se você tivesse um cliente somente este seria um processo fácil e todo o seu escopo 1, 2 e 3 de emissões entrariam no cálculo de escopo 3 de seu cliente.No entanto, esta seria uma situação bastante incomum. A maioria das empresas tem mais de um cliente, portanto, a atribuição de emissões para as compras de cada um deles não é tão simples.Nós usamos o termo "alocar" / "alocação" para se referir a essa atribuição. A norma do GHG Protocol define isso como:

"A alocação é o processo de fracionamento de emissões de GEE, a partir de uma única instalação ou outro sistema (por exemplo, atividade, veículo, linha de produção da unidade de negócios, etc) entre suas várias saídas. Alocação é necessária quando:

Uma única instalação ou outro sistema produz saídas múltiplas, e

Emissões apenas são medidas para toda a instalação ou o sistema como um todo"

O protocolo trata do processo de decidir como dividir - "a partição" - de emissões entre diferentes bens e serviços.

No entanto, se você sabe que tantas toneladas métricas de carvão ou tantas horas de quilowatts de eletricidade têm sido utilizadas na produção de bens de um determinado cliente, ou na prestação de serviços a um determinado cliente, então todas as emissões resultantes da queima do carvão ou associados com o uso da eletricidade, podem ser relacionas com as compras desse cliente, ou seja, você evita "alocação" no sentido técnico de ter de emissões de partição. Gostaríamos de pedir que você use esses dados para completar a tabela em SM1.1.

A situação que acabamos de descrever exigiria um procedimento que permite saber a quantidade de carvão queimada para produzir produtos para um determinado cliente ou energia elétrica medida electrical sub-meters quando o trabalho para um cliente começou e quando terminou. Há outras maneiras de evitar este processo de particionamento e estes são abordados na seção 8.2 do padrão " Avoid Or Minimize Allocation If Possible”.".

No entanto, pode não ser possível ou prático medir a esse nível de detalhe. Você pode saber quanta eletricidade uma linha de produção especial utilizou no último trimestre, ou quanto gás foi usado no ano passado para aquecer os escritórios de sua empresa, porém durante os trabalhos feitos no mesmo período de tempo para mais de um cliente, as emissões associados com a eletricidade e gás, têm de ser repartidos entre mais de um cliente. Capítulo 8 explica as diferentes abordagens que podem ser tomadas para fazer isso.

(11)

11 Lembre-se que, embora o documento seja escrito a partir da perspectiva de um cliente, o cálculo do seu Escopo 3 de emissões, e pensar o que fazer com os dados de seus fornecedores, as técnicas descritas também podem ser utilizados pelo fornecedor para decidir como alocar suas emissões para os clientes - Outro ponto a lembrar é que o novo padrão é chamado de Escopo 3 padrão, porque está escrito a partir da perspectiva de seu cliente, investigando emissões fora da sua fronteira organizacional. No entanto, ele contém dicas para ajudá-lo aalocar seu Escopo 1, 2 e 3 de emissões - e não apenas o seu escopo 3 de emissões.

Ao alocar emissões, utilize os dados de emissões mais específicos possível, com os produtos que seu cliente comprou de você. Isto é particularmente importante no caso de empresas que são diversificadas que produzem uma vasta gama de produtos muito diferentes.

Quadro 1: Níveis de Dados

Tipo de dados Descrição

1. –Dados das Atividade, processo ou da produção Emissões de GEE das atividades, processos e linhas de produção do produto de interesse

2.Dados das instalações Emissões de GEE das instalações ou

operações do produto de interesse 3. Dados das unidade de negócios, Emissões de GEE das unidades de

negócios que produzem o produto de interesse

4. Dados corporativos Emissões de GEE de toda a corporação

Caixa 2. Baseada na tabela 8.1 do GHG Protocol Scope 3 stardards, mostra opções para alocar os dados de emissões. Para saber mais sobre considerações para decidir qual a equação usar, consulte o capítulo 8:: http://www.ghgprotocol.org/standards/scope-3-standard.

Quadro 2: Opções para alocar as emissões para o cliente Método de

alocação

Definição

Alocação Física

Alocar as emissões de uma atividade baseada em uma relação física subjacente entre as múltiplas entradas/saídas e da quantidade de emissões geradas

Massa Massa de co-produtos

𝐸𝑚𝑖𝑠𝑠õ𝑒𝑠𝐴𝑙𝑜𝑐𝑎𝑑𝑎𝑠𝑑𝑎𝐼𝑛𝑠𝑡𝑎𝑙𝑎çã𝑜 = 𝑉𝑜𝑙𝑢𝑚𝑒𝑑𝑜𝑠𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑜𝑠𝑐𝑜𝑚𝑝𝑟𝑎𝑑𝑜𝑠

𝑉𝑜𝑙𝑢𝑚𝑒𝑡𝑜𝑡𝑎𝑙𝑑𝑜𝑠𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑜𝑠𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑧𝑖𝑑𝑜𝑠∗ 𝑒𝑚𝑖𝑠𝑠õ𝑒𝑠 𝑡𝑜𝑡𝑎𝑖𝑠 Volume Volume de carga transportada

𝐸𝑚𝑖𝑠𝑠õ𝑒𝑠𝐴𝑙𝑜𝑐𝑎𝑑𝑎𝑠𝑑𝑎𝐼𝑛𝑠𝑡𝑎𝑙𝑎çã𝑜 = 𝑀𝑎𝑠𝑠𝑎 𝑑𝑜𝑠 𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑟𝑎𝑑𝑜𝑠

𝑀𝑎𝑠𝑠𝑎 𝑡𝑜𝑡𝑎𝑙 𝑑𝑜𝑠 𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑜𝑠 𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑧𝑖𝑑𝑜𝑠∗ 𝑒𝑚𝑖𝑠𝑠õ𝑒𝑠 𝑡𝑜𝑡𝑎𝑖𝑠 Número de

unidades

Número de unidades vendidas

𝐸𝑚𝑖𝑠𝑠õ𝑒𝑠𝐴𝑙𝑜𝑐𝑎𝑑𝑎𝑠𝑑𝑎𝐼𝑛𝑠𝑡𝑎𝑙𝑎çã𝑜 = 𝑁ú𝑚𝑒𝑟𝑜 𝑑𝑒 𝑢𝑛𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒𝑠 𝑎𝑑𝑞𝑢𝑖𝑟𝑖𝑑𝑎𝑠

𝑁ú𝑚𝑒𝑟𝑜 𝑡𝑜𝑡𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝑢𝑛𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒𝑠 𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑧𝑖𝑑𝑎𝑠∗ 𝑒𝑚𝑖𝑠𝑠õ𝑒𝑠 𝑡𝑜𝑡𝑎𝑖𝑠 Energia Conteúdo de energia de calor e electricidade co-produtos

(12)

12 𝐸𝑚𝑖𝑠𝑠õ𝑒𝑠𝐴𝑙𝑜𝑐𝑎𝑑𝑎𝑠𝑑𝑎𝐼𝑛𝑠𝑡𝑎𝑙𝑎çã𝑜 = 𝐶𝑜𝑛𝑡𝑒ú𝑑𝑜 𝑒𝑛𝑒𝑟𝑔é𝑡𝑖𝑐𝑜 𝑑𝑒 𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑟𝑎𝑑𝑜

𝐶𝑜𝑛𝑡𝑒ú𝑑𝑜 𝑒𝑛𝑒𝑟𝑔é𝑡𝑖𝑐𝑜 𝑡𝑜𝑡𝑎𝑙 𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑜𝑠 𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑧𝑖𝑑𝑜𝑠∗ 𝑒𝑚𝑖𝑠𝑠õ𝑒𝑠 𝑡𝑜𝑡𝑎𝑖𝑠 Químico Composição química do produto químico co-produtos

𝐸𝑚𝑖𝑠𝑠õ𝑒𝑠𝐴𝑙𝑜𝑐𝑎𝑑𝑎𝑠𝑑𝑎𝐼𝑛𝑠𝑡𝑎𝑙𝑎çã𝑜 = 𝐶𝑜𝑚𝑝𝑜𝑠𝑖çã𝑜 𝑞𝑢í𝑚𝑖𝑐𝑎 𝑑𝑜𝑠 𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑜𝑠 𝑎𝑑𝑞𝑢𝑖𝑟𝑖𝑑𝑜𝑠

𝐶𝑜𝑛𝑡𝑒ú𝑑𝑜 𝑞𝑢í𝑚𝑖𝑐𝑜 𝑡𝑜𝑡𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑜𝑠 𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑧𝑖𝑑𝑜𝑠∗ 𝑒𝑚𝑖𝑠𝑠õ𝑒𝑠 𝑡𝑜𝑡𝑎𝑖𝑠 Outros

fatores Teor de proteína dos alimentos co-produtos, espaço ocupado por produtos.

Outras fórmulas Economia de

alocação

Alocar as emissões de uma atividade com base no valor de mercado de cada produção / produto

Valor de mercado

Valor de mercado de co-produtos 𝐸𝑚𝑖𝑠𝑠õ𝑒𝑠𝐴𝑙𝑜𝑐𝑎𝑑𝑎𝑠𝑑𝑎𝐼𝑛𝑠𝑡𝑎𝑙𝑎çã𝑜 =

𝑣𝑎𝑙𝑜𝑟 𝑑𝑒 𝑚𝑒𝑟𝑐𝑎𝑑𝑜 𝑑𝑜𝑠 𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑜𝑠 𝑎𝑑𝑞𝑢𝑖𝑟𝑖𝑑𝑜𝑠

𝑉𝑎𝑙𝑜𝑟 𝑡𝑜𝑡𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝑚𝑒𝑟𝑐𝑎𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑜𝑠 𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑧𝑖𝑑𝑜𝑠 𝑡𝑜𝑡𝑎𝑖𝑠 ∗ 𝑒𝑚𝑖𝑠𝑠õ𝑒𝑠 𝑡𝑜𝑡𝑎𝑖𝑠

Ao determinar o "valor de mercado", as empresas devem utilizar o preço de venda (ou seja, o preço que a cliente paga para adquirir produtos do fornecedor), em vez do custo de produção do fornecedor (ou seja, os custos incorridos pelos fornecedores para fabricar a seus produtos.

Outros métodos

Alocar as emissões de uma atividade baseada em uma indústria específica ou uma empresa com métodos de alocação específicos

Outros fatores

Outras fórmulas

Por favor, note que as demais respostas desta página (SM1.2-1.4) podem ser vistas por todos os membros solicitantes, não só aqueles que foram selecionados na coluna 1 da tabela no SM1.1.

Coluna 8: “Por favor, explique como voce fez essa alocação incluindo suas limitações e como voce assumiu esse processo” - Explique como você identificou as fontes de GEE listadas acima incluindo as maiores limitações para este processo e pressupostos feitos.

As empresas muitas vezes têm muitas fontes diferentes de emissões. Esta pergunta procura entender como você selecionou as fontes de emissões. A Norma Corporativa do GHG Protocol

(http://www.ghgprotocol.org/standards/corporate-standard) diz que as empresas devem comunicar todas as emissões dentro de seu limite organizacional escolhido. Isso define as fontes de emissões que você irá descrever no relatório. Há três opções: fontes nas quais a empresa tem ações (equity shares); fontes sobre os quais a empresa tem controle financeiro; fontes sobre os quais a empresa tem controle

operacional.

Se você excluir qualquer fonte dentro do limite corporativo, pedimos que você divulgue isso e justifique as exclusões.

No entanto, você pode simplesmente estar limitado por seu conhecimento das possíveis fontes de emissão ou ter feito suposições sobre as quais as fontes eram as maiores. Explique o raciocínio por trás da sua seleção, incluindo as dificuldades que você encontrou.

Lembre-se que a sua resposta a esta pergunta estará visível a todos com acesso a sua resposta, logo é melhor fornecer somente informações genéricas.

(13)

13 Dê uma resposta de texto usando não mais do que 5.000 caracteres.

SM1.2 Onde a informação publicada foi usada para completar a questão SM1.1 por favor forneça uma referência (s).

Para alocar as emissões para seu cliente você pode ter usado os seus próprios dados (primários) em resposta à pergunta de SM1.1. Alternativamente, você pode ter baseando-se em publicações que fornecem uma média de dados secundários de indústrias para determinados materiais ou processos, ou você pode ter usado uma mistura de ambos. Por favor, faça a ascendência dos dados claros, fornecendo referências onde a informação publicada tem sido utilizada, bem como a sinalização de onde tem sido utilizada. Lembre-se, a sua resposta a esta pergunta será visível por todos com acesso a sua resposta, você pode fornecer somente informações genéricas.

Por favor, dar uma resposta de texto utilizando não mais do que 5.000 caracteres.

SM 1.3 Quais são os desafios na alocação de emissões para diferentes clientes, e o que o ajudaria a superar esses desafios?

O objetivo desta pergunta é fornecer percepções aos seus clientes sobre as dificuldades em atribuir-lhes as emissões específicas de seus produtos ou serviços. Em certos casos, pode ser que as soluções específicas possam ser resolvidas entre você e seu cliente para superar esses desafios. Lembre-se, a sua resposta a esta pergunta será visível por todos os partidos com acesso a sua resposta para que você só possa querer fornecer informações genéricas.

Desafios de alocação Por favor, explique o que poderia ajudá-lo a superar esses desafios

Coluna 1, "Alocação de desafios". Por favor, selecione:

 A diversidade de linhas de produtos representa com precisão o custo de cada linha de produto / produto ineficaz

 Base de clientes é muito grande e diversificada para acompanhar com precisão as emissões para o cliente

 Gerenciar os fatores de emissão de diferentes e numerosas geografias torna o cálculo da pegada de carbono um pouco difícil

 Isso exigiria divulgar informações confidenciais de negócios / proprietário

 Nós não enfrentamos desafios

 Outro, por favor, especifique.

Column 2 “Please explain what would help you overcome challenges”: This column will take up to 2,500 characters.

(14)

14 Coluna 2 "Por favor, explique o que o ajudaria a superar os desafios": Esta coluna irá levar até 2.500 caracteres.

SM1.4 Você pretende desenvolver as suas capacidades para alocar emissões para seus clientes no futuro?

Se Sim: SM1.4a Por favor descreva como você pretende fazê-lo.

Se Não: SM1.4b Por favor descreva o porquê você não tem planos de fazê-lo.

Por favor, dar uma resposta em texto utilizando não mais do que 5.000 caracteres.·.

(15)

15

SM2: Oportunidades colaborativas

Via das perguntas

SM 2.2b: Por favor, seleccione o(s) membro(s) requerente (s) que têm impulsionado uma redução.

SM 2.1: Por favor, use a tabela abaixo para comunicar qualquer proposta que gostaria de fazer a membros específicos do Supply Chain para o desenvolvimento colaborativo de projetos de redução de emissões de GEE ou produtos.

projects or products.

SM 2.2a: Tem pedidos ou iniciativas de membros do CDP Supply Chain que levaram sua empresa a tomar iniciativas a nível organizacional de redução de emissões?

(16)

16

Orientação Geral

Não há uma orientação geral para esta pergunta. A capacidade de transferir as respostas de reporte do questionário do ano passado não está disponível nesta questão assim como a lista de membros solicitantes pode ter mudado no ano passado para este.

Orientação pergunta específica

SM 2.1 Por favor use a tabela abaixo para comunicar as propostas que você gostaria de fazer aos membros específicos do CDP Supply Chain, para o desenvolvimento colaborativo de projetos de redução de emissões de GEE ou produtos.

Por favor, selecione o membro solicitante.

Tipo de proposta Tempo estimado para as reduções de carbono serem realizadas

Detalhes da proposta

Selecione da lista de organizações que tenham solicitado que complete este módulo.

Redução das emissões de processo nos transportes,

Transporte da frota.

Design de produto Mudança de comportamento Definir metas conjuntas de GEE Outro

Qual seria o tempo necessário para a proposta reduzir emissões de GEE.

Voce pode trabalhar com tempo de payback do projeto também, mas

especifique no detalhe da proposta ao lado essa informação.

Resposta de texto de até 2.500 caracteres.

Por favor, não incluir detalhes de ofertas comerciais existentes de que o seu cliente já estará ciente. Use isso como uma oportunidade de pensar sobre novas maneiras que você pode trabalhar com o seu cliente para reduzir as emissões associadas com os bens e serviços que você oferece ao seu cliente.

Você não deve sentir-se obrigado a completar esta pergunta se não tiver nenhuma proposta. Se você tiver propostas, por favor, fornecer informações / sugestões para o seu cliente sobre como você pode trabalhar com eles para reduzir as emissões de gases de efeito estufa por exemplo, por meio de:

Processos de redução de emissões: os processos para produzir um determinado produto ou serviço, por exemplo, alterando a temperatura a que um dado processo de produto / é feito pode conduzir a uma redução das emissões de gases associadas a esse processo / produto.

Transporte, frota: mudanças na eficiência ou na composição da frota de transporte podem levar a reduções significativas das emissões.

Utilização, transporte: alterações à forma de transporte utilizada para entrega de produtos aos clientes, também pode levar à redução de emissões. Este componente relaciona-se mais com os aspectos logísticos do transporte.

(17)

17

Design de produto: a decisão de design de produto pode levar a reduções significativas de emissões, por exemplo, uma empresa de marketing pode sugerir a substituição folhetos com um meio de obter uma forma de emitir a mensagem de forma que a emissão de GEE seja menos intensiva. A fabricação pode sair com um produto que consome menos material e produz menos resíduos, levando a redução de emissões em sua cadeia de valor. Isso também pode incluir alterações na embalagem de seus produtos. O design do produto também pode oferecer uma economia substancial para a fase de utilização dos produtos, o que para muitos produtos é onde está o maior impacto.

Definir metas conjuntas de GEE: o desenvolvimento de metas de redução de emissões conjuntas com seus clientes pode ser um importante motor para encontrar soluções conjuntas para reduzir as emissões.

A mudança de comportamento: pode haver um comportamento específico dentro das empresas, por exemplo, estabelecida em conformidade com certa expectativa de clientes que, se alterados, podem levar a reduções de emissões.

Outros: outras iniciativas que podem levar a reduções de emissões.

Por favor, note que esta tabela é projetada de modo que apenas o cliente que você selecionar na coluna 1 ("Por favor selecione o membro solicitante") será capaz de ver os dados relevantes para eles. Se você digitar uma resposta sem selecionar um membro requerente, a sua resposta não será visível a todos.

Quaisquer dados ou anexos adicionados ao campo mais informações no final da página poderão ser vistos por todos os membros solicitantes. Se você optar por fazer a sua resposta pública, todo o texto e anexos nos campos de informações estarão disponíveis publicamente em nosso website Você pode inserir mais de uma linha de dados, utilizando o botão "Adicionar linha 'no canto inferior direito da tabela no ORS.

SM2.2 As solicitações das empresas ou iniciativas dos membros do CDP Supply Chain levaram sua empresa a tomar iniciativas a nível organizacional de redução de emissões?

Selecione "Sim" ou "Não" a partir do menu drop-down fornecido no ORS para responder a esta pergunta.

Esta questão está relacionada a iniciativas de redução de emissões que você poderia ter feito em sua empresa e identificado no início desse questionário, nas questões 3.3 e 3.3a até 3.3c.

Nesta sessão, membros gostariam de saber, se for o caso, se essas iniciativas estão associadas com as iniciativas de redução de emissões que foram causadas (em parte ou totalmente) por envolvimento com você como fornecedor.

Esta é a sua oportunidade de demonstrar como sua empresa está reduzindo as emissões associadas com gastos deles e cuidando das necessidades dos seus clientes.

SM 2.2a Por favor, selecione o membro requerente (s) que têm impulsionado uma redução.

Esta questão só aparece se o "Sim" for selecionado em resposta à pergunta SM 2.2a.

(18)

18 Por favor,

selecione o(s) membro (s)

solicitante(s) que têm impulsionado a redução.

Nome da iniciativa

Descrever a iniciativa de redução

De a quantidade métrica de toneladas de CO2e que foram reduzidas

Você identificou essa

oportunidade através do processo do CDP Supply Chain Action Exchange?

Você estaria de acordo que seu membro usa-se essa

informação em seus canais de comunicação]ao externos

Nome(s) do membro(s) solicitante

Resposta de texto de até 2.500 caracteres.

(19)

19

SM3: Produto (bens e serviços) nível de dados

Via de questão

Excel Número

SM 3.1 Para quantos bens / serviços que você deseja fornecer dados?

SM 3.1a Indique o percentual global das emissões totais, para todos os escopos, que são cobertos por estes produtos

SM3.2 Por favor, descreva os bens / serviços para os quais você deseja fornecer dados usando o modelo a seguir e

anexe-o à resposta.

SM3.2a Por favor, descreva os bens / serviços para os quais você deseja fornecer dados (Produto n)

(Product n)

SM 3.2b Dados das fases do ciclo de vida (Produto n)

SM3.2c Por favor detalhe as iniciativas de redução de emissão detalhes concluídoas ouplanejadas para este produto(Produto n)

SM3.2d Alguma das iniciativas descritas em SM3.2c foi

impulsionada pelasolicitação dos membros? (Produto n)

SM3.2e Por favor, explique o que iniciativas têm sido impulsionadas por membros requerentes (Produto n

members (Product n)

(20)

20

Orientação Geral

As metodologias para cálculo da pegada de carbono estão cada vez mais padronizadas. Cada vez mais, também, diferentes elementos de um produto estão sendo medidos de forma independente, permitindo que o fabricante final ou revendedor possa calcular mais facilmente e com mais precisão as emissões de GEE de um produto acabado.

O CDP e nossos membros de Supply Chain estão encorajando você a entrar neste caminho e gostaríamos de coletar dados mais específicos dos produtos. Se você tem um “cradle to gate” " total ou " cradle to grave” " de um produto relevante, por favor, use as tabelas abaixo para fornecer esses dados.

No entanto, se você não tiver feito uma análise completa, mas for capaz de fornecer um fracionamento de sua própria parte do produto do cliente, por favor, use as tabelas abaixo para fazê-lo. Em qualquer caso, ser claro sobre o estágio que você está descrevendo.

Este ano, o CDP irá proporcionar também a capacidade das empresas em fornecer dados usando um modelo predefinido em Excel.

Orientação pergunta específica

SM 3.1 Você irá prover informações no nível de produtos e serviços prestados? Se sim, para quantos e quais bens / serviços que você deseja fornecer dados?

Por favor, selecione o número de produtos que você irá fornecer dados ao nível do produto, até um limite de 20. Por favor, fornecer dados para os produtos mais relevantes para o(s) cliente (s) que lhe

solicitaram a este questionário.

Este ano o CDP irá proporcionar também a capacidade das empresas em fornecer dados usando um modelo predefinido XL, na pergunta 3.2. Se você deseja fornecer apenas dados usando o Excel

selecione essa opção a partir do menu drop-down. Você deve usar esta facilidade, se não tem quaisquer iniciativas de redução de emissões para os seus produtos ou qualquer iniciativa que pretende divulgar.

Se você selecionar um número a partir do drop-down, em seguida, para cada número / produto, você será solicitado às seguintes perguntas: SM3.2a, SM3.2b, SM3.2c, SM3.2d e SM3.2e. Se você selecionar a opção do Excel, você será solicitado anexar o arquivo do Excel na questão 3.2. Todas as empresas serão convidados a responder a :SM3.1a, e SM3.1. Se você não possuir dados, selecione a opção zero no menu suspenso em SM3.1. Se você selecionar esta opção, você chegará ao final do módulo.

Por favor, esteja ciente de que você sempre pode anexar mais informações sobre produtos utilizando o modelo do Excel na questão 3.2. Então você pode usar as perguntas 3.2a para 3.2e somente para os produtos para os quais tem iniciativas de redução de emissões que deseja informar para um

determinado membro requerente. A informação modelo do Excel deve estar disponível para todos os membros solicitantes, enquanto a informação divulgada através da pergunta 3.2e, apenas será vista pelo membro solicitante identificado por você.

SM3.1a Indique o percentual global das emissões totais, para todos os escopos, que são cobertos por esses produtos

Esta questão visa avaliar a relevância de GEE dos produtos que você está divulgando informações.

Você pode descobrir que uma minoria de produtos são responsáveis por grande parte de suas emissões (princípio de Pareto ou regra 80 - 20). Se for esse o caso, você pode não precisar divulgar dados do produto para todos os seus produtos, mas sim concentrar-se no mais relevante para você e seus

(21)

21 clientes. Em resposta a esta pergunta, você deve considerar também os clientes que estão solicitando- lhe informações e do tipo de produtos que compram.

Em todos os casos, é importante para os seus clientes conhecerem o que é de importância global dos produtos que adquirem para suas emissões globais de gases de efeito estufa.

Você pode relatar esta informação somando seu Escopo 1, 2 e 3 de emissões.

SM 3.2 Por favor, descreva os bens / serviços para os quais você deseja fornecer dados usando o modelo a seguir e anexe-o à resposta.

Esta questão só aparece se você selecionou "Excel" em resposta à pergunta 3.1.

Você pode responder às perguntas 3.2a até a 3.2c (orientação fornecida abaixo) por meio de um modelo especial do Excel. O CDP está oferecendo isso para facilitar a entrada de dados, as empresas serão capazes de fornecer dados para mais de 20 produtos.

Para anexar um documento, clique em Browse para localizar o documento e, em seguida, clique em Anexar para anexá-lo à resposta. Quando você anexar o documento, vai ver o nome do seu documento com uma caixa de seleção vazia e um botão Remover a coluna (REMOVE button).

SM 3.2a Por favor, descreva os bens / serviços para os quais você deseja fornecer dados (Produto n)

Esta questão só aparece se você selecionou um número em resposta à pergunta 3.1. Ele é repetido para o número de vezes que você digitou. A orientação a seguir, no entanto, também é relevante se você está respondendo em formato Excel para a pergunta 3.2.

Descrição do bem/serviço

Stock Keeping Unit (SKU) (Unidade de Manutenção de Estoque)

Total de emissões em

kg CO2e por unidade

±% de

alteração de reporte anterior

Data de reporte fornecido

anteriormente

Explicação de mudança

Os métodos utilizados para estimar o ciclo de vida de emissões

resposta em texto de até 2400 caracteres.

Resposta em texto de até 50

caracteres

O sistema aceita um número

até999999999999.

Ele vai aceitar até a 4 casas decimais.

Por favor utilize um ponto final e não uma vírgula para Indicar o ponto decimal.

O sistema aceita um número de menos de 1000 a mais de 1000. Ele aceita até 5 casas decimais.

Por favor, use um ponto e não uma vírgula para indicar o decimal.

Calendário entrada

resposta em texto de até 2400 caracteres

Selecione a partir de:

Bilan Carbone French Product Environmental Footprint GHG Protocol Product Accounting &

Reporting Standard ISO 14040 &

14044 ISO 14025

(22)

22 EU Product Environmental Footprint (EUPEF) PAS 2050 Outro, especifique.

Coluna 1, Descrição de bem / serviço: Por favor, descreva o produto final / intermediário para o qual você está fornecendo dados do ciclo de vida de GEE . Isto pode ser: "tubo 180 gramas de pasta de dentes em uma embalagem de papelão" ou "o design de um folheto de publicidade de cor A5". Alternativamente descrevem o estágio(s) do ciclo de vida do produto para o qual você está fornecendo dados. Se estiver fornecendo dados para um final ou um produto intermediário, por favor, torne estes dados bem claros.

Coluna 2, SKU (Stock Keeping Unit - Unidade de Manutenção de Estoque): Por favor, forneça a SKU do produto que você está fornecendo dados. Se não tiver um SKU para o produto/serviço que você está fornecendo dados, por favor, deixe este campo em branco.

Coluna 3, as emissões totais em CO2e kg por unidade: Por favor,forneça as emissões para o produto final/intermediário em kg CO2e/unit do bem ou serviço.

Coluna 4, + / -% de mudança de figura anterior: Se você já registrou um número para o CDP e estão fornecendo uma figura atualizada, por favor, dê a diferença percentual entre os dois valores. Se o novo valor é menor, introduza uma figura com um sinal de menos (-).

Coluna 5, Data da figura fornecida anteriormente.

Coluna 6, Explicação da mudança: Explique por que a figura mudou.

Coluna 7, os métodos utilizados para estimar as emissões do ciclo de vida: por favor fornecer detalhes sobre o método que você utilizou para estimar as emissões do ciclo de vida. Você pode indicar se seguiu as normas publicadas como e ISO 14040 & 14044, the GHG Protocol Product Life Cycle Accounting &

Reporting Standard, PAS 2050 ou um que você desenvolveu. Você também pode fornecer detalhes sobre o seguinte: limite de avaliação; GEE incluídos/excluídos; referências fontes de dados utilizadas.

Dados SM 3.2b para as fases do ciclo de vida do produto (n)

Esta questão só aparece se você selecionou um número em resposta à pergunta 3.1. É repetida para o número de vezes que você digitou. A orientação a seguir, no entanto, também é relevante se você está respondendo em formato Excel para a pergunta 3.2.

Nome do produto/

serviço

Selecione o escopo

Emissões (kg CO2e) por unidade em fase do ciclo de vida

Esse estágio é de sua propriedade ou

controle?

Tipo de dado utilizado

Qualidade dos dados

Se você faz verificação/

qualificação desses dados, por favor, nos diga como.

Emissões de

O sistema aceita um número até

Sim Não

Primário Secundário

Resposta de texto de até

(23)

23 escopo 1,

2 ou 3

1000000000.

ele vai aceitar até 4 casas decimais.

Por favor, use ponto e não vírgula, para indicar o ponto decimal.

Primário e secundário

2.500 caracteres

Coluna 1, por favor, inserir a fase do ciclo de vida: Favor fornecer as fases do ciclo que são apropriadas para o produto final/intermediário para o qual você está fornecendo dados.

Para bens, os estágios do ciclo de vida podem ser: a aquisição de matéria-prima e pré-processamento, produção, distribuição e armazenamento, uso, fim de vida. Você deve adicionar uma linha para cada fase posterior. Um exemplo das etapas do ciclo de vida de um serviço pode ser - no caso de uma estadia num hotel, por exemplo - o check-in, o uso de quarto, check-out, limpeza…

Coluna 2, Emissões (kg CO2e) por unidade na fase do ciclo de vida: Por favor, forneça os dados das emissões para o produto final/intermediário em kgCO2e/unit de bem ou serviço para a determinada fase do ciclo de vida (s).

Coluna 3, esta é uma fase sob sua propriedade ou controle: Selecione "sim" ou "não" a partir do menu drop-down, dependendo se você tem controle sobre a operação em particular. Use a definição de controle que você tem usado para o seu limite organizacional (financeiro / operacional de controle).

Coluna 4, tipo de dados utilizados: Por favor, especifique se você usou dados primários, dados

secundários, ou ambos para calcular as emissões nesta fase do ciclo de vida. Os dados primários são os que recebeu diretamente de fornecedores ou outros parceiros na cadeia de valor.

Coluna 5, qualidade de dados: Por favor, forneça qualquer informação que considerem relevante para os seus clientes em relação à qualidade dos dados utilizados para produzir a figura para esta fase do ciclo de vida

SM3.2c Por favor, detalhe as iniciativas de redução de emissões já realizadas ou previstas para este produto (Produto n)

Esta questão só aparece se você selecionou um número em resposta à pergunta 3.1. Repetida para o número de vezes que você digitou. A orientação a seguir, no entanto, também é relevante se você estiver respondendo a pergunta 3.2 em formato Excel.

Número, iniciativa ou nome

Descrição da iniciativa

Completa ou planejada

De redução de

emissões em kg CO2e por unidade

Resposta de texto de até 2.500 caracteres

Resposta de texto de até 2.500 caracteres

Selecione a partir de:

completo planejado

O sistema aceita um número até

1000000000. Não aceita casas decimais.Digite o número sem pontuação.

Nesta questão fornecer informações sobre todas as iniciativas que você possa ter com o objetivo de reduzir as emissões no seu ciclo de vida deste produto. Por favor, forneça:

(24)

24 Coluna 1, número Iniciativa ou nome: Por favor, forneça um número de identificação ou um nome para a iniciativa.

Coluna 2, Descrição de iniciativa: Favor fornecer uma breve descrição sobre o que é a iniciativa e sobre como reduções de emissões será atingidas.

Coluna 3, Completa ou planejada: Favor especificar se a iniciativa foi concluída ou se está sendo planejada.

Coluna 4, as reduções de emissões de CO2e kg por unidade: Favor fornecer a quantidade de reduções de emissões de CO2e por kg como unidade de produto.

SM3.2d Tem alguma das iniciativas descritas no SM3.2c impulsionadas por membros solicitantes? (Produto n)

Esta questão só aparece se você selecionou um número em resposta à pergunta 3.1. Ela é repetida para o número de vezes que você digitou. A orientação a seguir, no entanto, também é relevante se você está respondendo em formato Excel para a pergunta 3.2.

Por favor, selecione "Sim" ou "Não" a partir do menu drop-down fornecido no ORS para responder a esta pergunta. Se você selecionar "Sim", você será apresentado à pergunta SM3.2e, se selecionar "Não", você vai ter chegado ao fim desta questão definida para o produto individual.

SM3.2e Por favor, explique quais as iniciativas foram impulsionadas por membros solicitantes (Produto n)

Esta questão só aparece se o "Sim" for selecionado em resposta à pergunta SM 3.2d.

Membros solicitantes Número ou nome da iniciativa

Resposta de texto de até 2.500 caracteres

Coluna 1, membro(s) requerente (s): Por favor, use este campo para identificar o membro requerente ou membro(s) que têm impulsionado a iniciativa de redução de emissões. Por favor, note que esta tabela é projetada de modo que apenas o cliente que você selecionar na coluna 1 será capaz de ver os dados relevantes para eles. Se você digitar uma resposta sem selecionar um membro requerente, a sua resposta não será visível a todos.

Coluna 2, número Iniciativa ou nome: Por favor, identifique a iniciativa de acordo com o número ou o nome usado na coluna 1 da pergunta SM3.2C.

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Conforme pode ser observado na Figura 8, foi possível identificar que as principais alterações realizadas nas unidades habitacionais do EHIS Vila Tecnológica são referentes

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam