• Nenhum resultado encontrado

Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s Diretore(a)s do ANDES-SN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s Diretore(a)s do ANDES-SN"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Circular nº 436/18

Brasília(DF), 13 de dezembro de 2018

Às seções sindicais, secretarias regionais e à(o)s Diretore(a)s do ANDES-SN

Companheiro(a)s,

Encaminhamos o relatório da reunião do pleno do Grupo de Trabalho de Ciência e Tecnologia - GTC&T, realizada em Campinas (SP), no dia 25 de novembro do corrente ano.

Sem mais para o momento, renovamos nossas cordiais saudações sindicais e universitárias.

Profa. Caroline Araújo de Lima 1ª Secretária

(2)

RELATÓRIO DA REUNIÃO DO PLENO DO GT-CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPINAS(SP), 25 DE NOVEMBRO DE 2018

SEDE DA ADUNICAMP

PRESENTES:

Diretore(a)s da Coordenação do GT: Maurício Alves da Silva, Emerson Duarte Monte e Cristine Hirsch Monteiro

Seções Sindicais: Paulo Centoducatte (ADUNICAMP), Arley Costa (ADUFF), César Augusto Minto (ADUSP), Milton Paiva de Lima e Lucas Cerqueira (APROFURG), Ariane Ferreira, Diogo F. Rios e Luiz Rigo (ADUFPEL), Marcelo M. Ueki (ADUFS), José Domingues de Godoi Filho (ADUFMAT), Aubedir Seixas Costa e Waldir Abreu (ADUFPA), Hugo Gomes Blois Filho (SEDUFSM) e Luiz Tadeu Dias Medeiros (ADUFPB).

Contando com a presença de representação de 10 seções sindicais, a reunião do Pleno do GT Ciência e Tecnologia – (GTC&T) teve início às 9h30 e encerrou por volta das 13h do dia 25 de novembro de 2018, no auditório da ADUNICAMP.

PAUTA: 1 – Informes;

2 – Avaliação das atividades do seminário; 3 – Encaminhamentos;

(3)

1.1) INFORMES – Nacionais (Diretoria):

Emerson: Divulgação do 38º Congresso (Circular nº 308/18, 26 de setembro de 2018); Caderno de Textos (Circular nº 408/18, de 20 de novembro de 2018); contribuições para o Caderno Anexo (até o dia 10 de dezembro de 2018);

Cristine Hirsch: apresentou a Agenda do ANDES-SN: Novembro

23 - Reunião do Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA). Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR).

23 a 25 - Seminário Nacional do Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA). Tema: "Agro-TÓXICO: contamina, envenena e mata!". Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Jardim Botânico, em Curitiba (PR). 23 e 24 - III Seminário de Ciência e Tecnologia (GTC&T). Na Adunicamp, Unicamp - Cidade Universitária - Campinas (SP).

23 a 25 - Reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas, em São Paulo (SP). 25 - Reunião do Pleno do GTC&T. Na Adunicamp - Unicamp - Cidade Universitária. Campinas (SP).

29 - Reunião do Grupo de Trabalho de Política de Formação Sindical (GTPFS). Na sede do ANDES-SN, em Brasília (DF).

30 a 1/12 – Seminário Interno “Reorganização da Classe Trabalhadora diante dos desafios do período”. Na Sede do ANDES-SN, em Brasília (DF).

Dezembro

2 - Reunião conjunta dos Setores das Federais (IFES) e das Estaduais/Municipais (IEES/IMES) - Na Sede do ANDES-SN, em Brasília (DF).

4 e 5 – No dia 4 serão realizadas manifestações locais nas instituições de ensino com a realização de debates com o tema “Defesa da Democracia e 30 anos da Constituição federal de 1988”. No dia 5 haverá mobilização/paralisação em defesa da educação, com atos e mobilizações nos estados, e com a realização, em Brasília (DF), de uma audiência pública, para comprometer os parlamentares com a educação pública.

(4)

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) se somará às mobilizações do dia 4.

8 e 9 - Seminário Nacional de EAD do ANDES-SN. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/RJ – UNIRIO, Rio de Janeiro (RJ).

Janeiro de 2019

28/1 a 2/2 - 38º Congresso do ANDES-SN. Tema: "Por Democracia, Educação, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos: em defesa do trabalho e da carreira docente, pela revogação da EC/95 ", na UFPA, em Belém (PA).

1.2) INFORMES DAS SEÇÕES SINDICAIS (Anexo II):

2) AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DO SEMINÁRIO

Compareceram 18 docentes representando 10 seções sindicais e ainda representantes do GAPI (Grupo de Análise de Políticas de Inovação – IG/UNICamp) e SINPAF (Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário) Seção Sindical Campinas e Jaguariúna. De modo geral, os presentes avaliaram que o seminário teve acerto com as temáticas propostas, que a baixa participação deu-se em virtude da conjuntura pós-eleição, final do ano civil e letivo, além da mudança da data. Foi destacada também a participação de novas seções sindicais como ponto positivo. A disponibilização das gravações das mesas-palestras, ou pelo menos trechos das falas do(a)s palestrantes, para a categoria e entidades parceiras, foi reforçada a sugestão de transmissão ao vivo, sempre que possível. Para melhorar o alcance das atividades promovidas pelo GT-C&T, foram pensadas algumas estratégias: divulgar um relatório/caderno com os principais resultados das discussões do evento; sugerir às seções sindicais que divulguem em suas páginas na internet, tanto as atividades de seus GT, como os eventos nacionais; consultar as seções sindicais ausentes, para identificar as dificuldades para a participação; e avaliar a possibilidade de se criar um canal direto entre o(a)s participantes, independente das seções, remetendo as Circulares do Sindicato Nacional e buscando envolver os membros com as atividades dos

(5)

GT locais. Como recomendação para o GTCA, foi proposto a retomada da “agência de notícias” do ANDES-SN, que permitiria agilizar a comunicação, otimizando a utilização de diversas estratégias, como Twitter e outras. Esta preocupação, ou cuidado, busca alcançar o(a)s muito(a)s professore(a)s novo(a)s que estão se aproximando da seção sindical devido à atual conjuntura e que estarão inclusive participando do Congresso. Foi demonstrada alguma preocupação com o fato de o Sindicato Nacional não ter como acompanhar o cadastro do(a)s docentes nacionalmente, a cada SSind. Por fim, o pleno parabenizou e agradeceu à ADUNICAMP pela acolhida e organização do evento, bem executado, e que nos instiga para o dever de exercitar a atuação política para ampliar o envolvimento da categoria.

3) ENCAMINHAMENTOS

3.1) Encaminhamento do III Seminário de Ciência e Tecnologia do ANDES-SN – 24/11, à tarde, pelos Grupos Mistos (Sala Multiuso - Coordenação: Paulo Centoducatte (Coordena); Cristine Hirsch (Consolida); e Participantes: Aubedir (ADUFPA); Rigo (ADUFPEL); Milton (APROFURG); César (ADUSP); Marcelo (ADUFS); Domingues (ADUFMAT); Arley (ADUFF); Auditório - Coordenadores: Maurício e Emerson; e Participantes: ADUFPA – Waldir; ADUFPEL – Ariane e Diogo; APROFURG – Lucas; ADUNICAMP – Wagner; ADUFPB – Tadeu; ADUR – Luciano; SEDUFSM – Hugo; SINDUECE – Macário).

1. Focar/priorizar as ações do ANDES-SN nas questões ligadas à C&T e ampliar o protagonismo das instâncias do ANDES-SN (Seções Sindicais, Regionais, Diretoria) na defesa da Ciência e Tecnologia pública, no âmbito local, estadual e nacional; (como centralidade da luta para o ANDES-SN em 2019)

2. Buscar implantar e/ou fortalecer os GT C&T locais;

3. Aproximar as questões sobre Ciência e Tecnologia da categoria e da sociedade como um todo (cursos, a exemplo do que faz o GTFPS, palestras antes dos congressos, produzir vídeos curtos para divulgar eventos/cursos e o tema, utilizando as redes

(6)

sociais), sempre remetendo ao material já produzido pelo ANDES-SN – ver apoio do GTCA;

4. Fomentar o acesso e o interesse para o material já produzido pelo ANDES-SN (Cartilha, Caderno 28 e Informandes Especial) e disponibilizar esse material (atalho eletrônico e/ou material impresso) para as bibliotecas das IES e entidade de pesquisa; 5. Elaborar resumos das deliberações das reuniões do pleno, dos encontros/seminários e

eventos, remetendo ao relatório para detalhes, e enviar para a categoria;

6. Produzir e distribuir adesivos (praguinhas) com temas relacionados à C&T, semelhantes ao que fez a UNICAMP;

7. Organizar eventos unificados entre docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes das Instituições Públicas de Pesquisa e Ensino Superior;

8. Realizar campanhas nas mídias sociais e imprensa visando dar visibilidade aos avanços da Ciência e Tecnologia como fruto do investimento público na área;

9. Apresentar a pauta da C&T para a CSP-Conlutas;

10. Organizar debates sobre C&T incluindo os parlamentares e gerar vídeos a partir das falas;

11. Continuar a divulgar e a apoiar as ações do MCTP;

12. Identificar, com ajuda das SSind e Regionais, sindicatos e outras entidades que têm discutido C&T (SP, RJ e MG) para construir o enfrentamento;

13. Enfatizar a necessidade de abordar a C&T ao discutir novas relações de trabalho; 14. Divulgar trechos editados, e com recomendação para assistir, vídeos do seminário

CRUESP/TCE (Ver Circular nº 272/18 enviada em 29 de agosto de 2018) e vídeo com entrevista com Nicolelis falando sobre o ataque à USP (desmonte da pesquisa); 15. Discutir/Preparar a defesa frente a possibilidade de ataque do governo via ampliação

da desvinculação nacional dos recursos vinculados à educação e à saúde;

16. Avaliar o documento “Propostas para o Brasil 2019-2022” da CNI, em contrapartida com o projeto de universidade, defendido pelo ANDES-SN.

17. Retomar o debate de projeto estratégico para o país em articulação com a C&T 18. Apresentar a vinculação do eixo da C&T com o mundo do trabalho

(7)

19. Ampliar a articulação, onde for possível, com os demais centros de pesquisa nacional e estaduais na defesa da estrutura pública e do financiamento público para a produção de C&T (Evandro Chagas, Museus, EMBRAPA)

20. Articulação com as demais organizações sindicais nacionais (FASUBRA, SINASEFE, etc.)

21. Dinamizar a comunicação com as novas redes sociais

22. Organizar seminários regionais (por regional ou inter-regionais) para debater o MLCTI, em conjunto com as demais entidades

23. Verificar junto às seções sindicais o nível de regulamentação do MLCTI nas suas IES

24. Lutar contra a ampliação da precarização do trabalho docente a partir da saída de docentes por meio do MLCTI

25. Acompanhar a regulamentação do MLCTI nas IES públicas e denunciar as irregularidades

(8)

ANEXO II

INFORMES DAS SEÇOES SINDICAIS

ADUFPEL (Luiz Carlos Rigo, Ariane Ferreira e Diogo Franco Rios): A ADUFPel realizou assembleia no dia 22-11-2018, quando houve a aprovação dos delegados e observadores para o 38º Congresso do ANDES-SN, assim como da inserção da AD nas ações de mobilização locais e nacionais, indicadas pelo Sindicato Nacional e programadas para os dias 4 e 5 de dezembro. Quanto à pauta específica do GT C&T, a ADUFPEL continua atuando na perspectiva de tentar fortalecer o GT de C & T em âmbito local.

APROFURG (Lucas Cerqueira e Milton Luiz Paiva de Lima):

• Foi feito levantamento das estruturas provenientes do marco legal da C&T da FURG, onde se verificou a institucionalização de uma Diretoria de Inovação, de um Parque Tecnológico e de uma Incubadora de Empresas;

• Em relação à regulamentação do marco legal, a FURG está no desenvolvimento da política de inovação e a APROFURG solicitou a participação nessa comissão, porém ainda não teve retorno positivo da Administração da Universidade;

• No dia 22 de novembro foi aprovada a participação de 11 representantes da APROFURG no 38º Congresso do ANDES em Belém-PA, entre os dias 28 de janeiro e 02 de fevereiro de 2019;

• A APROFURG aprovou assembleia permanente e enviou o material de orientação em relação às perseguições e ameaças à(o)s docentes;

• Aprovaram-se dois dias de Mobilização para os dias 4 e 5 de dezembro;

• Ações no dia da Consciência Negra foram feitas entre 19 e 22 de novembro com o envio de material e ações locais;

• A APROFURG aprovou a participação de representantes para os próximos eventos da diretoria nacional: Seminário de reorganização da base e a reunião integrada dos setores das federais e estaduais em Brasília nos dias 30/11 à 02/12/18, em Brasília e no Encontro Nacional para discutir EAD nos dias 08 e 09/12/18, no Rio de Janeiro;

(9)

• A APROFURG, através do GTPAUA local, está organizando com algumas outras sessões o II Seminário Regional de Impactos da Mineração em Rio Grande e São José do Norte-RS, nos dias 13, 14 e 15/12/2018.

ADUFPA (Waldir Ferreira Abreu):

1. O GT local reuniu 3 vezes nos dois últimos dois meses com o objetivo de estudar o caderno 28 e escolher os membros que viriam para o III Seminário de Ciência e tecnologia; 2. Encaminhamos as informações, ainda que não conclusivas, sobre como é destinado os recursos para C&T na constituição do Estado do Pará e como estão as discussões dentro da UFPA (CONSEPE – Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão da UFPA) a regulamentação do Marco Legal dentro da instituição;

3. Informe da AD: estamos na organização do 38º Congresso, a todo vapor, conjuntamente com a coordenação nacional. No que diz respeito à infraestrutura já está tudo encaminhado. Agora estamos organizando e encaminhando outros aspectos, como: parte cultural,

exposições, confecção de camisas e pastas, trazer restaurantes para dentro do evento, etc... 4. Realizamos assembleia no dia 14/11 e deliberamos ficar em assembleia permanente dado as ameaças pós-eleição. Também deliberamos por participar da frente ampla em defesa da educação e da universidade púbica. Decidimos também participar da mobilização nos dias 22 e 26 em defesa da previdência.

ADUFF (Arley Costa):

- A Frente Anti-Fascista na UFF realizará nos dias 27 e 28 e novembro de 2018 a MOSCA – Mostra de Cultura e Arte pela Democracia

- ADUFF promoveu o Ciência na Praça com exposição do trabalho de docente e fazendo campanha contra os cortes orçamentários e em defesa da universidade e da pesquisa públicas.

(10)

ADUFPB (Luiz Tadeu):

· A ADUFPB comemorou em outubro de 2018, seus quarenta anos de fundação;

· Estamos participando com representantes na estatuinte da UFPB: um diretor na Comissão Geral, e na próxima assembleia em 05/12/2018, vamos eleger delegados da base para a mesma;

· Continuamos promovendo ciclos de debates com o(a)s professore(a)s associados e não associado(a)s: Realidade Brasileira e Universidade (diversas temáticas de conjuntura, política e defesa da Universidade);

· Estamos realizando plenárias conjuntas com o Sindicato dos Técnico-administrativos da UFPB, e outros sindicatos de servidores públicos, sobre os ataques à Universidade Publica, Gratuita e de Qualidade, bem como aos direitos do(a)s trabalhadore(a)s do setor público; · O GTC&T da ADUFPB, passa por momento de tentativa de ampliação dos seus membros.

ADUFS (Marcelo M. Ueki):

Na última AG ocorrida em 20/11, deliberamos reforçar a Frente pela Democracia aqui no estado de Sergipe; participação na panfletagem do dia 22/11, em função do Dia Nacional de Luta pela Previdência, juntamente com a CUT, CTB, CSP-Conlutas e outros sindicatos; ato de rua no dia 04/12 em função da Luta pela Educação Pública; deliberamos também estado de assembleia geral permanente em função dos desafios que estão por vir.

Sobre o GT de C&T: está constituído desde o Congresso de 2016 (Cuiabá), porém, por conta das lutas, contra as Reformas nos anos de 2016 e 2017 não foi priorizado.

Referências

Documentos relacionados

5- A progressão de todos os docentes, do início ao final da carreira, com base no equilíbrio da experiência acadêmica, da formação continuada (titulação) e

Apesar de 2014 ter representado para a Souza Cruz um período de intensos desafios nos campos regulatório e tributário, a Companhia concluiu o ano com robusto

4º A isonomia salarial será assegurada pela remuneração uniforme do trabalho pres- tado por Professor Federal do mesmo nível, regime de trabalho e titulação, bem

Já foram contatados vários parlamentares entre os quais o relator do PL 4368/12, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), deputado Alex Canziani do

Obs.: Acrescido do percentual mínimo de 20% sobre o total das parcelas ou diferenças vencidas e não pagas até o efetivo recebimento pelo cliente e em havendo recurso será acrescido

Na reunião anterior com a SESU foi fornecido quadro com o resumo dos blocos de liberação, porém questões preocupantes ficaram pendentes, entre elas: mesmo

4º A isonomia salarial será assegurada pela remuneração uniforme do trabalho prestado por Professor Federal do mesmo nível, regime de trabalho e titulação, bem

Seguindo a tradição no calendário de luta dos docentes das estaduais e munici- pais, os delegados definiram pela realiza- ção da semana de luta do setor, entre os dias 23 e 27