• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Faculdade de Letras Diretoria Adjunta de Cultura e Extensão Cursos de Línguas Abertos à Comunidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Faculdade de Letras Diretoria Adjunta de Cultura e Extensão Cursos de Línguas Abertos à Comunidade"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Faculdade de Letras

Diretoria Adjunta de Cultura e Extensão Cursos de Línguas Abertos à Comunidade

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO VISANDO AO INGRESSO, EM 2018.2, DE NOVOS MONITORES DE LÍNGUAS NO PROJETO DE EXTENSÃO CURSOS DE

LÍNGUAS ABERTOS À COMUNIDADE, 09 DE ABRIL DE 2018

A DIRETORIA ADJUNTA DE CULTURA E EXTENSÃO DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO torna público a toda a comunidade o edital para seleção de novos monitores de línguas para atuarem no Projeto de Extensão Cursos de Línguas Abertos à Comunidade a partir de 2018.2. O presente processo selecionará monitores de línguas para os seguintes cursos: espanhol, francês, inglês, italiano, latim, libras, oficina de língua portuguesa, redação e português língua estrangeira.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O CLAC - Cursos de Línguas Abertos à Comunidade-, projeto de extensão da Faculdade de Letras da UFRJ existente desde 1988, promove a realização de cursos de idiomas para a comunidade acadêmica e não-acadêmica, propiciando um espaço no qual os alunos do Curso de Letras da UFRJ podem praticar o ensino de línguas de modo reflexivo, consciente e qualitativo, sob a orientação dos docentes dessa instituição.

1.2. O presente processo de seleção de monitores de línguas será regido por este edital e seus anexos e realizado sob responsabilidade dos grupos que coordenam o projeto CLAC, quais sejam: Coordenação Acadêmico-Pedagógica, Coordenações de Cursos e Coordenação Executiva. Na conjuntura deste edital, tais coordenações estão constituídas com fins específicos de gerência, organização e supervisão.

1.3. O processo seletivo ora formalizado visa ao preenchimento de vagas para monitores de línguas, definidas no anexo III, a fim de que atuem nos Cursos de Línguas Abertos à Comunidade, tendo como referência o semestre de 2018.2.

1.4. O deferimento das solicitações de inscrição será feito pelo setor ou departamento responsável pela vaga mediante exame preliminar do histórico escolar dos candidatos e conforme os requisitos específicos de cada curso, expressos no anexo II.

(2)

2 1.5. Esta seleção não cria nem envolve qualquer espécie de relação de emprego entre os alunos monitores e a Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

1.6. O presente edital contém os seguintes anexos: Anexo I - calendário

Anexo II – requisitos específicos dos cursos Anexo III – vagas

Anexo IV – ficha de inscrição

2. DA INSCRIÇÃO

2.1. No tocante aos requisitos comuns a todos os cursos, poderão se candidatar à monitoria de línguas CLAC os alunos de graduação em Letras da UFRJ que não tenham sofrido sanção disciplinar; que estejam regularmente matriculados (inscritos em disciplinas) no semestre letivo de realização deste processo seletivo, isto é, 2018.1; e que não sejam concluintes, já que, por se tratar de um projeto de extensão, a permanência do monitor no CLAC está diretamente ligada ao seu vínculo com a graduação da UFRJ e, especificamente no caso do CLAC, com a graduação em Letras. Assim, em 2018.2, tão logo disponham de comprovante de inscrição em disciplina, precisarão apresentá-lo à Coordenação Executiva do projeto, sob pena de desligamento, caso não o façam. Os requisitos específicos de cada curso participante desde edital estão disponíveis no anexo II.

2.2. A inscrição dos candidatos implicará o conhecimento e a aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderão alegar o desconhecimento.

2.3. Os interessados deverão formalizar o pedido de inscrição, de 07 a 11/05/18, conforme anexo I, mediante envio de documentos para o e-mail selecaomonitoriaclac@letras.ufrj.br, com o título Seleção Monitoria CLAC 2018.2_nome do candidato_curso. Os candidatos à monitoria de Libras, em caráter excepcional, farão a inscrição na secretaria do CLAC, no mesmo período referido anteriormente, isto é, de 07 a 11/05/18. Os documentos a serem anexados ao e-mail de solicitação de inscrição estão listados a seguir e deverão ser os mesmos a serem apresentados pelos candidatos de Libras na secretaria no ato de sua inscrição:

a) Cópia de um documento de identidade com foto, válido em território nacional b) Histórico escolar da graduação atualizado (disponível no SIGA)

(3)

3 2.4. Os documentos em questão serão recebidos pela equipe pedagógica do projeto, impressos e entregues ao setor ou departamento competente para que proceda à avaliação. 2.5. Os candidatos poderão se inscrever no processo seletivo de mais de um curso participante deste edital, conforme a viabilidade em relação às datas de realização das avaliações. Ressaltamos, porém, que, caso sejam aprovados para atuar em mais de um curso, os candidatos terão que optar por apenas um, pois o projeto CLAC não viabiliza a atuação dos monitores de línguas em mais de um curso.

2.6. Os interessados poderão obter mais informações sobre o presente processo seletivo pelas formas de contato especificadas no item 8.1.

3. DA SELEÇÃO

3.1. Cada curso apresenta requisitos específicos que condicionam a candidatura às vagas de sua monitoria de línguas. Tais requisitos estão disponíveis no anexo II deste edital.

3.2. O processo seletivo em pauta será conduzido por uma banca examinadora constituída sob responsabilidade de cada setor e/ou departamento participante do presente edital, cabendo a esses decidir acerca de como deverá se compor a referida banca.

3.3. Os horários e locais das provas e demais etapas do processo seletivo serão informados aos candidatos, por e-mail, após a inscrição, pelas coordenações responsáveis pelos cursos. 3.4. O processo seletivo será realizado em duas etapas:

3.4.1. A primeira etapa, eliminatória, será constituída pela análise do histórico escolar dos candidatos. Os requisitos a serem analisados estão definidos no anexo II. O resultado dessa etapa será divulgado, por e-mail, pelas bancas examinadoras, na data definida no anexo I. A realização da análise do histórico não é aberta aos candidatos. 3.4.2. Aos aprovados na primeira etapa, serão aplicadas uma ou mais das avaliações abaixo relacionadas:

a) prova escrita b) prova didática c) entrevista

d) realização de curso de formação ou oficina

3.5. Considera-se, automaticamente, reprovado(a) o(a) candidato(a) que obtiver nota inferior a 6 (seis) em quaisquer das avaliações citadas no item 3.4.2.

3.6. Os candidatos aprovados serão classificados por média ponderada das notas das avaliações, expressa com uma casa decimal, de acordo com o critério estabelecido pelo setor ou departamento do idioma responsável pela seleção.

(4)

4 3.8. Os resultados por etapa e finais da seleção em pauta serão de responsabilidade dos setores e/ou departamentos correspondentes à monitoria pretendida pelo(a) candidato(a), cabendo a esses a competência de divulgá-los.

3.9. A documentação referente à inscrição, seleção e aprovação (atas de seleção) dos candidatos à monitoria de línguas CLAC deverá ficar arquivada nos setores ou departamentos. 3.10. Os candidatos selecionados como monitores de línguas CLAC poderão ser desligados do projeto a qualquer tempo, caso descumpram suas normas.

3.11. Os candidatos que já sejam bolsistas de outras ações de extensão ou de pesquisa, caso sejam selecionados para atuar em algum dos cursos participantes deste edital, precisarão optar por uma das bolsas, uma vez que o projeto CLAC não permite o acúmulo das referidas bolsas. Salientamos que não estão incluídas nessa norma bolsas de auxílio financeiro ou de residência estudantil.

4. DO PEDIDO DE VISTA DE PROVA E INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

4.1. O presente edital não prevê a realização de vista de prova ou a interposição de recurso em relação aos resultados do processo seletivo em pauta.

5. DA BOLSA

5.1. A bolsa terá vigência a partir de primeiro de agosto de 2018 e duração de, no mínimo, seis meses e, no máximo, dois anos, de acordo com: a existência de vínculo dos monitores com a graduação em Letras da UFRJ; o adequado cumprimento, por parte dos monitores, das normas do projeto; e a necessidade de cada curso.

5.2. O valor da bolsa é de R$ 400,00 (quatrocentos reais). 5.3. A bolsa poderá ser cancelada:

5.3.1. Por desistência do(a) monitor(a)

5.3.2. A pedido do(a) coordenador(a) de curso por desempenho insatisfatório, sobretudo pelo comparecimento insatisfatório aos encontros de orientação

5.3.3. Por trancamento de matrícula 5.3.4. Por abandono de matrícula 5.3.5. Por sanção disciplinar 5.3.6. Por conclusão de curso

5.4. Caso seja desligado do CLAC, o(a) monitor(a) de língua que desejar voltar a participar do projeto precisará se submeter a um novo processo seletivo.

5.5. Não haverá pagamento retroativo de bolsa, exceto em relação às situações comprovadas de erro que sejam originadas na Coordenação Executiva do projeto.

(5)

5 5.6. O CLAC não permite que o(a) monitor(a) de língua acumule a bolsa do projeto com outra

bolsa de extensão ou pesquisa, conforme já especificado no item 3.11.

6. DOS COMPROMISSOS DO(A) MONITOR(A) DE LÍNGUAS

6.1. Ter disponibilidade para ministrar aulas nos dias e horários de funcionamento do projeto, quais sejam:

DIAS HORÁRIOS

Turmas das 2as  Das 13:15 às 17:10 Turmas de 2as e 4as  Das 13:15 às 15:10  Das 14:00 às 16:00  Das 15:15 às 17:10  Das 17:15 às 19:10 Turmas de 3as e 5as  Das 13:15 às 15:10  Das 14:00 às 16:00  Das 15:15 às 17:10  Das 17:15 às 19:10 Turmas das 4as ou das 5as

 Das 13:15 às 17:10 (nesses dias e horário, costumam funcionar apenas o Curso de Grego, a Oficina de Língua Portuguesa e o Curso de Redação (em língua portuguesa))

Turmas das 6as  Das 13:15 às 17:10 Sábado  Das 8:00 às 12:00

 Das 13:00 às 17:00

6.2. Cadastrar-se no SIGProj (Sistema de Informação e Gestão de Projetos): http://sigproj1.mec.gov.br/index.php?goTo=editais&plataforma=5&e_instituicao=43&e_platafor ma=0.

6.3. Executar o plano de atividades elaborado em conjunto com a orientação. 6.4. Participar das reuniões de orientação.

6.5. Seguir as recomendações do(a) professor(a) orientador(a).

(6)

6 6.7. Participar das atividades relativas ao projeto, como do Fórum CLAC, da Feira Cultural e do Encontro de Monitores de Línguas, dentre outros.

6.8. Fazer referência ao CLAC quando vinculá-lo à publicação de trabalhos ou à participação em eventos científicos de modo geral.

6.9. Estar com matrícula ativa na graduação em Letras da UFRJ durante todo o período de vigência da bolsa.

6.10. Participar de formação específica para o desempenho de suas atividades, quando for solicitado.

6.11. Devolver à Coordenação Executiva CLAC, em valores atualizados, bolsas recebidas indevidamente.

7. DOS COMPROMISSOS DO(A) ORIENTADOR(A)

7.1. Orientar os monitores de línguas no desempenho das atividades programadas e no uso de metodologias de ensino e aprendizagem adequadas à sua atuação.

7.2. Colaborar com a formação docente dos monitores de línguas.

7.3. Promover encontros semanais para troca de experiência entre monitores e orientador(a). 7.4. Acompanhar, de forma contínua, o desempenho dos monitores.

7.5. Encaminhar à coordenação de curso o pedido, devidamente justificado, de desligamento dos monitores.

7.6. Enviar, semestralmente e por e-mail (clacpedagogico@letras.ufrj.br), a pauta de orientação à Coordenação Acadêmico-Pedagógica, a fim de que as coordenações que administram o projeto possam acompanhar, sobretudo, a assiduidade dos monitores aos encontros de orientação e tomar as medidas cabíveis, quando tal frequência seja insatisfatória.

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1. Os candidatos poderão obter informações e orientações sobre o presente processo seletivo das seguintes formas: na secretaria do CLAC (Av. Horácio de Macedo, 2151, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 21.941-917), prédio da Faculdade de Letras/UFRJ, sala D-113, que funciona de 2ª a 6ª, das 11:00 às 17:00; pelo telefone (21) 3938-9707; ou pelo e-mail selecaomonitoriaclac@letras.ufrj.br.

8.2. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Acadêmico-Pedagógica, Coordenações de Cursos e Coordenação Executiva CLAC.

Eline Marques Rezende

(7)

7 ANEXO I – CALENDÁRIO* CURSO DATAS Espanhol - Inscrições: de 07 a 11/05/18 - Análise do histórico: 17/05/18

- Resultado da análise do histórico: 18/05/18 - Prova escrita: 21/05/18

- Entrevista: 23/05/2018

- Divulgação dos resultados: 25/05/18

- Data de apresentação dos novos monitores na secretaria CLAC para cadastro e assinatura do termo de compromisso: de 02 a 06/07/18, das 11h às 15h.

Francês

- Inscrições: de 07 a 11/05/18

- Análise do histórico: de 16/05/18 a 08/06/18 - Resultado da análise do histórico: 15/06/18

- Prova escrita: 16/05/18 (obs: a nota mínima para continuar na seleção é 6,0)

- Entrevista: 22/05/18

- Divulgação dos resultados: 15/06/18

- Data de apresentação dos novos monitores na secretaria CLAC para cadastro e assinatura do termo de compromisso: de 02 a 06/07/18, das 11h às 15h.

Inglês

- Inscrições: de 07 a 11/05/18 - Análise do histórico: 16/05/18

- Resultado da análise do histórico: 18/05/18 - Prova escrita: 13/06/18

- Resultado da análise da prova escrita: 27/06/18 - Entrevista: 04/07/18

- Divulgação dos resultados: 06/07/18

- Oficina de preparação Inicial (OPI): 16 a 20/07/28 e 23 a 27/07/18. - Data de apresentação dos novos monitores na secretaria CLAC para cadastro e assinatura do termo de compromisso: de 30/07 a 02/08/18.

(8)

8 Italiano

- Inscrições: de 07 a 11/05/18 - Análise do histórico: 16/05/18

- Resultado da análise do histórico: 18/05/18 - Prova escrita: 23/05/18

- Prova didática: 30/05/18 - Entrevista: 06/06/18

- Divulgação dos resultados: 15/06/18

- Data de apresentação dos novos monitores na secretaria CLAC para cadastro e assinatura do termo de compromisso: de 02 a 06/07/18, das 11h às 15h.

Latim

- Inscrições: de 07 a 11/05/18 - Análise do histórico: 21/05/18

- Resultado da análise do histórico: 21/05/18 - Prova escrita: 28/05/18

- Prova didática: 29/05/2018 - Entrevista: 30/05/18

- Divulgação dos resultados: 30/05/18

- Data de apresentação dos novos monitores na secretaria CLAC para cadastro e assinatura do termo de compromisso: de 02 a 06/07/18, das 11h às 15h.

Libras

- Inscrições: de 07 a 11/05/18 - Análise do histórico: 21/05/18

- Resultado da análise do histórico: 23/05/18 - Prova didática: 29/05/18

- Entrevista: 30/05/18

- Divulgação dos resultados: 05/06/18

- Data de apresentação dos novos monitores na secretaria CLAC para cadastro e assinatura do termo de compromisso: de 02 a 06/07/18, das 11h às 15h.

Oficina de Língua Portuguesa e Redação

- Inscrições: de 07 a 11/05/18 - Análise do histórico: 01/06/18

- Resultado da análise do histórico: 04/06/18 - Prova escrita: 04/06/18

-Prova didática: 07/06/18

- Divulgação dos resultados: 07/06/18

- Data de apresentação dos novos monitores na secretaria CLAC para cadastro e assinatura do termo de compromisso: de 02 a 06/07/18, das 11h às 15h.

(9)

9 * Conforme o item 3.3, os horários e locais das provas e demais etapas do processo seletivo serão informados ao candidato, por e-mail, pelas coordenações responsáveis pelos cursos, após a inscrição.

Português Língua Estrangeira

- Inscrições: de 07 a 11/05/18 - Análise do histórico: 17/05/18

- Resultado da análise do histórico: 21/05/18 - Prova escrita: 22/05/18

- Entrevista: 22/05/18

- Divulgação dos resultados: 15/06/18

- Data de apresentação dos novos monitores na secretaria CLAC para cadastro e assinatura do termo de compromisso: de 02 a 06/07/18, das 11h às 15h.

(10)

10 ANEXO II – REQUISITOS ESPECÍFICOS DOS CURSOS

CURSO REQUISITOS

Espanhol

- Ser aluno(a) de: Letras Português/Espanhol da UFRJ - CR: igual ou superior a 7,0 em Língua Espanhola - Ter cursado a disciplina de Espanhol V.

Francês

- Ser aluno(a) de: Letras Português/Francês da UFRJ - CR: igual ou superior a 7,0 nas disciplinas de francês

- Ter sido aprovado(a) em Francês IV (estudantes que ainda estão cursando esse nível em 2017.1 poderão fazer a prova, mas terão sua entrada condicionada à aprovação na disciplina).

Inglês

- Ser aluno(a) de: Letras Português/Inglês da UFRJ (bacharelado ou licenciatura)

- Ter sido aprovado(a) em Inglês I.

Italiano

- Ser aluno(a) de: Letras Português/Italiano da UFRJ - Ter cursado Língua Italiano III

- CR: igual ou superior a 7,0

Obs.: Serão excepcionalmente admitidos para concorrer à vaga de monitor(a) os alunos que solicitarem e comprovarem, através de prova oral, conhecimento compatível ao nível B1*, ainda que só tenham concluído o curso de Língua Italiana I. A data da entrevista está marcada para o dia 02/05/18, às 13h00min, no Departamento de Neolatinas.

(* Nível de Italiano B1: é capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.) É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever corretamente experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto).

Latim - Ser aluno(a) de: Letras Português/Latim da UFRJ - CR: igual ou superior a 6,0.

Libras - Ser aluno(a) de: Letras Libras da UFRJ

(11)

11 Oficina de Língua

Portuguesa e Redação

- Ser aluno(a) de qualquer um dos cursos de graduação oferecidos pela Faculdade de Letras

- Ter média aritmética igual ou superior a 7,0 nos cursos oferecidos pelo Setor de Língua Portuguesa.

- Ter sido aprovado(a) em Morfossintaxe da Língua Portuguesa, com nota lançada no boletim escolar.

Português Língua Estrangeira

- Ser aluno(a) de: Graduação em Letras da UFRJ - CR: igual ou superior a 7,0 (sete)

- Média aritmética igual ou superior a 7,0 (sete) em Língua Portuguesa

- Aprovação em disciplina oferecida pelo Setor de Português Língua Estrangeira, registrada no boletim escolar, com média igual ou superior a 7,0 (sete).

(12)

12 ANEXO III – VAGAS

CURSO VAGAS Espanhol 10 Francês 10 Inglês 30 Italiano 8 Latim 3 Libras 6

Oficina de Língua Portuguesa

e Redação 6

(13)

13

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Faculdade de Letras

Diretoria Adjunta de Cultura e Extensão Cursos de Línguas Abertos à Comunidade

SELEÇÃO DE MONITORES DE LÍNGUAS CLAC FICHA DE INSCRIÇÃO – ANEXO IV

DADOS DO(A) CANDIDATO(A) Nome:

Endereço:

Bairro: CEP: Cidade: CPF: Identidade: Órgão Expedidor: Estado Civil: Data de Nascimento:

Telefone com prefixo: ( ) Celular com prefixo: ( ) E-mail:

Candidato(a) à monitoria de: Setor/departamento:

Curso na Faculdade de Letras da UFRJ: Período: Turno:

DRE:

Caso aprovado(a) neste processo seletivo, autorizo o depósito mensal da bolsa na conta* descrita a seguir:

BANCO DO BRASIL S/A - AGÊNCIA (n°): CONTA CORRENTE (n°): Responsabilizo-me pela veracidade das informações prestadas nesta ficha.

Rio de Janeiro, de de

assinatura do(a) candidato(a)**

* Se o(a) candidato(a) ainda não possuir conta no Banco do Brasil, poderá apresentar os dados bancários apenas

quando da formalização da bolsa, caso seja selecionado(a).

** A assinatura deverá ser digitalizada. Outras formas de expressão de preenchimento do campo “assinatura do(a)

Referências

Documentos relacionados

TEXTO 4:Tendências metodológicas em Educação Matemática 30/01/2014 (tarde) 4 horas Quadro (magnético ou de giz), data show Aula expositiva dialogada, pesquisa

Estar em contato com as crianças tanto da creche quanto da pré-escola para desenvolver atividades e acompanhá-las, deixa claro que para esse envolvimento antes de tudo

A proposta consiste no desenvolvimento de trabalho colaborativo entre professores da educação básica, licenciandos e professores formadores do Curso de Pedagogia, num processo

O estágio não é oposto à teoria, assim compreender a didática que envolve a construção do ensino aprendizagem, se faz necessária na medida em que o professor precisa

O presente trabalho tem como intuito fazer uma análise da produção acadêmica no que se refere à Avaliação Educacional na modalidade da Educação de Jovens e

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação