• Nenhum resultado encontrado

MSB-AulaTeórica10-MonitorMultiparâmetros

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MSB-AulaTeórica10-MonitorMultiparâmetros"

Copied!
65
0
0

Texto

(1)MANUTENÇÃO DE SISTEMAS BIOMÉDICOS Aula Teórica Prof. Luiz Roberto M. Iório.

(2) MSB . . Monitor Multiparâmetros Custo: Nacional: R$: 7 a 60.000,00 Importado: R$: 14 a 95.000,00.

(3) MONITOR MULTIPARÂMETROS.

(4) MONITOR MULTIPARÂMETROS.

(5) MONITOR MULTIPARÂMETROS.

(6) MONITOR MULTIPARÂMETROS.

(7) MONITOR MULTIPARÂMETROS  .  . . Monitorização de Sinais Vitais; Utilizado em Clínicas e Hospitais – Pequeno, Médio e Grande Porte; Centro Cirúrgico e UTIs; Auxílio ao tratamento de pacientes em estado crítico; Diagnosticar, medicar, monitorar ou prevenir um paciente;.

(8) MONITOR MULTIPARÂMETROS .  . - Apresentação de Curvas e Parâmetros coloridos; - Pode ter Módulos Internos Pré-configurado ou Módulos Externos; Configuração automática através da inserção e retirada de módulos; Integração com a Central de Monitorização; Alarmes auditivos e visuais, ajustáveis para cada parâmetro..

(9) MONITOR MULTIPARÂMETROS.

(10) MONITOR MULTIPARÂMETROS Principais parâmetros fisiológicos:         . ECG (Eletrocardiograma) Temperatura Respiração SpO2 (Oximetria de pulso) NIBP (Pressão Não Invasiva) IBP (Pressão Invasiva) ETCO2 (Capnografia) CO (Débito Cardíaco) BIS (Índice Bispectral).

(11) ECG - Eletrocardiograma . . Baseia-se na captação do sinal elétrico gerado pelo músculo cardíaco diretamente na pele do paciente, através de eletrodos; Determina a Freq. Cardíaca e a Duração de cada segmento..

(12) ECG - Eletrocardiograma   . . . Monitor Cardíaco: Cabo 03 ou 05 vias; Não puxar os rabichos pelo fio; Limpar sempre o cabo para não acumular resíduos de gel; Os eletrodos devem ser descartáveis (monitor) e posicionados conforme desenho..

(13) ECG - Eletrocardiograma .    . Limpeza do Cabo de ECG. Deve ser limpo com álcool. Não mergulhar em líquidos. Não esterilizar. Sujeira nas garras deve-se “raspar” nunca “de molho”..

(14) ECG - Eletrocardiograma     . Verificação Periódica – Cabo de ECG: Ressecamento de borrachas e conexões. Trinca em partes plásticas e conectores. Oxidação de partes metálicas. Rompimento de cabos..

(15) ECG - Eletrocardiograma .  . Posicionamento – Paciente Adulto 05 Vias. 03 Vias: Vermelho, Amarelo e Verde..

(16) Respiração (RESP) Na prática existem dois métodos: . Por sensor de fluxo, no circuito respiratório. . Por eletrodo de ECG: expansão toráxica,. (ventilador). gerando sinal que corresponde a Freqüência Respiratória. Nos Monitores Multiparamétricos atuais, Respiração já vem acoplada ao ECG..

(17) Respiração (RESP) . . . O traçado de respiração é gerado pela medição da bioimpedância do paciente. Que é determinada pela aplicação de uma corrente de alta freqüência e baixa intensidade através dos eletrodos de ECG. Através da expansão e contração do tórax consegue-se detectar a variação da impedância do mesmo..

(18) Respiração (RESP).

(19) Temperatura (T)  . . . Temperatura Corpórea (°C) – (graus Celsius); É determinada pela medição da resistência do sensor de temperatura; A resistência do circuito varia de acordo com a variação da temperatura corpórea. Exige a utilização de sensores eletrônicos:  Superficial;  Invasivo (esofágico / retal)..

(20) Temperatura (T) .  . Sensor de pele ou superficial; Termistor; Colocado sobre a superfície da pele.

(21) Temperatura (T).

(22) Pressão Não Invasiva (NIBP)  . . Representa o estado do sistema cardio-vascular; Os monitores mais novos dispõem do método oscilométrico para determinar as pressões sistólica, diastólica e média, Utilizam a própria braçadeira como meio de detecção do sinal..

(23) Pressão Não Invasiva (NIBP) . . A braçadeira é insulflada até uma pressão superior à pressão sistólica de forma a ocluir completamente as artérias. Gradativamente a pressão da braçadeira vai sendo reduzida, até um ponto onde inicia-se a passagem forçada do sangue (pressão sistólica)..

(24) Pressão Não Invasiva (NIBP) . Método Oscilométrico (eletrônico);.

(25) Pressão Não Invasiva (NIBP) . Apresentação das Medidas.

(26) Pressão Não Invasiva (NIBP) Tamanhos de Manguitos Recomendados: -. Obeso. -. Adulto - 23 a 33cm. -. Pediátrico - 12 a 19cm. -. Neonatal n.1 - 4,4 a 8,3cm. -. Neonatal n.2 - 4,9 a 9,2cm. -. Neonatal n.3 - 6,4 a 12,0cm. -. Neonatal n.4 - 7,0 a 13,1cm.

(27) Pressão Não Invasiva (NIBP) Posicionamento do manguito . . A braçadeira deve ser colocada 2 dedos acima do cotovelo com o braço em posição anatômica (virado para fora). O ajuste não deve ser nem muito apertado nem muito frouxo..

(28) Pressão Não Invasiva (NIBP) . . . . Os acessórios devem ser escolhidos de acordo com o paciente a ser monitorado a fim de evitar erros de medida e/ou pressão excessiva no paciente. A mangueira e os tubos do manguito não devem ser dobrados e/ou comprimidos a fim de evitar erros de medida da pressão.. O manguito deve ser inspecionado, observando se há danos. Substitua o manguito se houver indícios de desgaste ou ruptura..

(29) Pressão Invasiva (IBP) ● Mede a Pressão DIRETAMENTE - Leitura de uma pressão pela transmissão hidrostática.. Método: . . Leitura através de um equipo preenchido com soro fisiológico em contato com o ponto de medição (artéria, cavidade craniana, etc) Um dispositivo eletromecânico (transdutor de pressão) posicionado no equipo recebe as variações de pressão do corpo e transforma estas variações em sinal elétrico..

(30) Pressão Invasiva (IBP) . Em tempo real, Registro Contínuo;. . Todas as oscilações são registradas;. . O transdutor transforma uma energia de difícil medida direta (mecânica, térmica ou química) em outra, geralmente energia elétrica, mais fácil de ser registrada..

(31) Pressão Invasiva (IBP) . . . O transdutor é isolado fisicamente do soro por um dispositivo chamado Domo (Domus); Conectado ao cateter de transmissão de pressão, que apresenta uma câmara com uma membrana flexível, que fica em contato com a membrana do transdutor, Transmitindo o sinal pressórico para este e permitindo manter estéril a solução salina que preenche o sistema..

(32) Pressão Invasiva (IBP). Cabo Transdutor (Domo). Bolsa Pressurizadora.

(33) Apresentação IBP.

(34) Não Invasiva - Invasiva              . Baixo Baixo custo custo Fácil Fácil aplicação aplicação Fácil Fácil manutenção manutenção Demora Demora de de medida medida Movimentação Movimentação Perfusão Perfusão baixa baixa Posicionamento Posicionamento do do manguito manguito.      .        . Alto Alto custo custo Riscos Riscos Pessoal Pessoal especializado especializado Tempo Tempo Manutenção Manutenção Precisão Precisão Rapidez Rapidez.

(35) Capnografia ETCO2 . . . Máxima concentração de CO2 durante a respiração. Essa concentração máxima geralmente ocorre no final da respiração, justificando o termo ETCO2 (End Tidal CO2), Dióxido de Carbono Expirado Final..

(36) Capnografia ETCO2  . Resolução CFM Nº 1.802/2006 “Monitoração contínua da ventilação, incluindo os teores de gás carbônico exalados nas seguintes situações; Anestesia sob via aérea artificial e/ou Ventilação artificial”.

(37) Capnografia ETCO2 . . Trata-se da medida numérica (capnometria) e gráfica (capnografia) do valor de CO2 expirado. Necessita de um sensor que faça leitura no gás exalado pelo paciente: - Estado Sólido (Capnostat); - Disco de Amostragem.

(38) Sensor de Estado Sólido (Capnostat) . . Preferencialmente, se utiliza um sensor de estado sólido, que emite sinais luminosos através do gás exalado e os transforma em sinais elétricos; O Capnostat é instalado no adaptador de vias aéreas e este por sua vez é instalado no circuito de vias aéreas do paciente;.

(39) Capnostat . Gera luz infravermelha numa das extremidades do sensor (em forma de “U”) que é emitida através das janelas do adaptador de vias aéreas para o detector na outra extremidade do sensor..

(40) Capnostat . . . O dióxido de carbono que flui através do adaptador de vias aéreas, como conseqüência da respiração, absorve parte dessa energia (luz infravermelha) emitida. O monitor relaciona a quantidade de energia detectada com a quantidade de CO2 na célula de amostragem (adaptador de vias aéreas), Fornece os valores numéricos para o monitor de CO2 como freqüência respiratória e gera uma curva capnográfica..

(41) Disco de Amostragem . . . Disco que gira a uma velocidade constante e, neste disco, há uma parte negra, uma branca e outra com quantidade de CO2 conhecida. A cada ciclo, a parte negra e a branca servem como autozero, e a quantidade de CO2 conhecida é para o traçado da curva de amostragem. O CO2 captado passa por uma fonte luz infravermelha, assim como o disco de amostragem que em conjunto, plota um ponto na curva de amostragem, gerando o valor de CO2 do paciente..

(42) Posicionamento do Sensor Paciente Adulto. Paciente Neonato.

(43) Posicionamento do Sensor . Pacientes não entubados.

(44) Capnografia ETCO2.

(45) Capnografia ETCO2 Limpeza e esterilização Adaptador de Vias Aéreas Adulto e Neonatal  Podem ser lavados em uma solução de água morna e sabão, enxaguando-os com um líquido desinfetante ou esterilizando-os a frio (glutaraldeído). Finalmente eles devem ser enxaguados com água estéril e secos.  Antes de reutilizá-los, certifique-se que as janelas estão limpas e secas e que não sofreram danos pelos processos acima descritos..

(46) Capnografia ETCO2 Limpeza e esterilização Sensor de CO2  Limpe o sensor com um tecido umedecido em água e sabão neutro.  Certifique-se que emissores e receptores estejam limpos e secos, antes de usar o sensor.  Nunca imergir ou esterilizá-lo..

(47) Débito Cardíaco (CO)   . . CO = Cardiac Output; Gasto Cardíaco; Volume de sangue bombeado em um minuto (L/min); Freq. Cardíaca X Volume Sistólico.

(48) Débito Cardíaco (CO) . . Se o coração está batendo 70 vezes por minuto e a cada batimento 70 mililitros de sangue são ejetados, o débito cardíaco é de 4.900 ml/minuto (4,9 l/min). Este valor é típico para um adulto médio em repouso, embora o débito cardíaco possa atingir 30 litros/minuto durante exercícios extremos..

(49) Débito Cardíaco (CO) . . Para determinar o Débito Cardíaco, um cateter de Swan-Ganz é introduzido até o coração, E por um orifício desse cateter é injetado. soro com temperatura inferior à temperatura do sangue; . No cateter há um sensor de temp. localizado na artéria pulmonar, o qual é sensibilizado quando o soro frio é injetado..

(50) Débito Cardíaco (CO) . . Catéter Swan-Ganz (monitorização hemodinâmica invasiva); Sensor de temperatura na artéria pulmonar.

(51) Débito Cardíaco (CO) . O soro ao se misturar ao sangue provoca uma redução em sua temperatura que é apresentada como uma curva na tela de monitoração de débito cardíaco..

(52) Débito Cardíaco (CO).

(53) Sensor de Débito Cardíaco e Temperatura.

(54) Débito Cardíaco (CO) Limpeza e esterilização . . Catéter de Swan Ganz: descartável Cabo de interligação temperatura:   . e. sensor. de. limpar apenas com sabão neutro e água não esterilizar Não utilizar álcool pois pode ressecar causando vazamento.

(55) Índice Bispectral (BIS)   . Bispectral Index (BIS); Medida Contínua, Não Invasiva; Consiste num parâmetro de EEG continuamente processado relativo ao nível da hipnose do paciente, em que 100=acordado e 0=linha rasa de EEG..

(56) Índice Bispectral (BIS) . Destina-se a correlacionar pontos extremos clínicos “hipnóticos” (sedação, falta de consciência e de memória) e a controlar. alterações dos efeitos dos anestésicos no cérebro. . É apresentado como um número no canto superior esquerdo da tela e é representado graficamente no Gráfico de Tendência BIS ao. longo do tempo..

(57) Intervalo de BIS e Estado Clínico  . .  . 100 – Consciente (responde a voz normal); 80 – Sedação Ligeira/Moderada (pode responder a comandos em voz alta ou a toques/agitação moderados; 60 – Anestesia Geral (não responde a estímulos verbais) 40 – Estado Hipnótico profundo; 00 – EEG de linha rasa.

(58) Intervalo de BIS e Estado Clínico.

(59) Composição do Sistema.

(60) Sensor BIS. Colocação.

(61) Tela de Verificação do Sensor.

(62) Monitor BIS.

(63) Oximetria de Pulso (SPO2)  . SPO2 = Saturação Periférica de O2; O valor da saturação é obtido a partir de um sensor eletro-óptico que possui dois Leds como emissores de fonte de luz e um. fotodiodo como receptor..

(64) Oximetria de Pulso (SPO2).

(65) Oximetria de Pulso (SPO2).

(66)

Referências

Documentos relacionados

Seguem-se as sínteses das principais teorias sociais de rede e definições das variáveis ou fatores sociais (ou sócio-comportamentais) relevantes, com as quais

O BJECTIVE : Identify the profile of the patients affected by leprosy seen at the Outpatient Clinic of Dermatology of Hospital Evangélico de Curitiba and characterize the levels

São válidos e eficazes os contratos firmados pelas sociedades de economia mista exploradoras de atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de

Padrão de vida, de forma genérica, é visto como o modo que as pessoas vivem e seu dinheiro para comprar bens, por isso também é conhecido como bem estar econômico, que

31 PEDRO ADRIANO DE OLIVEIRA MOURA NÃO COMPARECEU. 32 RAYNARA RIBEIRO ALVES

Levando-se em conta a importância dos antioxidantes presentes em plantas, na prevenção de danos oxidativos causados pelos radicais livres e sua relação com a inibição da

Requer a concessão de tutela antecipada recursal para determinar que o Município de Manaus se abstenha de proceder a nomeação e posse dos canditatos aprovados

Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade de Cuiabá, em Direito Sanitário pela Universidade de Brasília, em Direito Penal pela Universidade