• Nenhum resultado encontrado

Escola SENAI de Mauá

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Escola SENAI de Mauá"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)

CT 164 – Proposta Pedagógica da Escola SENAI de Mauá

SENAI-SP, 2012

Elaboração Equipe Escolar

Revisão Equipe Escolar

(3)

SUMÁRIO

Apresentação 3

Missão 3

Contexto histórico, razão de criação e evolução da escola 3

Princípios da Educação Profissional 5

Objetivos Gerais 5

Atuação da Escola 5

Atendimento “in company” 6

Convênio com entidades 6

Processo de Ensino 6

Dos Direitos e Deveres dos alunos 7

Direitos dos alunos 7

1 - Conhecer o processo de avaliação e os critérios para promoção 7

2 - Conhecer o processo de recuperação 8

3 - Utilizar Oficinas/Laboratórios e demais dependências da escola 8

4 - Compensação de Ausências 8

Deveres dos alunos 9

Capacitação e Desenvolvimento dos Funcionários 9

(4)

Apresentação

A Proposta Pedagógica consiste na formalização do compromisso educacional da escola com relação aos alunos, a indústria, a família e a comunidade.

Em sua elaboração foram considerados os cenários externos, as oportunidades em negócios educacionais, a vocação da Unidade Escolar, as regras estabelecidas tanto no Regimento Comum das Unidades SENAI como na legislação vigente, além das intenções descritas na Proposta Educacional do SENAI–SP.

Foram envolvidos no processo de concepção, elaboração e aprovação, representantes das empresas da região, representantes da comunidade e funcionários da Escola SENAI de Mauá.

Missão

O SENAI tem por missão “promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira”.

No cumprimento da sua missão, o SENAI promove o contínuo aprimoramento dos serviços educacionais e tecnológicos, direcionando esforços para atender à legislação aplicável aos seus processos e serviços, preservar o meio ambiente, manter ambientes de trabalho adequados e seguros, atender às necessidades e expectativas dos clientes e desenvolver constantemente sua equipe de colaboradores.

Contexto histórico, razão de criação e evolução da escola

O Centro de Treinamento SENAI de Mauá iniciou suas atividades em 1974 no bairro de Capuava, a partir de um convênio firmado entre a prefeitura de Mauá e a CTBC - Companhia Telefônica da Borda do Campo, desenvolvendo cursos de Educação Profissional Básica na área de Telefonia.

Em 1980 houve a mudança da Escola para o centro da cidade de Mauá e, juntamente com a mudança de endereço, as atividades foram incrementadas com a implantação de cursos nas áreas Química e Segurança do Trabalho que, anteriormente, eram desenvolvidos na escola SENAI “A. Jacob Lafer”, em Santo André. A implantação desses cursos na escola de Mauá ocorreu pela necessidade de continuar atendendo o Pólo Petroquímico da região.

Em 2005 foram implantados cursos nas áreas de Metalmecânica e Automação Industrial.

(5)

Tendo em vista a necessidade de melhoria da infraestrutura predial, de aprimoramento das oficinas e laboratórios, bem como de propiciar a ampliação da capacidade operacional para melhor atender as demandas impostas pelas empresas da região, em 2011 deu-se início ao processo de reestruturação da unidade SENAI de Mauá. As instalações físicas utilizadas até 2010 foram demolidas e, em seu lugar, está sendo construída uma edificação moderna com cinco pavimentos, onde serão implementados novos cursos e formas de atendimento.

Desta forma, com o objetivo de continuar o atendimento às empresas e comunidade da região durante o período de construção da nova Unidade Escolar, esforços foram conduzidos para viabilização de uma estrutura provisória no prédio pertencente à faculdade FAMA – Faculdade de Mauá. Como resultado, foi autorizado investimento para aquisição de máquinas e equipamentos, além da realização de obras para adequação do prédio às necessidades do SENAI de Mauá. Neste contexto, objetivando não interromper o atendimento no ano de 2011, buscou-se parcerias com o SESI, com a Faculdade FAMA e com a prefeitura de Mauá, os quais disponibilizaram espaços para o desenvolvimento das aulas. Sendo assim, em 2011 foram ofertados somente cursos de Formação Inicial e Continuada nas áreas de Gestão, Eletroeletrônica, Logística, Metalmecânica e Tecnologia da Informação.

A partir da conclusão das obras de adequação da estrutura provisória, em 2012 as aulas passaram a ser desenvolvidas nas dependências do SENAI de Mauá. Os ambientes de ensino foram devidamente adequados e atualizados, fato que propiciou o retorno da oferta do curso de Qualificação Profissional na área Química.

(6)

Princípios da Educação Profissional

A Escola SENAI de Mauá desenvolve suas ações educacionais com base nos seguintes princípios:

1. Igualdade de condições para acesso e permanência na unidade escolar; 2. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o

pensamento, a arte e o saber a ciência e a tecnologia; 3. Respeito e tolerância às etnias e diferenças culturais; 4. Garantia de padrão de qualidade no processo educativo; 5. Valorização da experiência extra-escolar;

6. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais; 7. Valorização do profissional da educação.

Objetivos Gerais

Neste contexto, os objetivos gerais da Escola SENAI de Mauá são:

1. Assegurar o aprimoramento profissional contínuo das pessoas envolvidas no processo educacional;

2. Buscar continuamente a satisfação dos clientes oferecendo serviços de Educação Profissional orientados para as necessidades do mercado e atualizados tecnologicamente;

3. Assegurar a melhoria contínua do processo de ensino e de aprendizagem; 4. Formar profissionais dotados de conhecimentos atualizados de tecnologia e

com condições para um efetivo exercício da cidadania, auxiliando no desenvolvimento de sua capacidade crítica e de sua capacidade de relacionamento interpessoal.

5. Disseminar conceitos e práticas de segurança do trabalho para alunos e colaboradores.

Atuação da Escola

A Escola atua principalmente nas cidades de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, atendendo o Pólo Petroquímico e demais empresas da região.

Na Escola SENAI de Mauá são desenvolvidos apenas cursos de Formação Inicial e Continuada, ministrados nas instalações da unidade, “in

company” ou em convênio com entidades. São atendidas as áreas de

Automação Industrial, Eletroeletrônica, Gestão, Logística, Metalmecânica, Química, Segurança do Trabalho e Tecnologia da Informação.

(7)

Atendimento in company

A Escola SENAI de Mauá oferta programas sob medida nas instalações das empresas, nas mais diferentes áreas de atuação, conforme as necessidades encontradas no momento do diagnóstico inicial, sempre buscando respostas rápidas e consequente satisfação de nossos clientes.

Convênio com entidades

A Escola mantém convênios com entidades da região, através do desenvolvimento de Programas Comunitários de Formação Profissional.

Até 2005, quatro entidades foram atendidas, sendo elas: Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra, Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires, Prefeitura Municipal de Mauá e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rio Grande da Serra. Em 2006 foram celebrados mais dois convênios com as entidades Paróquia Nossa Senhora das Vitórias e Associação das Pequenas Irmãs de Santa Terezinha do Menino Jesus, ampliando o número de atendimentos.

Em 2010, na cerimônia realizada na sede da FIESP, com a presença do Presidente Paulo Skaf, foram renovados os convênios anteriormente firmados, acrescido da Associação Cidadania e Vida.

Tais entidades são acompanhadas periodicamente para verificação do atendimento oferecido à comunidade.

Processo de Ensino

Os docentes desenvolvem seu processo de ensino a partir do planejamento elaborado para o alcance das competências técnicas previstas nos respectivos cursos, além das qualidades pessoais necessárias à atuação adequada no mercado de trabalho. Desta forma, nos ambientes de ensino são realizadas aulas expositivas dialogadas, exercícios e ensaios práticos, apresentações de situações problemas que refletem a realidade da profissão, além de outras estratégias de ensino e avaliação da aprendizagem que o professor julgar necessárias. Adicionalmente, nos casos em que há possibilidade de agendamento, são promovidas visitas técnicas nas empresas da região, objetivando tanto a complementação dos estudos dos alunos como a atualização profissional da equipe de docentes.

(8)

Dos Direitos e Deveres dos alunos

Com base no Regimento Comum das Unidades Escolares do SENAI – SP, apresentam-se a seguir os direitos e deveres dos alunos da Escola SENAI de Mauá.

Direitos dos alunos

1. Conhecer o processo de avaliação e os critérios para

promoção

A avaliação da aprendizagem, entendida como processo contínuo de obtenção de informações, análise e interpretação da ação educativa, deverá subsidiar as ações de orientação do educando, visando à melhoria de seus desempenhos.

O processo avaliativo deverá ser realizado:

 Mediante o emprego de instrumentos e técnicas diversificados, de conformidade com a natureza das competências propostas para a educação profissional;

 Com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

A avaliação da aprendizagem compreenderá uma série de ações:

 Especificação de critérios quantitativos e qualitativos;

 Explicitação dos critérios de avaliação para o educando;

 Diversificação de instrumentos e técnicas de avaliação;

 Estímulo ao desenvolvimento de atitude de auto-avaliação por parte do educando;

 Recuperação de desempenhos considerados insatisfatórios. Com base nos itens citados acima, a partir dos diversificados instrumentos e técnicas de avaliação (observação de desempenho, argüição,

avaliação escrita, atividades práticas, etc.), o docente tem autonomia para

estabelecer uma nota final para o aluno, obedecendo uma escala de 0 a 100. Será considerado aprovado e certificado o aluno que, ao final do curso, obtiver nota final, expressa em números inteiros, igual ou superior a 50 (cinqüenta), numa escala de 0 a 100, desprezando frações, sendo que é necessária a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula previstas para o curso.

(9)

2.

Conhecer o processo de recuperação

Ao aluno com aproveitamento insuficiente, em qualquer disciplina, será proporcionado, durante o transcorrer de todo o período do curso, estudos de recuperação contínua. A recuperação, parte integrante do processo de construção do conhecimento, deverá ser entendida como orientação contínua de estudos e criação de novas situações de aprendizagem, por meio de atividades diversificadas e de novas avaliações, agendadas com o professor.

3. Utilizar Oficinas/Laboratórios e demais dependências

da escola

O aluno poderá utilizar as dependências e equipamentos, mesmo fora do seu horário de aula, desde que autorizado pela Equipe Escolar. Vale salientar que todos os recursos utilizados ficam sob responsabilidade do aluno, que arcará com possíveis danos.

4. Compensação de Ausências

A Escola disponibiliza o recurso de compensação de ausências a todos os alunos que apresentam dificuldades relacionadas ao cumprimento da carga horária prevista para o curso objeto de sua matrícula. Para tanto, deve apresentar suas necessidades e justificativas ao setor de secretaria, o qual analisará em conjunto com a coordenação as situações apresentadas e as possibilidades de compensação. Ressalta-se que a oportunidade será concedida somente quando sua operacionalização for factível por parte da Escola. Uma vez aprovada a compensação de ausências, a frequência do aluno será controlada através de formulário próprio, o qual ficará anexado como complemento à ressalva descrita no diário de classe da turma que o aluno está matriculado.

(10)

Deveres dos alunos

 Respeitar as normas administrativas e pedagógicas inerentes aos cursos ou níveis de ensino;

 Empenhar-se na autoeducação e no aproveitamento de todos os recursos disponíveis ao seu progresso intelectual e profissional;

 Comparecer pontualmente aos compromissos escolares;

 Respeitar as diferenças individuais relacionadas com etnia, credos, opções políticas e culturas diferenciadas;

 Participar de todas as atividades escolares que concorram para o aprimoramento de sua formação profissional e educação para a cidadania;

 Relacionar-se com respeito e cortesia com colegas, funcionários e demais agentes do processo educativo;

 Respeitar as normas disciplinares, de segurança e de prevenção de acidentes, conforme as características do curso;

 Manter a Escola informada sobre aspectos que não possam ser negligenciados, com relação à saúde e integridade física mental;

 Manter a Escola informada sobre os motivos de eventuais ausências e mudanças de residência e ou local de trabalho;

 Zelar pelo patrimônio da unidade escolar

Capacitação e Desenvolvimento dos Funcionários

Os colaboradores da escola são capacitados periodicamente para manter a excelência no desenvolvimento de seu processo educativo. Os cursos, treinamentos e participações em feiras e seminários são previstos, acompanhados e avaliados quanto à sua aplicabilidade.

Acompanhamento da Ação Docente

Com o objetivo de garantir um adequado padrão de qualidade nos processos de ensino e de aprendizagem, além do cumprimento das etapas de planejamento previstas na estrutura de gestão educacional do SENAI-SP, a ação do professor é acompanhada de forma periódica. Tal atividade possui planejamento anual, o qual é apresentado na forma de um cronograma. No momento do acompanhamento, são avaliados itens relacionados ao planejamento das aulas, documentações, estratégias de ensino e avaliação da aprendizagem, além da postura profissional necessária ao cumprimento do papel de Educador.

Referências

Documentos relacionados

Os procedimentos de testes não visam ser exaustivos, mas sim demonstrativos da capacidade da LICITANTE atender na íntegra aos requisitos e funcionalidades especificados

1 DENEYS-TUNNEY, A. Un autre Jean-Jacques Rousseau.. na facilidade para se penetrarem reciprocamente, e essa vantagem, de cujo valor não temos mais noção, poupava-lhes

Comparando os dados da Tabela 4, níveis de pressão sonora após a implantação do projeto, com os dados da Tabela 1, níveis de pressão sonora antes da instalação do

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Temos para nós que, tendo-se feito depender o suprimento do consentimento do Requerido e, consequentemente, o apuramento da legitimidade do Requerente, da estabilização

SENAI LONDRINA LILIANA ROBERTA SANTOS BARROS SENAI LONDRINA MARIA LUISA DE CAMPOS LIMA SENAI LONDRINA MIRIAN BEATRIZ RODRIGUES SENAI LONDRINA SHARAPOVA SILVA FABRICIO

Fatores predisponentes: hipertensão crônica, mola hidatiforme, gestação múltipla, poliidrâmnio, obesidade, DM, adolescente (menor 17 anos) e idade superior a 35

Essas bases foram utilizadas por abrangerem pesquisas nacionais (Brasil) e internacionais. Nas bases de dados foram realizadas duas buscas, uma com as