• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DOCURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - PRO BONO- EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DOCURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - PRO BONO- EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DOCURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” - PRO BONO- EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR - 2018.2

FACULDADE EVANGÉLICA DO PIAUÍ - FAEPI, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF n° 03.873.844/0001-35, com sede profissional na rua 13 de maio, nº 2660, bairro Pio XII, Teresina-PI, CEP 64.018-28 torna público o seguinte REGULAMENTO

DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”, EM NÍVEL DE

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR - 2018.2, que será regido pelas seguintes disposições.

CAPÍTULO I

CONCEITO,OBJETIVOS E ORGANIZAÇÃO GERAL Seção I

Do conceito

Art. 1º O curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização em Gestão e Supervisão Escolar, ofertado pela FAEPI, destina-se aportadores de diploma de curso

superior na area da educação, que prestam serviços na rede pública ou privada, e

desejam obter o título de Especialista como meio de aprofundamento e aprimoramento de conhecimentos e habilidades adquiridas na graduação ou demais cursos superiores.

Art. 2º O curso de Pós-Graduação “Lato Sensu”, em nível de Especialização em Gestão e Supervisão Escolar, têm como finalidade fortalecer as políticas de inclusão, de formação acadêmica continuada na áarea da educação, promovendo a verticalização do Ensino Superior à Especialização. Nessa perspectiva, aoferta de cursos “Lato Sensu” contribuirá para a superação dos problemas socioculturais e econômicos das regiões de alcance da FAEPI.

Art. 3º O curso de Pós-Graduação“Lato Sensu”, em nível de Especialização em Gestão e Supervisão Escolar, compreende o aperfeiçoamento e a especialização, com a finalidade de aprofundar conhecimentos e habilidades na gestão e supervisão escolar, preparando especialistas em setores restritos das atividades acadêmicas eprofissionais, e deverá ter uma carga horária mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas, conforme o disposto no Artigo 5º da Resolução CNE/CES Nº 01/2007;

(2)

Art. 4º O Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu”, em nível de Especialização em Gestão e Supervisão Escolar, será presencial, organizado por iniciativa da FAEPI e ofertado a título integralmente gratuito, todavia, deverá ser pagaa taxa de inscrição no valor de R$ 30,00 (trinta reais), para fins de análise da documentação e seleção do candidato à vaga de aluno desta Pós-Graduação “Lato Sensu”.

ParágrafoÚnico. Somente ocorrerá a devolução do valor da taxa de inscrição no caso de

desistência da IES em ofertar o curso ou pela impossibilidade de formação de turma pelo não preenchimento do número de vagas, quando então o valor pago por todos os candidatos inscritos será devolvido em sua integralidade aos mesmos.

Seção II Dos objetivos

Art. 5º O Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu”, em nível de Especialização em Gestão e Supervisão Escolar - 2018.2 da Faculdade Evangélica do Piauí – FAEPI pretende qualificar profissionais, em uma determinada área do saber, para uma melhor inserção e atuação no mundo do trabalho.

Art. 6º O profissional da educação requer um domínio sobre a área de atuação, isto é, o aperfeiçoamento de conhecimentos relativos à organização do trabalho pedagógico, em especial naárea de Supervisão e Gestão Escolar, o que permitirá a compreensão da realidade e uma atuação de destaque no âmbito público ou privado.

Ar. 7º O objetivo principal deste curso é qualificar profissionais que atuam na formulação, implementação, gestão e avaliação das atividades escolares com vistas à compreensão do ambiente escolar e adoção de princípios.

Art. 8º Espera-se que esse encontro de envolvidos no processo educacional promova a formação da gestão educacional, nas dimensões pedagógicas, administrativas, financeiras, relacionais e política, bem como resulte na ampliação da produção acadêmica da FAEPI, na consolidação das concepções de ensino e na valorização da práxis docente.

Seção III Da organizaçãogeral

Art. 9º A implantação do curso está condicionada à formação de turma, com mínimo de 40 (quarenta) e maximo de 80 (oitenta) alunos selecionados, bem como à disponibilidade de recursos materiais e financeiros e/oucondições infraestruturais existentes.

(3)

COORDENAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA Seção I

Da coordenação do curso

Art. 10º O Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu”, em nível de Especialização em Gestão e Supervisão Escolar - 2018.2 terá um Coordenador encarregado pela administração e coordenação didático-pedagógica.

Art. 11Cabe à coordenação do curso de Pós-Graduação “LatoSensu” levar ao conhecimento dos estudantes as normativas do curso de Especialização, no qual está matriculado, e esclarecer eventuais dúvidas que os mesmos possuírem.

Seção II

Da organizaçãodidático-pedagógica

Art. 12 Aorganizaçãodidático-pedagógica do cursos será realizada pela Coordenação que determinará no que concerne:

I- à formação do corpo docente;

II - à admissão dos alunos e regime acadêmico;

III - à elaboração e orientação do trabalho de conclusão de curso; IV – às condições de aprovação no curso;

V- aos certificados acadêmicos obtidos.

Art. 13A coordenação do Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu”, em nível de Especialização em Gestão e Supervisão Escolar - 2018.2 ficará encarregada de cumprir o seguinte programa:

I - Gestão e Desenvolvimento de Pessoas;

II –Comportamento Humano, Objetividade e Subjetividade nas Relações e Parcerias; III –Planejamento Estratégico na Gestão;

IV - Estratégias para Desenvolvimento Organizacional e suas Perspectivas Educacionais nas Organizações;

V - O Papel e osDesafios do Gestor e do Supervisor; VI - Relação e PensamentoAdministrativo;

VII - Metodologia da PesquisaCientífica;

VIII –Parâmetros Curriculares e Legislação Educacional; IX - Orientação TCC (Artigo).

Art. 14 Para cada turma ofertada, será gerado um diário de classe por disciplina, no qual deverão ser registradas notas e frequências, bem como o conteúdo trabalhado e o resultado final da disciplina.

(4)

acompanhamento do docente, bem como o reservado para elaboração do trabalho de conclusão de curso, conforme Art. 5º da Resolução CNE/CES nº 01/2007.

Art. 15 É obrigatório que cada estudante matriculado esteja ciente que a aprovação do trabalho de conclusão de curso é obrigatória para cursos de Especialização que têm como característica a formação docente.

Art. 16O corpodocente, queatuaram noCurso de Pós-Graduação “Lato Sensu”, emnível de Especialização em Gestão e Supervisão Escolar - 2018.2 serácomposto de colaboradorese

professorsvoluntários,visandofomentero conhecimento, osvaloresético-morais, o

desenvolvimento de métodospedagogicos e o aperfeiçoamentodos profissionais da educação, quesãorequeridospelasociedadepolíticaemseu conjunto.

CAPÍTULO III

OFERTA, DIVULGAÇÃOE PROJETO MAIS ALUNO Seção I

Da oferta

Art. 17 O Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu”, em nível de Especialização em Gestão e Supervisão Escolar será ofertado de forma gratuita e presencial, com carga horária de 380 hora-aula, durante 9 (nove) meses, observando-se a programação deste Regulamento. Art. 18 As aulas terão início no dia 30 de setembro de 2018, com um encontro a cada mês, aos Domingos, de 08:00 às 12:00 e de 13:00 às 17:00 horas, sendo uma disciplina por mês, na sede da FAEPI, localizada na Rua 13 de maio, nº 2660, bairro Pio XII, Teresina-PI, CEP 64.018-285.

Art. 19 O curso de Pós-Graduação “Lato Sensu”, em nível de especialização em gestão e supervisão escolar não está condicionados à oferta anual e contínua. É decisão da FAEPI tornar permanente aoferta do mesmo.

Seção II

Da divulgação dos cursos, seleção dos candidatos e matrícula

Art. 20 O Edital de divulgação do Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu”, em nível de Especialização em Gestão e Supervisão Escolar, disciplirá o Processo Seletivo para esse curso, devendo o canditado observar atentamente todas as disposições desse Edital, em especial, ao prazo de inscrição, documentos obrigatórios para fins de deferimento da inscrição, bem como do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

Art. 21 As matriculas do Curso de pós-graduação “lato sensu”, em nível de Especialização em Gestão e Supervisão Escolar – 2018.2devem ser realizadas na Coordenação de

(5)

Pós-Graduação, nos dias 25 a 28 de setembro, no horário de 08h às10h e de 17h às 19h,

(terça e qinta), mediante preenchimento de formulário próprio e confirmação da entrega

de todos os documentos solitados no ato de incrição do processo seletivo.

Paragrafo Único. Para a realização da matricula o aluno deverá assinar e se comprometer com os termos do Contrato de Prestação de Serviço de Pós Graduação e a Declaração de Ciência, a fim que o mesmo possa vir a cursar a Pós-Graduação “Lato Sensu”, em Nível de Especialização em Gestão e Supervisão Escolar - 2018.2.

Seção III Do ProjetoMaisAluno

Art. 22. O Projeto Mais Aluno é uma forma de expandir as atividades da instituição e aumentar a quantidade de discente, nas diversas áreas do saber que a IES presta serviços educacionais, e com isso garantir o fomento à educação de qualidade e garantir a sustentabilidade da instituição.

Art.23. A FAEPI concede aos alunosdo Curso de pós-graduação “lato sensu”, em nível de Especialização em Gestão e Supervisão Escolar – 2018.2 o direito de participar do Projeto

Mais Aluno, podendo, assim, receber o prêmio de 7% (sete por cento) referente a

mensalidade adimplida pelo aluno indicado, conforme as regras contidas no Projeto Mais Aluno.

CAPÍTULO IV

DA CONCLUSÃO DOS CURSOS E DOS CERTIFICADOS

Art. 24 Aos estudantes que venham a concluir cursos de Pós-Graduação “Lato Sensu”, emnível de Especialização em Gestão e Supervisão Escolar – 2018.2 e sejam considerados aprovados, a FAEPI expedirá o Certificado na área de conhecimento a qual o curso proposto se vincula.

Art. 25 Consideram-se aprovados os alunos do referido curso de pós-graduação, que cumprirem os seguintes requisitos:

I – Frequência mínima de 75% (setenta e cincopor cento) do total de horas/aula do curso; II - Nota igualou superior a 7,0 (sete) emcadacrédito, conforme os métodos avaliativos designados para o curso;

III – Aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade de Artigo Cientifico. Art. 26 O aluno aprovado no Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu”, em nível de Especialização em Gestão e Supervisão Escolar – 2018.2 deverá fazer um requerimento, junto a Coordenação do curso, solicitando a expedição do Certificado de Conclusão do

(6)

Curso, oportunidade em que a IES poderá solicitar ao aluno documentos que se faça necessário a expedição do respectivo certificado.

Paragrafo Único: O não atendimento dos itens descritos no artigo anterior,exime a FAEPI da entrega do Cerfiticado de Conclusão do Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu”, em nível de especialização em gestão e supervisão escolar.

CAPÍTULO V

DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

Art. 27 As excepcionalidades e os casos omissos referentes à gestão acadêmica e didático-pedagógica do Curso de pós-graduação “lato sensu”, em nível de Especialização em Gestão e Supervisão Escolar – 2018.2 serão resolvidos pela Coordenação do referido curso.

Teresina (PI), 23 deagosto de 2018 Professora Jane dos Santos Rodrigues Andrade

Referências

Documentos relacionados

(h) Em ligas Ti-15Nb-xSi resfriadas em forno, a redução do módulo de elasticidade para as composições de 0,35 e 0,55 % de Si foi atribuída ao aumento da fração de volume da fase

Unidade Responsável pelo Programa: Secretaria Municipal de Obras e Vias Públicas Código da Unidade Responsável: 01.16.00. Objetivo: Este programa propõe amparar a necessidade

A tag fárad- hatatlan volt, újra és újra átszelte az orszá- got, keresztbe-kasul vonatozta, minden te- hénszaros városkában megállt beszélni egy kicsit az

[r]

Declara, outrossim, que o(a) referido(a) médico(a), atendendo ao disposto nos artigos 31 e 34 do Código de Ética Médica e no artigo 9º da Lei 8.078/90 e após a

1 - As medidas disciplinares sancionatórias traduzem uma sanção disciplinar imputada ao comportamento do aluno, devendo a ocorrência dos factos suscetíveis de a configurarem ser

temperatura aumenta a força do contato entre duas superfícies aumenta Em um determinado ponto, contudo a força desse contato começa a diminuir em função de propriedades térmicas

CÓPIA NÃO CONTROLADA - Este documento não pode ser copiado, reproduzido ou disseminado sem o prévio consentimento por escrito da Unimed Vertente do Caparaó. Profissionais