• Nenhum resultado encontrado

VARA DO TRABALHO DE MAFRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VARA DO TRABALHO DE MAFRA"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

VARA DO TRABALHO DE MAFRA

PROJETO ACESSIBILIDADE

M

(2)

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE ACESSIBILIDADE

OBRA: Vara do Trabalho de Mafra

LOCALIZAÇÃO:

Rua Vereador Antônio Narloch Bairro Centro

Mafra - SC

PROPRIETÁRIO:

Tribunal Regional do Trabalho – 12ª Região CNPJ: 02.482.005/0001-23

RESPONSÁVEL TÉCNICO PELO PROJETO:

Pedro Paulo Duarte da Silva

(3)

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 4 1.1. Generalidades... 4 2. PAVIMENTAÇÕES... 5 2.1. Piso Tátil... 5 2.2. Preparo do Piso... 6 2.3. Instalação... 6

2.4. Limpeza Conservação e Manutenção... 7

3. PINTURA... 7

3.1. Vaga de Estacionamento PNE... 7

4. SINALIZAÇÃO... 7

4.1. Placas de Sinalização Tátil... 7

4.2. Sinalização Tátil de Corrimão... 8

4.3. Sinalização Visual no Piso... 8

5. APARELHOS SANITÁRIOS... 9 5.1. Louças... 9 5.2. Metais... 9 5.3. Acabamentos... 10 6. BEBEDOURO... 11 7. BARRAS DE APOIO... 12 7.1. Vasos Sanitários... 12 7.2. Lavatórios... 12

8. REVESTIMENTO RESISTENTE A IMPACTOS... 13

9. CORRIMÃO ... 13

10. DEMARCAÇÃO DA VAGA PNE... 13

(4)

1. APRESENTAÇÃO

O projeto refere-se à adaptação às normas brasileiras de acessibilidade do Fórum Trabalhista de Mafra, pertencente ao Tribunal Regional do Trabalho 12ª Região.

A empresa contratada respeitará os dados constantes nos projetos e respectivas especificações. Qualquer modificação que possa ocorrer para o seu aprimoramento deverá ser objeto de consulta prévia, por escrito a Fiscalização do TRT, pois somente com o seu aval, por escrito, as alterações poderão ser executadas.

1.1. GENERALIDADES

Similaridade: Para produtos e materiais das marcas ou fabricantes mencionados nestas especificações, a Contratante admitirá o emprego de similares, desde que ouvida previamente a Fiscalização e mediante sua expressa autorização, por escrito.

Entende-se por similaridade entre dois materiais e equipamentos, quando existe a analogia total ou equivalência do desempenho dos mesmos, em idêntica função construtiva e que apresentam as mesmas características exigidas na especificação ou no serviço que a eles se refiram.

Caberá à Contratada comprovar a similaridade e efetuar a consulta, em tempo oportuno, à Fiscalização da Contratante, não sendo admitido que a dita consulta sirva para justificar o não cumprimento dos prazos estabelecidos na documentação contratual.

Todos os materiais e equipamentos a serem empregados e/ou fornecidos para execução dos serviços especificados deverão ser novos, salvo quando solicitado de modo contrário e estiver em perfeito estado de conservação e funcionamento.

Os serviços deverão ser executados de acordo com projeto específico e em conformidade com as exigências da ABNT NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamento urbanos.

(5)

2. PAVIMENTAÇÕES

2.1. PISO TÁTIL

Os pisos táteis serão nos modelos alerta e direcionais colados sobre o piso existente. As placas podotáteis caracterizam-se pela diferenciação de textura e cor em relação ao piso adjacente, destinado a construir alerta ou linha de guia, perceptível por pessoas com deficiência visual.

Modelos:

• Piso Tátil Direcional - tem a função de orientar o percurso a ser seguido, possui a superfície de relevos lineares.

• Piso Tátil de Alerta - tem a função de sinalizar perigo ou mudança de direção, com superfície em relevo tronco-cônico.

O piso tátil será em borracha com dimensões de 250 x 250 mm e espessura de 5 mm, na cor azul, da marca Arco ou similar.

As placas deverão estar em conformidade com a NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

(6)

2.2. PREPARO DO PISO

Antes da instalação deverá ser efetuada limpeza do piso existente com esponja embebida em solução de água e detergente, esfregando de forma a retirar toda a sujeira.

O piso deverá estar completamente seco no momento da fixação.

2.3. INSTALAÇÃO

O contrapiso deve estar limpo, firme, sem rachaduras ou peças soltas e irregulares.

Passo a Passo:

• Colocar as placas do piso tátil nas posições pré-definidas em projeto;

• Passar fita crepe em seu contorno;

• Tirar as placas de dentro à marcação e limpar bem a área com diluente de pinturas (Thinner) para colocação das peças;

• Passar camada fina de adesivo de contato extra (teor de sólidos maior 18%), nas duas bases (lados) e deixar secar por um tempo médio de 15 a 20 minutos;

• Repetir o adesivo com a segunda demão, dando o mesmo intervalo de cura (de 15 a 20 minutos);

• Colar as placas sobre o piso e pressioná-las para aumentar a aderência. Se bater, fazê-lo com martelo de borracha;

• Retirar a fita crepe;

• Arredondar as pontas das placas dos cantos para diminuir pontos de descolagem;

• Retirar os restos de adesivo das bordas;

• Aplicar o vedador de borda no entorno das placas coladas (entre 3 a 4 mm do entorno);

• A cura da colagem se completa após 24 horas, por isso, não deverá ser efetuada lavagem do piso anteriormente a este período.

(7)

2.4. LIMPEZA CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO

A limpeza do piso deve ser feita com detergente neutro e água na proporção 1:7.

Não utilizar solventes e derivados de petróleo na limpeza do piso.

3. PINTURA

3.1. VAGA DE ESTACIONAMENTO PNE

A pintura para a vaga de estacionamento PNE será executada com tinta acrílica à base de solvente do tipo refletiva para demarcação na cor branco e azul marinho, conforme indicado em projeto.

A pintura para a faixa de pedestre, indicada em projeto será executada com tinta para demarcação viária à base de resina acrílica à base de solvente, nas cores amarelo, branco e azul, aplicadas conforme seção 6.12.1 da ABNT NBR 9050:2004.

4. SINALIZAÇÃO

Todos os elementos de sinalização tátil e visual do edifício deverão estar de acordo com o projeto de acessibilidade e com as especificações da seção 5 da NBR 9050-2004.

4.1. PLACAS DE SINALIZAÇÃO TÁTIL

Todas as portas de salas com acesso direto ao público e os sanitários acessíveis terão placas de sinalização tátil. Os espaçamentos, proporções e características de relevo dos caracteres e símbolos deverão contemplar a seção 5.6 da norma NBR9050: 2004.

(8)

As placas serão de chapa de aço inoxidável ou outro material que atenda às especificações de relevo da norma citada acima. Elas terão a largura de 30 cm por 12 cm de altura. Devem ser fixadas na parede adjacente à porta do ambiente, do lado onde estiver a maçaneta, a 1,1 m de altura. E conterão o nome do ambiente representado em Braille, na sua parte inferior e o nome do ambiente ou símbolo que o represente em relevo na parte superior.

Os arranjos de seis pontos e os espaçamentos entre as celas Braille devem ter diâmetro do ponto na base: 2 mm; espaçamento vertical e horizontal entre pontos – medido a partir do centro de um ponto até o centro do próximo ponto: 2,7 mm; largura da cela Braille: 4,7 mm; altura da cela Braille: 7,4 mm; separação horizontal entre as celas Braille: 6,6 mm; separação vertical entre as celas Braille: 10,8 mm e altura do ponto: 0,65 mm.

Os caracteres em relevo devem ser grafados em maiúsculas; ter altura do relevo: 0,8 mm a 1,0 mm e distância entre caracteres: 5 mm;

4.2. SINALIZAÇÃO TÁTIL DE CORRIMÃO

Será instalado anel de borracha com textura contrastante com a superfície do corrimão 1,00 m antes das extremidades e, placa com informações sobre o pavimento no início e no final da rampa, instalada na geratriz superior do prolongador horizontal do corrimão.

A instalação da sinalização tátil de corrimão deverá estar em conformidade com o projeto e com o item 5.12 da ABNT NBR 9050.

4.3. SINALIZAÇÃO VISUAL NO PISO

O espaço de espera reservado para cadeirantes na área interna de público será demarcado no piso por vinil adesivo na cor azul com alta refletividade, resistente a temperaturas extremas e a desgastes físicos, incluindo símbolo PNE conforme ABNT NBR 9050.

(9)

5. APARELHOS SANITÁRIOS

5.1. LOUÇAS

5.1.1. Vasos Sanitários

Os vasos destinados ao uso de portadores de necessidades especiais (PNE) serão da linha Vogue Plus Confort, cor branco gelo, modelo P510, conforme NBR 9050.

A fixação dos vasos sanitários no piso ocorrerá por meio de dois parafusos com buchas plásticas expansíveis, em furos previamente abertos e ligados ao esgoto por anel de vedação de Ø 4”. A ligação com a entrada de água será de tubo cromado de Ø 1.½”.

Os assentos dos vasos serão do tipo plástico na cor branco gelo na linha Vogue Plus.

5.1.2. Lavatórios

Os lavatórios de coluna suspensa a serem instalados nos banheiros para PNE serão em louça na cor branco gelo, linha Vogue Plus da Deca, com 550 x 470 mm, modelo L51 ou similar.

Os lavatórios com coluna suspensa deverão ser instalados integralmente.

5.2. METAIS

As torneiras serão utilizadas nos seguintes modelos com os respectivos locais de aplicação:

• Pressmatic Benefic Compact de mesa da Docol ou similar; Instaladas nos W.C.’s para acesso PNE;

Os acabamentos para as válvulas de descarga PNE serão do tipo Benefit modelo 184906 da Docol ou similar.

(10)

As válvulas de escoamento devem ser colocadas de cima para baixo nos furos das peças sanitárias, para garantir o exato posicionamento delas e em seguida remover o conjunto montado. É recomendável que os metais sejam manuseados com luva de borracha para não serem danificados.

5.3. ACABAMENTOS

5.3.1. Suporte para Toalhas Interfolhadas

O suporte para papel toalha será do tipo sobrepor em plástico ABS reforçado, Linha Standart na cor branca, código 7020, da marca Melhoramentos ou similar.

O suporte possuirá dimensões externas de 277 mm de largura x 368 mm de altura x 118 mm de profundidade.

5.3.2. Porta Papel Higiênico

O dispenser para papel higiênico será em plástico ABS reforçado, linha Standart na cor branca, código 7019, da marca Melhoramentos ou similar.

O porta papel higiênico possuirá dimensões externas de 125 mm de largura x 330 mm de altura.

5.3.3. Saboneteira

Nos W.C.’s para portadores de necessidades especiais (PNE) serão instaladas saboneteiras em plástico ABS reforçado, linha Standart na cor barnca, código 7048, da marca Melhoramentos ou similar.

A soboneteira possuirá dimensões externas de 130 mm de largura x 280 mm de altura x 130 mm de comprimento.

(11)

5.3.4. Espelhos

Os espelhos do tipo bisotê indicados em projeto serão com espessura mínima de 6 mm e dimensões: 120 x 80 cm para os W.C.’s PNE. Os espelhos serão fixados na parede com acabamento em botão cromado. Poderão ser instalados com inclinação de 10% a fim de facilitar a visualização, conforme figura a seguir:

Figura 01 – Instalação – Banhei ro PNE.

6. BEBEDOURO

Será instalado bebedouro acessível para portadores de necessidades especiais (PNE) no modelo BDF 100/300 da marca IBBL ou similar, locado próximo aos W.C.’s PNE, conforme projeto arquitetônico.

(12)

7. BARRAS DE APOIO

7.1. VASOS SANITÁRIOS

Os vasos sanitários para portadores de necessidades especiais (PNE) serão equipados com barras de aço inox, conforme seções 7.2.4 e 7.3.1.2, da ABNT NBR 9050:2004.

As barras deverão possuir resistência mínima a um esforço de 1,5 KN em qualquer sentido, possuir entre 3 cm e 4,5 cm, firmemente fixada a parede a uma distância mínima destas de 4 cm da face interna da barra

Junto à bacia sanitária, na lateral e no fundo, devem ser instaladas barras horizontais para apoio e transferência, com comprimento mínimo de 0,80 m a 0,75 m de altura do piso acabado (medidos pelos eixos de fixação). A distância entre o eixo da bacia e a face da barra lateral ao vaso deve ser de 0,40 m, estando esta posicionada a uma distância mínima de 0,50 m da borda frontal da bacia. A barra da parede do fundo deve estar a uma distância máxima de 0,11 m da sua face externa à parede e estender-se no mínimo 0,30 m além do eixo da bacia, em direção à parede lateral.

7.2. LAVATÓRIOS

Os lavatórios dos banheiros para portadores de necessidades especiais (PNE) serão equipados com barras de aço inox, conforme seção 7.2.4 e 7.3.6, da ABNT NBR 9050:2004.

As barras deverão possuir resistência mínima a um esforço de 1,5 KN em qualquer sentido, possuir entre 3 cm e 4,5 cm, firmemente fixada a parede a uma distância mínima destas de 4 cm da face interna da barra

As barras devem ser fixadas nas paredes laterais aos lavatórios, com distância mínima do mesmo de 0,04 m e 0,80 m do piso acabado.

(13)

8. REVESTIMENTO RESISTENTE A IMPACTOS

As portas dos ambientes acessíveis receberão proteção contra impactos provocados por bengalas, muletas e cadeiras de rodas.

Esta proteção dar-se-á com a fixação de uma chapa em aço espessura de 0,5 mm, instalada em ambos os lados da porta com altura de 40 cm a partir do piso. A chapa será revestida com uma demão de fundo preparador (Primer) e três demãos de esmalte sintético seguindo a paginação da pintura, conforme indicado em projeto.

TRT – Fórum Trabalhista de Ma fra Ambientes Acessí veis

W.C. PNE Masculino W.C. PNE Feminino Circulação Atendimento Conciliação Audiências Gabinetes Assistentes Secretaria Copa Contadores Ta b e la 0 1 : A m b ie nt e s A ce ss í ve i s. 9. CORRIMÃO

O corrimão da rampa deverá ser fixado conforme orientações da seção 6.7 da NBR 9050:2004. As demais especificações, tais como cor, material e pintura do corrimão estão especificados no projeto arquitetônico.

10. DEMARCAÇÃO DA VAGA PNE

Será utilizada tinta específica para piso da marca Coral, Renner, Suvinil ou similar para demarcação da vaga para portadores de necessidades especiais (PNE).

(14)

11. CONCLUSÃO

A conclusão da obra dar-se-á com a efetivação de todas as vistorias do órgão competente pela fiscalização.

O Projeto de Acessibilidade levou em consideração o programa de necessidades do contratante. Não será permitida nenhuma alteração no Projeto de acessibilidade sem devido consentimento e/ou autorização dos responsáveis técnicos pelo projeto.

A inspeção minuciosa de toda a construção deverá ser executada pelo engenheiro da obra, acompanhado do mestre de obras, para constatar e relacionar os arremates e retoques finais que se fizerem necessários. Em consequência dessa verificação, terão de ser executados todos os serviços da revisão levantados.

Serão procedidos testes para verificação de todas as instalações, equipamentos, para evitar reclamações futuras.

Em função da diversidade de marcas existentes no mercado e dos novos produtos que surgem, constou em alguns itens desse memorial o termo equivalente.

Esse, com o objetivo de possibilitar eventuais substituições. Neste caso, quando as substituições forem necessárias as marcas ou linhas equivalentes propostas deverão ser submetidas à aprovação da contratante. Em tempo suficiente para que esta possa fazer a análise do material.

São José, Fevereiro de 2011.

_____________________________________________ TOPOSOLO – Engenharia, Arquitetura e Topografia SS

Referências

Documentos relacionados

A multidisciplinaridade na Diabetologia nacional está também presente no estudo realizado na APDP, avaliando a presença de ansiedade, stresse e depressão em jovens adultos

Os equipamentos de auscultação dinâmica do estado dos elementos das rodoviasconstituem um salto qualitativo e quantitativo, na avaliação do nível de desempenho da

pensada para tirar o máximo proveito das paredes e ficar com zonas livres na casa de banho, é ideal para espaços reduzidos, mas também para manter a arrumação.. com um desenho

* Cada montadora será responsável pela limpeza do estande em que estiver trabalhando, durante a montagem e desmontagem, e não poderá utilizar as vias de circulação para deposição

* Compreende-se a “LIMPEZA DE ENTREGA DO ESTANDE” como sendo a primeira limpeza para a inauguração do evento, que no caso de estandes com decoração especial, deverá ser

Um doente com infecção pelo VIH, a presença de infiltrados cavitados nos lobos superiores, para além da hipótese diagnóstica de tuberculose pulmonar (que, com maior

Mas alguns cuidados são importantes: ● Durante o tratamento com quimioterapia ou radioterapia, deve-se evitar a gravidez, pois o feto pode ser agredido. Converse com seu médico

A presente cláusula é inserida na Convenção Coletiva de Trabalho em conformidade com as deliberações aprovadas em assembleia geral extraordinária da categoria profissional