• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO GERAL DO IX CONCURSO DE QUALIDADE CACHAÇA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO GERAL DO IX CONCURSO DE QUALIDADE CACHAÇA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO GERAL DO IX CONCURSO DE QUALIDADE CACHAÇA

CAPÍTULO I

DOS ORGANIZADORES

Art. 1º - Realização do Departamento de Alimentos e Nutrição da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara), com o apoio do Sindicato Rural de Araraquara, Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa do Estado de São Paulo (SEBRAE-SP) e Prefeitura Municipal de Araraquara.

CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS

Art. 2º - Avaliar, valorizar, promover e divulgar a cachaça produzida no Estado de São Paulo, além de capacitar o produtor, transmitindo novos conhecimentos através de um curso sobre Produção e Controle da Qualidade de Cachaça.

CAPÍTULO III DAS INSCRIÇÕES

Art. 3º - A inscrição para participantes do IX Concurso de Qualidade da Cachaça deverá ocorrer no período de 02 de Maio de 2013 a 14 de Junho de 2013, através do preenchimento do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO, disponível no site www.fcfar.unesp.br/portaldacachaca.

Art. 4º - Após o preenchimento da ficha de inscrição, o participante receberá um e-mail confirmando sua inscrição, a qual somente será validada após o pagamento de uma taxa de R$50,00, que deve ser paga através de depósito bancário IDENTIFICADO ou transferência bancária (cujo nome do titular seja o mesmo inscrito no concurso) para a seguinte conta:

Banco do Brasil – Banco 001 Agência 6933-7

Conta Corrente 130.200-0 Faculdade de Ciências Farmacêuticas

CNPJ: 48031918002500

O comprovante de pagamento da taxa de inscrição deve ser enviado para o E-mail: cursosportalcachaca@gmail.com. Após o envio do comprovante, o participante receberá um novo e-mail confirmando o recebimento e a confirmação definitiva da inscrição.

(2)

Ao se inscrever no IX Concurso de Qualidade da Cachaça o produtor estará automaticamente innscrito no VIII Encontro da Cadeia Produtiva da Cachaça.

Art. 5°- A inscrição de acompanhantes de produtores no VIII Encontro da Cadeia Produtiva da Cachaça deverá ser realizada de 02 de Maio a 06 de Setembro de 2013, também mediante pagamento de taxa de R$50,00.

O valor da taxa de inscrição não será devolvido em caso de desistência da participação no Concurso e/ou no Encontro da Cadeia Produtiva da Cachaça.

CAPÍTULO IV DO CONCURSO

Art. 6° - Neste ano, o Concurso de Qualidade da Cachaça premiará as melhores cachaças em três categorias: ENVELHECIDAS, NÃO ENVELHECIDAS E DESCANSADAS. Além disso, como uma premiação adicional será escolhida a GARRAFA DE CACHAÇA MAIS BONITA, como um incentivo a boa apresentação do produto, fator de melhoria da qualidade.

Art. 7°- Serão selecionadas para o concurso as amostras que se enquadrarem nas definições da Legislação Brasileira que aprova o Regulamento Técnico para fixação dos padrões de identidade e qualidade para aguardente de cana e para cachaça (Instrução Normativa n°13, de 29 de Junho de 2005, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimentos - MAPA), para cada categoria acima mencionada.

CACHAÇA NÃO ENVELHECIDA: Cachaça é a denominação típica e exclusiva da Aguardente de Cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 % vol (trinta e oito por cento em volume) a 48% vol (quarenta e oito por cento em volume) a 20ºC (vinte graus Celsius), obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares até 6g/l (seis gramas por litro), expressos em sacarose. A cachaça que contém açúcares em quantidade superior a 6g/l (seis gramas por litro) e inferior a 30g/l (trinta gramas por litro), expressos em sacarose deve ser rotulada como adoçada. (BRASIL, 2005). CACHAÇA ENVELHECIDA: é a bebida que contém no mínimo 50%

(cinqüenta por cento) de Cachaça ou do Destilado Alcoólico Simples de Cana-de-açúcar envelhecidos em barril de madeira apropriada, com capacidade mínima de 100 (cem) e máxima de 700 (setecentos) litros, por um período não inferior a 1 (um) ano (BRASIL, 2005).

CACHAÇA DESCANSADA: é a cachaça armazenada em recipiente de madeira e que não se enquadra nos critérios definidos para o envelhecimento (BRASIL, 2005), ou seja, foi armazenada em recipiente de madeira de volumes menores que 100 (cem) litros ou com capacidade superior à 700 (setecentos) litros, não importando o tempo de armazenamento.

(3)

Art 8°- Todas as garrafas enviadas QUE ATENDEREM À LEGISLAÇÃO VIGENTE SOBRE ROTULAGEM (Instrução Normativa n°13, de 29 de Junho de 2005, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimentos - MAPA) estarão automaticamente concorrendo ao prêmio de garrafa mais bonita.

CAPÍTULO V

DO ENVIO DAS AMOSTRAS

Art 9°- Cada inscrição no Concurso de Qualidade da Cachaça dá direito ao envio de 03 (três) tipos de cachaças, SENDO NO MÁXIMO UMA CACHAÇA EM CADA CATEGORIA.

Somente será aceito o envio de duas ou mais cachaças representando a mesma categoria, se for efetuada inscrição (com novo pagamento da taxa) de um novo participante no concurso, o qual também deve estar presente no evento, representando a cachaça inscrita.

Na ficha de inscrição, o participante deverá preencher, no local indicado, a categoria na qual estará inscrevendo sua(s) cachaça(s) (ENVELHECIDA, DESCANSADA E NÃO ENVELHECIDA), deixando em branco a(s) categoria(s) na(s) qual(is) não forem inscritas amostras.

Art 10° - Para concretizar a inscrição no CONCURSO deverão ser enviadas, de 02 de Maio de 2013 a 14 de Junho de 2013, DUAS amostras (duas garrafas) da cachaça participante em cada categoria, com NO MÍNIMO 700 mL cada, na forma como o produto é comercializado, para:

IX Concurso da Qualidade da Cachaça ALMOXARIFADO – FCF

Rodovia Araraquara-Jáú, km 1 Araraquara-SP

CEP: 14800-901

Caso a cachaça seja comercializada em garrafas com volume inferior a 700 mL, o responsável deve enviar a quantidade de garrafas necessárias para compor um volume de, NO MÍNIMO, 1400 mL da amostra.

Art. 11° - Todas as amostras enviadas devem ser identificadas individualmente, fixando na garrafa a FICHA DE IDENTIFICAÇÃO, cujo modelo encontra-se disponível no Anexo I, ao final deste regulamento.

Art. 12°- Juntamente com as amostras deve ser enviado, em uma única via, o TERMO DE RESPONSABILIDADE, cujo modelo encontra-se disponível no Anexo II, ao final deste regulamento.

(4)

CAPÍTULO VI DO PRODUTOR

Art. 13° - O produtor que inscrever cachaça(s) é responsável pela idoneidade das informações fornecidas a respeito da(s) descrição(ões) da(s) cachaça(s).

Art. 14° - As despesas com envio ou entrega das amostras, bem como hospedagem (se necessário) serão de responsabilidade do produtor.

CAPÍTULO VII DAS PENALIDADES

Art. 15º - Se a(s) referida(s) amostra(s) não for(em) enviada(s) até a data limite (14 de Junho de 2013), a(s) cachaça(s) inscrita(s) estará(ão) automaticamente DESCLASSIFICADA(S), portanto, NÃO SERÃO ACEITAS AMOSTRAS APÓS O PRAZO DE INSCRIÇÕES.

Art. 16° - Ficam sujeitas à desclassificação, todas as amostras que forem inscritas fora do padrão estabelecido neste regulamento.

Art. 17° - Estão sujeitas à desclassificação a cachaça cujo produtor NÃO estiver presente durante toda a programação do VII Encontro da Cadeia Produtiva de Cachaça.

CAPÍTULO VIII

DO CURSO DE CAPACITAÇÃO

Art. 18º - É obrigatória, a todos os inscritos e que representam cachaças participantes do IX Concurso de Qaulidade da Cachaça.

Art. 19° - O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de Setembro de 2013, no CENTRO DE PESQUISA DA CACHAÇA, nas dependências do Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP/Araraquara (Rodovia Araraquara-Jaú, Km 1 Araraquara-SP).

Art. 20° - Todos os participantes com frequência de, no mínimo, 75%, terão direito a CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.

CAPÍTULO IX DO JULGAMENTO

Art. 21º - Caberá à comissão organizadora levar as amostras ao laboratório de Análise Sensorial do Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP/Araraquara onde serão avaliadas.

(5)

Art. 22º - As amostras envelhecidas, não envelhecidas e descansadas serão analisadas e classificadas separadamente.

Art. 23º - As amostras inscritas serão inicialmente submetidas a um processo de avaliação sensorial, que será conduzido no Laboratório de Análise Sensorial do departamento de Alimentos e Nutrição da FCFar-UNESP (Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UNESP/Araraquara) por um painel de provadores, que indicarão dentre as amostras aquelas que apresentam as médias de aceitação mais altas com relação à impressão global.

Art. 24º - Após a fase de triagem acima mencionada, as amostras selecionadas serão finalmente avaliadas pela comissão julgadora, constituída por uma equipe de especialistas* da área que, com base nos resultados sensoriais e em concordância com a maioria de seus membros, indicarão as amostras classificadas no concurso. *Especialistas:

Prof. Dr. João Bosco Faria – FCFar/UNESP Prof. Dr. John Raymond Piggott - FCFar/UNESP Pesq. Dr. Ricardo Bonotto – FCFar/UNESP

Pesq. Dr. Maria Cristina Meneghin – FCFar/UNESP Pesq. Ms. Vitor Rocha dos Santos – FCFar/UNESP Pesq. Ms. Aline Ferreira Cavalcanti – FCFar/UNESP Pesq. Ms. Michelle Boesso Rota – FCFar/UNESP Pesq. Ms. Henrique Roçafa – FCFar/UNESP Pesq. Ms. Rosa Maria Beraldo - FCFar/UNESP Pesq. Crislaine Perez - FCFar/UNESP

Pesq. Mariana Rodrigues - FCFar/UNESP

Art. 25º - As garrafas enviadas, cujo rótulo se encontre em conformidade com a Legislação vigente para rotulagem de cachaça (Instrução Normativa n°13, de 29 de Junho de 2005, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimentos - MAPA), serão julgadas pelo painel de provadores das amostras de cachaça, sendo eleita a garrafa mais bonita aquela com o maior número de votos.

CAPÍTULO X DO RESULTADO

Art. 26º - Os três primeiros colocados nas categorias ENVELHECIDA, NÃO ENVELHECIDA e DESCANSADA, bem como o vencedor do prêmio da GARRAFA MAIS BONITA, serão anunciados SOMENTE no dia 14/09/2013, antes do encerramento do VIII Encontro da Cadeia Produtiva de Cachaça.

(6)

CAPÍTULO XI DA PREMIAÇÃO

Art. 27º - Os três primeiros classificados de cada categoria, bem como vencedor do prêmio da garrafa mais bonita, receberão como prêmio um troféu.

Art. 28º - A entrega dos prêmios dar-se-á no dia 14/09/2013, antes do encerramento do VIII Encontro da Cadeia Produtiva de Cachaça, no mesmo local.

(7)

ANEXO I- FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DAS AMOSTRAS DE CACHAÇA (recorte e cole nas duas amostras de cada categoria na qual a cachaça foi

inscrita)

CACHAÇA ENVELHECIDA Nome do Produtor: _____________________________ Nome da Cachaça:______________________________ Safra/lote:______________________________________ Tipo de madeira: ________________________________ Volume do tonel: ________________________________ Tempo de envelhecimento:________________________ CACHAÇA ENVELHECIDA Nome do Produtor: _____________________________ Nome da Cachaça:______________________________ Safra/lote:______________________________________ Tipo de madeira: ________________________________ Volume do tonel: ________________________________ Tempo de envelhecimento:________________________ CACHAÇA DESCANSADA Nome do Produtor: _____________________________ Nome da Cachaça:______________________________ Safra/lote:______________________________________ Tipo de madeira: ________________________________ Volume do tonel: ________________________________ Tempo de armazenamento:________________________ CACHAÇA DESCANSADA Nome do Produtor: _____________________________ Nome da Cachaça:______________________________ Safra/lote:______________________________________ Tipo de madeira: ________________________________ Volume do tonel: ________________________________ Tempo de armazenamento:________________________

CACHAÇA NÃO ENVELHECIDA

Nome do Produtor: _____________________________ Nome da Cachaça:______________________________ Safra/lote:______________________________________

CACHAÇA NÃO ENVELHECIDA

Nome do Produtor: _____________________________ Nome da Cachaça:______________________________ Safra/lote:______________________________________

(8)

ANEXO II

TERMO DE COMPROMISSO

Eu_______________________________, CPF__________________

declaro que concordo com os termos do regulamento do IX Concurso

de Qualidade da Cachaça a ser realizado, juntamente com o VIII

Encontro da Cadeira Produtiva da Cachaça, nos dias 13 e 14 de

Setembro de 2013, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de

Araraquara e afirmo que a(s) amostra(s) de cachaça enviada(s)

é(são) de minha propriedade, bem como confirmo a veracidade das

informações declaradas na inscrição e na ficha de identificação das

amostras.

________________________________________________

Assinatura do participante no concurso

Referências

Documentos relacionados

- nacionalidade, cidadania, direitos políticos e eleitorais; - planos plurianuais, diretrizes orçamentárias e orçamentos. A indelegabilidade das competências privativas é

De la descripción anterior se desprende que es necesario diseñar e implementar estrategias para la atención integral (Psiquico – Físico) de los empleados NoDocentes de

with the opportunistic fungal infections, numerous in vitro studies have been carried out, including the screening of some natural extracts (e.g., rich in phenolic compounds)

O kit Canine Leptospira foi projetado para determinar em soros de caninos, títulos de anticorpos séricos de diferentes sorovares patogênicos de Leptospira interrogans,

2V QtYHLV GH LQVXOLQD H OHSWLQD FLUFXODWyULRV VmR SURSRUFLRQDLV j PDVVD JRUGD H

Esse artigo nasce de uma necessidade e da carência de estudos que tenha como escopo a produção fotografia na Bahia do século XIX e que examine como os

Em primeiro lugar, seria necessário justificar o apelo a uma parte da realidade que se estenderia além do físico, pois uma proposta puramente fisicalista, apresentada aqui

Assim, verifica-se que o sistema de produção de morango estudado é mais eficiente e apresenta melhor performance quanto aos indicadores em emergia quando