• Nenhum resultado encontrado

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO - ANPAD EDITAL N. 05/2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO - ANPAD EDITAL N. 05/2013"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO - ANPAD EDITAL N.° 05/2013

PROVA DE REDAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLADORIA E CONTABILIDADE DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO –

PPGCC/FEA/USP

A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO – ANPAD torna pública a abertura das inscrições para a Prova de Redação do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – PPGCC/FEA/USP. Poderão realizar a prova todas as pessoas que desejam participar do processo de seleção ao Mestrado e ao Doutorado em Controladoria e Contabilidade do PPGCC/FEA/USP.

SEÇÃO I. DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 A Coordenação do Teste ANPAD será responsável, em nível nacional, pela inscrição e aplicação da Prova de Redação exigida pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP como etapa do processo de seleção ao Mestrado e ao Doutorado.

1.1.1 As demais etapas do processo de seleção serão conduzidas pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP.

1.2 A Prova de Redação será realizada de acordo com as normas deste edital e dos editais publicados pelo PPGCC/FEA/USP no sítio eletrônico http://prpg.usp.br/ppgcc.

1.2.1 É de inteira responsabilidade de o inscrito ler todos os editais que dizem respeito a este processo seletivo.

1.3 As inscrições na Prova de Redação, no Teste ANPAD e no processo seletivo do PPGCC/FEA/USP seguem procedimentos distintos e devem ser realizadas em consonância com o previsto nos respectivos editais. 1.4 O inscrito deve atentar para o fato de que é necessário se inscrever tanto para a Prova de Redação prevista neste edital quanto para as provas do Teste ANPAD, salvo nos casos em que já tiver resultados do Teste ANPAD em uma das edições anteriores consideradas válidas para o processo seletivo em questão e optar pela não realização da Edição de Setembro de 2013 do Teste ANPAD.

1.5 Todas as informações referentes à Prova de Redação serão divulgadas por meio do sítio eletrônico do Teste ANPAD www.anpad.org.br/teste e/ou pelo e-mail teste@anpad.org.br. Apenas nos casos previstos neste edital, o interessado deverá entrar em contato telefônico com a Coordenação do Teste ANPAD. SEÇÃO II. PERÍODO, VALOR E CONDIÇÕES GERAIS DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição para a Prova de Redação será realizada exclusivamente via Internet, pelo sítio eletrônico do Teste ANPAD. Antes de se inscrever, o interessado deverá tomar conhecimento de todas as disposições e regras do presente edital e do edital publicado pelo PPGCC/FEA/USP no sítio eletrônico http://prpg.usp.br/ppgcc.

2.2 A fim de se inscrever, o interessado deverá fazer um cadastro e efetuar sua inscrição acessando o link correspondente à Prova de Redação do PPGCC/FEA/USP. Caso já tenha feito o cadastro para uma edição anterior, basta acessar o sítio eletrônico, fazer seu login, digitando seu CPF e sua senha, e efetuar sua inscrição acessando o link correspondente.

2.3 A fim de evitar ônus desnecessários, o interessado deverá orientar-se no sentido de recolher o valor da taxa de inscrição somente após tomar conhecimento de todas as normas e condições para a realização da Prova de Redação. Em hipótese alguma, a alegação de desconhecimento das normas ou a desistência por parte do inscrito, salvo o disposto no item 4.1.5, motivará (i) restituição do valor pago, (ii) transferência para terceiros da importância paga pela inscrição ou (iii) transferência dessa quantia para outra edição. 2.4 As inscrições serão realizadas no período de 03/07/2013 até às 23h59min (horário oficial de Brasília/DF) do dia 15/08/2013.

2.5 O interessado deverá se inscrever, gerar e imprimir o boleto da taxa de inscrição no valor de R$ 190,00 até às 23h59min (horário oficial de Brasília/DF) do dia 15/08/2013.

(2)

2.5.1 O boleto poderá ser pago até o dia 16/08/2012. Após essa data, o pagamento não será aceito para participação no processo seletivo do PPGCC/FEA/USP.

2.6 O boleto bancário deverá ser impresso após a conclusão do preenchimento do formulário de inscrição on-line.

2.7 O pagamento da inscrição somente poderá ser efetuado via boleto bancário. O código de barras do boleto permite a quitação em qualquer banco do sistema de compensação bancária, em caixas eletrônicos e pelo Internet Banking.

2.8 Em caso de feriado ou evento que acarrete o fechamento de agências bancárias na localidade em que se encontra o inscrito, o boleto deverá ser pago antecipadamente.

2.9 Não serão aceitos depósitos em conta e/ou transferências bancárias.

2.10 A inscrição somente será efetivada após a confirmação de pagamento pelo banco.

2.11 A inscrição será confirmada em até 03 (três) dias úteis após o pagamento. O inscrito deverá consultar a regularidade do registro dos dados de sua inscrição e do pagamento do valor pertinente, por meio do sítio eletrônico do Teste ANPAD. Para tal, deverá fazer o login e acessar o link “Minhas inscrições”. Adicionalmente, será encaminhada uma confirmação para o endereço de e-mail que o inscrito informou no cadastro preenchido no sítio eletrônico do Teste ANPAD.

2.12 Caso não conste a confirmação de pagamento no sítio eletrônico do Teste ANPAD, link de acesso “Minhas inscrições”, dentro do prazo de 03 (três) dias úteis após o pagamento, o inscrito deverá entrar em contato com a Coordenação do Teste ANPAD por e-mail.

2.13 A Coordenação do Teste ANPAD não enviará comprovante de inscrição via correio.

2.14 Após o encerramento do período de inscrição, os inscritos que não tiverem quitado o boleto não poderão participar da edição regida pelo presente edital.

2.15 O período de inscrição poderá, excepcionalmente, ser prorrogado por até 2 (dois) dias úteis, por necessidade de ordem técnica e/ou operacional.

2.15.1 A prorrogação poderá ser feita sem alteração nas condições deste edital, bastando, para todos os efeitos legais, um comunicado no sítio eletrônico do Teste ANPAD.

2.15.2 A prorrogação do período de inscrição poderá se restringir apenas aos locais que ainda tiverem lugares disponíveis na(s) sala(s) disponibilizada(s) para realização da prova.

2.16 A Coordenação do Teste ANPAD não se responsabiliza por solicitações de inscrições não recebidas em razão de falha de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, falta de energia elétrica, problemas bancários e/ou quaisquer outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

2.17 Serão canceladas as inscrições com pagamento efetuado em valor menor ou em data posterior do que os estabelecidos no item 2.5 da Seção II deste edital.

2.18 Não serão efetivadas as inscrições em desacordo com as instruções constantes deste edital. 2.19 A inscrição é única e exclusiva para o processo seletivo do PPGCC/FEA/USP disposto nesse edital. 2.20 No ato da inscrição, o interessado deverá indicar o local em que deseja realizar as provas.

2.21 A Coordenação do Teste ANPAD pode, excepcionalmente, conceder isenção da taxa de inscrição, conforme disposto na Seção VI deste edital.

2.22 Das condições especiais de participação

2.22.1 No caso de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou necessidade de condições especiais para participação na Prova de Redação, o tipo de necessidade especial e as condições diferenciadas necessárias devem ser informadas à Coordenação do Teste ANPAD, por e-mail, impreterivelmente até as 23h59min do dia 15/08/2013.

2.22.2 A mulher inscrita que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova poderá fazê-lo em sala reservada, desde que o requeira em conformidade com os seguintes procedimentos:

a) A lactante deverá, até o término do período de inscrição, encaminhar sua solicitação por e-mail.

b) Não haverá compensação do tempo de amamentação em favor da inscrita.

c) A criança deverá ser acompanhada, em ambiente reservado para este fim, de adulto responsável por seus cuidados (familiar ou terceiro indicado pela inscrita).

d) Nos horários previstos para amamentação, a lactante poderá ausentar-se temporariamente da sala de prova, devendo sempre ser acompanhada por um fiscal.

(3)

e) A inscrita que não levar acompanhante não poderá permanecer com a criança no local de realização da prova, não podendo, portanto, participar da prova.

f) Durante a amamentação, somente a inscrita ficará na sala com a criança, não sendo permitido qualquer contato entre a inscrita e o acompanhante da criança.

2.22.3 A falta do envio das informações especificadas nos itens 2.23.1 e 2.23.2 deste edital ou o seu envio fora do prazo, seja qual for o motivo alegado, implicará a não preparação da prova nas condições especiais explicitadas e a não disponibilização de locais especiais para a aplicação da prova.

2.22.4 Os inscritos com deficiência ou qualquer necessidade especial participarão da prova em igualdade de condições com os demais no que se refere ao conteúdo e à avaliação da prova, bem como ao dia, ao horário, à duração e ao local de realização da prova, salvo o disposto no item 2.23.6.

2.22.5 Os inscritos com deficiência ou qualquer necessidade especial que participarem de processos seletivos de instituições usuárias deverão verificar com as respectivas secretarias a existência de reserva de vagas e/ou o atendimento a condições de acessibilidade legalmente exigidas.

2.22.6 O inscrito com deficiência que necessitar de tempo adicional para realização da prova deverá requerê-lo, fornecendo justificativa detalhada acompanhada de parecer emitido por médico especialista da área de sua deficiência. A documentação deve ser dirigida à Coordenação do Teste ANPAD, por e-mail até as 23h59min do dia 15/08/2013.

2.22.7 O atendimento às condições solicitadas nos itens 2.23.1, 2.23.2 e 2.23.6 deste edital ficará sujeito à análise da legalidade, viabilidade e razoabilidade do pedido. O deferimento ou indeferimento será comunicado ao inscrito em um prazo de até 07 (sete) dias úteis após sua solicitação.

SEÇÃO III. LOCAIS DE APLICAÇAO

3.1 A Prova de Redação será realizada simultaneamente em seis locais: UnB (Brasília-DF)

UFPR (Curitiba-PR) UFPE (Recife-PE)

EBAPE/FGV (Rio de Janeiro-RJ) NPGA/UFBA (Salvador-BA) PPGCC/FEA/USP (São Paulo-SP)

3.2 O endereço completo dos locais está disponível no sítio eletrônico do Teste ANPAD, na seção “Locais de aplicação”.

SEÇÃO IV. REALIZAÇÃO DA PROVA 4.1. Disposições gerais

4.1.1 A prova acontecerá no dia 01/09/2013, a partir das 9h (horário oficial de Brasília/DF), com duração total de 2 (duas) horas.

4.1.2 O fiscal avisará ao início da prova o horário marcado em seu relógio, o qual será considerado, para todos os efeitos, como horário oficial para as normas sobre a aplicação da prova. O horário será registrado na ata e, caso seja possível, em aviso no quadro no interior da sala de realização da prova. 4.1.2 O inscrito deverá comparecer ao local de realização da prova com 1 (uma) hora de antecedência. 4.1.3 Não será permitida a entrada do inscrito no local de realização da prova após a autorização para o seu início. .

4.1.4 Todas as informações sobre horário e endereço dos locais de realização da prova são divulgadas no sítio eletrônico do Teste ANPAD. O inscrito deve estar atento a mudanças que possam vir a ocorrer desde a publicação deste edital até o dia da realização da prova.

4.1.5 Caso o local escolhido para a realização da prova seja desativado, o inscrito poderá optar por realizar a prova em outro local ou solicitar o ressarcimento do valor pago pela inscrição.

4.1.6 São de responsabilidade exclusiva do inscrito a identificação correta do seu local de realização da prova e o comparecimento no horário determinado.

4.1.7 A Coordenação do Teste ANPAD não se responsabiliza por informações de endereço eletrônico incorreto ou incompleto, nem por falha na entrega de mensagens eletrônicas causada por registro de endereço eletrônico incorreto ou por problemas no provedor de acesso do inscrito, tais como: caixa de correio eletrônico cheia, filtros anti-spam, eventuais truncamentos ou qualquer outro problema de ordem

(4)

técnica. É obrigatório que o inscrito sempre consulte o sítio eletrônico do Teste ANPAD para verificar as informações pertinentes.

4.1.8 O inscrito somente poderá realizar a prova no local escolhido no ato da inscrição. O interessado tem até o encerramento do período de inscrição para definir o local de realização da prova.

4.1.9 Não haverá segunda chamada. O inscrito não poderá alegar qualquer desconhecimento quanto à realização da prova como justificativa de sua ausência. O não comparecimento à prova, por qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência.

4.1.10 Somente será admitida à sala de prova a pessoa devidamente inscrita, de acordo com as disposições do presente edital, e que apresentar um dos documentos a seguir:

a) Carteira e/ou cédula de identidade expedida por órgão competente (Secretaria de Segurança, Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Federal, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Justiça, Ordens ou Conselhos de Classe que, por força de Lei Federal, valham como documento de identidade, desde que válidos e com fotografia), sendo também aceitos o Registro de Identidade Civil (RIC) e o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE);

b) Carteira Nacional de Habilitação válida com fotografia;

c) Passaporte válido e com fotografia, com visto válido em caso de estrangeiros; d) Carteira de Trabalho com foto; ou

e) Documentos de identidade expedidos pelo governo dos seguintes países do Mercosul: Argentina, Chile, Uruguai e Venezuela.

4.1.11 Os documentos devem estar em perfeitas condições de modo a permitir, com clareza, a identificação do inscrito. Poderá ser exigida identificação especial do inscrito cujo documento de identificação gere dúvidas quanto à fisionomia e à assinatura.

4.1.12 Não serão aceitos como documentos de identidade: certidão de nascimento, título de eleitor, modelo antigo da carteira de motorista, carteira de estudante, carteira de trabalho e previdência social sem foto, certificado de dispensa do serviço militar, carteira funcional sem valor de identidade ou documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados. Não será aceita cópia de documento de identidade, ainda que autenticada; tampouco será consentida a entrada de inscritos que compareçam ao local de realização da prova portando protocolo de documento de identidade.

4.1.13 O interessado deverá verificar o comprovante definitivo de inscrição a partir do dia 26/08/2013 no sítio eletrônico do Teste ANPAD, o qual atesta a inclusão do participante na lista de inscritos de cada local de aplicação.

4.1.13.1 Caso não conste o comprovante de inscrição no sítio eletrônico do Teste ANPAD, pelo link de acesso “Minhas inscrições”, o inscrito deverá entrar em contato com a Coordenação do Teste ANPAD por e-mail.

4.1.13.2 É obrigatória a apresentação do comprovante definitivo de inscrição no dia de realização da prova. .

4.1.14 Na remota hipótese de o inscrito comparecer ao local de aplicação portando o comprovante definitivo de inscrição e seu nome não constar na lista de inscritos, deverá procurar o Coordenador de Aplicação para verificar se houve algum equívoco e quais providências deverão ser adotadas. Poderão ser adotadas medidas cíveis, criminais e administrativas em caso de má fé ou irregularidade gerada pelo inscrito.

4.1.15 O inscrito deverá comparecer ao local escolhido munido de caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis ou lapiseira e borracha.

4.1.16 Durante a realização da prova, não será permitida qualquer espécie de consulta ou empréstimo de material.

4.1.17 Motivará o não processamento, a não validação e a não divulgação dos resultados, sem prejuízo das sanções cabíveis, do inscrito que:

a) burlar, ou tentar burlar, quaisquer das normas definidas neste edital, nos comunicados relativos à prova ou nas instruções constantes no Formulário da Redação;

b) não apresentar os documentos de identificação em consonância com a especificação prevista neste edital;

c) ausentar-se da sala de aplicação da prova, a qualquer momento, portando a Folha de Rascunho, a Folha definitiva da Redação ou outros materiais não autorizados;

(5)

e) fizer uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação, tais como: agenda eletrônica, calculadora, relógio digital, telefone celular, pager, mp3, smartphone, palmtop, receptor, gravador, laptop e similares ou perturbar o ambiente de prova com sons emitidos por esses equipamentos (o inscrito que estiver portando quaisquer desses equipamentos deverá mantê-los desligados, sem bateria, até a saída do local de aplicação). Qualquer indício da utilização e/ou perturbação advindos desses equipamentos gerará a exclusão do inscrito;

f) fizer uso de protetores auriculares (salvo nos casos em que o inscrito solicitar condições especiais em consonância com o item 2.23.6 da Seção II deste edital);

g) fizer anotação de informações relativas às suas respostas em qualquer outro meio que não o fornecido pelos fiscais de aplicação no dia de realização da prova;

h) estiver portando armas, mesmo que possua o respectivo porte; i) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;

j) lançar mão de meios ilícitos para a execução das provas;

k) for surpreendido observando a prova de outro inscrito ou, ainda, utilizando-se de livros, notas ou impressos não permitidos;

l) se recusar a entregar a Folha de Redação ou entregá-la após o tempo devido;

m) agir com descortesia ou de forma agressiva no que diz respeito a qualquer pessoa envolvida direta ou indiretamente na aplicação da prova, seja presencialmente, por telefone ou por e-mail.

n) comunicar-se com outro inscrito, durante a realização da prova, ou no espaço físico das salas de aplicação.

4.1.18 Se, após a prova, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual, testemunhal ou grafológico, que um inscrito utilizou processos ilícitos, o seu resultado não será processado, validado nem divulgado. 4.1.19 A(s) irregularidade(s) cometida(s) pelo inscrito na prova implicará o não processamento, validação e a consequente não divulgação dos seus resultados.

4.1.20 O não processamento, validação e a consequente não divulgação dos seus resultados será comunicada ao inscrito via e-mail em até 10 (dez) dias após a realização da prova.

4.1.21 Será automaticamente considerado desistente o inscrito que não comparecer à prova ou comparecer após o horário limite estabelecido neste edital, seja qual for o motivo alegado.

4.1.22 Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a realização da prova em virtude de afastamento do inscrito da sala, exceto nos casos expressamente previstos neste edital e autorizados pela Coordenação do Teste ANPAD.

4.1.23 Em hipótese alguma será realizada qualquer prova fora do local, data e horário predeterminados, salvo previsão expressa neste edital.

4.1.24 Os eventuais erros de digitação verificados na lista de presença (por exemplo, nome e/ou número do documento de identidade), que deverá ser assinada pelo inscrito no dia de realização da prova, deverão ser comunicados ao fiscal de sala e corrigidos pelo inscrito, em até 03 (três) dias úteis após a prova, pelo sítio eletrônico do Teste ANPAD, acessando o link “Meus dados pessoais”. O inscrito que não efetuar as correções dos dados pessoais deverá arcar, exclusivamente, com as consequências advindas de sua omissão. Caso seja verificada má-fé do inscrito, os resultados não serão processados, sem prejuízo das medidas cíveis, criminais e administrativas cabíveis.

4.1.25 A Coordenação do Teste ANPAD não oferece lanche ou qualquer tipo de refeição para os inscritos, sendo permitido o ingresso na sala de aplicação com água e outras bebidas não alcoólicas, assim como frutas, doces, balas e chicletes, bolachas e salgadinhos ou outros tipos de lanches. Não será permitido o consumo de produtos (incluindo a embalagem) que atrapalhem os outros participantes. Não será garantido o funcionamento de cantinas ou lanchonetes nos locais de aplicação.

4.2. Realização da prova

4.2.1 A Prova de Redação pretende propor aos participantes que tomem como ponto de referência um tema dado e executem uma reflexão escrita sobre ele, demonstrando clareza, coerência e competência. O resultado será a produção de um texto expositivo-dissertativo-argumentativo exclusivamente em prosa, dotado de formas e estruturas linguísticas compatíveis com a linguagem padrão praticada em textos acadêmicos e científicos contemporâneos brasileiros.

(6)

4.2.2 Cada inscrito receberá um formulário contendo o tema para a redação e um espaço para rascunho; e um formulário para elaborar o texto definitivo da redação.

4.2.3 O inscrito poderá utilizar lápis no rascunho e deverá utilizar, sob pena de desclassificação, caneta azul ou preta para o preenchimento do formulário oficial, com o texto definitivo da redação.

4.2.4 O texto da redação deverá ter no mínimo 20 linhas e no máximo 30.

4.2.4.1 Será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado e/ou que estiver em desacordo com a extensão mínima e máxima de linhas. 4.2.5 O inscrito ao receber os formulários deverá preencher seus dados pessoais (nome completo, CPF e RG) e assinar no local indicado.

4.2.6 O formulário oficial, com o texto definitivo da redação, será o único documento válido para a avaliação da prova. A folha para rascunho é de preenchimento facultativo e não valerá para tal finalidade. 4.2.7 O formulário oficial não será substituído por erro de preenchimento do inscrito.

4.2.8 Ao terminar a redação o inscrito deve entregar ao fiscal da sala a folha de rascunho e o formulário com a redação definitiva.

4.2.9 Os formulários com as redações definitivas e as folhas de rascunhos serão acondicionados em envelopes específicos e lacrados na presença dos dois últimos inscritos.

SEÇÃO V. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

5.1 O resultado da Prova de Redação será divulgado pela Internet em até 15 (quinze) dias após a realização da prova. Para visualizá-lo, o inscrito deverá acessar o sítio eletrônico do Teste ANPAD, digitar o CPF e a senha e clicar na seção “Meus resultados”.

5.2 O resultado divulgado é calculado com peso 1 e a pontuação varia de 0 a 600 pontos.

5.3 Em hipótese alguma será fornecida cópia dos formulários de redação; tampouco serão divulgados dados estatísticos, tais como número de inscritos, média e desvio-padrão, maior ou menor pontuação, seja em relação a esta edição ou a edições anteriores.

SEÇÃO VI. DA CONCESSÃO DE ISENÇÃO À TAXA DE INSCRIÇÃO

6.1 A isenção da taxa de inscrição é um benefício concedido pela ANPAD às pessoas que, dentro de critérios preestabelecidos, comprovem insuficiência de recursos socioeconômicos para o pagamento da taxa de inscrição à Prova de Redação.

6.2 Poderá ter direito à isenção o requerente que:

a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), comprovada mediante declaração atualizada emitida pelo órgão gestor municipal de assistência social, e for membro de família de baixa renda, de que trata o Decreto nº 6.135/2007;

b) não possuir inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), mas comprovar, através de Histórico Escolar e Certificado de Conclusão de Ensino Médio e de Ensino Superior, a realização de seus estudos do Ensino Médio e a totalidade de seus estudos do Ensino Superior no Sistema de Ensino Público, ou na rede particular, beneficiadas com bolsas de estudo integral devidamente comprovadas pela instituição de ensino ou pelo órgão concessor e demonstrar carência socioeconômica, comprovando renda de até R$ 678,00 por pessoa do grupo familiar.

6.2.1 As faculdades e universidades mantidas por órgãos públicos nas quais haja cobrança de mensalidades serão consideradas, para todos os efeitos deste edital, como rede particular, devendo o inscrito apresentar o comprovante de bolsa de estudos.

6.3 Requerentes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) deverão apresentar documento comprobatório e declaração atualizada e assinada pelo órgão gestor municipal de assistência social no qual conste o Número de Identificação Social (NIS).

6.3.1 Não será concedida a isenção do pagamento da taxa de inscrição ao requerente que não possua o Número de Identificação Social (NIS) confirmado na base de dados do CadÚnico e declaração comprobatória atualizada de participação no CadÚnico e/ou MDS.

6.4 Requerentes que não possuem inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) deverão apresentar os documentos a seguir:

(7)

a) Documento de identificação do grupo familiar: documento de identificação (como RG ou CNH e CPF) de todos os integrantes do grupo familiar (incluindo o requerente) que residam no mesmo endereço, podendo ser apresentada certidão de nascimento no caso dos menores de 18 anos; b) Comprovante de escolaridade I: Histórico Escolar do Ensino Médio ou declaração oficial do

estabelecimento de ensino comprovando que o requerente cursou integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública;

c) Comprovante de escolaridade II: Histórico Escolar do Ensino Superior ou declaração oficial do estabelecimento de ensino comprovando que o requerente cursou integralmente o Ensino Superior na rede pública;

d) Comprovante de Concessão de Bolsa de Estudo Integral: documento original declarando a concessão de bolsa de estudos integral, caso no Certificado de Conclusão ou Histórico Escolar conste que alguma série tenha sido cursada em escola particular;

e) Comprovante de rendimento: comprovante de rendimento, conforme item 6.4.2, de todos os integrantes do grupo familiar (incluindo do requerente) que residam no mesmo endereço ao qual pertence o requerente.

f) Carnê de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU): folhas do carnê de IPTU de 2013 com a identificação e endereço do proprietário e com o valor total do imposto, ou outro documento que comprove a cobrança (quando for o caso);

g) Comprovante de Imposto Territorial Rural (ITR): Comprovante do Imposto Territorial Rural do ano de 2013, com a localização e identificação de proprietário, no caso de requerentes que moram em área rural;

h) Comprovante de consumo de energia elétrica: conta de energia elétrica recente (primeiro trimestre de 2013), com o valor do consumo em kWh, da casa em que reside o requerente. 6.4.1 Os comprovantes solicitados no item 6.4 letras f, g e h devem estar em nome de algum membro

do grupo familiar. Se não fizer parte do grupo familiar declarado, o titular desses comprovantes deve obrigatoriamente informar o endereço e telefone para contatos, bem como declarar, no verso dos comprovantes, que o solicitante reside naquele endereço.

6.4.2 Serão aceitos os seguintes comprovantes de rendimento: a) empregados: contracheque do segundo trimestre de 2013;

b) aposentados e pensionistas: documento fornecido pela Previdência Social ou outras fontes do segundo trimestre de 2013;

c) desempregados: folhas de rosto da carteira profissional e da rescisão de contrato ou similar acompanhadas de documento devidamente assinado declarando o período em que a pessoa está fora do mercado de trabalho e a forma como ela tem se mantido nesse período;

d) profissionais liberais ou autônomos: último carnê de pagamento de autonomia, ou declaração comprobatória de renda, ou outros documentos que demonstrem o rendimento e o tipo de atividade exercida;

e) trabalhadores informais ou eventuais: declaração emitida por profissional com registro no CRC especificando a renda mensal, com assinatura, RG e endereço de duas testemunhas que não sejam parentes até o 3º grau do requerente ou de quem se está comprovando a renda.

6.4.3 Entende-se como renda bruta mensal familiar o somatório de todos os rendimentos auferidos pelo requerente e por todos os membros do seu grupo familiar, o que inclui, dentre outros, o valor bruto de salários, proventos, pecúlios, pensões alimentícias, aposentadorias, benefícios sociais, comissões, pró-labore, outros rendimentos do trabalho não assalariado, rendimentos do mercado informal ou autônomo, bem como rendimentos auferidos do patrimônio.

6.4.4 Todos os membros do grupo familiar que não possuam renda própria deverão comprovar sua dependência econômica, por meio de documentos emitidos ou reconhecidos por órgãos oficiais ou pela fonte pagadora dos rendimentos de qualquer um dos outros componentes do grupo familiar. 6.4.5 Será considerado independente o requerente que não estiver integrado a um grupo familiar,

residindo sozinho, e comprovar que se autossustenta.

6.5 Todos os requerentes deverão preencher o Formulário de Solicitação de Isenção que consta no final deste edital (Anexo I) e encaminhar junto com a documentação comprobatória.

(8)

6.6 O requerente terá o seu pedido previamente indeferido se:

a) não possuir o Número de Identificação Social (NIS) confirmado na base de dados do CadÚnico, no caso de solicitação fundamentada no item 6.3 deste edital.

b) não preencher corretamente o Formulário de Solicitação de Isenção, não responder a todas as questões nele propostas e/ou não apresentar todos os documentos comprobatórios.

c) enviar o Formulário de Solicitação de Isenção, juntamente com a documentação comprobatória, após o encerramento do prazo.

6.7 O Formulário de Solicitação de Isenção e todos os documentos comprobatórios deverão ser enviados, única e exclusivamente, via e-mail, para o endereço eletrônico teste@anpad.org.br.

6.8 O prazo para envio do Formulário de Solicitação de Isenção e toda documentação comprobatória será até às 23h59min do dia 04 de agosto de 2013.

6.9 Após o envio do e-mail, o inscrito terá até o dia 05 de agosto de 2013 para entrar em contato com a Coordenação do Teste ANPAD para confirmar se a solicitação foi recebida pelo funcionário responsável. 6.10 O resultado final do processo será informado, via e-mail, a cada um dos requerentes, até o dia 12 de agosto de 2013.

6.11 Serão concedidas até 05 (cinco) isenções de taxa de inscrição para a Prova de Redação.

6.12 No caso de haver um número de requerimentos maior que o de isenções oferecidas, os requerentes serão classificados segundo critério de maior carência socioeconômica.

6.13 A concessão da isenção de taxa de inscrição não garante a inscrição na Prova de Redação. O beneficiado deverá realizar sua inscrição no sítio eletrônico do Teste ANPAD, de acordo com as normas desse Edital.

6.14 Independentemente do motivo do indeferimento, em hipótese alguma haverá revisão ou recurso do pedido de isenção.

6.15 O direito à isenção da taxa, obtido por um inscrito, é intransferível.

6.16 Os requerentes terão a garantia de sigilo em todo o processo de análise da solicitação de isenção da taxa.

6.17 Os casos omissos serão analisados pela Coordenação do Teste ANPAD. SEÇÃO VII. DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 A inscrição implica a aceitação das normas contidas neste edital e nos editais publicados pelo PPGCC/FEA/USP, bem como nos comunicados e em outros documentos a serem publicados pela Coordenação do Teste ANPAD e pela Coordenação do PPGCC/FEA/USP em seus respectivos sítios eletrônicos.

7.2 Os itens deste edital poderão sofrer modificações, atualizações ou acréscimos enquanto não consumada a realização da prova. Todas as modificações, atualizações e/ou acréscimos serão publicadas no sítio eletrônico do Teste ANPAD.

7.3 Enquanto estiver participando da edição vigente da Prova de Redação, cabe ao inscrito manter atualizado seu endereço de e-mail e postal, além do número de telefone, no sítio eletrônico do Teste ANPAD. Serão de exclusiva responsabilidade do inscrito os prejuízos advindos da não atualização de dados pessoais e cadastrais.

7.4 Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Teste ANPAD e pela Coordenação do PPGCC/FEA/USP.

Coordenação do Teste ANPAD Sítio eletrônico: www.anpad.org.br/teste

(9)

ANEXO 1

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA A PROVA DE REDAÇÃO DO PPGCC/FEA/USP

(PREENCHER COM LETRA DE FORMA)

Nome do requerente:_____________________________________________________________________ CPF:______________________RG:____________Órgão Expedidor:________Data Nascimento:___/___/___ Número de Identificação Social (NIS)_________________________________________________________ Endereço:______________________________________________________________________nº:_______ Complemento:_______________________________________Bairro:_______________________________ Cidade:___________________________________UF:___________________________CEP:_____________ Telefones: (__)_______________/ (__)__________________e-mail:________________________________

1. Onde você cursou o Ensino Médio? A. ( ) Escola pública

B. ( ) Escola particular com bolsa integral C. ( ) Escola particular com bolsa parcial D. ( ) Escola particular sem bolsa

E. ( ) Supletivo ou Educação de Jovens e Adultos

2. Onde você cursou o Ensino Superior? A. ( ) Escola pública

B. ( ) Escola particular com bolsa integral C. ( ) Escola particular com bolsa parcial D. ( ) Escola particular sem bolsa E. ( ) Escola pública com bolsa 3. Alguém que reside com você, apresenta doença que necessita de medicação de alto custo? ( ) Sim ( ) Não

4. Qual a situação do imóvel em que você mora? A. ( ) Próprio quitado

B. ( ) Próprio financiado C. ( ) Alugado

D. ( ) Cedido / Emprestado E. ( ) Ocupado / Invadido

5. Composição familiar (relacione os dados das pessoas – incluindo você – que contribuam ou dependam da renda familiar):

Nome Parentesco Idade Situação

atual*

Renda mensal (bruta)

*Código da situação atual: A (Aposentado); T (Trabalha); I (Incapacitado – deficiência ou doença); E (Estudante); P (Pensionista); DSR – Desempregado sem renda

Solicito a isenção da taxa de inscrição para Prova de Redação do PPGCC/FEA/USP e declaro, sob as penalidades da lei, serem verdadeiras as informações aqui prestadas e estar ciente de que a não apresentação da documentação completa implica a não análise do requerimento de isenção.

---,--- de--- de 2013. ---

Referências

Documentos relacionados

Pode ouvir o som do componente ligado no receptor, se ligar um adaptador DIGITAL MEDIA PORT (não fornecido). Para obter mais informações, consulte o manual de instruções

Morgan distinguiu “Ganowaniano” e “Turaniano”, mas viu os dois sistemas como sendo “idênticos” em seus traços essenciais, exceto por uma divergência que não

A adaptação com a sociedade paulistana foi um processo que costumou levar pouco tempo segundo os entrevistados, tanto que foi observada a intenção de seguir mantendo

Avaliação da atividade reprodutiva das pescadas (Cynoscion jamaicensis, C. virescens e Macrodon ancy/odon) (Perciformes: Sciaenidae) capturadas pela pesca na

O capítulo dois qualifica o que significaria a não-adoção de políticas de admissão sensíveis à raça. Nas instituições norte-americanas mais seletivas, o percentual de alunos

Além disso, Baker (op. cit.) observa que a normalização é mais evidente no uso de estruturas típicas gramaticais, na pontuação e nos padrões de combinação de palavras. b)

Esses dois cantadores evidenciam duas questões distintas muito importantes: a atualização no “discurso” da Cantoria no século XXI, uma vez que a formação

e interesse de cada um, associando-se ou não a entidade do setor. c) O princípio do direito social, retirando a responsabilidade do Estado em fomentar as