• Nenhum resultado encontrado

GRUPO DESPORTIVO DO ESTREITO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GRUPO DESPORTIVO DO ESTREITO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

ESTATUTOS

(2)

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 1º

DESIGNAÇÃO E OBJETIVOS

Associação denominada "Grupo Desportivo do Estreito", adiante designado por G. D. E., tem por fim a promoção cultural, desportiva e recreativa dos seus associados e tem como principal objetivo a promoção da pratica do desporto para o desenvolvimento dos jovens da Região. Foi fundado no Estreito de Câmara de Lobos, no dia vinte e quatro de Julho de mil novecentos e oitenta e rege-se pelos seguintes estatutos.

Artigo 2º SEDE

O G. D. E. tem a sua sede à estrada João Gonçalves de Zarco nº 650, freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, concelho de Camara de Lobos.

Artigo 3º

ANO SOCIAL DO CLUBE O ano social do G. D. E. é de um de julho a trinta de junho do ano seguinte.

Artigo 4º CARÁTER E DURAÇÃO

1 - O G. D. E. tem carater regional, é constituído sem fins lucrativos, encontrando-se isento politica e religiosamente.

2 - O Clube terá uma duração ilimitada e só poderá ser dissolvido por graves motivos e dificuldades insuperáveis que tornem impossível a continuidade do Clube.

Artigo 5º SÍMBOLO E CORES

O Clube tem como símbolos, o emblema, a bandeira, o estandarte, os galhardetes, os guiões e os

(3)

CAPÍTULO II

DOS ASSOCIADOS

Artigo 6º ASSOCIADOS

1 - Podem ser associados do Clube, todos os indivíduos, nacionais ou estrangeiros, que solicitem a sua admissão.

2 - Os associados entram em pleno gozo dos seus direitos apos a aprovação da sua admissão em reunião de Direção, mediante o pagamento de uma joia e de primeira quota.

3 - O Regulamento Interno especifica o montante da joia e da quota a pagar pelos sócios.

4 - Os associados podem ter a seguinte designação: a) Fundadores; b) Efetivos; c) Beneméritos; d) Honorários; e) Mérito Desportivo.

a) - São associados Fundadores, aqueles que tenham sido admitidos no dia da primeira Assembleia Geral do G. D. E.;

b) - São associados Efetivos, todos os associados, inscritos ou que se inscrevam após a publicação dos presentes Estatutos. Podendo apenas exercer o direito de voto, os maiores de dezoito anos que gozem da plenitude de direitos na conformidade destes Estatutos e do Regulamento Interno;

c) - São associados Beneméritos, todos os indivíduos ou pessoas coletivas que se destacarem por apoios ao G.D.E, tendo os mesmos direitos que os sócios efetivos;

d) - Os associados Honorários, são os associados ou as pessoas estranhas ao Clube, que a este ou à causa desportiva em geral, tenham prestado relevantes serviços, merecendo tal distinção por parte da Assembleia Geral;

e) - São de Mérito Desportivo, os associados que pelo seu reconhecimento na pratica de qualquer desporto, sejam julgados dignos dessa distinção conferida pela Assembleia Geral.

Artigo 7º

DIREITOS DOS ASSOCIADOS 1 - Uma vez admitido, o associado goza dos seguintes direitos:

a) - Frequentar a sede e dependências do Clube e usar os seus distintivos, nas condições regulamentares; b) - Participar em todas as manifestações organizadas pelo Clube;

c) - Tomar parte nas Assembleias Gerais, propor, votar e ser eleito;

d) - Examinar as contas e demais documentos respeitantes à gerência do Clube, nos oito dias que precedem a Assembleia Geral ordinária;

e) - Propor a admissão de associados nos termos dos Estatutos;

(4)

g) - Recorrer às entidades competentes do Clube, em caso de discordância das decisões dos dirigentes ou quando considere que os Estatutos ou o Regulamento Interno, não estão a ser cumpridos.

(5)

Artigo 8º

DEVERES DOS ASSOCIADOS 1 - São deveres dos associados:

a) - Pagar pontualmente as suas quotas, no principio de cada mês;

b) - Cumprir e acatar os presentes Estatutos e Regulamentos Internos, as deliberações da Assembleia Geral e as Resoluções da Direção;

c) - Promover e zelar pela prosperidade, o bom nome do Clube, sobretudo quando esteja em evidencia a sua qualidade de associado;

d) - Comparecer às Assembleias Gerais;

e) - Aceitar os cargos para que for eleito ou nomeado, desempenhando-o com dedicação; f) - Comunicar a mudança de residência ou quando pretender a demissão de associado.

Artigo 9º

DAS PENALIDADES APLICÁVEIS AOS ASSOCIADOS

1 - Aos associados que não cumpram quaisquer dos deveres sociais, será instaurado pela Direção, processo disciplinar, findo o qual poderá ser-lhes aplicada algumas das seguintes penalidades:

a) - Advertência;

b) - Suspensão até um ano; c) - Expulsão.

2 - Qualquer penalidade imposta pela Direção, cabe sempre recurso para a Assembleia Geral.

Artigo 10º READMISSÃO 1 - A readmissão dos associados é feita por requerimento à Direção.

2 - Os associados suspensos até um ano, ficam sujeitos ao pagamento dos meses em debito durante o período que correu a suspensão.

3 - Não podem ser readmitidos, os sócios expulsos pela Assembleia Geral.

CAPÍTULO III

DOS CORPOS GERENTES

Artigo 11º CORPOS GERENTES

1 - A ação do G. D. E., é realizada por intermedio dos seguintes corpos gerentes: a) - A Assembleia Geral;

(6)
(7)

d) O Conselho Fiscal;

2 - Os corpos gerentes, são eleitos pelo período de quatro anos.

Artigo 12º ASSEMBLEIA GERAL

1 - A Assembleia Geral, é a reunião de todos os associados efetivos, no pleno gozo dos seus direitos, expressamente convocada nos termos do Regulamento Interno do Clube.

2 - A Assembleia Geral, reunir-se-á, ordinariamente, durante o mês de Junho de cada ano, para a apresentação do Relatório de Contas da Direção e Parecer do Conselho Fiscal.

3 - Extraordinariamente reunirá, quando convocada pela Mesa da Assembleia Geral ou requerida pela Direção ou por vinte por cento dos associados efetivos, em pleno uso dos seus direitos.

Artigo 13º

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

1 - A Mesa da Assembleia Geral, é composta por três membros, sendo um Presidente, um Vice-Presidente e um Secretario, competindo-lhe dirigir, nos termos do Regulamento Interno, os trabalhos da Assembleia Geral. 2 - São funções do Presidente da Mesa:

a) - Convocar a Assembleia Geral e dirigir os seus trabalhos;

b) - Representar em primeiro lugar o G.D.E em qualquer manifestação da vida do Clube;

c) - Garantir a legalidade dentro do G.D.E., cumprindo e fazendo cumprir, com todo o rigor, os preceitos estatuários e regulamentares, tornando-se o maior responsável por todas as legalidades se delas tendo tomado conhecimento.

Artigo 14º DIREÇÃO

1 - A Direção é constituída por cinco elementos, sendo um Presidente, em Vice-Presidente, um Diretor Financeiro, um Secretario Geral e um Diretor Desportivo.

2 - A Direção é o órgão de gestão permanente do Clube e da orientação da sua atividade. 3 - São funções da Direção:

a) - Dirigir e administrar os interesses do Clube; b) - Executar as deliberações da Assembleia Geral; c) - Organizar e superintender a atividade do Clube;

d) - Exercer as funções previstas na lei, nos presentes Estatutos e no Regulamento Interno;

e) - Elaborar os planos de atividades, relatórios e contas, a submeter a aprovação da Assembleia Geral; f) - Elaborar o Regulamento Interno e altera-lo sempre que o julgue necessário.

(8)

4 - O Diretor que deixar de exercer o seu cargo durante trinta dias consecutivos, ou deixar de comparecer a quatro sessões ordinárias consecutivas, sem causa justificada, perderá o respetivo cargo.

(9)

Artigo 15º CONSELHO FISCAL

1 - O Conselho Fiscal é composto por três elementos, sendo um Presidente, um Secretario e um Relator. 2 - Ao Conselho Fiscal compete:

a) - Dar parecer sobre os planos de atividades, o relatório anual e contas da Direção; b) - Fiscalizar a administração realizada pela Direção do Clube;

c) - Assegurar todas as demais competências que lhe sejam atribuídas pela lei geral ou que decorram, da aplicação dos Estatutos ou dos Regulamentos.

Artigo 16º

PERDA DE MANDATO/RENÚNCIA

1 - Os representantes do Clube, perdem o mandato, sempre que, comprovadamente, se constate terem, de forma dolosa, prejudicado o Grupo Desportivo do Estreito.

2 - Perdem igualmente o mandato, os representantes que abandonem o cargo, peçam demissão ou a quem seja aplicada uma sanção disciplinar nos termos regulamentares.

3 - No caso de renuncia da Direção ou da maioria dos seus membros, será convocada uma Assembleia Geral Extraordinária, para preenchimento do vácuo diretivo.

CAPÍTULO IV

DO FUNDO SOCIAL, RECEITAS E DESPESAS

Artigo 17º FUNDO SOCIAL

1 - O Fundo Social será constituído por bens moveis e imoveis que o Clube possua ou venha a possuir.

Artigo 18º RECEITAS 1 - Constituem receitas do Grupo Desportivo do Estreito:

a) - As joias e as quotas, cujo valor será fixado por Regulamento Interno, aprovado em Assembleia Geral; b) - Os subsídios e contribuições que lhe forem atribuídos;

c) - Quaisquer donativos, heranças ou legado;

d) - Rateios ou subscrições que se tornem necessário para fazer face às despesas extraordinárias e imprevistas; e) - O produto de festas, jogos extra, concursos, organizados pelo Clube;

f) - A importância proveniente da emissão de títulos de propriedades que porventura venha a

fazer-se, o produto de empréstimos ou de quaisquer operações financeiras ou outras, que venham a ser acordadas pela Direção;

(10)
(11)

Artigo 19º DESPESAS 1 - Constituem despesas:

a) - Conservação dos bens do Grupo Desportivo do Estreito;

b) - Vencimento a funcionários e atletas profissionais e não amadores; c) - Material para expediente de tesouraria e secretaria;

d) - Custeios e gastos com festas e mais diversões, organizadas com finalidade de contribuírem para as receitas do Clube;

e) - Aquisição de material desportivo;

f) - Áreas alugadas ao Grupo Desportivo do Estreito;

g) - Pagamentos de juros e impostos e impostos e todos os encargos provenientes do produto de empréstimos ou outras operação.

CAPÍTULO V

DAS ELEIÇÕES

Artigo 20º ELEIÇÕES

1 - A eleição dos Corpos Gerentes, realiza-se em Assembleia Geral, no primeiro semestre do ano em que finda o mandato.

2 - As eleições para os Corpos Gerentes, são feitas por votação, em escrutínio secreto de listas apresentadas ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral, até dez dias antes da data do ato eleitoral.

3 - As listas poderão ser apresentadas pela Direção em exercício, ou subscritas por um mínimo de vinte por cento dos associados efetivos, no pleno uso dos seus direitos.

4 - O Presidente da Mesa da Assembleia Geral, fixará, após as eleições, o dia e hora para a entrega e tomada de posse, dos cargos, no próprio dia ou num dos dez dias subsequentes.

5 - Nenhum associado, poderá ser eleito para mais um cargo nos Corpos Gerentes.

CAPÍTULO VI

REGULAMENTO INTERNO

Artigo 21º

REGULAMENTO INTERNO

1 - Haverá um Regulamento Interno, que complementará as funções dos Estatutos que se coadunará com a disciplina do Clube.

2 - A Direção compete a elaboração do Regulamento Interno, no prazo máximo de seis meses, da data da Assembleia Geral que a elegeu.

(12)

3 - Apos a elaboração do regulamento Interno, será remetido à Mesa da Assembleia Geral para apreciação e aprovação em Assembleia Geral, os quais deverão ficar registados no livro de atas.

(13)

4 - As disposições do Regulamento Interno, podem ser alteradas sempre que necessário, em reunião da Direção e por maioria dos votos.

5 - Do Regulamento Interno constará, obrigatoriamente, a distribuição dos cargos e funções a serem exercidas pelos elementos da Direção.

6 - Pelo carater fundamental, o Regulamento Interno tem força obrigatória entre os associados.

CAPÍTULO VII

DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 22º DISSOLUÇÃO

1 - O Clube poderá ser dissolvido por deliberação da Assembleia Geral convocada para o efeito, nos termos do Regulamento Interno, mediante voto favorável, de pelo menos 3/4 dos associados.

2 - Sendo dissolvido o G. D. E., os seus trofeus, prémios, recordações, registos, arquivos e demais património desportivo, cultural e histórico, serão entregues à Camara Municipal de Câmara de Lobos, como seu fiel depositário, mediante auto, do qual constará a expressa proibição da sua alienação e ainda a obrigação de serem restituídos ao G. D. E. se este voltar a constituir-se.

Artigo 23º ESTATUTOS

1 - Ao presente Estatutos, aprovado em Assembleia Geral Extraordinária, em doze de Agosto de

dois mil e oito, constituem a Lei Orgânica do G. D. E., que todos os associados devem acatar e cumprir, ficando sem efeito os Estatutos anteriormente aprovados.

2 - Quaisquer propostas apresentadas à Assembleia Geral que importem a reforma ou a alteração dos Estatutos, requerem o voto favorável de pelo menos três quartos (3/4) dos votos do numero dos associados presentes.

Artigo 24º OMISSÕES

1 - No que estes Estatutos Forem Omissos, vigoram as disposições do Código Civil (artigos 157º e seguintes) e demais legislação sobre associações, complementadas pelo Regulamento Interno, cuja aprovação e alteração são da competência da Assembleia Geral.

Referências

Documentos relacionados

Isto pode ocorrer em vista do diferencial de temperatura (interna x externa), e não se trata de um defeito de fabricação, e sim de um fenômeno natural do clima. 6 - Nunca forre

MR.PROSPECTOR FLACK ATTACK OUR CAPTAIN WILLIE URTA TRATTEGGIO RISOTA FIGURON LETS FLY RAISE A NATIVE ACK ACK LITTLE CURRENT COURT ROAD RELKO JOLLY JOKER SILVER MOON EARLDOM NUGGET

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

disposições contidas no art. § 1º O preço registrado poderá ser revisto em decorrência de eventual redução daqueles praticados no mercado, ou de fato que eleve o custo dos

A convocação da Assembleia Geral será realizada pela Diretoria e, se inerte esta, pelo Conselho Fiscal ou por pelo menos 1/5 (um quinto) dos associados em pleno gozo dos seus

§ 1º - A Assembléia Geral poderá, também, ser convocada pela Diretoria ou pelo Conselho Fiscal, ou por 1/5 (um quinto) dos associados em pleno gozo de direitos,

Esperado ser praticamente não tóxico: LL/EL/IL50 > 100 mg/l (para organismos aquáticos) (LL/EL50 expresso como a quantidade nominal de produto necessária para preparar o

Passando ao segundo estágio do modelo e para avaliar como a migração afeta a condição de ocupação dos indivíduos foi estimado um modelo multinomial que inclui entre as