• Nenhum resultado encontrado

CONTRATO DE ADESÃO, EMISSÃO, UTILIZAÇÃO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ADMINISTRAÇÃO DO CARTÃO DE CRÉDITO CREDITEM E OUTRAS AVENÇAS.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTRATO DE ADESÃO, EMISSÃO, UTILIZAÇÃO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ADMINISTRAÇÃO DO CARTÃO DE CRÉDITO CREDITEM E OUTRAS AVENÇAS."

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Página 1 CONTRATO DE ADESÃO, EMISSÃO, UTILIZAÇÃO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ADMINISTRAÇÃO DO CARTÃO DE CRÉDITO CREDITEM E OUTRAS AVENÇAS.

Pelo presente instrumento particular em que são partes integrantes:

a) CREDITEM ADMINISTRADORA DE CARTÕES DE CRÉDITO LTDA., sociedade com sede na cidade de Barueri – SP, à Calçada das Camélias, 47 – 1º Andar, CEP 06453-056, inscrita no CNPJ/MF 08.519.764/0001-08, doravante denominada neste contrato: ADMINISTRADORA;

b) Pessoa física integrante do SISTEMA CREDITEM, qualificada na PROPOSTA DE ADESÃO, por

formulário ou telemarketing, neste ato denominada: TITULAR;

Têm entre si ajustada a celebração do presente contrato que regula a utilização do Cartão e que será regido em conformidade com cláusulas e condições seguintes:

CLÁUSULA PRIMEIRA – DEFINIÇÕES PRELIMINARES

Para perfeito entendimento e interpretação deste contrato, são adotadas as seguintes definições e nomenclaturas:

1.1. ADICIONAL(IS) – Pessoa(s) Física(s) indicada(s) e autorizada(s) pelo TITULAR, por sua conta e ordem, para ser(em) portadora(s) e usuária(s) do(s) CARTÃO(ÕES) ADICIONAL(IS), O(s)

ADICIONAL(IS) ao fazer(em) uso do seu(s) respectivo(s) CARTÃO(ÕES) ADICIONAL(IS) estará(ão)

aceitando e assumindo solidariamente com o TITULAR, os termos e as condições desse contrato, sendo as TRANSAÇÕES e demais lançamentos dele(s) decorrentes, lançados na CONTA de responsabilidade exclusiva do TITULAR.

1.2. ADMINISTRADORA - Designa a CREDITEM ADMINISTRADORA DE CARTÕES DE CRÉDITO

LTDA, acima qualificada, que é a empresa emissora, administradora e proprietária do CARTÃO CREDITEM, responsável pela organização e gestão do SISTEMA CREDITEM de cartão de crédito,

por si ou por terceiros contratados.

1.3. APOSIÇÃO DE ASSINATURA - é a modalidade pela qual o TITULAR ou ADICIONAL apresentará o seu CARTÃO em ESTABELECIMENTOS, juntamente com a cédula de identidade R.G., e aporá a assinatura no TERMO DE CONFISSÃO DE DÍVIDA, relativo à TRANSAÇÃO efetuada. Uma via desse TERMO DE CONFISSÃO DE DÍVIDA será fornecida pelos ESTABELECIMENTOS ao

TITULAR ou ADICIONAL, conforme o caso, para controle de suas TRANSAÇÕES.

1.4. ASSINATURA EM ARQUIVO – é a modalidade pela qual o TITULAR ou ADICIONAL efetua, via telefone ou outros meios eletrônicos, TRANSAÇÕES junto aos ESTABELECIMENTOS, sem assinarem o correspondente TERMO DE CONFISSÃO DE DÍVIDA, e sem a apresentação do

CARTÃO.

1.5. ASSINATURA ELETRÔNICA - É a modalidade pela qual o TITULAR E ADICIONAL(IS) efetuam saques em dinheiro e outras TRANSAÇÕES com seu CARTÃO, através da utilização da senha em caixas eletrônicos ou pontos de atendimento disponibilizados pela ADMINISTRADORA.

1.6. CARTÃO, CARTÕES, CARTÃO DE CRÉDITO, CARTÃO CREDITEM, CARTÃO(ÕES)

ADICIONAL(IS) – Designa o Cartão Creditem - Cartão de Plástico, de propriedade exclusiva da ADMINISTRADORA, com prazo de validade limitado, emitido e concedido em nome do TITULAR ou ADICIONAL (IS), para uso nominal, pessoal e intransferível, devendo obrigatoriamente conter,

logomarca da ADMINISTRADORA e de seus respectivos parceiros quando for o caso, tarja magnética, número, data de validade, nome do TITULAR ou ADICIONAL, e sua assinatura em faixa especificamente reservada, para realização de TRANSAÇÕES em qualquer ESTABELECIMENTO afiliado ao SISTEMA CREDITEM, com seu uso regulamentado conforme as especificações deste contrato. O TITULAR deverá zelar pela segurança dos CARTÕES, na qualidade de depositário, guardando-os em lugar seguro.

1.7. CONTA – Registro em banco de dados da ADMINISTRADORA, em nome e sob responsabilidade do

TITULAR, onde são lançados os débitos e créditos relativos à concessão, desbloqueio, manutenção e

utilização do seu CARTÃO, bem como dos CARTÕES ADICIONAIS que autorizar a emissão, cujo montante é de responsabilidade do TITULAR.

1.8. ENCARGOS DE FINANCIAMENTO - É a somatória da taxa de juros, impostos, taxas, contribuições e demais tributos incidentes, bem como outras despesas decorrentes do financiamento das

TRANSAÇÕES realizadas com o CARTÃO, incluindo a remuneração de garantia prestada pela ADMINISTRADORA. Os ENCARGOS DE FINANCIAMENTO incidirão sempre que o TITULAR

efetuar financiamento na modalidade parcelado administradora, e/ou efetuar pagamento igual ou superior ao mínimo e inferior ao total estabelecido na FATURA, na respectiva data de seu vencimento, e/ou deixar de pagá-la na data do vencimento.

(2)

Página 2

1.9. ENCARGOS POR ATRASO – É a somatória de juros de mora de 1% ao mês, calculados de forma “prorata tempore” e custos de financiamento e remuneração de garantia, incidentes pelo atraso, calculados pela taxa média praticada pelo mercado financeiro à época do inadimplemento, a qual nunca será inferior aos ENCARGOS DE FINANCIAMENTO, desde a data do vencimento até a data do efetivo pagamento das obrigações.

1.10. ESTABELECIMENTO(S) - Pessoa Física ou Jurídica, fornecedores de bens e/ou serviços no Brasil, inclusive prestadores de serviços e profissionais autônomos, devidamente credenciados ao SISTEMA

CREDITEM pelas empresas que os afiliam, e que utilizam o CARTÃO CREDITEM como meio de

recebimento pelos serviços prestados ou bens vendidos ao TITULAR ou ADICIONAL(IS).

1.11. FATURA – Documento representativo da prestação de contas do SISTEMA CREDITEM, da

ADMINISTRADORA para o TITULAR, onde são discriminadas as TRANSAÇÕES, os ENCARGOS DE FINANCIAMENTO, pagamentos e demais débitos e créditos lançados na CONTA, efetuados pelo TITULAR e/ou ADICIONAL(IS), avisos em geral e outras informações de interesse das partes, que se

constitui em meio de comunicação com o TITULAR e principal instrumento de pagamento.

1.12. LIMITE DE CRÉDITO – Valor máximo previamente determinado e concedido pela

ADMINISTRADORA ao TITULAR, indicado na FATURA, para a utilização do CARTÃO como meio de

pagamento de TRANSAÇÕES junto à rede de ESTABELECIMENTOS, consideradas as demais obrigações desse contrato. O LIMITE DE CRÉDITO será estabelecido de acordo com as informações e documentos apresentados pelo TITULAR, os quais ficarão na posse da ADMINISTRADORA podendo, tais documentos serem mantidos como cópia digitalizada. A análise de crédito dar-se-á por critérios discricionários da ADMINISTRADORA, o qual poderá variar de acordo com a performance de utilização e pontualidade do TITULAR.

1.13. INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS – Entidades autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, responsáveis pela concessão de financiamento ao TITULAR.

1.14. PROPOSTA DE ADESÃO – Formulário (Anexo I) e um dos meios em que o proponente, candidato a

TITULAR adere a esse instrumento, fornece informações de seus dados cadastrais para ser

considerado aceito no SISTEMA CREDITEM, condicionado ao atendimento de exclusivos critérios de avaliação cadastral, creditícia e financeira da ADMINISTRADORA. O formulário pode ser preenchido e formalizado fisicamente, assinado pelo TITULAR, enviado por meio postal para a ADMINISTRADORA ou entregue em uma filial ou para um preposto da mesma. Poderá ainda ser preenchido e formalizado pelo TITULAR via telemarketing, nesse caso, sem assinatura do TITULAR, cuja adesão ocorrerá de acordo com os termos do item 3.1 da cláusula terceira.

1.15. REDE ARRECADADORA – Bancos, correspondentes bancários e quaisquer outras entidades credenciadas pela ADMINISTRADORA para receber os pagamentos da FATURA ou da respectiva ficha de compensação bancária.

1.16. TERMO DE CONFISSÃO DE DÍVIDA – Documento e comprovante da venda realizada ou serviço prestado pelo ESTABELECIMENTO, e ainda, de saques, de transferência de dívida ou pagamento de contas, se disponibilizados, em pontos de atendimento da ADMINISTRADORA, que será emitido após a autorização da ADMINISTRADORA, onde constará o código do ESTABELECIMENTO, valor total dos bens e/ou serviços adquiridos, data e número da TRANSAÇÃO, numeração do CARTÃO, código de autorização, informação se a TRANSAÇÃO terá pagamento à vista, ou o número de parcelas, se for o caso, mencionando no caso de Parcelado Administradora em seus vários tipos, o percentual mensal de ENCARGOS DE FINANCIAMENTO, o valor das parcelas e, do total a ser pago, constará ainda em todo e qualquer caso a devida assinatura do TITULAR ou do(s) ADICIONAL(IS).

1.17. TITULAR - Pessoa Física que solicitou adesão, a qual foi aceita pela ADMINISTRADORA no

SISTEMA CREDITEM, portadora do CARTÃO e responsável pela CONTA, onde são lançados os

débitos e créditos, relativos à concessão, desbloqueio, manutenção e utilização do seu CARTÃO, bem como dos CARTÕES ADICIONAIS que autorizar a emissão.

1.18. TRANSAÇÃO (ÕES) – Qualquer aquisição de bens e/ou serviços realizada no país, pelo TITULAR ou

ADICIONAL(IS), através do CARTÃO CREDITEM junto a um ESTABELECIMENTO ou outras

operações disponíveis nos pontos de atendimento da ADMINISTRADORA.

1.19. SISTEMA CREDITEM – Conjunto de colaboradores, procedimentos e tecnologia operacional da

ADMINISTRADORA, e/ou de terceiros contratados, necessários à emissão, administração e

processamento dos CARTÕES, com o objetivo de viabilizar, com base no cadastro e conjunto de dados administrados, a captura, autorização e realização de TRANSAÇÕES, prestação de contas, recebimento de FATURAS do TITULAR e pagamento de borderôs aos ESTABELECIMENTOS.

CLÁUSULA SEGUNDA – DO OBJETO

2.1. Este contrato regula as condições para adesão, emissão, prestação de serviços de administração e

utilização do CARTÃO CREDITEM, para o fim exclusivo como meio de pagamento de

TRANSAÇÕES do TITULAR ou ADICIONAL(IS), junto aos ESTABELECIMENTOS, e dentro do SISTEMA CREDITEM. Define ainda, as atribuições de poderes para a ADMINISTRADORA, na

(3)

Página 3

qualidade de mandatária, conforme condições deste instrumento e a garantia do cumprimento das normas e obrigações deles decorrentes.

CLÁUSULA TERCEIRA – ADESÃO AO SISTEMA CREDITEM

3.1 A adesão a este contrato efetiva-se por meio de quaisquer dos seguintes eventos, o que ocorrer primeiro:

a) Pelo pagamento da primeira FATURA;

b) Pela assinatura na PROPOSTA DE ADESÃO ou aquisição do cartão via telemarketing;

c) Com o desbloqueio do CARTÃO pelo TITULAR junto à Central de Atendimento da

ADMINISTRADORA;

d) Com a utilização do CARTÃO pelo TITULAR, comprovada mediante assinatura do TITULAR no

TERMO DE CONFISSÃO DE DÍVIDA;

e) Mediante outra manifestação expressa de vontade.

3.2 O TITULAR obriga-se a manter a ADMINISTRADORA sempre atualizada a cerca de seu endereço para correspondência e de outros dados constantes de seu cadastro, sendo de sua exclusiva e integral responsabilidade todas as conseqüências decorrentes da omissão desta obrigação.

3.3 Ao aderir a esse contrato e ao SISTEMA CREDITEM, o nome, a identificação e os demais dados cadastrais, creditícios, financeiros, pessoais e de consumo passam a integrar o banco de dados de propriedade da ADMINISTRADORA. Observadas as disposições legais vigentes, O TITULAR autoriza a ADMINISTRADORA a fazer uso desse cadastro para fins de remessa de correspondência com oferta de produtos e serviços próprios e de terceiros. Na hipótese do TITULAR não desejar receber tais correspondências, poderá solicitar a ADMINISTRADORA por escrito, a exclusão de seu nome do cadastro de mala direta.

3.4 Ao aderir a este contrato e ao SISTEMA CREDITEM, o TITULAR estará autorizando a

ADMINISTRADORA a trocar com quaisquer empresas do seu grupo econômico os seus dados e

informações, respeitados os limites legais impostos para esse tipo de operação, para melhor administração dos serviços aqui contratados.

3.5 É condição suspensiva ao efetivo ingresso ou permanência no SISTEMA CREDITEM a análise e aprovação creditícia do TITULAR pela ADMINISTRADORA, o que se fará mediante a apresentação dos documentos pessoais, CPF/MF e da cédula de identidade R.G., do comprovante de endereço, do comprovante de renda e do preenchimento e envio da PROPOSTA DE ADESÃO ou sua formalização via telemarketing, bem como de realização em qualquer tempo, de pesquisa em empresas e/ou serviços de proteção ao crédito em nome do TITULAR ou ADICIONAL(IS) a fim de verificar a existência de eventual restrição de crédito.

3.6 Não sendo encontrada restrição cadastral do TITULAR, segundo avaliação discricionária da

ADMINISTRADORA, esta efetuará o registro dos dados creditícios do TITULAR, cadastrando-o no SISTEMA CREDITEM.

3.7 O TITULAR autoriza a ADMINISTRADORA e as INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS, em qualquer tempo, a verificar, pesquisar e solicitar informações relativas aos seus antecedentes de crédito e ao(s) do(s)

ADICIONAL (IS) ao SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito, SERASA e à Central de Risco do

Banco Central do Brasil e também, trocar e incluir informações cadastrais, creditícias, financeiras e registros de inadimplemento a seu respeito em banco de dados dos órgãos acima citados ou outras empresas e/ou serviços de proteção ao crédito congênere. A presente autorização também compreende as comunicações ao Banco Central do Brasil, Receita Federal e ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras, mantendo tais informações em seu banco de dados sobre TRANSAÇÕES que possam estar configuradas nos preceitos expressos na Lei nº 9613/98, demais legislações em vigência, pertinentes à matéria e/outras quaisquer por força de por lei. A autorização de comunicação aos órgãos e sociedades de proteção ao crédito como as citadas acima, no caso de inadimplemento de obrigação, em especial a de pagamento, está condicionada à notificação prévia ao TITULAR. 3.8 O TITULAR confirma a veracidade das informações contidas na PROPOSTA DE ADESÃO, bem

como declara ter tomado conhecimento e compreendido os termos e condições desse contrato, e autoriza a ADMINISTRADORA e as INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS a averiguar a autenticidade dos dados cadastrais dele e do(s) ADICIONAL(IS) a qualquer momento, para confirmar a sua veracidade. 3.9 O TITULAR declara-se ciente que a ADMINISTRADORA poderá solicitar a atualização de seus dados

e informações constantes na PROPOSTA DE ADESÃO ou de seu cadastro em banco de dados da

ADMINISTRADORA.

3.10 A ADMINISTRADORA poderá a qualquer tempo rever as condições contratuais pactuadas, mediante a comunicação ao TITULAR com a devida antecedência. Caso o TITULAR não concorde com as alterações, deverá comunicar a ADMINISTRADORA, esse fato, no prazo de 15 (quinze) dias do recebimento da comunicação e solicitando o cancelamento do CARTÃO.

(4)

Página 4

3.11 O TITULAR poderá solicitar à ADMINISTRADORA a inclusão, alteração ou correção das informações cadastrais, creditícias, pessoais e financeiras existentes em sua CONTA ou fornecidas aos órgãos competentes pela ADMINISTRADORA, no âmbito deste contrato, desde que cabíveis e comprovadas pelo TITULAR.

3.12 A ADMINISTRADORA poderá, sempre que entender necessário, proceder ao monitoramento ou gravação, das ligações telefônicas com o TITULAR e ADICIONAL(IS), junto à Central de Atendimento, com a finalidade de assegurar a qualidade do atendimento ao TITULAR.

3.13 A autorização para emissão de CARTÃO ADICIONAL poderá ser efetuada somente pelo TITULAR, que nesse caso, designará a pessoa, constituindo-se como o único responsável e devedor dos valores originados das TRANSAÇÕES, das demais obrigações e responsabilidades decorrentes da utilização do referido CARTÃO ADICIONAL. A emissão do CARTÃO ADICIONAL ficará a critério único e exclusivo da ADMINISTRADORA, que se reserva no direito de negar pedido para a emissão do

CARTÃO ADICIONAL, de acordo com o processo de aprovação e manutenção do crédito vigente,

considerando-se os requisitos necessários e a observação das condições mínimas para as emissões solicitadas.

3.14 Uma cópia desse contrato será remetida ao TITULAR juntamente com o CARTÃO.

CLÁUSULA QUARTA – UTILIZAÇÃO DO CARTÃO CREDITEM

4.1 Ao receber o CARTÃO, o TITULAR e ADICIONAL(IS), cientes de que o CARTÃO é de uso nominal, pessoal e instransferível, deverá(ão) conferir os dados dele(s) constante(s) e assiná-lo(s) em campo próprio, no ato do recebimento, sem o que este(s), não será(ao) válido(s) e não poderá(ão) utilizá-los sob pena de se tornar(em) imediatamente responsável(is) cível e criminalmente pelos atos decorrentes dessa omissão.

4.2 Se o TITULAR não concordar com as disposições do presente instrumento não deverá utilizar o

CARTÃO, e no caso de sua utilização, serão consideradas compreendidas e aceitas todas as

disposições deste instrumento.

4.3 O TITULAR e ADICIONAL (IS) poderão efetuar TRANSAÇÕES por modalidades colocadas à sua disposição nos ESTABELECIMENTOS ou pontos de atendimento da ADMINISTRADORA.

4.4 Caberá ao TITULAR e ADICIONAL(IS) verificar (em) se estão corretos os dados lançados no TERMO

DE CONFISSÃO DE DÍVIDA pelo ESTABELECIMENTO, sendo certo que a APOSIÇÃO DE ASSINATURA ou ASSINATURA ELETRÔNICA neste documento, e ainda ASSINATURA EM ARQUIVO, conforme o caso caracteriza sua inequívoca manifestação de vontade e concordância com

as TRANSAÇÕES realizadas, responsabilizando-se por todas as obrigações delas decorrentes. 4.5 Ao utilizar a modalidade de ASSINATURA EM ARQUIVO, o TITULAR deverá comunicar à

ADMINISTRADORA, quando for o caso, a ocorrência de divergências e a não aceitação da TRANSAÇÃO apresentada e cobrada, até 5 (cinco) dias contados após o recebimento da FATURA, a

fim de que sejam feitas as análises necessárias e tomadas às devidas providências. Se assim não proceder, o TITULAR estará, automaticamente, aceitando e reconhecendo as TRANSAÇÕES realizadas pela modalidade ASSINATURA EM ARQUIVO, descritas na sua FATURA.

4.6 O CARTÃO deverá ser utilizado exclusivamente para TRANSAÇÕES, de consumo pessoal, estando proibida sua utilização para transferências e pagamentos de dívidas, (exceto na hipótese prevista nos itens 7.8 e 7.9, da cláusula sétima deste contrato), títulos de crédito de qualquer natureza não quitados do TITULAR, realização de TRANSAÇÕES para revenda, ou quaisquer operações que não se enquadrem nas modalidades de crédito oferecidas pelo SISTEMA CREDITEM ao TITULAR, previstas neste contrato, ou qualquer operação proibida pela legislação sob pena de cancelamento do CARTÃO e rescisão deste contrato sem qualquer aviso prévio.

4.7 É expressamente vedada a utilização do CARTÃO pelo TITULAR e ADICIONAL(IS), para efetuar

TRANSAÇÕES no ESTABELECIMENTO, cujo proprietário seja o próprio TITULAR e/ou ADICIONAIS

e/ou membro da família do TITULAR ou ADICIONAL, sob pena de cancelamento imediato do

CARTÃO, bem como, do contrato com o ESTABELECIMENTO.

4.8 O TITULAR é o único responsável por qualquer conseqüência que provier da utilização ilegal do seu

CARTÃO, bem como dos CARTÕES ADICIONAL(IS), ou pela utilização dos mesmos por terceiros,

não cabendo ao SISTEMA CREDITEM qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que possam ocorrer.

4.9 O TITULAR será responsável por todas as TRANSAÇÕES constantes na FATURA, referentes ao seu

CARTÃO, e dos seus CARTÕES ADICIONAIS, mesmo quando realizadas por terceiros com

permissão do TITULAR ou ADICIONAL(IS), infringindo o disposto neste contrato.

4.10 O TITULAR deverá guardar em lugar seguro todos os TERMOS DE CONFISSÃO DE DÍVIDA, até a final quitação da dívida representada.

4.11 O TITULAR declara estar ciente de que não poderá utilizar o CARTÃO para TRANSAÇÕES no exterior ou aquelas que possam se caracterizar como investimentos no exterior ou importação de bens e serviços.

(5)

Página 5

4.12 O TITULAR poderá, ainda, utilizar o CARTÃO para pagamento de prêmio de seguro, autorizando nesse caso a ADMINISTRADORA a pagar o prêmio do seguro à seguradora, na data de seu vencimento. A ADMINISTRADORA debitará o valor do prêmio do seguro na FATURA para pagamento pelo TITULAR. Em caso de cancelamento do seguro, o TITULAR deverá comunicar o fato por escrito, à ADMINISTRADORA. Se a CONTA do TITULAR for cancelada, a ADMINISTRADORA, por conseqüência, deixará imediatamente de acatar transações visando à liquidação do prêmio do seguro à seguradora, sendo de exclusiva responsabilidade do TITULAR a substituição do meio de pagamento na seguradora.

4.13 A ADMINISTRADORA não será responsável pela recusa de qualquer ESTABELECIMENTO em aceitar o CARTÃO, ou por outros problemas que o TITULAR ou ADICIONAL(IS) venham a ter com os

ESTABELECIMENTOS.

4.14 Se um ESTABELECIMENTO admitir devoluções de bens adquiridos, o TITULAR ou ADICIONAL(IS) devolvendo a mercadoria adquirida, receberão um crédito na CONTA do TITULAR, não sendo autorizada ou possível, qualquer restituição em dinheiro.

4.15 As TRANSAÇÕES do TITULAR ou ADICIONAL(IS) estão sujeitas à prévia aprovação da

ADMINISTRADORA. O ESTABELECIMENTO solicitará autorização para a ADMINISTRADORA. A ADMINISTRADORA poderá vir a negar autorização para determinadas TRANSAÇÕES ou mesmo

bloquear ou cancelar o CARTÃO com base na situação da CONTA do TITULAR. A

ADMINISTRADORA reserva-se o direito de solicitar informações adicionais do TITULAR, a qualquer

tempo.

CLÁUSULA QUINTA - LIMITE DE CRÉDITO

5.1 Será informado ao TITULAR, no momento de sua adesão ao SISTEMA CREDITEM, o LIMITE DE CRÉDITO atribuído à sua CONTA, que será definido mediante critérios próprios da ADMINISTRADORA, na análise dos dados cadastrais, creditícios, financeiros e pessoais do TITULAR, informações e documentos apresentados pelo TITULAR, os quais ficarão na posse da ADMINISTRADORA, podendo, tais documentos serem mantidos como cópia digitalizada. O LIMITE

poderá ser alterado a exclusivo critério da ADMINISTRADORA. As alterações posteriores do LIMITE

DE CRÉDITO serão informadas através da FATURA ou outros meios de comunicação, sendo que a

posterior utilização do CARTÃO implicará na concordância imediata do TITULAR com seu novo

LIMITE DE CRÉDITO.

5.2 Todas as TRANSAÇÕES realizadas pelo TITULAR comprometerão o LIMITE DE CRÉDITO

concedido pela ADMINISTRADORA, que será composto por Limite à vista e Limite Parcelado,

5.3 O valor das TRANSAÇÕES à vista ou financiadas, o valor das parcelas das TRANSAÇÕES nas modalidades parcelado estabelecimento e parcelado administradora, o valor de encargos, tarifas, e quaisquer outros débitos devidos por força da utilização do CARTÃO, comprometerão o limite à vista, não podendo ultrapassar o limite à vista disponível. O valor total das TRANSAÇÕES das modalidades parcelado estabelecimento e parcelado administradora devidos por força das mesmas, não poderá ultrapassar o limite parcelado disponível.

5.4 O limite à vista e o limite parcelado serão recompostos, total ou parcialmente, mediante pagamento da

FATURA, sendo que em caso de opção pelo TITULAR pelo pagamento do valor mínimo, o TITULAR

fica ciente que o LIMITE DE CRÉDITO permanecerá comprometido conforme o valor do financiamento contratado e somente será total ou parcialmente reconstituído na medida em que for efetuado o pagamento total do respectivo financiamento. Nesta hipótese, será recomposto primeiramente o limite à vista, se utilizado, e posteriormente o limite parcelado.

5.5 A ADMINISTRADORA, ao seu critério e por mera liberalidade, poderá diminuir o nível de comprometimento de LIMITE DE CRÉDITO estipulado conforme disposições nos itens anteriores, considerando apenas parte das parcelas em aberto, não caracterizando esse fato, o aumento do respectivo LIMITE DE CRÉDITO do TITULAR.

5.6 O TITULAR é o único e exclusivo responsável pelo controle de seus gastos e de seu(s)

ADICIONAL(IS), e não poderá ultrapassar o LIMITE DE CRÉDITO, que lhe tiver sido concedido pela ADMINISTRADORA, incluindo-se o valor financiado e os respectivos ENCARGOS DE FINANCIAMENTO. O eventual valor relativo a excesso do LIMITE DE CRÉDITO deverá ser pago na

data de vencimento, compondo o pagamento mínimo. A ADMINISTRADORA poderá exigir que esse excesso seja pago antecipadamente, bem como suspender o uso do CARTÃO até que haja o efetivo pagamento do valor excedido, ou mesmo, cancelar o CARTÃO.

5.7 Sempre que cancelar qualquer TRANSAÇÃO, o TITULAR deverá, no ato do pedido de cancelamento, obter do ESTABELECIMENTO AFILIADO a comprovação desse cancelamento, de forma a recompor o seu LIMITE DE CRÉDITO.

5.8 O TITULAR poderá pleitear a revisão do seu LIMITE DE CRÉDITO, através de contato telefônico com a Central de Atendimento, estando sujeito à comprovação de renda e atendimento das demais exigências para a aprovação do aumento do LIMITE DE CRÉDITO.

(6)

Página 6

5.9 A ADMINISTRADORA poderá, a seu exclusivo critério e desde que o TITULAR solicite expressamente, conceder ao TITULAR um LIMITE DE CRÉDITO adicional para uma única

TRANSAÇÃO.

CLÁUSULA SEXTA – PRESTAÇÃO DE CONTAS - LIQUIDAÇÃO DAS OBRIGAÇÕES

6.1 A ADMINISTRADORA emitirá e remeterá ao TITULAR, no endereço por ele indicado, a FATURA da qual constarão informações e a prestação de contas sobre a movimentação da sua CONTA, com lançamentos dos valores discriminados sobre TRANSAÇÕES, pagamentos e demais débitos e créditos, efetuados e processados até o dia do fechamento da FATURA, incluindo;

a) ENCARGOS DE FINANCIAMENTO do período – percentual total de ENCARGOS DE

FINANCIAMENTO cobrados no mês de competência da FATURA, bem como o percentual

máximo previsto para o mês subseqüente,

b) Valor mensal do STS – Serviço de Transação no Sistema c) Percentuais de Multa e Encargos por atraso;

d) Valor do LIMITE DE CRÉDITO; e) Saldo anterior e atual;

f) Valor total para pagamento; g) Valor do pagamento mínimo; h) Número de parcelas, se aplicável; i) Data de vencimento da FATURA;

j) Outros registros e informações e comunicações de interesse das partes.

6.2 Para todos os fins previstos na legislação em vigor, o não questionamento pelo TITULAR a respeito de quaisquer lançamentos contidos na respectiva FATURA, no prazo de até 05 (cinco) dias contados de seu recebimento, implicará na aceitação pelo TITULAR da prestação de contas expressa naquele documento e reconhecimento da liquidez e certeza do valor de seu débito, valendo a FATURA, acompanhada de cópia deste contrato como prova de seu débito, ressalvado ao TITULAR o direito de reaver as quantias pagas indevidamente.

6.3 O TITULAR deverá, antecipadamente ou até a data de vencimento por ele escolhida e indicada na

FATURA:

a) Efetuar o pagamento do valor total do saldo devedor, hipótese em que não haverá a cobrança

de ENCARGOS DE FINANCIAMENTO (excetuando a hipótese de haver financiamento na modalidade parcelado administradora);

b) Efetuar pagamento igual ou superior ao valor mínimo indicado na FATURA, hipótese em que a

diferença apurada entre o saldo devedor e o pagamento efetuado ficará sujeito à cobrança de

ENCARGOS DE FINANCIAMENTO, contados a partir da data de vencimento da FATURA.

c) O valor do pagamento mínimo indicado na FATURA é resultante de apuração efetivada em

conformidade com os critérios definidos pela ADMINISTRADORA, ou por legislação específica. 6.4 O TITULAR deverá pagar as importâncias devidas, relativas às TRANSAÇÕES realizadas até a data

do vencimento, na REDE ARRECADADORA, através da FATURA, ficha de compensação, formulário ou recibo de pagamento avulso, ou por outros meios admitidos no SISTEMA CREDITEM ou pela

ADMINISTRADORA. Ao efetuar o pagamento, por valor igual ou superior ao pagamento mínimo e

inferior ao valor total estabelecido, manifestará a sua intenção de financiar o saldo remanescente devido e especificado na FATURA. Essa manifestação de intenção de financiar o saldo remanescente, todavia não é garantia da obtenção do financiamento, o qual dependerá da aprovação de crédito do

TITULAR pelas INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS.

6.5 Caso o TITULAR não efetue o pagamento integral, mas igual ou superior ao pagamento mínimo, o saldo devedor remanescente será lançado automaticamente na FATURA do mês subseqüente acrescido dos ENCARGOS DE FINANCIAMENTO.

6.6 Na hipótese do TITULAR não receber a FATURA em até 2 (dois) dias antes da data por ele escolhida para o vencimento da FATURA, deverá obter o valor de seu saldo devedor junto a Central de Atendimento devendo pagá-la na REDE ARRECADADORA, mediante pagamento avulso ou outros meios que a ADMINISTRADORA vier a disponibilizar, até a data de vencimento da FATURA. O não recebimento da FATURA não exime o TITULAR da responsabilidade do pagamento do seu débito na data de vencimento, sob pena de sujeitar-se à cobrança amigável ou judicial e as demais penalidades previstas na cláusula dezoito desse contrato.

6.7 O TITULAR reconhece que o valor das TRANSAÇÕES e demais lançamentos na FATURA de sua

CONTA constituem divida líquida certa e exigível. O TITULAR reconhece também que este contrato,

acompanhado da FATURA de sua CONTA, constitui título executivo extrajudicial, nos termos do artigo 585, II do Código de Processo Civil Brasileiro. Esta disposição prevalecerá mesmo após o cancelamento ou a rescisão do presente contrato.

(7)

Página 7

6.8 O TITULAR reconhece como válidos e como se originais fossem, os registros apontados por intermédio de fac-símile, fotocópias ou cópias micro-filmadas e/ou digitalizadas dos TERMOS DE

CONFISSÃO DE DÍVIDA das TRANSAÇÕES realizadas com o CARTÃO.

6.9 Os pagamentos com cheques serão considerados quitados sempre após a efetiva compensação deste em primeira apresentação.

6.10 Nos pagamentos realizados pelo TITULAR por via bancária, e transferidos, via compensação, para a conta corrente da ADMINISTRADORA, o processamento do crédito pago, conforme o local de seu pagamento poderá ocorrer em um prazo de até 05 (cinco) dias. Nesse caso, portanto, sem que isso caracterize culpa da ADMINISTRADORA, ocasionalmente, poderá ocorrer o início de procedimentos de cobrança em atraso e até falta de autorização para realização de TRANSAÇÕES, caso em que o

TITULAR poderá obter a orientação adequada junto à Central de Atendimento.

6.11 O não pagamento do valor mínimo descrito na FATURA ou atraso no pagamento de qualquer das

parcelas, independente de notificação, interpelação ou qualquer outra formalidade judicial ou extrajudicial, implicará no vencimento antecipado da dívida, podendo a ADMINISTRADORA exigir, a qualquer tempo e de uma só vez, o pagamento do valor total do débito constante da FATURA, ou ainda, suspender, bloquear ou cancelar o CARTÃO do TITULAR e de seus ADICIONAIS.

CLÁUSULA SÉTIMA – FINANCIAMENTO

7.1 Pelo presente instrumento, e na melhor forma do direito, o TITULAR outorga à ADMINISTRADORA, mandato especial para representá-lo junto a toda e qualquer INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, incluídos nesse mandato os poderes para obter em nome e por conta do outorgante, financiamento por valor equivalente ao das TRANSAÇÕES realizadas, ou do saldo devedor existente na CONTA do

TITULAR, podendo para tanto, negociar e ajustar prazos, acertar condições e custo do financiamento,

e demais ENCARGOS DE FINANCIAMENTO do saldo devedor ou TRANSAÇÕES, podendo assinar contratos de abertura de crédito e em decorrência, abrir e movimentar as respectivas contas, e ainda, firmar qualquer outro instrumento ou tomar as providências necessárias para a obtenção do financiamento junto às INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS, os quais serão utilizados e/ou efetivados única e exclusivamente para os fins e na forma prevista neste contrato.

7.2 O presente mandato tem prazo de duração igual ao prazo de vigência deste contrato, tendo na vigência desse prazo, caráter irrevogável e irretratável. A ADMINISTRADORA estará automaticamente autorizada a utilizar os poderes do presente mandato, se, e quando o TITULAR optar pelo financiamento.

7.3 O custo do financiamento será negociado com INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS, segundo as regras do mercado, sendo seu percentual e demais custos repassados ao TITULAR, acrescido dos demais

ENCARGOS DE FINANCIAMENTO e demais obrigações previstas neste contrato.

7.4 A ADMINISTRADORA intervirá nos contratos de financiamento junto às INSTITUIÇÕES

FINANCEIRAS, se ocorrerem, como fiadora, avalista e principal pagadora, nos termos da Lei, e

cobrará, neste caso, remuneração pela garantia prestada e pelos serviços de administração do financiamento, de acordo com parâmetros de mercado.

7.5 O TITULAR aceita, concorda e outorga à ADMINISTRADORA faculdade de procurar um financiamento, a seu exclusivo critério, e com o fato de que mesmo que a ADMINISTRADORA envide seus melhores esforços, poderá haver recusa de financiamento pelas INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS. Desta forma, não há garantia ao TITULAR de que ele poderá obter o financiamento para o pagamento das TRANSAÇÕES ou saldo devedor, por meio dos recursos e equipamentos disponibilizados pela

ADMINISTRADORA para tanto.

7.6 Modalidades de financiamento:

a) Rotativo: Quando o TITULAR efetuar o pagamento de valor igual ou superior ao pagamento mínimo e inferior ao total estabelecido na FATURA em sua data de vencimento, ou a falta ou atraso de pagamento, resultará na automática solicitação do financiamento do saldo devedor remanescente para a próxima FATURA. O saldo devedor remanescente e os respectivos ENCARGOS DE

FINANCIAMENTO correspondentes serão lançados na próxima FATURA. Os ENCARGOS DE FINANCIMENTO serão computados sob o critério “pro rata tempore”.

b) Parcelado Estabelecimento: No ato da TRANSAÇÃO efetuada pelo TITULAR ou ADICIONAL, o valor total devido da TRANSAÇÃO efetuada com o CARTÃO será dividido igualmente pelo número de parcelas acordadas com o ESTABELECIMENTO, sem a cobrança de ENCARGOS DE

FINANCIAMENTO em razão dessa modalidade se caracterizar como financiamento concedido

diretamente pelos ESTABELECIMENTOS que são os únicos responsáveis pela sua concessão ao

TITULAR, desde que atendidas às regras do SISTEMA CREDITEM. Cada parcela será lançada

respectivamente nas próximas FATURAS.

c) Parcelado Administradora: No ato da TRANSAÇÃO nessa modalidade, em quaisquer de seus tipos, seja de aquisição de bens ou serviços, saque, pagamento de contas ou transferência de dívida pelo

(8)

Página 8

será acrescido de ENCARGOS DE FINANCIAMENTO vigentes ou acordados para essa modalidade e de acordo com o tipo de TRANSAÇÃO, gerando um novo valor devido da TRANSAÇÃO que será dividido pelo número de parcelas acordadas em solicitação de financiamento do TITULAR para a

ADMINISTRADORA, através do ESTABELECIMENTO no caso de aquisição de bens e serviços e

no ponto de atendimento disponibilizado pela ADMINISTRADORA para saques, pagamento de contas ou transferências de dívida parceladas nessa modalidade, desde que atendidos os critérios de avaliação das INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS e os procedimentos do SISTEMA CREDITEM. Cada parcela será lançada nas próximas FATURAS. O TERMO DE CONFISSÃO DE DÍVIDA descreverá a quantidade e o valor das parcelas, o percentual de ENCARGOS DE

FINANCIAMENTO ao mês, bem como o valor total a ser pago ao final. A ADMINISTRADORA

poderá a seu critério suspender ou deixar de atender solicitações de saque, pagamento de contas, transferência de divida a qualquer momento.

7.7 No caso de rescisão de contrato, com o conseqüente vencimento antecipado de todas as obrigações, inclusive e especialmente as de natureza pecuniárias do TITULAR, os ENCARGOS DE

FINANCIAMENTO devidos e as cobranças decorrentes de seu inadimplemento, indicadas na última FATURA, serão apurados até a data do efetivo pagamento, sem prejuízo da aplicação de outras

sanções, e ainda, eventuais perdas e danos e, se for o caso de rescisão por falta de pagamento por parte do TITULAR.

7.8 Sempre que permitido pela legislação em vigor e pela ADMINISTRADORA, será facultado ao

TITULAR solicitar à ADMINISTRADORA a transferência parcial do saldo devedor originado por TRANSAÇÕES e demais débitos e créditos realizados com outros cartões de crédito, emitidos ou não

pela ADMINISTRADORA, para a CONTA do TITULAR para pagamento e liquidação de obrigações conforme disposições da cláusula sexta. A ADMINISTRADORA decidirá a seu exclusivo critério, quais são as TRANSAÇÕES e demais débitos e créditos realizados, elegíveis para transferência para a

CONTA do TITULAR.

7.9 No caso do TITULAR optar pela transferência do saldo ou financiamento das TRANSAÇÕES e demais débitos e créditos realizados com outros cartões de crédito, conforme mencionado no item 7.8 da cláusula sétima, a ADMINISTRADORA fará o pagamento da dívida diretamente ao credor do

TITULAR e debitará o valor do saldo devedor transferido na CONTA do TITULAR.

7.10 A ADMINISTRADORA poderá disponibilizar sempre que permitido pela legislação, em pontos de atendimento específicos, meios para utilização do CARTÃO CREDITEM dentro de planos existentes da modalidade “parcelado administradora”, para saques em dinheiro e pagamento de contas cujo beneficiário do saque e/ou devedor ou sacado da conta respectivamente, seja o TITULAR ou

ADICIONAL do respectivo CARTÃO, mediante solicitação de financiamento do TITULAR ou ADICIONAIS à ADMINISTRADORA, que se aprovado será concedido exclusivamente por INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS, mediante a assinatura do TITULAR ou ADICIONAIS no respectivo TERMO DE CONFISSÃO DE DÍVIDA relativo à TRANSAÇÃO.

7.11 A política de atendimento e aceitação de solicitação de financiamento para saques, pagamento de contas e/ou transferências de dívida obedecerá a critérios de avaliação das INTITUIÇÕES

FINANCEIRAS e procedimentos estabelecidos pelo SISTEMA CREDITEM que poderá recusar a

solicitação e/ou suspender o atendimento a qualquer momento, independente de notificação, interpelação ou qualquer outra formalidade judicial ou extrajudicial.

CLÁUSULA OITAVA – RECONHECIMENTO DE DÍVIDA, CONFLITOS E RECLAMAÇÕES.

8.1 O TITULAR poderá questionar por escrito quaisquer TRANSAÇÕES mencionadas na FATURA no prazo de até 05 (cinco) dias contados de seu recebimento. A ADMINISTRADORA deverá encaminhar o requerimento para devida análise. Uma vez apurado que mencionados valores não são realmente de responsabilidade do TITULAR estes serão cancelados, mas caso sejam realmente de sua responsabilidade estes serão acrescidos de ENCARGOS DE FINANCIAMENTO, sendo os valores lançados na primeira FATURA vincenda, e ainda caso a reclamação ocorra após o pagamento da

FATURA, e após análise da ADMINISTRADORA, for apurado que mencionados valores não são de

responsabilidade do TITULAR, a ADMINISTRADORA fará a devolução da importância paga indevidamente, mediante crédito que abaterá o saldo devedor na próxima FATURA.

8.2 Se o TITULAR tiver qualquer divergência com um ESTABELECIMENTO, o TITULAR deverá efetuar o pagamento total devido à ADMINISTRADORA e solucionar a divergência diretamente com o

ESTABELECIMENTO. O TITULAR poderá devolver um bem, ou comprovante de serviço contratado

ainda a realizar, a um ESTABELECIMENTO para crédito em sua CONTA, no caso de divergência ou motivo relevante, desde que este ESTABELECIMENTO aceite essas devoluções aplicando nesse caso, disposições do item 8.1 anterior. É assegurado ao TITULAR denunciar à ADMINISTRADORA as reclamações havidas contra quaisquer ESTABELECIMENTOS, cabendo à ADMINISTRADORA, a seu exclusivo critério tomar as providências necessárias conforme o caso.

(9)

Página 9

8.3 A ADMINISTRADORA não se responsabiliza pela eventual restrição de ESTABELECIMENTOS ao uso do CARTÃO, por vícios, defeitos, qualidade ou quantidade de bens ou serviços adquiridos, ou por diferença de preço, cabendo unicamente ao TITULAR conferir a exatidão dos valores das

TRANSAÇÕES, verificar o CARTÃO após a sua devolução pelos ESTABELECIMENTOS, a efetiva

compra ou prestação de serviço, a forma de parcelamento, se houver, bem como promover sob sua conta e risco, qualquer reclamação contra os ESTABELECIMENTOS.

8.4 Por meio da Central de Atendimento a ADMINISTRADORA prestará informações e tomará as devidas providências buscando solucionar eventuais divergências sobre a CONTA do TITULAR. O TITULAR fará através de contato telefônico, junto à Central de Atendimento, as comunicações quanto a eventuais conflitos, comprometendo-se, por outro lado, a informar prontamente à ADMINISTRADORA a existência desse fato bem como a colaborar com a mesma na identificação da solução a ser dada, fornecendo todos os documentos, comprovantes e informações necessárias para tal efeito.

8.5 O não exercício do direito de reclamação previsto nesta cláusula implicará no reconhecimento e aceitação pelo TITULAR da prestação de contas expressa na FATURA, e da liquidez e certeza do débito, ressalvado o direito do TITULAR de requerer a eventual repetição do indébito, conforme estipulado nos itens 6.2 da cláusula sexta e 8.1 desta cláusula.

CLÁUSULA NONA – SUBSTITUIÇÃO E REPOSIÇÃO DO CARTÃO

9.1 O CARTÃO será válido pelo prazo gravado no mesmo. A ADMINISTRADORA emitirá CARTÃO(ÕES) de substituição ou de reposição, por ocasião do término do respectivo prazo de validade, e continuará a proceder dessa maneira até que a CONTA do TITULAR seja cancelada. O CARTÃO com prazo de validade vencido não poderá ser utilizado, devendo o TITULAR, se estiver de posse do

CARTÃO(ÕES) vencido(s), cortá-lo(s) ao meio, inutilizando o número do(s) CARTÃO(ÕES), o local de

assinatura e tarja magnética.

CLÁUSULA DÉCIMA – BLOQUEIO E SUSPENSÃO DO USO OU CANCELAMENTO DO CARTÃO

10.1 O TITULAR obriga-se a informar imediatamente à ADMINISTRADORA o extravio ou perda, furto, roubo, fraude ou falsificação do CARTÃO, seja ele do TITULAR ou de um de seus ADICIONAIS quando emitido. O TITULAR responderá pelo uso que dele venha a ser feito por terceiros até o momento da comunicação, que deverá ser ratificada por escrito, no prazo de 5 (cinco) dias úteis da data da comunicação e, na hipótese de furto e roubo, encaminhar à ADMINISTRADORA juntamente com a ratificação por escrito, a cópia do respectivo Boletim de Ocorrência Policial.

10.2 Recebida a informação, a ADMINISTRADORA cancelará o CARTÃO e atualizará com essa informação seu banco de dados acessado nas consultas para autorizações efetuadas pela à rede de

ESTABELECIMENTOS, impedindo desta forma, que qualquer TRANSAÇÃO seja efetuada

indevidamente, reservando-se ao direito de verificar a autenticidade das informações dadas pelo

TITULAR, sem prejuízos das penalidades e demais obrigações legais e contratuais.

10.3 A partir da comunicação prévia do infortúito uso indevido ou fraudulento do CARTÃO por terceiros, registrada com número de protocolo na Central de Atendimento, o TITULAR se exonera da responsabilidade civil decorrentes dessa má utilização do CARTÃO por terceiros, sendo que eventuais perdas e danos ocorridos posteriormente à comunicação serão de responsabilidade da

ADMINISTRADORA.

10.4 No caso de utilização do CARTÃO nas TRANSAÇÕES com uso de senha, a comunicação de extravio ou perda, furto, roubo, fraude ou falsificação do CARTÃO, não exonerará da responsabilidade civil pelo uso fraudulento do CARTÃO por terceiros sendo que eventuais perdas ocorridas posteriormente à data da comunicação serão de total e exclusiva responsabilidade do TITULAR, uma vez que a senha é de conhecimento, atribuição, sigilo e uso exclusivo do TITULAR ou eventual (is) ADICIONAL

(IS). O TITULAR não deve anotar a sua senha ou informá-la a qualquer pessoal, por mais privilegiada

que seja.

10.5 É vedada a utilização do CARTÃO cancelado, sujeitando-se o TITULAR às sanções penais e cíveis previstas em lei, sem prejuízo da obrigação de liquidar o débito existente, além de restituir à

ADMINISTRADORA, o CARTÃO, se este estiver em seu poder, cortado ao meio, inutilizando o

número do cartão, local da assinatura e tarja magnética.

10.6 A ADMINISTRADORA tem o direito de, a seu exclusivo critério cancelar o CARTÃO ou ainda suspender temporariamente o seu uso, quando ocorrer o inadimplemento de qualquer cláusula contratual, em especial da cláusula sexta quanto a Liquidação das Obrigações, ou quando ocorrer suspeita de uso indevido ou fraudulento do CARTÃO.

10.7 O bloqueio do CARTÃO, caso sejam detectados pela ADMINISTRADORA indícios ou suspeitas de uso indevido ou fraudulento do CARTÃO, será baseado na análise do comportamento habitual do

TITULAR na sua utilização, podendo ainda a ADMINISTRADORA se certificar junto ao TITULAR com

(10)

Página 10

10.8 Baseada na avaliação periódica cadastral, creditícia, financeira e pessoal do TITULAR que levará em conta restrições tais como protestos e registros nos serviços de proteção ao crédito, ou ainda alteração nas informações cadastrais do TITULAR obtidas no momento da concessão do CARTÃO, a

ADMINISTRADORA, a qualquer tempo, poderá negar autorização para que o TITULAR realize TRANSAÇÕES ou bloquear os CARTÕES emitidos pela ADMINISTRADORA em poder do TITULAR

ou ADICIONAL(IS), ou ainda não permitir o desbloqueio dos respectivos CARTÕES, até o momento em que o TITULAR esteja em conformidade com os critérios de risco de crédito estabelecidos pela

ADMINISTRADORA e já utilizados quando da sua admissão ao SISTEMA CREDITEM. CLÁUSULA ONZE – RESCISÃO E CANCELAMENTO DE CONTAS

11.1 Este contrato poderá ser rescindido por qualquer das partes, a qualquer tempo, mediante notificação à outra parte, com o conseqüente cancelamento da CONTA do TITULAR. A ADMINISTRADORA reserva-se o direito de rescindir este contrato em relação a apenas um ou mais CARTÕES

ADICIONAIS, mantendo a validade do CARTÃO do TITULAR;

11.2 A violação de qualquer disposição ou inadimplemento deste contrato dará causa à rescisão deste contrato e cancelamento da CONTA do TITULAR, em especial o não pagamento da FATURA na data de vencimento, bem como:

a) A realização de operações de natureza fraudulenta no relacionamento do TITULAR com a

ADMINISTRADORA;

b) Sofrer protesto cambiário ou execução de dívida, c) Falecimento do TITULAR;

d) Intransigência aos limites atribuídos pela ADMINISTRADORA; e. e) Requerer ou lhe for requerida à insolvência.

11.3 Constituirá também, violação de disposição ou inadimplemento contratual a verificação pela

ADMINISTRADORA, a qualquer tempo de não serem verídicas ou completas as informações e

comunicações prestadas pelo TITULAR ou a constatação de qualquer ação ou omissão a ele imputáveis visando ingresso ou permanência irregular no SISTEMA CREDITEM.

11.4 Ocorrendo o cancelamento de uma CONTA do TITULAR:

a) O CARTÃO deverá ser imediatamente cortado ao meio, inutilizando o número do cartão, local da assinatura e tarja magnética, e devolvido à ADMINISTRADORA;

b) O saldo devedor da CONTA do TITULAR, bem como TRANSAÇÕES, ENCARGOS DE

FINANCIAMENTO e demais débitos que venham a ser contabilizados após a data do

cancelamento, deverão ser imediatamente quitados;

c) Todos os benefícios colocados à disposição do TITULAR e seus respectivos ADICIONAIS serão cancelados.

11.5 Se o TITULAR solicitar o cancelamento da CONTA, mas continuar usando o CARTÃO, a

ADMINISTRADORA considerará esta utilização como um pedido de reativação de sua CONTA. Se a ADMINISTRADORA concordar com essa reativação, este contrato, eventuais aditivos ou um novo

contrato a ser enviado regerá a CONTA do TITULAR reativada. Ao reativar uma CONTA do TITULAR, a ADMINISTRADORA poderá também reativar os CARTÕES ADICIONAIS emitidos em conexão com a CONTA do TITULAR e cobrar a(s) devida(s) tarifa(s), comissão(ões) e taxa(s) aplicável(is);

11.6 O presente contrato também poderá ser rescindido na hipótese de ser decretada a insolvência da

ADMINISTRADORA, ou por qualquer motivo fique impossibilitada de continuar a prestar seus

serviços, salvo se for substituída por outra(s) empresa(s) que desempenhe (em) as mesmas funções perante este instrumento e desde que não haja oposição do TITULAR.

11.7 Quando ocorrer o cancelamento do CARTÃO e a rescisão contratual, por descumprimento de qualquer cláusula ou obrigação prevista neste contrato, em especial os termos constantes na cláusula treze, fica estabelecida uma multa compensatória de até 10 % (dez por cento) incidente sobre o saldo devedor existente.

11.8 Qualquer que seja o motivo ensejador do cancelamento do CARTÃO ou o da rescisão deste contrato, a sua eficácia perdurará pelo tempo necessário e com a finalidade única de possibilitar o pleno cumprimento de todas as obrigações do TITULAR junto a ADMINISTRADORA, e vice-versa.

CLÁUSULA DOZE – DIREITOS DO TITULAR

12.1 Receber o CARTÃO após aprovação cadastral, creditícia, financeira e pessoal, segundo os critérios da ADMINISTRADORA;

12.2 Utilizar o CARTÃO na rede de ESTABELECIMENTOS ou pontos de atendimento da

ADMINISTRADORA.

12.3 Utilizar a Central de Atendimento para reclamações ou informações sobre o CARTÃO e alterar dados cadastrais;

(11)

Página 11

12.4 Reclamar diretamente ao ESTABELECIMENTO nos termos dos itens 8.2 e 8.3 da Cláusula Oitava; 12.5 Receber da ADMINISTRADORA prestação de contas das TRANSAÇÕES por intermédio da

FATURA;

12.6 Reclamar eventuais divergências na FATURA, nos termos da cláusula oitava; 12.7 Liquidar a sua dívida antecipadamente.

12.8 Caso haja disponibilidade dessa modalidade, obter financiamento equivalente aos das TRANSAÇÕES realizadas, ou do saldo devedor existente na CONTA do TITULAR decorrentes do uso do CARTÃO, outorgando para esse fim mandato específico nos termos da cláusula sétima;

12.9 Ser exonerado da responsabilidade pelo pagamento das TRANSAÇÕES nos termos do item 10.3 da cláusula décima;

12.10 Desistir deste contrato no prazo de até sete dias, contados da data de adesão do SISTEMA

CREDITEM, mediante pagamento da tarifa de adesão do TITULAR e quando for o caso tarifa de

adesão do(s) ADICIONAL (IS).

CLÁUSULA TREZE – OBRIGAÇÕES DO TITULAR

13.1 Ter plena ciência e concordar com os termos deste contrato, antes de aderir ao SISTEMA CREDITEM, nos termos da cláusula terceira.

13.2 Conferir os dados de seu CARTÃO, e assinar no local indicado, no momento de seu recebimento. O mesmo procedimento deverá ser observado para os CARTÕES ADICIONAIS.

13.3 Manter o CARTÃO em boa guarda, conservando-o em segurança, na qualidade de depositário. 13.4 Manter a ADMINISTRADORA informada sobre qualquer alteração de endereço e demais dados

cadastrais.

13.5 Comunicar a ADMINISTRADORA, imediatamente após o fato o extravio ou perda, furto, roubo, fraude ou falsificação do CARTÃO, seja ele do TITULAR ou de um de seus eventuais ADICIONAIS, quando emitido, e obter o número de protocolo registrado junto a Central de Atendimento, que comprove essa comunicação, observado o item 10.1 da cláusula décima.

13.6 Restituir a ADMINISTRADORA, em qualquer hipótese de cancelamento o CARTÃO devidamente cortado ao meio, inutilizando o número do CARTÃO, o local de assinatura e tarja magnética.

13.7 Abster-se de usar o CARTÃO vencido, cancelado, bloqueado, ou cujo uso esteja suspenso temporariamente, sujeitando-se o TITULAR às sanções penais e civis previstas na lei, sem prejuízo da obrigação de liquidar o débito existente e restituir o CARTÃO no caso de cancelamento, se estiver em seu poder.

13.8 Não exceder o LIMITE DE CRÉDITO que lhe for atribuído, incluindo suas TRANSAÇÕES,

ENCARGOS DE FINANCIAMENTO e demais débitos, bem como dos eventuais CARTÕES ADICIONAIS.

13.9 Consultar o seu saldo devedor na Central de Atendimento, caso não receba a FATURA com antecedência de 2 (dois) dias do vencimento.

13.10 Pagar as importâncias devidas relativas às TRANSAÇÕES, ENCARGOS DE FINANCIAMENTO e demais débitos realizadas até a data do vencimento na REDE ARRECADADORA, através da

FATURA, ficha de compensação, formulário ou recibo de pagamento avulso, ou por outros meios

admitidos no SISTEMA CREDITEM ou pela ADMINISTRADORA. 13.11 Utilizar o seu CARTÃO nos termos da cláusula quarta deste instrumento.

CLÁUSULA QUATORZE – OBRIGAÇÕES DA ADMINISTRADORA

14.1 Colocar a disposição do TITULAR e seus eventuais ADICIONAIS a sua rede de

ESTABELECIMENTOS e seus pontos de atendimento, para TRANSAÇÕES pelo SISTEMA CREDITEM.

14.2 Emitir e enviar ao TITULAR o CARTÃO CREDITEM e CARTÕES ADICIONAIS se for o caso, juntamente com cópia deste contrato.

14.3 Emitir e enviar ao TITULAR e eventuais ADICIONAIS, uma senha, caso seja disponível a utilização de assinatura eletrônica no SISTEMA CREDITEM.

14.4 Informar ao TITULAR o LIMITE DE CRÉDITO de sua CONTA.

14.5 Suspender o uso do CARTÃO, nos casos previstos nesse instrumento.

14.6 Assumir a partir da comunicação expressa pelo TITULAR e/ou ADICIONAL(IS), o risco pelo uso fraudulento dos CARTÕES, por terceiros, decorrentes de seu extravio ou perda, roubo, furto, fraude ou falsificação, observado o disposto no item 10.3 da cláusula décima.

14.7 Informar o TITULAR mediante consulta deste à Central de Atendimento o montante dos ENCARGOS

DE FINANCIAMENTO.

14.8 Processar, por si ou por terceiros contratados, as TRANSAÇÕES decorrentes da utilização do

CARTÃO.

(12)

Página 12

14.10 Atender, quando procedentes e de sua competência, as reclamações e divergências do TITULAR de acordo com os termos da cláusula oitava.

14.11 Colocar a disposição do TITULAR os valores decorrentes de pagamentos excedentes, mediante crédito em sua CONTA, devidamente lançado em sua FATURA.

14.12 Excluir o nome do TITULAR do cadastro de mala direta da ADMINISTRADORA, quando solicitado pelo mesmo, com pedido registrado por número de protocolo junto a Central de Atendimento.

14.13 Exercer o mandato outorgado pelo TITULAR especificado nos termos da cláusula sétima, exclusivamente para pagamento das TRANSAÇÕES, ENCARGOS DE FINANCIAMENTO e demais débitos constantes no saldo da CONTA, originados pela utilização do CARTÃO, pactuados neste contrato.

14.14 Comunicar com a devida antecedência ao TITULAR qualquer alteração contratual.

14.15 Utilizar a FATURA como meio de comunicação para alterações contratuais, para avisos em geral e outras informações de interesse das partes.

14.16 Notificar previamente ao TITULAR, quando da comunicação ou inclusão nos órgãos e sociedades de proteção ao crédito no caso de inadimplemento de obrigação, em especial de pagamento.

14.17 Manter uma Central de Atendimento ao cliente, disponibilizada via acesso telefônico e informando o(s) número(s) de telefones de contato, na FATURA, no sitio http://www.creditem.com.br, e em sua(s) Filial(is), de forma a possibilitar ao TITULAR consultar saldos, alterar dados cadastrais, fazer quaisquer comunicações em especial às de extravio ou perda, roubo, furto, fraude ou falsificação do

CARTÃO, obter outras informações, fazer reclamações ou dar sugestões. CLÁUSULA QUINZE – ALTERAÇÕES CONTRATUAIS

15.1 Sem prejuízo das modificações decorrentes de mudanças legais ou regulamentares, este contrato só poderá ser alterado se, respeitada a boa-fé objetiva e a função social do contrato, não se onerar injustificadamente o TITULAR, nem se romper o equilíbrio contratual. A ADMINISTRADORA poderá a qualquer tempo rever as condições contratuais pactuadas, efetuando as alterações por aditivo ou novo contrato, e ao TITULAR será dada ciência, mediante comunicação, informações ou mensagens lançadas na FATURA, ou ainda conforme o caso remetendo um novo contrato sendo precedido o respectivo registro no Cartório de Registro de Títulos e Documentos.

15.2 Se o TITULAR discordar das alterações, poderá rescindir esse contrato, devendo comunicar a

ADMINISTRADORA esse fato, entrando em contato com a Central de Atendimento, observadas as

condições previstas na cláusula onze deste instrumento.

15.3 A utilização do CARTÃO pelo TITULAR ou a sua inércia após a comunicação das alterações, implicará na plena aceitação das alterações contratuais realizadas.

CLÁUSULA DEZESSEIS – REMUNERAÇÃO DOS SERVIÇOS

16.1 A ADMINISTRADORA poderá cobrar do TITULAR, por ocasião da adesão deste no SISTEMA

CREDITEM, tarifa de adesão ou primeira utilização do CARTÃO CREDITEM e, pela permanência no SISTEMA CREDITEM, tarifa de anuidade, a serem cobradas na FATURA, calculada por CARTÃO

emitido, de acordo com o valor vigente à época, e, constante da Tabela de Tarifas colocada à disposição do TITULAR no ato da adesão ao SISTEMA CREDITEM, na ADMINISTRADORA e sua(s) filial(is). A cada período de 12 (doze) meses poderá ser cobrada do TITULAR na forma aqui estabelecida nova anuidade a título de permanência no SISTEMA CREDITEM.

16.2 A ADMINISTRADORA poderá a seu critério parcelar qualquer tarifa, ficando a ela facultada, inclusive, a aplicação de reajuste a cada parcela por índice e na periodicidade legalmente admitida, desde que previamente comunicado ao TITULAR, mediante mensagem inserida na FATURA ou quaisquer outras formas de comunicação tais como Tabela de Tarifas afixadas na ADMINISTRADORA e sua(s) filial(is). 16.3 A eventual isenção ou gratuidade, de caráter promocional ou não, do pagamento de qualquer tarifa ou dispensa de pagamento de alguma das parcelas configuram-se como mera liberalidade da

ADMINISTRADORA, sendo assim, não implicará na obrigatoriedade de se proceder a isenção em

outros períodos.

16.4 A ADMINISTRADORA poderá cobrar do TITULAR, o valor mensal referente ao STS - Serviço de Transação no Sistema, referentes à tarifa pela utilização dos serviços no SISTEMA CREDITEM, sendo essa cobrança efetuada somente nas FATURAS referentes ao período em que houver uma ou mais

TRANSAÇÕES na CONTA do TITULAR, nos períodos onde não houver TRANSAÇÕES, ou seja,

utilização do cartão não será devido ou cobrado tarifa sobre esse serviço.

16.5 Quando o TITULAR solicitar para a ADMINISTRADORA, um LIMITE DE CRÉDITO adicional, a

ADMININISTRADORA poderá cobrar uma taxa pela concessão do crédito adicional de até 10% (dez

(13)

Página 13

16.6 O pagamento da tarifa de adesão deverá ser efetuado na sede da ADMINISTRADORA, ou no local de sua(s) filial(is), ou será incorporado na FATURA, quando o TITULAR fizer uso do CARTÃO

CREDITEM pela primeira vez.

16.7 A tarifa de adesão também será devida quando da solicitação do CARTÃO ADICIONAL pelo

TITULAR, sendo cobrada da mesma forma que são cobradas as tarifas da mesma natureza

pactuadas nesse contrato.

16.8 É facultado a ADMINISTRADORA, a seu exclusivo critério, deixar de cobrar ou reduzir o valor da tarifa de adesão, de acordo com sua política interna, se comprometendo a ADMINISTRADORA a informar aos TITULARES essa decisão no momento do seu pedido de adesão ao SISTEMA CREDITEM. 16.9 A hipótese de cancelamento do CARTÃO pelo TITULAR e/ou ADICIONAIS independente do motivo e

da data de cancelamento não será o motivo para qualquer pedido de devolução do valor da tarifa de adesão, não tendo o TITULAR direito de reembolso ou restituição.

16.10 Poderão ser cobradas ainda tarifas por despesas ou serviços específicos, cujos valores serão previamente informados ao TITULAR, ou, então, indicados na Tabela de Tarifas afixada na

ADMINISTRADORA e sua(s) filial(is). Incluem-se dentre os serviços tarifados aqueles que tenham

sido oferecidos gratuitamente após o período de carência ou validade de eventual promoção, mas não estão a eles limitados, tais como: consultas reiteradas na Central de Atendimento (pessoal ou eletrônico), consultas em terminais eletrônicos de auto-atendimento, emissão de segunda via de

CARTÃO, participação em programas de incentivos, TRANSAÇÕES de saques, pagamento de

contas, transferência de dívida e outras, seguro proteção contra perda, furto ou roubo, serviços de compra de passagem de ingressos em espetáculos no Brasil, tarifa por exceder o LIMITE DE

CRÉDITO, manutenção de saldo credor em CONTA inativa, emissão de FATURA, segunda via de FATURA, cópias adicionais de documentos representativos de TRANSAÇÕES entre outros,

reativação de CARTÃO, renegociação de dívida, tarifa de cobrança, bem como outros serviços que sejam criados pela ADMINISTRADORA e que sejam utilizados pelo TITULAR e/ou ADICIONAIS, desde que previamente informados conforme determinação legal.

CLÁUSULA DEZESSETE - RENÚNCIA

17.1 A tolerância ou transigência da ADMINISTRADORA não implicará novação, perdão, renúncia, alteração ou modificação do contrato, sendo o evento ou omissão considerado, para todos os fins de direito, como mera liberalidade da ADMINISTRADORA, que transigiu, anuiu ou não exigiu o cumprimento da obrigação, não implicando, todavia, na renúncia do direito de exigir o cumprimento das obrigações contidas neste instrumento, a qualquer tempo.

CLÁUSULA DEZOITO – FALTA OU ATRASO NO PAGAMENTO E PENALIDADES

18.1 O pagamento de valor inferior ao mínimo, a falta, ou o atraso de pagamento por parte do TITULAR, das obrigações principais ou acessórias, no vencimento ou prazo indicado na FATURA, o sujeitará ao pagamento de: (i) Encargos por atraso, que incluem juros de mora de 1% ao mês, calculados de forma “prorata tempore” e custos de financiamento ou refinanciamento pelo atraso, calculados pela taxa média praticada pelo mercado financeiro à época do inadimplemento, a qual nunca será inferior aos

ENCARGOS DE FINANCIAMENTO, desde a data do vencimento até a data do efetivo pagamento das

obrigações, sem prejuízo do disposto na cláusula onze, e cujos percentuais estarão sempre expressos na FATURA: (ii) multa irredutível de 2% (dois por cento); sem prejuízo da ADMINISTRADORA, que, independente de notificação ou qualquer formalidade, poderá suspender ou cancelar a utilização do

CARTÃO e/ou considerar vencido o contrato em todas as duas obrigações e exigir de uma só vez e de

imediato, o pagamento de todo o saldo devedor, incluindo o valor referente aos financiamentos nas modalidades “parcelado estabelecimento” e “parcelado administradora”, constituindo em mora do

TITULAR.

18.2 Os Encargos por atraso e a multa serão calculados sobre o valor do saldo devedor apurado na data do inadimplemento, não se acumulando entre si. Os Encargos por atraso serão capitalizados diariamente “pro rata tempore”.

18.3 As TRANSAÇÕES processadas após a ocorrência de inadimplemento, efetuadas em qualquer data, terão vencimento imediato e incorporar-se-ão ao saldo devedor para efeito de apuração e pagamentos e sanções citadas no item 18.1 desta cláusula.

18.4 O TITULAR pagará tanto na cobrança judicial como na extrajudicial todas as despesas de cobrança decorrentes do seu inadimplemento.

18.5 Se o TITULAR ou um terceiro em seu nome enviar à ADMINISTRADORA cheques incobráveis em pagamento das FATURAS, a ADMINISTRADORA debitará da CONTA do TITULAR além do valor

Referências

Documentos relacionados

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

Analisaram-se 15 diferentes ovários em cada estágio, com exceção do estágio IV (desovado), no qual foram observadas apenas quatro fêmeas.. As medidas foram tomadas sempre no

Todavia, há poucos trabalhos sobre interferência de herbicidas no crescimento da cultura; portanto, visando avaliar os efeitos de amicarbazone e diuron + paraquat, estes foram

Não tem informações sobre a sua modificação química e, pelo exposto acima, no presente trabalho tem-se estudado a modificação química deste amido variando a concentração

Figura 4.1 - Variação da pressão na cavidade do molde com o tempo - PEAD 7731 Figura 4.2 - Variação da pressão na cavidade do molde com o tempo - PEAD 7625 Figura 4.3 -