• Nenhum resultado encontrado

CALL com Mercado Projeto Integração das Clearings

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CALL com Mercado Projeto Integração das Clearings"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

1

CALL com

Mercado

Projeto Integração das

Clearings

Call sobre Processos de Liquidação

10/05/2013

DD/MM/AAAA

A implantação da integração das clearings da BM&FBOVESPA e do novo sistema de risco CORE (Closeout Risk Evaluation) depende de prévia autorização dos órgãos reguladores

(2)

CALL com o Mercado – Integração das Clearings

A Sra. Mediadora – Boa-tarde, e bem-vindos à audioconferência da BM&FBOVESPA sobre o processo de liquidação no contexto do projeto de integração das clearings. Neste momento, todos os participantes estão conectados apenas como ouvintes. Mais tarde, iniciaremos a sessão de perguntas e respostas, quando as instruções para os senhores participarem serão fornecidas.

Caso necessitem de alguma assistência durante a audioconferência, queiram, por favor, solicitar a ajuda de um operador, digitando “*0”. (asterisco zero). Cabe lembrar que esta audioconferência está sendo gravada. Gostaria agora de passar a palavra ao Sr. Airton Murakami. Por favor, Sr. Airton, pode prosseguir.

O Sr. Airton Murakami – Boa-tarde a todos. Muito obrigado pela participação no call de hoje. O call de hoje será dedicado essencialmente às questões dos processos de liquidação. Aqui na Mesa temos todos os representantes das áreas de liquidação. E agora eu abro para perguntas e respostas. Obrigado.

A Sra. Mediadora – Com licença, senhoras e senhores, iniciaremos agora a sessão de perguntas e respostas. Para fazer uma pergunta, por favor, digitem “*1” (asterisco um). E para retirar a pergunta da lista, digitem “*2” (asterisco dois). (Pausa.)

Com licença, para fazer perguntas, por favor, digitem “*1” (asterisco um). (Pausa.) Com licença, por favor, para fazer perguntas, por favor, digitem “*1” (asterisco um), “estrela um”. (Pausa.) Com licença novamente, para fazer perguntas, por favor, digitem “*1” (asterisco um).

O Sr. Airton Murakami – Boa-tarde. É Airton, de novo, falando. Eu gostaria só de reforçar que quando eu mencionei “processos de liquidação”, a gente está falando dos processos de captura, alocação, repasse, controle de posições, liquidação, tarifação e tributação. Então, se os senhores tiverem alguma dúvida desses processos, fiquem à vontade para iniciar a sessão de perguntas e respostas. Obrigado.

A Sra. Mediadora – Com licença, por favor, para fazer perguntas digitem “*1” (asterisco um). Nossa primeira pergunta vem da Sra. Marcela Fernandes, BNY Mellon.

A Sra. Marcela Fernandes – Oi, Airton, boa-tarde. Nossa dúvida é com relação ao direcionamento do BTC. No workshop anterior, vocês comunicaram sobre a possibilidade do

(3)

CALL com o Mercado – Integração das Clearings

direcionamento, dada a transferência da posição do BTC da corretora para o custodiante ou por qualquer outro participante.

Nós ficamos com uma dúvida, se essa transferência pode ser total ou se posso fazê-la parcial. Por exemplo, tenho um contrato de BTC de mil quantidades e quero direcionar 500 quantidades para um participante e 500 para outro.

O Sr. Airton Murakami – Boa-tarde, Marcela, tudo bem? É Airton falando. Só para a gente saber se estamos falando a mesma coisa. Quando você fala em direcionamento do BTC, você está querendo dizer o repasse do BTC, correto?

A Sra. Marcela Fernandes – Correto.

O Sr. Airton Murakami – A gente explorou um pouquinho no workshop que abordou as questões de equities, a gente falou do BTC, que vai ter o repasse para os contratos de BTC. Respondendo à sua pergunta, sim, será possível fazer um repasse parcial dos contratos de BTC. Os detalhes de como vai ser o repasse do produto inteiro do BTC, a gente aborda em um momento posterior. O nosso foco, por enquanto, é o mercado de derivativos.

A Sra. Marcela Fernandes – Ok, obrigada.

A Sra. Mediadora – A próxima pergunta vem do Sr. Tiago de Lima, Itaú Corretora.

O Sr. Tiago de Lima – Boa-tarde, senhores. A respeito da liquidação de ouro, a gente pode falar nesse call?

O Sr. Airton Murakami – Sim, podemos.

O Sr. Tiago de Lima – Legal! O ouro em si continua sendo liquidado onde? Ele vai ser liquidado na janela do BM&F ou na janela de Bolsa. Como vai ser isso?

O Sr. Airton Murakami – Boa-tarde, Tiago. O ciclo de liquidação do ouro permanece D+1. Só que a gente está migrando o ouro ativo financeiro para os mesmos moldes de uma ação, ou seja, depositado na nossa depositária.

No entanto, a janela de liquidação do ouro, ao invés de ser às 10 horas, junto com as ações, será ao meio-dia e meia, 12h30min. O processo de liquidação, resumidamente, vai ser assim: 12h30min de D+1, a gente sobe os ativos, ou seja, os devedores em ativos são debitados. A

(4)

CALL com o Mercado – Integração das Clearings

partir daí, a perna financeira da liquidação compõe o neting de todos os demais contratos. Não sei ficou claro.

O Sr. Tiago de Lima – Hoje ele vai passar. Está custodiado, tudo embaixo da CBLC, e sai da BM&F. É isso, não é?

O Sr. Airton Murakami – Perfeito.

O Sr. Tiago de Lima – Lá na frente, quando tudo estiver integrado dentro de uma mesma câmara, entendo que tanto faz ser BM&F ou ser CBLC, porque a janela vai estar unificada também. No momento, zera. Então, tem o IPE. O ouro vai ser negociado e liquidado. Ele vai ser negociado por onde? Por BM&F ainda?

O Sr. Airton Murakami – Isso, perfeito. A negociação permanece nos mesmos moldes que é hoje.

O Sr. Tiago de Lima – Eu negocio em BM&F, as mensagens de confirmação de pós-trade sobem pela estrutura de BM&F. Tudo igual à BM&F, como é hoje. Claro, com todas as outras considerações que serão feitas do produto. Mas, assim, ele vai ser liquidado em BM&F também, na grade que liquida tudo o que é BM&F e mais a custódia dele pela CBLC.

O Sr. Airton Murakami – Tiago, vamos ver se fica mais claro para você. A negociação permanece do jeito que é hoje. Para fins de negociação a gente não muda nada, continua sendo negociado no PUMA. A partir da pós-negociação, o instrumento ouro compõe os processos de liquidação, de captura, de alocação, como se fosse outro instrumento do segmento BM&F.

O que eu frisei lá no D+1 é liquidação do ativo, que deixa de ser no batch D+0 para D+1 e passa a compor uma janela específica em D+1, entre a clearing e a depositária. Oi, Tiago, não sei se ficou mais claro para você.

O Sr. Tiago de Lima – Não, entendi. (gravação interrompida) O Sr. Airton Murakami – Alô, Tiago.

O Sr. Tiago de Lima – ...hoje eu tenho de ter tudo embaixo da BM&F. Os relatórios gerenciais de ouro saem todos da extranet ou então das consultas que têm na rede de serviços. Eu queria saber um pouco mais como é que ia ficar isso também.

(5)

CALL com o Mercado – Integração das Clearings

O Sr. Airton Murakami – Tudo o que você tem hoje de relatórios para o ouro, de alocação, de posição para o instrumento de ouro, todos esses relatórios serão descontinuados e passarão a ser novos relatórios e novos arquivos.

O Sr. Tiago de Lima – Tá, mas isso vai ficar disponível onde?

O Sr. Airton Murakami – Desculpe-me, só para terminar. Eu falei que todos serão descontinuados e passarão a ser novas mensagens, arquivos e relatórios justamente porque na primeira fase de implantação é todo o segmento de derivativos, inclusive o ouro. A única diferença é que a liquidação do ativo passará a ser junto à depositária da BM&FBOVESPA.

O Sr. Tiago de Lima – Tá, mas vocês vão continuar disponibilizando relatórios gerenciais para esse produto ouro, não é?

O Sr. Airton Murakami – Sim.

O Sr. Tiago de Lima – Eu não sei se posso falar de arquivos aqui. Posso ou vocês preferem que eu fale em outro call, no geral? O que vocês preferem?

O Sr. Airton Murakami – Não, acho que a gente pode abordar aqui também.

O Sr. Tiago de Lima – Beleza! Legal! Tem o PSPO que traz as posições de futuros, mas ele não traz hoje nada – aproveitando o gancho – referente a ouro. Eu sei que ele vai virar uma mensagem, que agora estou tentando achar aqui no catálogo; é BV-027, se não me engano. Essa mensagem traz diferentes arquivos dentro dela. Um deles é o arquivo de futuros e ele traz também arquivos de ativos.

O Sr. Alex – Oi, Tiago, é o Alex falando. Referente a esse arquivo, o PSPO, realmente você tem razão. Ele só traz posição de derivativos que vai estar dentro desse novo arquivo, que é o BVBG-017.

Dentro desse arquivo, o que você tem referente ao ouro são as posições que estão ainda em liquidação. Aí você não tem posição de custódia. Aí você não tem saldo de custódia, você só tem aquilo que está em liquidação. Posição de custódia você vai ter nos relatórios e arquivos da custódia.

O Sr. Tiago de Lima – A custódia é que vai ter o relatório de posição de ouro. Quando o “cara” finalmente liquidá-lo, vai estar só com a custódia.

(6)

CALL com o Mercado – Integração das Clearings

O Sr. Alex – Vai estar no saldo de custódia. Aí você vai ter lá as informações através do sistema de custódia da nossa depositária.

O Sr. Tiago de Lima – Entendi. Informações essas que vão estar compondo também junto com as ações que o “cara” vai ter ou vai subir apartado?

O Sr. Alex – Então, vai estar dentro do mesmo layout de informações.

O Sr. Tiago de Lima – Tá legal. Beleza! Vou deixar para as outras pessoas. Mais tarde eu volto com outras perguntas. É só alinhar algumas mensagens que eu preciso passar para vocês e já volto. Obrigado.

O Sr. Alex – De nada.

A Sra. Mediadora – A próxima pergunta vem da Sra. Cíntia Abreu, BTG Pactual.

A Sra. Cíntia Abreu – Olá, boa-tarde. Com relação ao arquivo BVBG-20, que é o cash enterprise

modification. A gente recebeu um exemplo na Bolsa, com alguns domínios, mas a gente não

recebeu todos. Existe possibilidade de vocês nos mandarem todos esses domínios, para a gente saber se mudou alguma coisa com relação aos domínios atuais e os novos domínios?

O Sr. Airton Murakami – Oi, Cíntia, só um minuto, por favor. (Pausa.) Oi, Cíntia, hoje a gente não tem esse arquivo com domínio fechado. A gente pretende, até junho, divulgar o que a gente tem até junho, obviamente, de domínio desse arquivo.

Cabe reforçar que esse arquivo é um domínio que pode ser alterado conforme a necessidade. O que eu quero dizer? Hoje a gente pode ter uma lista de domínio, e amanhã a gente pode acrescentar um domínio a esse arquivo.

A Sra. Cíntia Abreu – Quer dizer que isso até está sendo disponibilizado via arquivo. É que hoje eu tenho regra de negócio de empresas desse domínio. Eu digo de forma fixa que em determinados domínios representam determinada coisa, internamente. A gente teria de rever isso, né?

O Sr. Airton Murakami – Você está correta. Acho que até junho a gente fornece a lista definitiva que a gente tem em visão até junho para vocês. A gente disponibiliza no nosso site.

(7)

CALL com o Mercado – Integração das Clearings

A Sra. Cíntia Abreu – Ok. Outra pergunta com relação a negócio. Quando eu tenho um negócio especificado, a Bolsa vai enviar duas mensagens, a 12 e a 14, com relação a esse negócio?

O Sr. Airton Murakami – Só um minuto. Oi, Cíntia. A mensagem 12 você recebe quando você realiza o negócio. A gente chama de negócios capturados. A 14 é o retorno de qualquer mensagem de inclusão que você faça, ou de exclusão. A 14 é praticamente o status, um retorno da ação que você fizer. Se o cenário é esse: você fez o negócio e você quer saber se vai receber a 12 e a 14, não, você vai receber só a 12.

A Sra. Cíntia Abreu – O negócio especificado já. O Sr. Airton Murakami – Isso, capturado.

A Sra. Cíntia Abreu – É capturado, mas e se o negócio já estiver especificado?

O Sr. Airton Murakami – Se o negócio já estiver especificado e você mandar uma alocação? É isso que você está querendo dizer? Uma 13, por exemplo?

A Sra. Cíntia Abreu – Isso.

O Sr. Airton Murakami – Aí você recebe só a 14; você não recebe mais a 12. A Sra. Cíntia Abreu – Ah, só recebo a 14 então?

O Sr. Airton Murakami – Como retorno da 13. A Sra. Cíntia Abreu – Como retorno da 13. O Sr. Airton Murakami – É o nosso exemplo aqui.

A Sra. Cíntia Abreu – Ok. Outra coisa: nessa mensagem da 12, de negócios capturados, a gente não encontra qual o código da contraparte do participante. Hoje, no XML negócio a negócio, vem essa informação para a contraparte quando da operação de compra e venda. A gente vai ter essa informação na 12 ou ela saiu da 12?

O Sr. Airton Murakami – Você tem razão. Na 12 não tem mais essa informação da contraparte do negócio. A partir do momento que o negócio é capturado pela pós-negociação, a contraparte passa a ser a própria clearing, não mais o negociador que fez o negócio lá no ambiente de negociação.

(8)

CALL com o Mercado – Integração das Clearings

A Sra. Cíntia Abreu – Ok, obrigada.

A Sra. Mediadora – A próxima pergunta vem do Sr. Luiz Ferreira, Itaú Corretora.

O Sr. Altair Murakami – É Altair, da Itaú Corretora. Eu gostaria de saber referente à transferência entre corretoras, de ouro. Hoje em dia, a gente manda protocolo para a Bolsa; ambas as partes. Como vai mudar para o ambiente da CBLC, como fica essa transferência?

O Sr. Ronaldo – Boa-tarde. É Ronaldo falando. A transferência é uma transferência de saldo, de posição.

O Sr. Altair Murakami – Isso, de posição.

O Sr. Ronaldo – O saldo, na depositária, vai ser transferido por meio das mesmas telas que você utiliza hoje para fazer a transferência de ação. Você vai ter uma tela específica dentro do sistema da depositária para você transferir os saldos de ouro. Você não vai mais precisar mandar cartinhas para a gente.

O Sr. Altair Murakami – Tá, e a retirada para o escritural de ouro no mesmo molde? O Sr. Ronaldo – A ideia é que sim.

O Sr. Altair Murakami – Tá. Então, beleza! Ficando na tela lá, fica bem mais fácil. Ok, obrigado. O Sr. Ronaldo – De nada.

A Sra. Mediadora – A próxima pergunta vem da Sra. Aline Freitas, Icap Corretora. (Pausa.) Com licença, Sra. Aline, a sua linha está aberta.

A Sra. Aline Freitas – Boa-tarde. Com relação aos arquivos – eu estou fazendo um trabalho de “de/para” – identifiquei que em alguns arquivos a gente não tem o “de/para”. Na última teleconferência, o Airton comentou que eles não existindo através lá do site era para a gente considerar que eles iriam se manter.

A minha dúvida é: com a descontinuidade da extranet, arquivos como operações de swap, relatórios de IOF sintético, onde a gente vai pegar essas informações agora?

O Sr. Airton Murakami – Só um minuto, Aline, por favor. Oi, Aline, é o Airton. A sua primeira consideração, só para confirmar, você está correta. Os arquivos de mensagens que não estão

(9)

CALL com o Mercado – Integração das Clearings

listados naquele nosso documento podem considerar que eles permanecerão. Entre eles, os que permanecerão, você mencionou dois: os arquivos de swap e de IOF, correto?

A Sra. Aline Freitas – Isso.

O Sr. Airton Murakami – Esses permanecerão via TR, através do mesmo meio que você extrai hoje esses relatórios.

A Sra. Aline Freitas – Airton, a extranet não vai acabar? Não vai ter outro sistema para a gente poder pegar essas informações? Eu não entendi bem como é que vai funcionar isso.

O Sr. Airton Murakami – Só um minuto, Aline. O Kanion pode nos ajudar melhor.

O Sr. Kanion – Aline, boa-tarde. Hoje, a extranet é só porta de entrada para acessar vários sistemas da clearing de derivativos.

A Sra. Aline Freitas – Perfeito.

O Sr. Kanion – O que a gente está mudando são os arquivos que hoje fazem parte do IPN. Todos os que estão nesse projeto passarão a ser disponibilizados através do MTA, que é uma solução que, se você usa CBLC, você já tem. A gente vai consolidar arquivos alterados ou arquivos que fazem parte da solução IPN como um todo vão para esse caminho. Os que permanecem, porque parte deles vai ser substituída por arquivos e mensagens, os que permanecem continuarão a ser gerados no TR.

Novos relatórios que venham a ser gerados dentro do IPN também vão ser gerados no TR, que é o que você acessa via extranet. Não vai acabar a extranet. Acho que talvez possa gerar alguma confusão é quando há uma questão: “Vai acabar o BM&F Serviços”, que é a parte que acessa o mainframe. O mainframe continua existindo por conta de outros processos do pós-trade, mas você não vai usar mais o BM&F Serviços para todos esses processos que o Airton citou, de liquidação, e para todos os demais que estão sendo migrados para essa plataforma nova que a gente está construindo.

A Sra. Aline Freitas – Entendi. Tá. Eu tenho só mais uma dúvida. Por exemplo, o PSPO e o ST-01, que a gente usa hoje para fazer reconciliação financeira e física das posições dentro do SINACOR faturamento, a gente vai ter “de/para” disso, que vai servir a mensagem agora.

(10)

CALL com o Mercado – Integração das Clearings

Já está prevista a versão atualizada do SINACOR+, para que a gente possa já testar as novas mensagens, por exemplo? Está previsto lá para o final de novembro? Não sei!

O Sr. Kanion – Só um minutinho. O SINACOR está se aproximando.

O Sr. Nemir Jofre de Oliveira – Boa-tarde. É o Nemir, tudo bem? Eu estava um pouquinho distante. Poderia repetir a pergunta para eu entender? Eu estava do outro lado da sala.

A Sra. Aline Freitas – Eu estou fazendo alguns testes no SINACOR+, no módulo de faturamento. Alguns arquivos que a gente usa hoje para fazer o batimento financeiro e físico das posições serão substituídos por mensagens, que a gente tem até o “de/para”. Por exemplo, é o PSPO e o ST-01.

Eu queria saber se já tem uma data do SINACOR, para atualizar a versão do SINACOR+, para que a gente já possa fazer os testes com as novas mensagens, com os novos arquivos que serão substituídos pelos atuais.

O Sr. Nemir Jofre de Oliveira – A gente vai disponibilizar o SINACOR na data, conforme foi divulgada lá atrás, quer dizer, em meados de junho. A disponibilidade dos arquivos virá posteriormente, seguindo o cronograma de certificação da BVMF.

A Sra. Aline Freitas – Entendi.

O Sr. Nemir Jofre de Oliveira – Mais alguma pergunta? A Sra. Aline Freitas – Não, é só isso. Obrigada.

O Sr. Nemir Jofre de Oliveira – De nada.

A Sra. Mediadora – Com licença, para fazer perguntas, por favor, digitem “*1” (asterisco um). Próxima pergunta vem da Sra. Cíntia Abreu, BTG Pactual. (Pausa.) Com licença, Sra. Cíntia Abreu, a sua linha está aberta.

A Sra. Cíntia Abreu – Olá, pessoal. Boa-tarde de novo. Só para complementar a pergunta que eu fiz da última vez, com relação a 12 e a 14, nos negócios capturáveis. Na verdade, o que a gente gostaria de saber é: uma vez que o negócio já nasce especificado, se ainda assim vai chegar uma 12 para a gente ou se chegaria somente uma 13 referente a 14.

(11)

CALL com o Mercado – Integração das Clearings

O Sr. Airton Murakami – Não, se o negócio já nasce capturado e alocado só vai para você uma mensagem 12.

A Sra. Cíntia Abreu – De qualquer forma, vem a mensagem 12 e depois vem a 14 também. Ou só vem a 12?

O Sr. Airton Murakami – Cíntia, vamos passo a passo. Vamos considerar o primeiro cenário, que não tenha link de repasse. É uma conta aí, debaixo de vocês mesmos. Ao capturar esse negócio, a clearing vai mandar só a mensagem 12 para você. Vamos supor, ainda nesse cenário, que você queira tirar a alocação dessa conta que já veio na captura. Você vai mandar a 13 e a gente manda a 14 como resposta da 13. Perfeito?

A Sra. Cíntia Abreu – Tá, entendi. Beleza então.

O Sr. Airton Murakami – O segundo cenário, que é quando a conta que você negociar tiver vínculo de repasse, você recebe, ao capturar o negócio, a clearing vai mandar a mensagem 12 para você e manda a 14 com status do repasse.

A Sra. Cíntia Abreu – Manda a 12 e a 14 com o status. O Sr. Airton Murakami – Do repasse. Perfeito.

A Sra. Cíntia Abreu – Entendi. Era essa mesmo a dúvida. Perfeito! Obrigada, pessoal. O Sr. Airton Murakami – Tá joia, obrigado.

A Sra. Mediadora – Com licença. Para fazer perguntas, por favor, digitem “*1” (asterisco um). (Pausa.) Com licença novamente, para fazer perguntas, por favor, digitem “*1” (asterisco um). A próxima pergunta vem do Sr. Jéferson Macedo, Gradual.

O Sr. Duarte – Boa-tarde. É Duarte, da Gradual. Estou com uma dúvida. Por exemplo, se o cliente tiver ouro na garantia, na Bovespa ou na BM&F, e ele quiser vender isso, como é o tratamento? Eu tenho de liberar esse ouro ou não? O sistema busca automático?

O Sr. Airton Murakami – Só um minuto, Duarte, por favor.

O Sr. Kirkis – Oi, Duarte, é o Kirkis, tudo bem? O ouro depositado em garantia, se você quiser movimentar tem de fazer uma retirada, tá? Os processos de garantia não são mais misturados

(12)

CALL com o Mercado – Integração das Clearings

com processo de custódia. O que está em garantia você vai poder utilizar para liquidar uma entrega física.

O Sr. Duarte – Não, é que falaram anteriormente aí, que o ouro vai ficar na CBLC, certo? Se o cliente vender, vai ser através da transferência via sistema do CAC. Se ele estiver como garantia na BM&F, eu tenho de deixá-lo na carteira livre para vender isso?

O Sr. Kirkis – Isso.

O Sr. Duarte – Vai impactar também o financeiro. Por exemplo, se ele está usando o ouro lá e está chamando margem, como é o procedimento? Vocês atendem a venda?

O Sr. Kirkis – Vamos por partes. O que hoje está se falando do CAC é o seguinte: o que você tem hoje no mainframe vai para o CAC. Vai ficar depositado como se fosse uma ação. O que muda de fluxo, o que está em garantia e o que está custodiado, são caixas segregadas, tá? Se você depositou em garantia, simplesmente você vai bloquear o ouro em uma carteira similar a uma ação.

Se você negociar e tiver de entregar esse ouro e esse ouro estiver depositado em garantia, a gente vai ter um processo de entrega do ouro para liquidação. Isso é uma coisa. Agora, se você quiser transferir esse ouro para outra posição, quiser movimentar e colocar em outra carteira, por exemplo, se tiver, aí você tem de desbloquear de garantia.

O Sr. Duarte – Mais uma pergunta: esse ouro está lá na BM&F, sendo utilizado. Aí, o cliente vendeu. Eu vou ter de colocar a grana para liberar esse ouro, para poder atender a venda ou não? Ou vocês vão liberar?

O Sr. Kirkis – Para uma venda eu vou liberar. Só que se você estiver precisando dele para cobrir margem, eu vou te chamar a margem de dinheiro, se você não substituir.

O Sr. Duarte – É através do monitor mesmo?

O Sr. Kirkis – É o que é hoje. É da mesma forma. Se você tem uma entrega física, a Custódia comunica a Garantia até o meio-dia. Eu desbloqueio o ouro, utilizo o ouro para honrar a liquidação e, se faltar garantia, eu te debito. Vai ser do mesmo jeito, só que vai ser no CAC, isso.

(13)

CALL com o Mercado – Integração das Clearings

O Sr. Kirkis – De nada.

A Sra. Mediadora – A próxima pergunta vem do Sr. Rafael Garcia, Itaú BBA.

O Sr. Rafael Garcia – Boa-tarde. A respeito do arquivo, da substituição do PSPO pelo BVBG-017, que vai compor os outros seis arquivos que ele vai trazer nessa mensagem, eu gostaria de confirmar só se o PSPO vai se tornar para a BM&F, ele vai virar esse BVMF-027.01? É isso mesmo?

O Sr. – É isso mesmo. O BVBG-017 traz esse arquivo específico, que é de fungible derivatives, que é derivativos fungíveis. A intenção dele é justamente substituir o PSPO.

O Sr. Rafael Garcia – Tá, beleza! Os outros arquivos – os de swap, eu falei com o pessoal do swap e eles falaram que não vai mudar – você tem data já pós-implantação do derivativo swap, quanto tempo depois que isso aí vai mudar ou vai obedecer a uma regra, junto com o equities? Como é que vai ser?

O Sr. – Na parte do swap, você tem outro sistema, que é o sistema de balcão, que faz toda a parte de controle de posição e registro de swap. A mudança desses arquivos de balcão vai obedecer não simplesmente à mudança do IPN, mas sim à mudança desse sistema de balcão, desse sistema de registro.

O Sr. Rafael Garcia – E tem uma data?

O Sr. – Esse é outro projeto da casa que a gente ainda não tem a data que você vai substituir as operações com CCP dentro desse sistema.

O Sr. Rafael Garcia – Entendi. Outra coisa: é referente à XML, que hoje a Bolsa disponibiliza. A cada evento que a boleta muda de status, ou seja, ela está pendente, ela foi aprovada, vocês enviam um status novo dessa operação. Isso vai ser mantido quando for para FIX ou não? O envio do up-date do status da mensagem.

O Sr. – Só um minuto. (Pausa.) Rafael, a resposta é: o XML negócio a negócio vai deixar de existir. Todos os status que você tinha no XML negócio a negócio foram substituídos por mensagens, que estão naquela tabela de “de/para”.

(14)

CALL com o Mercado – Integração das Clearings

O Sr. Rafael Garcia – Não, ok. É aquela situação simples: está pendente ou foi aprovado. Era enviado novo status, isso no XML. Na mensageria nova isso vai acontecer ou vai ser só sobre requisição?

O Sr. – Você receberá, sim – quando você tiver uma alteração no status de negócio –, uma mensagem informando que teve essa alteração.

O Sr. Rafael Garcia – Então vocês vão enviar a mensagem? Estava, tipo, na 14 e foi para 20. Agora eu não vou ter totalmente os “de/para”, mas ele vai trazer um status de quando isso mudar.

O Sr.– Isso, exatamente.

O Sr. Rafael Garcia – Tá bom, obrigado.

A Sra. Mediadora – A próxima pergunta vem do Sr. Osvaldo Santos,Itaú.

O Sr. Osvaldo Santos – Oi, boa-tarde, pessoal. Com relação ainda a uma pergunta do ouro, o que eu ouvi é que o ouro vai começar um processo de alteração em novembro. Mas eu tenho uma pergunta que é com relação à liquidação financeira dele. Com essa alteração, vai se dar no D-1 ou no D-3?

O Sr. Airton Murakami – Oi, Osvaldo, é o Airton. A liquidação do ouro, a parte financeira, permanece em D+1, e compõe o neting do D+1.

O Sr. Osvaldo Santos – Ok, muito obrigado. O Sr. Airton Murakami – De nada.

A Sra. Mediadora – Com licença, para fazer perguntas, por favor, digitem “*1” (asterisco um). (Pausa.) Com licença, para fazer perguntas, por favor, digitem “*1” (asterisco um). (Pausa.) Com licença novamente, para fazer perguntas, por favor, digitem “*1” (asterisco um). (Pausa.) Com licença, para fazer perguntas, por favor, digitem “*1” (asterisco um).

Com licença, encerramos neste momento a sessão de perguntas e respostas. Eu gostaria de passar a palavra para o Sr. Airton Murakami, para as considerações finais. Por favor, Sr. Airton, pode prosseguir.

(15)

CALL com o Mercado – Integração das Clearings

O Sr. Airton Murakami – Boa-tarde a todos. Agradeço novamente a participação de vocês neste call. Eu gostaria de reforçar o próximo call, no dia 15, referente aos assuntos Core, Risco Intradiária e Garantias, no mesmo horário, às 14 horas. Obrigado a todos.

A Sra. Mediadora – A audioconferência do projeto IPN da BM&FBOVESPA está encerrada. Agradecemos a participação de todos e tenham uma boa tarde. Obrigada.

(16)

Referências

Documentos relacionados

Em termos de atividades humanas importa fazer a distinção entre a área marinha e a área terrestre da área de intervenção e, ainda as áreas abrangidas pela Reserva Natural

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Tecnologia habilitadoras de Inteligência Artificial e Comunicação, Internet das Coisas e Comunicação; (III) Tecnologias de Produção em Comunicações digitais

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

O presente estudo objetivou testar a influência do guano na diversidade e abundância de invertebrados na caverna Toca da Raposa, município de Simão Dias,